You are on page 1of 6

Revista eletrnica de crtica e teoria de literaturas

Dossi: a cidade na crnica


PPG-LET-UFRGS Porto Alegre Vol. 03 N. 01 jan/jun 2007

A Porto Alegre do sculo XIX sob o olhar dos viajantes.


Sheila Katiane Staudt
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma de olhar dos viajantes sobre a cidade de Porto Alegre no sculo XIX. Os viajantes que aqui estiveram enxergavam a cidade sob o influxo da nova sensibilidade a que estavam submetidos, e, por isto mesmo, a percebiam sob a tica do estranhamento, vinculada barbrie e, portanto, distante da preconizada modernidade. A partir da anlise dos recortes de crnicas de viagem contidos no livro intitulado: Os viajantes olham Porto Alegre, de Valter Noal Filho e Srgio Franco, pretende-se entender o olhar singular lanado pelos viajantes sobre esta cidade que se encontrava em plena formao no perodo, bem como perceber o processo de construo das imagens de Porto Alegre em diferentes relatos de viagem. Como base terica recorremos s obras: Fisiognomia da Metrpole Moderna, de Willi Bolle e O Imaginrio da Cidade: vises literrias do urbano Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre, de Sandra Pesavento. Abstract: This work intends to analyze how the travelers looked at Porto Alegre city in the 19th century. The travelers who stayed here looked at the city through the new sensibility to which they were used at the time and, for this reason, they perceived it with surprise, as something close to barbarity and, therefore, far away from the desired modernity. Starting by the analysis of the excerpts of travel narratives published in the book entitled Os viajantes olham Porto Alegre, by Valter Noal Filho and Srgio Franco, we try to understand the singular look they had at this city which was under development at the time, as well as to perceive the construction process of the images of Porto Alegre in different narratives. Our theoretical support was based on the studies by Willi Bolle in his book Fisiognomia da Metrpole Moderna and also on the book O Imaginrio da Cidade: vises literrias do urbano Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre by Sandra J. Pesavento.

Palavras-chave: cidade, alteridade, viagem.

Keywords: city, alterity, travel.

Havia na Europa, desde fins do sculo XVIII, uma preocupao em transformar o espao urbano devido s aglomeraes nos grandes centros. O sculo XIX destaca-se por acelerar este processo que se iniciara, visto que era necessrio resolver o problema do congestionamento nas grandes capitais europias; problema este que inquietava arquitetos e urbanistas no que se refere s questes de ordem higinica e esttica de cidades como Paris, Londres, Roma, Berlim, etc. A cidade de Paris foi pioneira neste sentido. Maxime Du Camp nos mostra a precria situao da capital francesa nesta poca, razo pela qual, melhorias urbanas deveriam ser feitas imediatamente, a fim de torn-la um espao, no mnimo, habitvel:
Aps 1848, Paris estava na iminncia de se tornar inabitvel. A constante expanso da rede ferroviria (...) acelerava o trfego e o aumento populacional da cidade. As pessoas sufocavam

Mestranda UFRGS.

A Porto Alegre do sculo XIX sob o olhar dos viajantes

Nau Literria
nessas velhas ruelas estreitas, sujas, confusas, em que se apertavam como gado encurralado por no haver outra soluo. (DU CAMP apud BENJAMIN, 1985, p.109)

No decorrer do sculo XIX, os inmeros viajantes que percorreram o Brasil, os quais na sua maioria europeus, olhavam as cidades brasileiras sob o influxo desta nova sensibilidade a que estavam submetidos, e por isto mesmo, percebiam-nas sob a tica do estranhamento, vinculadas barbrie e, portanto, distante da preconizada modernidade. Segundo a historiadora Sandra Pesavento, a cidade o objeto de mltiplos discursos e olhares, que no se hierarquizam, mas que se justapem, compem ou se contradizem, sem, por isso, serem uns mais verdadeiros ou importantes que os outros (PESAVENTO, 2002, p. 9). Dessa forma, entendemos ser vlido o estudo sobre as diversas percepes e representaes da cidade de Porto Alegre por meio do discurso de viajantes que aqui estiveram, pois na condio de estrangeiros do lugar, possuam um olhar arguto que lhes possibilitava refletir sobre culturas, hbitos e costumes to estranhos aos seus. Atravs das reflexes de Lucrcia Ferrara possvel compreender a questo do processo de construo das imagens das cidades:
As transformaes econmico-sociais deixam na cidade marcas e sinais que contam uma histria no verbal pontilhada de imagens, de mscaras, que tem como significado o conjunto de valores, usos e hbitos, desejos e crenas que misturam, atravs do tempo, o cotidiano dos homens. (FERRARA apud PESAVENTO, 2002, p.15)

Assim, percebemos que toda e qualquer mudana sofrida por uma cidade deixa marcas em sua fisionomia e, no sculo XIX, o advento do progresso e o desenvolvimento de Porto Alegre deixaram marcas em seu traado e, por esta razo, o registro destas modificaes est presente nas crnicas dos viajantes que por ela passaram, dando origem, ento, s primeiras imagens desta cidade. Na primeira metade do sculo XIX, percebemos que a descrio da natureza era recorrente nesses relatos de viagem, j que Porto Alegre estava em plena formao no perodo. Os aspectos urbanos so enfatizados a partir da segunda metade do sculo XIX, pois neste perodo que as transformaes econmicas e estticas comeam a elev-la condio de metrpole. Percebemos a admirao do viajante suo Heinrich Trchsler que esteve em Porto Alegre em 1828, pelo panorama natural da cidade, aspecto este recorrente em muitas crnicas de viagem do mesmo perodo:
A cidade de Porto Alegre situa-se sobre uma elevao e proporciona aos olhos uma surpreendente e encantadora viso no meio de duas grandes enseadas, [...] V-se o ancoradouro repleto de navios; as ilhas e o serpentear dos cinco rios que se apresentam aos olhos como os cinco dedos de uma mo aberta; os stios de lazer; [...] Isso tudo, minha frgil pena no consegue descrever com preciso seu valor e grandiosidade, porm, as almas sensveis, ao

Sheila Katiane Staudt

Vol. 03 N. 01

jan/jun 2007

contemplar estas cenas da natureza, vem-se transportadas para uma amena, indescritvel e deliciosa sensao. (TRCHSLER apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 60)

O viajante naturalista Auguste de Saint-Hilaire passou por Porto Alegre em 1820 e percebe a cidade atravs de um olhar impregnado pelas exigncias europias:
Surpreendeu-me o movimento desta cidade, bem como o grande nmero de edifcios de dois andares e a grande quantidade de brancos aqui existentes. [...] Percebe-se logo que Porto Alegre uma cidade muito nova. Todas as casas so novas e muitas esto ainda em construo. Mas, depois do Rio de Janeiro no vi cidade to suja, talvez mesmo mais suja que a metrpole. (SAINT-HILAIRE apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 39)

O aspecto sujo da cidade choca o viajante que tinha como modelo a Europa e, no caso especfico de Saint-Hilaire, a cidade de Paris, a qual estava passando por profundas mudanas e benfeitorias em sua estrutura urbana, principalmente no que concerne ao saneamento. De acordo com os estudos de Pesavento (2002), a noo de cidade aberta preconizada por mdicos higienistas e reformadores da urbe, j estava em questo desde antes do perodo haussmaniano na capital francesa. (cf. PESAVENTO, 2002, p.57) O calamento precrio das ruas da cidade no incio do sculo no passa despercebido pelos viajantes e a presena de alguns edifcios atrai o olhar de inmeros deles, como o caso do viajante portugus Antnio Jos Gonalves Chaves:
A cidade de Porto Alegre, Alacriportus, que a capital da provncia, est vantajosamente situada junto confluncia de cinco formosssimos rios, todos navegveis, [...] As ruas so sofrivelmente alinhadas e niveladas o melhor possvel, mas as caladas no so bem construdas por no haver bons calceteiros, remediando a falta com pedreiros de alvenaria [...] Entre todos os edifcios pblicos, o que d mais na vista o Hospital da Caridade, [...] H tambm principiada a igreja das Dores, sob um risco excelente, tal que s a capela-mor, em que j se celebra missa, representa o corpo de uma grande igreja. (CHAVES apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 39)

O fato de ser uma cidade em formao e no possuir atrativos aos exigentes olhos europeus fazia com que muitos relatos anteriores a 1850 mostrassem o desprezo de alguns viajantes pelo local visitado. O dinamarqus Heinrich Belmann, em 1826, lana um olhar indiferente sobre a capital gacha:
[Porto Alegre] no muito grande, tem aproximadamente 10.000 habitantes e se divide em Cidade Alta e Cidade Baixa. [...] A prpria cidade alis no oferece nada de peculiarmente interessante, a no ser diversos edifcios particulares bem bonitos. (BELMANN apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 54)

A comparao um dos procedimentos retricos presentes nos relatos de viagem conforme nos mostra os estudos de Franois Hartog (1999) serve como um meio atravs do qual esses cronistas avaliavam o diferente, tendo como referncia o seu prprio local de origem, ou ento, locais por eles antes visitados. A exemplo disso, temos a aproximao de localidades europias com paisagens de Porto Alegre:

A Porto Alegre do sculo XIX sob o olhar dos viajantes

Nau Literria
Eis-nos:transportados pequena capital de uma grande provncia do Brasil, a duas mil lguas mais ou menos do centro ardente da civilizao. As luzes s chegam a ns por reflexo. [...]Vede que cu, e que stios! o cu da Itlia! So os stios e a vegetao da Provena! Estamos em Porto Alegre! (ARSNE ISABELLE apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 71)

Os costumes dos habitantes de Porto Alegre tambm eram enfatizados pelos viajantes. Ao compararmos a situao brasileira do perodo com os princpios de educao europia, o desinteresse cultural da populao da cidade era tido como um hbito brbaro:
S havia escolas primrias-elementares em Porto Alegre, quando por ali passei, entretanto, um portugus da Europa (Sr. Gomes), juntamente com um jovem belga (Sr. Gilis), acabavam de estabelecer uma escola primria-superior. O talento e o zelo desses professores contribuiro, com certeza, a despertar o gosto pela cincia, adormecido, geralmente, sob uma paixo desenfreada pelo jogo e pela depravao. (ARSNE ISABELLE apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 71)

Por possurem, em sua maioria, a Europa como modelo e referncia natural, esses viajantes no deixam de cotejar os costumes l praticados com as novidades vistas alm-mar. Os primeiros indcios de progresso na capital do Rio Grande do Sul comeam a surgir nas crnicas dos viajantes da segunda metade do sculo XIX. Na Europa, a preocupao com a higiene e com o saneamento urbano j vinha sendo prioridade mesmo antes do governo Haussmann em Paris, governo este que serviu como modelo de progresso e embelezamento urbano a vrias cidades europias. Por isso, entendemos o elogio do viajante belga A. Baguet iniciativa do Conde de Caxias quanto higienizao e afastamento dos cemitrios do centro da cidade, que denota a chegada da modernizao para Porto Alegre:
Porto Alegre uma cidade bem moderna e existe h apenas poucos anos. [...] Antes de deixar a capital da Provncia de Rio Grande, no esqueamos de mencionar que o presidente Conde de Caxias fundou ali um cemitrio extramuros. Porto Alegre uma das raras cidades do Brasil dotadas de um estabelecimento to indispensvel do ponto de vista higinico. (BAGUET apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 82-83)

Henry Lange viajante alemo enumera os meios de transporte aqui existentes e o interesse cultural da populao caractersticas estas da preconizada modernidade:
A cidade possui linhas ferrovirias e de navegao a vapor, bonde de trao animal, teatro, jornais, enfim tudo o que caracteriza uma cidade grande de futuro. Tambm as medidas para elevar o nvel de cultura intelectual, tanto as brasileiras como as alems, comeam a aumentar e a melhorar. Nos ltimos tempos foram fundadas algumas louvveis instituies de ensino por hbeis professores alemes. (LANGE apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 188)

O mdico portugus Antnio Lopes Mendes passa por Porto Alegre em 1882 e discorre sobre o desenvolvimento da mesma:
A cidade de Porto Alegre, de qualquer lado que se contemple, oferece um aspecto encantador. [...] As ruas, caladas de granito e com passeios de grs, so largas, cortam-se em ngulos retos e prolongam-se na direo dos quatro pontos cardeais. As praas so arborizadas e adornadas de vistosos chafarizes monumentais de ferro e mrmore, que abastecem a cidade com gua potvel, que vem do arroio denominado Dilvio; todas elas so iluminadas a gs, tendo amplas

Sheila Katiane Staudt

Vol. 03 N. 01

jan/jun 2007

lojas de comrcio nos principais arruamentos. (MENDES apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p.196)

Diferentes melhorias urbanas so destacadas por este viajante portugus como, por exemplo, o calamento das ruas e a disposio ordenada das mesmas, a qualidade da gua nas fontes localizadas nas praas, com finalidade de embelezamento esttico da cidade, a iluminao a gs destes locais de lazer citadino, bem como a variedade do comrcio local smbolo do capitalismo do mundo moderno. O americano George William Peterkin relata em sua crnica as marcas da modernizao na cidade em 1893:
As ruas parecem-se mais com ruas americanas, isso , como se as coisas estivessem acontecendo. [...] Tem cerca de 50 mil habitantes ou mais, muitas evidncias de progresso: linhas de bondes sendo estendidas, casas novas na parte central e nos subrbios, casas de negcios e fbricas sendo construdas; o crescimento muito notvel. [...] Sua localizao fantstica, bonita e conveniente. Bons rios convergem para ela e tem duas linhas ferrovirias. (PETERKIN apud NOAL FILHO e FRANCO, 2004, p. 37)

Para este viajante, o modelo de desenvolvimento americano serve como um prottipo a ser seguido pelas cidades em vias de modernizao. A semelhana entre as ruas de Porto Alegre com ruas americanas aponta para um caminho acertado a ser seguido no que se refere ao crescimento desta cidade de acordo com o ponto de vista deste viajante. Com a anlise realizada foi possvel termos contato com as primeiras imagens da cidade de Porto Alegre, bem como vermos como foi feita a construo das mesmas nos relatos dos viajantes que por ela passaram no sculo XIX. A diferena entre as crnicas da primeira e da segunda metade do sculo em questo crucial para entendermos a chegada do progresso capital gacha. O olhar privilegiado desses viajantes deixa mostra detalhes acerca de inmeros aspectos citadinos, muitas vezes, no percebidos pelos habitantes locais. At 1850, o relato desses viajantes destacava, em grande parte, a natureza e a paisagem campestre da cidade e aproximando a mesma da barbrie, j que no possua indcios significativos de desenvolvimento. Entretanto, a partir de 1850, estas crnicas comeam a salientar o espao urbano e a cidade propriamente dita, com seu comrcio, meios de transporte, melhorias urbanas, etc., qualidades estas que evidenciam no s a expanso urbana de Porto Alegre, como tambm a mudana de seus costumes, antes tidos como brbaros e primitivos para um comportamento moderno e civilizado.

A Porto Alegre do sculo XIX sob o olhar dos viajantes

Nau Literria
Referncias BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin. So Paulo: tica, 1985. p. 44-122: A Paris do Segundo Imprio em Baudelaire. BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrpole moderna. So Paulo: EDUSP, 2000. HARTOG, Franois. O espelho de Herdoto: ensaio sobre a representao do outro. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999. p. 225-314. NOAL FILHO, Valter Antonio & FRANCO, Sergio Costa. Os viajantes olham Porto Alegre. Porto Alegre: Anaterra, 2004. 2 vls. PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginrio da cidade: vises literrias do urbano Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.

Sheila Katiane Staudt

You might also like