You are on page 1of 8

Atividades de reviso - Humanismo e Classicismo 01.

Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa: a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorizao do homem, de seus atributos e realizaes. b) Configura-se na mxima de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. c) Rejeita a noo do homem regido por leis sobrenaturais e ope-se ao misticismo. d) Designa tanto uma atitude filosfica intemporal quanto um perodo especifico da evoluo da cultura ocidental. e) Fundamenta-se na noo bblica de que o homem p e ao p retornar, e de que s a transcendncia liberta o homem de sua insignificncia terrena.

02. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmao incorreta: a) Associa-se noo de antropocentrismo e representou a base filosfica e cultural do Renascimento. b) Teve como centro irradiador a Itlia e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca. c) Denomina-se tambm Pr-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao sculo XV. d) Representa o apogeu da cultura provenal que se irradia da Frana para os demais pases, por meio dos trovadores e jograis. e) Retorna os clssicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeio. 03. Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa: a) mais espontnea que a poesia trovadoresca, pela superao da influncia provenal, pela ausncia de normas para a composio potica e pelo retorno medida velha. b) A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da msica, passando a ser fala. Destina-se leitura individual ou recitao, sem o apoio de instrumentos musicais. c) A diversidade mtrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7 slabas mtricas (redondilhas menores). d) A utilizao sistemtica dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposio medida nova, denominao que recebemos os versos decasslabos, trazidos da Itlia por S de Miranda, em 1527. e) A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que rene 880 composies, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produo potica dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. Joo II (1481-1495) e de D. Manuel I O Venturoso (1495-1521).

04. O Cancioneiro Geral no contm: a) Composies com motes e glosas. b) Cantigas e esparsas. c) Trovas e vilancetes. d) Composies na medida velha. e) Sonetos e canes. 05. A obra de Ferno Lopes tem um carter: a) Puramente cientfico, pelo tratamento documental da matria histrica; b) Essencialmente esttico pelo predomnio do elemento ficcional; c) Basicamente histrico, pela fidelidade documentao e pela objetividade da linguagem cientfica; d) Histrico-literrio, aproximando-se do moderno romance histrico, pela fuso do real com o imaginrio. e) Histrico-literrio, pela seriedade da pesquisa histrica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literrio, que reveste a narrativa histrica de um tom pico e compe cenas de grande realismo plstico, alm do domnio da tcnica dramtica de composio.

06. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relao a Gil Vicente: a) Comps peas de carter sacro e satrico. b) Introduziu a lrica trovadoresca em Portugal. c) Escreveu a novela Amadis de Gaula. d) S escreveu peas e portugus. e) Representa o melhor do teatro clssico portugus.

07. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente: a) A revolta contra o cristianismo. b) A obra escrita em prosa. c) A elaborao requintada dos quadros e cenrios apresentados. d) A preocupao com o homem e com a religio. e) A busca de conceitos universais.

08. (FUVEST-SP) Indique a afirmao correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: a) intricada a estruturao de suas cenas, que surpreendem o pblico com a inesperado de cada situao. b) O moralismo vicentino localiza os vcios, no nas instituies, mas nos indivduos que as fazem viciosas. c) complexa a critica aos costumes da poca, j que o autor primeiro a relativizar a distino entre Bem e o Mal. d) A nfase desta stira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas. e) A stira aqui demolidora e indiscriminada, no fazendo referncia a qualquer exemplo de valor positivo.

09. (FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florena, Brsida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros so personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informaes abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas caractersticas no descrevam adequadamente a personagem. a) O Onzeneiro idolatra o dinheiro, agiota e usurrio; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia. b) O Frade representa o clero decadente e subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima. c) O Diabo, capito da barca do inferno, quem apressa o embarque dos condenados; dissimulado e irnico. d) O Anjo, capito da barca do cu, quem elogia a morte pela f; austero e inflexvel. e) O Corregedor representa a justia e luta pela aplicao integra e exata das leis; leva papis e processos. 10. Leia com ateno o fragmento do Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente: Parvo - - Hou, homens dos brevirios, Rapinastis coelhorum Et pernis perdigotorum E mijais nos campanrios. No correto afirmar sobre o texto: a) As falas do Parvo, como esta, sempre so repletas de gracejos e de palavres, com inteno satrica. b) Nesta fala, o Parvo est denunciando a corrupo do Juiz e do Procurador. c) O latim que aparece na passagem exemplo de imitao pardia dessa lngua.

d) Por meio de seu latim, o Parvo afasta-se de seu simplicidade, mostrando-se conhecedor de outra lnguas. e) Ao misturar um falso latim com palavres, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seu teatro e de seus canais de expresso.

Resoluo: 01. E 02. D 03. A 04. E 05. E 06. A 07. D 08. B 09. E 10. D

Questo 11) A grande figura do Classicismo, principalmente pela criao do grande pico portugus, foi: a) b) c) d) e) Lus Vaz de Cames D. Dinis Ferno Lopes Padre Antnio Vieira Bocage

Gab: A

Questo 12) Leia as trs ltimas estrofes do Canto III, de Os Lusadas.

133 Bem puderas, Sol, da vista destes, Teus raios apartar aquele dia, Como da seva mesa de Tiestes, Quando os filhos por mo de Atreu comia! Vs, cncavos vales, que pudestes A voz extrema ouvir da boca fria, O nome do seu Pedro, que lhe ouvistes, Por muito grande espao repetistes. 134 Assi como a bonina, que cortada Antes do tempo foi, cndida e bela, Sendo das mos lacivas maltratada Da minina que a trouxe na capela, O cheiro traz perdido e a cor murchada: Tal est, morta, a plida donzela, Secas do rosto as rosas e perdida A branca e viva cor, co a doce vida. 135 As filhas do Mondego a morte escura Longo tempo chorando memoraram, E, por memria eterna, em fonte pura As lgrimas choradas transformaram. O nome lhe puseram, que inda dura, Dos amores de Ins, que ali passaram. Vede que fresca fonte rega as flores, Que lgrimas so a gua e o nome Amores. (CAMES, Lus de. Os Lusadas. So Paulo: Crculo do Livro LTDA, 1995, p. 124-125.)

Sabendo-se que o episdio de Ins de Castro se caracteriza, dentro da epopia camoniana, por um intenso lirismo, correto dizer que, no fim do episdio,

a) Ins foi assassinada brutalmente, enquanto a natureza permanecia fria e indiferente grande tragdia. b) na hora da morte de Ins de Castro, o sol desapareceu e um temporal desabou, anunciando a morte da donzela. c) a natureza personificada, testemunha do vil assassinato, silenciou por longo tempo como se rezasse pela alma de Ins. d) apesar de no ter conseguido escapar do seu trgico destino, Ins de Castro, mesmo depois de morta, jazendo na capela, conservou em sua pele a cor e a maciez das flores do campo. e) depois da morte de Ins, o nome de seu amado, que ela sussurrara ao morrer, ecoou pelos vales, e as lgrimas das ninfas do Mondego deram origem a uma fonte que sempre lembrar sua histria.

Gab: E

TEXTO: 1 - Comum questo: 13

Texto I

Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram, [...] Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta. Lus Vaz de Cames, Os Lusadas.

Texto II

Cesse de uma vez meu vo desejo

de que o poema sirva a todas as fomes. [...] letras eu quero pra pedir emprego, agradecer favores, escrever meu nome completo. O mais so as mal-traadas linhas. Adlia Prado, O que a musa eterna canta.

Questo 13) Considere as seguintes afirmaes sobre Os Lusadas: I. um poema pico que tem como ncleo narrativo as origens histricas de Portugal, relatadas pela voz do prprio poeta. II. Embora pertena pica, incorpora sua linguagem traos estilsticos do gnero lrico, em episdios antolgicos como o da Ins de Castro e o da Ilha dos Amores, por exemplo. III. Obedece a uma regularidade formal, valendo-se de versos decasslabos, trao valorizado no Renascimento.

Assinale: a) b) c) d) e) se apenas as afirmaes I e II estiverem corretas. se apenas as afirmaes II e III estiverem corretas. se apenas as afirmaes I e III estiverem corretas. se apenas a afirmao III estiver correta. se todas as afirmaes estiverem corretas.

Gab: B

TEXTO: 2 - Comum questo: 14

Leia os trechos de Os Lusadas, de Lus Vaz de Cames, e responda.

I.

As armas e os bares assinalados,

Que, da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados. II. No mar tanta tormenta e tanto dano

Tantas vezes a morte apercebida; Na terra tanta guerra, tanto engano, Tanta necessidade aborrecida!

Questo 14) A narrativa do poema faz referncia

a) b) c) d) e)

ascenso do regime feudal portugus. expanso martima portuguesa. independncia das colnias de Portugal. submisso dos espanhis coroa portuguesa. vinda da corte portuguesa ao Brasil.

Gab: B

You might also like