You are on page 1of 44

Sistema de Controle de Verses (VCS)

Sistema utilizado para gerenciar diferentes verses de um arquivo qualquer.

Git

Backup automtico de todos os arquivos. Controle de histrico das alteraes, permitindo identificar quem alterou, quando foi alterado, o que foi alterado e por que foi alterado. Marcao e resgate de verses estveis (Tags). Ramificao (Branches).

Git 3

Centralizado Distribudo

Git

Repositrio fica armazenado em um nico local. Desenvolvedores ao fazerem checkout, obtm uma cpia apenas dos arquivos do repositrio. Aes como commit e visualizao do histrico dependem de acesso rede.

Git

Cada cpia um repositrio completo. Desenvolvedores ao fazerem checkout, obtm um clone do repositrio remoto, contendo inclusive o histrico e os branches. Aes como commit e visualizao do histrico independem de acesso rede, ou seja, podem ser feitos offline.

Git

Sistema de controle de verses distribudo Open Source. Inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds com o intuito de controlar o Kernel do Linux. Foco em rapidez, eficincia e uso em grandes projetos.

Git

Android Eclipse Linux Kernel PostgreSQL Samba Ruby on Rails ... e muito mais

Git

Branch Checkout Commit Merge Pull Push Show log Tag

Git 9

Ramo de desenvolvimento paralelo uma linha principal (work).

Git

10

O nome de um branch depende do tipo da solicitao, que pode ser ticket ou projeto. Ticket (1 solicitao): ticket[Id da solicitao]. Ex.: ticket1. Projeto (conjunto de solicitaes): prj[Id do projeto]marco[Id do marco]. Ex.: prj1marco1.

Git

11

Sempre que o desenvolvimento de um branch ultrapassar um prazo de 3 dias, o desenvolvedor deve solicitar a atualizao do mesmo com as ltimas alteraes realizadas na work. Este procedimento visa facilitar a integrao, mantendo os branches sempre atualizados.

Git

12

Diferentemente de um VCS Centralizado, como o SVN por exemplo, o checkout no serve para baixar a cpia de um repositrio. No Git, a funo do checkout posicionar em um determinado branch. Ou seja, alternar entre diferentes branches (ramos) de um mesmo repositrio.

Git 13

Diferentemente de um VCS Centralizado, como o SVN por exemplo, o commit no envia os arquivos modificados diretamente para o servidor. No Git, o commit o ato de vincular ao branch os arquivos que foram modificados. Ou seja, uma marcao de quais arquivos sero enviados ao repositrio remoto quando as alteraes forem empurradas.

Git

14

Pode ser feito offline, ou seja, no necessita da rede. Deve ser utilizado, obrigatoriamente, antes de tentar empurrar as alteraes para o repositrio remoto.

Git

15

Processo de integrao das alteraes realizadas em um branch com a linha principal (work), ou atualizao de um branch com as ltimas mudanas disponveis na linha principal.

Git

16

Consiste em puxar para o repositrio local as ltimas alteraes disponibilizadas no repositrio remoto.

Git

17

Consiste em empurrar os commits realizados no repositrio local para o repositrio remoto.

Git

18

Consiste em visualizar os commits realizados, ou seja, visualizar o histrico das alteraes.

Git

19

Marcao realizada no repositrio para permitir identificar o estado de um arquivo em determinado momento.

Git

20

o console onde so utilizados os comandos do git.

Git

21

Configurar um repositrio? Clonar um repositrio? Criar um branch local rastreando um branch remoto? Posicionar em um branch local? Criar um branch local? Puxar as alteraes do repositrio remoto? Criar um brach remoto?

Git 22

Visualizar as alteraes? Realizar um commit? Visualizar os commits? Empurrar os commits para o repositrio remoto? Apagar um branch local? Apagar um branch remoto? Pesquisar quais branches existem?

Git 23

No git bash, digite: mkdir ~/.ssh echo "User = seu_nome.assinatura" > ~/.ssh/config git config --global user.name seu_nome.assinatura git config --global user.email seu_nome.assinatura@siagri.com.br git config --global color.ui auto

Git 24

git config --global i18n.commitencoding ISO-8859-1 git config --global diff.renamelimit 0 git config --global merge.renamelimit 0 git config --global branch.autosetuprebase always git config --global core.excludesfile gitignore seu_nome.assinatura

Git 25

Crie uma nova pasta Acesse a nova pasta atravs do git bash git clone ssh://10.0.0.3/nome_repositorio nome_repositoro

Git

26

Nome que aparece entre parnteses no Git Bash.

Git

27

git checkout -- track -b nome_branch origin/nome_branch nome_branch

Git

28

git checkout nome_branch nome_branch

Git

29

git checkout b nome_branch nome_branch Observao: Para realizar o desenvolvimento no devem ser criados branches locais, os mesmos devem ser criados remotamente. Portanto, esta opo deve ser utilizada somente para realizao de testes ou para posicionar em uma tag.

Git 30

git pull --rebase

Git

31

Posicionar no branch work Puxar as alteraes do repositrio remoto git push origin work:refs/heads/nome_branch nome_branch Observao: Os branches remotos sempre devem ser criados a partir do branch work.

Git 32

nome_branch Observao: Utilizando este script, no necessrio posicionar na work e puxar manualmente antes de criar o branch remoto. Alm disso, j criado um branch local rastreando o branch remoto. Ou seja, com um nico comando so executados vrios procedimentos automaticamente.
Git 33

git status (visualiza os arquivos modificados) gitk (visualiza as alteraes que foram realizadas) TortoiseGit > Check for modifications

Git

34

TortoiseGit > Commit Visualize as alteraes, descartando as que no so necessrias Marque os arquivos que sero enviados No campo message informe o nome do branch, seguido de uma descrio da(s) alterao(es) que foi(ram) realizada(s). Em se tratando de projeto, informe tambm qual solicitao o commit se refere.

Git 35

gitk TortoiseGit > Show log

Git

36

git push origin nome_branch nome_branch

Git

37

Atravs do gitk ou TortoiseGit > Show log, verifique se o branch local, e seu respectivo branch remoto, esto no mesmo nvel (linha).

Git

38

git branch -D nome_branch nome_branch

Git

39

Observao: A excluso de um branch remoto somente ser realizada mediante a uma solicitao realizada ao analista de configurao, pois este procedimento realizado diretamente no repositrio remoto.

Git

40

git branch (exibe os branches locais) git branch -a (exibe os branches locais e remotos) nome_branch (localiza um branch especfico)

Git

41

git remote prune origin

Git

42

Git

43

Alex Ferreira de Almeida @alexfdealmeida skype: alexferreiradealmeida

Git

44

You might also like