You are on page 1of 12

RESUMO TERICO (CLIMA E FORMAES VEGETAIS)

1. QUAL A DIFERENA ENTRE ESTADO DO TEMPO E CLIMA? Estado do tempo o conjunto de condies atmosfricas que se verificam num determinado lugar, num curto perodo de tempo varia ao longo do dia e de lugar para lugar. Clima a sucesso habitual dos estados do tempo, durante um longo perodo de tempo, geralmente 30 ou mais anos. COMO VARIA O ESTADO DO TEMPO? As condies da atmosfera num dado lugar e num dado momento resultam da conjugao dos valores dos vrios elementos do clima. Assim, frequente haver variaes do tempo: Ao longo do dia: numa determinada localidade, em perodos da manh, pode, num dado momento estar cu limpo e vento fraco para, momentos depois, por exemplo, o cu ficar nublado, a intensidade do vento aumentar e haver ocorrncia de chuva; De lugar para lugar: o tempo que se faz sentir numa localidade do Centro do pas, pode, para o mesmo momento, ser diferente do que se faz sentir numa localidade do Norte do pas. QUAL A DIFERENA ENTRE ELEMENTOS E FATORES DO CLIMA? Chamam-se elementos do clima todos os elementos meteorolgicos (atmosfricos) que caracterizam o clima de uma regio. Os mais importantes so: A TEMPERATURA (grau de aquecimento do ar); A PRECIPITAAO (queda de gua, em forma de chuva, neve ou granizo); O VENTO (movimento do ar com uma determinada direo e intensidade; A NEBULOSIDADE (poro do cu coberto por nuvens); A PRESSO ATMOSFRICA (fora que o ar exerce sobre a atmosfera; A HUMIDADE DO AR (quantidade de vapor de gua presente na atmosfera). ESTES ELEMENTOS VARIAM NO TEMPO E NO ESPAO, DEVIDO AOS FATORES CLIMTICOS. Os fatores climticos so fenmenos e situaes naturais que influenciam o comportamento dos elementos do clima. Destacam-se a: A LATITUDE; O RELEVO; A PROXIMIDADE OU AFASTAMENTO DO MAR (CONTINENTALIDADE) AS CORRENTES MARTIMAS.

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 1

2. A TEMPERATURA: DISTRIBUIO E VARIAO COMO VARIA A TEMPERATURA? Observa a figura 1.

Fig.1 Distribuio da temperatura mdia superfcie da Terra, em Janeiro e Julho.

Da anlise da figura 1, podemos concluir que: Independentemente da poca do ano, verifica-se, no geral, uma diminuio da temperatura mdia em Latitude; No hemisfrio Norte as temperaturas mdias mensais mais baixas registam-se no Inverno (Janeiro) e as mais elevadas no Vero (Julho); Na regio intertropical (entre o trpico de cncer e o trpico de capricrnio), a variao da temperatura mdia pouco significativa ao longo do ano.
TEMA O MEIO NATURAL Pgina 2

A TEMPERATURA VARIA SUPERFCIE DA TERRA DE LUGAR PARA LUGAR, AO LONGO DO ANO E AO LONGO DO DIA. COMO VARIA A TEMPERATURA AO LONGO DO DIA? Em latitude h uma variao da intensidade da radiao solar que se faz sentir ao longo do dia, do DIA NATURAL perodo em que o Sol se encontra acima da linha do horizonte, ou seja, entre o nascer e o pr-do-sol. Observa a figura 2.

Fig.2 O movimento diurno aparente do Sol no hemisfrio Norte e a variao da temperatura ao longo do dia. A temperatura varia ao longo do dia para qualquer lugar da superfcie terrestre. Sendo: Mnima, durante a madrugada, antes do nascer do Sol, porque durante a noite os lugares no recebem radiao solar (6 e 8 horas); Mxima, entre as 13 e 15 horas, porque neste perodo que se atinge o valor mais elevado de radiao solar.

AS ESTAES DO ANO
O movimento anual aparente do Sol (movimento que o Sol parece fazer ao longo do ano) s se efetua na zona intertropical, entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio. Observa a figura 3.

Fig.3 O movimento anual aparente do Sol no hemisfrio Norte.

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 3

O Sol passa ento o Znite (os raios solares fazem um ngulo de 90 com a superfcie da Terra), em quatro momentos do ano, que correspondem ao incio das estaes do ano. Considerando o hemisfrio Norte: No equador, no dia 21 de Maro, inicia-se a Primavera Equincio de Maro; No Trpico de Cncer, no dia 21 de junho, inicia-se o vero Solstcio de Junho; No equador, no dia 23 de Setembro, inicia-se o Outono Equincio de Setembro; No trpico de Capricrnio, no dia 22 de Dezembro, inicia-se o Inverno Solstcio de Dezembro.

COMO VARIA O DIA NATURAL EM LATITUDE L o quadro seguinte que ilustra a variao do dia em Latitude.
Momento do ano Solstcio de Junho Equincios de Setembro e Maro Solstcio de Dezembro Dentro do crculo polar rctico 24h dia Entre o crculo polar rctico e o equador O dia maior do que a noite Equador Entre o equador e o crculo polar antrctico O dia menor do que a noite Dentro do crculo polar antrctico 24h noite

O dia igual noite 24h noite O dia menor do que a noite

O dia igual noite

O dia igual noite O dia maior do que a noite 24h dia

A VARIAO DA TEMPERATURA DEPENDE DO GRAU DE INCLINAO DOS RAIOS SOLARES SOBRE A SUPERFCIE TERRESTRE. Observa a figura 4. Fig.4 Representao do grau de inclinao dos raios solares sobre a Terra com a Latitude Na zona intertropical, entre o trpico de Cncer e o Trpico de Capricrnio o grau de inclinao dos raios solares menor e, por isso, a temperatura mais elevada. (I) Na zona polar (dentro do crculo polar rtico e do Crculo Polar Antrtico), o grau de inclinao dos raios solares maior e, por isso, a temperatura mais baixa.(III) A TEMPERATURA E O GRAU DE INCLINAO DOS RAIOS SOLARES A temperatura de um lugar mais elevada quando os raios solares chegam Terra na perpendicular. A temperatura de um lugar mais baixa quando os raios solares chegam Terra com maior inclinao. A inclinao dos raios solares na superfcie terrestre varia com a Latitude devido forma quase esfrica da Terra e inclinao do eixo terrestre.

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 4

QUAIS SO OS FATORES RESPONSVEIS PELA VARIAO DA TEMPERATURA? 2.1. A TEMPERATURA E A LATITUDE A latitude um dos fatores climticos fundamentais para a variao da temperatura na superfcie terrestre. medida que a latitude aumenta verifica-se um aumento do grau de inclinao dos raios solares e uma diminuio da temperatura na superfcie terrestre. A TEMPERATURA DIMINUI MEDIDA QUE A LATITUDE AUMENTA 2.2. A TEMPERATURA E O RELEVO A Temperatura diminui com a Altitude:
medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui 0,6C por cada 100 metros.

O relevo tambm influencia a temperatura atravs da orientao geogrfica das montanhas em relao aos raios solares e linha de costa. Em relao aos raios solares: As vertentes soalheiras (voltadas a sul no hemisfrio Norte e a norte no hemisfrio Sul) tm temperaturas mais elevadas porque recebem maior quantidade de radiao solar; As vertentes umbrias (voltadas a norte no hemisfrio Norte e a sul no hemisfrio Sul) tm temperaturas mais baixas porque recebem menos quantidade de radiao solar. Em relao linha de costa: As montanhas concordantes (paralelas linha de costa), constituindo obstculos passagem para o interior dos ventos hmidos do oceano. Contribuem para que o litoral tenha temperaturas mais amenas ao longo do ano e que o interior seja mais frio no inverno e mais quente no vero; As montanhas discordantes (perpendiculares ou oblquas linha de costa) contribuem para que a temperatura seja amena ao longo do ano.

A TEMPERATURA DIMINUI MEDIDA QUE A ALTITUDE AUMENTA 2.3. A TEMPERATURA E A PROXIMIDADE E O AFASTAMENTO DO MAR Os lugares do LITORAL, por estarem mais prximos do mar, tm temperaturas mais amenas ao longo do ano; Os lugares do INTERIOR, por estarem mais afastados do mar, tm temperaturas mais baixas no inverno e mais elevadas no vero (maior amplitude trmica anual). O MAR AMENIZA A TEMPERATURA

3. A PRECIPITAO: DISTRIBUIO E VARIAO COMO E POR QUE QUE OCORRE PRECIPITAO? A precipitao est associada existncia de nuvens, no entanto, nem sempre ocorre. Para que ocorra precipitao necessrio que as gotculas em suspenso que formam as nuvens originem gotas de gua maiores e com um peso que lhes permita vencer a gravidade e atingir o solo. Mas para ocorrer precipitao necessrio que exista a subida do ar. Deste facto, o ar ao subir, vai expandir-se e arrefecer, at atingir o ponto de saturao, a partir deste momento o ar pode condensar, formando nuvens, que por sua vez podem levar ocorrncia de precipitao.
TEMA O MEIO NATURAL Pgina 5

TIPOS DE PRECIPITAO A subida do ar pode acontecer atravs de quatro processos diferentes, originando quatro tipos de precipitao: Orogrficas subida do ar ao longo das vertentes montanhas; Convergente subida do ar devido convergncia dos ventos numa determinada zona; Convectiva subida do ar, causada pelo seu aquecimento, aps ter contactado com uma superfcie mais quente. Ao aquecer, torna-se mais leve e sobe; Frontal subida do ar devido ao contacto de duas massas de ar diferente. L os quadros seguintes: OROGRFICAS
Resultam da ascenso do ar ao longo das vertentes das montanhas.

CONVERGENTES
Resultam da ascenso do ar devido convergncia dos ventos numa determinada zona.

Exemplo: Cordilheira Central e serras do noroeste portugus, como a serra do Gers e da Peneda.

Exemplo: zonas de baixas presses equatoriais.

CONVECTIVAS
Resultam da ascenso do ar, causada pelo seu aquecimento, aps ter contactado com uma superfcie mais quente. Ao aquecer, torna-se mais leve e ascende.

FRONTAIS
Resultam da ascenso do ar, devido ao contacto de duas massas de ar diferentes.

Exemplo: interior dos continentes das zonas temperadas (muito frequentes no Vero).

Exemplo: sobretudo nas latas e mdias latitudes do hemisfrio Norte.

A precipitao, como a temperatura influenciada pela latitude, altitude, afastamento e proximidade do mar e das correntes martimas, o que explica a sua desigual distribuio superfcie da Terra. 3.1. A PRECIPITAO, A LATITUDE e a PRESSO ATMOSFRICA A circulao do ar na atmosfera influncia a presso atmosfrica, que por sua vez influncia o estado do tempo. O ar desloca-se sempre das altas para as baixas presses, o que origina a convergncia e a subida do ar nas reas de baixas presses, e divergncia e descida do ar nos centros de altas presses.

Altas presses polares (no hemisfrio norte e hemisfrio sul); Baixas presses subpolares (no hemisfrio norte e hemisfrio sul); Altas presses subtropicais (no hemisfrio norte e hemisfrio sul); Baixas presses equatoriais.
TEMA O MEIO NATURAL Pgina 6

A distribuio dos principais centros de presso atmosfrica em latitude influencia a distribuio da precipitao mundial.
Fig.5 Distribuio da precipitao anual e dos centros de presso atmosfrica em Latitude

Os centros de baixas presses esto associados a cu muito nublado e ao mau tempo contribuem para o aumento da precipitao. Os centros de altas presses esto associados a cu limpo e a tempo seco contribuem para a diminuio da precipitao.
Fig.6 O movimento do ar, nos centros de baixas e de altas presses, no hemisfrio norte.
CENTROS BAROMTRICOS Centros de altas presses ou Anticiclone Centros de baixas presses ou Ciclone

A presso aumenta da periferia para o centro; A presso mais elevada no centro.

A presso diminui da periferia para o centro; A presso mais baixa no centro.

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 7

MOVIMENTO DO AR Centros de altas presses ou Anticiclone Centros de baixas presses ou Ciclone

Movimento do ar descendente (desce) na vertical e divergente (espalha-se) superfcie; O ar ao descer em altitude, a sua temperatura aumenta; conseguindo reter o vapor de gua; No h formao de nuvens nem ocorrncia de precipitao; Estado do tempo associado a cu limpo e tempo seco.

Movimento do ar ascendente (sobe) na vertical e convergente (choca) superfcie; O ar sobe em altitude, a sua temperatura diminui, o que provoca a condensao do vapor de gua; Formam-se nuvens que podem originar ocorrncia de precipitao.

Assim, podemos verificar: Nas regies equatoriais, onde h elevadas temperaturas, o ar sobe, formando centros de baixas presses que originam precipitao muito abundante. Prximo dos trpicos, o ar desce, originando altas presses, que so responsveis pelo tempo seco predominante nessas latitudes. Nas latitudes mdias, d-se a convergncia do ar tropical com o ar polar, formando-se as baixas presses que explicam a ocorrncia de precipitao abundante. Nos plos, onde h baixas temperaturas, formam-se altas presses e, por isso, h baixos valores de precipitao. 3.2. A PRECIPITAO E O RELEVO A precipitao influenciada pela altitude e pela sua exposio em relao linha de costa. De facto, a precipitao mais elevada em reas de maior altitude e nas reas montanhosas concordante. As reas de montanhas concordantes so paralelas linha de costa e so fortemente influenciadas pelos ventos hmidos. As montanhas podem ter vertentes barlavento (lado de onde sopra o vento), que esto expostas aos ventos hmidos e vertentes sotavento, que esto abrigadas dos ventos hmidos. Nas vertentes barlavento maior a precipitao do que nas vertentes sotavento, que normalmente so muito secas. 3.3. A PRECIPITAO E A PROXIMIDADE E AFASTAMENTO DO MAR As reas prximas do mar so influenciadas pelos ventos hmidos martimos registando valores elevados de precipitao, medida que os ventos martimos vo avanando para o interior do territrio, perdem humidade e o seu efeito amenizador da temperatura. Assim, verifica-se um contraste litoral/interior.
Correntes quentes Precipitao elevada Elevada evaporao; Ar muito hmido. Correntes frias Precipitao fraca Fraca evaporao; Ar mais seco.

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 8

4. OS CLIMAS E AS FORMAES VEGETAIS OS PRINCIPAIS CLIMAS DO MUNDO A conjugao dos factores climticos origina trs grandes tipos de clima quentes, temperados e frios.

Fig.7 Os principais tipos de climas no mundo.

COMO SE DISTRIBUEM OS CLIMAS NO MUNDO? Os climas distribuem-se em trs zonas climticas: Zona Quente ou Intertropical temperaturas mdias mensais e anuais elevadas e pouca variao anual; Zona Temperada do Norte e do Sul temperaturas mdias anuais moderadas e com variao das temperaturas mdias mensais ao longo do ano; Zona Fria do Norte e do Sul temperaturas mdias anuais negativas e um grande contraste nas temperaturas mdias mensais.
Fig.8 Mapa distribuio dos climas.

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 9

Fig.9 Tabela classificao climtica e as formaes vegetais associadas aos climas quentes Climas Grfico Termopluviomtrico Temperatura
- Elevada e constante ao longo do ano; - Baixa amplitude trmica anual.

Precipitao

Formao vegetal
Floresta equatorial ou selva muito densa, devido elevada temperatura e humidade a vegetao compacta e muito verde, com grande biodiversidade. Floresta tropical abundncia e densidade da vegetao apenas ultrapassada pela floresta equatorial. Savana formao herbcea, com algumas rvores dispersas.

localizao

equatorial

- Elevados valores anuais; - Sem meses seco.

Latitudes prximas do equador

QUENTES

- Elevada ao longo do ano reduzido; - Reduzida variao anual - Reduzida amplitude trmica anual - Elevada ao longo do ano; - Variao anual; - Reduzida amplitude trmica anual. - Elevada durante o dia e baixa durante a noite; - Elevada amplitude trmica diurna e anual

- Estao hmida e estao seca; - Predomnio da estao hmida (chuva abundante durante mais de 6 meses) - Estao hmida e estao seca; - Predomnio da estao seca (precipitao concentrada em 3 a 4 meses)

Tropical hmido

Zona envolvente do clima equatorial

Tropical Seco

Estepe Vegetao herbcea e arbustiva rasteira.

Zona que envolve os desertos

Desrtico Quente

- Uma nica estao quente e seca - Ausncia de meses hmidos.

Vegetao xerfila - vegetao resistente secura

Desertos quentes

CLIMAS QUENTES Os climas quentes, localizados na regio intertropical, caracterizam-se, em geral: Pela elevada temperatura; Pela precipitao, que diminui, em latitude, do equador pra os trpicos de cncer e de capricrnio; muito elevada no equatorial e rara no desrtico quente.
Fig.10 Tabela classificao climtica e as formaes vegetais associadas aos climas temperados Climas Mediterrneo Grfico Termopluviomtrico Temperatura
- Veres quentes; - Invernos amenos; - Amplitudes trmicas anuais mdias.

Precipitao
- Perodo seco no Vero; - Chuvas irregulares no Outono e no Inverno; - Trs meses secos.

Formao vegetal
Floresta mediterrnica constituda por estrato arbreo pouco denso, com razes profundas e folhas persistentes (sobreiro, pinheiro manso) Maquis(medronheiro, urze) Garrigue(alfazema, alecrim)

localizao

EMPERADOS

Litoral junto ao mar mediterrneo

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 10

Martimo ou Ocenica

- Veres amenos; - Invernos amenos; - Reduzidas amplitudes trmicas anuais - Veres quentes; - Invernos frios com temperaturas negativas; - Fortes amplitudes trmicas

- Totais anuais elevados; - Ausncia de perodo seco.

Floresta Caduciflia Composta por vegetao de folha caduca, como o carvalho ou freixo.

Litoral ocidental dos continentes

- Escassa, sobretudo no Vero; - No inverno ocorre sob a forma de neve.

Floresta de folha mista espcies de folha caduca que se misturam com outras de folhas persistentes.

Sobretudo no interior da Amrica do Norte e da Europa.

CLIMAS TEMPERADOS Os climas temperados fazem a transio entre os quentes e os frios. Caracterizam-se, em geral: Pela temperatura moderada; Pela existncia de uma estao seca, que corresponde quente, enquanto a estao hmida corresponde fria no clima temperado mediterrnico; Pela elevada precipitao, sobretudo no Outono e Inverno no temperado martimo; Pela existncia de temperaturas negativas no Inverno no temperado continental.
Fig.11 Tabela classificao climtica e as formaes vegetais associadas aos climas frios Climas Grfico Termopluviomtrico Temperatura Precipitao Formao vegetal localizao

Continental

- Sempre baixa ao longo do ano; - Invernos muito frios; - Veres curtos;

- Chuva escassa; - Precipitao anual sob a forma de neve.

Taiga ou Floresta de conferas rvores de folha perene (abetos, pinheiros)

Subpolar

- Alasca -Canad - Sibria

FRIOS

- Valores constantemente baixos (< 0c) - elevada amplitude trmica anual

- Rara (sob a forma de neve)

Tundra Vegetao herbcea formada por musgos, lquenes e arbustos anes.

- Norte do Canad; - Norte da Sibria; - Antrctida e Gronelndia.

Polar

CLIMAS FRIOS Caracterizam-se, em geral: Pela baixa temperatura; Pela reduzida precipitao, com excepo do de altitude, que apresenta uma precipitao mais abundante.
TEMA O MEIO NATURAL Pgina 11

Montanha ou altitude

- Temperatura diminui com a altitude

- Abundante durante todo o ano

- Vegetao de Montanha Estratificao da vegetao em andares (prados, musgos, fetos e lquenes)

Principais cadeias montanhosas - Montanhas rochosas - Andes - Himalaias - Alpes

TEMA O MEIO NATURAL

Pgina 12

You might also like