You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO PREOPARATORIO PARA O ENEM DISCIPLINA DE HISTRIA MONITOR: NATANAEL DA SILVA SANTOS

RENASCIMENTO CULTURAL

O que foi o Renascimento Cultural? O Renascimento Cultural (ou Renascena), foi um movimento cultural ocorrido no perodo que engloba os sculos XV ao XVIII, que marca a transio do feudalismo para o capitalismo (conceito histrico). Como o prprio nome indica significa o renascimento de algo que se considerava morto. O Renascimento Cultural no foi um acontecimento isolado. Ele faz parte de uma ampla gama de transformaes culturais, econmicas, sociais, polticas e religiosas que caracterizam a transio do feudalismo para o capitalismo. O renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, como a estrutura medieval. Os seus precursores buscaram suas inspirao na Antiguidade clssica e no o retorno antiguidade clssica. O enfoque estava ligado ao humanismo, que embora fosse um termo utilizado originalmente para designar o conhecimento de humanidades (disciplinas ligadas Antiguidade Clssica). O humanismo frequentemente interpretado como o estudo e a glorificao do ser humano. O humanismo foi o veiculo por meio do qual os renascentistas tomaram conscincia de seu tempo. E, por constituir a parte essencialmente intelectual do renascimento, o humanismo se tornou um de seus mais importantes elementos definidores. A ITLIA BERO DO RENASCIMENTO O movimento ocorreu nas cidades italianas Genova, Veneza e Florena. Estas cidades eram os principais pontos de comercio entre a Europa e o oriente. Tambm nestas cidades surgiram os principais artistas, cientistas e intelectuais do renascimento. A Itlia tornou-se a pioneira e a propagadora da cultura renascentista para toda Europa ocidental. Ocorreram quatro fatores para a Itlia ser o pioneiro deste movimento: Primeiro fator foi a pratica do mecenato. Mecenato e um nome originado de Mecenas, uma cidade italiana na qual morava a famlia mais rica da Itlia os Mdici, os Mdici protegiam, e patrocinavam os artistas renascentistas. Os artistas, intelectuais e cientistas a poca eram valorizados por grandes burgueses como os Mdici e tambm a Igreja Catlica. O segundo fator era o crescente comercio local. As cidades italianas eram o local onde se revendia as especiarias e todos os tipos de produtos trazidos do oriente pelos rabes. O terceiro fator encontrava se no favorvel contato entre os comerciantes rabes com os comerciantes italianos. Os comerciantes orientais alm de levarem seus artesanatos, suas obras, eles levaram tambm para os italianos os sua arte, filosofia, e tecnologias nuticas. O ultimo fator se deu em 1453. Com queda e tomada de Constantinopla, o imprio Bizantino caiu, aps sua queda os pensadores, artistas e filsofos locais fugiram para os pases do mediterrneo como: Grcia e especialmente as cidades italianas j citadas. FASES DO RENASCIMENTO

O Renascimento se divide em trs fases Trecento Quatrocento Cinquecentro

Estas partes equivalem aos trs sculos de durao do movimento, sculos XIV, XV e XVI. O Trecento foi marcado pela valorizao da Musica Sacra. O Quatrocentro marca por ser o perodo de transio da arte Sacra para a arte profana. Neste momento so destaques as obras de Leonardo da Vinci. Por ultimo temos a fase do Cinquecentro, perodo em que a arte profana foi mais valorizada. As obras deste perodo apresentam caractersticas que distanciam a arte das opresses da religiosidade catlica. As pinturas do Cinquecentro apresentam suas figuras despidas e a temtica pag retratada. CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO Classicismo Criticismo Antropocentrismo Racionalismo Individualismo Naturalismo Hedonismo Humanismo Otimismo PRINCIPAIS ARTISTAS DO RENASCMENTO LITERATURA Tirso de Molina (1580 - 1640) - D. Ruam Del Marco Miguel de Cervantes Saavedra (1547 - 1616) - D. Quixote Dela Mancha Luis de Cames (1524 - 1580) - Os Lusadas William Shakespeare (1564 - 1616) - Romeu e Julieta, Otelo. ARTE Leonardo da Vince (1452 1519) Rafael sanzio (1483 1520) Michelangelo Buonarroti (1475 1564) Donato di Betto Bardi (Donatello) (1386 1466) CINCIA Nicolau Coprnico (1473 1543) Galileu Galilei (1564 1642) Johannes Kepler (1571 1630)

Exerccios
Marclio Ficino, intelectual florentino, celebrava o sculo XV como a idade de ouro do saber, pois fizera ressurgir as artes liberais, a gramtica, a poesia, a oratria, a pintura, a escultura, a msica e o antigo som da liria rfica; levara a astronomia perfeio e descobrira os instrumentos para imprimir livros. Essa conjuntura relacionar-se ao movimento histrico denominado: a) Iluminismo b) Liberalismo c) Cientificismo d) Renascimento (ENEM-2008) A Peste Negra dizimou boa parte da populao europia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento mdico da poca no foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: As pessoas morriam s centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas coberta s com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas prprias mos (...). E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo. Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptaes). O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do sculo XIV, sugere que (A) O flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos. (B) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber mdico. (C) a impresso causada pelo nmero de mortos no foi to forte, porque as vtimas eram poucas e identificveis. (D) houve substancial queda demogrfica na Europa no perodo anterior Peste. (E) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadveres no serem enterrados.

(ENEM-2001) O texto foi extrado da pea Trilo e Crssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601. "Os prprios cus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constncia, marcha, distncia, estao, forma, funo e regularidade, sempre iguais; eis por que o glorioso astro Sol est em nobre eminncia entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus." (personagem Ulysses, Ato l, cena III). Shakespeare, W. Trilo e Crssida: Porto: Lello & Irmo, 1948. A descrio feita pelo dramaturgo renascentista ingls se aproxima da teoria (A) geocntrica do grego Claudius Ptolomeu. (B) da reflexo da luz do rabe Alhazen. (C) heliocntrica do polons Nicolau Coprnico. (D) da rotao terrestre do italiano Galileu Galilei. (E) da gravitao universal do ingls Isaac Newton.

(ENEM-2001) O texto abaixo reproduz parte de um dilogo entre dois personagens de um romance. Quer dizer que a Idade Mdia durou dez horas? - Perguntou Sofia.

Se cada hora valer cem anos, ento sua conta est certa. Podemos imaginar que Jesus nasceu meianoite, que Paulo saiu em peregrinao missionria pouco antes da meia-noite e meia e morreu quinze minutos depois, em Roma. At as trs da manh a f crist foi mais ou menos proibida. (...) At as dez horas as escolas dos mosteiros detiveram o monoplio da educao. Entre dez e onze horas so fundadas as primeiras universidades . Adaptado de Gaarder, Jostein. O Mundo de Sofia, Romance da Histria da Filosofia. So Paulo: Cia das Letras, 1997. O ano de 476 d.C, poca da queda do Imprio Romano do Ocidente, tem sido usado como marco para o incio da Idade Mdia. De acordo com a escala de tempo apresentada no texto, que considera como ponto de partida o incio da Era Crist, pode-se afirmar que (A) as Grandes Navegaes tiveram incio por volta das quinze horas. (B) a Idade Moderna teve incio um pouco antes das dez horas. (C) o Cristianismo comeou a ser propagado na Europa no incio da idade Mdia. (D) as peregrinaes do apstolo Paulo ocorreram aps os primeiros 150 anos da Era Crist. (E) os mosteiros perderam o monoplio da educao no final da Idade Mdia.

(ENEM-2008) A Peste Negra dizimou boa parte da populao europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento Na Amrica inglesa, no houve nenhum processo sistemtico de catequese e de converso dos ndios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e ndios confrontaramse muitas vezes e mantiveram-se separados. Na Amrica portuguesa, a catequese dos ndios comeou com o prprio processo de colonizao, e a mestiagem teve dimenses significativas. Tanto na Amrica inglesa quanto na portuguesa, as populaes indgenas foram muito sacrificadas. Os ndios no tinham defesas contra as doenas trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes ltimos e, muitas vezes, escravizados. No processo de colonizao das Amricas, as populaes indgenas da Amrica portuguesa (A) foram submetidas a um processo de doutrinao religiosa que no ocorreu com os indgenas da Amrica inglesa. (B) mantiveram sua cultura to intacta quanto a dos indgenas da Amrica inglesa. (C) passaram pelo processo de mestiagem, que ocorreu amplamente com os indgenas da Amrica inglesa. (D) diferenciaram-se dos indgenas da Amrica inglesa por terem suas terras devolvidas. (E) resistiram, como os indgenas da Amrica inglesa, s doenas trazidas pelos brancos. (UFF 2000) Na cultura barroca do sculo XVII observam-se, entre outras, as caractersticas: I) Crise da vontade humana e constatao da dvida em torno do melhor caminho para se obter a salvao. II) Presena de valores polticos que orientavam a subordinao da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional. III) Ambiente social envolvido pelas dvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melanclico, ctico e mstico. A frase Ser ou no ser, eis a questo de William Shakespeare mais bem interpretada pelas caractersticas: (A) I e III, apenas (B) I e II, apenas (C) II e III, apenas (D) I, apenas (E) II, apenas

( UFF 2002) O Renascimento europeu retirou o vu que encobria o esprito e o fazer humanos na Idade Mdia. Sem esse vu, o homem pde respirar um novo tempo e se aventurar na descoberta de si mesmo e do mundo que o rodeava. Pde olhar as estrelas, percorrer os mares-oceanos, descobrir novas terras e gentes, observar seu corpo e debruar-se sobre a natureza, percebendo suas foras fsicas e qumicas. A cada passo, o novo homem saa do mundo fechado medieval em direo ao universo infinito moderno. Aos poucos, novas formas de comunicao foram surgindo, engrandecendo as artes, as cincias e as literaturas. Galileu fechou com chave de ouro esse perodo quando disse que o livro da natureza estava escrito em caracteres matemticos
(Adaptado de RODRIGUES, Antonio E.M. e FALCON, Francisco. Tempos Modernos. RJ: Civilizao Brasileira, 2000.)

Assinale a opo que melhor interpreta as bases culturais do Renascimento europeu.


(A) O Renascimento no devedor de nenhuma cultura da Antiguidade. Sua base cultural foi a escolstica medieval que lhe forneceu condies transformadoras, elevando o pensamento renascentista aos cumes da teologia catlica. (B) Um dos pilares das transformaes renascentistas foi a Antiguidade Clssica que, com sua sabedoria sobre o ser humano e a natureza, criou condies para a descoberta do homem como sujeito de aes e realizador de transformaes, ao contrrio do homem medieval, que se via apenas como extenso de Deus.

(C) As artes, as cincias e as literaturas, evidncias mais significativas da exploso criativa do Renascimento, s avanaram porque tinham, como nica base cultural e filosfica, a sabedoria oriental trazida para a Europa, a partir do sculo XV, nos contatos entre as cidades italianas e Bizncio. (D) O Renascimento herdeiro da filosofia agostiniana, que deu como lema aos representantes desse novo tempo a clebre frase de Galileu dando que se recebe, origem das famosas academias renascentistas. (E) A cultura renascentista no conseguiu retirar, totalmente, o vu que cegava o homem medieval, que continuou a considerar-se mero realizador de um plano idealizado por Deus e a pensar que o universo, todo, era obra dEle. (ENEM-2001) I. Para o filsofo ingls Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza um estado de guerra universal e perptua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz a sociedade civilizada. Dentre outras tendncias que dialogam com as ideias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo. II. Nem todas as guerras so injustas e correlativamente, nem toda paz justa, razo pela qual a guerra nem sempre um desvalor, e a paz nem sempre um valor. BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionrio de Poltica, 5 ed. Braslia: Universidade de Braslia; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000 Comparando as idias de Hobbes (texto I) com a tendncia citada no texto II, pode-se afirmar que (A) em ambos, a guerra entendida como inevitvel e injusta. (B) para Hobbes, a paz inerente civilizao e, segundo o texto II, ela no um valor absoluto. (C) de acordo com Hobbes, a guerra um valor absoluto e, segundo o texto II, a paz sempre melhor que a guerra. (D) em ambos, a guerra ou a paz so boas quando o fim justo. (E) para Hobbes, a paz liga-se natureza e, de acordo com o texto II, civilizao. (UFF 2006) O incio dos tempos modernos associado ao Renascimento, no qual se destacavam, entre outras caractersticas, a descoberta do homem e do mundo. Considerando essa afirmao, assinale a opo que melhor interpreta o esprito moderno da Renascena em sua relao com a expanso martima e as grandes descobertas do perodo. (A) O fato de Galileu, no sculo XV, descobrir a luneta, propiciando um novo olhar sobre o mundo e denominando a Amrica de Novo Mundo. (B) A combinao entre os conhecimentos da cosmologia do sculo XII com a cincia da astronomia renascentista que denominou de Novo Mundo ao conjunto formado pela Amrica, frica e sia. (C) A renovao sobre o conhecimento da natureza e o cosmos realizada no Renascimento e que atribui Amrica a denominao de Novo Mundo. (D) A reunio dos novos conhecimentos da Renascena com a cosmologia oriental, explicando o porqu da Amrica e da sia serem os continentes denominados de Novo Mundo. (E) Os movimentos de circulao de trocas, estruturados a partir das necessidades que o Renascimento tinha de aumentar a sua influncia sobre o mundo oriental, fazendo da sia o Novo Mundo. (Unirio 2006) descoberta do mundo, a cultura do Renascimento acrescenta um feito ainda maior, na medida em que a primeira a descobrir e trazer luz, em sua totalidade, a substncia humana. (BURCKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itlia. SP: Cia.das Letras, 1991, p. 226). O Renascimento - definio de um conjunto de crenas e valores - apresentou caractersticas culturais comuns nas reas europeias, nas quais se manifestou, entre os sculos XIV e XVI. Identifique uma caracterstica do Renascimento europeu neste perodo e explique-a.

You might also like