You are on page 1of 4

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cceres Curso: Engenharia Florestal Disciplina: Manejo de Florestas

Plantadas Profa. Michelle Bordini

Nome do(a) aluno(a): Marina Carvalho Guedes Data de entrega: 18/10/2013 (sexta-feira) AVALIAO

1) Quais diferentes mtodos existem para realizao da capina? Explique-os. R: Capina manual: indicada para pequenas reas, sendo a capina feita com enxada, na forma de coroa em torno da muda, ou limpeza das linhas de plantio ou ento de toda rea. Capina Mecanizada: quando mecanizada so efetuadas entre as linhas de plantio, sendo utilizada a enxada rotativa ou grade leve. Capina qumica: o uso de herbicidas para o controle de plantas invasoras, podendo ser manual ou mecanizada. 2) Explique qual a importncia de ser realizada a prtica da desrama em plantios florestais? R: Tm como objetivo libertar espao para permitir o pleno desenvolvimento das melhores rvores. Trata-se de uma operao indispensvel quando se pretende produzir madeira de qualidade. 3) Quais critrios so levados em considerao para escolha das rvores a serem desbastadas? Por que? R: Tamanho da rvore (dimetro limite de corte e classe de dominncia); Vitalidade e sanidade; Qualidade e forma do tronco e Distribuio espacial das rvores. 4) Explique qual a importncia da relao entre ICA e IMA. R: Incremento corrente anual ( ICA ): o crescimento ocorrido ou a diferena na produo do elemento dendromtrico considerado dentro do perodo de um ano. Incremento mdio anual (IMA ): a razo entre a produo do elemento dendromtrico considerado a partir do ano zero e a idade da populao florestal ou da rvore. Expressa o crescimento linear da varivel considerada. Por isto ao ser utilizado deve sempre ser mencionada a idade e o stio em que foi quantificado, j que um valor mutvel. A relao entre ICA E IMA, tem a importncia para o manejo j que define o momento de inferir na populao, atravs de desbastes ou do corte raso.

5) Segundo o que foi discutido durante o seminrio sobre "Legislao aplicada ao manejo florestal, com enfoque na certificao florestal", comente com suas palavras qual a importncia deste instrumento para a empresa florestal e para a sociedade. R: Para as empresas florestais, alm da credibilidade atribuda ao produto, o diferencial estabelecido pela certificao a beneficia porque promove sua insero em novos mercados. Dada importncia da preservao e do uso racional dos recursos naturais visando sustentabilidade do crescimento econmico, a certificao florestal um importante instrumento econmico que possibilita a conteno da degradao ambiental e dos problemas sociais, alm disso, pode proporcionar a maior eficincia na cadeia de produo de produtos florestais. 6) No Sistema de Corte Raso, com regenerao natural ou artificial, existem vantagens e desvantagens. Como futuro engenheiro florestal, voc recomendaria este sistema? Justifique sua resposta levando em considerao os aspectos econmicos e ecolgicos. R: eu como engenheira florestal recomendo sim o sistema de corte raso, pois uma vez que melhora as condies de reas degradadas transformando completamente a composio florstica, pela introduo de espcies exticas, aumenta a proporo de espcies valiosas nas floretas mista, ainda apresenta custos baixos para atividades como superviso, colheita, preparo de sitio e tratamentos intermedirios. 7) Escreva sobre o Sistema de Seleo ou Sistema de Corte Seletivo. R: Esse sistema se fundamenta no corte seletivo de rvores de espcies valiosas, acima de um limite mnimo de dimetro, abaixo do qual a regenerao avanada garante a prxima colheita (THANG, 1987). um sistema policclico, em que a rea percorrida periodicamente, e as rvores que atingiram o dimetro especificado so removidas. 8) O Sistema Uniforme de Floresta de Cobertura, durante o desenvolvimento e crescimento da regenerao, apresenta-se dividido em duas etapas, quais so elas? Explique. R: Fase de preparao ou conduo: a regenerao em sua fase inicial est sujeita em fase de limpeza. Fase de regenerao: inicia-se o com o favorecimento das espcies de interesse, atravs de cortes das espcies indesejveis 9) Quanto ao Sistema de Floresta de Cobertura (Shelterwood System), quais so as variaes deste sistema? Segundo o que foi apresentado pelo "Grupo 5" em sala de aula, qual destas variaes voc recomendaria para aplicao em nosso pas? Explique. R: compreendido pela associao do sistema de cortes sucessivos da regenerao e o sistema de seleo ou corte seletivo. So introduzidas as prticas de conduo da regenerao das espcies de interesse, sob um dossel composto pelas espcies de interesse econmico.

10) Diferencie os trs tipos de Sistemas de Talhadia. R: Sistema de talhadia Simples = Consiste em envolver a reproduo dos vegetais por meio de brotaes das cepas ou rebentos, usado na produo de madeira de fins energtico ou produo de madeira de pequeno e mdio porte determinada principalmente com base no tamanho do produto final Sistema de talhadia de seleo = uma variao do sistema de talhadia simples, que tem em vista uma floresta multirea e mista quanto a composio de espcies, apresenta similaridade ao sistema de Floresta alta. Geralmente usado e solos menos produtivos, em campos acidentados inspitos para agricultura, em rea onde a floresta nativa no apresenta grande dimenso. Sistema de talhadia composta = Consiste em regenerao das populaes plantadas, a partir de brotaes de cepas. So formadas sob o dossel superior composto da regenerao de semente e mudas. Possui dois distintos: Arvoredo ou bosque: formado por um estrato inferior com idade uniforme; Dossel superior: formado por estrato superior com idade desuniforme. 11) Em que consiste o Sistema Celos de Manejo? R: Consiste os O Sistemas Celos de explorao; e O Sistema Celos Silvicultural. O Sistema Celos de Explorao consiste no planejamento e organizao da atividade utilizando tcnicas de inventrios florestais que permitem a localizao das rvores a serem exploradas, caractersticas do terreno, reas de preservao permanente, rvores matrizes (porta-sementes), que so mapeadas de forma a proporcionar o planejamento e abertura de trilhas para a explorao, reduzindo os danos floresta remanescente. O Sistema Silvicultural Celos, implementado aps a explorao, consiste no uso de tratamentos silviculturais de refinamento visando aumentar o desenvolvimento das espcies comerciais remanescentes. Segundo Graaf, (1986) citado em Silva (1997), o sistema de manejo Celos objetiva estimular o crescimento das rvores comerciais residuais, de tamanho mdio a grande, em florestas que sofreram explorao seletiva, de modo que os prximos cortes possam ser realizados em ciclos de 20-25 anos.

12) Por que o espaamento um dos principais pontos dentro do planejamento de implantao de uma floresta? R: O espaamento tem como objetivo disponibilizar para cada individuo o espao suficiente para se ter o crescimento mximo com melhor qualidade e menor custo. A escolha do espaamento adequado depende do conhecimento dos fatores ambientais que afetam os processos fisiolgicos do crescimento e suas provveis conseqncias, associado avaliao econmica dos custos de implantao, manejo e colheita e s necessidades do mercado. Esta analise permite definir o espaamento de plantio que pode gerar o melhor lucro.

13) Cite os fatores determinantes do espaamento de plantio e comente a importncia de cada um deles. R: Qualidade do stio: A densidade do povoamento influenciada pelos fatores biticos e abiticos do meio, estes controlam a disponibilidade dos fatores produtivos como gua, luz e nutrientes. A velocidade de crescimento, dependente da qualidade do stio e tambm da espcie, ir influenciar na poca de inicio da competio. Espcie: O ritmo de crescimento das espcies normalmente associado ao grupo ecolgico ao qual pertencem, podem determinar o tempo necessrio para o inicio da competio ou fechamento do dossel. Objetivos de manejo e condies de mercado: A qualidade e tipo de material produzido so muito afetados pela densidade do povoamento. A densidade inicial varia com o stio e com o produto final. Mtodos de Colheita: A colheita mecanizada tem sido utilizada com um custo menor, por causa da evoluo dos equipamentos. Na definio do espaamento, deve-se observar a distribuio espacial ou formato do plantio, de modo a permitir a circulao dos equipamentos nas operaes de desbaste e colheita final.

Boa sorte!

You might also like