You are on page 1of 14

! !

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS CINCIAS JURDICAS E SOCIAIS - DIREITO

Ana Amlia Pires Bruna Viana Bruno Anzilago Celada Camila Wollmeister Diego Duarte Edegar Helena Marcanth Lopes Rafael Pias Roberto Amaral

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! AO RESCISRIA ! ! ! ! ! ! !

So Leopoldo

! ! ! ! ! ! ! !

! !

1.

2013
AO RESCISRIA

1. Conceito

!
Sabe-se que no Direito brasileiro, a coisa julgada tem enorme proteo,

inclusive com status Constitucional de clusula ptrea, estando presente no artigo 5, inciso XXXVI, da CF, ou seja trata-se de um direito fundamental. Portanto, somente em casos previstos em lei, taxativamente, existindo algum vcio grave em alguma deciso transitada em julgado, juntamente com as formas que foram utilizadas para se formar tal deciso, que poderemos, ento, ajuizar ao rescisria. A ao rescisria uma ao que tem como objeto desconstruir ou anular uma deciso transitada em julgado (sentena ou acrdo), por motivo da existncia de vcios sem seu bojo. Ainda, importante ressaltar que trata-se de uma ao e no um recurso.

! ! !

Visa declarao de nulidade da deciso, no tendo prazo prescricional.

Conforme ensina Jos Carlos Barbosa Moreira:

Chama-se rescisria ao por meio da qual se pede a desconsiderao de uma sentena transitada em julgado, com eventual rejulgamento, a seguir, da matria nela julgada.

! !

Conforme Coqueijo Costa: A ao rescisria tem por escopo fazer com que o interesse da justia prevalea sobre o interesse de segurana. A sentena, imutvel embora, mostra-se
!2

com vcios fundamentais, justifica-se que o ordenamento jurdico preveja um remdio especfico para repara - l; que a ao rescisria. A sentena deve ser justa, mas precisa ser certa. Da a coisa julgada cobrir os defeitos da sentena, passvel esta, entretanto, de pelas cortes rescisrias, assim que o autor demonstre, no prazo preclusivo para a sua propositura, um dos vcios que maculam.

! !

Pontes de Miranda destaca: A ao rescisria, julgamento de julgamento como tal, no se passa dentro do processo, em que se proferiu a deciso rescindenta. Nasce fora, em plano pr-processual, desenvolve em torno da deciso rescindenta, e somente ao constitu-la, que abre no extremo a relao jurdica processual examinada, e se tratando de deciso terminativa do feito, com julgamento ou no do mrito, ou desde algum momento dela.

! !

2. Fundamentos O seu principal objetivo corrigir sentena ou acrdo que ofenda a ordem jurdica, assegurando assim a certeza na prestao jurisdicional e justia. Ainda, tem como objetivo em certos casos, rescindir a sentena ou acordo proferindo um novo julgamento.

! !

Tal ao tem um rito especial, sendo autnoma, no se confundindo com um simples recurso, e destinada a desconstituir a coisa julgada material, nas hipteses em que a lei permite. Trata-se de uma das excees dispostas sobre o artigo 836 da CLT, no qual diz que: " vedado aos rgos da Justia do Trabalho conhecer de questes j decididas, excetuados os casos expressamente previstos neste Ttulo e a ao rescisria..."

!3

Como a referida ao comeou a ser utilizada de forma desenfreada, desencadeou na criao da Lei 11.495/07, passando a exigir o depsito prvio de 20% sobre o valor da causa como pressuposto processual para ingressar com a ao rescisria.

! ! !

3. Natureza Jurdica

A ao rescisria tem natureza declaratria e constitutiva. Declaratria porque vai declarar a existncia ou inexistncia de dada relao jurdica ou a autenticidade ou falsidade de determinado documento obtido, que foi objeto de exame na antiga deciso, poder ainda ser declaratria quando entender incabvel a ao rescisria.

!
J na natureza constitutiva quando acolher o pedido do autor, ser

constitutivo-negativa quando rejeitar a pretenso do autor. So assim, proclamadas as nulidades que podem ser sanadas, mediante o novo julgamento.

Vale referir, que do novo julgamento cabero todos os recursos previstos no processo do trabalho, onde em um primeiro momento, vai ser examinada a validade ou nulidade da sentena objeto da resciso, e depois apreciada a prpria sentena anulada ou rescindida, fazendo-se um novo julgamento, conforme explica o art. 488, I, do CPC.

A ao rescisria vem sendo amplamente utilizada no Processo do Trabalho, havendo vrios acrdos e Smulas do TST sobre a presente ao, embora a CLT tenha um nico dispositivo versando sobre a questo, o artigo 836, o qual determina a aplicao do Cdigo de Processo Civil para regulamentar a presente ao.

!
Dispe o artigo 836 da CLT:

!4

!
vedado aos rgos da Justia do Trabalho conhecer de questes j decididas, excetuados aos casos expressamente previstos neste Ttulo e a ao rescisria, que ser admitida na forma do disposto no Captulo IV do Ttulo IX da Lei n. 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Cdigo de Processo Civil, sujeita ao depsito prvio de 20% (vinte por cento) do valor da causa, salvo prova de miserabilidade jurdica do autor. Pargrafo nico A execuo da deciso proferida em ao rescisria far-se- nos prprios autos da alai que lhe deu origem, e ser instruda com o acrdo da rescisria e a respectiva certido de trnsito em julgado. No processo do Trabalho, portanto, a ao rescisria disciplinada pelos artigos 485 a 495 da CLT.

!
4.

! ! !

Cabimento no processo do trabalho

! !

Primordialmente, existia dvida sobre o cabimento da ao rescisria

no processo do trabalho, pois o STF tinha entendimento, por intermdio da Smula n 338 de que no cabe ao rescisria no mbito da Justia do Trabalho. O TST orientava-se no mesmo sentido, por meio do Prejulgado n 10, hoje no mais existente, apesar de a doutrina ser totalmente contrria a esse entendimento. Atualmente, a ao rescisria amplamente utilizada no processo do trabalho, pois apesar da CLT tem apenas um dispositivo tratando sobre a matria (destinado a aplicao do Cdigo de Processo Civil), existem muitos acrdos e smulas do TST que versam sobre a ao rescisria. Porm, o cabimento da ao rescisria no processo do trabalho no abrange todas as sentenas, sendo destinada somente as sentenas de mrito. Sentenas terminativas, decises interlocutrias e processos de jurisdio voluntria logicamente no podem ser atacveis por ao rescisria.
!5

Ainda, fazendo uma anlise do artigo 486 do CPC, temos que os atos judiciais simplesmente homologatrios (dependentes apenas das vontades das partes) tambm no podem ser objeto de ao rescisria, mas cabe observar que pode vir a ser objeto de ao anulatria. Entretanto, a jurisprudncia tem se posicionado no sentido de que o termo de homologao da conciliao pode ser atacvel por ao rescisria, sendo ou no transao, vez que no h como identificar se a deciso que homologou o acordo foi investigada de mrito ou se simplesmente foi homologatria sem investigao.

! ! !
Por no haver previso especfica na CLT sobre os procedimentos da

5. Requisitos

ao rescisria, foi utilizado o CPC (art. 769 da CLT). O CPC prev a rescisria no art. 485, porm temos que observar alguns requisitos importantes:

a. No se admite a ao rescisria de mero despacho;

b. No sendo de mrito a sentena, no se admite a rescisria, como ocorre com a deciso que extingue o processo sem julgamento de mrito. Nesse caso h trnsito em julgado, mas no h coisa julgada, justamente porque no se adentrou no mrito do pedido. Extinguindo-se o processo sem julgamento de mrito h a possibilidade de se propor novamente a ao;

! ! !
recursos para se impugnar a deciso.

c. Inexistindo trnsito em julgado no cabe rescisria, pois haver ainda

Na ao rescisria, ocorre um julgamento de outro que anteriormente j fora feito, vai ser examinada a deciso transitada em julgado, a prestao
!6

jurisdicional j satisfeita. Basicamente a rescisria ir atacar a coisa julgada formal, em razo da precluso quanto aos prazos para recorrer, no se cogitando aqui do acerto ou desacerto preferido, apenas ser julgada a prpria prestao jurisdicional, fazendo-se novo julgamento da antiga deciso.

incabvel a ao rescisria por violao alnea a do art. 896 da CLT contra deciso que no conhece de recurso de revista, com base em divergncia jurisprudencial, pois no se cuida de sentena de mrito (S. 413 do TST).

! ! !
Compete ao Pleno dos Tribunais Regionais, quando no divididos em

6. Competncia

turmas, o julgamento das aes rescisrias das decises das Varas do Trabalho, dos juzes de direito investidos na jurisdio trabalhista, das turmas e de seus prprios acrdos. Tambm temos tribunais regionais com sees especializadas ou grupos de turma, cabendo a estes julgar a ao rescisria.

! ! !

Caso a deciso que transitou em julgado seja do juiz da vara do Trabalho, a competncia do TRT, se a deciso de mrito do TRT, a competncia para ao rescisria tambm do mesmo rgo.

7. Legitimidade

Tem legitimidade para propor a ao aquele que foi parte no processo ou seu sucessor a ttulo universal ou singular. O terceiro juridicamente interessado tambm poder propor a ao rescisria, porm haver a necessidade de que essa pessoa tenha interesse jurdico e no meramente econmico.

!7

Quem tambm pode propor a ao o Ministrio Pblico, se no tiver sido ouvido no processo, em que era obrigatria sua intervenincia, ou quando a sentena decorreu de coluso entre as partes com o intuito de fraudar a lei, porm tais hipteses so meramente exemplificativas, fulcro smula 407 do TST.

Pode tambm propor a ao o sindicato, substituto processual e autor da ao trabalhista, em cujo autor fora proferida a deciso rescindenda, possui assim legitimidade para figurar como ru na ao rescisria, sendo descabida a exigncia de citao de todos os empregados substitudos, porque inexistente litisconsrcio passivo necessrio (S. 406, II, do TST).

! !

8. Hipteses cabveis da ao rescisria

! ! ! ! !

Os casos cabveis da ao rescisria, conforme o art. 485 do CPC so os seguintes: a. Verificar que a sentena foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz.

Prevaricao: seria quando o juiz retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou praticar contra disposio expressa de lei, para satisfazer o interesse ou sentimento pessoal; Concusso: trata-se de exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, mesmo que fora da funo, ou antes, de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida; Corrupo: A corrupo passiva, importa em solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes, de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. J a corrupo ativa quando o agente oferece ou promete
!8

vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio, conforme previsto no artigo 33 do Cdigo Penal.

b. Proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente. Seria o caso de o juiz do trabalho proferir sentena sobre direito de servidores pblicos estatutrios ou de representante para dirimir a controvrsia das referidas pessoa. Se fosse hiptese de mera suspeio no seria cabvel a referida ao.

!
Em se tratando de incompetncia em razo de lugar, no ser possvel o ajuizamento da rescisria, pois a lei se refere incompetncia absoluta do juiz e no a incompetncia relativa, sendo possvel, ento, somente nas modalidades de incompetncia absoluta: material, funcional e pessoal. Ainda,

c. Resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de coluso entre as partes, a fim de fraudar a lei. A coluso pode ser entendida como um acordo secreto entre as partes litigantes, que pratica atos simulados, com o objetivo de fraudar a lei ou conseguir fim proibido por lei, inclusive prejudicando terceiros. J o dolo rescisrio pode ser identificado por prticas enganosas em geral, que subtraem a capacidade de defesa e da prpria obteno do juiz para com a verdade.

d. Ofender a coisa julgada. A sentena no poder decidir matria j decidida, na qual haja precluso de todos os recursos possveis. Para parte da doutrina, a sentena proferida em violao coisa julgada nem sequer chega a se formar, no necessitando de declarao de nulidade. No obstante, enquanto no rescindida a segunda sentena transitada em julgado, ela produzir efeito, por isso se faz necessrio a ao rescisria para desconstitu-la.

!
!9

e. Violar literal disposio em lei. Como por exemplo: a) negar validade a uma lei vlida; b) dar validade a uma lei que no vale; c) negar vigncia a uma lei que ainda vige; d) admitir a vigncia de uma lei, que ainda no vige ou j no vige; e) negar aplicao a uma lei; f) aplicar uma lei que no regula matria; g) interpretar erroneamente a lei. A palavra lei, aqui deve ser interpretada amplamente, ou seja, abrangendo tanto as leis materiais como as processuais, bem como qualquer espcie normativa. Em caso de ser a interpretao controvertida nos tribunais, a smula 83 do TST j nos indica no ser cabvel tal ao. Por fim, quando a ao rescisria for embasada em violao literal da lei, segundo a smula 410 do TST, ela no admitir o reexame de fatos e provas do processo que originou a deciso rescindenda. Estiver fundada em prova cuja falsidade for apurada em processo criminal ou na prpria ao rescisria. A ao rescisria pode ser proposta quando a sentena ou o acrdo se baseou em provas falsas. A falsidade da prova tem que ter nexo causal com a deciso proferida, ou seja, a deciso deve estar fundamentada na prova falsa. A falsidade deve ser provada na prpria ao rescisria ou ter sido apurada em processo criminal.

!
f.

g. For obtido pelo autor documento novo depois da sentena, cuja existncia era ignorada, ou de que no pde fazer uso, capaz, por si s, de lhe assegurar pronunciamento favorvel. O documento a que se refere o presente inciso no documento cronologicamente novo, mas o documento que j existia poca da ao, mas a parte dela no pde fazer uso ou cuja existncia ignorada. O documento por si s, deve assegurar parte o pronunciamento favorvel.

h. Houver fundamento para invalidar confisso, desistncia ou transao, em que se baseou a sentena. A ao rescisria cabvel se houver motivo para invalidar transao, desistncia ou confisso em que se baseou a sentena. H fundamento para invalidar tais atos, na hiptese dos vcios do consentimento com erro, dolo ou coao. Quando hiptese de
!10

desistncia ela deve ser interpretada como renncia, pois a desistncia hiptese de extino do processo sem resoluo de mrito, conforme previsto no artigo 267 do Cdigo de Processo Civil, no justificando sua desconstituio por ao rescisria, sendo certo que a renncia sim extingue o processo com resoluo de mrito, conforme previsto no artigo 269 do Cdigo de Processo Civil. Fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa. Conforme disposto no artigo 487 do Cdigo de Processo Civil, tem legitimidade para propor a ao: I - quem foi parte no processo ou seu sucessor a ttulo universal ou singular; II o terceiro juridicamente interessado; III o Ministrio Pblico: a) se no foi ouvido no processo em que lhe era obrigatria a interveno; b) quando a sentena o efeito de coluso das partes, a fim de fraudar a lei

!
i.

! ! !
A petio inicial dever atender os requisitos do art. 282 do CPC,

9. Processamento e Procedimento

contendo a autoridade a que ela dirigida, qualificao das partes, causa de pedir, pedido e valor da causa, alm disso o autor estar sujeito ao depsito prvio de 20% do valor da causa, salvo prova de miserabilidade jurdica, sendo um pressuposto de validade e desenvolvimento da ao. O depsito de 20% visa evitar eventuais aes rescisrias protelatrias, e poder ser revertido parte contrria como indenizao por perdas e danos (multa) se por unanimidade de votos for declarada inadmissvel ou improcedente, conforme inciso II, do artigo 488, do CPC.

! ! !

!11

Na petio inicial, o autor deve postular a resciso da coisa julgada, mas pode cumular com o pedido de nova deciso. A certido do trnsito em julgado, devidamente autenticada documento essencial para a ao rescisria. Informa a Smula 299 do TST que indispensvel ao processamento da ao rescisria a prova de trnsito em julgado da deciso rescindenda. Verificando o relator que a parte interessada no juntou inicial o documento comprobatrio, abrir prazo de 10 dias para que o faa, sob pena de indeferimento.

Na petio inicial, ser possvel cumular, ao pedido de resciso, o de novo julgamento da causa. admissvel o ajuizamento de uma nica ao rescisria contento mais de um pedido, em ordem sucessiva, de resciso da sentena e do acrdo. Sendo invivel a tutela jurisdicional de um deles, o julgador est obrigado a apreciar os demais, sob pena de negativa de prestao jurisdicional.

! !

No ser necessrio indicar os dispositivos legais em que se funda a ao rescisria, a no ser que a sua interposio seja justamente por hiptese de violao literal da lei, conforme smula 408 do TST. O ajuizamento da ao rescisria no impede o cumprimento da sentena ou acrdo rescindendo, ressalvada a concesso, casos imprescindveis e sob os pressupostos previstos em lei, de medida de natureza cautelar ou antecipatria de tutela.

Quanto ao julgamento das aes rescisrias, os Tribunais Regionais do Trabalho julgam tais aes tanto de primeiro grau como os seus prprios acrdos, j o TST julga as aes rescisrias propostas em fase se seus acrdos.

!
10. Prazo
!12

! !

!
A ao rescisria deve ser proposta no prazo de dois anos, contados do trnsito em julgado da deciso. O prazo de decadncia e no de prescrio. O prazo de dois anos deve ser contato do dia subsequente ao trnsito em julgado da ltima deciso proferida na causa, seja de mrito ou no.

Havendo recurso parcial no processo principal, o trnsito em julgado d-se e momentos e em tribunais diferentes, contando-se o prazo decadencial para a ao rescisria do trnsito em julgado de cada deciso, salvo se o recurso tratar de preliminar ou prejudicial que possa tornar insubsistente a deciso recorrida, hiptese em que flui a decadncia, a partir do trnsito em julgado da deciso que julgar o recurso parcial.

! !

O termo conciliatrio homologado judicialmente transita em julgado na data da sua homologao judicial. Prorroga-se para o primeiro dia til imediatamente subsequente o prazo decadencial para ajuizamento da ao rescisria quando expira em frias forenses, feriados, finais de semana u em dia em que no houver expediente forense.

! !

11.

Da revelia na Ao Rescisria Perante a enorme fora atribuda coisa julgada e da presuno da

legitimidade da deciso judicial, no teria cabimento a aplicao dos efeitos da revelia em sede da ao rescisria. O TST pacificou a questo por meio da Smula n. 398, conforme segue:

Na ao rescisria, o que se ataca na ao a sentena, ato oficial do Estado, acobertando pelo manto da coisa julgada. Assim sendo e considerando
!13

que a coisa julgada envolve questo de ordem publica, a revelia no produz confisso na ao rescisria.

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !
BIBLIOGRAFIA

! !

MARTINS, Srgio Pinto. Direito Processual do Trabalho. So Paulo: Atlas, 2010.

! !

SCHIAVI, Mauro.Manual de Direito Processual do Trabalho. So Paulo: LTR, 2009, COQUEIJO, Carlos Costa. Ao Rescisria. So Paulo: LTR, 2002,
BARBOSA, Jos Carlos Moreira. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2005,

!14

You might also like