You are on page 1of 6

9

ESTADO PLANO DE TENSES E DEFORMAES

As tenses e deformaes em um ponto, no interior de um corpo no espao tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de trs componentes normais e trs componentes tangenciais, caracterizando um estado triplo de tenses e deformaes. No entanto, dependendo da geometria do corpo e do modo como carregado, possvel simplificar as componentes de tenso e deformao, reduzindo o seu nmero. Essas simplificaes so conhecidas como estado plano de tenses e estado plano de deformaes.

9.1

ESTADO PLANO DE TENSES

Se um corpo possui uma espessura pequena e est submetido apenas a foras aplicadas na direo perpendicular a essa espessura, as tenses, z, zx, zy, so nulas em ambas as faces e no seu interior. Portanto, o estado de tenses desse corpo pode ser descrito pelo estado de tenses no plano mdio a sua espessura quando submetido a um carregamento contido desse mesmo plano. Essa simplificao conhecida como estado plano de tenses.

(a)

(b)

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tenses (a), estado de tenses no interior do corpo (b).

O estado plano de tenses definido pelas componentes de tenso x, y, xy, e pelas componentes de deformao x, y, z, xy. Embora a tenso z, perpendicular ao plano mdio do corpo, seja nula, a deformao no . Essas componentes de deformao e tenso se relacionam atravs da lei de Hooke para o estado plano de tenses.

Equao 9.1

]{

Equao 9.2

9-104

9.1.1 TRANSFORMAO DO ESTADO PLANO DE TENSES


Seja um ponto Q no interior de um corpo que pode ser simplificado e analisado pelo estado plano de tenses, referenciado a um sistema de coordenadas cartesianas xyz com origem em Q, conforme ilustra a Figura 9.2a.

(a)
Figura 9.2: Estado plano de tenses do ponto Q no referencial xyz (a) e no referencial xyz (b).

(b)

Agora, considere que esse mesmo ponto Q esteja referenciado por um novo sistema de coordenadas cartesianas xyz, tambm com origem em Q, com os eixos z e z coincidentes , mas com uma rotao de entre os eixos x, x e y, y, conforme ilustra a Figura 9.2b. As componentes de tenses nesse novo referencial, x, y e xy, podem ser calculadas em funo das componentes decompostas em x, y e z das tenses x, y, xy, em funo do ngulo . A determinao das componentes da tenso normal x e da tenso de cisalhamento xy que atuam na face perpendicular ao eixo x, considera-se um elemento prismtico com faces respectivamente perpendiculares aos eixos x, y e x (Figura 9.3a). Observamos que, se a rea da face oblqua representada por A, as reas das faces vertical e horizontal so, respectivamente, iguais a A cos e A sen . Conclui-se que as foras resultantes que atuam nas trs faces so aquelas mostradas na Figura 9.3b, que devem estar em equilbrio.

(a)

(b)

Figura 9.3: Plano para decomposio das componentes de tenso x e xy (a) e componentes resultantes (b).

Fazendo o equilbrio das foras nas direes x e y e resolvendo -se para x e xy chega-se a: 9-105


Equao 9.3

Equao 9.4

Utilizando-se das seguintes relaes trigonomtricas: Equao 9.5

Equao 9.6

Pode-se reescrever as Equao 9.3e a Equao 9.4, na forma:

Equao 9.7

Equao 9.8

A expresso para a tenso normal y obtida substituindo-se na Equao 9.7 por +90, que ngulo que o eixo y forma com o eixo x. Como cos(2+180)=-cos2 e sen(2+180)=-sen2, chega-se a:

Equao 9.9

Somando-se as Equao 9.7 e Equao 9.9 membro a membro, chega-se a:

Equao 9.10

Ou seja, no caso do estado plano de tenses, a soma das tenses normais que atuam em um elemento do corpo independente da orientao desse elemento.

9.1.2 TENSES PRINCIPAIS E TENSO DE CISALHAMENTO MXIMA


As Equao 9.7 e Equao 9.8 obtidas na seo anterior so as equaes paramtricas de uma circunfer ncia. Isso significa que, se for escolhido um sistema de eixos cartesianos ortogonais e representar um ponto M de abscissa x e ordenada xy para um dado valor do par metro , todos os pontos assim obtidos pertencero a uma 9-106

circunferncia. Para estabelecer essa propriedade eliminar dessas equaes, primeiro passa-se (x + y)/2 para o primeiro membro da Equao 9.7 e elevando ao quadrado ambos os membros da equa o, depois elevando ao quadrado ambos os membros da Equao 9.8, somando membro a membro as duas equaes obtidas dessa forma e por fim, definindo:

Equao 9.11

Pode-se escrever a equao:

Equao 9.12

que a equao de uma circunferncia de raio R centrado no ponto C de abscissa med e ordenada 0 (Figura 9.4a).

(a)
Figura 9.4: Circunferncia do estado plano de tenses (a) e circunferncia definida para o ponto N (b).

(b)

Pode-se observar que, em virtude da simetria da circunfer ncia em relao ao eixo horizontal, o mesmo resultado teria sido obtido se, em vez de representar o ponto M, tivesse sido representado um ponto N de abscissa x e ordenada -xy (Figura 9.4b). Os dois pontos A e B em que a circunfer ncia da Figura 9.4a intercepta o eixo horizontal so de especial interesse. O ponto A corresponde ao valor mximo da tenso normal x, enquanto o ponto B corresponde a seu valor mnimo. Alm disso, ambos os pontos correspondem a um valor zero de xy. Assim, os valores de p do ngulo que correspondem aos pontos A e B podem ser obtidos fazendo-se xy=0 na Equao 9.8, ou seja:

Equao 9.13

Essa equao define dois valores de 2 p que esto defasados de 180 e, portanto, dois valores de p defasados de 9-107

90, sendo que qualquer um desses dois valores pode ser usado para definir a orientao do elemento correspondente, conforme mostra a Figura 9.5.

Figura 9.5: Elemento orientado nas direes principais.

Os planos que cont m as faces do elemento obtido dessa maneira so chamados de planos principais de tenso no ponto Q, e os valores definidos pelas tenses correspondentes max e min das tenses normais que atuam nesses planos so chamados de tenses principais em Q. Da Figura 9.5 est claro que nenhuma tenso de cisalhamento atua nos planos principais, ou seja, da Figura 9.4a pode-se escrever que: Equao 9.14 Substituindo med e R da Equao 9.11:

Equao 9.15

Observando-se novamente a Figura 9.4a nota-se que os pontos D e E localizados no di metro vertical da circunferncia correspondem ao maior valor numrico da tenso de cisalhamento xy. Como a abscissa dos pontos D e E med = (x + y)/2, os valores de s do parmetro correspondentes a esses pontos so obtidos fazendo-se x = (x + y)/2 na Equao 9.7. Conclui-se que a soma dos dois ltimos termos naquela equa o deve ser zero e, portanto, chega-se a:

Equao 9.16

Essa equao define dois valores 2s defasados em 180 e, portanto, dois valores s defasados em 90. Qualquer um desses valores pode ser utilizado para determinar a orientao do elemento correspondente tenso de cisalhamento mxima (Figura 9.6). Observando na Figura 9.4a que o valor mximo da tenso de cisalhamento igual ao raio R da circunferncia, e lembrando a segunda Equao 9.11, chega-se a:

9-108

Equao 9.17

O valor dado por essa equao conhecido como tenso de cisalhamento mxima para o estado plano de tenso.

Figura 9.6: Elemento orientado de acordo com a tenso de cisalhamento mxima.

Conforme observado anteriormente, a tenso normal correspondente a tenso mxima de cisalhamento :

Equao 9.18

Comparando as Equao 9.13 e Equao 9.16, nota-se que tg 2s o inverso negativo de tg 2p. Isso significa que os ngulos 2s e 2p esto defasados em 90 e, portanto, que os ngulos s e p esto defasados em 45. Conclu-se ento que os planos de tenso de cisalhamento mxima esto defasados em 45 dos planos principais. A circunferncia usada para deduzir algumas das frmulas bsicas relacionadas com a transforma o de tenses no estado plano de tenso foi introduzida inicialmente pelo engenheiro alemo Otto Mohr (1835 -1918) e conhecida como crculo de Mohr para o estado plano de tenso.

9-109

You might also like