You are on page 1of 15

Considerando que, inconformado com o trmino do namoro de mais de vinte anos, Jos tenha agredido sua ex-namorada Maria,

com quem no coabitava, ele estar sujeito aplicao da lei de combate violncia domstica e familiar contra a mulher, conhecida como Lei Maria da Penha. Certo Errado Com base na Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e na Lei n. 8.069/1990, julgue os itens que se seguem. Em se tratando de crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, possvel a concesso da suspenso condicional da pena

Certo Errado luz do disposto na Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), assinale a opo correta.

a) A referida lei no prev, como forma de violncia domstica e familiar contra a mulher, a violncia patrimonial. b) Na ao relativa prtica de crimes mediante violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, vedado o oferecimento de transao penal, sendo permitida, entretanto, a suspenso condicional do processo. c) Para que seja configurada violncia domstica e familiar contra a mulher, indispensvel que o agressor e a vtima coabitem o mesmo lar.

d) De acordo com o entendimento consolidado do STF e do STJ, o crime de leso corporal leve ou culposa praticado contra a mulher no mbito das relaes domsticas deve ser processado mediante ao penal pblica condicionada representao da vtima. e) Conforme entendimento do STJ, embora a Lei Maria da Penha vise proteo da mulher, o aumento da pena nela prevista para a prtica do crime de leso corporal praticada mediante violncia domstica, tipificado no Cdigo Penal, aplica-se tambm no caso de a vtima ser do sexo masculino.

Considerando a situao hipottica acima relatada e o que dispe a Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), assinale a opo correta. a) No caso apresentado, que caracteriza leso corporal leve no mbito domstico, a ao penal sempre pblica condicionada representao da vtima.

b) B Delito de leses corporais envolvendo ex-namorados no configura hiptese de incidncia dessa lei, cujo objeto a mulher vista sob a perspectiva de gnero e em condies de hipossuficincia ou vulnerabilidade, o que no se verifica no caso.

c) Na situao em apreo, no cabe o benefcio da suspenso condicional do processo, que no se aplica aos crimes cometidos em contexto de violncia domstica, por expressa vedao legal.

d) Na situao apresentada, cabvel a substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos visto que o agressor foi condenado a pena inferior a quatro anos.

e) Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida, tal como se configura o caso apresentado, s ser admitida a renncia representao perante o juiz, em audincia de realizao obrigatria, de ofcio ou a requerimento do MP e especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denncia. A violncia psicolgica, uma das espcies de violncia contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha, resulta de conduta que cause, entre outros problemas, dano emocional e diminuio da autoestima da vtima. Certo Errado Com base no disposto na Lei Maria da Penha Lei n. 11.340/2006 , assinale a opo correta.

a) A lei em pauta estabelece a habitualidade das condutas como requisito configurador das infraes nela contempladas, ou seja, como elemento constitutivo do tipo.

b) Caso uma empregada domstica, maior e capaz, ao receber a notcia que ser despedida, sob a suspeita da prtica de furtos, agrida seu patro este com sessenta e sete anos de idade e fuja, tal conduta da empregada em face do patro caracterizar violncia domstica expressamente tipificada na lei em questo. c) A violncia familiar, assim considerada para efeitos da lei em pauta, engloba a praticada entre pessoas unidas por vnculo jurdico de natureza familiar ou por vontade expressa.

d) O conflito entre vizinhas de que resulte violncia fsica e agresses verbais constitui evento que integra a esfera da violncia domstica e familiar de que trata a lei em apreo. e) Para a caracterizao de violncia domstica e familiar imprescindvel a existncia de vnculo familiar entre o agente e o paciente Consoante o que dispe a Lei Maria da Penha, a ao penal para apurar qualquer crime perpetrado nas circunstncias descritas nessa lei ser pblica incondicionada, devendo o feito tramitar obrigatoriamente em segredo de justia.

Certo Errado Sobre o crime de ameaa praticado no contexto de violncia domstica (Lei n. 11.340/2006), segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, verifica-se que a ao penal

a) privada personalssima b) condicionada a representao da ofendida c) pblica incondicionada

d) privada Para a caracterizao de violncia domstica e familiar contra a mulher, conceitua-se como unidade domstica o local onde haja o convvio permanente de pessoas, inclusive as

esporadicamente agregadas, em tpico ambiente familiar, sem necessidade de vnculo natural ou civil. Certo Errado Conforme a referida lei, consideram-se violncia sexual as aes ou omisses que impeam a mulher de usar qualquer mtodo contraceptivo ou que a forcem gravidez, ao aborto ou prostituio, mediante coao, chantagem, suborno ou manipulao.

Certo Errado expressamente previsto na lei o dever de a autoridade policial acompanhar a ofendida, de forma a assegurar-lhe, se houver necessidade, o direito de retirar seus pertences do local da ocorrncia ou do domiclio familiar.

Certo Errado A Lei Maria da Penha incide apenas nos casos em que a violncia domstica e familiar contra a mulher, que consiste em ao ou omisso, baseada no gnero, que resulte em morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial, praticada no mbito da unidade domstica.

Certo Errado A respeito da lei que versa sobre a violncia domstica e familiar contra a mulher e dos crimes contra a pessoa, assinale a opo correta.

a) O agente que ofender integridade corporal da companheira, no ambiente domstico e familiar, responder pela leso corporal perpetrada, com a incidncia da agravante, em virtude de a ofensa ter-se concretizado em ambiente domstico e com o uso de violncia.

b) vedado expressamente ao juiz aplicar o perdo judicial prtica de leso corporal culposa ou dolosa ocorrida no ambiente domstico e familiar contra a mulher.

c) A norma em questo considera violncia patrimonial contra a mulher qualquer conduta que configure reteno, subtrao, destruio de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e bens. d) Se a vtima da violncia domstica e familiar for do sexo feminino e portadora de deficincia fsica, a pena do agressor ser aumentada da metade.

e) Configura-se como violncia domstica e familiar contra a mulher a ao ocorrida no mbito domstico e familiar que tenha sido praticada por agressor que conviva ou tenha convivido com a ofendida, sendo imprescindvel a coabitao de agressor e ofendida para a configurao desse tipo de violncia. Considere que Lcia, maior, capaz, tenha trabalhado por seis meses na residncia da famlia Silva, como empregada domstica, tendo abandonado a relao laboral aps ter sofrido agresso fsica da filha mais velha do casal, que a acusara, injustamente, de furto. Nessa situao hipottica, por ser a agressora do sexo feminino e estar ausente o vnculo familiar, afasta-se a incidncia da norma de violncia domstica e familiar. Certo Errado Relativamente aos delitos de violncia domstica previstos na Lei n o 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), considere as assertivas abaixo.

I - As agresses perpetradas de irmo contra irm e de nora contra sogra se subsumem Lei Maria da Penha. II - Processar e julgar maus-tratos cometidos pelos pais adotivos contra a filha criana no de

competncia do Juizado Especial de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher. III - Aplica-se aos crimes praticados com violncia domstica contra a mulher a Lei no 9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais Criminais), quando a pena mxima prevista for inferior a 2 (dois) anos. Quais so corretas?

a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) I, II e III crimes em espcie, considere as afirmaes abaixo.

Sobre

I - O funcionrio pblico que exigir vantagem indevida, para si ou para outrem, apenas poder ser responsabilizado pelo delito de concusso se estiver, no momento da exigncia, em pleno e efetivo exerccio da funo pblica. II - Iludir, totalmente, o pagamento de imposto devido pela entrada de mercadoria lcita no territrio nacional caracteriza o delito de contrabando, enquanto a iluso, em parte, do referido pagamento, caracteriza o delito de descaminho. III - Constatada a prtica de violncia domstica contra a mulher, nos termos da Lei n 11.340/2006, o juiz poder aplicar, de imediato, ao agressor, a proibio de frequentar determinados lugares, a fim de preservar a integridade fsica e psicolgica da ofendida. IV - Os crimes hediondos, a prtica de tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de anistia, progresso de regime, graa, indulto e fiana. V - Comete o crime de corrupo passiva (art. 317 do CP) tanto o particular que oferece vantagem indevida, como o servidor pblico que aceita a promessa de tal vantagem, em concurso de agentes. Quais esto corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II, IV e V.

e) Apenas III, IV e V. De acordo com a Lei Maria da Penha, conhecer do expediente e do pedido e decidir sobre as medidas protetivas de urgncia; determinar o encaminhamento da ofendida ao rgo de assistncia judiciria, quando for o caso; comunicar ao Ministrio Pblico para que adote as providncias cabveis, so providncias que o juiz dever tomar, aps recebido o expediente com o pedido da ofendida, no prazo de:

a) 24 horas (vinte e quatro horas).

b) 36 horas (trinta e seis horas). c) 48 horas (quarenta e oito horas).

d) 72 horas (setenta e duas horas). Consoante a Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), o CP e o entendimento do STF, a ao penal nos crimes de ameaa deve ser a) pblica, condicionada representao da vtima, que s pode ser realizada perante o juiz.

b) privada; contudo, caso a vtima esteja em situao de vulnerabilidade em conflito com o representante legal, por exemplo , o MP poder intentar ao penal pblica mediante representao.

c) pblica incondicionada. d) pblica, condicionada representao da vtima.

e) privada, de iniciativa da vtima ou de seus representantes legais. Considerando as disposies contidas no CP e na doutrina, bem como nas Leis n. 11.340/2006 Lei Maria da Penha e n. 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceitos de raa ou de cor, etnia, religio ou procedncia nacional, assinale a opo correta. a) Considere que Mauro, irritado com a demora no andamento da fila do caixa de um supermercado, tenha proferido xingamentos direcionados atendente do caixa, atribuindo a demora no atendimento inferioridade intelectual que, segundo ele, era caracterstica intrnseca da raa a que a moa pertencia. Nessa situao, Mauro deve ser acusado de crime de racismo, previsto na legislao especfica, por ter negado funcionria, por motivo racial, o direito de trabalho no comrcio.

b) Ficar isento de pena o querelado que, antes do trnsito em julgado da sentena condenatria, ainda que aps a sentena de primeiro grau, se retrate cabalmente de calnia ou difamao.

c) O MP no deve intervir nas causas cveis decorrentes de violncia domstica e familiar contra a mulher, salvo quando for parte, sendo, contudo, obrigatria sua interveno nas causas criminais que envolvam violncia contra a mulher.

d) Suponha que, durante uma discusso, Josefa agrida fisicamente Joana, com quem mantenha relacionamento amoroso durante longo tempo. Suponha, ainda, que Joana sofra leses leves e que Josefa seja processada e condenada pelo crime, com base no CP, a pena privativa de liberdade de dois anos. Nessa situao, sendo a pena inferior a quatro anos e presentes os demais requisitos legais, cabe, a critrio do juiz, a substituio da pena privativa de liberdade por pena de doaes mensais de cestas bsicas, se o entender suficiente para a reprovao da conduta.

e) Pratica o denominado crime exaurido o agente que, mesmo aps atingir o resultado pretendido, continua a agredir o bem jurdico protegido pela norma penal. ra fins de aplicao das medidas protetivas da Lei Maria da Penha:

a) agressor e agredida no mais precisam viver juntos, mas devem ter coabitado. b) s o homem pode ser sujeito passivo das medidas protetivas. c) agressor e agredida devem viver juntos. d) no importa a coabitao e nem a orientao sexual de agressor e agredida.

e) a mulher pode ser sujeito passivo das medidas protetivas, mas somente se mantiver relaes de parentesco com a agredida. A Lei n 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) criou mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher, explicitando que tal tipo de violncia constitui uma das formas de violao dos direitos humanos. Considerando os dispositivos da lei, bem como sua interpretao pelos Tribunais Ptrios, marque o item incorreto:

a) Segundo definio legal, no configura Violncia Domstica e Familiar contra a mulher ao baseada no gnero que lhe cause dano meramente patrimonial, praticada pelo companheiro no mbito familiar.

b) Compete ao Tribunal de Justia, e no Turma Recursal, julgar recurso de apelao aviado contra sentena proferida pelo Juizado de Violncia Domstica e Familiar contra a mulher.

c) O Supremo Tribunal Federal, em controle difuso, j se manifestou pela constitucionalidade do artigo 41 da Lei n 11.340/2006, afastando a aplicao dos institutos despenalizadores previstos na Lei n 9.099/95, nos casos de crimes cometidos mediante violncia domstica e familiar contra a mulher.

d) As medidas protetivas de urgncia podero ser concedidas de imediato, independente de manifestao do Ministrio Pblico, devendo este ser prontamente comunicado.

e) O Superior Tribunal de Justia tem entendimento no sentido de que a designao da audincia prevista no artigo 16 da Lei n 11.340/2006 obrigatria somente nos casos em que a ofendida tenha manifestado, antecipadamente, o interesse de se retratar. Assinale a alternativa CORRETA.

a) As medidas despenalizadoras dos Juizados Especiais Criminais (Lei n 9.099/95) aplicam-se aos casos de violncia domstica, se a pena cominada no excede dois anos.

b) Nos processos decorrentes de violncia domstica, o procedimento processual a ser adotado ser o sumarssimo.

c) Nos casos de violncia domstica, as medidas protetivas urgentes podem ser concedidas de pronto, respeitado o contraditrio diferido. d) As Turmas Recursais so rgos competentes para julgar os recursos interpostos de decises proferidas nos Juizados de Violncia Domstica. Acerca da violncia familiar e domstica contra a mulher (lei 11.340/2006), marque a opo correta: a) so formas de violncia domstica e familiar contra a mulher, dentre outras: a violncia fisica, a violncia psicolgica, a violncia sexual, a violncia patrimonial e a violncia moral, desde que no praticadas pelo cnjuge;

b) constitui violncia domstca e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fisico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial, seja no mbito da unidade domstca, no mbito da famlia ou em qualquer relao ntima de afeto;

c) somente so cabveis medidas de proteo e urgncia em favor da mulher quando houver sido praticada uma conduta que cause violncia domstica e familiar e haja pedido formal do Ministrio Pblico

d) nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida de que trata a lei 11.340/06 somente ser admitida a renncia representao na presena do juiz, independentemente da oitiva do Ministrio Pblico;

e) a lei 11.340/06 veda a aplicao de penas de prestao de servios comunitrios ou de penas de cestas bsicas, mas possibilita a substituio da pena privativa por pagamento isolado de multa O legislador ptrio editou uma lei penal especfica proteo das mulheres, assegurando a criao de mecanismos voltados a coibir a violncia domstica e familiar contra elas Lei Ordinria n. 11.340/2006. Dado esse contexto, avalie a nica CORRETA.

a) No haver o aumento de pena se o agente pratica leses corporais contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, se qualquer um desses acima citados seja portador de deficincia.

b) Nos casos de violncia domstica contra a mulher, em sede de execuo de pena, o juiz dever determinar o comparecimento obrigatrio do agressor a programas de recuperao e reeducao.

c) Por alterao no dispositivo correspondente, passou a ser considerada como circunstncia agravante de pena, se o agente cometer o crime com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, ou com violncia contra a mulher.

d) De acordo com a sistemtica adotada pela Lei n. 11.340/2006 facultado ao juiz nos casos de violncia domstica e familiar contra a mulher, a aplicao de penas de cesta bsica ou outras de prestao pecuniria, bem como a substituio de pena que implique o pagamento isolado de multa.

e) Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida disciplinadas pela Lei n. 11.340/2006, em sendo formulada a representao, vedada a retratao da vtima. Segundo a Lei Maria da Penha, configura-se violncia domstica e familiar contra a mulher, qualquer ao ou omisso que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico, dano moral ou patrimonial. Uma das medidas que o juiz poder determinar para proteger os bens patrimoniais da sociedade conjugal ou de propriedade particular da mulher

a) restituio ofendida dos bens devidamente subtrados pelo agressor.

b) proibio por tempo indeterminado para a celebrao de atos e contratos de compra, venda e locao de propriedade em comum. c) suspenso das procuraes conferidas pela ofendida ao agressor. d) prestao de cauo provisria, mediante depsito em conta corrente por perdas e danos materiais decorrentes da prtica de violncia contra a ofendida. e) determinao da permanncia da ofendida no lar, sem prejuzo dos direitos relativos a bens, guarda dos filhos e alimento. No atendimento mulher em situao de violncia domstica e familiar (Lei n. 11.340/2006 - Lei Maria da Penha), a autoridade policial dever, entre outras providncias:

I. Garantir proteo policial, quando necessrio, comunicando de imediato ao Ministrio Pblico e ao Poder Judicirio. II. Encaminhar a ofendida ao hospital ou posto de sade e ao Instituto Mdico Legal. III. Fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida. IV. Se necessrio, acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrncia ou do domiclio familiar. V. Informar ofendida os direitos a ela conferidos na Lei Maria da Penha e os servios disponveis.

a) Somente as proposies II e III esto corretas. b) Somente as proposies I e IV esto corretas. c) Somente as proposies II, III e V esto corretas. d) Somente as proposies IV e V esto corretas.

e) Somente as proposies I, III e IV esto corretas. Em todos os casos de violncia domstica e familiar contra a mulher, feito o registro de ocorrncia, dever a autoridade policial a) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrncia e decretar as medidas protetivas cabveis ao caso.

b) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrncia, tomar por termo sua representao, quando necessria, e, se requerida a concesso de alguma medida protetiva urgente, encaminhar o expediente a juzo, em autos apartados, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas. c) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrncia, tomar por termo sua representao, quando necessria, e, se requerida a concesso de alguma medida protetiva de urgncia, ouvir as testemunhas e encaminhar a ofendida para realizao de exame de corpo de delito para, posteriormente, formar o expediente a ser remetido a juzo.

d) ouvir a ofendida, encaminh-la para realizao de exame de corpo de delito, ouvir a parte acusada e testemunhas, colher as demais provas e, findo o inqurito policial, encaminh-lo a juzo, independentemente de pedido de concesso de alguma medida protetiva.

e) ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrncia, tomar por termo sua representao, independentemente do delito, e, se requerida a concesso de alguma medida protetiva de urgncia, encaminhar imediatamente o expediente a juzo. Acerca da Lei Maria da Penha (Lei n 11.340/06), considere as assertivas a seguir.

I - Constatada a prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos da lei, o Juiz poder aplicar, de imediato, medidas protetivas de urgncia que obrigam o agressor, taxativamente previstas na Lei n 11.340/2006. II - A ofendida dever ser notificada dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e sada da priso, sem prejuzo da intimao do advogado

constitudo

ou

do

defensor

pblico.

III - Formulado pedido liminar de concesso de medida protetiva de urgncia, o Magistrado dever apreci- lo em 48 (quarenta e oito) horas, podendo deferi-lo ou indeferi-lo de plano. IV - O Juiz poder, antes de decidir acerca do pedido liminar de concesso de medida protetiva, designar audincia de justificao. Quais esto corretas?

a) Apenas I e III. b) Apenas I e IV. c) Apenas II e IV. d) Apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV. eza o artigo 13 da Lei Maria da Penha: "Ao processo, ao julgamento e execuo das causas cveis e criminais decorrentes da prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher aplicar-se-o as normas...". As normas a que se refere o citado artigo dizem respeito s legislaes: a) Da legislao especfica relativa criana, ao adolescente e ao idoso que no conflitarem como estabelecido nesta Lei.

b) Dos Cdigos de Processo Penal, Processo Civil, da legislao especfica relativa criana, ao adolescente e ao idoso. c) Dos Cdigos de Processo Penal e Processo Civil. d) Somente do Cdigo de Processo Penal e legislao especfica.

e) Somente do Cdigo do Processo Civil e legislao especfica. Considere: Ao ou omisso contra a mulher baseada no gnero que lhe cause morte, leso corporal, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial, I. no mbito da unidade domstica, compreendida como o espao de convvio permanente de pessoas com vnculo familiar. II. no mbito da unidade domstica, compreendida como o espao de convvio sem vnculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas. III. em qualquer relao ntima de afeto, ainda que o agressor no conviva ou no tenha convivido, nem coabitado com a ofendida. IV. no mbito da famlia, compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou por vontade expressa. Configura violncia domstica e familiar contra a mulher, para os fins da Lei n 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), as situaes indicadas APENAS em

a) IV. b) I e IV.

c) II e III. d) I, II e IV.

e) I, III e IV. Dentre as formas de violncia domstica e familiar contra a mulher, expressamente previstas na Lei n 11.340/06, NO figura a violncia

a) psicolgica. b) patrimonial. c) moral. d) endmica.

e) sexual. Em relao aos crimes contra a violncia domstica, analise as afirmaes e em seguida assinale a alternativa correta. I. Por expressa determinao legal no se aplicam aos crimes praticados com violncia domstica os dispositivos da Lei n. 9.099/95. II. O juiz, ao constatar a prtica de violncia domstica, poder determinar que o agressor no tenha contato com a ofendida. III. Os crimes contra a violncia domstica sero julgados perante o Juizado Especial Criminal e tero prioridade no julgamento.

a) I e II, somente. b) I e III, somente. c) II e III, somente. d) somente I.

e) somente II.a Em relao Lei de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher, ao Programa de Apoio e Proteo a Testemunhas, Vtimas e Familiares de Vtimas da Violncia e Lei dos Crimes Hediondos, assinale a opo correta. a) Conforme a jurisprudncia do STJ, no se aplicam as disposies da Lei de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher s relaes de namoro, ainda que duradouras.

b) Aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, no se aplica a Lei dos Juizados Especiais Criminais, exceto para o delito de leso corporal leve. c) O acusado que colaborar voluntariamente com a investigao policial e o processo criminal na identificao dos demais coautores do crime, na localizao da vtima com vida e na recuperao total ou parcial do produto do crime, no caso de condenao, tem pena reduzida de um a dois teros.

d) A nova figura tpica denominada estupro de vulnervel no foi includa no rol de delitos hediondos, fato que tem gerado vrias crticas por parte da doutrina mais autorizada.

e) A progresso de regime, no caso dos condenados pela prtica de crimes hediondos ou equiparados, ocorre aps o cumprimento de dois quintos da pena, se o apenado for primrio, e de dois teros, se for reincidente. A respeito da Lei Maria da Penha, Lei n 11.340, de 07/08/2006, INCORRETO afirmar:

a) Aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, no se aplica a Lei dos Juizados Especiais Criminais, Lei n 9.099/95.

b) O juiz no poder assegurar mulher em situao de violncia domstica e familiar, para preservar sua integridade fsica e psicolgica, a manuteno do vnculo trabalhista, por at seis meses, quando ne cessrio o afastamento do local de trabalho.

c) Nos casos de violncia domstica contra a mulher, o juiz poder determinar o comparecimento obrigatrio do agressor a programas de recuperao e re-educao.

d) Se a leso corporal de natureza leve for praticada contra quem tenha convivido, a pena ser de deten o de 3 meses a 3 anos. e) Constitui circunstncia agravante ter o agente cometido o crime com violncia contra a mulher na forma da lei especfica. Acerca dos crimes cometidos na conduo de veculo automotor, da Lei n. 11.340/2006 (violncia domstica), dos crimes contra o meio ambiente e do Estatuto do Idoso, assinale a opo correta. a) Confgura violncia domstica e familiar contra a mulher apenas a ao ou omisso baseada no gnero que cause a morte da vtima, excluindo-se as situaes de leso corporal.

b) Tratando-se de delitos contra o meio ambiente, a responsabilidade das pessoas jurdicas exclui a das pessoas fsicas, autoras, coautoras ou partcipes do mesmo fato.

c) No constitui crime humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo. d) Quando o agente estiver sob a infuncia de lcool ou qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia e, nessas condies, praticar leso corporal culposa no trnsito, dever ser instaurado inqurito policial para a investigao da infrao penal. A Lei no 11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher prev que

a) ser considerado autor apenas o indivduo que coabita com a vtima.

b) ser considerado autor no apenas aquele que coabita com a vtima, mas que tenha relao domstica e familiar. c) a vtima declare antecipadamente quais so seus parentes residentes no municpio sob pena de ser acusada de desajuste emocional. parentesco.

d) ser considerado autor apenas o indivduo que tenha com a vtima um grau de

e) a vtima no pode denunciar como sendo violncia domstica a agresso que ocorreu fora do mbito de sua residncia. Em cada iten, apresentada uma situao hipottica considerando a legislao extravagante, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma mulher solicitou apoio policial sob alegao de que seu esposo lhe agredira minutos antes, provocando-lhe leses corporais de natureza leve. Aps breves diligncias, o autor foi localizado e apresentado, sem qualquer resistncia, autoridade policial, perante a qual assumiu ter agredido fisicamente a esposa com o cabo de um faco. Nessa situao, pode a autoridade policial agir de ofcio e adotar as providncias legais cabveis, independentemente de representao da vtima. Certo Errado Assinale a alternativa correta:

a) Nos termos do 1 do art. 19 da Lei n. 11.340/06, as medidas protetivas de urgncia podero ser concedidas de imediato, observada a prvia manifestao do representante do Ministrio Pblico. b) O ato de comercializar emblemas que utilizem a cruz sustica ou gamada, ainda que sem a finalidade de divulgao do nazismo, constitui o crime previsto no art. 20, 1, da Lei n. 7.716/89.

c) Ceder, gratuitamente, arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar, no tipifica a conduta penal de que trata o art. 14 do Estatuto do Desarmamento.

d) O art. 28 da Lei n. 10.826/03 veda, em qualquer hiptese, ao menor de 25 anos, a aquisio de arma de fogo.

e) Constatada a prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, segundo as disposies expressas na Lei n. 11.340/06, o juiz poder aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, entre as medidas protetivas de urgncia, a de restrio ou suspenso de visitas aos dependentes menores, nesta hiptese ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou servio similar. Com base na Lei Maria da Penha, assinale a opo correta. a) Para os efeitos da lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher a ao que, baseada no gnero, lhe cause morte, leso, sofrimento fsico ou sexual, no estando inserido em tal conceito o dano moral, que dever ser pleiteado, caso existente, na vara cvel comum.

b) desnecessrio, para que se aplique a Lei Maria da Penha, que o agressor coabite ou tenha coabitado com a ofendida, desde que comprovado que houve a violncia domstica e familiar e que havia entre eles relao ntima de afeto.

c) A competncia para o processo e julgamento dos crimes decorrentes de violncia domstica determinada pelo domiclio ou pela residncia da ofendida.

d) Para a concesso de medida protetiva de urgncia prevista na lei, o juiz dever colher prvia manifestao do MP, sob pena de nulidade absoluta do ato. Relativamente Lei Maria da Penha (11.340/2006), assinale a afirmativa incorreta. a) Considera-se violncia domstica e familiar contra a mulher, entre outras condutas, a conduta que configure destruio parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, bens, valores e direitos ou recursos econmicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

b) A Lei Maria da Penha (11.340/2006) no considera violncia domstica contra a mulher a omisso baseada no gnero que lhe cause sofrimento apenas psicolgico em uma relao ntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida.

c) Constatada a prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos da lei, o juiz poder aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, medidas protetivas de urgncia, dentre elas o afastamento do lar, proibio de aproximao da ofendida e a prestao de alimentos provisrios.

d) vedada a aplicao, nos casos de violncia domstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta bsica ou outras de prestao pecuniria, bem como a substituio de pena que implique o pagamento isolado de multa.

e) Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida de que trata essa lei, s ser admitida a renncia representao perante o juiz, em audincia especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denncia e ouvido o Ministrio Pblico. Nos termos da Lei n. 11.340/06 (Lei contra a violncia domstica e familiar contra a mulher), assinale a alternativa incorreta.

a) A lei compreende o dano patrimonial mulher. b) A lei compreende o dano moral mulher. c) A coabitao entre os sujeitos ativo e passivo condio para a aplicao da lei. d) A empregada domstica pode ser sujeito passivo. e) O parentesco entre os sujeitos ativo e passivo no condio para a aplicao

da lei. Em caso de violncia domstica e familiar contra a mulher, cabero medidas protetivas de urgncia, que podero ser concedidas pelo juiz, a requerimento do MP ou a pedido da ofendida, devendo necessariamente o juiz ouvir as partes e o MP antes da deciso sobre as medidas. Certo Errado Analise as proposies seguintes e, na seqncia, assinale a opo correta:

I. Constitui figura equiparada ao crime de posse restrito e, portanto, com as mesmas penas, a numerao adulterada, independentemente do responsvel pela

ou porte ilegal de arma de fogo de uso conduta de portar arma de fogo com agente ter sido, ou no, tambm o mencionada alterao.

II. A responsabilidade objetiva e a inverso do nus da prova so institutos albergados para a caracterizao dos crimes previstos no Cdigo de Defesa do Consumidor. III. O crime de dispensa ou de inexigibilidade de licitao, previsto no artigo 89 Lei Federal n 8.666/93, no pode ter como sujeito ativo servidor pblico municipal, eis que se trata de norma penal em branco que reclama norma jurdica complementadora com a possibilidade, portanto, de se constituir em regra de mbito municipal e oriunda de ente federativo que no detm competncia constitucional para legislar sobre direito penal. IV. A Lei Federal n 9.034/95 que dispe sobre a utilizao de meios operacionais para a preveno e represso de aes praticadas por organizaes criminosas define expressamente organizaes criminosas e associaes criminosas, mediante a indicao taxativa dos crimes por elas praticados. V. A Lei Federal n 11.340/07 (que versa sobre a violncia domstica e familiar contra a

mulher) tornou expressamente insuscetvel de liberdade provisria a prtica dos crimes nela estabelecidos.

a) todas as alternativas esto incorretas. b) as alternativas I, IV e V esto incorretas. c) somente a alternativa I est correta. d) as alternativas I e III esto corretas.

e) somente as alternativas II, III e V esto incorretas. Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida, esta pode renunciar representao perante o juiz ou a autoridade policial, no mximo, at a data do oferecimento da denncia. Certo Errado Nos casos de violncia domstica contra a mulher, o juiz pode determinar o comparecimento obrigatrio do agressor a programas de recuperao e reeducao.

Certo Errado Nos casos de violncia domstica contra a mulher, o juiz pode determinar o comparecimento obrigatrio do agressor a programas de recuperao e reeducao.

Certo Errado Relativamente Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), correto afirmar que:

a) Seguindo as tendncias legislativa e judicial de facilitar e estimular a aplicao das penas restritivas de direitos, a includas as de natureza patrimonial, aos casos de infrao de menor e de mdio potencial ofensivo, a Lei 11.340/06 permite a aplicao, ao condenado por violncia domstica, de penas alternativas de natureza patrimonial ou que possam resultar no pagamento de multa ou de cesta bsica. b) Dentre as medidas protetivas de urgncia que o magistrado poder ou dever adotar para a proteo e assistncia em favor da mulher vtima de violncia domstica, esto as seguintes: encaminhamento a programa oficial ou comunitrio de atendimento e proteo; separao de corpos e garantia para o retorno ao domiclio; restituio de bens indevidamente subtrados pelo agressor; suspenso de procuraes conferidas pela ofendida ao ofensor e outras. Recebido o expediente com o pedido da ofendida, caber ao juiz, decidir sobre o mesmo no prazo de vinte e quatro horas.

c) O artigo 41 da Lei n. 11.340/2006, ao excluir a aplicao da Lei n. 9.099/95, pretendeu, somente, vedar a aplicao dos institutos despenalizadores nela previstos, como a composio civil e a transao penal, instrumentos impeditivos da persecuo criminal contra o agressor.

d) Configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial, impondo-se para aplicao dos efeitos desta Lei a existncia de convivncia e coabitao. Ex-marido que, h seis anos no convive mais com sua ex mulher, agride-a em sua residncia quando vai visitar seus filhos, causando a perda da vista de seu olho esquerdo. O crime praticado de leso corporal de natureza

a) gravssima. b) grave.

c) grave, com aumento especial de pena pela violncia domstica.

d) gravssima, com aumento especial de pena pela violncia domstica. So medidas protetivas de urgncia (i) expressamente previstas na Lei n 11.340/06 em favor da mulher vtima de violncia domstica e (ii) que obrigam o agressor, EXCETO:

a) prestao de alimentos provisionais ou provisrios; b) suspenso da posse ou restrio do porte de armas; c) restrio ou suspenso de visitas aos dependentes menores;

d) proibio de contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicao; e) comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades

You might also like