You are on page 1of 8

Paleontologia cincia que estuda os fsseis.

. Fssil restos ou vestgios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural at aos nossos dias.

IMPORTNCIA DO ESTUDO DAS ROCHAS E DOS FSSEIS Permitem reconstituir os ambientes do passado os Paleoambientes,possibilitando determinar espcies existentes, caratersticas do ambiente de sedimentao, a profundidade e temperatura da gua,o grau de turbulncia,os tipos de sedimentos . A partir do estudo dos fsseis tambm possvel determinar a sua idade. TIPO DE FSSEIS : Somatofsseis e Icnofsseis Somatofsseis so restos de partes do corpo de formas vivas do passado ( ossos , dentes , conchas , carapaas , troncos e folhas ) Icnofsseis so vestgios de atividade biolgica de seres vivos do passado( pegadas, excrementos , ovos , ninhos ,tneis ou galerias no solo,marcas da ondulao - O estudo
de pegadas d-nos informaes sobre a dimenso,peso,a forma e velocidade de locomoo.Os excrementos e dentes podem dar informaes sobre a alimentao do animal)

somatofsseis

Ossos

dentes

concha

folha

icnofsseis

Rastos

fezes

rastos

ovos

pegadas

FOSSILIZAO conjunto de processos que conduz formao de um fssil. CONDIES PARA A FOSSILIZAO : O organismo tem de ficar num ambiente calmo Tem que ficar rapidamente coberto de sedimentos para evitar a decomposio IMPORTNCIA DAS GUAS CALMAS NO PROCESSO DE FOSSLIZAO As guas calmas facilitam a estabilidade e a cobertura do corpo de animal por sedimentos muito finos que o preservam no seu interior.Com o tempo os sedimentos transformam-se em rocha e o corpo fossiliza.

TIPO DE ROCHA QUE FAVORECE A FOSSILIZAO Rocha Sedimentar PARTES DO ANIMAL QUE FOSSILIZAM MAIS RAPIDAMENTE As partes duras fossilizam mais rapidamente As partes moles so mais difceis de fossilizar porque se decompem mais rapidamente PROCESSOS DE FOSSILIZAO : moldagem , mineralizao e conservao Moldagem um processo de fossilizao que acontece quando as partes moles do organismo desaparecem completamente,deixando gravado na rocha um molde das partes duras (geralmente dentes,conchas ,ossos). Molde Externo forma-se quando a parte dura exterior desaparece deixando a sua forma marcada na rocha envolvente. Molde Interno forma-se quando as cavidades interiores so preenchidas por sedimentos,e quando desaparecem as partes duras exteriores,fica um molde do interior.

Molde externo

molde

Molde interno

Mineralizao um processo de fossilizao que ocorre quando todas as partes do organismo so substitudas por matria mineral.

Conservao um processo de fossilizao que permite a preservao total ou parcial do organismo porque este fica envolvido por uma substncia impermevel que evita a decomposio (gelo,mbar) VANTAGENS DA CONSERVAO - como o organismo fica envolvido numa substncia que evita a decomposio e mantem o organismo intacto possvel estudar diretamente as partes orgnicas do ser fossilizado RECONSTITUIO DE AMBIENTES DO PASSADO O estudo dos fsseis e das rochas onde se formaram permite conhecer as espcies que viveram no passado ( as suas caratersticas morfolgicas , o funcionamento dos seus rgos,os seus hbitos e comportamentos,a sua distribuio geogrfica) e os ecossistemas antigos. Paleoambiente ambiente do passado Fsseis de Ambiente so fsseis que pertencem a seres vivos que viveram em ambientes muito especficos e por isso permitem caraterizar o ambiente em que se formou a rocha onde se encontram.

( ex: os fsseis de caracis no so fsseis de ambiente porque podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquticos,no indicam claramente o ambiente em que viveram. Os fsseis de corais e tambm de amonites so fsseis de ambiente porque os corais so organismos que s podem viver em ambiente marinho, com determinadas condies.Podem caraterizar bem esse ambiente.) Fsseis de Idade so fsseis que permitem indicar a idade da rocha onde se encontram. ( por exemplo as trilobites ) Caratersticas de um fssil de idade: viverem durante um curto perodo de tempo geolgico terem uma grande disperso geogrfica existir em grande nmero

O presente a chave para compreender o passado comentar a frase com base no conceito/noo de fssil de ambiente. Existem seres vivos que s sobrevivem em ambientes muito especficos, e por essa mesma especificidade ser possvel descrever o paleoambiente de fsseis semelhantes a esses seres vivos com base na observao dos ambientes atuais. GRANDES ETAPAS NA HISTRIA DA TERRA Datao das rochas Mtodos - DATAO NUMRICA , a idade da rocha determinada com aparelhos complexos e dada em milhes de anos,com preciso DATAO RADIOMTRICA - DATAO RELATIVA a idade da rocha determinada por comparao com outras rochas.Os resultados desta comparao permitem dizer qual a rocha mais antiga e qual a rocha mais recente tendo por base a aplicaes de certos princpios relacionados com as camadas de sedimentos ou os fsseis que contm. PRINCIPIO DA HORIZONTALIDADE ORIGINAL Os sedimentos so depositados em camadas horizontais e assim sero mantidos se no houver deformaes.Estas camadas sedimentares chamam-se ESTRATOS. PRINCPIO DA SOBREPOSIO DOS ESTRATOS Numa sucesso de estratos depositados ao longo do tempo,cuja ordem no foi alterada um estrato mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que o estrato onde assenta (aquele que estiver por baixo). PRINCIPIO DA IDENTIDADE PALEONTOLOGICA Os estratos sedimentares com os mesmos fsseis so da mesma idade e depositaramse em ambientes semelhantes. PRINCIPIO DA INTERSECO Estruturas geolgicas como falhas,filo ou intruses de magma que interseta ou corta outra so mais recentes do que estas.( as que cortam so as mais recentes)

Do mais antigo para o mais recente: CDEFA-B

ACONTECIMENTOS MARCANTES DO PASSADO (acontecimentos que marcaram ou modificaram as condies ambientais que existiam) Glaciaes ( idades do gelo) as regies polares tornam-se mais frias e grandes glaciares estendem-se pelo planeta,alterando o clima e o nvel do mar Transgresses e Regresses marinhas as linhas de costa mudam de lugar Transgresso quando o nvel do mar sobe e invade as regies costeiras Regresso quando o nvel do mar desce,os fundos marinhos vo ficando expostos Extines em massa diminuio da biodiversidade com o desaparecimento completo ou extino de vrios grupos de espcies CAUSAS: alteraes climticas , aumento da atividade vulcnica , impacto de asteroides..... MAIORES EXTINES :final do Paleozoico, e final do Mesozoico. Evoluao da vida - a evoluo o aparecimento de novas espcies a partir de outra que lhe deu origem. A extino de umas espcies e a evoluo de outras j existentes causaram variaes na biodiversidade. ( ex: a extino dos dinossauros permitiu a evoluo de espcies de mamferos que ocuparam os espaos antes ocupados pelos dinossauros)

ERAS GEOLGICAS O tempo geolgico est dividido em Eras ( pr cmbrico, paleozoico, mesozoico, cenozoico ),normalmente delimitadas por acontecimentos marcantes como as extines em massa. O estudo das rochas e fsseis permite aos cientistas recriar os ambientes do passado e organizar o tempo geolgico desde a formao da Terra at aos nossos dias. Eras so intervalos de tempo ,estas tambm esto divididas em perodos. Unidade usada na escala do tempo geolgico milhes de anos

Pr- Cmbrico (4600 M.a. 542 M.a.) Fauna de Ediacara(invertebrados marinhos multicelulares).Perodo mais longo e desconhecido dos intervalos de tempo geolgico da Terra a atmosfera primitiva formada por gases libertados dos vulces deu lugar a uma atmosfera mais rica em azoto e mais pobre em dixido de carbono. a gua lquida acumulou-se em grande quantidade e formaram-se oceanos mais ricos em compostos orgnicos. Surgiram os 1s seres vivos as bactrias(clulas procariticas),que se multiplicaram rapidamente e deram origem aos recifes(idnticos aos estromatlitos atuais) a composio da atmosfera alterou-se, a quantidade de oxignio e azoto aumentou e o dixido de carbono diminuiu devido ao destas bactrias.(algas) Era Paleozoica ( 542 M.a. 251 M.a. ) os animais desenvolveram corpos com partes duras,como conchas e carapaas ,os mais conhecidos foram as trilobites. Desenvolvimento e expanso das trilobites surgem os 1s peixes surgem as 1s plantas (conquista do meio terrestre) surgem animais anfbios e rpteis ( a conquista do meio terrestre mostra que j havia ozono,e portanto os seres vivos j podiam viver en terra) do-se vrias extines em massa (glaciaes,transgresses,regresses martimas e variaes de temperatura dos ambientes marinhos e terrestres..) Import. Ozono na diversificao da vida o ozono filtra as radiaes ultravioleta , e assim permite a colonizao do meio terrestre e a diversificao das vida na Terra. (permitiu que os animais pudessem viver no meio terrestre) Era Mesozoica ( 251 M.a. 65 M.a. ) domnio e diversidade dos dinossauros nos ambientes terrestres. surgem as 1as aves e 1s mamferos(evoluram dos dinossauros) surgem as 1as plantas com flor ocorreu a 2 maior extino em massa,que extinguiu os dinossauros e as amonites (molusco caracterstico deste intervalo de tempo) pensa-se que ter sido um asteroide que colidiu com a Terra. Era Cenozoica ( 65 M.a. at os nossos dias ) os mamferos e as aves diversificaram-se e expandiram-se ( comearam a ocupar todos os ambientes terrestres e muitos ambientes aquticos). surgiram os homindeos (a partir dos primatas) ergueram-se grandes cadeias montanhosas: Andes , Himalaias , Alpes .

MTODOS PARA ESTUDAR O INTERIOR DA TERRA Os dados que permitem conhecer melhor o interior da terra podem ser obtidos de forma direta ou indireta. Mtodos Diretos baseia-se na anlise de materiais provenientes do interior da terra e recolhidos atravs de :

materiais expelidos pelos vulces fornecem informaes sobre o estado fsico, temperatura, composio ou mobilidade dos magmas que sobem,por vezes de zonas profundas do interior da Terra. afloramentos rochosos rochas que devido dinmica da Terra surgem superfcie e que so formadas a grande profundidade, permitem determinar condies de presso e de temperatura em que foram formadas ou alteradas as rochas. minas, grutas e sondagens as perfuraes da crusta continental e ocenica permite obter amostras de materiais que se encontram at 12 km de profundidade. A descida a grutas e a explorao de minas permite o estudo das condies existentes em profundidades at 7 km. DESVANTAGENS a observao direta muito difcil e est limitada zona mais superficial do planeta. Mtodos indiretos no h observao direta de estruturas ou materiais, so recolhidos dados de origens diversas e a sua interpretao contribui para a construo de modelos do Planeta,permite ter uma viso geral do interior da Terra baseia-se na interpretao de dados fornecidos por outras cincias : estudo de ondas ssmicas sismologia astrogeologia analisa os corpos celestes ,parte do principio que a terra e os restantes corpos celestes do sistema solar tiveram a mesma origem. magnetismo terrestre

PR CMBRICO

ERA PALEOZOICA

ERA MESOZOICA

You might also like