You are on page 1of 4

ULISSES Maria Alberta Menres

A histria que leste a de ULISSES, rei de taca, uma ilha da Grcia Antiga, que era filho do rei Laertes e de Anticleia. As suas aventuras foram escritas pela primeira vez por HOMERO (poeta de quem se pensa ter vivido na sia Menor, 850 anos antes de Cristo) e que ter passado a escrito lendas orais conhecidas por toda a Grcia. EM TACA 1. Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava taca. 1.1. Ordena as seguintes frases: Ulisses fingiu-se doido. _____ Ulisses vivia muito feliz. _____ Pris raptou a lindssima Helena. _____ Muito contrariado, parte para Tria. _____ Os amigos foram mais manhosos do que ele. _____ Para ele,taca era a mais linda ilha. ______ 2. Ulisses era rei dessa pequena ilha, mas no um rei de coroa e manto, muito solene. 2.1. s questes seguintes responde com um V ( verdadeiro) ou um F (falso). a) Ulisses era um rei de uma ilha turca. b) Ulisses vivia, apenas, com Penlope. c) Todos o amavam porque era um rei muito solene.
1

d) Para Ulisses taca era igual a Tria. e) Pris raptou Penlope, e originou a guerra de Tria. f) Ulisses fingiu estar doido porque no gostava de guerras. g) Os amigos acreditaram e ficaram tristes. h) Ulisses partiu para Tria. 3. Identifica o acontecimento que veio alterar a vida feliz de Ulisses, da sua famlia e do seu povo. O CERCO A TRIA 4. os gregos partida para Tria pensavam ter uma vitria fcil, mas os acontecimentos no se passaram exactamente como pensavam. E foi ento que Ulisses teve uma ideia... 4.1. Perante o grande cavalo de pau, qual das trs solues foi a escolhida pelos troianos? NA TERRA DOS CICLOPES 5.Ulisses no se quis identificar. Recorreu a um nome falso, que deu origem a uma grande confuso. Relata o que se passou.

NA ILHA DE CIRCE 6. Em terra de Circe quem parte descoberta da ilha? 7. Que razes levaram Ulisses a ficar noivo? 8. Completa as frases abaixo com a palavra que te parecer mais indicada e de acordo com a ideia do texto original. Ficars a conhecer mais um episdio das aventuras do valente Ulisses e seus companheiros.

Minerva oferece a Ulisses ____________________, que o livrar de m ____________________. Circe, ao v-lo, apaixona-se por ele, mas, mesmo assim, decide transforma-lo num ____________________, o que no consegue. Assombrada, Circe adivinha quem aquele homem: ____________________. Este desesperado, no reconhece os ____________________. Ao sentir que Ulisses est ____________________, Circe deixa-o partir. Faz voltar forma de homens os outros marinheiros. pede a Ulisses que se dirija ____________________e fale com ____________________. E ainda lhe d um conselho: quando passassem pelo ____________________, deveriam tapar os ouvidos e resistir ao seu ____________________, pois s assim se poderiam salvar. NO REINO DOS INFERNOS 9. Caracteriza o ser fantstico que encontrou nesta ilha. NA TERRA DOS FECIOS 10. O nico sobrevivente(...) Ulisses lanado s praias da ilha que no conhece. 10.1. De que ilha se trata? 11. Ser o rei Alcino uma pessoa generosa? Justifica a tua resposta.

12. Estamos agora, a chegar ao final da histria. 12.1. Ordena de 1 a 12 os ltimos acontecimentos desta grande aventura: - O povo apareceu depois com grande entusiasmo. - Foi assim a histria de Ulisses, o heri das mil faanhas. - Ulisses estava soberbo, defendendo a sua ptria e o seu povo. - Ulisses e Telmaco atingiram os pretendentes com setas. - Ulisses abraou ento Penlope. - Fingindo pedir esmola, Ulisses entra na sua prpria casa. - Ulisses deixa cair as suas roupas de mendigo, no meio dos pretendentes. - Minerva transforma Ulisses num mendigo velho e triste.
3

- Ulisses tenta vingar-se dos pretendentes de Penlope. - Ao lavar-lhe os ps, a sua criada reconhece-o. - Ulisses acorda numa praia de areia macia. - Minerva aparece-lhe e diz-lhe que j chegou a taca. 13. Indica o nome de uma personagem ( excepo de Ulisses) que tenhas gostado particularmente, referindo o motivo da tua escolha.

You might also like