You are on page 1of 47

Eroso do Solo

Os tipos e os fatores que as influenciam

Prof Pauletti Rocha


M.Sc Eng Agrnoma

Eroso: conceito

o processo de desprendimento e arraste acelerado das partculas do solo causados principalmente pela gua e pelo vento. Principal causa do depauperamento acelerado das terras.

As perdas de solo pela eroso do solo afeta a vida de todo o povo, principalmente daqueles que vivem diretamente da produo agrcola; Os solos seriamente erodidos ficam imprprios para o cultivo declnio de produtividade.

Estudo: produo de milho x reduo da camada de solo (eroso)


Remoo da camada de solo 5 cm 10 cm 15 cm 20 cm 25 cm 30 cm
Fonte: Bertoni, 1990.

Reduo na produo 15% 22% 30% 41% 57% 75%

A perda de nutrientes outro fator importante que afeta a qualidade da produo.

Estimativa de perda de solo no Brasil:


500 milhes de toneladas/ano correspondente camada de 15 cm de espessura.

Consequentemente perdemos cerca de 8 milhes de toneladas de nutrientes (N, P e K);

Consequncias:
Perda de solo; Perda de nutrientes do solo; Diminuio da produtividade; Reduo da qualidade da cultura; Reduo da capacidade de infiltrao e Reduo na capacidade de reteno de gua no solo;

Consequncias:

Haver maior enxurrada e menor quantidade de gua disponvel para as plantas; Sedimentao e deposio do material erodido nas baixadas reduo de produtividade.
Assoreamento dos rios...

Assoreamento

Consequncias:

Subsolo: possui estrutura mais difcil de preparar, exige maior fora de trao dos equipamentos agrcolas acarreta maior custo de produo pelo maior consumo de combustvel;
Abandono de reas.

Mecanismo da Eroso Tipos de Eroso

Exceto a eroso elica, toda remoo de solo exige a presena de gua sobre o terreno. gua = Chuva
Ao erosiva pelo impacto da gota de chuva, que cai com velocidade e energia varivel, dependendo do seu dimetro e mediante a ao de escorrimento.

As gotas de chuva que golpeiam o solo contribuem para a eroso da seguinte forma: (a) desprendem as partculas de solo no local que sobre o impacto; (b) transportam por salpicamento as partculas desprendidas e; (c) imprimem energia, em forma de turbulncia, gua de superfcie. Essa gua escorre na superfcie do terreno

Fases do processo de eroso


(A) O impacto da gota de chuva sobre o solo desnudo; (B) causa a fragmentao e formao de pequenas partculas; (C) essas partculas vo bloquear os poros e formar uma superfcie selada; (D) a gua que escorre carrega partculas de solo que so depositadas nas partes baixas onde a velocidade da gua reduzida.

(Derpsch et al. 1991).

Fases do processo de eroso:

Quando chove, gotas com at 6 mm de dimetro bombardeiam a superfcie do solo com velocidade de impacto de at 32 km/h. Essa fora dispersa e joga partculas de solo e de gua para todos as direes numa distncia de at 1 m.

Movimento do solo pela gua


um processo complexo, influenciado pela: Quantidade, intensidade e durao da chuva; Natureza do solo, Cobertura vegetal, Declividade da superfcie do terreno.

O escorrimento da gua na superfcie o maior agente de transporte das partculas de solo.

A eroso mxima quando a enxurrada contm quantidade suficiente de material abrasivo para desprender a maior quantidade possvel (de material) que a enxurrada seja capaz de transportar.

Tipos de eroso:

Eroso Geolgica ou Natural


to antiga como a prpria histria do planeta. uma ocorrncia normal dos processos de modificao da crosta terrestre; reconhecvel somente com o decorrer de longos perodos de atividade.

Bryce Canyon National Park - Utah

Bryce Canyon National Park

Parque Estadual de Vila Velha PR A Taa

Eroso Gravitacional
Consiste em movimentos de massa, envolvendo sedimentos, solos e blocos de rochas a partir da desestabilizao de terrenos inclinados ou encostas; So provocados pela gravidade. Ex. os deslizamentos

Eroso Glacial

Ocorre quando, em pocas de temperatura muito fria, a gua que no vero penetrou entre as rochas se congela, quebrando-as, devido ao aumento do volume.

Eroso Marinha

provocada pela gua do mar. O choque das ondas do mar contra uma rocha promove lentamente o seu desgaste.

Eroso Elica

Ocasionada pelos ventos, ocorre em geral em regies planas, de pouca chuva (regies ridas ou semi-ridas), onde a vegetao natural escassa e sopram ventos fortes.
Norte da frica, alm da sia, Austrlia e Amricas. No Brasil: Nordeste: Bahia e Rio Grande do Sul.

Constitui problema srio quando a vegetao natural removida ou reduzida.

Mapa de ventos do Brasil

Fonte: www.eolica.gov.br

Consequncias:
Alm do empobrecimento do solo, ocasiona a morte das plantas; Prejudica tambm as estradas de ferro e rodovias; Tempestades de areia ocasionam problemas adicionais:

Homens e animais sofrem pela inalao de poeira e infeces nos olhos e no sistema respiratrio; Poluio atmosfrica.

Principais fatores da eroso elica:

Clima - (precipitao, vento, temperatura, umidade); Solo - (umidade, textura, estrutura, densidade de partculas, matria orgnica, rugosidade);
Vegetao - (altura e densidade)

Mecanismo da eroso elica:

Possui 3 fases distintas envolvendo as partculas do solo:

O incio do movimento; O transporte e A deposio.

Velocidade do vento prximo superfcie rugosa zero;


Acima, o aumento exponencial com a altura, sendo turbulento e em redemoinhos, com velocidades variveis e em todas as direes; Velocidade mnima do vento para partculas com 0,1 mm de dimetro de cerca de 15 km/h (4,17 m/s) a 0,30 m da superfcie;

Partculas menores que 0,1 mm so suspensas, 0,1 a 0,5 mm de dimetro movimentam-se aos saltos;
Partculas de 0,5 a 1,0 mm so arrastadas; A deposio ocorre quando a fora da gravidade maior que a fora de sustentao das partculas no ar;

Mecanismo de eroso elica:

Equao da eroso elica:


E

= f (I, K, C, L, V)

E = perda de solo em t/ha/ano I = ndice de erodibilidade do solo K = rugosidade do solo C = fator climtico relacionado com a velocidade do vento e umidade do solo L = comprimento do campo no sentido da direo preferencial do vento V = quantidade de cobertura vegetativa

Essa equao pode ser usada para determinar o potencial de eroso elica de certo campo ou estabelecer prticas para reduzir a eroso; Mtodos bsicos para seu controle:
(a) aumentar a estabilidade do solo e rugosidade da superfcie; (b) manter uma vegetao, ou resduos de culturas e (c) colocar barreiras perpendiculares direo dos ventos predominantes;

Palhada no solo

Quebra-vento

Erodibilidade do solo:

Alguns solos erosionam mais que outros, mesmo que a chuva, a declividade, a cobertura vegetal e as prtica de manejo sejam as mesmas. Conceito: a sua vulnerabilidade ou suscetibilidade eroso, que a recproca da sua resistncia eroso.

Prxima aula....eroso hdrica

You might also like