You are on page 1of 13

5

CISALHAMENTO SIMPLES

Conforme visto anteriormente, sabe-se que um carregamento transversal aplicado em uma viga resulta em tenses normais e de cisalhamento em qualquer seo transversal dessa viga. As tenses normais tem como resultante o momento fletor e as tenses de cisalhamento o esforo cortante. O critrio dominante no projeto de uma viga quanto sua resistncia o mximo valor da tenso normal, ou seja, do momento fletor. No entanto, as tenses de cisalhamento podem ser importantes, particularmente em barras de paredes finas e vigas curtas e grossas.

Figura 5.1: Tenses na seo transversal da viga e suas resultantes.

Seis equaes podem ser escritas para expressar igualdade das tenses e seus respectivos esforos resultantes. Trs envolvem somente a tenso normal x e j foram discutidas na flexo simples. Dentre as outras trs, que envolvem as tenses de cisalhamento, uma delas expressa que a soma dos momentos das foras de cisalhamento em relao ao eixo x zero, e pode ser desconsiderada pela simetria da viga em relao ao plano xy. As outras duas so as seguintes:

Equao 5.1

Equao 5.2

A primeira equao mostra que devem existir tenses de cisalhamento verticais em uma seo transversal de uma viga sob carregamento transversal. A segunda indica que a tenso de cisalhamento horizontal mdia em qualquer seo zero (mas isso no significa que xz seja zero em todos os pontos).

Figura 5.2: Elemento infinitesimal da viga extrado no plano vertical de simetria.

Avaliando um elemento infinitesimal da viga, em um ponto no plano vertical de simetria, onde xz zero, conforme ilustra a Figura 5.2, observa-se que as tenses x e xy so aplicadas em cada uma das duas faces perpendiculares ao eixo x. No entanto, de acordo com o Teorema de Cauchy, visto anteriormente, sabe-se que as 5-55

tenses tangenciais sobre dois planos ortogonais so recprocas, ou seja, tambm existem tenses de cisalhamento nas faces horizontais do mesmo elemento. Portanto, tambm existem tenses de cisalhamento longitudinais em qualquer elemento submetido a um carregamento transversal. Isso pode ser melhor explicado considerando-se a viga apresentada na Figura 5.3a.

(a)

(b)

(c)

Figura 5.3: Viga em balano constituda de pranchas separadas (a), viga prancha submetida a um carregamento transversal (b) e viga prancha submetida flexo pura (c).

Quando um carregamento transversal P aplicado na extremidade da viga, observa-se que as pranchas deslizam umas em relao s outras, conforme ilustra a Figura 5.3b. No entanto, se um momento aplicado extremidade da viga, conforme Figura 5.3c, as vrias pranchas se flexionaro em arcos de crculos concntricos e no deslizaro umas em relao s outras, verificando-se assim o fato de que no existe cisalhamento quando uma viga est submetida flexo pura. Embora o deslizamento no ocorra em vigas de material homogneo e coesivo como o ao, a tendncia de deslizamento existe, mostrando que ocorrem tenses em planos longitudinais, bem como em planos transversais. Por exemplo, no caso de vigas de madeira, as quais possuem resistncia ao cisalhamento menor entre as fibras, a falha ocorrer ao longo do plano horizontal.

5.1

FORA CORTANTE NA FACE HORIZONTAL DE UM ELEMENTO DE VIGA

Considere uma viga prismtica AB com um plano vertical de simetria que suporta vrias foras concentradas e distribudas, conforme ilustra a Figura 5.4.

Figura 5.4: Viga com seo transversal prismtica (trapezoidal) submetida a diversas cargas.

A uma distncia x da extremidade A, foi extrado um elemento CDEF de comprimento x que se estende por sua largura desde a sua superfcie superior at um plano horizontal localizado a uma distncia y 1 da linha neutra. As resultantes atuantes nesse elemento consistem em foras cortante vertical VC e VD, uma fora constante horizontal H aplicada na face inferior do elemento, foras elementares horizontais normais C dA e D dA e uma fora w x, conforme ilustra a Figura 5.5. O equilbrio das foras na direo x :

Equao 5.3

5-56

Na qual a integral se estende sobre a rea Ae sombreada da seo localizada acima da linha y=y1.

Figura 5.5: Esforos e resultantes no elemento de viga.

Resolvendo a equao para H e usando a equao das tenses de flexo, Equao 4.15 para expressar as tenses normais em termos dos momentos fletores em C e D, chega-se a:

Equao 5.4

A integral representa o momento esttico em relao linha neutra da parte sombreada de rea Ae da seo transversal da viga que est localizada acima da linha y=y1 e vale , sendo a posio do centroide da rea Ae. Utilizando a relao entre momento fletor e esforo cortante (derivada do momento o cortante), pode-se reescrever o incremento no momento entre C e D como:

Equao 5.5

Substituindo na Equao 5.4, chega-se a expresso para o esforo cortante horizontal.

Equao 5.6

Lembrando que I o momento de inrcia de toda a seo transversal. Nota-se que o valor do momento esttico , mximo para y1 = 0, pois os elementos da seo transversal localizados acima da linha neutra contribuem positivamente para o momento esttico, enquanto que os elementos abaixo da linha neutra contribuem negativamente, em outras palavras, tem o sinal definido pelo sentido do eixo y. A fora cortante horizontal por unidade de comprimento, representada pela letra f, obtida dividindo-se ambos os lados da Equao 5.6 por x:

Equao 5.7

Lembrando que f sempre calculado em uma posio da seo transversal localizada a uma distncia y1 da linha neutra. A rea acima dessa posio (ou abaixo dependendo de y 1) a rea Ae e a posio do seu centroide . Essa fora horizontal por unidade de comprimento conhecida como fluxo de cisalhamento.

5.2

DETERMINAO DAS TENSES DE CISALHAMENTO EM UMA VIGA


5-57

Considerando a mesma viga da seo anterior com plano vertical de simetria, submetida a vrias foras concentradas ou distribudas, um elemento de comprimento x possui em sua face inferior, localizada a uma distncia y1 da linha neutra, uma fora cortante horizontal H. A tenso de cisalhamento mdia med nessa face do elemento obtida dividindo-se H pela rea A da correspondente face, Figura 5.6. Observando que A = t x, sendo t a largura do elemento na face em y1, pode-se escrever:

Equao 5.8

(a)
Figura 5.6: Corte em y1 (a) e distribuies das tenses ao longo da borda D1D2 (b).

(b)

Observa-se que, como as tenses de cisalhamento xy e yx ocorrem em um plano vertical e horizontal, respectivamente, as mesmas so iguais e a Equao 5.8 tambm representar o valor mdio de xy ao longo da linha D1D2. Ainda, nas faces superior e inferior da viga, a tenso de cisalhamento xy igual zero, pois no h forcas exercidas nessas faces. A tenso de cisalhamento maior nos pontos D1 e D2 que no ponto D.

5.3

TENSES DE CISALHAMENTO EM VIGAS RETANGULARES

Em casos especiais, a teoria da elasticidade mostra que, para uma viga de seo retangular de largura b e altura h, e desde que b h/4, o valor da tenso de cisalhamento nos extremos da superfcie neutra na seo transversal, no excede em mais de 0,8 % o valor mdio da tenso calculada ao longo da linha neutra.

Figura 5.7: Viga retangular com a variao da tenso de cisalhamento na seo transversal.

5-58

Em aplicaes prticas, pode-se utilizar a tenso de cisalhamento mdia para se determinar a tenso de cisalhamento em qualquer ponto da seo transversal de vigas retangulares estreitas. Observando que a distncia da linha neutra at o centroide C de A pode-se escrever:

Equao 5.9

Utilizando o momento de inrcia de uma seo transversal retangular calculado no eixo z, varivel t da Equao 5.8 igual a b na viga retangular, chega-se a:

, e que a

Equao 5.10

Notando, da Figura 5.7, que a rea da seo transversal pode ser escrita como A = 2cb e que c = h/2, a Equao 5.10 reescrita como:

Equao 5.11

A equao acima mostra que a distribuio de tenses de cisalhamento em uma seo transversal de uma barra retangular parablica, Figura 5.7. O valor mximo da tenso de cisalhamento pode ser obtido fazendo-se y = 0 na Equao 5.11.

Equao 5.12

A relao obtida mostra que o valor mximo da tenso de cisalhamento em uma viga de seo transversal retangular 50 % maior que o valor V/A que seria obtido considerando-se uma distribuio de tenso uniforme por toda a seo transversal.

5.4

TENSES DE CISALHAMENTO EM SEES DE PAREDES FINAS

Sees com paredes finas normalmente so encontradas em vigas metlicas, como perfis I, tubos e cantoneiras. Esses perfis possuem partes dispostas em diversas direes. Na seo anterior foi derivada a equao para o clculo da resultante da tenso xy, vertical na seo transversal. Nessa, ser derivada a equao para a outra componente de tenso da seo transversal, xz. Considerando, por exemplo, um segmento de comprimento x de uma viga perfil I de mesas largas, Figura 5.8, e seja V a fora cortante vertical na seo transversal mostrada. A fora cortante longitudinal H que atua no elemento destacado, e representativa da componente da tenso de cisalhamento zx, pode ser obtida pela equao:

Equao 5.13

5-59

Dividindo H pela rea A = tx do corte, obtm-se a tenso de cisalhamento mdia que atua na face do elemento:

Equao 5.14

A mesma equao obtida para a seo retangular. Note que essa tenso mdia representa uma aproximao da tenso zx que ocorre na espessura t da mesa.

Figura 5.8: Viga perfil I.

De acordo com o teorema de Cauchy, zx = xz conclui-se que a componente horizontal da tenso de cisalhamento, xz em qualquer ponto de uma seo transversal de um perfil com paredes finas pode ser obtida com a Equao 5.14, desde que as foras sejam aplicadas em um plano de simetria da seo transversal. Alm disso, a seo onde ser calculada a tenso de cisalhamento deve ser perpendicular superfcie da pea estrutural, e fornecer a tenso de cisalhamento da direo tangente a essa superfcie (a outra componente pode ser considerada igual a zero devido a pequena espessura t).

Figura 5.9: Variao das tenses de cisalhamento em perfis de paredes finas.

O fluxo de cisalhamento pode ser obtido pela equao:

Equao 5.15

Avaliando-se a seo transversal submetida a um esforo cortante V, em um ponto onde a espessura seja t, as 5-60

variveis Iz, t e V so constantes, sendo que a resultante de cisalhamento horizontal apenas funo do momento esttico

Dessas condies, observa-se que nos perfis I a tenso de cisalhamento xz varia nas mesas da extremidade para o centro, e a tenso de cisalhamento xy varia na alma. J no caso de sees tubulares retangulares, observa-se que a tenso de cisalhamento xz varia do eixo de simetria vertical y para as extremidades nas regies superior e inferior, e a tenso de cisalhamento xy varia em ambos os lados at a linha neutra, Figura 5.9. At ento, foram deduzidas equaes para sees transversais com dois planos de simetria e com a fora aplicada em um desses planos de simetria. Quando a seo transversal no possuir plano de simetria, ou possuir apenas um plano de simetria, e est sujeita a uma fora que no est contida no plano de simetria, caso exista, observase que a barra sofre flexo e toro ao mesmo tempo, exceto quando a fora aplicada em um ponto especfico chamado de centro de cisalhamento. Normalmente esse centro de cisalhamento no coincide com o centroide.

5.5

CENTRO DE CISALHAMENTO

5.5.1 SEO COM UM PLANO DE SIMETRIA


Seja a seo transversal com apenas um plano de simetria mostrada na Figura 5.10. A formulao derivada at ento, vlida para carregamentos aplicados no plano de simetria da seo transversal e, portanto, as tenses de cisalhamento da viga com seo e carregamento mostrados na Figura 5.10a podem ser calculadas com a Equao 5.15. No entanto, se a seo for rotacionada 90, Figura 5.10b, a equao j no pode mais ser aplicada para o clculo das tenses de cisalhamento, pois com o carregamento aplicado fora do plano de simetria e na direo do centroide da seo transversal, a viga sofrera flexo e toro ao mesmo tempo, conforme mostra a Figura 5.10c, e a distribuio dessas tenses ser muito diferente da distribuio definida pela Equao 5.15.

Figura 5.10: Seo transversal U com um plano de simetria com a carga P aplicada nesse plano (a), a carga P aplicada perpendicular a esse plano (b) e a viga flexo-torcida.

A questo que surge a seguinte: possvel aplicar a fora P de tal forma que a viga da Figura 5.10c, com a seo transversal mostrada na Figura 5.10b, sofra flexo sem toro? Caso isso seja possvel, a tenso de cisalhamento em qualquer ponto da seo transversal pode ser determinada pela Equao 5.15, e a distribuio das tenses ser determinada de acordo com o ilustrado na Figura 5.11.

Figura 5.11: Tenses de cisalhamento na seo transversal de uma viga com a carga aplicada perpendicular ao plano de simetria, porm sem sofrer toro (a) e o fluxo de cisalhamento (b).

5-61

A fora de cisalhamento que atua em um pequeno elemento de rea da seo transversal de rea dA = t ds dF = dA, ou dF = f ds, sendo f o fluxo de cisalhamento no ponto considerado. Portanto, a resultante das foras de cisalhamento que atuam nos elementos da mesa superior do perfil U da Figura 5.11 uma fora horizontal F de intensidade:

Equao 5.16

Como essa seo U possui simetria no plano da linha neutra, a resultante das foras de cisalhamento que atuam na mesa inferior uma fora F da mesma intensidade de F, porm com sentido oposto. Portanto, a resultante das tenses de cisalhamento na alma deve ser igual ao esforo cortante da seo V:

Equao 5.17

Note que F e F formam um binrio F.h, sendo h a distncia entre as linhas de centro das mesas. Esse momento pode ser eliminado movendo-se o esforo cortante V em uma direo perpendicular ao seu eixo de atuao, na direo de atuao do momento, no caso de momento anti-horrio, para a esquerda por uma distncia e, conforme ilustra a Figura 5.12.

Figura 5.12: Resultante das cortantes na seo transversal e eliminao do binrio com um deslocamento e de V.

E essa distncia e pode ser escrita com a relao entre esse binrio e o esforo cortante V:

Equao 5.18

Portanto, se a carga P aplicada viga perpendicularmente ao seu plano de simetria for aplicada a uma distncia e da linha de centro da alma, a viga sofrer apenas flexo em um plano vertical sem sofrer toro. O ponto O em que a linha de ao da carga P (e por consequncia do esforo cortante V), deslocada de e, intercepta o eixo de simetria chamado de centro de cisalhamento. No caso o carregamento P ser inclinado em relao direo vertical, a barra tambm estar livre de qualquer toro se a fora P for aplicada no centro de cisalhamento da seo, sendo decomposta em P z e Py para o clculo das tenses de cisalhamento.

5.5.2 SEO SEM NENHUM PLANO DE SIMETRIA


5-62

Considerando uma cantoneira submetida a uma fora vertical P. Se a barra estiver orientada de tal maneira que a fora P seja perpendicular a um dos eixos principais da seo transversal, de mesma direo do eixo z no caso da Figura 5.13, o momento M causado pela deflexo da barra estar direcionado ao longo desse eixo z, e a linha neutra coincidir com esse eixo. Sendo assim, a Equao 4.15 pode ser aplicada para o clculo das tenses normais na seo.

Figura 5.13: Cantoneira orientada com um dos eixos principais orientado na direo do eixo z.

O objetivo agora determinar onde a fora P dever ser aplicada para que se possa utilizar a Equao 5.15 no clculo das tenses de cisalhamento da seo, isto , aplicar a fora P de forma que a barra sofra flexo sem sofrer toro. Como anteriormente, suponha que as tenses de cisalhamento na seo sejam calculadas com a Equao 5.15. As foras de cisalhamento elementares aplicadas na seo podem ser expressas como dF = f ds, sendo f o fluxo de cisalhamento. A resultante das foras de cisalhamento que atuam na parte AO da seo transversal uma fora F1 direcionada ao longo de AO, e a resultante na outra aba, OB uma fora F 2 ao longo de OB, conforme ilustra a Figura 5.14.

Figura 5.14: Resultantes de cisalhamento na cantoneira e a cortante resultante na seo.

Como F1 e F2 passam pelo ponto O, no vrtice da cantoneira, conclui-se que o esforo cortante V, tambm dever passar pelo ponto O. Portanto, se a linha de ao da fora externa aplicada P passar pelo ponto O a barra no sofrer toro. Como qualquer fora P, indiferente da sua direo, aplicada ao ponto O, pode ser decomposta em componentes perpendiculares aos eixos principais, conclui-se que a barra no sofrer toro se a linha de ao de P, indiferente de sua direo e sentido, passar pelo ponto O, ou seja, o ponto O o centro de cisalhamento da cantoneira. Outro perfil encontrado frequentemente na prtica o perfil Z ilustrado na Figura 5.15. Embora a seo transversal de um perfil Z no possua qualquer eixo de simetria, ela possui um centro de simetria O. Isso significa que, para qualquer ponto da seo transversal em z e y positivos, existe um outro ponto em z e y negativos que podem ser unidos por uma reta que passar por O. O centro de simetria O alm de coincidir com o 5-63

centroide da seo transversal, tambm coincide com o centro de cisalhamento dessa seo transversal.

Figura 5.15: Perfil Z e seu centro de cisalhamento O.

5.6

DISTORES POR EFEITO CORTANTE

O efeito cortante na viga tambm provoca deformaes na seo transversal na forma de um empenamento, como mostrado na Figura 5.16, e a distribuio dessas deformaes de cisalhamento no so uniformes ao longo da seo.

Figura 5.16: Empenamento da seo transversal.

No entanto, pode-se adotar uma aproximao constante para a distoro em um elemento infinitesimal de comprimento da viga. Essa distoro constante pode ser escrita como:

Equao 5.19

Sendo c a distoro de cisalhamento por efeito cortante, dh deslocamento transversal relativo em um elemento infinitesimal de barra e dx um comprimento infinitesimal de viga. Com o objetivo de simplificar o clculo dos deslocamentos por cisalhamento, dh, muitos autores adotam um fator (kappa) para a correo da tenso mdia em funo da definio clssica de tenso de cisalhamento em barra. Sendo assim, a tenso mdia pode ser escrita como:

Equao 5.20

5-64

Na qual V o esforo cortante na seo transversal e A a sua rea. Portanto, de acordo com a definio de tenso mdia de cisalhamento para a flexo de vigas:

Equao 5.21

Sendo A a rea de seo transversal, Iz o momento de inrcia em relao ao eixo representativo da superfcie neutra na seo transversal, t a espessura da seo transversal onde se est avaliando a tenso de cisalhamento e o momento esttico. O valor de sempre obtido para a mxima tenso cisalhante da viga. Portanto, a distoro em um elemento infinitesimal de comprimento da viga reescrita como:

Equao 5.22

Que pode ser integrado no comprimento da viga para se calcular o deslocamento total por esforo cortante. Entretanto, para vigas com comprimento muito maior do que a altura da seo transversal, os deslocamentos provocados por efeitos cortantes so desprezadas na presena dos deslocamentos provocadas por efeitos de flexo.

5.7

ENERGIA DE DEFORMAO DE CISALHAMENTO

Uma expresso da energia de deformao semelhante da tenso normal tambm pode ser estabelecida para o material quando ele submetido tenso de cisalhamento. Considere o elemento de volume mostrado na Figura 5.17.

Figura 5.17: Deformao por cisalhamento de um elemento infinitesimal.

Nesse caso, a tenso de cisalhamento provoca a deformao do elemento de tal modo que somente a fora de cisalhamento dF = dxdy que age sobre a face superior do elemento, desloca-se dz em relao face inferior. As faces verticais s giram, portanto, as foras de cisalhamento nessas faces no realizam nenhum trabalho. Por consequncia, a energia de deformao armazenada no elemento :

Equao 5.23

ou

Equao 5.24

5-65

Onde dV = dxdydz o volume do elemento. Integrando sobre todo o volume do corpo para obter sua energia de deformao acumulada, chega-se a:

Equao 5.25

Como no caso da tenso normal, a energia de deformao por cisalhamento sempre positiva, uma vez que e esto sempre na mesma direo. Se o material homogneo e est no regime elstico linear, ento, aplicando a lei de hooke, , pode-se expressar a energia de deformao em termos da tenso de cisalhamento.

Equao 5.26

Supondo uma viga com um eixo de simetria em torno do eixo y, conforme ilustra a Figura 5.1. Se a resultante do cisalhamento interno na seo V, a tenso de cisalhamento que atua sobre o elemento de volume do material, com comprimento dx e rea dA, dada pela Equao 5.20. Substituindo essa equao na Equao 5.26, a energia de deformao por cisalhamento torna-se:

Equao 5.27

A integral entre colchetes calculada na rea de seo transversal da viga e, para simplificar o clculo definido o fator de forma .

Equao 5.28

Que substitudo na equao anterior leva a:

Equao 5.29

Esse fator de forma um numero adimensional nico para cada rea de seo transversal especfica. Por exemplo, se a viga tiver seo retangular (Figura 5.7) de largura b e altura h, ento, t = b, A = b.h, Iz = bh3/12, e:

Equao 5.30

Substituindo na Equao 5.28: 5-66

( ( ( )

))
Equao 5.31

O fator de forma para outras sees determinado de maneira similar. Uma vez obtido, esse valor substitudo na Equao 5.29 e a energia de deformao por cisalhamento transversal ento calculada.

5-67

You might also like