You are on page 1of 17

Glossrio de conceitos bsicos

(em ordem alfabtica) Conceito em destaque Soldabilidade e Carbono Equivalente (Ceq)


Fonte: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Imagem: Adaptada de Alexandrov et al. (2005) e ISO 17642-2:2003 Postada em: 06/12/13 Soldabilidade a capacidade de um material ser unido/revestido/recuperado (fabricado), empregando um determinado processo de soldagem, obtendo uma estrutura final que ir desenvolver satisfatoriamente as condies desejadas em projeto (relao adequada entre defeitos x solicitaes em servio x alteraes das propriedades ).

Carbono equivalente (Ceq) um conceito numrico emprico adotado para avaliar, nos aos e nos ferros fundidos, o potencial efeito deletrio da co mposio qumica da liga em peso (por exemplo, os teores de C e de determinados elementos qumicos) sobre a soldabilidade do componente, pea e/ou equipamento (tendncia suscetibilidade formao de trinca induzida por hidrognio e/ou variao na dureza e na tenacidade da regio do depsito). De forma simplria, a determinao do valor numrico do Ceq permite inferir, sob determinada condio de taxa de resfriamento (C/s), qual a tendncia da regio soldada em formar martensita (temperabilidade) e, por consequncia, tender a sofrer fratura frgil. Formulao e possveis faixas para Ceq a) Equao proposta pelo IIW (International Institute of Welding) Ceq = %C + %Mn/6 + (%Cr + %Mo + %V)/5 + (%Cu + %Ni)/15 Recomendao API 5L para C > 0,12% b) Equao de Ito-Bessyo (parmetro do carbono equivalente) PCM = %C + %Si/30 + (%Mn + %Cu + %Cr)/20 + %Mo/15 + %Ni/60 + %V/10 + 5x%B Recomendao API 5L para C < 0,12% c) Equao proposta pela AWS (American Welding Society) Ceq = %C + (%Mn + %Si)/6 + (%Cr + %Mo + %V)/5 + (%Ni + %Cu)/15 d) Para o ferro fundido Ceq = %C + %Si/3

Ceq = %C + %Si/3 + %P/3 (indicativo da condutividade trmica, da resistncia mecnica e do quanto a composio qumica se aproxima do euttico Ceq = 4,3%) Ceq = %C + 0,3x%Si + 0,33x%P 0,015x%Mn + 0,26x%S (proposio de Bazhenov e Pikunov (2011)) Anlise do valor obtido para o Ceq Faixa 1 Ceq < 0,4 (boa soldabilidade) sem necessidade do uso de pr-aquecimento (To) Faixa 2 0,4 < Ceq < 0,5 (razovel soldabilidade) necessrio o uso de pr-aquecimento (To) Faixa 3 Ceq > 0,5 (baixa soldabilidade) necessrio o uso de pr-aquecimento (To) e de psaquecimento (Tps) Estimativa do valor da temperatura de pr-aquecimento (To) considerando o valor do Ceq 1/2 To (C) = 450x(Ceq-AWS 0,42) (proposio de Skoda et al. (1990))

Conceitos em ordem alfabtica


Arame Tubular
Por: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Imagem: ESAB O processo Arame Tubular (FCAW Flux-Cored Arc Welding) um processo de soldagem, por fuso, caracterizado pela abertura e manuteno do arco eltrico entre o metal de base (poa de fuso quando em regime) e o metal de adio (arame contnuo, no formato tubular, preenchido com uma apropriada combinao de elementos qumicos fluxo). O processo alia determinadas caractersticas do processo MIG/MAG (continuidade na alimentao do arme) e do processo Eletrodo Revestido (possibilidade de manipulao da composio do fluxo). Em relao a proteo gasosa da regio do arco, o processo pode ser classificado como autoprotegido (parte do fluxo ter a funo de formao da coluna gasosa) ou com proteo gasosa (uso de proteo externa de gs, suprida com presso e vazo adequadas). Assim como nos demais processos de soldagem ao arco eltrico, a proteo gasosa justificada na necessidade de, ao mesmo tempo, viabilizar a proteo da gota metlica e da poa de fuso contra a atmosfera vizinha ao arco voltaico e, alm disso, auxiliar na formao e manuteno do arco eltrico.

Asperso Trmica
Por: Ramon Paredes (UFPR) / Srgio R. Barra (Site da Soldagem)

Os processos de Asperso Trmica (AT), tambm conhecidos como metalizao, caracterizam-se como uma tcnica conexa ao processo de fabricao por soldagem. A AT uma tecnologia composta de diversos processos e dirigida para a proteo, pela deposio asperso de revestimento, de superfcies (metal, polmero ou cermico) contra a corroso e/ou desgaste ou, tambm, empregada para a recuperao da geometria original do substrato. A partcula aspergida/propelida, na condio fundida ou pastosa, aderida ao substrato por efeito do impacto (ancoramento, atrao qumica e/ou difuso entre partcula-substrato).

Quanto a forma de energia, pode-se dividir os processos de asperso trmica em duas categorias, ou seja: a) Energia eltrica (plasma ou arco eltrico), b) Energia qumica combusto (chama ou High Velocity Oxygen Fuel HVOF).

Quanto a forma de aplicao do revestimento protetor sobre o substrato, pode-se classificar os processos de Asperso Trmica em trs grandes grupos: a) Aqueles que envolvem fuso do metal e do material de aporte, b) Aqueles que envolvem somente a fuso do material de aporte, c) Aqueles que envolvem um processo de difuso.

Eletrodo Revestido
Por: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Imagem: howstuffworks O processo Eletrodo Revestido (Shielded Metal Arc Welding SMAW) um processo de soldagem, por fuso, caracterizado pela abertura e manuteno do arco eltrico entre o metal de base (poa de fuso quando em regime) e o metal de adio (arame macio alma, no contnuo, revestido por uma apropriada composio revestimento/fluxo e alimentado manualmente na maioria das aplicaes). A formao da proteo gasosa obtida pela decomposio queima de parte dos componentes que constituem o revestimento. A gerao da proteo gasosa e a fuso da alma/revestimento so justificadas pela necessidade de, ao mesmo tempo, formar a composio qumica especificada para o eletrodo, viabilizar a proteo da gota metlica e da poa de fuso contra a atmosfera vizinha ao arco voltaico, auxiliar na formao e manuteno do arco eltrico e, finalmente, formar a escoria (limpeza e proteo contra a oxidao e o resfriamento do cordo).

MIG/MAG
Por: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Imagem: Srgio R. Barra (2003) O processo MIG/MAG (Metal Inerte Gas/Metal Active Gas), GMAW (Gas Metal Arc Welding) ou, ainda, Soldagem a Arco Metlico com Atmosfera Gasosa (SAMG) um processo de soldagem, por fuso, caracterizado pela abertura e manuteno do arco eltrico entre o metal de base (poa de fuso quando em regime) e o metal de adio (arame macio alimentado

continuamente). Como o arame/eletrodo no apresenta revestimento (comum no processo Eletrodo Revestido) torna-se necessrio insero de uma proteo gasosa (inerte "MIG" ou ativa "MAG"), externa, suprida com presso e vazo adequadas. Tal insero justificada na necessidade de, ao mesmo tempo, viabilizar a proteo da gota metlica e da poa de fuso contra a atmosfera vizinha ao arco voltaico e, alm disso, auxiliar na formao e manuteno do arco eltrico.

O que Equipamento de Proteo Individual - EPI?


Por: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Referncia bsica: Norma Regulamentadora NR 6 do MTE Imagem: Oxibras todo o dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

Em quais circustncias devem ser usados os EPIs? a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; c) para atender a situaes de emergncia. Quais os principais EPIs aplicados em operao de soldagem e corte? Quando aplicvel, os seguintes EPIs so normalmente adotados: a) Para proteo da cabea - Capacete - Capuz/touca b) Para a proteo dos olhos e face - culos de segurana (partcula e luminosidade) - Protetor facial - Mscara para soldagem / elmo (radiao, partcula e calor) c) Para proteo auditiva - Protetor auditivo / auricular d) Para proteo respiratria

- Respirador purificador de ar (fumos, nvoa e poeira) e) Para proteo do tronco - Avental (radiao no ionizante e partculas aquecidas) f) Para proteo dos membros superiores - Luva de segurana (calor e radiao) - Manga e braadeira g) Para proteo dos membros inferiores - Bota de segurana - Perneira

O que o pr-sal?
Fonte: Petrobras Imagem: Folha de So Paulo O termo pr-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas pores marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a gerao e acmulo de petrleo. Convencionou-se chamar de pr-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas reas da costa atinge espessuras de at 2.000m. O termo pr utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que a distncia entre a superfcie do mar e os reservatrios de petrleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.

Clique no infogrfico para amplliar!

As maiores descobertas de petrleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pr-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Esprito Santo, onde se encontrou grandes volumes de leo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o leo j

identificado no pr-sal tem uma densidade de 28,5 API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. So caractersticas de um petrleo de alta qualidade e maior valor de mercado.

O que so e como se formam os fumos em soldagem?


Fonte: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Base de referncia: SnyderGeneral Corporation / OSU Welding and Joining Metallurgy Group / British Compressed Gases Association Postada em: 14/04/12 Na soldagem, os fumos originados na regio do arco eltrico consistem de partculas slidas e gases gerados a partir do metal de base, eletrodo, diferentes fluxos e gases de proteo. Os xidos metlicos produzidos pela condensao de metal lquido so os principais constituintes da nuvem/cortina visvel. Estes xidos consistem de ultrafinas partculas e, normalmente, so o que se considera de "fumos de soldagem".

MET mostrando a presena de xido amorfo de Si ao redor de uma partcila de fumo (AWS E 6010). Os fumos contm um conjunto de partculas metlicas e no metlicas, com faixas diferenciadas de tamanho, incluindo micropartculas (< 0,01 m). Estas partculas, em suspenso, podem ser potencialmente perigosas quando o operrio fica exposto ao ambiente de trabalho sem o uso adequado de Equipamento de Proteo Individual (EPI) e/ou Equipamento de Proteo Coletiva (EPC).

O fumos podem ser classificados em asfixiantes ou txicos. Fumos/gases asfixiantes esto, principalmente, relacionados com os gases de proteo e geram a asfixia atravs do deslocamento de oxignio do ar circundante. Neste caso, quantidades excessivas, associadas a condies inadequadas de ventilao, podem causar asfixia no operrio. Como gases que podem causar asfixia, destacam-se o argnio (Ar), hlio (He) e nitrognio (N2). Fumos/gases txicos podem se apresentar tanto na forma gasosa (por exemplo, oznio e monxido de carbono) quanto na forma de partcula. Esses gases podem representar uma grave ameaa para a sade e, finalmente, vida do operrio, em curto (por exemplo, irratao nos olhos e no trato respirtrio) e/ou a longo prazo (por exemplo, doena pulmonar obstrutiva crnica COPD ou cancer de pulmo).

Processo de Fabricao
Fonte: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Postada em: 27/10/13 Imagem: Marine Insight

a sequncia de etapas/operaes projetadas para, a partir da mudana desejada na forma e/ou estrutura e/ou volume, agregar valor e caractersticas previstas em projeto e no encontradas inicialmente na matria prima ou no produto semi acabado.

Proteo gasosa na soldagem ao arco eltrico


Fonte: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Postada em: 17/11/12 Imagem: CILGASTECH

Proteo da regio do arco A aplicao intencional de proteo gasosa (por exemplo, Ar, CO2, He ou mistura de gases Ar + CO2, Ar + O2, outras) durante a operao de formao da poa de fuso e deposio do

eletrodo/vareta visa garantir (funo primria) o adequado isolamento da regio do arco e do metal lquido da atmosfera vizinha (oxignio e nitrognio contidos no ar). Desta forma, evitando que o metal lquido poa e gota e o metal aquecido (regio superficial da ZTA) sejam oxidados de forma descontrolada pelo oxignio e, ao mesmo tempo, que a umidade vapor de gua (presena de H2) e o nitrognio (N2) provoquem fragilizao ou porosidade no metal de solda. Adicionalmente, a proteo gasosa auxilia no processo de formao e manuteno do arco eltrico e na formao e destacamento da gota metlica. Para um determinado valor fixo de corrente de soldagem, velocidade de soldagem e dimetro do eletrodo, a proteo gasosa pode alterar o modo transferncia metlica e a geometria do cordo.

A formao de fumos, radiao luz visvel e a perda de elemento qumico queima, tambm, afetada pela proteo gasosa. A coluna gasosa, pela possibilidade de mudana no modo de transferncia, pode induzir a formao de salpicos. Carter qumico da proteo gasosa ativo ou inerte O tipo de gs (Ar, CO2, outros) ou mistura (Ar + CO2, outras) utilizada, tambm, definir o grau de atividade qumica da atmosfera gasosa em relao ao metal lquido (gota e poa). Neste caso, se a atmosfera reagir quimicamente com o metal lquido, a proteo gasosa denominada a ativa (gs ativo). Caso no haja reao metal lquido-gs, a proteo designada de inerte (gs inerte). Esta possibilidade de reao qumica entre o metal lquido e a proteo gasosa ter impacto significativo nas propriedades mecnicas do depsito, bem como na sua resistncia corroso. Purga Nas operaes de soldagem de dutos metlicos (gasodutos, oleodutos, aquadutos, nitrodutos, outros), que apresentem possibilidade da oxidao das superfcies aquecidas, a proteo gasosa aplicada na parte interna (regio da raiz) para expulsar o ar presente no interior do duto e manter uma atmosfera gasosa inerte controlada (vazo e presso). Assim, a superfcie aquecida no apresentar sinais de oxidao e manchas (operao denominada de purga). Neste ponto, importante ressaltar que, para os processos de soldagem ao arco eltrico com Arame Tubular auto-protegido e Eletro Revestido, a proteo gasosa advm da queima do revestimento/fluxo. Custo A escolha da proteo gasosa afetar o custo final da operao de soldagem. Por exemplo, em uma anlise simplria, considerando que o eletrodo selecionado permita a utilizao tanto de gs ativo (CO2) como de gs inerte (100% Ar), para uma mesma vazo, o valor final, associado ao gs de proteo, ter uma variao na ordem de 20%. Entre os custos associados com a aoperao de soldagem (mo de obra, equipamentos, energia eltrica, eletrodos, outros), a proteo gasosa representa at 4% do custo final. Critrios bsicos para a seleo da proteo gasosa - Tipo de material a ser soldado; - Espessura a ser soldada; - Processo de soldagem (TIG. MIG/MAG, AT);

- Tipo de fonte de soldagem; - Geometria da junta; - Posio de soldagem; - Grau de acabamento e geometria do metal de solda; - Custo e disponibilidade; - Tipo de corrente (CA, contnua ou pulsada); - Outros.

Solda
Por: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) Imagem: TWI o resultado da operao de soldagem (o depsito). Nesse caso, sempre que a idia se refira a regio (depsito/cordo) decorrente da operao de soldagem, o termo correto a ser utilizado solda.

Soldagem
Por: Srgio R. Barra (Site da Soldagem) um processo de fabricao, do grupo dos processos de unio, que visa o revestimento, a manuteno e/ou a unio de materiais, em escala atmica, com ou sem o emprego de presso e/ou com ou sem a aplicao de calor. Nesse caso, sempre que a idia se refira a operao (preparao, execuo e/ou avaliao), o termo correto a ser utilizado soldagem. Para detalhamento do conceito, ver a imagem referente ao processos de soldagem com Eletrodo Revestido.

Soldagem subaqutica
Por: Weslley Silva, Ezequiel Pessoa, Leandro Ribeiro e Alexandre Bracarense (LRSS / UFMG) A soldagem subaqutica molhada tem sua aplicao voltada para o reparo de estruturas imersas como, por exemplo, na indstria naval, no setor de gs, nas usinas hidreltricas e, principalmente, no setor de extrao de petrleo. Existem duas variaes possveis para

soldagem subaqutica: (a) soldagem hiperbrica e (b) soldagem molhada. A primeira feita sem se ter o contato com gua, pois a regio a ser soldada est envolvida por uma cmara hiperbrica, sendo que a presso sobre o arco eltrico se iguala a presso externa. Por sua vez, na segunda variao, h o contato direto entre o arco eltrico e o ambiente aqutico.

Eletrodo Revestido o processo de soldagem mais usado na soldagem subaqutica molhada, por ser um processo de soldagem verstil, econmico e simples. Em soldagem subaqutica pode-se utilizar outros processos de soldagem tais como o processo de soldagem por frico e o processo Arame Tubular. Entretanto, estes dois ltimos processos de soldagem tm apresentado algumas dificuldades operacionais que dificultam a utilizao nessa forma de unio. De forma simplificada, os problemas mais comuns que ocorrem na soldagem subaqutica so: fissurao a frio (ou trincas induzidas pela presena de hidrognio), alterao da estabilidade do arco eltrico, porosidade e a perda de elementos de liga (desoxidantes), com a conseqente diminuio das propriedades mecnicas das juntas soldadas. Com o intuito de reduzir ou at mesmo eliminar a ocorrncia de tais defeitos, as linhas de pesquisas em soldagem subaqutica tm concentrado os seus esforos na otimizao dos procedimentos de soldagem e desenvolvimento de consumveis que, por fim, propiciaro um maior grau de confiabilidade das juntas soldadas.

Contribua com a relao de conceitos bsicos, mandando um conceito relacionado com a rea de soldagem. O texto ser avaliado pela equipe do Site da Soldagem e, se aprovado, ser inserido no "Glossrio de conceitos bsicos").

Mande a sua contribuio para o e-mail: clipping@sitedasoldagem.com.br

You might also like