You are on page 1of 23

A IMPORTNCIA E A EVOLUO NO DESENVOLVIMENTO WEB

Adriano Dos Santos Ramos adriano@networkservicos.com.br Artur Martini arturmartiniti@gmail.com Eduardo Silva eduaxl36@hotmail.com Ivan Ferraz Teixeira Da Silva ivanferrazteixeira@gmail.com Rogrio Souza Bina rogerio_obrother@hotmail.com Ulisses Frana ulifranca@ig.com.br Wellington Fernandes Da Silva welanto@hotmail.com CATEGORIA DE CLASSIFICAO: PESQUISA BIBLIOGRFICA Data: 07-11-2013

Resumo O presente trabalho, que tem como tema "A importncia e a evoluo no desenvolvimento web", aborda os seguintes itens: Introduo a programao e quais eram as caractersticas dos sites e linguagens de programao web na poca em que a internet comeou a se tornar acessvel aos usurios. As evolues nos conceitos e linguagens de desenvolvimento de sistemas para Web. Quais so as caractersticas da programao orientada a objetos, seus conceitos, as diferenas e as vantagens comparada a programao estruturada. A importncia da Web para pequenas, mdias e grandes empresas. Um estudo de caso onde destacaremos essa importncia e benefcios da Web para as empresas. As previses de especialistas para um possvel futuro no ambiente web e algumas informaes sobre profisso e as particularidades dos profissionais desenvolvedores para este ambiente.
1

Palavras-chave: Linguagem de Programao; Linguagem Estruturada; Orientao a Objetos; Importncia da Web. Evoluo no Desenvolvimento. Profisso e Profissionais. 1 INTRODUO Na atualidade, o mundo vive na era da informao, exigindo das organizaes e profissionais, tcnicas e conceitos cada vez mais voltados para a rapidez, segurana, facilidade e economia em todos os sentidos. A tecnologia esta presente em nossas vidas desde dcadas passadas, mas essa evoluo que comeou com criaes e ideias revolucionrias, eram apenas acessveis a seus criadores, servios militares e governo. Aos poucos a tecnologia foi alcanando mais pessoas e corporaes, e com isso, profissionais foram surgindo em todos os setores. Formas diferentes de trabalhar e lidar com a tecnologia eram cada vez mais presentes, ideias e ferramentas surgiam aos montes e mesmo com a dvida, medo e um certo preconceito com essas novidades e principalmente com esses profissionais, a tecnologia foi se expandindo.
GATES, Bill. (Pg.13. Ano 1995). "Mais tarde percebi que parte do encanto residia no fato de que ali estava aquela mquina imensa, cara, de gente grande, e ns, garotos, podamos control-la. ramos muito jovens para dirigir ou fazer qualquer outra coisa supostamente divertidas que fazem os adultos, mas podamos dar ordens para aquela mquina enorme e ela obedecia sempre. Os computadores so maravilhosos porque quando voc trabalha com eles obtm resultados imediatos que lhe permitem saber se seu programa funciona. Poucas coisas na vida do um retorno desses. Foi a que comeou meu fascnio..."

Todo ser humano possui a necessidade de se comunicar e isso no foi diferente com as mquinas criadas pelo homem. Essa necessidade de comunicao foi a grande inspirao para o surgimento da Internet, algo que faria com que uma pessoa pudesse se comunicar de uma forma diferente com outra do outro lado da cidade, do estado ou do pas. O impacto da internet fez com uma gerao de profissionais fosse criada. O preconceito ainda existia, mas a necessidade desses profissionais era bem maior. Ferramentas foram criadas, a populao foi demonstrando curiosidade cada vez maior a essas novas tecnologias e como no poderia ser diferente, as empresas tambm adotaram essas ferramentas ao seu prprio favor. Aquele garoto que gostava de brincar com seus joguinhos, descobriu que poderia colocar em pratica suas ideias, suas criaes poderiam funcionar no computador do colega e nesse intudo nasceram vrios programadores de computador. Pessoas que tinham a curiosidade e a inspirao para criar coisas novas para o mundo. Esses programadores se tornaram desenvolvedores e muitos deles so considerados dolos e cones de uma gerao, que esta cada vez mais voltada para a tecnologia e para a internet, que hoje sem nenhuma dvida, se tornou a ferramenta fundamental para a comunicao, para o crescimento econmico e o fator fundamental quando falamos de pases de primeiro mundo. 2 METODOLOGIA DE PESQUISA Metodologicamente o trabalho iniciou-se com pesquisas bibliogrficas com contedos relacionados ao tema, conforme Severino (2007, p.122) pesquisa bibliogrfica aquela que se realiza a partir do registro disponvel de pesquisas anteriores em documentos impressos como: livros, artigos, teses entre outros. Posteriormente foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva.
2

3 INTRODUO A PROGRAMAO Os computadores desde sua criao, sempre tiveram a tarefa de auxiliar seus usurios, podem ser usados como uma simples calculadora para efetuar clculos precisos em uma velocidade muito grande, ou at mesmo para auxiliar um cirurgio em procedimentos mdicos, que seriam difceis e at mesmo impossveis para mdicos com muita experincia. Neste sentido, os computadores podem executar qualquer tarefa que mandamos, desde que explicamos a ele como fazer tal coisa. Justamente nesse momento que nos deparamos com um problema de comunicao, pois como podemos dizer ao computador o que queremos que ele faa? Considerando que tudo que um computador pode entender so seqncias de nmeros binrios, fornecer instrues nesse sistema poderia levar muito tempo para uma pessoa escrever e por esse motivo comearam a ser desenvolvidos as linguagens de programao.
Segundo Floyd, Thomas L. (pag.66, Ano 2007). "O sistema de numerao binrio uma outra forma de representar quantidades. Ele menos complicado que o sistema decimal porque usa apenas dois dgitos. O sistema decimal com os seus dez dgitos um sistema de base dez; o sistema binrio com seus dois dgitos um sistema de base dois. Os dois dgitos binrios (bits) so 1 e 0. A posio de um 1 ou um 0 em um nmero binrio indica o peso, ou valor dentro do nmero, assim como a posio de um dgito decimal determina o valor daquele dgito. Os pesos em nmero binrio so baseados em potncia de dois.

Linguagens de programao nada mais do que instrues representadas por palavras de ordem (ex: faa, imprima, etc.) geralmente em ingls, criadas como arquivos de textos, contendo uma lgica em suas instrues, ou seja, explicando ao computador, passo a passo o que deve ser feito, para que depois essas instrues, chamadas de cdigo fonte, sejam traduzidas por um compilador, que nada mais que um tradutor de linguagem cdigo fonte para linguagem binria, que ir gerar um segundo arquivo, chamado de executvel, onde este arquivo poder ser interpretado diretamente pelo computador e ir executar a aplicao (instrues) que foram desenvolvidas no cdigo fonte. Existem centenas, ou at mesmo milhares de linguagens de programao, muitas delas usam os mesmos paradigmas que outras, mas essas diferentes linguagens, que podem ser consideradas como uma mscara, servem apenas para indicar para que tipo de ambiente ser feito o programa, Desktop, Web, Dispositivos Mveis, etc ou para qual sistema operacional ele ir funcionar, Windows, Linux, iOS, etc. 4 INTRODUO A WEB Todas pginas e sites Web utilizam as mesmas tecnologias, seja para a execuo de eventos e funes ou para a exibio de documentos. Para que um computador possa visualizar um site Web, necessrio que o mesmo possua um software Browser, tambm conhecido como um navegador Web. atravs do Browser que podemos visualizar as pginas Web, que na grande maioria das vezes utilizado uma linguagem bsica, chamada de HTML (Hypertext Markup Language), que consiste em uma linguagem de marcao, que define como um documento deve ser exibido no Browser.
3

No final da dcada de 90 por exemplo, a internet ainda era uma novidade e muitos no sabiam ao certo as vantagens de ter um site, tambm no haviam muitos profissionais para a criao de pginas Web e a maioria dos que se aventuravam neste ramo de desenvolvimento, usavam o HTML como ferramenta, pois por mais que seja uma linguagem bsica de marcao, possvel desenvolver sites que contenham links, scripts, frames, formulrios, tabelas, etc. Nesta poca, praticamente todos os sites eram estticos e com mnimas atualizaes, era muito comum encontrar sites que ficavam meses sem qualquer tipo de alterao ou atualizao. Os desenvolvedores cobravam mensalidades para fazer qualquer tipo de alterao nesses sites, por mais que a alterao fosse apenas uma troca de foto ou alterao em alguma parte do texto. Aliados a HTML, existem linguagens auxiliares que permitem que eventos do cliente sejam tratados e processados. So linguagens que ficam embutidas no cdigo HTML, adicionando novas funes a um site Web. Com essas linguagens auxiliares, os sites podem solicitar que o Browser guarde informaes ou e tambm validaes em dados de formulrios, aberturas de novas telas, etc. Com o crescimento da popularidade da internet, as empresas comearam a se interessar cada vez mais por essa ferramenta e com isso, as idias de sites mais dinmicos e interativos era um ingrediente muito valioso para atrair os internautas curiosos da poca. Com a proposta de oferecer aos editores e desenvolvedores, ferramentas e possibilidades de atualizar, aumentar o contedo e uma liberdade maior para idias em seus sites, foram criadas linguagens de programao especificas para Web e com isso, estruturas de programao foram adaptadas a essas novas linguagens, estruturas conhecidas como Linguagem Estruturada e Linguagem Orientada a Objetos. 5 LINGUAGEM ESTRUTURADA Quando falamos em linguagem estruturada, no podemos deixar de falar sobre organizao e administrao de informaes, pois sem esses dois pilares, impossvel o homem viver em sociedade. Imagine vrias pessoas reunidas em uma sala falando ao mesmo tempo. Seria uma loucura. Desde o inicio o homem necessita administrar as informaes. Para isso, houve a necessidade do homem estruturar as informaes, obedecendo uma lgica matemtica, acompanhando uma estrutura, aumentando a produtividade, facilitando os acessos da informaes dentro das organizaes. Dcada de 40, programao fsica em linguagem de mquina. Dcada de 50, linguagens de 1 gerao, programao lgica (abstrao do hardware), linguagens montadoras como Assembler. Dcada de 60, linguagens de 2 gerao, nfase no processamento de dados (sistemas bancrios). Linguagens: Fortran, Basic e Cobol. Dcada de 70, linguagens de 3 gerao, nfase na estruturao do cdigo (programao estruturada). Linguagens: PL/1, Fortran, Cobol, Linguagem C, Pascal (ferramenta de aprendizagem de programao) e Simula (primeira linguagem a suportar o conceito de classes).

Hoje em dia impossvel vivermos em sociedade sem termos as informaes estruturadas e organizadas, com essa necessidade surgiram as linguagens estruturadas que segue o paradigma (estilo) de programao imperativo, baseado na entrada de dados, armazenamento, processamento e sada de dados.
Segundo Greg Perry (pag.5, Ano 1998). "A linguagem de programao de hoje no so o que eram antigamente. No que a linguagem em si tenha se tornado menos importante; ao contrrio, foram as interfaces grficas para os aplicativos que passaram a ganhar importncia cada vez maior. Um computador no pode entender linguagem falada de uma pessoa. Uma linguagem falada, como portugus ou ingls, simplesmente muito genrica e ambgua para os computadores entenderem. Portanto, devemos nos adaptar a mquina e aprender uma linguagem que o computador pode entender".

Com a estrutura de dados temos a possibilidade de resolver problemas complexos de uma forma simples, de uma forma lgica e seqencial. Existem vrios modelos de estrutura de dados, porem a cada dia surgem novas formas de estruturar dados, com a evoluo dos algoritmos e das linguagens de programao. Estrutura de dados e algoritmos so fundamentais na computao, pois os algoritmos manipulam os dados. A organizao para manipular essa estrutura o que melhora o processo, otimizando e com a diminuio do cdigo fonte do programa, o programa fica mais enxuto e simplificado. 5.1 ALGORITMOS uma seqncia de instrues, que se corretamente definida, possvel conseguir resultados rapidamente. Com os algoritmo temos a possibilidade de elaborar novos projetos em linguagens estruturadas, resolver problemas cotidianos, como bug`s em sistemas por lgica errada ou sistemas mal elaborados. O algoritmo no representa necessariamente um programa de computador, mas sim os passos necessrios para realizar uma tarefa. Podemos desenvolver um algoritmo em linguagem de portugus estruturado ou em qualquer linguagem estruturada, como Perl, Pascal, VB.
Segundo Jos Augusto N. G. Manzano e Jayr Fegueiredo de Oliveira ( Pag. 4. Ano 2000) " O termo algoritmo causa a muitas pessoas uma certa estranheza, por no ser uma palavra comum no vocabulrio do dia-a-dia. Sua origem data do ano de 830 d.C., por meio de um estudioso e matemtico persa de nome Mohammed lbn Musa Abu Djefar, conhecido por AlKhwarismi, o qual escreveu na ocasio um importante livro sobre lgebra. Durante o passar de vrios anos e aps ser usado repentinamente, o nome de Al-Khwarismi, algarismi, chegando a Algarismo, que a representao numrica do sistema de clculos utilizado em nossos dias. desse mesmo radical que vem o termo Algoritmo, utilizado em computao."

No inicio da dcada de 80, com o advento das novas tecnologias, alguns profissionais diziam que era perda de tempo desenvolver algoritmos ou diagramas de blocos, pois diziam que era bem mais rpido desenvolver direto em um computador. Com isso desenvolviam programas com
5

excesso de erros de sintaxe e lgica, no cumprindo os prazos de entrega dos softwares e entregando programas de pssima qualidade, com muitos Bug`s. At os dias de hoje existem muitos desses profissionais, acreditando que os erros podem ser retirados no momento da compilao do programa e assim acabam perdendo muito tempo e entram em um ciclo vicioso de tentar resolver o problema, por tentativa e erro, o que inaceitvel do ponto de vista profissional. No inicio da dcada de 70, teve inicio a crise de desenvolvimento de sistemas, devido ao rpido crescimento da demanda dos softwares. Hoje vivenciamos a mesma crise, pois temos o apago de mo de obra qualificada, vivemos um cenrio do qual a mo de obra qualificada no acompanha a demanda do crescimento do mercado de trabalho, que se encontra cada vez mais exigente. 6 LINGUAGEM ORIETADA A OBJETOS A linguagem orientada a objetos, basicamente especifica que algo pode ser criado a partir de um objeto, ou seja, eles possuem funes independentes, que se interligam atravs do que chamamos de classes. Um exemplo que ilustra bem como funciona, o prprio corpo humano. Ns temos uma classificao geral que chamamos de CORPO (fazendo uma analogia as classes), que tem a funo de armazenar todos os rgos e membros (fazendo analogia aos objetos). Dentro do corpo ha funes especificas que funcionam de forma independente, por exemplo: o membro do corpo e o brao. Este membro um objeto do corpo, possui estrutura e funo (fazendo analogia aos mtodos). A linguagem orientada a objeto visa trazer segurana ao projeto, separao das funes, fcil manuteno e o reaproveitamento de cdigo. Como vimos no conceito de orientao a objeto, temos a mesma flexibilidade, podemos criar uma classe (corpo) e definir dentro desta classe um mtodo chamado (corao) ou (pulmo), e dentro deste mtodo descrever toda funo.
SERSON, Roberto Rubestein (Pag. 162. Ano 2009). 1 - O poder que um objeto tem de herdar as caractersticas do outro, facilitando o compartilhamento das funes. 2 - O nvel de segurana que o encapsulamento fornece as variveis. 3 - A flexibilidade do polimorfismo, permitindo que um objeto tenha partes especificas de outro objeto. Dividimos esta linguagem em: classes, objetos, atributos, mtodos, encapsulamento, abstrao e polimorfismo.

Uma pequena ilustrao para abordar as diferenas entre as estruturas e a facilidade que a orientao a objetos oferece: Um trem percorre um trajeto onde h necessidade que o mesmo passe por 10 estaes, sabemos que, para que o trem saia da primeira estao e chegue na 5 estao (exemplo), necessrio que percorra o trajeto da primeira at a quinta estao, isto porque, o trem esta totalmente
6

interligado atravs dos trilhos o qual serve de caminho para que o trem chegue at o destino. Podemos chamar isso de "seqncia lgica", que tem como objetivo sair da primeira estao e chegar at a ultima, passando por todas as estaes, fazendo todas as paradas e etc. Esta a funo a qual ele destinado. Agora nos entraremos realmente em alguns conceitos: Imagine que ocorra um problema entre uma estao e outra, por exemplo: um problema na 3 estao, praticamente interrompido todo processo lgico montado. Uma atividade esta ligada diretamente a outra, uma depende da outra, se uma parar a outra para tambm , interrompendo todo fluxo. Qual a soluo? Parar o processo todo e fazer a manuteno da linha onde esta corrompida e s depois dar inicio novamente ao processo. A linguagem estruturada funciona basicamente desta forma, trazendo para uma linguagem mais tcnica, os objetos no funcionam de forma independente, na maioria das vezes, uma funo depende diretamente da outra para funcionar. Agora imagine que um dos trens apresente problema, esse trem removido, o fluxo segue normalmente e o vago em questo retirado para manuteno. Aps o reparo ele volta ao uso normal. Este maravilhoso recurso nos da suporte tanto para criao, quanto para manuteno dos projetos, de forma segura. 7 COMPARAO ENTRE LINGUAGEM ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS A programao estruturada formada apenas por trs estruturas, que so sequncia, onde uma tarefa executada logo aps a outra, deciso, quando um teste lgico executado ou no, e iterao, que a partir do teste lgico, algum trecho do cdigo pode ser repetido finitas vezes. Seus cdigos ficam em um mesmo bloco, sendo mais difcil e demorado fazer uma alterao, pois teremos que olhar se nenhum outro cdigo depende daquele, fazendo uma anlise mais detalhada. mais fcil de entender e por conta disso muito usada em cursos introdutrios a programao. Para exemplificar, veja o programa com o cdigo estruturado em Java:

Esse cdigo apenas solicita nome e salrio de trs funcionrios, faz um clculo de reajuste em 10% (dez por cento) do salrio e mostra na tela o salrio reajustado. Perceba que no cdigo estruturado precisamos utilizar muitas operaes, mesmo que sejam exatamente iguais para alcanar um objetivo. Suponha que sua empresa tenha mil funcionrios, assim teramos que repetir os clculos mil vezes, seria invivel e alm disso, por exemplo, se caso precisarmos alterar esse reajuste de 10% (dez) para 5% (cinco por cento), teramos que alterar todos os clculos. Vejamos o mesmo programa utilizando as tcnicas de programao orientada a objetos em Java:

Em uma vizualizao rpida, perceptivel a diminuio do cdigo e principalmente dos clculos, alm de estarmos menos passveis a erros. Vamos anlisar o cdigo. A orientao a objetos baseada em classes, onde nessas classes eu defino as caractersticas do meu objeto. Temos a classe FuncionarioObjetos, no cdigo em questo entre as linhas cinco e sete, contm trs atributos, dois deles so variveis, nome e salario. Observe que o reajuste foi definido como uma constante, sendo assim para cada objeto que eu criar dessa classe, ele ter esses trs atributos, podendo variar o nome e salario, mas o reajuste sempre ser o mesmo, a no ser que eu altere explicitamente no cdigo. Na linha nove temos o Construtor da classe FuncionarioObjetos, necessriamente o construtor deve ter o mesmo nome da classe. Dentro dos parenteses especificamos parmetros e neste caso foi definido que precisamos de dois parmetros para o construtor ser executado, nome e salario. Podemos entender que tudo que definimos dentro do bloco do construtor ser realizado quando eu criar um objeto, ou seja, ao criar um objeto precisamos passar o nome e o salario e assim, automaticamente o construtor est calculando o salrio reajustado e colocando o resultado na tela. Entre a linha dezessete a dezenove so criados os objetos, tambm passamos os parmetros necessrios para cada objeto. Tente perceber que o clculo para todos os funcionrios definido uma nica vez e caso tenha a necessidade de altera-lo, ser feito apenas uma vez e em um lugar. Isso acontece por causa de uma caracterstica muito importante da orientao a objetos, a reutilizao de cdigos, a qual foi demonstrada. Podemos destacar outros pontos importantes nesse cdigo, como o cdigo visualmente mais limpo e simples de entender e funes centralizadas em um lugar, facilitanto a manuteno do cdigo. 8 A IMPORTNCIA DA WEB Para muitos, a grande conquista do milnio foi o surgimento da Rede Mundial de Computadores. Durante duas dcadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadmico e cientfico e s em 1987 que pela primeira vez, foi liberado o seu uso comercial nos EUA. Mas s 5 anos depois, em 1992, que a rede virou "moda". Comearam a aparecer, nos EUA, vrias empresas provedoras de acesso e no ano seguinte j era comum em universidades, estudantes criarem suas "pginas" com informaes pessoais. No Brasil, a primeira espinha dorsal conectada internet eram alguns centros de pesquisas e universidades, alm de algumas organizaes no governamentais. Em 1994 comearam a funcionar os primeiros servios web do Brasil e comeou a ser testado o acesso discado com fins comerciais. No ano seguinte foi liberado o uso comercial da internet no Brasil e a partir de recursos disposio dos usurios como facilidade de acesso, o surgimento de provedores e portais de servios, possibilitaram um aumento considervel de usurios. A internet passou a ser utilizada por vrios segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informaes para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para pura diverso e entretenimento. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate papo virtual a qualquer instante, desempregados iniciavam buscas de emprego por meio de sites de agncias de
9

emprego ou enviando currculos por email e ento as empresas, de mdio e grande porte, entenderam que a Internet era um excelente caminho para melhorar seus lucros e resultados.
KENSKI, Rafael (2002). A revoluo que a internet trouxe ao mundo corporativo foi to rpida e intensa que no seria exagero dizer que o capitalismo ficou diferente desde ento. Alm do surgimento das empresas "ponto com" inflando o mercado de aes e dos novos servios criados, a rede acelerou as relaes entre fornecedores, distribuidores, produtores, administradores e todos os integrantes da cadeia produtiva.

A internet revolucionou o mundo dos negcios, sendo uma ferramenta estratgica vital para as empresas dos mais variados setores. A cultura empresarial mudou drasticamente, com a comunicao em tempo real atravs da internet as organizaes passaram a responder rpido as novas tendncias do mercado, alm de encontrar e conquistar seu publico alvo com relativa eficincia. Isso se da atravs da imensa gama de informao que se pode conseguir na rede, ou mais especificamente nas redes sociais, possvel identificar grupos tnicos tendncias, preferncias, opinies e muito mais, alm de levantar dados de qualquer relevncia para qual quer negcio que atue no setor comercial. Em 1995, em meados de setembro, era fundada no Brasil, a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, o site chamado "Cad?", que hoje poderia ser considerado o Google daquela poca. Dois garotos, Gustavo Viberti e Fbio de Oliveira, que se conheceram antes do vestibular e entraram para a mesma faculdade, onde foram colegas de turma no curso de engenharia eltrica, acabaram trabalhando em uma mesma empresa, e no perodo de frias, Gustavo Viberti, inspirado pelo site americano Yahoo! e motivado por um curso de internet que estava cursando, viu na Internet, a grande oportunidade de sua vida. No comeo, Gustavo catalogava pginas da internet e disponibilizava os endereos em sua pgina pessoal. Com a ajuda de Fbio de Oliveira, que acreditou que a ideia poderia dar certo, a divulgao foi sendo feita e em janeiro de 1996, j haviam 1.200 pginas visitadas por certa de 20.000 pessoas. Exemplos como esse, existem em nmeros incalculveis pelo mundo. Alguns atingiram certo sucesso, outros nem tanto, mas so histrias como essas que fez com que pequenas empresas tambm se interessassem pela rede mundial de computadores. No mundo virtual as aplicaes so infinitas, o cu o limite, sendo necessrio apenas contar com uma estrutura de hardware, software potente o bastante para suportar o negcio e tambm com pessoas qualificadas para operar e manter o funcionamento de toda estrutura. Uma vez online, no existiro barreiras entre a empresa e o cliente, dependendo apenas de uma logstica bem articulada para as transaes comerciais serem bem sucedidas, conforme citado por Dailton Felipini, a internet nos permite romper barreiras geogrficas e temporais para promover o negcio e isso se reflete diretamente nos resultados da empresa.
FELIPINI, Dailton. (2013). A internet representa uma revoluo cultural tambm dentro das empresas. Ao romper barreiras geogrficas e temporais, a Internet possibilita aos funcionrios e dirigentes trocarem dados, informaes, decises e conhecimento de forma fantasticamente mais gil, entre si e tambm, com seus fornecedores, revendedores e clientes, criando uma nova cultura digital. Nessa nova cultura, fatores como a distncia e tempo tendem a ser cada vez menos relevantes. Apenas digitando algumas teclas do computador pode-se mandar um boletim para milhes de clientes espalhados pelo globo. Se voc necessita de um software

10

para o departamento de engenharia de sua empresa, pode compr-lo de um fornecedor situado no ndia e pagar, receber, instalar e comear a usar, sem sair de sua cadeira. Seu funcionrio, ou mesmo voc, pode-se fazer aquele treinamento de sua casa no sbado a noite, de pijamas, enquanto sua famlia assiste a TV na sala ao lado... as possibilidades so ilimitadas. Ganhando-se tempo e agilidade nas interaes, ganha-se melhor desempenho, o que fatalmente vai refletir-se no resultado da empresa.

Tamanha notoriedade objetivo de qualquer empresa, ser encontrado por quem procura seu produto ou servio, abrindo novas oportunidades de negcio, ampliando o mercado e os lucros o grande benefcio da web e o conceito de marketing virtual to promissor que algumas empresas vendem s pela internet (E-Commerce), pois o investimento relativamente menor e as chances de sucesso so bem maiores estando 24 horas por dia e 7 dias por semana on line, em outras palavras, a internet permitiu que empresas possam atender mercados distantes e inatingveis se no fosse a web. A importncia da Web nas empresas no somente nas oportunidades de vendas, mas principalmente na reduo de custos. Entre alguns itens que podemos citar para exemplificar essa reduo, seria a reduo com equipes de vendas, reduo com despesas de luz, gua, aluguel e telefonia de centros comerciais e todas despesas com comunicao impressa, como folders, catlogos e todos servios de marketing presentes em uma loja fsica. O medo por parte dos usurios de comprar pela internet esta cada vez mais ausente na opinies de muitas pessoas. Hoje o mercado solido e cresce cada vez mais, pois vender na sua cidade, bairro, estado ou at mesmo outro pas acaba no tendo muitas diferenas, j que os custos de operao variam muito pouco e os servios de entrega esto cada vez mais eficientes, tanto na agilidade de todo processo, quanto na transparncia da locomoo do produto entre entregador e cliente. Os benefcios da web para empresas de entregas so imensos, onde toda infraestrutura tecnolgica de todos setores permite que funcionrios estejam interligados para uma rapidez entre todos os processos, a possibilidade e facilidade para que clientes consultem a situao de servios e toda integrao que torna o servio cada vez mais rpido, seguro, econmico e mais confivel. Para exemplificar de uma forma mais enftica, traremos um estudo de caso, onde a importncia e a evoluo no desenvolvimento web proporcionou uma grande mudana em processos e economia, atingindo resultados impressionantes desde seu projeto. 9 ESTUDO DE CASO Nosso estudo de caso foi baseado em um projeto realizado pela ECT (Empresa de Correios e Telgrafos) que atravs da utilizao de um servidor Web conseguiu integrar smartfones para atualizar o sistema de rastreamento da empresa, isto possibilitou grandes ganhos operacionais e tcnicos tornando o servio ainda mais confivel. Atravs de um estudo dos concorrentes, foi constatado que esta tecnologia j era utilizada no mercado com grande aceitao e para que isto se tornasse uma realidade era preciso a aquisio de novas tecnologias no parque computacional da empresa, aps a aquisio dos novos servidores, foi elaborado um novo projeto para que os smartfones se comunicassem com a rede da empresa e foi
11

escolhida a tecnologia de servidores Web utilizando uma servlet que recebe os dados dos celulares e transmite ao banco de dados e este por sua vez atualiza os dados na internet para o cliente final. Os ganhos obtidos com este sistema so bem significativos, mas para explic-los, necessitamos saber um pouco sobre o negcio da empresa: Toda encomenda registrada que o cliente envia nos Correios, recebe um cdigo composto de 2 letras, 9 nmeros e BR no final, assim que o cliente envia esta encomenda em uma agencia, ele recebe este cdigo para rastrear pela internet; Quando esta encomenda registrada chega na unidade de distribuio, realizada uma lista contendo todos os objetos que um determinado carteiro entregar, esta lista chamada de LOEC (Lista de Objetos Entregue ao Carteiro); Cada carteiro leva consigo cerca de 6 pginas para cada conjunto de ruas (Distrito) que ele entregar naquele dia. Atualmente a empresa tem cerca de 110.000.000 (Cento e dez milhes) de pginas impressas anualmente, o que equivale a 200.000 (duzentas mil) resmas de papel. Esta quantidade de papel tem um custo estimado de R$ 2.000.000,00 (Dois milhes de reais), as despesas com impressoras chegam a cerca de R$ 2.500.000,00 (Dois milhes e quinhentos mil reais) por ano;

Com a utilizao dos smartfones, no ser mais necessrio realizar a impresso das LOECs, pois o sistema carrega os dados de todos as encomendas que o carteiro entregar e com isto, alm da economia em papel e impressoras, h ganhos operacionais, como por exemplo, no mais necessrio o funcionrio da unidade realizar a insero dos dados no sistema de rastreamento, uma vez que o smartfone j o fez. A LOEC era utilizada tambm como prova de entrega do objeto, pois ao receber a encomenda o cliente assina e coloca o seu documento de identificao, com o novo sistema a assinatura no mais necessria, pois ao invs da assinatura ser tirada uma foto da encomenda com uma etiqueta que ficar disponvel na internet para eventuais consultas. Alm do servio de informao em tempo real quando os objetos so entregues, os Correios utilizam servidores Web tambm para facilitar para o cliente o acesso aos seus servios, como por exemplo, o Telegrama. Foi realizado um estudo pela revista INFO que constata que a utilizao do Telegrama pela Internet mais prtica e mais barata do que se fosse utilizado os servios da agncia ou pelo telefone. A avaliao tcnica dos custos e benefcios quanto da avaliao tcnica levou a nota 8 na edio n 222 de Setembro de 2004.
Conforme BALIEIRO, Silvia, ressalta (Revista INFO. pag. 36, edio n222). Os Correios levou para a Internet o envio de Telegramas. Alm de ser uma tremenda convenincia, o telegrama pela WEB mais barato que os enviados por telefone ou por uma agncia. Antes de usar o servio, preciso se cadastrar no Correios On Line. Nos testes da INFO, enviamos um telegrama para Guaratinguet, ... no dia seguinte a correspondncia foi entregue.

12

A reportagem acima feita pela revista INFO em 2004 j mostrava a praticidade que temos em utilizar os servios Web, outra coisa que temos que citar que tanto as empresas quantos os usurios se tornaram cada vez mais refns da facilidade que os recursos Web nos trazem. Hoje possvel realizarmos um B.O. (Boletim de Ocorrncia) pela Internet sendo que voc no precisa perder tempo em uma delegacia, ou at mesmo podemos realizar pedidos de documentos utilizando os servios dos Cartrios 24 horas, facilidades que jamais pensaramos que poderia existir 10 anos antes, podemos tambm fazer investimentos na bolsa e comprar ttulos do tesouro sem sequer irmos ao banco, tudo atravs da Web. O nico problema que hoje se ficssemos sem os recursos que a Internet nos oferece, tudo poderia virar um caos. Afirmamos isto baseando-nos por exemplo, nos bancos. Se um banco atualmente no pudesse utilizar os sites para diluir os seus atendimentos, as agncias bancrias no seriam capaz de suportar a quantidade de clientes, at porque os novos clientes dos bancos j so direcionados para o auto atendimento e servios bank-line. 10 A INTERNET E A MOBILIDADE A evoluo dos smartfones viabilizou o uso da internet mvel no mundo. Esses aparelhos possuam relativa capacidade de processamento e interao com o usurio, alm da portabilidade possibilitar o desenvolvimento de aplicaes robustas, capazes de interagir com servidores Web, trazendo inmeros benefcios ao usurio e abrindo caminho para uma infinidade de servios entre os quais podemos destacar a vdeo chamada, navegao na internet e movimentaes bancrias. Com a popularizao das redes sociais as pessoas passaram a ficar mais tempo online, logo o mundo virtual passou a fazer parte de suas vidas, tornando a plataforma mvel um mercado promissor e em constante expanso. Por conta disso a indstria segue investindo alto em tecnologia mbile, hoje j possvel adquirir aparelhos com processadores de 8 ncleos. O uso de smatphones e tablets vem se popularizando nas empresas tambm. Aparelhos adquiridos por funcionrios inicialmente para uso pessoal, so utilizados no ambiente de trabalho, isso porque eles permitem acesso a qualquer tipo de informao em tempo real, trazendo emails, noticias, entretenimento, tv, rdio, entre outros. Ha uma preocupao com segurana de dados, que deve ser seguida com cautela, pois esses aparelhos so muito teis, mas podem ser usados de forma indevida tambm. Algumas empresas adotaram o uso de aparelhos mveis conectados a internet para otimizar a logstica do negcio. Bares e restaurantes j utilizam essa tecnologia para anotar os pedidos dos clientes, onde a cozinha e o caixa recebem os dados em tempo real, agilizando todo o processo de atendimento, minimizando a possibilidade de erros e proporcionando uma significativa reduo de custos. As vantagens que a internet mvel proporciona tanto para pessoa fsica quanto para pessoa jurdica so incontveis, pois se ontem a tecnologia da informao era o futuro, agora j o presente, servindo de base para os prximos passos da evoluo tecnolgica, a qual dever se apoiar em trs pilares (nvel de processamento, velocidade de transmisso de dados e portabilidade), para

13

reduzir os custos e ampliar os lucros em empresas que atuem principalmente no comrcio e na prestao de servios. 11 A EVOLUO DA INTERNET A primeira gerao da internet (Web 1.0) surgiu para expor ou trocar informaes, mas isso ocorria de forma esttica, ou seja, os sites eram apenas para leitura. A segunda gerao ( Web 2.0) a internet que utilizamos hoje em dia, com ferramentas de busca e outros web sites que possibilitam uma interao dinmica com o usurio. A terceira gerao ( Web 3.0) ainda em desenvolvimento, promete revolucionar os motores de pesquisa online. Adotando uma formato universal, ser capaz de integrar dados provenientes de diversas fontes e estabelecer que as aplicaes web entendam o significado das palavras e relacionem a um campo semntico, interagindo de forma inteligente com o usurio e com outros computadores. Extensible Markup Language, uma linguagem de marcao de dados, que permite a descrio de dados estruturados. Recomendada pela W3C, essa linguagem capaz de descrever uma grande variedade de dados, sendo utilizada para facilitar o compartilhamento de dados pela Internet. 11.1 WEB SEMNTICA O crescimento da internet vem tomando propores inimaginveis. Existem gamas de informaes literalmente infinitas, em outras palavras, h tantas informaes e contedos, que as vezes o usurio acaba no encontrando o que precisa, e por outro lado, tambm difcil saber a qual a procedncia ou a confiabilidade dos dados coletados e at mesmo se so atualizados. Para revolucionar a organizao das informaes disponveis na internet, que a Web Semntica promete dar um sentido especfico para as palavras, vinculando-as a dicionrios de sinnimos, criando assim um campo semntico, capaz de filtrar os dados de forma a prover informao precisa, garantindo uma interao inteligente entre usurios entre computadores. Por enquanto hardware e softwares ainda no podem distinguir o sentido das palavras e nem mesmo definir quais so relevantes busca e por esse motivo que uma simples solicitao na rede mundial de computadores traz milhes de artigos, sites, documentos e arquivos em geral, e tudo isso a princpio, no resolve nossos problemas. O projeto Web Semntica foi criado com o objetivo de programar computadores para organizar informaes de forma semelhante ao crebro humano, de modo que as mquinas sejam literalmente capazes de conversar entre si, ou seja, as aplicaes estaro interconectadas, onde haver um formato comum de dados, possibilitando a troca de arquivos entre banco de dados e paginas Web. O projeto liderado pelo (W3C), que conforme especificado em seu site oficial: O World Wide Web (W3C), um consrcio internacional, no qual organizaes filiadas integram uma equipe em tempo integral e trabalham juntos para desenvolver padres para a Web e cuja misso : conduzir a internet, para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes, que garantam seu crescimento a longo prazo.
14

GAUDIN, Sharon (2012). "A engenharia de busca da Google receber uma atualizao que tornar mais fcil para os usurios acharem as informaes que precisam, colocando suas pesquisas no contexto...". "Nos prximos dias os usurios (apenas dos EUA) comearo a ver uma coluna extra aparecer em suas pginas de resultado de buscas do Google. A chamada Knowledge Graph foi desenhada de modo que as buscas possam cavar mais fundo para atender s pesquisas, pedindo aos usurios que sejam mais especficos acerca do que esto procurando. Por exemplo, se um usurio buscar pela palavra patriota, o novo ser vio ir perguntar se ele est interessado em informaes sobre o time de futebol Patriotas da Nova Inglaterra (em traduo livre), participantes da Revoluo Americana ou o Teatro dos Patriotas em Nova Jrsei. Uma vez que a pessoa selecionar o assunto especfico, os assuntos irrelevantes desaparecero." Estamos orgulhosos de nosso primeiro passinho de beb, o Knowledge Graph, que ir nos permitir fazer buscas mais inteligentes, nos deixando prximo ao computador de " Star Trek" que eu sempre sonhei em construir

Conforme se pode observar, grandes empresas do setor de tecnologia de informao apostam alto nesse novo conceito de Internet, aparentemente promissor. Quando estiver no auge, a web semntica ser altamente rentvel, por ser capaz de estabelecer ligaes entre o produtor, o distribuidor, o produto e o cliente potencializando a consolidao da empresa no mercado. Enquanto o futuro no chega, convm a o desenvolvedor Web adequar os sites aos mecanismos de busca atuais, para que sua pgina Web esteja entre as primeiras listadas em pesquisas relevantes. 12 MERCADO DE TRABALHO 12.1 O PERFIL DO WEB DESIGNER Profissional competente para a elaborao do projeto esttico e funcional de um web site. Para ser um Web designer preciso ter o domnio das tcnicas de designer equilbrio entre bom senso e criatividade. 12.2 QUAIS FERRAMENTAS DE LINGUAGENS DEVE CURSAR Photoshop, Fireworks, Illustrador, Corel HTML, CSS, JQuery Adobe Flash, Blend (Silverlight) Wordpress, Jooala, Drupal, SharePoint Git, TFS

12.3 MERCADO E OPORTUNIDADES Empresas esto procura de profissionais capacitados A web tem potencial Super Acessvel Em constante crescimento
15

12.4 UMA DAS CARREIRAS MAIS PROMISSORAS PARA OS PRXIMOS DEZ ANOS A rea de tecnologia da informao e comunicao (TIC) talvez a maior aposta de economistas e consultores para a prxima dcada. Na avaliao deles, o setor deve crescer, com abertura de vagas, no importa muito qual seja o desempenho da economia nos prximos anos. Isso porque todos os setores da economia apresentam uma grande demanda pelos servios da rea e, portanto, por seus profissionais. 12.5 PROFISSES EM ALTA
PASTOS, Jos (Revista Veja. n52, set. 2013), professor da faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo (USP): "As profisses em alta so Especialistas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos mveis, computao em nuvem e qualidade de software, analistas de tecnologia da informao e sistemas, desenvolvedores de software e programadores, entre outros."

12.6 PALAVRA DOS ESPECIALISTAS


PASTOS, Jos (Revista Veja. n52, set. 2013), professor da faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo (USP): "A atividade dos profissionais de TIC passou a integrar as demais reas da economia. Contudo, o Brasil ainda est atrasado na formao desses profissionais, o que gera escassez de talentos. preciso melhorar a formao deles j que a perspectiva que o mercado continue muito 'comprador'."

12.7 DISPOSITIVOS MVEIS


BARBIRATO, Alex (Diretor Geral Da Incube, Venture Builder, Fbrica De Aplicativos Mveis - O Estado de S.Paulo 20, Jan. 2013). "Quando se olha para o futuro a carreira de desenvolvedor de aplicativos para dispositivos mveis, ela parece ser bastante encantadora e promissora. De fato ela , mas h seno. S em 2011, o mercado internacional de apps movimentou cerca de US$ 6,8 bilhes e, at 2015, essa quantia pode chegar a algo entre US$25 bilhes e US$38 bilhes ao ano, de acordo com as consultorias Marketsand Markets e Forrester Research. Sabe-se ainda que o salrio de um desenvolvedor no Brasil pode chegar a mais de R$ 10 mil mensais."

12.8 SALRIO MDIO PARA PROFISSIONAIS DE TI A pesquisa abaixo toma como mdia o valor pago pelas empresas a especialistas em TI na regio metropolitana de So Paulo:

16

Cargos Administrador de banco de dados (DBA) Administrador de rede Analista de dados e infra-estrutura Analista de negcios Analista de organizao e mtodos Analista de processos Analista de produo Analista de projetos Analista de segurana da informao Analista de sistemas Analista de sistemas Web

Jnior 4.393,01 4.100,00 3.584,00 5.096,00 3.500,00 3.500,00 4.290,00 4.159,00 4.934,72 5.332,68 6.200,00

Pleno 5.886,35 4.940,80 5.040,00 6.200,00 5.800,00 4.870,00 4.599,47 5.841,00 5.600,00 7.038,45 8.500,00

Snior 9.381,49 6.992,00 6.570,00 8.350,00 8.000,00 6.400,00 5.602,61 7.300,00 7.266,93 8.630,00 9.380,00

Revista Info. Pesquisa realizada pela consultoria Dexis no ms de maro de 2012.

13 CONCLUSO Vivemos em um mundo globalizado e de constantes transformaes, a cada nova gerao, muda-se a forma de se relacionar, trabalhar e de viver em sociedade. A Web tornou-se fundamental e ficar marcada pela grande transformao dessa gerao. A cada dia cresce o nmero de servios, facilidades, novidades e informaes disponveis na grande rede. Podemos concluir que a Internet se tornou, por vrios aspectos e mecanismos diferentes, um dos meios de comunicao mais eficiente at hoje desenvolvido, pelo fato da possibilidade e facilidade de interligar o mundo inteiro. A Internet vem tomando conta do cotidiano do ser humano. Antigamente era mais usada e divulgada por empresas, pessoas de poder aquisitivo mais alto ou estudantes da rea. Nos dias atuais, com a grande repercusso, diminuio de custos e facilidades de acesso e contato, as pessoas esto cada vez mais integradas. Se ha poucos anos, muitos tinham o acesso a Web por meio de Lan House ou apenas em seus empregos, hoje com nossos celulares, relgios e at mesmo culos, estamos sempre conectados. Em um mundo globalizado e conectado como o nosso, a Internet tornou-se para integrante desse novo sistema de negociao nas empresas. Um site fundamental para uma empresa, pois em muitos casos, o primeiro contato de um cliente com uma empresa, pela Internet e por esse motivo, as informaes e servios oferecidos pelos seus sites, devem ser tratados atentamente por essas empresas, afinal seus Websites so de importncia vital para os lucros. Com esse raciocnio, que o Mercado De Trabalho especializado em TI (Tecnologia Da Informao), esta cada vez mais voltado para Internet, formando profissionais com especialidades
17

cada vez mais integrada com a Web, procurando ferramentas e conceitos, onde possvel trazer rapidez, segurana, facilidades e economia aos desenvolvedores, analistas, arquitetos, lideres e gestores de TI. No h limites quando falamos para onde a Web ir seguir. A cada dia lanado um novo conceito ou formas de conectar a Web a nosso dia a dia e tambm a cada dia, lanado mais previses de como ser o futuro da tecnologia. Casas conectadas a Web j so uma realidade, carros inteligentes, robs, inteligncia artificial e microchips implantados em humanos so apenas alguns exemplos de tecnologias j presentes e cada vez mais discutida, e em alguns casos, cada vez mais acessvel a todos.
LOPES, Airton. (INFO Exame. Pag 27. Mar. 2013) "Se voc j alvo de olhares de reprovao da famlia e dos amigos por no largar do smartphone, prepare-se porque isso vai piorar. Duvida? Pense ento em um dia comum, aquele que comea com uma pausa na padaria a caminho do trabalho. Entre um gole e outro de caf seus olhos no iro se desgrudar do streaming de vdeo em alta definio na tela do smartphone. Ao pagar a conta, esquea dinheiro e carto. Basta aproximar o celular de um leitor no caixa. Depois de uma manh corrida no escritrio, os minutos restantes do horrio de almoo sero gastos para a jogatina online no PlayStation Phone ou ento para mostrar aos colegas vdeos em 3D, que saltam da tela sem que ningum precise usar culos especiais. Ao voltar para casa, o celular pousar numa dock ligada a monitor, mouse e teclado e voc poder, por exemplo, entrar no site do banco como faria no desktop. Depois, o smartphone se transformar em um player de vdeo espertssimo para enviar filmes em alta definio para a TV por Wi-Fi. Nada disso fico. Trata-se de uma amostra do que poderemos fazer com o nosso prximo smartphone.

Para as prximas geraes, a Web ser algo to comum quanto um sistema de televiso ou rdio para ns. As empresas estaro cada vez mergulhadas neste meio, haver um abismo ainda maior do que existe hoje, entre pessoas que possuam vivncia com tecnologia, pessoas que no se interessam muito pelo assunto no mercado de trabalho. Os profissionais precisaro estar cada vez mais atualizados novas tecnologias, novos conceitos, novas linguagens e novas formas de ver e pensar sobre as coisas. Hoje j existe uma grande diferena entre um profissional que trabalha com um tipo de conceito no seu desenvolvimento de sistemas, para outro que j se atualizou para conceitos atuais e tendncias do mercado. Possivelmente essa diferena crescer ainda mais com o passar dos anos e mesmo com tantos pontos negativos em relao a Web, onde a dependncia esta cada vez mais presente no ser humano, a tendncia de nos tornarmos cada vez mais "escravos" da tecnologia e especificamente da Web, no algo fora realidade e pode ser considerada por muitos hoje, o caminho natural das coisas. REFERNCIAS BALIEIRO, Silvia. Revista INFO. pag. 36, edio n222 BARBIRATO, Alex. O Estado de S.Paulo 20, Jan. 2013. FELIPINI, Dailton. Por que as empresas esto investindo na internet?. Disponvel em: <http://www.e-commerce.org.br/artigos/empresas_internet.php>. Acesso em 24 de set. 2013. FLOYD, Thomas L. - Sistemas Digitais - Fundamentos e Aplicaes 9 edio. Ed Porto Alegre: Bookman, 2007.
18

GATES, Bill. A Estrada Fo Futuro. Companhia Das Letras.1995 GAUDIN, Sharon. Computerworld/EUA, mai 2012. Disponvel <http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/05/16/google-comeca-a-testar-busca-semantica>. em 16 de out. 2013. em: Acesso

KENSKI, Rafael. Revista Super Interessante. A internet, 10 anos que abalaram o mundo, set. 2002 LOPES, Airton. Revista INFO Exame. Pag 27. Mar. 2013 MANZANO, Jos Augusto N. G. e FEGUEIREDO, Jayr - Algoritmos, Lgica para Desenvolvimento de Programas de Computadores. Editora rica. 10 Edio. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2007. PASTOS, Jos. Revista Veja. n52, set. 2013. PERRY, Greg - Visual Basic 5, Aprenda em 24 horas. Rio de Janeiro, 1998. SERSON, Roberto Rubinstein. Linguagem de programao para computador. Rio De Janeiro. Brasport. 2009.

19

Anexo I Ficha de Avaliao

FACULDADE FLAMINGO Ficha de avaliao docente Curso de:


Aluno(s) :_______________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Ttulo do Trabalho Acadmico: ___ Professor Orientador: Avaliao: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Nota: ( Observaes: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Professor Orientador Data: ) ( por extenso) Encaminhar Biblioteca ? ( )

Assinatura:

Coordenador de Curso

Data:

Assinatura:

___________________________
20

Anexo II CESSO DEFINITIVA E NO ONEROSA DE DIREITOS AUTORAIS


Pelo presente instrumento particular, GRUPO EDUCACIONAL FLAMINGO (Faculdades Flamingo) pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 62704317000-66, com sede na Rua Francisco Matarazzo, 913, Bairro Barra Funda cidade de So Paulo, estado de So Paulo, CEP 05001-000, mantenedora da Faculdade Flamingo, neste ato representado em conformidade com seu contrato social,doravante denominada simplesmente CESSIONRIO, , Residente e domiciliado n Estado _Bairro_ CEP , Nacionalidade _, Cidade _, e , Residente e domiciliado n Estado _Bairro_ CEP , Nacionalidade _, Cidade _, e , Residente e domiciliado n Estado _Bairro_ CEP , Nacionalidade _, Cidade _, e , Residente e domiciliado n Estado _Bairro_ CEP , Nacionalidade _, Cidade _, e , Residente e domiciliado n Estado _Bairro_ CEP , Nacionalidade _, Cidade _, e , Residente e domiciliado n Estado _Bairro_ CEP , Nacionalidade , Residente e domiciliado n Estado _Bairro_ CEP , Nacionalidade _, Cidade _, _, Cidade _

e tem justo e acordado o presente TERMO DE CESSO DEFINITIVA E NO ONEROSA DE DIREITOS AUTORAIS, que se reger pelas clusulas seguintes:

21

CLUSULA PRIMEIRA - Pelo presente instrumento, o (a) CEDENTE CEDE E TRANSFEREM GRATUITAMENTE AO CESSIONRIO OS DIREITOS AUTORAIS PATRIMONIAIS SOBRE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (TCC) E OU ENSAIOS DE CAPACITAO PROFISSIONAL - ECAPRO INTITULADO:

de autoria do (a) CEDENTE, para fins previstos neste instrumento. CLUSULA SEGUNDA. O (A) CEDENTE cede ao CESSIONRIO os direitos patrimoniais integrais da obra referida na clusula primeira, em CARTER DEFINITIVO, de forma exclusiva, nica, livre e desembaraada, inclusive o direito de registro, sendo facultado ao CESSIONRIO, nos termos da lei, reproduzir a obra em portugus, atravs de qualquer meio tcnico, mecanogrfico, informatizado, eletrnico ou audiovisual, biblioteca virtual ou internet, sendo essa publicao no formato de livro, onde dever ser entregue uma cpia impressa e outra em CD (mdia digital) para a instituio acadmica, tirando quantas edies ou tiragens entenderem economicamente viveis, em todo territrio nacional e continente americano. CLUSULA TERCEIRA. As partes pactuam que a cesso de direitos autorais regulamentada neste instrumento operar-se- de maneira GRATUTA, renunciando expressamente o (a) CEDENTE eventual direito a percepo de retribuies, percentuais sobre vendas, comissionamentos e/ou qualquer outra forma de remunerao. CLUSULA QUARTA - O (A) CEDENTE declara, para os fins legais, ser legtimo (a) criador (a) da obra descrita na clusula primeira deste instrumento e titular exclusivo (a) dos direitos morais e patrimoniais, pelos quais se responsabiliza civil e penalmente perante a CESSIONRIO, bem como a terceiros, em qualquer hiptese de contrafao de direitos autorais. CLUSULA QUINTA. A cesso integral e definitiva de direitos firmada neste instrumento estabelecida em carter de irretratabilidade, obrigando as partes, seus herdeiros e sucessores. CLUSULA SEXTA. Elege-se o foro da Comarca de So Paulo para solucionar questes derivadas desse instrumento. Por estar ciente das clusulas acima, assina o presente termo para atingir validade e eficcia jurdicas.

So Paulo, ______ de ______________________ de _________. __________________________________ ______________________________

CEDENTE(S)

CESSIONRIO 22

You might also like