You are on page 1of 2

Universidade Estcio de S Aluno: Jefferson Silva dos Santos Matrcula: 201101527641-1

Caso Concreto Carla e Josefina tinham entre si um contrato de comodato verbal, pelo qual a primeira emprestou segunda uma casa localizada na Rua da Paz, por prazo indeterminado. Aps cinco anos de vigncia do contrato, Josefina foi notificada para sua desocupao em trinta dias, Vencido o prazo a comodatria no deixou o imvel alegando que: o comodato no aceita resilio unilateral e tem direito de reteno porque no imvel construiu (antes mesmo da notificao para devoluo) uma garagem e uma piscina para utilizar nos finais de semana e que ambos lhe geram tambm direito indenizao. Diante dessa situao pergunta-se: a) Pode o comodante pedir a restituio do bem concedendo prazo ao comodatrio para sua desocupao? Explique sua resposta. b) Josefina tem direito indenizao e a reteno pelas obras realizadas? Justifique sua resposta.

a) Sim. Como o comodato foi por prazo indeterminado, pode o comodante a qualquer tempo, mediante prvio aviso, por fim ao emprstimo, conforme pesquisa jurisprudencial.
Ementa: AGRAVO INOMINADO NA APELAO CVEL. REINTEGRAO DE POSSE. COMODATO VERBAL. PRAZO INDETERMINADO. JUSTO TTULO INEQUVOCO. NOTIFICAO REALIZADA. RECUSA EM RESTITUIR O BEM. ESBULHO CONFIGURADO. INEXIGNCIA DE PROVA DA NECESSIDADE IMPREVISTA E URGENTE DO BEM. Agravo inominado interposto contra deciso monocrtica desta Relatora que, nos termos do art. 557 , caput, do CPC , negou seguimento ao recurso de apelao interposto pela r. Versa a controvrsia recursal sobre o direito dos autores, ora Apelados, de obterem a reintegrao de posse do imvel descrito na inicial, cuja propriedade lhes pertence e que fora dado em comodato verbal Apelante, sua filha, no ano de 1992. Trata-se de relao jurdica de desdobramento possessrio tpico, pelo qual o proprietrio comodante permanece com a posse indireta do imvel, cedendo a posse direta ao comodatrio. Inexistindo prazo determinado para a restituio da coisa, necessrio se faz a prvia constituio em mora do possuidor direto (comodatrio), pela notificao extrajudicial, sob pena de a sua posse continuar sendo qualificada como justa. Os autores comprovaram possuir justo ttulo, a posse anterior e a notificao extrajudicial r demonstrando seu interesse em reaver a posse do imvel. Considerando que a r, regularmente notificada, no restituiu o bem, restou caracterizado o esbulho (art. 1.210 do Cdigo Civil). "Dado em comodato o imvel, mediante contrato verbal, onde, evidentemente, no h prazo assinalado, bastante desocupao a notificao ao comodatrio da pretenso do comodante, no se lhe exigindo prova de necessidade imprevista e urgente do bem" (STJ -REsp 605137 / PR). RECURSO DESPROVIDO. b) No que diz respeito garagem construda, entendida como uma benfeitoria til, Josefina tem garantido o direito indenizao. Quanto piscina, considerada uma benfeitoria volupturia, a nica garantia resguardada pelo contedo do Art. 1.219 a possibilidade de levant-la, desde que no deteriore a coisa.

Questo objetiva 1 (SEFAZ RJ 2010) Com relao aos efeitos da posse, analise as afirmativas a seguir. I. O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de m-f, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo. II. O possuidor de m-f sempre responde pela perda ou deteriorao da coisa. III. O possuidor de m-f responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por sua culpa deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu a m-f, mas ter direito s despesas de produo e custeio. Assinale: a. b. c. se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (CORRETA)

d. e.

se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questo objetiva 2 Sobre os efeitos da posse assinale a alternativa correta: a. b. c. d. e. O possuidor de boa-f somente responde pela perda total ou parcial da coisa quando culpado pela ocorrncia. O possuidor de m-f tem direito indenizao exclusivamente das benfeitorias necessrias. (CORRETA) O possuidor de boa-f tem direito de reteno das benfeitorias necessrias. Havendo acesso durante o perodo de posse poder o possuidor pleitear a respectiva indenizao do proprietrio. Havendo avulso poder o possuidor pleitear a respectiva indenizao do possuidor indireto.

You might also like