You are on page 1of 9

Consideraes sobre a gerao de efluentes lquidos em centros urbanos

Edison Archela* Adalberto Carraro** Fernando Fernandes*** Omar Neto Fernandes Barros* Rosely Sampaio Archela* Resumo
O trabalho apresenta um diagnstico qualitativo da problemtica dos efluentes pluviais, domsticos e industriais em centros urbanos. Ressalta a existncia do efluente pluvial que, via de regra, no recebe o tratamento e enfoque merecidos, apontando razes para sua incluso no rol dos efluentes com necessidade de depurao. Discorre sobre as gneses e as potencialidades poluidoras dos efluentes lquidos urbanos. Explana sobre as atuais providencias quanto ao tratamento de efluentes e prope medidas tcnico-administrativas com o propsito de um melhor gerenciamento, visando reduzir o impacto ambiental nos corpos aquticos receptores. Palavras-chave: Engenharia Ambiental, Efluentes Lquidos, Esgoto Domstico, Esgoto Industrial, Esgoto Pluvial.

CONSIDERATIONS ABOUT THE GENERATION OF LIQUIDS SEWAGE IN URBAN CENTERS

Abstract
The paper presents a qualitative diagnosis of the problem of the pluvial, domestic and industrial sewage in urban centers. It stands out the existence of the pluvial sewage that, saw of rule, it doesnt receive the treatment and deserved focus, aiming reasons for its inclusion in the list of the sewage with purification need. Describes about the geneses and the potentiality pollutant of the urban liquid sewages. Describes about the current providences with relationship to the sewages treatment and they propose technician-administrative measures with the purpose of a better management, seeking to reduce the environmental impact in the receiving aquatic bodies. Word-key: Environmental engineering, Sewage, Domestic Sewage, Industrial Sewage, Pluvial Sewage.

INTRODUO Podemos definir poluio como toda e qualquer forma de alterao das propriedades naturais, quer sejam fsicas, qumicas ou biolgicas, que

venha a ocorrer no meio ambiente. Dessa forma, devemos distinguir poluio de contaminao, pois esta representa um risco em potencial natureza, sendo portanto mais perniciosa ao meio ambiente e sade humana.

* Docente do Departamento de Geocincias CCE Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina Paran,
Brasil, CEP 86051-990; e-mail: archela@uel.br ** Mestrando em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Departamento de Geocincias CCE Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina Paran, Brasil, CEP 86051-990 *** Docente do Departamento de Construo Civil CTU Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina Paran, Brasil, CEP 86051-990 Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

517

O sculo passado (XX) foi marcado, principalmente a partir dos anos 60, por transformaes scio-econmicas que fomentaram o crescimento industrial e o apelo ao consumo exacerbado, alm do crescimento demogrfico e das migraes, que culminaram em um processo de urbanizao muito acentuada. Os reflexos nefastos dessas transformaes fizeram-se presentes no meio ambiente, principalmente nos ncleos urbanos, onde a poluio e suas formas contaminantes tornaram-se mais evidentes. Indubitavelmente, a poluio atingiu, direta e em maior intensidade, os recursos hdricos, seguidos pelo ar atmosfrico e ultimado pelos solos; sem entrarmos em consideraes quanto aos impactos ao meio bitico florstico e faunstico. O crescente aumento na demanda dos recursos hdricos, principalmente os superficiais (rios, lagos e lenol fretico) provocou, por conseqncia, a sua crescente deteriorao. Essa lgica verdadeira se considerarmos que as guas residurias no recebem tratamento adequado, ou que na maioria dos centros urbanizados ele inexistente. Nesse raciocnio, conclui-se que quanto mais gua for utilizada, maior ser a quantidade de gua residuria devolvida aos mananciais de superfcie, e consequentemente, maior e mais rpida sua deteriorao. Por outro lado, polui-se rio acima, as guas que sustentaro a vida do ncleo urbano rio abaixo, que por sua vez descartar suas guas residuais poludas no mesmo manancial que, a jusante, alimentar um novo ncleo, perfazendo uma rota perversa que poder comprometer o abastecimento de todas as cidades que se abastecem daquele manancial. Todo esse quadro poder ser agravado ainda, pelas formas de poluio que no sero objeto de discusso nesse trabalho, tais como, aquelas decorrentes de setores agro-industriais rurais, dos vazamentos acidentais de industrias, oleodutos, navios, e decorrentes da aplicao de venenos na agricultura, bem como da m alocao dos resduos slidos urbanos. Historicamente, os centros urbanos sempre foram os principais focos poluidores e contaminadores dos recursos hdricos. Esses mesmos recursos que possibilitam a vida nas comunidades, transformam-se, a jusante, nos receptores de toda a espcie de descarte das atividades humanas. Um centro urbano produz uma grande quantidade de efluentes lquidos que, normalmente, so subdivididos em dois tipos, quanto sua gnese:

1. Os efluentes domsticos provenientes das residncias, hotis, casas de diverses (bares, etc.), clubes, comrcios e centros comerciais, de servios (sales de cabeleireiros, consultrios, clnicas, etc.). So caracterizados por guas residurias contaminadas, basicamente, por fezes humanas e animais, restos de alimentos e sabes e detergentes. Os esgotos domsticos provocam dois tipos de contaminao das guas: Contaminao por bactrias: principalmente por coliformes presentes nas fezes humanas, responsveis pela grande incidncia de diarrias e infeces. Contaminao por substncias orgnicas recalcitrantes, ou de difcil degradao. Como exemplo podemos citar os detergentes sulfnicos, cuja ao txica no muito acentuada, mas os efeitos secundrios so graves. Destroem as clulas dos microorganismos aquticos, impedindo a oxidao microbiolgica dos materiais biodegradveis contidos nos esgotos. Reduzem tambm a taxa de absoro de oxignio, diminuindo a velocidade de autodepurao dos rios. 2.Os Efluentes Industriais 0riundos dos mais diversificados processos de industrializao; tem sido, historicamente, um importante fator de degradao ambiental. O despejo de efluentes industriais, tanto nos corpos dgua quanto na rede de esgoto a ser tratada, sem o devido tratamento prvio, provoca srios problemas sanitrios e ambientais. Os principais poluentes de origem industrial so os compostos orgnicos e inorgnicos, especialmente os metais pesados: Contaminao por compostos orgnicos: os compostos fenlicos representam um dos principais poluentes das guas residurias de origem industrial. So provenientes de indstrias qumicas e farmacuticas e dos esgotos hospitalares que, mesmo em baixas concentraes, alteram a potabilidade da gua e o sabor dos peixes contaminados. Outro importante resduo contaminante so os detergentes para limpeza de equipamentos, utilizados por vrias indstrias. Esses compostos afetam principalmente a fauna dos corpos receptores. Os vazamentos de oleodutos e tanques contendo produtos petrolferos, ou seus derivados, so igualmente desastrosos ao Meio Ambiente.

518

Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

Contaminao por compostos inorgnicos: Os principais compostos inorgnicos que ameaam a integridade dos recursos hdricos so basicamente os metais pesados, provenientes de indstrias qumicas e farmacuticas, de usinas siderrgicas, indstrias de fertilizantes, alm das atividades de minerao.

A AO POLUIDORA DOS COMPOSTOS ORGNICOS NOS MANANCIAIS HDRICOS O equilbrio de um ecossistema aqutico inclui todo o meio bitico presente, tanto na massa aqutica como nas suas imediaes. Num perfeito equilbrio da natureza, a teia alimentar complexa e completa. Os seres superiores, como peixes, alimentam-se de seres inferiores e obtm o oxignio, necessrio s suas funes vitais, diretamente nas guas. Os seres inferiores, por sua vez, alimentamse de microrganismos, os quais tambm consomem oxignio dissolvido na gua. Nesse nterim, resduos vegetais tais como folhas e galhos de rvores, resduos animais e excrementos em decomposio so dissolvidos no meio aquoso e tornam-se matria orgnica. Esta, por sua vez, retorna teia alimentar, fechando o ciclo, uma vez que serve de alimento aos microrganismos. O oxignio dissolvido na gua e consumido pelos organismos reposto pelos prprios habitantes (fitoplncton) e principalmente pela aerao natural. Nessas condies, a matria orgnica tem participao fundamental no processo, servindo de fonte de alimentao a microrganismos e animais inferiores. Verifica-se tambm, que o suprimento de matria orgnica se faz naturalmente, pelos descartes do meio, num processo de reciclagem natural perfeita. Quando os efluentes lquidos de um centro urbano so descartados num corpo aqutico, como acima descrito, introduz-se um fator de desequilbrio ao ecossistema. Os esgotos domsticos, bem como muitos tipos de resduos industriais, so constitudos, preponderantemente, de matrias orgnicas, que como acabamos de ver, alimentam peixes e organismos menores. O problema reside no volume exacerbado de matria orgnica descartada, pois medida que a matria orgnica aumenta, ocorrer um desequilbrio no consumo da mesma no corpo aqutico receptor.
Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

Os microrganismos que mais se beneficiam quando h excesso de alimento proliferam-se de forma rpida, sendo que a macropopulao (principalmente peixes) no aumenta em igual velocidade. O consumo de oxignio no ambiente passa a ser maior, em razo da proliferao das bactrias, e a reposio atravs dos processos de aerao natural e fotossntese tornam-se insuficientes. Em resumo, postula-se que: quando maior o volume de esgotos lanados em um corpo aqutico, maior ser a concentrao de matria orgnica, maior ser a proliferao de bactrias, maior a atividade total de respirao e maior, por conseguinte, a Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO). O resultado disso a reduo das concentraes de oxignio a um nvel incompatvel com as necessidades respiratrias dos peixes que ali habitam. Em corpos aquticos fluentes (rios), freqente observarmos a presena de cardumes nos locais de lanamento dos esgotos. O motivo desse paradoxo que os esgotos contm grande quantidade de matria orgnica que servem de alimento aos peixes, e como nesse ponto inicial (zona de emisso) ainda no houve tempo suficiente para que uma macia populao de bactrias aerbias se desenvolva e retire o oxignio da gua, os peixes no sofrem restries com relao s suas necessidades respiratrias. Somente a jusante do ponto de lanamento de esgotos (zonas de degradao e crtica), a distncias variveis, dependentes da velocidade, desnvel e turbulncia das guas, que os efeitos nocivos da poluio comeam a se fazer presentes, pois durante este trajeto ocorrer a multiplicao desordenada de bactrias que consumiro o oxignio disponvel. EFLUENTES NO TRATADOS E LANADOS IN NATURA EM CORPOS AQUTICOS Vimos, anteriormente, que qualquer centro populacional urbanizado produz dois tipos de guas residurias: as industriais e as domsticas. Um dos principais propsitos do presente trabalho chamar a ateno para a existncia e a importncia de um terceiro tipo de guas residuais, s quais propomos, aqui, a denominao de efluentes pluviais. As guas metericas, aps passarem pelos telhados, quintais, caladas, ruas, praas e jardins podem, e devem, ser consideradas guas residurias. Esse tipo de efluente, apesar de normalmente contar

519

com, relativamente, boa rede de captao (bocasde-lobo, galerias, interceptores, etc.), no passa por tratamento algum; sendo lanado integralmente na rede hidrogrfica mais prxima. Se considerarmos que os efluentes pluviais contenham muitos restos orgnicos, tais como: folhas, flores, frutos, galhos, insetos e pequenos animais mortos, fezes e urinas de animais domsticos, resduos de comidas, resduos de materiais de limpeza, embalagens diversas e papis em geral, alm de restos de cigarros, deveremos concluir que tais efluentes no recebem a devida ateno que os outros (domsticos e industriais) recebem. Tal fato configura-se numa grande falha, ocorrendo em quase a totalidade das cidades brasileiras, que carecem de bom sistema de varrimento, coleta de lixo, e higiene por parte dos habitantes. Por outro lado, a gua potvel utilizada para higiene, limpeza domstica e escoamento das excrees humanas, produzem o chamado esgoto domstico. Eles so constitudos essencialmente de despejos domsticos, uma parcela de guas pluviais, guas de infiltrao e, eventualmente, uma parcela no significativa em vazo de despejos industriais, sendo que tais despejos possuem caractersticas bem definidas. Os esgotos domsticos provem, principalmente de residncias, edifcios comerciais, instituies ou quaisquer edificaes que contenham instalaes de banheiro, lavanderias, cozinhas ou qualquer dispositivo de utilizao da gua para fins domsticos. Compe-se essencialmente da gua de banho, urina, fezes, restos de comida, sabo, detergentes, guas de lavagem, etc. Os efluentes domsticos produzidos por quase a totalidade das cidades brasileiras no so 100% tratados. A grande maioria das populaes urbanas, indistintamente ao status financeiro e social, habitam reas ainda no contempladas por um sistema de coleta e tratamento de esgotos (IBGE, 2002). Essa populao no servida, obrigada a construir fossas spticas para destinao de seus efluentes. Sabe-se, porm, que muitas dessas fossas, por negligencia ou falta de recursos financeiros da populao, acabam extravasando e invadindo os sistemas de coletas pluviais, que como j vimos, no so tratados e lanados diretamente na rede hdrica mais prxima.

Por outro lado, sabido que uma boa parcela das populaes no assistidas pelas redes de tratamento de esgotos, executam ligaes clandestinas nas galerias pluviais ou lanam o esgoto in natura diretamente nos crregos das cidades.

EFLUENTES COLETADOS E TRATADOS EM ESTAES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS (ETES) Uma rede urbana para captao de efluentes pode ser dividida em trs pores bsicas quanto ao sistema de esgotamento, a saber: Sistema unitrio: aquele no qual as guas residurias, as de infiltrao e as pluviais escoam misturadas numa nica tubulao; Sistema separador parcial: aquele no qual as guas residurias, as de infiltrao e parte das guas pluviais (apenas as que escoam em partes interiores impermeabilizadas das residncias, telhados, caladas, etc.) escoam por uma tubulao e, o restante das guas pluviais escoam por outra tubulao separada; Sistema separador absoluto: no qual as guas residurias e as de infiltrao escoam por uma tubulao independente da tubulao de guas pluviais (sistema de drenagem urbana). Na maior parte do Brasil, devido grande impermeabilizao do solo gerada pela urbanizao, o sistema mais utilizado e quase que exclusivo o separador absoluto. Os efluentes que chegam s estaes de tratamento (ETEs) passam por rede de tubulaes, cuja seqncia, desde a sada do esgoto das residncias at a entrada nas ETEs a seguinte: 1.tubulao primria: aquela que recebe as guas residurias residenciais; 2.tubulao secundria: aquela que recebe contribuies das tubulaes primrias e de outras guas residurias das residncias; 3.coletor tronco: aquele que alm de receber as guas dos coletores secundrios, pode receber eventualmente alguma contribuio isolada residencial, sendo esta medida no aconselhvel;
Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

520

4..interceptor: aquele que conduz o esgoto at a ETE e no pode receber nenhuma contribuio individual no caminho. Em cada uma das Estaes de Tratamento o esgoto segue por uma sucesso de etapas e processos de limpeza e despoluio, conforme as necessidades e possibilidades, sob ponto de vista tcnico-econmico mais condizentes com suas caractersticas fsicas, qumicas, bacteriolgicas, Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), Demanda Qumica de Oxignio (DQO) e vazes. Alm do esgoto, oriundo do Sistema de Captao, as Unidades de Tratamento de Esgotos costumam receber os esgotos provenientes das Fossas Spticas. Os servios de esgotamento de fossas, por mecanismo de suco, so efetuados por veculos limpa-fossas, especializados em servios de desentupimentos e esgotamentos. Esse tipo de prestao de servios, geralmente, no pertence aos quadros das Companhias de Saneamento contratadas, ou detentoras do monoplio dos servios, nem das Prefeituras Municipais, sendo de inteira responsabilidade das populaes, que pagam pelo atendimento diretamente s empresas do ramo. Alm das fossas spticas residenciais, essas empresas coletam efluentes lquidos de Caixas de Gorduras, Caixas de leo e Lama, Tanques de Resduos Industriais, etc. Informaes verbais obtidas junto a empresas do setor, permitem concluir que prtica corriqueira, por parte de algumas empresas, o lanamento desses tipos de efluentes lquidos diretamente em perambeiras e crregos das periferias urbanas, sem nenhum processo de tratamento. EFLUENTES INDUSTRIAIS Os esgotos industriais, extremamente diversos, provm de qualquer utilizao da gua para fins no domsticos e adquirem caractersticas prprias em funo do processo industrial empregado. Assim sendo, cada indstria dever ser considerada isoladamente. O lanamento indiscriminado dos esgotos em corpo dgua, sem tratamento prvio, pode causar vrios inconvenientes, conforme relacionamos abaixo:
Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

De acordo com Eckenfelder (1970), pode-se classificar os resduos industriais em dois grupos: a) Resduos Industriais Orgnicos; b) Resduos Industriais Inorgnicos. a) Resduos Industriais Orgnicos : os grupos de substncias orgnicas presentes nesses efluentes so constitudos principalmente por: compostos de protenas (40 a 60%); carboidratos (25 a 50%); gorduras e leos (10%); uria, surfatons, fenis, pesticidas (em menor quantidade), etc.; leos minerais e outros derivados de petrleo. b) Resduos Industriais Inorgnicos: so constitudos por materiais slidos como areia, fibras de algodo e estopa e substncias qumicas pertencentes ao grupo dos metais pesados. Em funo dos poluentes contidos no esgoto bem como os fenmenos atuantes em sua formao, pode-se classificar os processos de pr-tratamento em: 1) Processos Fsicos: basicamente tm por finalidade separar as substncias em suspenso no esgoto. Neste caso incluem-se: remoo dos slidos grosseiros; remoo dos slidos decantveis; remoo dos slidos flutuantes. 2) Processos Qumicos: so os processos em que h utilizao de produtos qumicos e so raramente adotados isoladamente. Os processos qumicos comumente adotados so: floculao; precipitao qumica; elutriao; oxidao qumica; clorao; neutralizao ou correo do pH. 3) Processos Biolgicos: so os processos de tratamento que procuram reproduzir, em dispositivos racionalmente projetados, os fenmenos biolgicos observados na natureza, condicionandoos em rea e tempo economicamente justificveis. Os principais processos biolgicos de tratamento so: oxidao biolgica (lodos ativados, filtros biolgicos, valas de oxidao e lagoas de estabilizao); digesto de lodo (aerbia e anaerbia, fossas spticas).

521

INCONVENIENTES CAUSADOS PELO LANAMENTO DE ESGOTOS NO TRATADOS EM CORPOS DGUA 1. Maitrias orgnicas solveis: causam a depleo do oxignio contido nos rios e esturios. O despejo deve estar na proporo da capacidade de assimilao do curso dgua em relao a um efluente normal; 2. Matrias orgnicas solveis produzindo gostos e odores s fontes de abastecimento de gua. Ex. Fenis. 3. Matrias txicas e ons de metais pesados. Ex. Cianetos. Cu, Zn Hg, etc., geralmente o despejo desses materiais sujeito a unia regulamentao esLadual e ~ederal; apresentam problemas de toxidez e transferncia atravs da cadeia alimentar. 4. Cor e turbidez indesejveis do ponto de vista esttico. Exigem trabalhos maiores as estaes de tratamento dgua. 5. Elementos nutritivos (nitrognio fsforo) aumentam a eutrofizao dos lagos e dos pntanos. Inaceitveis nas reas de lazer e recreao. 6. Materiais refratarios. Ex. ABS Formam espumas nos rios; no so removidos nos tratamentos convencionais. 7. Oleo e materiais flutuantes: os regulamentos exigem geralmente sua completa eliminao indesejveis esteticamente; interfarerem com a decomposio biolgica. 8. cidos e lcalis: neutralizao exigida pela maioria dos regulamentos; interferem com a decomposio biolgica e com a vida aqutica. 9. Substncias que produzem odores na atmosfera: principalmente com a produo de sulfttos e gs sulfidrico. 10. Mat rias em suspenso; formam bancos de lama nos rios e nas canalizaes de esgotos. 11. Temperatura. poluio trmica conduzindo ao esgotamento do oxignio dissolvido (abaixamento do valor de saturao). Fonte: Eckenfelder, W (1970)
As protenas so os principais constituintes do organismo animal, mas ocorrem, tambm, em plantas. As gorduras, materiais graxos e leos, sendo substncias semelhantes, esto sempre presentes no esgoto domstico, proveniente do uso de manteiga, leos vegetais, carnes, etc., os quais, geralmente, so lanados diretamente rede coletora, sem passar por um processo de pr-tratamento, tal como uma caixa de gordura, sendo que, geralmente, as residncias no possuem este dispositivo, vindo a ocasionar diversos transtornos s redes coletoras. Esse tipo de resduo tambm pode ter procedncia no domstica, vindo a ser gerado em frigorficos, aougues, casas de massas e restaurantes, sendo que esses estabelecimentos, em geral, no possuem dispositivo de reteno de gordura. Quando existentes, as caixas de reteno de gorduras so esgotadas por caminhes vcuo e posteriormente despejados nas ETEs. Tal procedimento evita problemas na rede coletora, tais como: aderncia s paredes, maus odores e diminuio das sees teis, pela formao de escumas. Mas, nos decantadores das ETEs, poder ocorrer entupimento das canalizaes, interferir na atividade biolgica e trazer problemas de manuteno. Outro tipo de resduo problemtico, lanado nas redes coletoras, o proveniente das lavanderias industriais, as quais possuem um efluente geralmente de cor azulada, devido aos corantes utilizados no processo industrial, inodoro e com alta concentrao de fibras e linhas de algodo. A composio qumica destes efluentes muito rica em fsforo, sendo que os microorganismos necessitam de uma pequena quantidade para sua sobrevivncia. O esgoto domstico possui essas quantidades necessrias, mas os esgotos industriais, como lavanderias, lanam fsforo em excesso na rede
Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

522

coletora. O que ocorre que os microorganismos retiram somente a quantidade necessria e o restante lanado no corpo receptor como fonte de nutriente para as algas, e com isso eleva-se rapidamente sua populao, ocasionando aumento na demanda de oxignio livre no meio aquoso, e fazendo com que outros seres, que vivem nesse meio, venham a morrer. Certos tipos de resduos slidos, no domsticos, tambm costumam constituir-se em entraves, nos processos de tratamento dos efluentes, pois podem passar pelo gradeamento e pelas caixas de areia das ETEs vindo a causar entupimentos em canalizaes e nos decantadores, alm de danificar as bombas de recalque de lodo. As indstrias devem, portanto, proceder a um pr-tratamento de seus efluentes lquidos. Para tanto, necessria a construo de uma unidade de tratamento compatvel com o tipo de efluente produzido. Um projeto de pr-tratamento, de natureza fsica e qumica, dever ser elaborado pelo interessado, levando-se em considerao o porte e a natureza da unidade industrial. Posteriormente, esse projeto dever ser aprovado e fiscalizado pelos organismos ambientais oficiais municipais, estaduais e/ou federais. O maior causador de problemas nas redes de esgotos dos centros urbanos so os resduos de derivados de petrleo, provenientes de atividade automotiva, tais como: lava-rpidos, retificadoras, recuperadora de peas, oficinas mecnicas, auto eltricas e postos de combustveis. Esses estabelecimentos, comerciais e industriais, costumam receber os Alvars de Funcionamento, emitidos pelas prefeituras locais, sem que haja uma fiscalizao com relao ao perfeito funcionamento dos dispositivos retentores de leo e lama. Ocorre que as referidas caixas de leo e lama, bem como os tanques de resduos industriais, acabam por no desempenhar as funes que deveriam, pois eventualmente podem permitir o extravasamento do poluente diretamente rede pluvial, ou clandestinamente rede coletora domstica. Para evitar-se o extravasamento, necessria a constante limpeza da lama decantada e leo sobrenadante. Esse servio, normalmente terceirizado, efetuado por veculos limpa-fossas, especializados em servios de desentupimentos e esgotamentos por mecanismo de suco, que na maioria das vezes
Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

tornam-se incuos, pois sem um local adequado para o descarte do material, altamente poluente, acabam descarregando em perambeiras e crregos nas periferias das cidades. Existem ainda resduos industriais de natureza inorgnica, compostos essencialmente por substncias qumicas do grupo dos metais pesados. Esses efluentes so produzidos por determinadas indstrias, sobretudo do ramo de cromagem, fertilizantes, equipamentos para refrigerao, etc. Se essas indstrias no procederem ao pr-tratamento fsico e qumico necessrios para reter esses resduos inorgnicos, os mesmos sero lanados diretamente nos corpos aquticos ou nas redes de coletas dos esgotos domsticos, dirigindo-se para as ETEs. Como a maioria das ETEs so projetadas para receberem esgotos de natureza orgnica, os resduos inorgnicos provenientes das indstrias no passam por nenhuma fase de tratamento adequada, vindo ento a ser lanados, em parte, juntamente aos efluentes tratados pela ETEs, diretamente aos corpos aquticos receptores; e a outra parte eliminada junto ao lodo seco que, por sua vez, normalmente empregado no plantio de determinadas culturas. As tcnicas de tratamento de esgotos tem evoludo de forma extraordinria nos ltimos tempos. Procedimentos como: filtrao rpida, adsoro, eletrodilise, troca de ons, e osmose inversa, entre outros, constituiro, sem dvida, formas corriqueiras de tratamento medida que o desenvolvimento tecnolgico tornar mais simples e econmica a sua aplicao. Para finalizar, apresentamos o quadro a seguir, que sintetiza os parmetros limites para a emisso de efluentes urbanos e industriais nos corpos aquticos receptores, conforme as legislaes em vigor: CONCLUSO Considerando-se que os efluentes pluviais contenham muitos restos orgnicos, entendemos que os mesmos no recebem a devida ateno que os outros efluentes (domsticos e industriais) recebem. Um procedimento para a captura da rede pluvial pela rede de coleta de efluente domstico, atravs de comportas manipulveis, nos momentos de chuvas torrenciais, em seus primeiros minutos, com conseqente captura das primeiras guas de

523

PARMETROS PARA LANAMENTO DE EFLUENTES EM CORPOS RECEPTORES Parmetros PH Temperatura Resduos Sedimentveis leos e Graxas leos Minerais leos e Gorduras Vegetais Unidade C ml/l mg/l mg/l mg/l ART. 18 >5,0 e <9,0 <40 < 1,0 100,00 - - ART. 21 >5,0 e <9,0 <40(1) <1,0 20,00 50,00 Ausncia Ausncia Ausncia 1,5 (3) 1,5 (3) 1,5 (3) 0,20 1,5 (3) 1,50 5,0 (3) 4,0 (3) 5,00 15,00 10,00 1,5 (3) 2,00 (3) 1,5 (3) 1,5 (3) 1.000,00 1,00 5,00 (3) ART. 19 A >6,0 e <9,0 <40 <20,0 150,00 -

DBO - Demanda Bioqumica de Oxignio mg/l 60,0(2) Solventes, combustveis, inflamveis, etc. - - Despejos causadores de obstruo na rede - - Substncias potencialmente txicas - - Materiais flutuantes - - Ausncia Amnia mg/l - 5,00 Arsnio mg/l 0,20 0,50 Brio mg/l 5,00 5,00 Boro mg/l 5,00 5,00 Cdmio mg/l 0,20 0,20 Chumbo mg/l 0,50 0,50 Cianeto mg/l 0,20 0,20 Cobre mg/l 1,00 1,00 Cromo hexavalente mg/l 0,10 0,50 Cromo trivalente mg/l - 2,00 Cromo total mg/l 5,00 - Estanho mg/l 4,00 4,00 Fenol mg/l 0,50 0,50 Ferro solvel (4) mg/l 15,00 15,00 Fluoretos mg/l 10,00 10,00 Mangans Solvel (5) mg/l 1,00 1,00 Mercrio mg/l 0,01 0,01 Nquel mg/l 2,00 2,00 Prata mg/l 0,02 0,10 Selnio mg/l 0,02 0,05 Sulfato mg/l - - Sulfeto mg/l - 1,00 Sulfito mg/l - 1,00 Zinco mg/l 5,00 5,00 Organofosforados e carbonatos totais mg/l - 1,00 Sulfeto de carbono mg/l - 1,00 Tricloroeteno mg/l - 1,00 Cloroformio mg/l - 1,00 Tetra cloreto de carbono mg/l - 1,00 Dicloroeteno mg/l - 1,00 Organoclorados no listados acima mg/l - 0,05 (1) A elevao de temperatura no corpo receptor no dever exceder a 3 graus Celsius. (2) Este valor poder ser ultrapassado desde que o tratamento reduza no mnimo 80% da carga, em termos de DBO. (3) A concentrao mxima do conjunto de elementos grafados sob este ndice ser de 5,00 mg/l. (4) Ferro sob a forma de on ferroso (Fe 2+). (5) Mangans sob forma de on manganoso (Mn 2+). Artigo 19 - A - Decreto 8468 - Lei 997 - Lanamento em sist. de esg. prov. tratamento (So Paulo) Artigo 21 - Resoluo CONAMA n 20 - Lanamento de efluentes em corpos dgua (Federal) Artigo 18 - Decreto 8468 - Lei 997 - Lanamento de efluentes em corpos dgua (So Paulo) Fonte: http://www.tratamentodeagua.com.br/esgoto/parametrosdelancamento.htm

524

Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

limpeza mais poludas e posterior tratamento conjunto, poderia reduzir os nveis de poluio desse efluente. Sabe-se que muitas das fossas domsticas, por negligencia ou falta de recursos financeiros das populaes, acabam extravasando e invadindo os sistemas de coletas pluviais, que no so tratados e acabam desaguando diretamente nos corpos aquticos. Por outro lado, sabe-se que uma boa parcela da populao no assistida por tratamento de esgotos, executa ligaes clandestinas nas galerias pluviais, ou lanam o esgoto in natura diretamente nos crregos das cidades. A soluo definitiva passa pela coleta e tratamento de 100% dos esgotos produzidos nos centros urbanos. Enquanto isso no se concretiza, as Empresas de Saneamento ou Prefeituras Municipais deveriam bancar o esgotamento das fossas domsticas, reduzindo ou eliminando os problemas de ligaes clandestinas e/ou vazamentos por extravasamento; assegurando, assim, uma correta manuteno das fossas spticas e efetiva destinao para tratamento nas ETEs. Outro problema ligado ao esgotamento de fossas diz respeito aos efluentes lquidos das caixas de gorduras, caixas de leo e lama, e caixas de resduos industriais. O fato que o destino desses efluentes nem sempre so as ETEs, mas sim as perambeiras e crregos baldios das periferias das cidades. Os motivos so vrios: desde negligncia dos funcionrios e empresas de limpa-fossas, passando por comodismo ou economia das mesmas, at obstculos impostos pelos prprios rgos oficiais que deveriam facilitar e estimular a destinao dos efluentes s ETEs, ou propiciar locais adequados para aqueles efluentes indesejveis s ETEs por causarem interferncias nas atividades biolgicas degradadoras da matria orgnica, entupimento das canalizaes, bem como em todos os processos de manuteno. Os efluentes lquidos industriais constituemse, de longe, no grande vilo na questo em pauta. imperativo que as indstrias realizem o pr-tratamento de seus efluentes, que so particulares e inerentes matria prima transformada ou empregada em cada processo industrial em particular. Como vimos, as unidades de tratamento de esgotos, em sua grande maioria, so projetadas para receberem efluentes domsticos, ou seja, elas so aptas a degradar a matria orgnica, mas so incuas quanto
Geografia - Volume 12 - Nmero 1 - Jan/Jun. 2003

ao tratamento de materiais inorgnicos, tais como os metais pesados. Como as atividades industriais encontram-se espalhadas na malha urbana, os seus efluentes so lanados diretamente em corpos aquticos ou na rede de coleta dos efluentes domsticos, a qual dirigida s ETEs. Dessa forma, a garantia do pr-tratamento dos efluentes industriais passa, obrigatoriamente, pela correta e eficaz fiscalizao por parte dos rgos competentes. Por outro lado, o exerccio da fiscalizao, pelas empresas de saneamento, seria uma alternativa interessante, pois, como parte interessada, asseguraria um melhor controle dos efluentes industriais. REFERNCIAS BARROS, Raphael T. V. et al. Manual de Saneamento e Proteo Ambiental para os Municpios. V. II. Saneamento. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1995. ECKENFELDER, W. Water Quality Engineering for Practicing Engineers. New York: Barns & Noble, 1970. IBGE. Censo Demogrfico 2000. Brasil. Rio de Janeiro. 2002. PARMETROS para lanamento de esgotos. Disponvel em: http://www.tratamentodeagua.com.br/ esgoto/parametrosdelancamento.htm Acesso em junho e julho de 2002. VON SPERLING, Marcos Introduo Qualidade das guas e Tratamento de Esgotos. Belo Horizonte: DESA UFMG, 1995.

525

You might also like