You are on page 1of 29

http://www.scielo.br/scielo.php?

script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100015

Revista Brasileira de Histria On-line version ISSN 1806-9347 Rev. bras. Hist. vol. 18 n. 35 So Paulo 1998 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01881998000100015 Nacionalismos e reforma agrria nos anos 50

Vnia Maria Losada Moreira Universidade Federal do Esprito Santo

RESUMO O artigo visa recuperar os elementos fundamentais do iderio nacionalista durante a dcada de 1950, destacando a centralidade do conceito de desenvolvimento auto-sustentado. A diversidade poltica e ideolgica do movimento nacionalista problematizada atravs da anlise de duas correntes preponderantes do perodo em foco: o nacionaldesenvolvimentismo, de carter liberal, e o nacionalismo econmico, isto , a vertente defendida pelas esquerdas. Finalmente, focalizado a importncia da reforma agrria dentro do projeto social defendido sobretudo pelos nacionalistas econmicos, enquanto fator indispensvel a uma industrializao com cidadania. Palavras-Chave: Nacionalismo; Reforma Agrria; Nacional-desenvolvimentismo

ABSTRACT This paper intends to recover the fundamental elements of the nationalistic ideals in Brazil during the 1950s, highlighting the centrality of the self-sustained development concept. The political and ideological diversity of the nationalistic movement is analyzed through the study of two main streams during the period in focus: the national-developmentalism, of a liberal character, and the economic nationalism, i. e., the left wing stream. Finally, the importance of agrarian reform as a necessary factor of industrialization with citizenship within the social project argued mainly by economic nationalists is studied. Keywords: Nationalism; Agrarian Reform;National-developmentalism

A histria brasileira dos anos 1930-1964 dificilmente pode ser compreendida em sua especificidade sem a considerao do ento crescente e cada vez mais influente movimento nacionalista. Sua fora emocional, ideolgica e poltica era incontestvel e no por acaso Caio Prado Jr., sempre atento realidade de seu tempo, disse contundente em 1955 que a "(...) campanha nacionalista j hoje se situa no mesmo plano da luta pela independncia e da campanha da abolio"1. A criao de inmeras entidades formais e informais de cunho nacionalista entre polticos, militares, intelectuais, estudantes e trabalhadores apenas confirmava o diagnstico de Caio Prado Jr2. Mas se o nacionalismo crescia e fortalecia-se, no era menos evidente sua diversidade e impreciso ideolgica. Tal problema foi magistralmente expresso por outro intelectual dos anos 50. Em 1958 escreveu Hlio Jaguaribe:

So nacionalistas, no Brasil, correntes de extrema direita, ligadas, no passado, aos movimentos de propenso fascista, e correntes de extrema esquerda, como o Partido Comunista. So nacionalistas os defensores da socializao dos meios de produo e os partidrios da iniciativa privada3.

Ser nacionalista no era uma opo ideolgica e poltica de contedo unvoco e os conceitos nao, nacionalismo e nacionalista tornaram-se rtulos nomeadores de realidades to diversas entre si que pouco colaboram isoladamente para a compreenso do movimento durante os anos populistas. A dificuldade de aplicar tais palavras em sentido preciso para descrever e explicar fenmenos histrico-sociais no um problema enfrentado apenas pela crtica e historiografia do perodo populista. Bolvar Lamounier, ao analisar a formao do pensamento poltico autoritrio, diz ser correto considerar os intelectuais da Primeira Repblica

"nacionalistas", afirmando ser tal caracterizao, entretanto, "incua"4. A mesma dificuldade compartilhada por estudiosos de outros pases. Referindo-se experincia europia, Francesco Rossolillo observou ser o contedo semntico do termo nao um dos "(...) mais confusos e incertos do dicionrio poltico"5. A mesma constatao feita por Eric Hobsbawm, para quem "a palavra `nao' atualmente utilizada de forma to ampla e imprecisa que o uso do vocabulrio do nacionalismo pode significar, hoje, muito pouco"6.

Entender o nacionalismo no Brasil implica em reconhecer sua diversidade. A compreenso dessa pluralidade requer, por sua vez, a reconstruo das trajetrias e contedos especficos dos nacionalismos nos diferentes contextos histrico-sociais e uma taxonomia que torne menos opaca as diferenas de cada exemplo. Assim, embora possamos encontrar o vocabulrio nacionalista como parte integrante de um variado xadrez poltico, cultural e ideolgico, a partir da segunda metade dos anos 50 constata-se o desenvolvimento de um movimento nacionalista bastante atuante e em crescimento acentuado. No plano da histria poltica recente do pas justamente esse movimento dos anos 50 e 60 que marcou profundamente o pensamento e a ao de polticos, intelectuais, sindicalistas, trabalhadores, padres e estudantes e ainda hoje serve como referncia, por exemplo, no debate sobre privatizaes.

Desenvolveremos neste artigo sobretudo trs questes: a relao entre nacionalismo e desenvolvimento auto-sustentado, j que tal reflexo foi um dos problemas centrais enfrentado pelo movimento; as bases programticas das duas tendncias mais expressivas do perodo, isto , o nacional-desenvolvimentismo, uma vertente liberal preocupada com a modernizao, e o nacionalismo econmico, uma corrente vinculada aos interesses populares que se tornou a perspectiva dominante das esquerdas; e, finalmente, a reflexo sobre a reforma agrria no interior do debate nacionalista.

NACIONALISMO E DESENVOLVIMENTO AUTO-SUSTENTADO

A emergncia do nacionalismo enquanto fenmeno poltico est relacionado com o fim do Estado oligrquico e com a subseqente poltica de massas implantada no pas. A depresso econmica resultante da crise de 1929 afetou profundamente a Amrica Latina que, na poca, reunia naes com economias marcadamente exportadoras de artigos primrios. A incapacidade de manter os preos desses produtos e o fluxo das exportaes deixou economicamente arrasada a maior parte do subcontinente e gerou reflexos polticos surpreendentes. Eric Hobsbawm observou, por exemplo, que doze pases latino-americanos

mudaram de governo em 1930-1931, sendo dez deles atravs de golpes militares7. Regimes polticos genericamente qualificados de nacionalistas, populistas ou nacional-populares lembrados pela presena carismtica de lderes como Pern na Argentina, Vargas no Brasil, Crdenas no Mxico e Jos Maria V. Ibarra no Equador - emergem em meio a crise dos anos 30 e 40.

A agenda nacionalista do populismo latino-americano apresentava-se de duas maneiras essenciais. Em primeiro lugar, por meio de decises polticas de impacto, definidas como indispensveis soberania e ao desenvolvimento econmico nacional tais como a expropriao de companhias de petrleo estrangeiras no Mxico, a criao da PETROBRS no Brasil e a nacionalizao das ferrovias na Argentina. Em segundo lugar, o populismo agiu deliberadamente no sentido de integrar as camadas populares ao sistema poltico ento vigente atravs da retrica popular, da propaganda poltica, do reconhecimento geralmente tutelado de organizaes sindicais e camponesas, da estruturao de partidos de massa e do atendimento de algumas demandas sociais e trabalhistas.

Na retrica populista, a identificao do "povo" com a "nao" ocultava as diferenas de classe e de interesses presentes no Estado e na sociedade, permitindo a criao de uma comunidade nacional imaginria e totalmente homognea. Desde ento "povo" e "nao" passaram a ser verdadeiros sinnimos e o nacional-populismo tornou-se uma ideologia de integrao social fundamental manuteno dos novos Estados emergentes da crise do sistema de poder oligrquico.

No Brasil, o reflexo poltico da crise de 1929 foi a Revoluo de 1930, e na avaliao de certos especialistas, a revoluo no foi produto de um conflito radical entre setores arcaicos, vinculados atividade agrrio-exportadora, e setores modernos, comprometidos com a industrializao8. O que de fato ocorreu foi o colapso do modelo econmico agrrioexportador devido crise internacional, levando ao desmoronamento o Estado e poltica oligrquica. O novo Estado emergente da crise estruturou-se ampliando sua base social devido dificuldade de qualquer classe ou frao de classe exercer uma possvel hegemonia poltica. Alm disso, o Estado populista caracterizou-se por uma prtica poltica ambgua: garantiu certos ganhos reais s camadas populares e at mesmo apelou freqentemente para sua mobilizao, mas igualmente obstruiu uma possvel organizao independente das mesmas, viabilizando a manuteno da dominao. Essa frmula poltica ficou consagrada em 1930 na afirmao de Antnio Carlos" faamos a revoluo antes que o povo a faa"9. A mesma lgica poltica de antecipar-se s camadas populares e manter, com isso, o domnio poltico esteve presente na soluo de Pern de "sacrificar uma parte para salvar o resto" e na proposta mexicana de" dar um centavo para ganhar um peso"10.

O nacionalismo caracterstico dos anos 1930-64 configura-se inicialmente como uma ideologia do Estado e esteve associado no s ao populismo de Getlio Vargas, mas tambm ao desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek e ao reformismo social de Joo Goulart, isto , s trs mais importantes orientaes polticas daquele perodo. Mas seria inexato considerar o nacionalismo como uma ideologia exclusiva do Estado brasileiro. A luta poltica e ideolgica dentro dos partidos, sindicatos e associaes de intelectuais, estudantes e militares foi matizada pelo vocabulrio nacionalista e entre as inmeras tendncias nacionalistas no estatais ento existentes, duas, alm disso, destacaram-se pela amplitude obtida no cenrio da poca: o nacionalismo liberal ou nacional-desenvolvimentismo e o nacionalismo econmico ou popular.

A campanha "O petrleo nosso" mobilizando a populao a partir de 1943 atravs das conferncias patrocinadas pelo Clube Militar e consagrada, em 1953, com a criao da PETROBRS, serve como um marco do incio da organizao do nacionalismo enquanto movimento poltico preocupado em atingir e mobilizar o mais globalmente possvel a sociedade brasileira. Desde ento, o nacionalismo deixou de ser uma ideologia predominantemente estatal. Tornou-se tambm um movimento poltico e ideolgico da sociedade que, mesmo mantendo relaes com o Estado e dando apoio a certos governos, no pode ser confundido como um fenmeno puramente estatal. Como disse Antnio Ccero Cassiano Souza, pode-se "(...) afirmar que a campanha `o petrleo nosso' no acabou na criao da empresa estatal. Prosseguiu em duas frentes: na consolidao da empresa e na construo simblica"11.

De fato, a campanha do petrleo foi central para a construo do iderio nacionalista, pois segundo o deputado pessedista Jos Joffily, naquela poca um dos polticos nacionalistas mais atuantes, quando se verificou a existncia de reservas petrolferas na Bahia a inteligncia brasileira teve que enfrentar o seguinte impasse:" (...) se h petrleo, ns temos capacidade de explor-lo? Temos tcnica ou no temos? Devemos entregar Esso, Shell ou Texaco? Ou no"12? Desde ento, parte da elite poltica e intelectual e progressivamente outros setores organizados da sociedade brasileira, aderiram ao nacionalismo definindo-o como uma ideologia indispensvel prtica poltica preocupada e comprometida com o desenvolvimento econmico do tipo nacional, independente e auto-sustentado.

Desde o colapso econmico de 1929 ficou patente para setores importantes da elite poltica e intelectual brasileira a precariedade de economias dependentes de exportaes e a necessidade de ser forjado um desenvolvimento nacional auto-sustentado. Os nacionalistas dos anos 50/60 so herdeiros dessa convico e construram seu iderio em funo desse problema central. Na prtica, defender o desenvolvimento auto-sustentado significava, em primeiro lugar, criticar o modelo econmico agrrio-exportador e, por extenso, a classe social a ele ligado: a oligarquia latifundiria. No movimento nacionalista - seja em sua vertente liberal representada, por exemplo, pelos intelectuais do Instituto Superior de Estudos Brasileiros

(ISEB), ou na orientao popular, caracterstica de comunistas, socialistas e trabalhistas -, um dos maiores "viles" da ento sociedade brasileira (seno o maior) era a elite rural historicamente comprometida com a produo de artigos agrcolas para o mercado externo. A opo nacionalista era outra e visava claramente a constituio de uma economia autocentrada, isto , voltada para o mercado interno. No existiria no Brasil uma economia autosustentada se ela no fosse, portanto, auto-centrada. Da porque defender este novo padro de desenvolvimento significava, em segundo lugar, uma clara disposio poltica no sentido de apoiar a industrializao nacional destinada suprir a demanda interna. O discurso do deputado nacionalista Gabriel Passos (UDN/MG) proferido em novembro de 1957, na Cmara dos Deputados, exemplar dessa nova disposio:

(...) [para] um pas novo como o Brasil, um pas cheio de possibilidades e que agora est despertando no campo industrial (...) preciso, sobretudo, que fique de p e vigilante a idia nacionalista para auxiliar e pelo menos minorar a luta daqueles que realmente querem transformar no Brasil a prpria riqueza, ao invs de v-la transformada fora de nossas fronteiras. Porque certo (...) que um pas s se liberta, um pas s progride quando transforma as prprias riquezas. (muito bem) O pas meramente exportador de matria-prima pas fadado ao aniquilamento e ao perecimento"13.

Da mesma forma que os nacionalistas identificaram um "vilo" social interno, representado pele elite agrria, uma parte deles elegeram tambm um "heri" social: a burguesia nacional. Falava-se, ento, na necessidade de realizar-se, no pas, a revoluo democrtico-burguesa. A teorizao do que seria a "nossa revoluo democrtico burguesa" ocupou parte significativa da reflexo dos intelectuais nacionalistas do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), e serviu como um forte apelo para que os diversos grupos nacionalistas dessem um apoio mais efetivo e sistemtico ao governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), definido como uma administrao comprometida com o processo de industrializao.

Na verso isebiana, a defesa da revoluo democrtico-burguesa apontava para a necessidade de uma unio entre burguesia nacional, proletariado, camponeses e nova classe mdia - os chamados setores sociais "dinmicos" ou, em outras palavras, os segmentos sociais interessados na industrializao nacional - para combaterem os setores sociais "arcaicos", isto , os latifundirios, o comrcio exportador e a classe mdia tradicional14. A burguesia seria o setor social dirigente pois foi considerada a classe fundamental ao efetivo desenvolvimento econmico auto-centrado (leia-se industrializao). Alis, tal apelo encontrou acolhimento. Se houve um perodo onde os nacionalistas mantiveram certa coeso, fossem eles liberais ou reformistas de esquerda, esse momento foi o governo JK. Tal conjuntura no se sustentou posteriormente na administrao Joo Goulart, quando o nacionalismo popular radicalizou o discurso e prtica poltica com a ampla plataforma das reformas de base (agrria, urbana, bancria, eleitoral etc).

No mago da anlise sobre a bipolarizao da sociedade brasileira entre setores sociais interessados na industrializao e setores preocupados em manter a economia agrrioexportadora existia a oposio nao/ anti-nao e interesses nacionais/ interesses estrangeiros. Afinal, no era a oligarquia agrrio-exportadora uma frao social historicamente associada aos interesses do mercado consumidor externo? No estava evidente que o Brasil era pouco articulado do ponto de vista econmico, social e cultural e que tal quadro derivava do modelo de desenvolvimento agrrio-exportador? Visto de outro ngulo, no seria a industrializao amparada no mercado interno a forma mais indicada para forjar a integrao econmica, territorial e social do pas? A interpretao da realidade nos termos expostos acima acabou condicionando o apoio de importantes parcelas do movimento nacionalista revoluo democrtico-burguesa, concebida como o meio de simultaneamente superar o subdesenvolvimento, modernizar a sociedade e a economia e de criar, efetivamente, a nao brasileira.

Tal forma de pensar a construo da nao fundamentava-se em interesses nitidamente econmicos ou, mais precisamente, industrialistas. Era uma concepo muito prxima do modelo nacionalista alemo do sculo XIX, que identificava o Estado-nacional como um espao fsico e humano capaz de dar sustentao ao desenvolvimento capitalista15. Neste tipo de nacionalismo os possveis "inimigos internos e externos" no se definem por oposies culturais, tnicas, lingsticas ou religiosas. , ao contrrio, um nacionalismo estritamente econmico. Reclama, por exemplo, uma posio clara do Estado a respeito da industrializao, exigindo investimentos em setores estratgicos e proteo contra a competio estrangeira. Suas oposies tambm so traadas em termos econmicos, identificando os setores sociais internos e externos que ameaariam o pleno desenvolvimento do capitalismo brasileiro, sem recorrer necessariamente a ideologias racistas e belicosas.

Mesmo no tendo um carter xenfobo como o nacionalismo fascista europeu, bem verdade que os nacionalismos dos anos 50 terminaram por desenvolver certas atitudes hostis e at mesmo de enfrentamento armado contra os "inimigos da nao". No campo da esquerda, cresceu um profundo antiamericanismo ao ser identificado o" imperialismo" com os interesses dos Estados Unidos. As tendncias antiamericanas cresceram muito entre a esquerda latinoamericana sobretudo aps a queda do presidente guatemalteco Jacob Arbenz, em 1954. Isso ficou visvel quando o ento vice-presidente Nixon visitou alguns pases do subcontinente em 1958. Foi apedrejado em Lima, quando tentava entrar na Universidade de S. Marcos para realizar uma palestra16, sendo igualmente mal recebido em Caracas, logo que chegou ao aeroporto17. Porm, tal antiamericanismo era antes uma resposta interferncia norteamericana na poltica interna latino-americana e dominao das grandes corporaes econmico-financeiras.

No campo daqueles que defendiam o sistema capitalista de produo, a defesa do que se entendia por "interesses nacionais" adquiriu entre certos setores um tom policialesco j nos anos do governo JK. Guerreiro Ramos, um dos membros eminentes do ISEB, sugeriu ser o desenvolvimento sob bases capitalistas matria de segurana nacional. Segundo Ramos, os rgos de segurana deveriam "garantir o governo contra as presses que ameacem ou neutralizem as suas atividades como propulsor do desenvolvimento"18. Tudo que obstasse o "desenvolvimento nacional", como partidos, grupos de presso e manifestaes da opinio pblica deveria estar, segundo Ramos, "sob a mira de nosso aparelho de segurana"19. O fato de o autor ter considerado as fraes de classes vinculadas economia agrrio-exportadora como as mais perigosas ao projeto nacional-desenvolvimentista no tornava suas consideraes menos nocivas ao sistema democrtico. Segundo Ramos:" Em concluso devemos considerar que devem ser consideradas como adversas aos objetivos nacionais todos os fatores que contribuam para a formao de presses psicossociais, polticas, ideolgicas, institucionais e econmicas, tendentes a debilitar o capitalismo brasileiro"20.

A partir da segunda metade dos anos 50 tornou-se cada vez mais freqente a mxima do movimento nacionalista segundo a qual sem a efetiva emancipao econmica no haveria independncia nacional. Em outras palavras, uma economia auto-sustentvel significava, finalmente, independncia em relao aos interesses do capitalismo internacional. Dentro deste contexto, o "imperialismo" representava a ameaa externa nmero um ao desenvolvimento brasileiro. Referindo-se ao nacionalismo, Caio Prado Jr. escreveu em 1955 as seguintes palavras:

Como pensamento poltico, ele exprime to-somente a conscincia, que adquiriu pondervel parcela da opinio pblica brasileira, da situao dependente e subordinada em que se encontra o Pas com relao aos grandes centros financeiros e capitalistas do mundo contemporneo21.

Outras propostas do movimento articularam-se com maior ou menor grau de adeso idia de se criar uma indstria livre do imperialismo tais como monoplio e investimentos estatais em setores considerados estratgicos, como energia e a indstria de base; controle sobre a entrada de capitais externos e as remessas de lucros; e o Estado como principal organizador do processo de desenvolvimento. Ser nacionalista significava, portanto, ser favorvel industrializao auto-sustentada e isso pressupunha um confronto com a oligarquia rural, no plano interno, e com imperialismo, no plano externo. Mas era justamente em relao ao imperialismo que nacionalistas liberais e econmicos mais se desentendiam, sobretudo quando se discutia o papel do capital estrangeiro no processo de industrializao nacional. Enquanto a esquerda buscava um controle rgido sobre o ingresso de recursos estrangeiros, dando clara preferncia aos emprstimos de governo a governo, os liberais apoiavam a poltica desenvolvimentista de JK que implementava o Plano de Metas prioritariamente com

investimentos diretos de capital externo. Essas disputas no foram equacionadas dentro do amplo e heterogneo movimento nacionalista, servindo antes para dividi-lo.

NACIONALISMO ECONMICO E NACIONAL-DESENVOLVIMENTO

O governo de Juscelino Kubitscheck (1956-1961) especialmente lembrado pela intensa atividade econmica e industrial. O lema do presidente era audacioso: "cinqenta anos em cinco", isto , desenvolver rapidamente o pas, fazendo em cinco anos, ento o perodo de um mandado presidencial, o que normalmente levaria cinqenta. A operacionalizao coroada de sucesso do programa de governo de JK, o Plano de Metas, honrou o compromisso presidencial em acelerar o desenvolvimento econmico nacional, um processo que parece ter sido reconhecido pela populao da poca. No fim do governo JK uma pesquisa do IBOPE apontava que 80% da populao pesquisada na cidade do Rio de Janeiro acreditavam ter o presidente acelerado, de fato, o desenvolvimento brasileiro22.

O Plano de Metas era claramente preocupado com a modernizao. Visava aprofundar o processo de industrializao, atravs de um programa de substituio das principais importaes efetuadas pelo pas. Buscava tanto atacar os chamados pontos de estrangulamento da economia, que dificultavam o incremento industrial, quanto incentivar os investimentos privados de capital nacional e estrangeiro23. Era composto por 30 metas distribudas entre os setores de energia (metas 1 a 5), transporte (metas 6 a 12), alimentao (metas 13 a 18), indstrias de base (metas 19 a 29) e educao (meta 30). Braslia no constava, inicialmente, no programa de governo de Juscelino. Entretanto, ainda no perodo de campanha, a construo de uma nova capital no interior de Gois transformou-se em um compromisso poltico assumido pelo ento candidato presidncia da Repblica Juscelino Kubitschek.

O nacional-desenvolvimentismo de JK tornou-se influente no interior do pensamento nacionalista. Bastante afinado com as idias presidenciais, mas com um pensamento bem mais crtico sobre a realidade brasileira, estava o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), reunindo alguns intelectuais influentes como Hlio Jaguaribe, Cndido Mendes, Roland Corbisier, Guerreiro Ramos, lvaro Vieira Pinto, entre outros. A instituio intencionava colaborar para a superao do subdesenvolvimento, forjando a" ideologia do desenvolvimento nacional" que, segundo seus membros, ajudaria a promover a "revoluo democrticoburguesa" no Brasil.

Um diagnstico de Hlio Jaguaribe bastante aceito pela instituio afirmava estar o Brasil passando por um momento crucial de seu desenvolvimento, definido como" transio de fase". Tal etapa caracterizava-se pela capacidade da economia deixar de organizar-se exclusivamente para atender os interesses" metropolitanos", pois comeava a direcionar-se tambm para a produo de bens para o consumo interno. Trava-se, ademais, de um perodo iniciado em meados de 1930 com o processo de industrializao24. Para Jaguaribe, na "transio de fase" existiam condies estruturais para a superao do estado de dependncia e subdesenvolvimento que marcavam a totalidade da realidade nacional.

As categorias "subdesenvolvimento" e "semicolonialismo" serviam para qualificar a vida brasileira de forma global, resultando a idia de que no ramos somente economicamente dependentes, mas tambm dependentes do ponto de vista cultural. A dependncia tornava a nossa cultura "inautntica", isto , completamente desvinculada da realidade nacional e incapaz de expressar e criticar o subdesenvolvimento, passo indispensvel superao do problema25. Para vencer o subdesenvolvimento os isebianos nacionalistas postulavam duas condies fundamentais: a existncia de certas condies estruturais, j disponveis devido ao processo de industrializao verificada a partir de 1930 e a "previa tomada de conscincia" da condio de subdesenvolvimento ou semicolonialismo que se queria superar26. O papel do ISEB era forjar essa conscincia crtica, formulando a "ideologia do desenvolvimento nacional".

Mas superar o subdesenvolvimento significava garantir o desenvolvimento nacional em bases capitalistas, pois na viso isebiana esse era o nico padro de desenvolvimento capaz de realizar na conjuntura da "transio de fase" a industrializao, a integrao econmica e a independncia do pas. No por acaso Roland Corbisier afirmava categoricamente que o objetivo do ISEB era viabilizar a "revoluo democrtico-burguesa" no Brasil27. Dentro desse contexto, o governo de Juscelino Kubitschek, caracterizado pelo ambicioso Plano de Metas que visava o aprofundamento da industrializao sob bases capitalistas, era no apenas afinado com a doutrina da instituio, mas sobretudo considerado como o mais adequado s condies estruturais do pas na etapa da "transio de fase". O apoio do ISEB ao governo e deste instituio foi marcante durante toda a administrao de JK.

O significativo apoio dos nacionalistas ao governo JK no se resumiu ao conbio entre governo e isebianos. Existia uma predisposio do movimento em apoiar as chamadas polticas "progressistas". Eram consideradas "progressistas" todas as medidas governamentais que estivessem de acordo com as "teses nacionalistas" que recebiam, no entanto, definies bastante diferenciadas. Essa postura fez com que durante todo o governo JK inexistisse uma posio clara dos nacionalistas frente quela administrao, ora pendendo para a crtica ora para a colaborao. No raras vezes o nacionalismo foi tomado como sinnimo de desenvolvimentismo. Em um artigo publicado por J. R. Vasconcelos fica bastante claro porque a poltica desenvolvimentista estava sendo considerada nacionalista. Ao comentar a atuao econmica do governo, marcado por investimentos em estradas, em siderrgicas, em usinas

hidreltricas, na marinha mercante e pela construo de Braslia, Vasconcelos concluiu que JK realizava iniciativas concretas no sentido da emancipao econmica do pas. Mais que isso, segundo Vasconcelos: "(...) o Presidente Juscelino trava uma batalha contra o imperialismo atravs da luta contra o subdesenvolvimento"28.

Para muitos, a promoo do desenvolvimento econmico viabilizava emancipao nacional frente aos interesses estrangeiros, sendo por isso considerada uma ao essencialmente nacionalista. No era um mero acaso, portanto, o sucesso que JK fazia nos meios nacionalistas e progressistas. Foi o primeiro candidato do perodo populista a concorrer s eleies presidenciais munido de um programa de governo com propostas claras de ao29. No decorrer de seu governo ele no s ps em prtica o Plano de Metas, como igualmente o fez com bastante sucesso. O reconhecimento e a aprovao do novo estilo poltico de JK foi rpido, tal como demonstra o depoimento de Jos Joffily, ento deputados do Partido Social Democrtico (PSD) pela Paraba, habitu do ISEB e integrante da Frente Parlamentar Nacionalista (FPN):

Eu acompanhei, por exemplo, a campanha poltica de Dutra, Getlio Vargas, Cristiano Machado, e nenhum desses governantes falou a linguagem do desenvolvimento. No era do estilo da poca. Juscelino fazia discursos, por todo o Brasil, sempre com uma nota constante: a estatstica da produo de energia eltrica e transporte30.

O crescimento da economia resultado da implementao do Plano de Metas no foi suficiente, contudo, para agradar todo o movimento, especialmente os nacionalistas econmicos. Um dos centros de excelncia dessa faco do nacionalismo foi a Revista Brasiliense. A revista lanou seu primeiro nmero em outubro de 1955. At o seu fechamento, em fevereiro de 1964, ela foi um importante veculo de discusso e difuso de idias, contando com diversos colaboradores como Caio Prado Jr, Elias Chaves Neto, Heitor Ferreira Lima, Everardo Dias, Paulo Dantas, Rui Guerra, Paulo Alves Pinto, lvaro Farias, Florestan Fernandes, entre outros. Segundo Heitor Ferreira Lima, a revista visava

(...) congregar os estudiosos dos assuntos brasileiros interessados em examinar e debater os problemas econmicos, sociais e polticos, sem fabricar ou difundir iluses funestas, escondendo nosso atraso econmico, dissimulado no extraordinrio desenvolvimento dos centros urbanos31.

A presena dos nacionalistas econmicos nos debates parlamentares tambm era expressiva. De forma crescente o Congresso Nacional tornou-se palco de discusses sobre a reforma agrria, a reforma eleitoral e sobre o papel colonizador do capital estrangeiro. O nacionalismo

econmico foi a perspectiva elaborada pela esquerda brasileira. Os colaboradores mais freqentes da Revista Brasiliense como Elias Chaves Neto, Caio Prado Jr., Heitor Ferreira Lima e Caliu Chade tinham, por exemplo, inequvocas relaes com o PCB. Entretanto, a convivncia desses intelectuais com o partido nem sempre foi pacfica, como atesta a expulso de Caliu Chade da legenda32. Como observou Lencio Martins Rodrigues,

(...) apesar da grande influncia do PCB nos meios intelectuais, estes no chegaram a exercer correspondente influncia na linha poltica e ideolgica do PCB, assim como em suas anlises da sociedade brasileira33.

A presena de partidrios do PCB no movimento nacionalista viabilizava a identificao do iderio com o comunismo. Entretanto, nem todos os nacionalistas econmicos pertenciam ou haviam pertencido aos quadros do PCB. Outros, alm disso, estavam longe de almejar o regime socialista ou o comunista para o pas. O nacionalismo econmico tinha certas caractersticas particulares, mas no formava um bloco monoltico do ponto de vista polticopartidrio. Possua tambm significativas diferenas ideolgicas. A preocupao com o destino das camadas populares e com os efeitos do capitalismo internacional sobre a economia nacional criava entre eles um universo comum de dilogo. Adotaram uma posio reformista diante dos problemas que enfrentavam e isso rendia-lhes a alcunha de vermelhos. Para os integrantes da Frente Parlamentar Nacionalista, por exemplo, as solues mais radicais para certos problemas tornavam obsoleta a doutrina comunista no Brasil. Em abril de 1957, o deputado udenista Seixas Dria (SE) afirmou que a posio nacionalista era "inteira, total, absoluta e integralmente eqidistante de quaisquer ligaes ou vinculaes ideolgicas da direita ou da esquerda"34. Ainda segundo o deputado: "(...) o Movimento Nacionalista est, praticamente, destruindo o Partido Comunista"35. Opinio bastante semelhante era compartilhada pelo deputado Gabriel Passos (UDN/MG):

Quando estamos de p na defesa do programa nacionalista, defendemos o interesse nacional; no.estamos protegendo o comunismo, nem confundindo as nossas com as aspiraes comunistas. No nos arreceiamos (sic), por outro lado, de ser (sic) tachados de filo-comunistas (...) porque estamos imbudos de nossa prpria idia, da idia brasileira e nacionalista. (Muito bem; palmas)36.

A Frente Parlamentar Nacionalista (FPN) reunia, no Congresso Nacional, os setores polticos progressistas que estavam divididos em diferentes legendas partidrias. Sua criao foi iniciativa, alis, da chamada "Ala Moa" do Partido Social Democrtico (PSD). A Ala Moa reunia polticos jovens do tradicional PSD que buscavam renovar tanto o contedo programtico do partido, quanto suas prticas polticas mais correntes. Segundo Joffily, era preciso adaptar o PSD s demandas emergentes com o processo de industrializao e urbanizao. O novo e crescente eleitorado, classificado por Joffily de "flutuante", tendia a

apoiar plataformas progressistas. A sobrevivncia poltica do PSD dependia, portanto, da ampliao da plataforma partidria. Esta deveria incorporar temas como a industrializao, a reviso da estrutura fundiria, a ampliao dos servios pblicos, o voto dos analfabetos e a extenso da legislao trabalhista ao meio rural. Segundo Joffily:

No se compreendia mais a existncia de um partido voltado para o latifndio, comprometido com o Estado cartorial. Achvamos que tudo aquilo ia perecer mais cedo ou mais tarde, e no queramos que aquele barco soobrasse s nossas custas tambm...37.

A plataforma modernizadora da Ala Moa ameaava, contudo, os interesses tradicionais do PSD. As velhas lideranas consideravam o grupo uma verdadeira dissidncia partidria. Os conflitos entre velhas e novas lideranas impeliram o grupo a procurar apoio fora da legenda e, no por acaso, os jovens pessedistas foram os polticos que mais se dedicaram criao da Frente Parlamentar Nacionalistas38. Na FPN, a Ala Moa encontrou interlocutores progressistas do PTB, da UDN e de outros partidos menores. Tambm nesses partidos surgiam grupos mais progressistas, como o Grupo Compacto do PTB e a Bossa Nova da UDN. Em maior ou menor grau, todos defendiam certas reformas estruturais e procuravam na FPN o apoio que muitas vezes no tinham em suas respectivas agremiaes partidrias.

A associao entre nacionalismo e comunismo foi amplamente denunciada pelos deputados da FPN como uma forma de enfraquecer o movimento, uma vez que o PCB estava na ilegalidade. De acordo com o deputado Adail Barreto (UDN/CE):

"(...) no h surpresa alguma em mais estas tentativas de se combater o nacionalismo brasileiro procurando apont-lo como simptico ou acessvel s idias comunistas (...) o que uma infmia (...)"39.

Muitos nacionalistas pregavam a independncia ideolgica do iderio em relao ao PCB. Queriam defender as teses do movimento sem serem tachados de comunistas. Para o deputado Neiva Moreira (PTB/SP) "(...) os nacionalistas brasileiros no precisam de atestado de ideologia"40. E, segundo o deputado Dagoberto Sales: "(...) no vejo motivo para condenarse o movimento nacionalista porque a ele aditam esquerdistas(...)"41.

Para os nacionalistas econmicos da Revista Brasiliense, o essencial era promover o desenvolvimento econmico atravs de uma industrializao planejada, capaz de incorporar a populao ao sistema econmico com uma efetiva elevao do padro de vida42. Duas questes fundamentais balizavam esse projeto: a necessidade de combater o "imperialismo" e

de realizar um conjunto de reformas nas estruturas sociais, polticas e econmicas, especialmente a reforma agrria. Os nacionalistas econmicos criticavam a nova tendncia internacional que descartava os emprstimos de governo a governo substituindo-os por investimentos diretos de capital privado do exterior. As seguintes palavras do deputado Adail Barreto (UDN/CE) so exemplares.

(...) ns da Frente Nacionalista temos declarado em toda parte por onde andamos, aqui na tribuna da Cmara ou nas semanas nacionalistas feitas em diversos Estados: somos contra o capital colonizador, venha ele de onde vier (...)43.

Heitor Ferreira Lima considerava a nova tendncia financeira internacional como mais um mecanismo de anexao dos pases subdesenvolvidos ao sistema imperialista. Comparava a instruo 113 da SUMOC de 1955, de autoria de Eugnio Gudin, que permitia e incentivava as inverses diretas de capital internacional no Brasil, ao tratado leonino de 1810 assinado entre D. Joo e a Inglaterra, condenando ainda dois de seus efeitos: a desnacionalizao da economia e a drenagem de capital para o exterior a ttulo de royalties, dividendos e assistncia tcnica44.

Os nacionalistas econmicos apontavam para a necessidade de disciplinar a remessa de lucros, royalties e dividendos e defendiam o princpio de interveno estatal em empresas estrangeiras quando estas estivessem ferindo os interesses nacionais. Insistiam que os setores bsicos da economia como energia e indstria pesada deveriam ser desenvolvidos a partir de investimentos estatais e controlados pelo Estado. No conjunto, todas essas medidas visavam evitar que o desenvolvimento brasileiro se fizesse s custas da "misria do povo" e de uma perda de soberania que inevitavelmente levaria o Brasil a dobrar-se frente aos interesses imperialistas. O mero crescimento econmico no era considerado suficiente para superar os problemas socioeconmicos do pas. Preconizavam, desse modo, a reforma agrria como meio de recuperao social e econmica das massas rurais e uma luta aberta contra os interesses imperialistas e contra a participao indiscriminada de capital estrangeiro no processo de desenvolvimento. Por defenderem essas premissas, colocaram-se em rota de coliso com o governo JK, especialmente no que se referia aos investimentos externos.

Os nacionalistas econmicos ficaram, a bem da verdade, bastante divididos quanto ao governo JK: uns nutrindo um sincero entusiasmo pelo impulso econmico daquele perodo, outros completamente cticos e mesmo preocupados com os rumos da administrao JK. A Revista Brasiliense foi certamente um dos locais onde no apenas melhor se articulou o nacionalismo econmico, como igualmente traou uma oposio bastante fundamentada ao governo JK. Elias Chaves Neto, um dos intelectuais mais ativos dentro da revista, em um artigo sobre a inaugurao de Braslia escreveu ser a nova cidade o "(...) smbolo de uma nova poltica que, como uma psicose vai arrastando todos os brasileiros - a poltica desenvolvimentista"45.

Criticou severamente a "onda de irreflexo causada pela construo de Braslia"46 que entre outras coisas impedia que se desfizesse a confuso entre o nacionalismo e o desenvolvimentismo, to comum naqueles anos. Tal confuso era fruto do carter ambguo do governo de Juscelino que, segundo Chaves Neto, era:

(...) nacionalista quando procura fomentar o progresso por iniciativa estatal ou toma medidas que visam proteger o nosso trabalhador e o consumidor nacional; francamente antinacional quando, para atrair para o nosso Pas o capital estrangeiro do qual faz depender o desenvolvimento do Pas, (cujo mrito atribui-se a si) se dobra a todas imposies daquele capital47.

Para Chaves Neto o elemento central para se distinguir o nacionalismo do desenvolvimentismo era a orientao econmica no sentido de permitir ou no a internacionalizao da economia. Em resumo, ele no considerava o desenvolvimentismo uma poltica nacionalista, pois estava favorecendo a integrao do Brasil no sistema imperialista. Chaves Neto defendia uma industrializao sob bases nacionais. Percebia, ao contrario dos isebianos, a viabilidade do Brasil se desenvolver e industrializar-se e surgirem, concomitantemente, novas formas de explorao e dependncia externa. Advertia, por exemplo, que o baixo custo da mo-de-obra nacional era o grande atrativo para a inverso direta de capitais estrangeiros no Brasil. E esses capitais

(...) viriam criar aqui, no uma indstria destinada a suprir as necessidades de consumo do nosso povo, mas com vistas exportao dos seus produtos, entrosando-se o Brasil no sistema econmico das naes imperialistas, no qual o nosso povo desempenhar o papel de mo-deobra mal remunerada, com exceo daquele parte da burguesia nacional que ter unido os seus interesses ao do capitalismo internacional"48.

Dentro desse contexto, considerava o desenvolvimentismo e o governo de JK" entreguistas". Alertou ainda que o movimento nacionalista, ainda despreparado para compreender as divergncias entre o programa governamental e o nacionalismo, estava, na realidade, apoiando um governo contraditrio, mas sobretudo "entreguista". Mesmo com as advertncias de Elias Chaves Neto, os nacionalistas s foram tomar uma posio mais clara sobre o desenvolvimentismo no final do governo JK e outros somente alguns anos depois. A derrota do Marechal Lott, candidato dos setores nacionalistas nas eleies presidenciais de 1960, abalou profundamente o movimento nacionalista, forando-o a uma severa autocrtica. Em artigo publicado na Revista Brasiliense, Caliu Chade comentou o manifesto do Movimento Nacionalista Brasileiro (MNB), realizado depois da derrota eleitoral:

Passada as eleies, chega o MNB concluso de que: `Em nenhum perodo governamental, os monoplios econmicos estrangeiros penetraram no Brasil, to fundamente como fizeram entre 1956 e 1960; em nenhum perodo encontraram tantas facilidades e tantos privilgios a estimular essa penetrao.' Isso agravado, como diz o manifesto, pelo fato de que tal penetrao afetou extraordinariamente os setores bsicos da economia nacional49.

O comentrio de Caliu Chade foi ainda mais longe. Afirmou que durante o governo JK o desenvolvimentismo, agora desmascarado pelo MNB, foi amplamente confundido com o nacionalismo, questo j alertada por Elias Chaves Neto. Para Chade, alm disso, o MNB errou em duas avaliaes: apresentou a candidatura do Marechal Lott como garantia de continuidade do Programa de Metas, transformando Juscelino no "nacionalista nmero um" do pas; e sups estar o povo do lado do desenvolvimentismo, avaliao que a derrota eleitoral de Lott estava naquele momento desqualificando. Finalmente, diagnosticou que o MNB, embora estivesse se fortalecendo,

(...) continuava sendo, porm, um movimento de cpulas partidrias, sindicais e estudantis. Falta-lhe um efetivo contedo de massas populares. (...) Milhes de brasileiros no identificam ainda o programa do movimento nacionalista com os seus interesses quotidianos.50.

Alguns intelectuais do ISEB tambm fizeram uma autocrtica depois de finda a administrao Kubitschek. Cndido Mendes escreveu em 1963 que "(...) a expanso industrial do pas ressuscitou a relao de dependncia metropolitana (...)"51, em uma clara referncia ao desenvolvimento de um capitalismo dependente em funo da operacionalizao do Plano de Metas. Um maior "contedo de massas" e uma mobilizao popular mais ampla s ocorrer no movimento nacionalista posteriormente, no governo de Joo Goulart, em torno das chamadas reformas de base (agrria, urbana, universitria, bancria etc). Neste perodo, observa-se uma clara radicalizao de certos setores do movimento nacionalista e uma distino bem mais consistente entre nacionalismo e desenvolvimentismo. Como sabemos, entretanto, esse impulso radical foi interrompido pelo golpe poltico-militar de 1964 e pelo posterior endurecimento do regime.

REFORMA AGRRIA, MODERNIZAO E CIDADANIA

Existia certo consenso entre comunistas, esquerda nacionalista e nacionalistas liberais a respeito da necessidade de uma reforma agrria no pas. Para todos eles, a oligarquia rural

representava o latifndio improdutivo ou pouco rentvel e um setor social e poltico arcaico, isto , avesso aos novos interesses industriais e democrticos. Desde a era Vargas a colonizao e a reforma agrria eram interpretados como fatores indispensveis modernizao da agricultura, formao de um mercado interno consumidor e efetiva industrializao do pas52. Tal perspectiva ganhou nova fora entre nacionalistas dos anos 50 e sobretudo os membros do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) destacaram-se na luta poltica pela reforma agrria. Para o deputado Josu de Castro (PTB/PE),

(...) hoje de consenso de todas as naes que a estrutura agrria brasileira, arcaica, est superada, e no satisfas s necessidades da nossa expanso econmica. Todos ns que nos batemos pela emancipao econmica brasileira, estamos certos de que s podemos alcanar nosso objetivo atravs da industrializao intensiva. Temos conscincia de que no se atingir esse estgio, sem uma agricultura suficientemente forte, estruturada em bases racionais, de modo que fornea as matrias-primas indispensveis industrializao e os bens de subsistncia necessrios alimentao das massas que se deslocaro do campo para a indstria53.

Enquanto Josu de Castro reclamava por um setor agropecurio moderno e racional, que sustentasse o processo industrial, e via na reforma agrria um meio de atingir tal objetivo, outros deputados ainda salientavam que a industrializao tambm dependia de uma profunda distribuio de terras, capaz de ampliar o mercado consumidor nacional. Como explicava o deputado Manoel de Almeida (PSD/MG):

No podemos olvidar uma grande verdade: se elevarmos o padro de vida dos quarenta milhes de seres humanos, que temos espalhados pela nossa hinterlndia, estaremos fazendo crescer o nosso mercado interno na mesma proporo. (...) Em outras palavras, o atual ponto de estrangulamento da economia nacional o estado de miserabilidade em que vive 65% das nossas massas populacionais no interior (...) Mas no haver a mnima possibilidade de levantarmos os nveis de vida dessa pobre e infeliz populao rural brasileira sem a Reforma Agrria"54.

Opinio semelhante era externada pelo petebista Fernando Santana (BA), para quem a reforma agrria no significava uma "exigncia revolucionria", mas antes uma medida para atender a indstria nacional que se encontrava "(...) sem meios de se desenvolver, uma vez que seu mercado se tornou inelstico (...)"55. Tambm tornava-se cada dia mais evidente as disparidades de desenvolvimento entre os mundos rural e urbano. Segundo a fraseologia da poca, o litoral (cidade) desenvolvia-se e modernizava-se, enquanto o interior (campo) sucumbia na misria e no subdesenvolvimento. Para o deputado Rui Ramos (PTB/RS) tais disparidades j no representavam "(...) apenas uma questo de desigualdade econmica ou diferena social. muito mais. E chega a ser a coexistncia de duas culturas, de duas pocas,

na mesma Histria."56. Reconhecia a importncia da reforma agrria distributiva de terras para solucionar tais problemas e recomendava tambm a criao de "governos rurais", isto , uma espcie de cmara distrital de vereadores para cuidar da administrao rural, estabelecer e cobrar taxas, elaborar e executar programas e obras e contratar servidores57.

Entre os seguimentos mais radicais, o subdesenvolvimento e a misria do povo brasileiro resultavam principalmente da presena espoliadora dos interesses do capital estrangeiro no contexto da economia nacional (imperialismo) e, no plano interno, do latifndio, especialmente o improdutivo. Propunham um amplo programa de reformas de base. Nas palavras do petebista Fernando Ferrari (PTB/RS):

"Se dependesse de ns, se dependesse do nosso partido apenas, bosquejar esses traos da reforma, gostaramos de colocar na cpula a reforma administrativa; em seguida, as reformas rurais; depois o controle sobre os investimentos estrangeiros; por fim, ou junto, o Nordeste"58.

A esquerda nacionalista responsabilizava a concentrao fundiria pelas pssimas condies de vida da populao rural, pela incapacidade do Brasil produzir os alimentos necessrios populao e ainda considerava o latifndio como um dos principais entraves constituio de um mercado interno consumidor que sustentasse um desenvolvimento industrial voltado para o mercado interno. Ademais, fazia uma distino bastante clara entre colonizao e reforma agrria. Ambas deveriam privilegiar a pequena propriedade, mas enquanto a primeira deveria direcionar-se para as regies despovoadas do Centro-oeste e Norte, a reforma agrria era, como explicava o nacionalista Fernando Santana (PTB/BA), "(...) exigncia para reas densamente povoadas, onde existem populao consumidora e cuja as terras sejam enfeudadas"59.

O envolvimento dos nacionalistas no debate sobre a reforma agrria tambm se relacionava com a necessidade de organizar, ou no mnimo acompanhar, as mudanas sociais que comeavam a transformar o interior. A novidade era a ao poltica camponesa que se tornara relativamente autnoma, organizada e consciente de seus objetivos, ameaando interesses seculares e provocando disputas entre a Igreja Catlica, o PCB e o trabalhismo, pois todos buscavam a hegemonia sobre a organizao dos trabalhadores rurais.

Mas o fortalecimento das Ligas Camponesas e a crescente sindicalizao rural gerava entre as oligarquias regionais bastante mal-estar. O decreto-lei 7.038 de 10 de novembro de 1944 garantiu o direito de sindicalizao dos trabalhadores rurais. Na prtica, entretanto, a resistncia conservadora impedia que os sindicatos rurais fossem legalizados. At 1955 apenas

cinco sindicatos tinham sido reconhecidos pelo Ministrio do Trabalho. Mesmo quando legalizados, a presso contra o bom funcionamento dos mesmos era corriqueira. O deputado nacionalista Frota Moreira (PTB/SP) denunciava em junho de 1957, por exemplo, a ao violenta e ilegal da polcia contra o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabatinga, no estado de So Paulo60. Embora todas as dificuldades crescia o nmero de sindicalizados, mas os direitos previstos nas Leis do Trabalho de 1943 no haviam sido garantidos, ainda, categoria.

Para fazer face a um mundo rural em transformao, existiam diversas propostas de reforma agrria, ento entendida muito amplamente como qualquer ao social, assistencial ou econmica aos agricultores, fossem eles trabalhadores sem terra, pequenos, mdios ou grandes proprietrios. Mas para a esquerda nacionalista a reforma agrria tinha um sentido muito especfico e, dentre as inmeras propostas sobre a questo, duas eram consideradas inadiveis: a criao do regime jurdico do trabalhador rural e a reforma agrria distributiva de terras.

Em 1956 foi realizado em Recife a IV Conferncia Rural Brasileira, reunindo federaes e associaes rurais de vrios estados. Nesta ocasio foi recomendado instituio de uma lei agrria que teria um fundo para desapropriaes por interesse social, constitudo atravs da taxao de terras improdutivas. Foi sugerido tambm a criao do Estatuto do Trabalhador Rural, que deveria regulamentar a jornada de 8 horas, estabilidade e contrato de trabalho. O deputado petebista Fernando Ferrari elaborou o projeto do Estatuto do Trabalhador Rural, rejeitado pela Cmara dos Deputados em junho de 1957. Reapresentou o mesmo projeto com algumas modificaes, mas este s foi efetivamente aprovado em 1963, em plena crise do governo Joo Goulart61. Segundo Ferrari, autor do projeto do Estatuto do Trabalhador Rural,

Sustento cada vez mais que propriedade e desapropriao so, por assim dizer, elos de uma mesma corrente. So pratos de uma s balana, cujo fiel o interesse pblico. (...) Desde j, entretanto, podemos realizar a marcha para os campos. Como? Votando a lei que institui o regime jurdico do trabalhador rural. Que democracia esta, onde no falam os direitos mais sagrados de 2/3 de brasileiros, que vivem nos campos como animais, sem direitos de espcie alguma62?

A bancada trabalhista no Congresso tinha claro os pontos principais de uma possvel reforma rural. Esta deveria prever a distribuio de terra, com assistncia governamental creditcia e tecnolgica, e criar o Estatuto do Trabalhador Rural, estendendo a legislao social e trabalhista aos trabalhadores da agricultura e regulamentando as relaes entre proprietrios e parceiros. Para o deputado Uniro Machado:

(...) desde o tempo do saudoso Presidente Vargas, desde as pregaes do nosso eminente doutrinador Alberto Pasqualine que a bancada trabalhista se vem batendo pela reforma agrria... Ela no diz respeito apenas extenso da legislao social ao trabalhador do campo, conforme foi dito. Alm de uma melhor diviso e distribuio da terra do Pas, alm de medidas complementares de assistncia ao trabalhador rural, tambm necessria a extenso da legislao social ao trabalhador do campo, por que tanto vem lutando o lder de nossa bancada, Sr. Deputado Fernando Ferrari63.

Se o estatuto e a desapropriao j assustavam a oligarquia rural, a situao se deteriorava ainda mais quando surgiam as propostas mais radicais: a reforma agrria baseada no interesse social e sem indenizao aos latifundirios desapropriados. Osvaldo Lima filho (PTB/PE) criticava abertamente, por exemplo, o dispositivo constitucional da Carta de 1946 que estabelecia a "prvia" e "justa" indenizao em dinheiro s desapropriaes de terras. Para o deputado,

(...) se tornou verdadeiramente impossvel a realizao da reforma agrria ao se estabelecer que a desapropriao se faria apenas mediante a prvia e justa indenizao em dinheiro. (...) Na verdade, devemos ter coragem de afirm-lo: aquilo de que padece este pas possuir vinte milhes de semiescravos. A abolio da escravatura ainda no se realizou no Brasil integralmente (...). (...) o trabalhador rural neste Pas no tem direitos. A ele no se estende a legislao trabalhista; ele trabalha de sol a sol, acorda de madrugada e entra pela noite: no tem direito a frias, a salrio-mnimo, a nenhum dos benefcios que a legislao j assegura a todos os trabalhadores das naes civilizadas64.

O deputado tinha uma viso cida sobre a formao da estrutura agrria nacional, baseada nos privilgios das concesses reinis de sesmarias e na histrica e sistemtica prtica do roubo de terras atravs de cercamentos, expulses violentas de camponeses e da grilagem. Para ele, se a nao indenizasse as terras de latifundirios

(...) iria fazer no a reforma agrria, mas conferir prmios aos latifundirios: emitiria 100 ou 200 bilhes de cruzeiros,. para pagar aos latifundirios... cujas propriedades, do ponto de vista histrico, na maioria, so resultado da espoliao, do saque, da violncia. (...)... os ttulos dessas propriedades nem sempre so limpos e honestos, sobretudo nas grandes propriedades65.

A reviso da estrutura fundiria ganhava corpo no interior do debate nacionalista. A reforma agrria relacionava-se com o projeto de industrializao e com a questo da necessidade de melhorar o padro de vida rural. Preconizava-se a colonizao das reas qualificadas de "vazios

demogrficos" e, tambm, a recolonizao de reas j ocupadas. O tema tornou-se tambm um dos maiores centros de interesse da Revista Brasiliense. O ensaio de Caio Prado Jr., Contribuio para a anlise da questo agrria no Brasil66, estabeleceu contundentemente a orientao da revista sobre o problema agrrio brasileiro. Entre as contribuies do artigo figurava, em primeiro lugar, a distino das categorias sociais que compunham a populao rural, desmontando os subterfgios ideolgicos que igualavam os grandes proprietrios e a massa miservel do campo.

Como explicava o autor:

A grande explorao, com sua produo comercial, representa o empreendimento agromercantil de uma classe socialmente bem diferenciada e caracterizada no conjunto da populao rural: os grandes proprietrios e fazendeiros, que alis no se enquadram e integram propriamente naquela populao, a no ser pelo fato de seu negcio ter por objeto a produo agrria, e de eles disporem para isso, como classe, da maior e melhor parcela da propriedade fundiria67.

De acordo com Caio Prado Jr., a literatura social e econmica e as diretrizes da administrao pblica escamoteavam as verdadeiras razes das pssimas condies de vida da populao rural. A viso oficial equivocava-se ao interpretar a pobreza rural como resultado do baixo nvel tcnico do setor agropecurio e de seus problemas de comercializao e financiamento. A este respeito, afirmou:

alis um fato notrio e da mais fcil comprovao, que o desenvolvimento agrcola e as condies de vida do trabalhador rural no se acham direta e necessariamente relacionadas. Observe-se por exemplo o que ocorreu no caso da nossa lavoura canavieira, particularmente no Nordeste. O desenvolvimento e o progresso tecnolgico foram a, nos ltimos decnios, considerveis. Entretanto, se houve modificao no que respeita populao trabalhadora rural das zonas canavieiras, ela foi, no seu conjunto, para pior68.

A avaliao de Prado estava correta. A produo agroindustrial aucareira de Pernambuco, por exemplo, evoluiu do engenho escravocrata, passando pelo bang e dando origem, finalmente, s usinas agroindustriais. A evoluo tcnica foi lenta mas notvel, com aumento de produo e produtividade. Entretanto, do ponto de vista social tal desenvolvimento tendeu concentrao de terras e de renda, sendo especialmente nefasto para os camponeses mais pobres. Pequenos plantadores de cana-de-acar tornaram-se cada dia mais dependentes dos usineiros, que terminavam por controlar o preo do produto. O crescimento das usinas no raras vezes significou a expulso de antigos moradores ou a converso de terras antes

destinadas ao plantio de subsistncia, em plantaes de cana-de-acar, gerando crise alimentar na regio aucareira69. Os trabalhadores agroindustriais estavam expostos, ademais, a pssimas condies de trabalho70.

Caio Prado Jr. opunha-se frontalmente opinio oficial de que desenvolvimento tecnolgico e aumento da produo e da produtividade poderiam gerar automaticamente um correlato bem-estar social. A partir da anlise da realidade fundiria, concluiu que a fortssima concentrao de terras e o modelo agropecurio baseado na grande explorao mercantil voltado para o mercado externo e, em menor grau, para o mercado interno - eram os verdadeiros responsveis pela baixa qualidade de vida rurcola. As grandes lavouras de carter mercantil inviabilizavam o acesso do homem rural terra, transformando a massa camponesa em reserva miservel de trabalhadores para os latifndios agromercantis. Alm disso, o desenvolvimento agromercantil com tendncias ora de retrao ora de expanso, condicionava em sentido inverso as pequenas lavouras independentes ou associadas grande propriedade71.

Segundo Prado, era urgente uma reforma agrria no pas. Esta deveria ser realizada simultaneamente a outras aes: medidas fiscais, especialmente a tributao progressiva sobre as grandes propriedades e medidas legais, sobretudo a extenso da legislao social e trabalhista ao campo. Para o autor, "(...) enquanto a grande explorao agrria e a concentrao da propriedade da terra constiturem, como de fato constituem, os fundamentos em que se assenta a economia agrria brasileira, no haver amparo possvel e praticvel propriedade pequena e ao modesto produtor"72.

A reforma agrria j era em pleno governo JK um assunto explosivo. No projeto de lei do deputado Coutinho Cavalcanti (PTB/SP) podia-se ler: "A reforma agrria atingiu o limite extremo de uma alternativa crucial: ou vem pelas mos da evoluo ou imposta pela revoluo"73. Esta tambm era a opinio de Seixas Dria (UDN/SE): "(...) se no vier pela evoluo natural, vir no bojo da revoluo em que o esprito conservador ceder violncia do esprito revolucionrio"74. A convico segundo a qual as alternativas brasileiras eram reforma ou revoluo aumentaram ainda mais com a Revoluo Cubana, cuja reforma agrria buscou algumas inspiraes no projeto Coutinho Cavalcanti. Mas a indisposio oficial era clara e como disse o deputado Uniro Machado:

Em matria de reforma econmica e social, sempre encontramos, como dizia o eminente Senador Pasqualine, uma espcie de lei de trs situaes diversas: os que querem a reforma e lutam bravamente por ela; os que j dizem que a querem embora faam todas as manobras para imped-la; e um terceiro grupo remanescente, dos que ainda tm coragem de dizer que no querem a reforma. No que concerne reforma agrria, aplicam-se exatamente as trs situaes"75.

Os acontecimentos posteriores demonstraram, entretanto, a fragilidade das previses de Seixas Dria e Coutinho Cavalcanti: nem reforma ou revoluo. Quando a reforma agrria entrou na pauta do dia do governo Jango, a reao foi imediata. O presidente Goulart assinou o decreto desapropriando, para efeito de reforma agrria, as terras circundantes s rodovias e ferrovias nacionais e, em contrapartida, foi deposto pelo golpe poltico-militar de 1964. De qualquer modo, o nacionalismo defendeu exaustivamente as reformas, sobretudo a agrria. Entrou na cena poltica nacional como uma ideologia caracterstica do populismo, a servio de uma elite ainda majoritariamente oligrquica e interessada em cooptar as camadas populares. Tornou-se, depois, a orientao ideolgica dos setores industrialistas durante o governo de JK e terminou violentamente reprimido pelo golpe de 1964 enquanto uma ideologia das esquerdas e dos movimentos populares organizados.

A trajetria da retrica nacionalista deslocou-se, portanto, do campo do poder para tornar-se paulatinamente o referencial ideolgico que legitimava as lutas populares. Seu contedo concreto tambm sofreu um profundo deslocamento: deixou de ser uma reflexo estritamente voltada para o desenvolvimento econmico de tipo burgus para ser a ideologia das esquerdas, incluindo trabalhistas, socialistas e comunistas, devido sua preocupao claramente reformista e social. O vocabulrio em comum e sobretudo impreciso do nacionalismo, baseado em termos como nao, povo e interesses nacionais, contribuiu, entretanto, para a dissimulao das diferenas subjacentes s suas diversas orientaes. Tanto o nacionalismo estatal - representado pelo nacional-populismo, pelo nacionaldesenvolvimentismo e pelo nacional-reformismo - quanto o no estatal em suas duas principais vertentes, isto , a liberal e a popular possuam interesses, prioridades e perspectiva de classe bem diversas. Sobretudo, durante o governo JK, tais diferenas nem sempre eram notadas, tornando menos radical os enfrentamentos polticos do perodo.

NOTAS

1 PRADO JR., Caio." Nacionalismo e capital estrangeiro". In Revista Brasiliense. So Paulo, n 2, nov./dez. 1955, pp. 80-93. [ Links ] 2 Como exemplos, podemos citar a Frente de Emancipao Nacional (1954-1956), a Frente Nacionalista (1955), o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (1955-1964), a Frente Parlamentar Nacionalista (1955-?), a Frente 11 de Novembro (1956), o Grupo Ao Poltica Pr-Desenvolvimento Econmico e Social (1957), o Movimento Nacionalista Brasileiro (1957-?) e a Liga Nacionalista Brasileira (1959-?).

3 JAGUARIBE, Hlio. O nacionalismo na atualidade brasileira. Rio de Janeiro, ISEB/MEC, 1958, p. 12. [ Links ] 4 LAMOUNIER, Bolivar." Formao de um pensamento poltico autoritrio na Primeira Repblica. Uma interpretao" In Fausto, Boris (org). Histria Geral da Civilizao Brasileira. O Brasil Republicano. Sociedade e Instituies (1889-1930). 2 ed., So Paulo, DIFEL, 1978, t. III, vol. 2, pp.343-374. [ Links ] 5 ROSSOLILLO, Francesco." Nao". In Bobbio, Norberto et al. In Dicionrio de poltica. 7 ed., Braslia, Editora UnB, 1995, pp. 795-799. [ Links ] 6 HOBSBAWM, Eric. Naes e nacionalismos desde 1780. Programa, mito e realidade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990, p. 18. [ Links ] 7 HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve sculo XX, 1914-1991. So Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 108. [ Links ] 8 WEFFORT, Francisco. O populismo na poltica brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980, p. 46. [ Links ] 9 Idem, p. 15.

10 ROUQUI, Alain. O Extremo-ocidente. Introduo Amrica Latina. So Paulo, EDUSP, 1991, p. 236. [ Links ] 11 SOUZA, Antnio Ccero Cassiano. Nacionalismo: ideologia e poltica no Brasil (1953-1964). Rio de Janeiro, Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993, p. 28. [ Links ] 12 JOFFILY, Jos. Depoimento de Jod Joffily, 1977. Rio de Janeiro, FGV/CPDOC, 1982, p. 122. [ Links ] 13 PASSOS, Gabriel. Discurso Paralamentar. Anais da Cmara dos Deputados. Rio de Janeiro, IBGE, nov. 1957, p. 498. [ Links ] 14 JAGUARIBE, Hlio. Condies institucionais do desenvolvimento brasileiro. Rio de Janeiro, ISEB/MEC, 1958, p. 30. [ Links ] 15 HOBSBAWN, Eric. op cit., p. 41.

16 "Apedrejado em Lima o vice-presidente Nixon". In O Estado de S. Paulo, So Paulo, 09/05/1958. [ Links ] 17 "Nixon agredido em Caracas. Tanques patrulham as ruas". In O Estado de S. Paulo, So Paulo, 14/05/1958. [ Links ]

18 RAMOS, Guerreiro." Ideologia e segurana nacional". In O problema nacional do Brasil. 2 ed., Rio de Janeiro, Saga, 1960, p. 69. [ Links ] 19 Idem, p. 67.

20 Idem, p. 70 (grifos do autor).

21 PRADO JR., Caio. op. cit., p. 82.

22 MOREIRA, Vnia Maria Losada. Braslia: a construo da nacionalidade. Dilemas, estratgias e projetos sociais (1956-1961). So Paulo, Tese de Doutorado, FFLCH/Universidade de So Paulo, 1995, p. 90. [ Links ] 23 LAFER, Celso." Premissas operacionais do Plano de Metas". In DADOS. Rio de Janeiro, n 3, 1977, pp. 72-83. [ Links ] 24 JAGUARIBE, Hlio. op cit., pp. 16-17.

25 CORBISIER, Roland. Formao e problema da cultura brasileira. Rio de Janeiro, ISEB/MEC, 1959, p. 32. [ Links ] 26 CORBISIER, Roland. Braslia e o desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro, ISEB/MEC, 1960, p. 23. [ Links ] 27 Idem, p. 42.

28 VASCONCELOS, J. R." Luta contra o subdesenvolvimento luta contra o imperialismo". In Revista Brasiliense. So Paulo, n 27, jan./fev. 1960, pp. 157-164. [ Links ] 29 HIPPLITO, Lcia. De raposas e reformistas: O PSD e a experincia democrtica brasileira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985, p. 140 [ Links ] 30 JOFFILY, Jos. op. cit., p. 166.

31 LIMA, Heitor Ferreira." Revista Brasiliense: sua poca, seu programa, seus colaboradores, suas campanhas". In MORAES, Reginaldo; FERRANTE, Vera & ANTUNES, Ricardo (orgs.). Inteligncia Brasileira. So Paulo, Brasiliense, 1986, p. 186. [ Links ]

32 RODRIGUES, Lencio Martins. "O PCB: os dirigentese a organizao" In FAUSTO, Boris (org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. Sociedade e Poltica (1930-1964). 2 ed., So Paulo, DIFEL, 1983, t. III, vol. 3, p. 361-443. [ Links ] 33 Idem, p. 412.

34 DORIA, Seixas." Discurso Parlamentar". In Anais da Cmara dos deputados. Rio de Janeiro, IBGE, abr. 957, p. 722. [ Links ] 35 Idem, p. 723.

36 PASSOS, Gabriel. op. cit., p. 499.

37 JOFFILY, Jos. op. cit., p. 177.

38 HIPPLITO, Lcia. op. cit., p. 166.

39 BARRETO, Adail." Discurso Parlamentar". In Anais da Cmara dos Deputados. Rio de Janeiro, IBGE, abr. 1959, p. 724. [ Links ] 40 MOREIRA, Neiva." Discurso Parlamentar". In Anais da Cmara dos Deputados. Rio de Janeiro, IBGE, abr. 1959, p. 724. [ Links ] 41 SALES, Dagoberto." Discurso Parlamentar". In Anais da Cmara dos Deputados. Rio de Janeiro, IBGE, abr. 1959, p. 725. [ Links ] 42 BIEGUELMAN, Paula." A Revista Brasiliense e a expresso terica do nacionalismo econmico brasileiro". In D'Incaro, Maria ngela (org.). Histria e Ideal. Ensaios sobre Caio Prado Jr. So Paulo, Brasiliense/ UNESP/SEC, 1989, pp. 449-478.

43 BARRETO, Adail." Discurso Parlamentar". In Anais da Cmara dos Deputados. Rio de Janeiro, IBGE, abr. 1957, p. 724. [ Links ] 44 LIMA, Heitor Ferreira." Instruo 113 e royalties". In Revista Brasiliense. So Paulo, n 18, mar./abr. 1958, pp. 08-21. [ Links ] 45 CHAVES NETO, Elias." Braslia". In Revista Brasiliense. So Paulo, n 29, pp. 32-36, mai./jun. 1960, p. 33. [ Links ] 46 Idem, p. 36.

47 Idem, p. 34.

48 Idem, pp. 35-36.

49 CHADE, Caliu. "A autocrtica do movimento nacionalista". In Revista Brasiliense. So Paulo, n. 32, nov./dez. 1960, pp. 88-91. [ Links ] 50 Idem, p. 90.

51 Apud. TOLEDO, Caio Navarro de. ISEB: fbrica de ideologias. 2 ed., So Paulo, tica, 1982, p. 159. [ Links ] 52 LENHARO, Alcir. Colonizao e trabalho no Brasil: Amaznia, Nordeste e centro-oeste. Campinas, Ed. UNICAMP, 1985, passim. [ Links ] 53 CASTRO, Josu." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. mar. 1959, p. 1085. [ Links ] 54 ALMEIDA, Manoel de." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. jun. 1959, p. 2835. [ Links ] 55 SANTANA, Fernando." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. out. 1959, p. 6929. [ Links ] 56 RAMOS, Rui." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. jun. 1959, p. 3185. [ Links ] 57 Idem, p. 3186.

58 FERRARI, Fernando." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. abr. 1959, p. 1645. [ Links ] 59 SANTANA, Fernando." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. out. 1956, p. 6929. [ Links ] 60 MOREIRA, Frota." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congressso Nacional. jul. 1957, p. 4536. [ Links ] 61 CAMARGO, Aspsia Alcntara de. "A questo agrria: crise de poder e reformas de base". In FAUSTO, Boris (org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. Sociedade e Poltica (1930-1964). 2 ed., So Paulo, DIFEL, 1983, t. III, vol. 3, pp. 121-224 e 156-157. [ Links ]

62 FERRARI, Fernando. op. cit., p. 1645.

63 Apud: DRIA, Seixas." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. mai. 1959, p. 1811. [ Links ] 64 LIMA FILHO, Oswaldo." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. set. 1959, p. 5905. [ Links ] 65 Idem, p. 5906.

66 PRADO JR., Caio." Contribuio para a anlise da questo agrria no Brasil". In A questo agrria. 3 ed., So Paulo, Brasiliense, 1981. [ Links ]O ensaio citado foi publicado na Revista Brasiliense em maro de 1960. Foi reeditado nesta coletnea que rene, ademais, outros artigos do autor sobre o mesmo tema e que foram publicados na revista nos anos seguintes, at o seu fechamento em 1964. Em funo da facilidade de consulta, citaremos a reedio de 1981.

67 Idem, p. 18.

68 Idem, p. 29.

69 A crise alimentar das regies ocupadas pela agroindstria do acar, demonstra, ademais, o rebaixamento da qualidade de vida da populao da zona aucareira. Segundo o nutricionista Nlson Chaves, com o "(...) desenvolvimento da agroindstria da cana-de-acar e a instalao de usinas, a situao alimentar da zona aucareira foi se agravando. Toda a terra disponvel foi sendo reservada para a cana-de-acar. As rvores frutferas e as matas foram derrubadas e a pecuria foi sendo reduzida a um mnimo(...) O consumo de leite, verduras e ovos comeou a ser muito baixo. O mesmo aconteceu com o consumo de peixes, uma vez que a calda derramada pelas usinas prejudicou grandemente a riqueza dos rios(...)" Apud: CAMPOS, Zoia Vilar. Doce amargo. Produtores de acar no processo de mudana: Pernambuco (1874-1941). So Paulo, Tese de Doutorado, FFLCH/Universidade de So Paulo, 1996, pp. 140-141. [ Links ] 70 CAMPOS, Zoia Vilar. op. cit., p. 85.

71 Idem, p. 52.

72 Idem, p. 80.

73 CAVALCANTI, Coutinho." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. mar. 1959, p. 1157. [ Links ] 74 DRIA, Seixas." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. mai. 1959, p. 1810. [ Links ] 75 Apud: DRIA, Seixas." Discurso Parlamentar". In Dirio do Congresso Nacional. mai. 1959, p. 1812. [ Links ]

All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License

ANPUH

Av. Professor Lineu Prestes, 338 Cidade Universitria Caixa Postal 8105 05508-900 So Paulo SP Brazil Tel. / Fax: +55 11 3091-3047

You might also like