You are on page 1of 33

A aviao de combate na Primeira Guerra Mundial.

Quando os avies eram de madeira e os pilotos eram de ao!


1- Gnese: A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro conflito militar em grande escala do sculo XX, poca em que se consolidou a enorme velocidade do avano tecnolgico que hoje caracteriza nossa civilizao. No de se admirar, portanto, que diversas inovaes tecnolgicas tenham sido empregadas naquele conflito, do uso intensivo da camuflagem e da metralhadora ao desenvolvimento dos gases txicos e do tanque de guerra. Muitas destas novas tecnologias foram empregadas pela primeira vez, e acabaram por afetar no somente a maneira como as batalhas eram travadas mas at mesmo a forma como conflito se desenrolou e o seu resultado final. E um dos campos da tecnologia que mais se desenvolveu durante esta guerra foi o da aviao. Tendo sido inventado cerca de uma dcada antes do comeo do conflito, que iniciou-se em agosto de 1914, no incio da primeira guerra o avio ainda estava em sua infncia, e tanto o conhecimento cientfico/tecnolgico quanto a experincia dos engenheiros ainda eram insuficientes para permitir a definio mais adequada das configuraes ideais e dos detalhes tcnicos dos projetos ento existentes. Por isso, os avies que os exrcitos j empregavam no incio do conflito eram uma coleo heterognea de mquinas das mais variadas formas e caractersticas, algumas um tanto bizarras pelos padres atuais. quela poca cada construtor adotava a filosofia de projeto que lhe parecia a mais adequada, de forma basicamente emprica. E embora j se utilizassem modelos em

escala para avaliar as caractersticas aerodinmicas dos perfis de asa um erro conceitual (que ser discutido em mais detalhes em outro ponto deste trabalho) levou ao uso generalizado de aeroflios com a face inferior cncava, o que no apenas prejudicava o desempenho dos avies como tambm impedia a instalao de longarinas mais fortes no interior das asas, obrigando o uso de complexas estruturas de suportes e cabos tensionados para que estas pudessem suportar as cargas aerodinmicas a que eram submetidas. Avies do incio da guerra:

Farman MF-7: Biplano trator, com a hlice na parte traseira da fuselagem e uma estrutura aberta.

Rumpler Taube (Pombo): avio com um complexo (e ineficiente) desenho de asa baseado na semente da rvore zanonia. A estrutura desta asa era to delicada que tornavase quase transparente contra o cu, e o avio foi apelidado de avio invisvel.

Royal Aircraft Factory B.E.8: Avio com caractersticas de biplano clssico e motor rotativo, mostrando o tipo de estrutura e concepo aerodinmica dos aparelhos de antes da guerra.

Com relao propulso, no incio da guerra os motores com cilindros em linha refrigerados gua, alm exigirem instalaes mais de complexas, possuam uma relao peso/potncia relativamente baixa. Isto levou ao uso disseminado nos avies menores, na poca chamados de Scouts, de um tipo de motor extraordinrio, o motor rotativo. Desenvolvido inicialmente na Frana e depois copiado em vrios pases os motores rotativos tinham cilindros radiais, mas possuam o virabrequim fixo, geralmente aparafusado fuselagem enquanto todo o resto do motor, com cilindros, bielas e pistes, que girava em torno do seu eixo longitudinal. A hlice normalmente era simplesmente aparafusada de forma rgida ao bloco do motor. O movimento rotativo auxiliava na refrigerao dos cilindros, permitindo assim que estes motores tivessem uma construo leve e mantivessem uma durabilidade que era considerada adequada na poca. Motores rotativos:

Clerget 9C (Francs)

Oberusel (Alemo)

Outra estranha caracterstica comum nestes primeiros avies era a ausncia de ailerons. O controle de rolamento longitudinal era obtido atravs da toro das prprias asas, atravs da mudana de tenso nos cabos de sustentao comandada pelo manche. O sistema era relativamente eficiente, mas muito sujeito guinada adversa e somente possvel com estruturas de asa bastante flexveis e conseqentemente muito frgeis. Apesar da maioria dos avies desta poca ser considerada obsoleta j no meio da guerra, alguns tiveram carreiras surpreendentemente longas, sendo construdos aos milhares e utilizados at bem depois do final do conflito, como foi o caso do Avro 504.

Avro 504: Biplano de dois lugares foi um dos maiores sucessos da histria da aviao.

Criado em 1913 e utilizado principalmente como avio de treinamento, embora houvesse verses de reconhecimento e at de caa noturno, seu projetista se consideraria feliz se conseguisse um pedido de seis aparelhos. Mas ao invs disso ele foi produzido durante bem mais de dez anos, em um total de mais de dez mil unidades e algumas delas ainda estavam voavam quando do incio da Segunda Guerra Mundial!

2- Combate: Nas primeiras semanas da guerra ainda no se pensava em combates areos, sendo os avies utilizados basicamente para o reconhecimento e o envio de mensagens. A esta altura do conflito ainda era comum que tripulaes inimigas se cumprimentassem mutuamente com acenos e sorrisos ao cruzarem umas com as outras no cu. Mas mesmo nestas misses menos belicosas os aparelhos rapidamente provaram seu valor. Na primeira batalha do Marne em setembro de 1914, aeronaves de reconhecimento britnicas conseguiram detectar uma brecha entre os exrcitos alemes que avanavam sobre Paris, e as foras inglesas aproveitaram para contra-atacar neste ponto. A batalha resultante conseguiu deter a ofensiva alem e forar seu recuo, o que terminou com as a esperanas germnicas de terminar a guerra rapidamente. Por esta poca os tripulantes de ambos os lados comearam a se hostilizar, mas como os avies ainda no carregavam armamento os pilotos e observadores passaram a levar consigo granadas, dinamite e at tijolos para atirar contra os avies inimigos. O primeiro combate areo com vtimas registrado ocorreu em 26 de agosto de 1914, quando o piloto russo Pyotr Nesterov, um dos primeiros pilotos acrobticos do mundo que um ano antes havia realizado a primeira manobra de looping da histria, arremessou seu Morane Saulnier tipo N contra um Aviatik B1 alemo de dois lugares. Provavelmente ele pretendia atingir o aparelho inimigo com seu trem de pouso, mas acabou chocando sua hlice contra ele e na queda subseqente de ambas as aeronaves os dois pilotos e mais o observador alemo acabaram morrendo.

O piloto russo Pyotr Nesterov, que chegou a ser preso aps realizar a primeira manobra de looping da histria, por colocar em risco patrimnio pblico (seu avio). Faleceu ao lanar seu aparelho contra outro do inimigo.

Morane Saulnier Tipo N: Monoplano francs que de projeto possua um grande spinner, mas este normalmente era retirado porque prejudicava a refrigerao do motor.

Aviatik B1: Avio de reconhecimento alemo do incio da guerra.

Em breve os tripulantes estavam levando pistolas e fuzis, na tentativa de abater aeronaves inimigas com mais eficincia. Percebeu-se, contudo, que era muito complicado coordenar a pontaria com os movimentos dos avies em vo, e que para aumentar a possibilidade de abater o inimigo seria necessrio incrementar o poder de fogo das aeronaves. Os engenheiros e projetistas comearam ento a desenvolver formas de instalar metralhadoras nos avies, o que os tornaria mquinas de combate bem mais eficientes. A total falta de experincia no assunto, entretanto, levou inicialmente a algumas solues que hoje seriam consideradas altamente exticas, geralmente com a instalao de metralhadoras mveis na parte dianteira dos avies, manejadas pelo prprio piloto ou pelo segundo tripulante.

Alguns dos primeiros avies armados:

Spad A1: Avio de desenho convencional biplano, que recebeu um pod articulado instalado frente da hlice de onde um artilheiro manipulava uma metralhadora.

Voisin III: Avio francs com hlice tratora, usado tanto como caa quanto como bombardeiro leve e avio de ataque. Levava uma metralhadora montada no nariz.

Aviatik B-II: Avio de reconhecimento alemo armado com uma metralhadora apontada para trs na cabine traseira, operada pelo artilheiro/observador. Para aparelhos deste tipo esta configurao tornou-se um padro durante a guerra.

A primeira vitria em combate ar-ar foi registrada nesta poca, quando em outubro de 1914 um Voisin III francs abateu um Aviatik B-II prximo cidade de Reims, no nordeste da Frana. Estas tentativas de desenvolver aparelhos armados e a experincia dos primeiros combates mostraram que a melhor soluo seria fixar o armamento rigidamente aeronave, e o piloto faria pontaria apontando todo o avio para o alvo inimigo. Como nos aparelhos de desenho convencional o grande arco da hlice obstrua o campo de tiro diretamente frente, foram feitas algumas tentativas com as metralhadoras apontando a 45 graus da linha de vo, mas o ajuste da mira neste sistema mostrou-se muito difcil. Contudo, em abril de 1915 o piloto francs Roland Garros decolou com seu monoplano Morane-Saulnier tipo L equipado com uma metralhadora instalada sobre o cap do motor e atirando diretamente frente. Para evitar que as balas destrussem sua prpria hlice haviam sido fixadas calhas de metal com 45 graus de inclinao na raiz de cada p, que defletiam qualquer bala que as atingisse. Assim equipado ele conseguiu abater um avio alemo, e obteve duas outras vitrias mais tarde no mesmo ms. Nesta ltima misso, entretanto, o motor de seu aparelho apresentou algum problema mecnico e ele teve que a fazer um pouso forado atrs das linhas inimigas, sendo capturado antes de poder destruir seu avio.

Ele ficaria como prisioneiro de guerra at fevereiro de 1918, quando conseguiu fugir e retornar para as linhas aliadas, engajando novamente como piloto at ser abatido e morto em outubro daquele mesmo ano sobre as Ardennes.

Roland Garros, e um Morane Saulnier tipo L.

O avio capturado foi mostrado a Anthony Fokker e o pessoal de engenharia de sua fbrica, o qual j estava trabalhando em um sistema de sincronizao que interrompia o disparo da metralhadora sempre que uma p passava em frente ao cano da arma. Em breve Fokker estava entregando seus primeiros aeroplanos Eindecker (monoplano), capazes de disparar para frente, s esquadrilhas alems. De incio os pilotos no apreciavam muito estes avies, pois eles possuam caractersticas de vo que os tornavam difceis de pilotar, mas logo homens como Oswald Boelcke e Max Immelmann aprenderam a manej-los e comearam a conseguir seguidas vitrias sobre as aeronaves aliadas. Embora o nmero de avies realmente abatidos no fosse to grande se comparado ao que se veria mais tarde na guerra, at porque os Fokker E-III Eindeckers eram distribudos apenas isoladamente ou em pares s esquadrilhas alems, este perodo ficou conhecido como o flagelo do Fokker, pois durante algum tempo a simples viso de um monoplano levava o pnico s tripulaes aliadas, fazendo-as abortar seguidamente suas misses.

Fokker E-III Eindecker: Primeiro avio de caa capaz de disparar para frente. Deu aos alemes a superioridade area sobre o campo de batalha no final de 1915.

Immelmann e Boelcke tornaramse os primeiros ases do combate areo. O primeiro inventou uma manobra que recebeu seu nome e que permitia ao piloto virar seu avio 180 graus rapidamente para colocar-se atrs do inimigo. O segundo tornou-se comandante do que seria a semente dos esquadres de caas alemes, e suas instrues sobre como efetuar um combate areo foram reunidas no Boelcke Dictat, conjunto de instrues que continuou vlido at depois da Segunda Guerra Mundial. Ambos morreram em combate durante o conflito, Immelmann com 17 vitrias e Boelcke aps conquistar a de nmero 40.

Oswald Boelcke

Max Immelmann

3- A guerra area evolui: A superioridade area alem refletiu-se nos combates em terra, principalmente com relao ao incremento na preciso da artilharia germnica, cuja correo de fogo era feita a partir de avies de observao que podiam voar livremente sobre as linhas aliadas, sem medo de oposio por parte de aeronaves inimigas. Isto tornou-se uma enorme fonte de preocupao para os comandantes aliados, que temiam que com a chegada da primavera de 1916 os alemes aproveitassem esta vantagem para efetuar um ataque em larga escala contra suas posies. Para enfrentar o flagelo do Fokker os aliados desenvolveram novos avies com a mesma capacidade de disparar para frente e melhores caractersticas de vo, bem como novas tticas e formas de organizao de suas esquadrilhas. Os avies passaram a voar em formaes que permitiam aos pilotos proteger-se mutuamente, bem como atacar com mais eficincia. Os primeiros modelos ingleses e franceses capazes de disparar para frente ainda no possuam sistemas de sincronizao das metralhadoras, mas apresentavam outras

solues que permitiam evitar atingir as prprias hlices. Os mais bem sucedidos foram o ingls Airco DH2 e o Francs Nieuport 11, que foram distribudos em quantidade para os exrcitos de seus pases e organizados em esquadres especializados em combate. Airco DH2: Biplano ingls com hlice tratora e uma metralhadora em frente cabine. Inicialmente esta arma era mvel, mas os pilotos logo aprenderam que era melhor fix-la e apontar o prprio avio para o alvo. Nieuport 11 (Beb): Embora de estrutura frgil, este pequeno e elegante sesquiplano (avio com a asa inferior bem mais estreita que a superior) foi o primeiro de uma verdadeira dinastia, que incluiu alguns dos melhores caas franceses da Primeira Guerra Mundial. Graas a estes avies e s novas formas de organizao e tticas os aliados puderam eliminar a superioridade area alem em meados de 1916, bem a tempo de equilibrar o duelo de artilharia com os alemes durante a ofensiva que resultou na batalha de Verdun, iniciada em 21 de fevereiro e que se estendeu quase at o final daquele ano. O primeiro verdadeiro grupo de caa da histria foi o 24 esquadro da RFC (Royal Flying Corps), que chegou Frana em fevereiro de 1916 equipado totalmente com monopostos DH2 e comandado por Lanoe Hawker, um piloto de estilo agressivo que j era um heri de guerra por feitos como o ataque bem sucedido a um Zeppelin estacionado, jogando sobre ele granadas de mo a partir de um avio biplace em abril de 1915. Ele tambm havia abatido 3 avies de observao inimigos em um nico combate em julho, pilotando um Bristol Scout com uma metralhadora Lewis fixada para atirar a 45 graus da direo de vo.

Major Lanoe Hawker: Sob sua agressiva diretiva ataquem tudo o que virem os pilotos do esquadro 24 do RFC alcanaram a marca conjunta de 70 vitrias ao longo de 1916. Ele, contudo, foi abatido aps um duelo com Manfred Von Richthofen, o lendrio Baro Vermelho, em novembro daquele ano. Nenhum dos dois pilotos conseguia superar o outro, mas ao ficar com pouco combustvel sobre territrio inimigo Hawker tentou se afastar e foi atingido na nuca por um disparo do baro, efetuado no limite do alcance.

Bristol Scout: Ingls, foi o primeiro avio utilizado como caa pelo major Lanoe hawker. A imagem mostra a instalao da metralhadora, fixada para atirar para fora do arco da hlice.

Percebendo que haviam perdido a superioridade area obtida em 1915, os alemes se apressaram em introduzir novos e mais potentes caas ao longo do ano de 1916, bem como a organizar suas prprias esquadrilhas de caa nos famosos Jastas, tentando assim reconquistar o predomnio nos cus. Comeando com o Halberstadt D-I, lanado em fevereiro, e depois com o Albatros D-I, que chegou linha de frente em setembro e deu origem a uma dinastia de grandes caas alemes, os novos aparelhos no princpio realmente superaram o desempenho dos primeiros avies de caa aliados. Como resposta, estes tambm desenvolveram caas melhores, agora equipados com mecanismos de sincronizao das metralhadoras. Os franceses introduziram avies como o Nieuport 17, uma excelente evoluo do Nieuport 11, em maio de 1916, e o potente e resistente Spad VII em setembro, enquanto os ingleses lanavam o Sopwith Pup no outono daquele mesmo ano. A partir desta poca nenhum dos dois lados da guerra conseguiria novamente uma superioridade tcnica absoluta sobre o outro at o final do conflito. Halberstadt D-II: Embora com aparncia frgil, este caa alemo mostrou ser bem mais resistente e manobrvel que o Fokker E-III e obteve bons resultados enfrentando os aparelhos aliados no incio de 1916.

Albatros D-I: Primeiro caa a levar duas metralhadoras sem sofrer perda excessiva de desempenho, foi continuamente aperfeioado durante o conflito, dando origem famlia de caas mais utilizada pelos alemes na Primeira Guerra Mundial.

Nieuport 17: Embora sua estreita asa inferior com uma nica longarina estrutural fosse relativamente frgil, suas excelentes caractersticas de vo e manobralidade fizeram dele o avio preferido da maioria dos ases aliados em sua poca.

Sopwith Pup: Adorado por seus pilotos, o Pup britnico possua um projeto clssico, simples e resistente, alm de ser altamente manobrvel, embora fosse relativamente fraco de motor.

Spad VII: Caa francs equipado com um possante motor em V refrigerado gua recm desenvolvido, embora no fosse to manobrvel quanto o Nieuport era mais rpido e podia mergulhar quase na vertical sem o risco de perder suas asas. Sua alta velocidade de pouso tornava a aterrissagem arriscada para pilotos novatos, mas em vo era uma excelente plataforma de tiro.

4- Grandes ases: Conforme os combates areos se tornavam mais acirrados ao longo de 1916 e incio de 1917, toda uma gerao de ases surgiu em ambos os lados do conflito, tornados famosos no apenas por sua coragem e eficincia em combate mas tambm pela mquina de propaganda de seus respectivos pases, que precisava de argumentos para manter o esforo de guerra apesar das dificuldades que eram impostas populao. Muitos destes jovens pilotos eram tratados como verdadeiros pop-stars pela imprensa da poca, sendo rotineiramente recebidos por governantes e pela nobreza nos intervalos entre seus deveres militares.

Mas isto no diminui o mrito daqueles rapazes, que eram de fato heris na verdadeira acepo da palavra. Numa poca em que avies e motores tinham um grau de confiabilidade to baixo que hoje em dia sequer lhes seria permitido voar, sem contar a total falta de blindagem contra as metralhadoras inimigas ou proteo contra incndios, alguns dos ases da Primeira Guerra Mundial mostraram habilidade e destemor realmente impressionantes, e obtiveram com seus feitos uma fama que foi realmente merecida como a de nenhum outro piloto em todas as guerras posteriores. Entre vrios outros tambm dignos de nota, alguns destes excepcionais pilotos so apresentados a seguir: Georges Guynemer: Um dos maiores heris da frana, no apenas por seu desempenho em combate mas tambm por seu cavalheirismo. Em um duelo com o s alemo Ernst Udet, interompeu a luta ao perceber que as metralhadoras de seu inimigo haviam deixado de funcionar. Alcanou a impressionante marca de 54 vitrias at setembro de 1917, quando foi abatido e morto quando tinha apenas 22 anos de idade.

Ren Fonch: Maior s francs da primeira guerra, tendo alcanado a marca de 72 vitrias confirmadas. Era, entretanto, arrogante e afeito autopromoo, e por isso nunca se tornou to querido do pblico quanto Guynemer. Ao contrrio deste, contudo, ele sobreviveria guerra.

Charles Nunguesser: Grande rival de Fonch, era um bon-vivant indisciplinado, mas tambm um combatente excepcional. Frequentemente voava mesmo estando proibido por seus superiores (conseguiu assim seu primeiro abate), e tambm quando estava ferido a ponto de precisar ser carregado do hospital at o seu avio. Atingiu a marca de 45 vitrias ao final da guerra e sobreviveu a ela para desaparecer em uma tentativa de cruzar o atlntico, alguns anos depois.

Reymond Collishaw: Canadense, foi um dos maiores ases da guerra. Em uma ocasio lutou sozinho contra seis avies inimigos, abatendo dois deles e colocando os demais em fuga, e em outra ocasio chegou a reivindicar seis vitrias em um nico dia. Caiu com seu avio algumas vezes, mas sempre sem sofrer ferimentos de monta. Durante a Primeira Guerra Mundial abateu 60 inimigos, e ainda obteve mais uma vitria aps o fim daquele conflito, lutando contra os bolcheviques na Rssia. Serviu ainda como comandante de um grupo areo na Segunda Guerra Mundial.

James McCudden: Provavelmente o maior s britnico da primeira guerra, alcanou 57 vitrias realmente confirmadas, mas o total pode ter chegado a 100. Iniciou sua carreira como mecnico, sendo depois aceito como observador e finalmente piloto, quando mostrou toda sua habilidade chegando ao posto de major. Desenvolveu tcnicas para interceptar avies de reconhecimento inimigos em grande altitude, e participou do famoso combate em que o s alemo Werner Voss perdeu a vida. Morreu em um acidente areo na Frana em julho de 1918.

Willian Bishop: Piloto canadense, teve um incio de carreira pouco promissor, mas depois tornou-se um dos maiores ases aliados. Alm das patrulhas normais de seu esquadro, costumava tambm fazer vos de patrulha solitria (conhecidos como lone wolf patrols), incursionando bem dentro do territrio inimigo. Algumas das 72 vitrias atribudas a ele so questionveis para dizer o mnimo, mas mesmo assim foi aclamado como o maior s do imprio britnico.

Francesco Baracca: Pilotando os avies de desenho francs com os quais ao italianos estavam equipado durante a Primeira Guerra Mundial, tornou-se o maior s italiano da guerra, tendo alcanado 34 vitrias em sua carreira. Morreu em junho de 1918, ao retornar de uma misso de ataque, provavelmente atingido por disparos vindo do solo.

Werner Voss: Piloto alemo extremamente habilidoso e com pontaria excepcional, a ponto de conseguir mirar nos motores dos avies inimigos, destruindo-os sem atingir os tripulantes. Assim ele evitava matar seus oponentes, mas conseguia a vitria mesmo assim. Foi abatido em setembro de 1917, quando efetuava uma patrulha solitria com seu Fokker Dr-I triplano e atacou sozinho um grupo de oito S.E 5 britnicos, pilotados por alguns dos melhores ases da Inglaterra. Foi derrubado e morto, mas todos os avies inimigos retornaram para casa com perfuraes produzidas por suas balas. Ele tinha apenas 22 anos e havia abatido 48 avies inimigos.

Ernst Udet: Segundo piloto em vitrias do lado alemo, alcanou um total de 62 inimigos abatidos. Escolhido pelo Baro Vermelho para integrar o Jasta 11, que veio a comandar depois, quando baro foi promovido a chefe de esquadro (Jagdgeshwader). Sobreviveu primeira guerra e veio a tornar-se uma autoridade importante na organizao da Luftwaffe antes e durante a segunda guerra.

Manfred Von Richthofen: Considerado o maior s da Primeira Guerra Mundial, com mais de oitenta inimigos abatidos, ficou mundialmente famoso como o Baro Vermelho por voar em um Fokker triplano todo pintado desta cor. Grande estrategista, comandou o famoso Jasta 11, no qual voavam vrios grandes ases e que ficou conhecido como o circo de Richthofen. Foi abatido e morto em abril de 1918, quando em combate contra pilotos britnicos, mas h controvrsias sobre se ele foi atingido por um piloto australiano ou por fogo vindo do solo.

5- Os combates areos se intensificam: No final de 1916 a ofensiva germnica em Verdun perdeu seu mpeto com a aproximao do inverno, e em seguida os comandantes alemes decidiram adotar uma postura defensiva no front ocidental para poder se concentrar em derrotar a Rssia no front oriental. Os aliados por outro lado iniciaram uma srie de ataques contra as trincheiras alemes, primeiro para aliviar a presso sobre Verdun, e depois para tentar aproveitar o deslocamento de grande parte das foras inimigas para o oriente. Enquanto os franceses atacavam na regio do rio Aisne, os ingleses atacavam na regio de Arras, e deslocaram para l uma grande quantidade de avies e pilotos. Contudo, alguns fatores vieram a prejudicar o desempenho do RFC (Royal Flying Corps) britnico naquela ofensiva. Primeiramente, a introduo de novos avies por parte dos alemes a partir do incio de 1917, principalmente os modelos Albatros D-II e posteriormente o D-III, devolveram aos alemes a vantagem tcnica no ar, embora no ao mesmo nvel do que ocorreu durante o flagelo do Fokker.

Albatros D-III: Uma evoluo dos modelos D-I e D-II usando asas em configurao de sesquiplano e motor mais potente, ele mostrou ser superior aos Nieuports-11 e DH2 que o enfrentavam no incio de 1917.

Pfalz D-III: Modelo que equipou principalmente os esquadres bvaros, no alcanou a fama dos caas Albatros, mas embora no fosse to veloz e manobrvel quanto eles podia mergulhar mais rpido e era mais resistente.

Avies como o Pup, o Nieuport-17 e o Spad-VII e podiam enfrentar os novos modelos alemes, mas tinham desvantagem no poder de fogo. Novos aparelhos que surgiam, como o Sopwith triplano e o SE-5 eram superiores a eles, mas existiam apenas em pequeno nmero no incio de 1917.

Sopwith Triplano: Com suas asas triplas possua uma manobralidade excepcional, que impressionou os alemes e os levou a tentar desenvolver aeronaves com a mesma configurao, das quais poucas obtiveram o mesmo sucesso.

Outro fator que prejudicava os britnicos era o fato de precisarem penetrar profundamente em territrio inimigo com seus avies de reconhecimento, para poder descobrir os pontos mais favorveis para a ofensiva. Os alemes por outro lado se contentavam apenas em barrar a passagem das aeronaves aliadas, sem entrar muito sobre territrio aliado. O resultado era que os pilotos ingleses que tinham seus aparelhos avariados por fogo inimigo ou que sofriam as muito freqentes falhas de motor acabavam sendo obrigados a pousar em territrio dominado pelos alemes, sendo mortos ou feitos prisioneiros. J os pilotos germnicos que faziam pousos forados eram ajudados por suas tropas a voltar para suas unidades. Com isso os britnicos perdiam muito mais pilotos experientes que os alemes, o que prejudicava o desempenho de seus esquadres. Em uma tentativa de repor os pilotos perdidos no mnimo espao de tempo possvel, os aliados comearam a enviar os novos cadetes para o front depois de cumpridas apenas

uma poucas horas de vo de treinamento. Isto acabou por prejudicar ainda mais a eficincia do Royal Flying Corps, e a soma de todos estes fatores levou a uma grande desproporo no nmero de vitrias germnicas contra os britnicos na primeira metade de 1917, culminando com o perodo que ficou conhecido como Abril Sangrento. Neste ms a relao vitrias/derrotas dos alemes sobre os ingleses chegou a quase 4/1, e o nvel de perdas mensais do RFC foi o dobro do observado durante a batalha do Somme em 1916. E neste perodo o tempo mdio de sobrevivncia de um novo piloto aps iniciar suas misses era de apenas onze dias! No entanto, a capacidade de produo de avies combinada dos aliados superava bastante a dos alemes, e apesar das terrveis condies para os pilotos novatos as tripulaes no perderam a coragem como acontecera durante o flagelo do Fokker. Assim, mesmo este nvel extremamente elevado de perdas no impediu que os aliados continuassem a enviar avies para cumprir suas misses, e desta forma os alemes no obtiveram a supremacia area, embora possussem uma ntida superioridade. Ao longo dos meses seguintes o aumento da vantagem numrica dos aliados no front ocidental, bem como a introduo de novos tipos de avies aliados com motores mais potentes e armamento mais poderoso, como o Spad XIII e o SE-5, permitiu um maior equilbrio na taxa de vitrias/derrotas, que durante o restante da guerra jamais retornou aos nveis assinalados em abril de 1917.

Spad XIII: Evoluo do Spad VII ligeiramente maior e com um motor bem mais potente, alm de duas metralhadoras, tornou-se o caa padro francs at o final da guerra, sendo empregado tambm pelos americanos perto do final do conflito.

SE-5: Avio ingls tambm com um motor em V bastante poderoso, era ao mesmo tempo fcil de pilotar, embora no fosse particularmente manobrvel. Atingia grande velocidade e no sofria perda de desempenho em grandes altitudes, como ocorria com a maioria dos avies aliados da poca.

Sopwith Camel: Ajudado pelo enorme efeito giroscpico de seu grande motor rotativo o Camel podia girar para a direita mais rpido que qualquer outro avio da guerra, com a possvel exceo do Fokker triplano. J curvas para a esquerda eram muito difceis de fazer. Isto o tornava um avio difcil de pilotar, mas uma vez dominado era um oponente mortfero mesmo para os mais avanados caas alemes.

Ao longo da segunda metade de 1917 e do ano de 1918 o aperfeioamento dos avies continuou acelerado. Embora ainda utilizados em alguns caas mais leves e geis como o Camel, os motores rotativos estavam chegando ao seu mximo desenvolvimento possvel, e novos e mais potentes motores em linha refrigerados gua comearam a suplant-los. Isto ocorreu porque para aumentar a potncia dos motores necessrio aumentar sua rotao, mas ao girar mais rpido os cilindros dos motores rotativos acabavam por gerar um excesso de arrasto aerodinmico, o que prejudicava seu desempenho. No caso dos motores rotativos, portanto, a nica forma de aumentar sua potncia era aumentar tambm o seu tamanho, o que aumentava no apenas o peso mas o efeito giroscpico, tornando os avies difceis de pilotar. Livres desta restrio, os motores com cilindros alinhados tiveram sua rotao aumentada cada vez mais, e em breve suplantaram os rotativos que estavam limitados a potncias de at 150, 170 Hp ou pouco mais. Os motores em linha ou em V por outro lado logo atingiram potncias superiores aos 300 Hp, e at mesmo maiores. No somente os caas monopostos foram favorecidos por estes desenvolvimentos, mas tambm os avies de observao tiveram seu desempenho continuamente melhorado. Conforme o conflito se estendia o desempenho dos avies melhorava tanto em velocidade quanto em altitude e manobralidade, tornando os combates areos cada vez mais acirrados

Bristol Fighter: Embora desenvolvido para ser apenas um avio tpico de reconhecimento, mostrou ser to gil e veloz que seus pilotos passaram a empreg-lo como se fosse um caa, engajando-se em dog-fights bem sucedidos contra os aparelhos de caa alemes.

A evoluo dos avies o aumento do seu nmero levou a um incremento na escala da guerra area, e a partir de 1917 algumas das maiores batalhas envolviam mais de cem aeronaves de cada lado, e se desenvolviam desde altitudes acima dos seis mil metros at praticamente o nvel do solo.

6- Mais leves que o ar: Durante a primeira guerra mundial os avies no foram os nicos veculos areos empregados pelos dois lados em conflito. Desde a segunda metade do sculo XIX vrios tipos de bales e dirigveis j estavam sendo desenvolvidos, e antes mesmo do incio da Primeira Guerra Mundial algumas aplicaes militares j haviam sido tentadas, desde to cedo quanto a guerra civil americana. Logo no incio da guerra os franceses comearam a operar bales cativos colocados logo atrs das linhas de trincheiras para fins de observao. Como tais bales eram ligados a terra por cabos eles podiam transportar um aparelho telefnico, permitindo assim a correo direta dos tiros de artilharia, coisa que avies s puderam fazer ao final da guerra, com o desenvolvimento dos rdios aero-transportveis que na poca tinham o tamanho de um homem.

Bales cativos de observao, alemo e aliado:

Logo alemes, italianos e ingleses estavam tambm utilizando este tipo de balo, e derrub-los ou proteg-los passou a ser uma das tarefas dos avies de caa, tendo sido desenvolvidas tticas especiais para isso j que eles geralmente eram bem protegidos por armamento antiareo, principalmente metralhadoras. Embora muito teis para a artilharia, os bales cativos no eram adequados para tarefas gerais de observao por no poderem se deslocar livremente. Alm disso, desde a publicao em 1908 do livro de H.G. Wells The War in the Air a idia de utilizar dirigveis para ataque contra objetivos em terra e no mar era vista como uma interessante possibilidade. De fato, nos primeiros anos da guerra os dirigveis possuam algumas vantagens evidentes sobre os avies, podendo voar mais alto e muito mais longe que estes, com muito mais carga, quase mesma velocidade e em condies de

tempo que impediam os avies de decolar. Assim, desde 1914 alemes, franceses e italianos operaram dirigveis em apoio s operaes militares, tanto de observao quanto de ataque.

Dirigvel italiano Forlanini em 1917:

Dirigvel francs Clement Bayard, vendido Russia:

Nas misses de reconhecimento naval os dirigveis foram particularmente bem sucedidos, e os famosos modelos fabricados pela fbrica Zepelim eram muito utilizados pela marinha alem. Eles executavam misses de esclarecimento impedindo que a marinha inglesa se aproximasse da costa alem sem ser percebida, encontravam e destruam campos minados e at mesmo interceptaram navios cargueiros, descendo tripulantes armados para render suas tripulaes. Talvez a incapacidade da marinha inglesa, mais poderosa, em obter o controle do mar apesar de uma certa falta de combatividade da marinha alem durante a guerra possa ser creditada atividade dos Zepelins desta ltima.

Zepelin LZ-17 da marinha alem: Ele e sua nave irm LZ-19 operaram vrias vezes em misses de reconhecimento e bombardeio contra Anturpia e Ostende. Estima-se que um total de 4500 toneladas de bombas chegou a ser lanado por estas aeronaves em diversos raids contra as duas fortalezas, at que o LZ-19 foi destrudo em seu hangar em Dsseldorf num ataque executado por um nico avio ingls, que lanou duas bombas de 20 Lb.

No incio da guerra o exrcito alemo tinha grandes esperanas com relao ao uso dos dirigveis para o bombardeiro areo. Os aparelhos empregados eram construdos no apenas pela Zepelim, mas tambm pelas empresas Schtte-Lanz e Parseval. Os primeiros eram do tipo rgido assim como os Zepelins, embora utilizassem principalmente madeira em sua estrutura ao invs do alumnio. J os ltimos eram em geral do tipo no rgido.

Dirigvel Schtte-Lanz SL-2: Introduziu diversas inovaes utilizadas na maioria dos dirigveis rgidos depois dele, como lemes cruciformes, gndolas separadas para os motores e metralhadoras contra avies.

Dirigvel Parseval PL-2: A empresa construiu alguns dos maiores no-rgidos da histria, chegando a vender um deles para a Inglaterra antes do incio da guerra, o qual foi usado com sucesso em misses de patrulha.

Apesar das grandes esperanas do comando alemo, contudo, em misses de bombardeio contra objetivos terrestres os dirigveis no tiveram o desempenho que se esperava deles, devido a uma srie de fatores. Sua pouca manobralidade e grande sensibilidade aos ventos reduzia a acurcia do bombardeio, tornando-o ineficaz mesmo com uma carga de bombas maior. Outro problema era a vulnerabilidade dos dirigveis ao fogo anti-areo quando atacando alvos militares, pois para garantir um mnimo de preciso eles eram obrigados a voar relativamente baixo, podendo ser atingidos por tiros de canho. Aps a perda de alguns aparelhos quando tentavam misses deste tipo ambos os lados do conflito perceberam que eles no eram eficientes como bombardeiros tticos, e eles no foram mais empregados nesta tarefa. Os alemes entretanto ainda acreditavam que os dirigveis poderiam cumprir misses de bombardeio estratgico, e decidiram aproveitar o grande alcance de suas unidades maiores para atacar as cidades do inimigo, principalmente na Inglaterra. Diversos raids foram realizados a partir de 1915, despejando diversas toneladas de bombas e matando centenas de pessoas durante a guerra. De incio a tarefa de derrub-los era bastante difcil, j que eles podiam voar mais alto que os primeiros avies e assim evitar a interceptao. Alm disso, mesmo que pudessem ser alcanados no era fcil abat-los, pois sua presso interna era pouco diferente da externa e simples perfuraes do invlucro de gs tinham pouco efeito na sua capacidade de flutuao. Contudo, de 1916 em diante novos modelos de avies mais potentes tornaram possvel alcan-los, e passou-se a utilizar munio incendiria para as metralhadoras bem como os foguetes de plvora Le Prieur. Os alemes construram modelos de dirigveis que podiam voar cada vez mais alto para escapar dos caas, e utilizaram tcnicas elaboradas como voar acima das nuvens e baixar uma gndola presa por um cabo atravs delas para permitir o posicionamento com relao ao alvo, mas a evoluo dos avies era mais

rpida e os ingleses conseguiram abater vrios dirigveis nestes ataques. Assim as misses de bombardeiro estratgico dos dirigveis tornaram-se cada vez mais arriscadas e menos eficientes, embora tenham continuado at o final da guerra.

Foguetes Le Prieur: Utilizados principalmente pelos franceses e ingleses, possuam uma cabea incendiria e eram disparados eletricamente. A imagem mostra oito deles instalados em um caa Nieuport 11 em 1916.

7- Bombardeiros: Desde bem antes do incio da Primeira Guerra Mundial j se faziam tentativas de utilizar avies para o lanamento de bombas sobre alvos inimigos, sendo as primeiras misses deste tipo efetuadas por pilotos italianos na guerra da Lbia em 1911. Assim, no era de se estranhar que durante o do conflito iniciado em 1914 aes de bombardeiro se tornassem comuns. No incio os avies utilizados neste tipo de misso eram relativamente pequenos e pouco possantes, sendo basicamente verses derivadas dos avies de reconhecimento de dois lugares. Misses como o bem sucedido ataque de trs Avro 504 contra uma base de dirigveis alemes em novembro de 1914, com pequenas bombas de 9 Kg, tornaram-se bastante comuns. Bombardeiros deste tipo foram continuamente aperfeioados ao longo do conflito, gerando modelos de grande eficincia, e continuaram sendo utilizados com sucesso at o final da guerra. De Havilland DH-4: Bombardeiro leve ingls desenhado especialmente para ataques diurnos. Foi lanado em 1917 e teve grande sucesso, graas sua alta velocidade que tornava muito difcil a interceptao pelos caas alemes. Podia Levar at 200 Kg de bombas.

Breguet 14: Considerado um dos melhores avies da guerra, era veloz e resistente por ter grande parte de sua estrutura construda de metal ao invs de madeira. Transportava at 300 kg de bombas.

O desenvolvimento de motores mais potentes e de melhores tcnicas de engenharia durante a guerra permitiu a construo de avies maiores, com mais de um motor e elevado peso de decolagem, de at vrias toneladas. Inicialmente pensou-se em utilizar estes avies para combate areo, equipando-os com vrios postos de metralhadoras e fazendo-os voar em formaes cerradas. Pensava-se que desta forma o volume de fogo das metralhadoras de defesa poderia manter afastados os avies inimigos. Aeronaves projetadas com este conceito foram denominadas avies de batalha.

Caudron R-11: Bimotor francs que levava o piloto e dois metralhadores, foi concebido como caa de escolta. Na funo de bombardeiro podia levar cerca de 120 Kg de bombas.

AEG G-IV: Avio de batalha alemo, que apesar do alcance relativamente pequeno tambm foi usado como bombardeiro levando 400 Kg de bombas.

Estas idias logo foram abandonadas, pois se observou que mesmo em esquadrilhas numerosas estes avies mais pesados eram presas fceis para os caas por no possurem suficiente manobralidade para escapar dos disparos destes, ao passo que as metralhadoras mveis que utilizavam eram bem menos efetivas. Contudo, tais avies podiam levar uma grande quantidade de bombas, e os comandantes de ambos os lados logo viram a possibilidade de empreg-los em misses de bombardeiro. Seu sucesso nesta misso logo levou ao desenvolvimento de modelos especficos para esta tarefa.

Caproni Ca-3: Bombardeiro italiano de grande emprego durante a guerra, usado pela Inglaterra, pela Frana e pelos EUA, alm da prpria Itlia. Levava at 800 Kg de bombas, e os ltimos modelos dele serviram at mesmo durante o governo Mussolini, na segunda guerra mundial.

Os primeiros modelos desenvolvidos mostraram que o conceito de grandes avies de bombardeio armados era eficiente, e sua evoluo continuou durante a guerra acabando por gerar modelos de porte realmente grande. Inicialmente estes enormes avies foram desenvolvidos especialmente pelos alemes para atingir alvos na Inglaterra, complementando e mais tarde substituindo os dirigveis. Os primeiros ataques de bombardeiros pesados eram efetuados durante o dia e foram realmente mais eficazes que os dos dirigveis em termos de destruio e mortes causadas, em parte porque a populao das cidades saa rua para assistir a passagem dos avies ao invs de procurar proteo contra as bombas.

Bombardeiro Gotha V: A famlia de bombardeiros alemes Gotha foi desenvolvida especificamente para ataques contra o territrio britnico, o que faziam em esquadrilhas com at mais de 30 aparelhos. Cada Gotha V podia despejar 1.000 Kg de bombas sobre as cidades britnicas.

O objetivo dos alemes com estes ataques era levar a guerra ao territrio britnico, em uma tentativa de enfraquecer a vontade do povo ingls de continuar a luta. Este esforo levou ao desenvolvimento de avies ainda maiores capazes de transportar uma quantidade de bombas inigualada durante a guerra. Tais ataques foram mantidos at o fim do conflito, embora as perdas de bombardeiros crescessem com o aperfeioamento dos caas britnicos, forando a adoo de ataques noturnos, menos efetivos.

Zepelim R-6: Enorme bombardeiro quadrimotor construdo pela famosa fbrica de dirigveis a partir da metade de 1917, podia transportar at um mximo de duas toneladas de bombas.

Entretanto, apesar do relativo sucesso destes bombardeios seu objetivo principal no foi atingido, pois ao invs de desistir de lutar a Inglaterra respondeu ao desafio desenvolvendo seus prprios modelos pesados, que podiam atacar alvos dentro do territrio alemo. O duelo de bombardeiros entre Alemanha e Inglaterra ficou assim equilibrado.

Handley Page 0/400: Bombardeiro ingls construdo para contra-atacar o territrio alemo, que entrou em operao no incio de 1918, era uma evoluo do modelo 0/100 bastante parecido, e levava at 900 kg de bombas.

Vickers Vimy: Bombardeiro ingls desenvolvido no final da guerra, tendo sido bastante empregado aps seu trmino. Podia transportar 1.100 Kg de bombas

Mas no foram apenas a Alemanha e a Inglaterra que produziram grandes bombardeiros estratgicos durante a Primeira Grande Guerra, pois outra extraordinria aeronave desta categoria foi produzida e utilizada pela Rssia desde o incio do conflito. Tratava-se do impressionante Ilya Mourometz, primeiro quadrimotor do mundo, que comeou a voar antes mesmo do incio da guerra. Ele era inicialmente um avio de transporte revolucionrio para at dezesseis passageiros, com itens de conforto inditos na poca, como banheiro de bordo, grandes janelas e cabine aquecida. Com o incio da guerra ele foi convertido em um bombardeiro de grande alcance que atuou com muito sucesso ao longo de todo o conflito.

Ilya Mourometz: Um tributo ao gnio de seu projetista Igor Sikorsky, este transporte adaptado para bombardeio podia levar 800 kg de bombas e at 7 metralhadoras, o que o tornava uma ameaa para qualquer caa que se aproximasse dele. Os registros contam 3 deles abatidos contra 10 caas inimigos derrubados na tentativa, e desta forma ele o bombardeiro com a melhor relao de perdas/vitrias contra caas de toda a histria.

8- A aviao alcana a Maturidade: Ao longo da guerra a importncia da posse de uma fora area eficiente ficou clara para todas as naes envolvidas no conflito e assim vrias delas alm da Frana, Inglaterra e Alemanha, os fabricantes tradicionais, passaram a construir avies para seu prprio uso. Inicialmente foram fabricados sob licena projetos desenvolvidos por um dos fabricantes tradicionais, mas logo surgiram projetos prprios em vrios pases, alguns dos quais se mostraram to eficientes quanto os desenvolvidos nas principais potncias. Ansaldo Balilla: A Itlia utilizou principalmente caas de desenho francs durante a guerra, mas o Balilla (caador) foi um desenvolvimento local do qual foram produzidos mais de uma centena de exemplares. Era rpido embora no muito manobrvel, e foi utilizado principalmente como interceptador na defesa das cidades italianas. LUSAC-11: Foi a nica aeronave projetada nos EUA que chegou ser utilizada em misses reais de combate durante toda a guerra. O LUSAC11 era um caa de escolta biposto, e era bastante veloz e resistente. Aviatik D-III: Caa de projeto autro-hngaro que entrou em operao em de 1917. Embora em princpio seus pilotos no se sentissem muito entusiasmados por ele, provou ser eficiente como avio de escolta, embora fosse dado a apresentar muitos problemas de superaquecimento do motor.

O surgimento destes aparelhos foi muito significante, pois mostrou que a construo aeronutica passava a ser reconhecida pelos governos como uma atividade estratgica para o desenvolvimento das naes, fato que permanece at os dias de hoje.

Outro desenvolvimento importante ocorreria na Alemanha. Embora o famoso projetista Hugo Junkers j estivesse convencido desde a dcada anterior de que avies com asas de perfil espesso eram mais eficientes, mesmo possuindo um peso maior, foi apenas em meados da guerra que experimentos realizados no instituto Gttingen provaram que ele estava certo. Pesquisas realizadas naquela instituio levando em considerao os mais recentes desenvolvimentos tericos em mecnica dos fludos, principalmente o coeficiente de Reynolds, usado para correlacionar os resultados dos modelos em escala testados nos tneis de vento com os das asas reais dos avies, mostraram a ntida superioridade dos perfis de asa espessos sobre os mais delgados e com face inferior cncava que eram utilizados at ento. Esta informao foi repassada para vrios fabricantes de aeronaves alemes, e diversos projetos com asas mais grossas que as utilizadas nas aeronaves anteriores comearam a aparecer. A fbrica Fokker foi a que mais sucesso obteve com este conceito, desenhando asas espessas o suficiente para que a estrutura pudesse suportar todas as cargas de vo sem a necessidade de cabos de estaiamento. Como resultado os caas Fokker possuam um desempenho excepcional, mesmo quando eram utilizados motores menos potentes que os de seus adversrios. Fokker DR-1 Tripano: primeiro caa com asas grossas a ser construdo em grande nmero (mais de 300), e provavelmente o mais famoso caa da guerra. Embora realmente possusse uma capacidade de manobra insupervel no era muito rpido, e apresentou tambm problemas estruturais nas asas. Fokker D-VII: Muito aclamado como sendo o melhor caa da Primeira Guerra Mundial, possua uma taxa de subida fenomenal e excelentes caractersticas de vo em qualquer altitude. Foi o nico a ser avio citado nominalmente no Tratado de Versalhes, o qual especificava que todos seus exemplares deveriam ser entregues aos aliados.

Outro desenvolvimento importante no lado alemo em 1918 foi a adoo de praquedas para seus pilotos, permitindo que muitos sobrevivessem derrubada de seus avies. impressionante notar que apesar de inmeras solicitaes dos oficiais da linha de frente, para os pilotos aliados os pra-quedas continuaram proibidos at o final da guerra, sob a alegao de que seu uso poderia prejudicar sua combatividade ou deix-los pouco cuidadosos com relao aos seus avies. Desta forma, enquanto um nmero maior de pilotos alemes podia sobreviver aos combates e retornar luta, seus colegas aliados enfrentavam a terrvel perspectiva de morrerem sem chances de escapar quando seus avies se partiam ou incendiavam sob fogo inimigo.

No final de 1917 a Rssia, forada por uma revoluo interna, abandonou a guerra contra as potncias centrais. Liberada da luta no front oriental, a Alemanha viu na possibilidade de montar um poderoso ataque contra a Frana e a Inglaterra sua ltima chance de vitria antes que as foras americanas entrassem em ao em grande escala ao lado dos aliados. Conhecido como a ofensiva Ludendorff, este ataque foi desfechado em maro de 1918 e nele os alemes empregaram extensivamente uma nova ttica, o apoio areo cerrado. Utilizando principalmente avies biposto leves mas bem protegidos, e sendo efetuados desde altitudes muito baixas, estes ataques ajudaram na ruptura das linhas aliadas e na posterior penetrao do exrcito alemo em uma extenso que jamais havia sido obtida antes naquela guerra.

Hanover CL-III: Avio caracterizado pelo leme horizontal biplano, era altamente manobrvel e muito resistente, e foi bem sucedido nos ataques contra as trincheiras aliadas no incio de 1918.

Halberstadt CL-II: Avio leve e compacto com um cockpit comunal, podia levar quatro ou cinco pequenas bombas de 10 Kg para ataques contra as tropas inimigas baixa altitude.

Impressionados com o efeito destes ataques em baixa altitude contra suas prprias tropas e as de seus aliados, os ingleses desenvolveram sua prpria verso de avio de ataque, acrescentando blindagem e um motor mais potente ao seu caa mais eficiente, o Sopwith Camel. Surgiu assim o Sopwith Salamander, que tambm podia carregar 4 pequenas bombas.

Sopwith Salamander: Caa de ataque britnico, chegou muito tarde para participar de combates na Primeira Guerra Mundial, mas foi muito utilizado aps o seu trmino.

Apesar do grande sucesso inicial, a ofensiva Ludendorff acabou sendo detida por dois diferentes fatores. O primeiro foi o prprio esgotamento do exrcito alemo, a esta altura da guerra sofrendo srias carncias de todos os recursos necessrios para manterse em combate. A Alemanha estava completamente exaurida, e o bloqueio imposto pelas potncias ocidentais praticamente impedia que ela recebesse qualquer ajuda externa. O estado de penria das tropas alems era tamanho que vrias unidades de seu exrcito simplesmente pararam de avanar durante o ataque para pilhar os depsitos de vveres aliados que encontravam. O segundo fator foi a entrada em combate da fora expedicionria americana. Embora com fraca experincia de combate e muitas vezes utilizando equipamento inadequado, os americanos podiam colocar em campo uma quantidade aparentemente ilimitada de tropas frescas, que os alemes simplesmente no tinham como compensar. Os pilotos americanos sofriam dos mesmos problemas de seus soldados. O treinamento mostrou-se insuficiente e pouco eficaz, com uma taxa de acidentes extremamente elevada, e havia falta de avies de caa modernos para equipar os seus esquadres. Assim, no incio dos combates eles receberam uma aeronave rejeitada pela fora area francesa, o Nieuport 28.

Nieuport 28: Embora fosse leve, rpido e manobrvel, este caa possua um motor pouco confivel e uma tendncia a perder o revestimento das asas em qualquer manobra mais violenta.

Apesar destas deficincias, entretanto, alguns dos pilotos americanos conseguiram obter excelentes resultados com este avio, tornando-se ases ao longo de sua curta participao na guerra. Mais tarde os franceses disponibilizaram caas Spad XIII para os americanos, cujos pilotos passaram assim a ter um avio to confivel quanto seus colegas das outras naes aliadas.

Eddie Rickenbacker: Piloto de corridas antes da guerra, chegou a disputar vrias vezes as 500 milhas de Indianpolis. Quando os EUA entraram na guerra enfrentou dificuldades para ser aceito no treinamento para piloto, por no possuir formao acadmica. Tornou-se porm o maior s americano da Primeira Guerra Mundial, com 28 vitrias, e sobreviveu ao conflito para se tornar famoso no ps guerra.

Aps a paralisao da ofensiva Ludendorff em julho de 1918 a Alemanha estava incapaz de efetuar novas operaes ofensivas de grande envergadura. Os aliados lanaram ento uma srie de ataques contra suas trincheiras, que primeiro obrigaram as foras germnicas a retornar s linhas de antes de maro e depois tomaram algum terreno que estivera em poder dos alemes desde o incio da guerra. Mas antes que a situao no front ficasse completamente definida eclodiu uma revoluo contra o governo imperial, e a Alemanha aceitou as condies do armistcio em novembro. A fora area alem, porm, no foi derrotada, e novos avies que estavam justamente entrando em servio quando a guerra terminou mostraram que os aliados ainda passariam por muitas dificuldades se quisessem banir os pilotos alemes dos cus.

Junkers D-1: Caa que entrou em operao nos dias finais da guerra, era um timo avio com caractersticas muito avanadas para sua poca, como construo inteiramente metlica e asa baixa em balano.

Mas eles no precisaram fazer isso, e aps o armistcio as durssimas condies de rendio impostas Alemanha praticamente a proibiram de possuir uma indstria aeronutica significativa, o que atrasou o desenvolvimento aeronutico do pas e em ltima anlise de todo o mundo por vrios anos no perodo imediatamente seguinte Primeira Guerra Mundial.

FIM

Autor: Leandro G. Cardoso

You might also like