You are on page 1of 15

SECRETARIADO EXECUTIVO DA COMUNIDADE DOS PASES DE LNGUA PORTUGUESA

Proposta de Documento de Projeto

Nome da Atividade: Submetido por: Entidade Proponente:

Data de Apresentao Processo n


(reservado ao Secretariado Executivo)

I.
1. 1.1 Descrio Designao

ACO

Ttulo da Atividade 1.2 Localizao

Pas(es), regio/regies, localidade(s) 1.3 Custo da Atividade e montante solicitado ao Fundo Especial da CPLP

Montante total da Atividade Em Euro

Montante disponibilizado pelo proponente Em Euro

Montante solicitado ao Fundo Especial da CPLP Em Euro

1.4

Resumo

(1 pgina no mximo.)
Durao da Atividade Objetivos da Atividade dias/semanas/meses Objetivo global: Objectivo (s) especfico(s): Parceiro (s) Grupo(s)-alvo1

Beneficirios finais2

Resultados esperados

Principais aes previstas

Os "grupos-alvo" so as entidades/grupos que beneficiaro de forma directa com a execuo do projecto, em termos de finalidade do projecto. 2 So beneficirios finais as pessoas que beneficiaro do projecto a longo prazo, num dado sector ou na sociedade em geral.

1.5

Objectivos

(1 pgina no mximo). Descreva o objetivo global para o qual a Atividade contribui, bem como os objetivos especficos a realizar.

1.6

Justificao

(3 pginas no mximo) Desenvolva os seguintes aspetos: 1.6.1 Adequao do Atividade aos objetivos e prioridades da CPLP abrangidos ou na regio/ em regies especfica (s). 1.6.3 Descrio do (s) grupo(s)-alvo e dos beneficirios finais incluindo uma estimativa do nmero. do Atividade para a satisfao das necessidades do(s) grupo(s)-alvo e dos beneficirios finais.

1.6.2 Identificao das necessidades manifestadas e dos obstculos no (s) pas (es)

1.6.4 Justificao da seleco do(s) grupo(s)-alvo e dos beneficirios finais e contributo

1.7

Resultados esperados

(1 pgina no mximo) Enuncie apenas os resultados esperados.

1.8

Descrio minuciosa das aes previstas

(5 pginas no mximo) Indique o ttulo e fazer uma descrio minuciosa de cada passo destinado a obter os resultados, justificando a sua escolha. A descrio minuciosa das aes no deve ser confundida com o plano de aco (ver seco 1.9). 1.9 Metodologia

(4 pginas no mximo) Desenvolva os aspectos seguintes, tendo em conta questes como a relevncia, exequibilidade, eficincia, adequao e sustentabilidade: 1.9.1 Mtodos de execuo e justificao da metodologia proposta.

1.9.2

Se a Atividade proposta der continuidade a esforos anteriores, descrever de que forma os resultados obtidos. modalidades dessa integrao ou de que modo assegurada a coordenao com esse programa. Especificar as sinergias potenciais com outras iniciativas.

1.9.3 Se a Atividade estiver integrada num programa mais vasto, indicar as

1.9.4 1.9.5

Metodologia de acompanhamento e de avaliao interna/externa. Descrio do papel e das modalidades de participao dos diversos intervenientes no Atividade (parceiros locais, grupos-alvo, entidades locais, etc.), justificando a repartio dos papis preconizada. necessrio indicar os nomes das pessoas em questo).

1.9.6 Descrio da equipa proposta para a execuo (por funo: nesta rubrica no
1.9.7 Principais meios de execuo propostos (equipamento, outros recursos materiais)

1.10

Durao e plano de aco

A durao do Atividade ser de ___ dias/semanas/meses. Nota: O plano de aco indicativo no deve mencionar datas reais; comear por ms 1, "ms 2, etc. Recomenda-se aos proponentes que prevejam uma margem de segurana no plano de aco proposto. O plano de aco no deve conter descries minuciosas das aes previstas, apenas os seus ttulos (que devem ser os mesmos que os referidos na seco 1.7). Os meses em que no estejam previstas quaisquer aes devem ser igualmente indicados no plano de aco e includos na durao da Atividade. O plano de aco para o primeiro ano de execuo deve conter uma descrio suficientemente pormenorizada das fases de preparao e de execuo de cada ao. Os planos de aco para cada um dos anos seguintes (dependendo da durao da Atividade) podem ser mais genricos, devendo apenas conter uma enumerao das principais aes previstas para esses anos. O plano de aco deve ser elaborado com base no seguinte modelo e adaptado durao prevista para a Atividade:
Ano 1 Actividade Exemplo Ao de preparao 1 (designao) Ao de execuo 1 (designao) Ao de preparao 2 (designao) Etc. 1 ms Exempl o Semestre 1 2 3 4 5 6 7 8 Semestre 2 9 10 11 12 Organismo execuo Exemplo Parceiro local 1 de

Parceiro local 1

Parceiro local 2

Para os anos seguintes: Actividade Sem. 3 Exemplo Exemplo

Se m. 4

Sem. 5

Sem. 6

Sem. 7

Sem. 8

Sem. 9

Sem. 10

Organismo de execuo Exemplo

Ao de execuo 1 (designao) Ao de execuo 2 (designao) Ao de preparao 3 (designao) Etc.

Parceiro local 1

Parceiro local 2

Parceiro local 1

2.
2.1

RESULTADOS ESPERADOS
Estimativa do impacto nos grupos-alvo/beneficirios

(2 pginas no mximo) Descreva de que modo a atividade contribuir para: 2.1.1 2.1.2 2.2 Uma melhoria da situao dos grupos-alvo/beneficirios O reforo das capacidades tcnicas e de gesto dos grupos-alvo Resultados concretos

(1 pgina no mximo) Repita a indicao dos resultados esperados, mas acrescentando informao quanto sua quantificao.

2.3

Sustentabilidade

(3 pginas no mximo) Estabelea uma distino entre as seguintes trs dimenses da sustentabilidade (se apropriado): 2.3.1 Financeira (Como sero financiadas a fases subsequentes ao termo do financiamento pelo Fundo Especial da CPLP) vez concluda a Atividade? Haver uma apropriao local dos resultados da Atividade?) 2.3.3 Poltica (Qual ser o impacto estrutural da Atividade (ex.: conduzir a uma melhoria da legislao, dos cdigos de conduta, dos mtodos, etc.?)

2.3.2 Institucional (As estruturas que permitem a execuo continuaro a existir uma

2.4

Efeitos multiplicadores

(1 pgina no mximo) Descreva as possibilidades de reproduo e de difuso dos resultados da Atividade.

2.5

Quadro lgico

QUADRO LGICO DA ATIVIDADE


Lgica de Interveno Objetivos gerais Indicadores objectivamente Verificveis Quais so os indicadores-chave associados a esses objetivos gerais? Fontes e meios de Verificao Hipteses

Quais so os objetivos gerais contemplados?

Quais so as fontes de informao referentes a esses indicadores?

Objetivo especfico

Que objetivo especfico deve ser definido para que a Atividade prevista contribua para os objectivos globais?

Que indicadores demonstram claramente que o objetivo da Atividade foi concretizado?

Quais as fontes de informao existentes e suscetveis de ser compiladas? Que mtodos permitiro obter essas informaes?

Que factores e condies, excluindo a responsabilidade do beneficirio da Atividade, sero necessrios para atingir este objetivo (condies externas)? Quais so os riscos a considerar? Que condies externas devem existir para realizar os objetivos esperados no tempo previsto?

Resultados esperados

Os resultados consistem nas realizaes que permitem a consecuo do objetivo especfico. Quais so os resultados esperados? (Enumere)

Que indicadores permitem verificar ou determinar se a Atividade atingiu os resultados esperados?

Quais so as fontes de informao referentes a esses indicadores?

Aes a desenvolver

Quais so as aes principais a desenvolver, por que ordem, para produzir os resultados esperados? (Ordenar as actividades por resultados)

Meios: Que meios so necessrios para executar as aes? (ex.: pessoal, material, formao, estudos, fornecimentos, instalaes operacionais, etc.)

Quais so as fontes de informao sobre a execuo da Atividade? Custos Quais so os custos da Atividade? De que natureza? (pormenores no oramento anexo)

Quais as condies prvias ao incio da Atividade? Que condies no diretamente dependentes do beneficirio devem existir para a execuo das aes previstas?

3.

Oramento da Atividade

Oramento da Atividade (Montante Solicitado ao Fundo Especial) 1


Despesas Unidade N. de

Todos os anos
Custo unitrio (em EUR) CPLP Custo unitrio (em EUR) Cofinancia. Proponente Custos Total 3 (em EUR) Unidade # de

Ano 1

unidades

Custo unitrio unidades (em EUR) CPLP

Custo unitrio (em EUR) Cofinancia. Proponente

Custos (em EUR)

1. Recursos Humanos 1.1 Salrios (montantes brutos, pessoal 4 local) 1.1.1 Pessoal tcnico 1.1.2 Pessoal administrativo e de apoio 1.2 Salrios (montantes brutos, pessoal expatriado/internacional) 1.3 Ajudas de custo para deslocaes 5 em servio/viagens 1.3.1 Ao estrangeiro (pessoal afecto aco) 1.3.2 Locais (pessoal afecto aco) 1.3.3 Participantes em seminrios/conferncias Subtotal Recursos Humanos 2. Viagens
6

Por ms Por ms Por ms

0 0 0

Por ms Por ms Por ms

0 0 0

Por dia Por dia Por dia

0 0 0 0

Por dia Por dia Por dia

0 0 0 0

2.1 Viagens internacionais 2.2 Transporte local Subtotal Viagens 3. Equipamentos e fornecimentos 3.1 Compra ou aluguer de veculos 3.2 Mobilirio, equipamentos informticos
7

Por voo Por ms

0 0 0

Por voo Por ms

0 0 0

Por veculo

0 0

Por veculo

0 0

3.3 Peas sobresselentes/material para mquinas, ferramentas 3.4 Outros (especificar) Subtotal Equipamentos e fornecimentos 4. Escritrio local 4.1 Custos do(s) veculo(s) 4.2 Arrendamento de escritrios 4.3 Consumveis e material de escritrio 4.4 Outros servios (tel./fax, electricidade/aquecimento, manuteno) Subtotal escritrio local 5. Outros custos, servios 5.1 Publicaes9
9 8

0 0 0

0 0 0

Por ms Por ms Por ms Por ms

0 0 0 0 0

Por ms Por ms Por ms Por ms

0 0 0 0 0

0 0 0 0 0 0
9

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

5.2 Estudos, investigao 5.3 Custos de auditoria 5.4 Custos de avaliao 5.5 Traduo, interpretao 5.6 Servios financeiros (custos de garantia bancria, etc.) 5.7 Custos de conferncias/seminrios 5.8 Aes de visibilidade Subtotal Outros Custos/Servios 6. Outros custos do proponente Subtotal outros

0 0 0 0 0

7. Subtotal custos directos da aco (1.-6.) 8. Custos administrativos da CPLP (mximo 6% do ponto 7, total dos custos elegveis diretos da atividade) 9. Total de custos elegveis da aco (7.+ 8.)

10. Proviso para imprevistos da CPLP (mximo 5% do ponto 9 dos custos elegveis diretos da atividade) 11. Custo total (9.+ 10.) 12. Montante Total do Projeto - CPLP + Proponente 0 0

1. O oramento deve cobrir todos os custos elegveis da atividade e no exclusivamente a contribuio do Fundo Especial da CPLP. As rubricas devem ser apresentadas em pormenor e ser repartidas por todas as suas componentes. Deve ser precisado o nmero exacto de itens por componente. 2. Esta parte deve ser preenchida se o perodo de execuo da atividade for superior a 12 meses. 3. Os custos e unidades devem ser arredondados para o cntimo mais prximo. 4. Se o pessoal no for afectado a tempo inteiro atividade, a percentagem deve ser indicada junto descrio do item e tra duzida em nmero de unidades (e no no custo unitrio). 5. Indicar em que pases so gastas as ajudas de custo assim como as tarifas aplicveis (no devem exceder a tabela do Secretariado Executivo da CPLP na data da assinatura do contrato). As ajudas de custo dirias cobrem o alojamento, a alimentao, os transportes locais e as despesas midas. 6. Indicar as localidades de sada e de destino. 7. Custos de compra e de aluguer. 8. Apresentar em pormenor. No sero aceites valores fixos. 9. Indicar unicamente no caso de subadjudicao total. Nota importante: O beneficirio assume plena responsabilidade pela exactido dos dados financeiros constantes do presente oramento.

II.
1. Identidade
Identificao oficial: Acrnimo: Ficha de identificao jurdica na 3 CPLP: Nacionalidade: Estatuto jurdico: Nmero de Identificao Fiscal: Sede: Endereo postal: Nmero de telefone: Indicativo do pas+indicativo da localidade + nmero Nmero de FAX: Indicativo do pas+indicativo da localidade + nmero Endereo do correio electrnico da organizao: Stio na Internet da organizao: Pessoa de contacto para a aco: Endereo de correio electrnico da pessoa de contacto:

CANDIDATO

As alteraes de endereo, nmero de telefone ou de FAX e, em especial do endereo electrnico (e-mail) devem ser notificados, por escrito, ao Secretariado Executivo da CPLP. 2. Dados bancrios Antes do incio da Atividade, a Proponente deve fornecer uma ficha de identificao bancria certificada pelo banco previsto para depsito dos pagamentos.

Se o candidato tiver anteriormente celebrado um contrato com o Secretariado Executivo da CPLP.

(Apenas a preencher para aces a apresentar por Observadores Consultivos)

3. Descrio do candidato 3.1 Data da criao da organizao e data do incio das actividades

3.2 Principais actividades actuais da organizao

3.3 Lista dos membros do conselho de administrao/comit de direco da organizao.

Nome

Profisso

Nacionalidade

Funo

Tempo de servio (anos) no conselho de administrao/co mit de direco

4. Capacidade de gesto e de execuo das aces 3.1 Experincia em aces idnticas

(1 pgina no mximo, por cada ao). Descreva pormenorizadamente pelo menos uma aco cuja gesto foi assegurada pela organizao nos ltimos trs anos nos domnios da Atividade proposta. Indicar os seguintes aspectos: 3.1.1 Objeto e localizao 3.1.2 Resultados obtidos 3.1.3 Descrio breve 3.1.4 Custos 3.1.5 Contribuio de outros dadores (nome, montante da contribuio) Estas informaes destinam-se a avaliar se a organizao candidata possui experincia e estabilidade suficientes no domnio da gesto de aces de dimenso comparvel que se candidatam implementar.

3.2

Recursos

(2 pginas no mximo) Descreva os recursos disposio da organizao candidata, nomeadamente: 3.2.1 O rendimento anual auferido nos ltimos trs anos 3.2.2 Dados financeiros: apresentar as informaes no quadro infra com base nas contas de gesto e no balano do ltimo exerccio encerrado da organizao proponente. Ano Volume de negcios ou equivalent e Rendimento lquido ou equivalente Orament o ou saldo total do balano Percentage m de participao Dvidas a mdio e longo prazo Dvidas a curto prazo (< 1 ano)

N N-1 N-2

Eventuais garantias prestadas por terceiros: Outros fatores que demonstrem a viabilidade financeira, bem como eventuais riscos ou incertezas associados execuo.

You might also like