You are on page 1of 10

1 Imagens em Walter Benjamin: universo ficcional e Literatura

Sandro Roberto Maio Mestre pelo Programa de Literatura e Crtica Literria PUC-SP

O presente texto tem como proposta o desenvolvimento de um possvel enfoque sobre a natureza do objeto ficcional e seus efeitos estticos a partir do pensamento de Walter Benjamin. Para isso, faz-se necessria uma reflexo sobre as bases especulativas que o filsofo alemo lana como interpretao da linguagem e procedimento narrativo. Apesar do grande nmero de ensaios dedicados reflexo sobre a arte e esttica, alm da anlise de inmeros autores pontuais (Kafka, Proust, Baudelaire, Goethe, etc.), Benjamin no disponibiliza um estudo especfico sobre a natureza da literatura. O que se v, na maior parte de seus escritos, so traados moventes entre as partes constituintes dos objetos artsticos e filosficos, que em sua maioria apontam para uma constelao, uma atmosfera que habita determinado tempo e espao. Segundo Michael Lowy, o pensamento benjaminiano (...) visa nada menos que uma nova compreenso da histria humana. Os escritos sobre arte ou literatura s podem ser compreendidos em relao a essa viso de conjunto a iluminlos de seu interior (LOWY, 2002, p.14). Tal proposio adensa uma busca em que os materiais da histria e da arte mutuamente se iluminam em movimento de choque, para que da sobreviva os fragmentos e resduos que so as imagens que o autor arranca de seu contexto por exploso, como parte deste possvel traado constelacional. Alguns de seus escritos e ensaios sugerem a reconstruo de uma lngua mgica e integradora, cuja essncia est fragmentada na linguagem humana. Tal situao perceptvel na prpria natureza da forma literria: uma linguagem que no supe o comunicvel ou o utilitarismo, mas a expresso de si mesma, a modulao oscilante de sua materialidade. No por acaso, o autor busca na literatura a fonte metodolgica para o desvelamento das mentalidades que perpassam os tempos, especialmente os sculos XIX e XX. De outra forma, a essncia das coisas e dos seres est no traado possvel de sua constelao, cujos fragmentos so ditos pela linguagem humana. A literatura surge como revelao do instante, aquilo que reveste a linguagem enquanto memria e inconsciente de uma unidade e transparncia efetuadas por imagens.

2 A imagem como leitura e acesso ao conhecimento

O escrito como uma cidade, para a qual as palavras so mil portas. Walter Benjamin

A imagem categoria central no pensamento benjaminiano. Aparece como elemento construtivo e depositrio das formas cognitivas, pois estabelece um vnculo no limiar entre o real e o imaginrio. Os casos de Baudelaire em relao ao sculo XIX projetado no sculo XX e a escritura alegrica do teatro barroco alemo so exemplares desta aplicao. Dessa forma, a imagem serve como fonte especulativa do discurso da histria e forma concreta de conhecimento. Como destaca Willi Bolle:
(...) a fisignomia benjaminiana uma espcie de especulao de imagens (...) seu pensamento, que se articula no tanto por meio de conceitos e sim de imagens. A imagem a categoria central da teoria benjaminiana da cultura: alegoria, imagem arcaica, imagem de desejo, fantasmagoria, imagem onrica, imagem de pensamento, imagem dialtica (...) A imagem possibilita o acesso a um saber arcaico e a formas primitivas de conhecimento, s quais a literatura sempre esteve ligada, em virtude de sua qualidade mgica e mtica. Por meio de imagens no limiar entre a conscincia e o inconsciente possvel ler a mentalidade de uma poca (BOLLE, 2000, p.43).

Benjamin intui a literatura como forma de conhecimento potencial e a imagem (seu principal elemento construtivo em relao s outras cincias cognitivas) o meio de atingir e despertar um saber adormecido do passado. Tal saber arrancado de seu contexto (seu texto original, seu espao sagrado que a histria legou) por uma exploso (o movimento da formao da imagem) e trazido para o presente como uma imagem dialtica, ou seja, uma imagem (mnada ficcional) mediada entre o real e o imaginrio. Tais imagens esto presentes, sobretudo, nas runas que a histria linear produziu e deixou margem do progresso (talvez, uma forma revigorada da ascese platnica, que, por sua vez, expulsou o poeta-linguagem de seu Ideal de verdade). Tais resduos so recuperados e trazidos como potencial, promessa de felicidade, pois no se realiza na plenitude de sua extenso. Recupera-se justamente sua intensidade, desde sempre internalizada no fato contnuo e traduzida pela literatura como imagem potencial e produo de conhecimento. No por acaso, Benjamin coloca no epicentro das discusses sobre o capitalismo industrial de seu tempo (o entre-guerras) o sonho do sculo XIX; como mediao ele recolhe as imagens de _______________________________
1. Para Wille Bolle a imagem dialtica categoria central da historiografia benjaminiana. Este conceito est contido, sobretudo, no Trabalho das Passagens e, segundo Bolle, verificvel em diversos estgios. Tal dado s confirma o prprio movimento constelacional em Benjamin, pois o conceito no est propriamente acabado, mas sua aplicao insere-se em circunstncias inscritas no despertar do presente: O exemplo preferido de Benjamin para demonstrar o funcionamento da imagem dialtica a Revoluo que faz explodir o continuum da histria (BOLLE, 2000, p. 68).

3 Baudelaire, nicas capazes de gerar a tenso especulativa necessria para a obteno deste saber inconsciente. O modelo sucessivo de histria , ento, penteado a contrapelo, ou seja, o contnuo de seu curso detonado por dentro: desmistifica a razo para obter, residualmente, a imagem inconsciente de uma poca que assegura a crise do presente. Desta forma, a imagem dialtica se efetua entre a histria (o real) e o sonho (imaginrio) dos quais emergem a fora imagtica (ficcional) do objeto literrio (Baudelaire): No se trata de apresentaras obras literrias no contexto de seu tempo, mas de apresentar, no tempo em que elas nasceram, o tempo que as revela e conhece: o nosso (apud Bolle, 2000, p. 47). Da, a literatura deixa de ser mero material de apoio para tornarse ponto de partida metodolgico: Mtodo deste trabalho: montagem literria. No tenho nada a dizer. S a mostrar. (...) Mas os farrapos e o lixo: estes no quero inventariar, mas fazer-lhes justia do nico modo possvel: usando-os (apud BOLLE, 2000, p.86). A literatura, via fico, materializa na linguagem um saber (antes inconsciente no imaginrio) que se cristaliza quando desperto, consciente de sua passagem no presente. A fico seria, ento, este olhar especulativo que, a partir de sua natureza imagtica, recolhe em meio aos resduos do real, o ponto desencadeador de um saber. A fico no s conceitua empiricamente o objeto, mas o torna presena. Por isso o saber adquirido correlaciona-se s outras reas e cincias da cognio. Este despertar para o saber impulsionado pela instabilidade: no lugar do encadeamento cursivo e lgico, que forma a aparncia do sentido, salta residualmente o inslito. Este movimento materializa um espao no presente, o que traz tona o que do imaginrio recolhido como fora integradora. A operao dialtica efetua-se pelo choque entre o real e o sonho para da emergir uma nova imagem, desde sempre oferecida pelas construes ficcionais como concretude do presente (no caso benjaminiano, a intensidade). O vcuo entre o passado e o presente oferece como preenchimento das mil configuraes de vida (Talvez a no se encontre o prprio impulso do ficcional?):
No sonho em que, diante dos olhos de cada poca, aparece imagens aquela que a seguir, esta ltima aparece intimamente ligada a elementos da proto-histria, ou seja, a elementos de uma sociedade sem classes. Tais experincias, depositadas no inconsciente da coletividade, interpenetram-se com o novo, gerando a utopia que deixou seu rastro em mil configuraes de vida, desde as construes duradouras at as modas fugazes (apud BOLLE, 2000, p.65).

O conhecimento assegurado pelo despertar, ou seja, a forma de traduo entre uma linguagem inconsciente para o conhecimento consciente, espao em que se situa um saber no realizado. Impe-se uma metodologia: O saber obtido atravs de uma operao dialtica: do ainda no______________________________________ 2. Baudelaire pode ser entendido como um caso em que o literrio tomado como referncia metodolgica sobre o discurso histrico-poltico. De certa forma, a metodologia literria em sua aplicabilidade torna-se capaz de tensionar o real a ponto de obter a revelao de seu prprio sonho.

4 consciente conscincia despertada, e vice-versa (BOLLE, 2000, p.62). da que a imagem torna-se dialtica e devido a tal qualidade, o crtico alemo faz uso dos procedimentos literrios para o reconhecimento da histria: (...) o novo mtodo dialtico da historiografia: atravessar o passado com a intensidade de um sonho, a fim de experimentar o presente como o mundo da viglia, ao qual o sonho se refere (apud BOLLE, 2000, p. 63). A imagem dialtica atravessa o passado para recolher dela o sonho. Do que existiu permanece intacto o que no existiu: entre o realizado e o possvel, entre o concreto e a possibilidade, est o fio tnue que transita entre uma ponta e outra aquilo que foi promessa e a aquilo que foi real. Parece ser este o centro dialtico do prprio universo ficcional: realizvel por ser sempre irrealizvel, de modo a se manter como potencial, no assumindo uma feio conclusiva e fechada, mas produtora e viva. Neste sentido, o poeta mobiliza o saber: desloca, questiona em alternncias o sentido. Da o potencial crtico, prprio de constantes deslocamentos lanados pela alegoria (a constante retomada por novas significaes) sobre o saber adquirido e formalizado (o exemplo de Baudelaire). Benjamin cita a montagem literria como forma de acesso ao conhecimento de um tempo. Utiliza os procedimentos literrios como revelao do saber incrustado em diferentes pocas: o mostrar e no o demonstrar; tornar presente o que fora perdido; no lugar do contexto o prprio texto (o que fica evidente no mosaico de citaes que preenchem o corpo de seu texto). Esta montagem usada para interromper, ou mesmo romper a imagem anterior, j sedimentada. Por isso literrio: a forma desloca os contedos temporais e espaciais petrificados como verdade. A idia de implodir a forma passada faz com que os elementos fragmentados formem um traado (a constelao) em constante mobilidade quando atingido pelo presente. Este deslocar constante no seria a prpria natureza do universo ficcional? Tal tcnica restaura o que fora perdido, assim como o discurso literrio, que quer significar o outro: buscar em meio aos espaos vazios (como Baudelaire em relao s passagens da modernidade). Temos as constelaes: O objetivo dessa destruio construtiva formar uma constelao, onde o passado se junta, como num relmpago, no agora (apud BOLLE, 2000, p.95). Enquanto busca deste espao vazio, a literatura move aquilo que est depositado, desloca o saber para revelar a potencialidade que est no que se apresenta incompleto entre o imaginrio (o sonho) e o real (o contexto). O esgotamento destas ltimas formas de discurso o espao aberto, onde a literatura ir atuar como produo imagtica. De certa maneira, a fora da imagem est no desdobrar infinito, no choque de planos como aponta o prprio mtodo de constelao que Benjamin utiliza como fora crtica para uma interpretao dos movimentos histricos que atravessam o tempo e espao. No ensaio sobre Kafka (1934), o autor nos deixa pistas de sua viso sobre o literrio nesta bela imagem:
Mas a palavra desdobramento tem dois sentidos. O boto se desdobra na flor, mas o papel dobrado em forma de barco, na brincadeira infantil, pode ser desdobrado, transformando-se

5
de novo em papel liso. Essa segunda espcie de desdobramento convm parbola, e o prazer do leitor fazer dela uma coisa lisa, cuja significao caiba na palma da mo. Por isso, so semelhantes criao literria (BENJAMIN, 1996, p.148).

Linguagem e os cacos da origem O ensaio O narrador (1936) apresenta a natureza narrativa como um elo que une o gesto coletivo no intercambiar de experincias, a partir de dois narradores exemplares: o campons (regional, razes, tradio) e o marinheiro (universal, viagem, deslocamento). A fora produtora da narrao est na continuidade sugerida pelo conselho: Aconselhar menos responder a uma pergunta que fazer uma sugesto sobre a continuao de uma histria que est sendo narrada (BENJAMIN, 1996, p. 200). Na verdade o ensaio tem como alvo uma crtica s novas formas de narratividade que se desenvolvem na modernidade. O romance retrata o indivduo isolado, dono de uma experincia limitante em relao s narrativas tradicionais. Em correlao, o advento da informao corta o potencial imaginrio pela explicao, pelo sentido determinador:
(...) somos pobres em histrias surpreendentes. A razo que os fatos j nos chegam acompanhados de explicaes. Em outras palavras: quase nada do que acontece est a servio da narrativa, e quase tudo est a servio da informao (BENJAMIN, 1996, p. 203).

Da, outra figura emerge: o moribundo que possui a autoridade da morte e permite a eternidade da narrativa, pois sua palavra a herana a ser explorada pelas geraes seguintes. Mas tambm, apresenta o corte entre dois mundos e neste espao explora uma lacuna central. Neste sentido, tal viso permite uma aproximao entre escrita e alegoria: uma natureza de significantes vazios de significado, o que a torna uma presena lacunar. A alegoria traz como pressuposto central de seu movimento construtivo a quebra da continuidade discursiva e do encadeamento lgico produtor de sentido, o que a aproxima da natureza da escrita:
(a escrita) Destri como a alegoria, o contexto natural das coisas e quebra desta maneira, a continuidade aparente entre natureza e histria, de modo tal que ambas se apresentam como mero amontoado de signos arbitrrios (WITTE, 1992, p.104).

Por isso, a prpria escrita mais informa a presena de uma ausncia, tendo a conscincia da morte como impulso: A descoberta da morte como centro secreto de todo texto coloca Benjamin ____________________________
3. A alegoria recorrentemente vista como um discurso que quer significar outro e tem como procedimento construtivo a metfora continuada (HANSEN, 2006, p. 07). Considerando o perodo do Barroco percebe-se uma utilizao de carter acentuadamente teolgico, j que a palavra nunca se aproxima da completude contida na palavra divina, o que aproxima a linguagem humana da prpria natureza da alegoria. J na modernidade de Baudelaire, a alegoria revigora-se como crtica ao presente, pois tem como objetivo revelar a fragilidade que reveste a idia de progresso, a partir de sua busca contnua pelo renovado (a caracterizao mxima est na relao mercadoria-novidade), fato que mais revela uma estagnao estrutural que recobre todos os aspectos sociais. Da, Baudelaire fazer circular alegoricamente as mais variadas aparncias em sua condio (dndi, conspirador, trapeiro, prostituta, etc.) para assim justificar o papel disponvel do poeta na sociedade de mercado.

6 na posio de poder ler a histria como texto (...) a histria se apresenta como uma massa de fragmentos sem significao interna, a no ser de ter sucumbido morte (WITTE, 1992, p.104). A escrita apresenta-se como forma de preenchimento de uma lacuna:
Na estrutura da linguagem, a finitude se espelha nas interrupes, nas descontinuidades da escrita em prosa. Cada fim de frase algo assim como uma lembrana da morte. Atravs de sua tcnica literria da citao e da fragmentao, a escritura alegrica expe esta estrutura fundamental de toda linguagem escrita (WITTE, 1992, p.104).

O ensaio de Benjamin oferece pistas de uma aproximao entre narrativa e linguagem: o carter profano da palavra que toca o sagrado como (sub) verso da palavra original:
O cronista o narrador da histria (...) Na base de sua historiografia est o plano da salvao, de origem divina, indevassvel em seus desgnios, e com isso desde o incio se libertaram do nus da explicao verificvel (...) No narrador, o cronista conservou-se, transformado e por assim dizer secularizado (...) Tanto o cronista, vinculado histria sagrada, como o narrador, vinculado histria profana (BENJAMIN, 1996, p. 209).

A teoria da linguagem em Benjamin est no ensaio de 1916, intitulado Sobre a Linguagem em geral e sobre a Linguagem humana (BENJAMIN, 1992). Neste texto, talvez resida alguns pontos de aproximao que seriam posteriormente desenvolvidos em sua reflexo sobre a narrativa. Benjamin utiliza a imagem da Queda e expulso do paraso como forma de justificar a linguagem enquanto cacos de uma lngua superior, pela qual o homem se reconciliava com Deus atravs do processo de nomeao: Ao destacar-se da lngua pura do nome, o homem faz da lngua um meio (conhecimento que lhe , nomeadamente, desajustado), e com isso, pelo menos em parte, um mero signo; e isso conduz, posteriormente maioria das linguagens (BENJAMIN, 1992, p. 192). Atravs da idia de Origem a linguagem aproxima-se da idia do literrio como incompletude da palavra original (ou desta lngua superior):
Ela ao mesmo tempo indcio de totalidade e marca notria da sua falta (...) ela remete, sim, a uma temporalidade inicial e resplandecente, a da promessa e do possvel que surgem na histria. Mas nada garante o cumprimento desta promessa (...) (GAGNEBIN, 2004, p.14).

A linguagem a lembrana deste verbo original. Assim, a literatura solidifica a contnua figurao daquilo que escapa (tornar presente a ausncia) e, como na cena da Queda, faz da palavra instrumento significador da perda de imediaticidade suposta na nomeao:
(...) uma mediao infinita do conhecimento que nunca chega a seu fim. (...) a linguagem humana se perde nos meandros de uma significao infinita, pois tributria de signos arbitrrios (GAGNEBIN, 20004, p.14).

Novamente a alegoria revigorada j que a prpria linguagem runa e incorporao do movimento de imagens sempre renovadas, o que aproxima a idia de escritura com a dialtica fatal da alegoria: (...) no h fim sua meditao, pois similitudes e comparaes podem se estabelecer entre todos os seres, visto que um sentido nico no pode ser encontrado (GAGNEBIN, 2004,

7 p.39). Na verdade, o sentido inesgotvel oriundo de uma origem sagrada produz uma dinmica capaz de dizer a ausncia que est entre o real e o imaginrio:
So signos esparos, restos de um texto que foi destrudo, runas de uma arquitetura finda. Escrita desconjuntada, ao mesmo tempo sagrada e incompreensvel, de onde emergem figuras congeladas e fragmentrias: o sentido (...) s pode ser arbitrrio pois, mesmo se porventura encontrssemos o verdadeiro sentido, no conseguiramos reconhec-lo. Essa dinmica vertiginosa (...) a origem s diz sua perda (...) (GAGNEBIN, 2004, p.41).

Tais observaes repercutem na prpria figurao do literrio, pois este no permite somente representar, mas tornar presente uma realidade, vinculada ao imaginrio como impossvel, passvel de concretude e realizao. Tal natureza informa que (...) a linguagem no apenas comunicao do comunicvel, mas, simultaneamente, smbolo do no comunicvel (BENJAMIN, 1992, p. 196). desta maneira que Benjamin ir tocar em dois pontos centrais do procedimento esttico prprio da narrativa: a voz que atravessa o tempo trazendo como discurso a solidificao da experincia o que, na verdade, faz da palavra gravitao infinita, a lacuna impressa no homem pela linguagem. O narrador, filtrado na cena do moribundo, ganha uma autoridade capaz de substancializar aquilo que est invisvel. J a alegoria, ultrapassa a condio de mero artefato de efeito esttico para tornar-se procedimento de reflexo crtica. Consciente de sua prpria insuficincia e do fluxo transitrio do tempo, ela ser, mais uma vez, a lacuna que, paradoxalmente, possui um sentido produtivo, especulativo. No por acaso, Benjamin arma sua teoria esttico-histrica a partir de dois momentos singulares (ou de decadncia, termo contestado pelo prprio Benjamin): o barroco e a modernidade industrial. Por isso, Benjamin ir acentuar na criao artstica sua vinculao ao espao do sensvel:
A verdade no constituda pelas cadeias construtivas dos processos mentais, mas se apresenta materialmente, no sensvel: as obras artsticas so um espao privilegiado desta apresentao (MURICY, 2008, p.77).

Tal dado demonstra a preocupao benjaminiana de desvincular a linguagem das preocupaes cientificas de seu tempo (como na lingstica e semitica) para lanar uma reflexo sobre a natureza da linguagem a partir de seu carter metafsico. A cena bblica da Queda como princpio da linguagem exemplar neste sentido. A linguagem no se restringe a mera comunicao verbal, mas est em outra dimenso:
Assim, j no se pode aceitar-se a idia correspondente perspectiva burguesa da lngua, de que a palavra se comporta de forma aleatria relativamente coisa, de que, atravs de uma qualquer conveno, seria um signo aposto s coisas (ou ao conhecimento delas). A lngua nunca d meros signos (BENJAMIN, 1992, p.188).

Logo, a linguagem entendida como expresso de uma essncia espiritual: A linguagem de um ser o medium em que se comunica a sua essncia espiritual (BENJAMIN, 1992, p. 196). O que Benjamin lana como est fundamentalmente relacionado viso instrumentalista da linguagem, que sujeita mediao, torna-se o pecado original, o que estabelece a confuso do

8 sentido e a queda da magia residente na imediaticidade inscrita no elo nomeador de Deus e os homens: A significao destitui a linguagem da magia dos nomes (MURICY, 2008, p.79). Tal fato articulado pelo pensador alemo como forma de crtica ao presente (o pragmatismo da informao): a recuperao deste estado de magia possibilitado pela dimenso renovvel que a linguagem traz em si e revigorada na elaborao literria como expresso de contedos arcaicos. Na verdade, potencializa-se uma crtica que v na concepo burguesa sobre a linguagem um meio utilitrio. Por isso, o crtico resgata a dimenso sagrada da linguagem, vinculada prpria imagtica literria. A linguagem humana a nica capaz de traduzir a mudez das coisas e prova que (...) o verdadeiro fundamento do conhecimento no o sujeito, emprico ou transcendental, mas a linguagem (MURICY, 2008, p.80). A linguagem, como corpo do conhecimento humano, possibilita a Benjamin resgatar no discurso histrico o instante do salto sobre a linearidade estabelecida: A inteligibilidade dos fenmenos s pode ser alcanada na imediatidade da idia, capaz de acolher a dimenso temporal, instantnea e singular da verdade que a abstrao do conceito sacrificaria (MURICY, 2008, p.83). A nomeao como fonte contnua desta percepo original possibilita recuperar no inconsciente estas formas do impossvel, somente realizveis na prtica literria, espao em que as significaes so tomadas como presena de constelaes capazes de dizer o mundo mais uma vez: Nomear violenta o real e, ao mesmo tempo, d acesso a ele (MURICY, 2008, p.84).

Referncias bibliogrficas

BARTHES, Roland. Aula. So Paulo: Cultrix, 2004. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lrico no auge do capitalismo. So Paulo: Brasiliense, 2000. BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1996. BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemo. So Paulo: Brasiliense, 1985. BENJAMIN, Walter. Passagens. So Paulo: Imprensa oficial, 2000. BENJAMIN, Walter. Rua de mo nica. So Paulo: Brasiliense, 2000. BENJAMIN, Walter. Sobre arte, tcnica, linguagem e poltica. Lisboa: Relgio Dgua, 1992. BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrpole moderna. So Paulo: Edusp, 2000. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Histria e narrao em Walter Benjamin. So Paulo: Perspectiva, 2004. HANSE, Adolfo. Alegoria: construo e interpretao da metfora. So Paulo: Hedra, 2006. LIMA, Luiz Costa. Histria. Fico. Literatura. So Paulo: Companhia das letras, 2006.

9 LOWY, Michael. Walter Benjamin: aviso do incndio. So Paulo: Boitempo, 2002. MURICY, Ktia. A magia da linguagem filosofia, linguagem e escrita em Walter Benjamin. In: Revista Educao. So Paulo: Segmento, 2008. WITTE, Bernd. O que mais importante: a escrita ou o escrito? In: Revista USP Dossi Walter Benjamin. So Paulo, n15, setembro/novembro. 1992.

10

You might also like