You are on page 1of 1

Texto para as questes de 1 e 2.

Quadrilha Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para os Estados nidos! Teresa para o "onvento! Raimundo morreu de desastre! Maria fi"ou para tia! Joaquim sui"idou#se e Lili "asou "om J. $into %ernandes que no tin&a entrado na &ist'ria.

1. (ponte todas as ora)es su*ordinadas ad+e#tivas existentes no texto. 2. (ponte o termo a que essas ora)es ad+etivas se referem.

3. ,onstrua ora)es "om os termos dados de forma que o segundo se+a aposto do primeiroa. L."ia/ aluna da sexta srie0 b. 1o $aulo/ maior parque industrial da (mri"a Latina. 4. Rees"reva as frases do exer"2"io anterior de dois modos. $rimeiro elimine o aposto! depois elimine o termo antecedente. 5. Re.na os dois per2odos! utili3ando os pronomes relativos "u+o! onde e quem. a. Esse o pa2s. 4im de l5. b. ,omprei o livro. 6uero reler seus "ontos. 6. 7os itens a*aixo! transforme o ad+etivo em destaque em uma ora)o su*ordinada. 8*serve o modelo98 aluno estudioso aprende.: 98 aluno que estuda aprende. a. 8 &omem tra*al&ador ven"e na vida. b. Tem uma letra ileg2vel. c. %oi uma "ena inimagin5vel. d. ; uma atitude in"ompreens2vel. 7. 7os per2odos a*aixo! aponte e "lassifique as ora)es su*ordinadas ad+etivas em restritiva ou expli"ativa a. <,&amei ontem o =r. %agundes! que mdi"o de "asa desde anos.< >,?ro dos (n+os@ b. <(s "riaturas que me serviram durante anos eram *i"&os.< >Ara"iliano Ramos@ 8. ,omente a diferen)a de sentido entre os per2odos a*aixo. a@ 8s &omens! que tBm seu pre)o! so f5"eis de "orromper. *@ 8s &omens que tBm seu pre)o so f5"eis de "orromper. C. %ormule uma tese e retire do texto pelo menos dois argumentos que a "omprovem. PRECONCEITO CONTRA A TERCEIRA IDADE Fernando G. 71 anos! a"a*a de ins"rever#se num "urso de "osmologia! "u+a dura)o de nove anos. ; uma empreitada e tanto! mas %ernando mo*ili3a todos os esfor)os para adaptar#se Ds mudan)as da vida! em ve3 de fi"ar repetindo a "antilena do <se eu fosse mais +ovem...<. Gusta!o "uncton aos 86 anos! no &esita em su*ir num tel&ado para instalar uma "aixa#dE5gua! e "ostuma andar F ou G quilHmetros de *i"i"leta para fa3er "ompras. (posentado &5 vinte anos! nun"a pensou em deixar de tra*al&ar. I5 pou"os anos! quando fi"ou vi.va! #ati$o %ana$a aprendeu a tradi)o +aponesa de re"i"lagem de materiais. Io+e! transforma roupas e o*+etos usados em pe)as ex"lusivas! ap's um pro"esso de "olagem! tintura e reforma. 1ua me e professora! de CJ anos! a <inspetora de qualidade< da produ)o. &'(imo )arro "onviveu mais de quarenta anos "om o "inema! espe"iali3ando#se em montagem de "enas de filmes. 6uando se aposentou! es"reveu A primeira sesso de cinema em So Paulo . Tomou gosto pela es"rita e produ3iu outros livros. (gora! ir5 "ontar a &ist'ria dos primeiros exi*idores do "inema! am*ulantes que iam de um ponto a outro atr5s de fregueses para as suas sesses de filmes. (o fa3er setenta anos! *strid +udec$ presenteou#se "om um "omputador! que passou a ser um grande auxiliar no seu tra*al&o. Em 1CK1! (strid tornou#se uma pioneira na fa*ri"a)o de *rinquedos edu"ativos! ao fundar uma ofi"ina espe"iali3ada. =epois de aposentada! deixou a dire)o para os fil&os! mas parti"ipa ativa#mente dos neg'"ios. (lm disso! d5 aulas de portuguBs! inglBs e alemo e fa3 tra*al&os de tradu)o.

You might also like