You are on page 1of 24

COMANDO DA AERONUTICA

ESPECIALIDADE: ELT - ELETRICIDADE VERSO B


EXAME DE ADMISSO AO ESTGIO DE ADAPTAO DE OFICIAIS ENGENHEIROS DA AERONUTICA DO ANO DE 2008 (IE/EA EAOEAR 2008)

Instrues Gerais
1 Este caderno contm 01 (uma) prova de Lngua Portuguesa, composta de 20 (vinte) questes objetivas numeradas de 01 (um) a 20 (vinte), uma prova de Especialidade, composta por 40 (quarenta) questes numeradas de 21 (vinte e um) a 60 (sessenta), e, em seu incio, um tema para Redao. Confira se todas as questes esto perfeitamente legveis. Sendo detectada alguma anomalia, solicite ao fiscal de prova a substituio deste caderno. 2 Verifique se a VERSO da prova e a ESPECIALIDADE constantes deste caderno de questes conferem com os campos VERSO e ESPECIALIDADE contidos em seu Carto-Resposta. 3 A prova ter a durao de 4 (quatro) horas acrescidas de mais 20 (vinte) minutos para o preenchimento do Carto-Resposta. 4 Assine o Carto-Resposta e assinale corretamente, e sem rasura, as respostas com caneta azul ou preta.

5 Somente ser permitido ao candidato retirar-se do local de realizao das provas a partir de duas horas do seu incio, sem levar o caderno de questes, que s poder ser levado pelo candidato que permanecer no recinto at o trmino do tempo total previsto para a realizao das provas. 6 Para sua segurana, transcreva, no Gabarito abaixo, as letras das alternativas assinaladas por voc no Carto-Resposta. As alternativas anotadas no Carto-Resposta e no Gabarito abaixo devem ser exatamente iguais. GABARITO (TRANSCRIO DAS ALTERNATIVAS DO CARTO-RESPOSTA)

N DE INSCRIO

NOME DO CANDIDATO

N DA CDULA DE IDENTIDADE (RG)

DEZEMBRO/2007

TEMA PARA REDAO

Construa um texto dissertativo sobre o tema

A valorizao dos talentos na Era da Economia

do Conhecimento

. O constante na pgina ao lado e o texto da prova de Lngua Portuguesa

fornecem elementos para a anlise dessa questo. Seu texto dever conter no mnimo 80 palavras, e a verso final dever ser escrita com caneta preta ou azul, em letra legvel. TTULO ________________________________________________________________________________________________

10

15

20

25

30

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

INSTRUES PARA A REDAO Leia o tema. Analise as idias nele contidas e faa uma redao expondo seus pontos de vista e concluses. D um TTULO adequado ao texto. Seu texto dever conter o mnimo de 80 (oitenta) palavras. A Redao que NO contiver o mnimo de 80 (oitenta) palavras ter 1 (hum) dcimo deduzido por omisso de cada palavra, at o limite de 70 (setenta) palavras. Redao com nmero inferior a 70 (setenta) palavras ser atribuda nota zero. A Redao dever obrigatoriamente ser transcrita do rascunho para a folha de texto definitiva da Prova de Redao, em tinta azul ou preta. No sero fornecidas folhas adicionais para complementao da redao, devendo o candidato limitar-se a uma nica folha padro recebida, com 30 (trinta) linhas. Receber o grau 0 (zero) a redao realizada a lpis, assinada, rubricada ou que contenha palavras ou marcas que a identifique. A NO obedincia ao tema e/ou tipo de texto proposto (dissertativo-argumentativo) anular a redao. O texto ser avaliado a partir do uso adequado da norma culta da lngua portuguesa, da coerncia textual, da coeso lexical e gramatical, da argumentao adequada, de acordo com o constante em Edital.

TEMA DA REDAO
interessante como alguns acontecimentos se repetem na histria da humanidade. Assim como as moedas de ouro, que perderam lugar e status para o PIB (Produto Interno Bruto) dentro da economia padro, o talento (moeda da Grcia antiga) tambm deixou de ser moeda metal visvel e palpvel. No entanto seu status nos dias atuais desfruta de foras jamais imaginveis. Vivemos em uma economia que movida a talento. Na Era da Economia do Conhecimento , talento passa a significar uma srie de aptides naturais do ser humano, todas elas classificadas com qualidades presentes desde a mais tenra idade ou mesmo adquiridas com extrema facilidade em idades mais avanadas quando comparadas populao geral.
Adaptado de: Ana Beatriz B. Silva Disponvel em: http://www1.uol.com.br/vyaestelar/talento.htm. Acessado em: 14 nov. 2007.

Tema: A valorizao dos talentos na Era da Economia do Conhecimento

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

Questes de 1 a 20 Lngua Portuguesa INSTRUO: as questes de 1 a 5 referem-se ao texto a seguir. Texto 1 O futebol muito maior do que a criao artstica Por que cargas d gua o futebol no tem na literatura brasileira a correspondncia de sua verdadeira dimenso na nossa sociedade? (...) De _________ muito, o futebol se infiltrou de tal forma no tecido social brasileiro que est presente no nosso dia-a-dia de maneira sufocante. Respiramos futebol e falamos de futebol, quer gostemos ou no de futebol. Ele j faz parte da prpria natureza do brasileiro. Mas isso no est devidamente expresso na poesia ou na prosa, nem impresso nas obras espalhadas pelas galerias de arte, tampouco projetado nas telas de cinema, representado devidamente nos palcos ou capturado em seu rico gestual pelas coreografias de bal. Talvez a resposta esteja com o professor, ensasta, poeta, escritor e gnio em geral, Dcio Pignatari, que, _________ propsito, me disse certa vez: que o futebol muito maior do que a criao artstica . O que o mestre queria dizer, se entendi, que o futebol incorpora a graa do bal, a dinmica do cinema, a expresso do ser e dos movimentos das artes plsticas; ele cria os mais inverossmeis personagens, tece as tramas mais inslitas que a fico possa conceber e nos derrama um belo verso, ao menos, _________ cada partida. Assim, criou sua prpria semntica, uma linguagem que dispensa as demais.
Adaptado de: Alberto Helena Jr. Disponvel em:< http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk030912.htm>. Acessado em: 10 nov. 2007.

3.

Considere as afirmativas sobre a expresso quer gostemos ou no .(1 pargrafo) I. A expresso poderia ser substituda, sem qualquer alterao do significado da expresso, por gostando ou no . II. A palavra quer poderia ser eliminada sem que houvesse qualquer alterao no significado da expresso. III. A expresso poderia ser substituda por caso tenhamos ou no gosto por , sem prejuzo para o significado do trecho. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) Apenas a I. Apenas a II. Apenas a III. I, II e III.

4.

Todos os trechos abaixo contm palavras empregadas no sentido conotativo, exceo de a) falamos de futebol . b) o futebol se infiltrou de tal forma c) no tecido social brasileiro d) e nos derrama um belo verso, .

5.

Considere as afirmaes sobre o texto. I. A expresso cargas d gua indica que o autor est perplexo diante da dvida expressa por sua indagao. II. A pergunta feita nas duas primeiras linhas respondida em parte no texto. III. O autor atribui a Dcio Pignatari a elevao do futebol categoria de manifestao artstica. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) Apenas a I. Apenas a II. Apenas a III. Apenas a I e a III. Texto 2

1.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto. a) a b) h c) d) h a a a a

2.

Analise as expresses. 1. que est presente no nosso dia-a-dia (1 pargrafo). 2. que , ________ propsito, me disse certa vez (2 pargrafo. 3. que dispensa as demais (3 pargrafo). Em qual(is) dela(s), a palavra destacada no retoma um antecedente? a) b) c) d) Apenas na 1. Apenas na 2. Apenas na 3. Apenas na 1 e 2.

O talento, uniformemente distribudo por toda a populao, (1) essencialmente imprevisvel. Esta entidade fantstica, produto das variaes sutis e __________ na fiao infinitamente complexa de cada crebro humano, (2) desconhece __________ de gnero, de raa ou de renda. Governada unicamente pela lei probabilstica dos grandes nmeros (3) atravessa, insensvel, as fronteiras geogrficas mais bem guardadas ou os __________ sociais mais arraigados. Na ndia (4) atropela o apartheid disfarado em estrutura de casta e em todo o mundo (5) ridiculariza os tericos fascistas da eugenia. Ao pai genial no se (6) assegura maior chance de filhos especiais, embora estes, geralmente crescendo em ambientes excepcionalmente estimulantes, possam manifestar lampejos que sugerem, ao observador desatento ou precondicionado, vnculos de natureza gentica. E h espao para todos, que vastas e infinitamente complexas so as dimenses de manifestao do talento humano.
Adaptado de: AMORIM, Sebastio. Revista Textual, vol. 1, n 8, 2006, p. 9-10.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

6.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto. a) b) c) d) aliatrias aleatrias alhiatrias aleatrias clivagem - estratos clivajem extratos clivajem estratos clivagem estratos

INSTRUO: as questes de 11 a 19 referem-se ao texto a seguir. Texto 3 Ainda somos uma nao de chuteiras? Na construo dos mitos dentro do futebol brasileiro, que tem em Pel e Garrincha - e hoje Ronaldinho Gacho -, como os grandes exemplos, predomina um discurso construdo de maneira a destacar o carter natural dos nossos grandes jogadores; parece que eles j nasceram com talento e genialidade para jogar, gingar com a bola, no necessitando esforo, treino, tticas... O prottipo parece ser o malandro, Macunama, o jeitinho brasileiro... Uma identidade malandra , onde nosso jeitinho tudo solucionaria, afinal nossa esperteza macunamica no precisa de ajustes e melhorias. O futebol ainda visto com a possibilidade utpica de construir um pas de iguais, sem distino de cor, raa e classe social. (...) A cada Copa do Mundo vemos ressurgir a imagem de uma nao todos como um , celebrandose o sentimento de unidade nacional, sentimento esse cada vez mais difuso e mesmo inexistente no restante de tempo vivenciado entre os quatro anos que separam uma copa da outra. A ptria de chuteiras , de Nlson Rodrigues, parece ser a nica possvel ainda, mas sua vivncia est cada vez mais restrita ao perodo que envolve os preparativos imediatamente anteriores e a realizao da competio esportiva em si. (...) Mas a vida segue e seguir seu curso. As massas sabem reapropriar-se desse espetculo a sua maneira, divertindo-se com a situao, gozando catarticamente com a competio, sem perder de vista sua transitoriedade e inclusive criando e ressemantizando produtos a ela associados e lucrando com sua venda. Afinal a Copa do Mundo acaba, seus heris e seus produtos desaparecem em seguida, mas a situao concreta que se vive, no.
Adaptado de: M. J. Nercolini
Disponvel em:< http://www.pacc.ufrj.br/literatura/polemica1.php>. Acessado em: 10 nov 2007.

7.

Analise as afirmativas sobre as palavras do texto. I. A palavra apartheid , por extenso, refere-se a qualquer tipo de segregao racial. II. As palavras manifestao , populao e variaes so substantivos formados a partir de verbos. III. A palavra eugenia formada pelo prefixo grego eu- (perfeio) mais o radical grego gen-os (gnero, espcie). Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) Apenas a I. Apenas a II. Apenas a III. Apenas a I e a III.

8.

A palavra destacada na ltima frase do texto a) b) c) d) uma preposio. uma conjuno integrante. um pronome relativo. uma conjuno explicativa.

9.

Considere as formas verbais enumeradas no texto, e assinale a alternativa correta. a) Populao o sujeito da forma verbal 1. b) As formas verbais 1 e 2 tm o mesmo sujeito. c) Entidade fantstica somente sujeito das formas verbais 4, 5, 6. d) As formas verbais 2, 3, 4 e 5 tm o mesmo sujeito.

10. Analise as afirmativas. I. Pais de temperamento genioso geram filhos especiais. II. Pode-se dizer que o talento democraticamente distribudo. III. A maioria das pessoas acredita que o talento transmitido de pai para filho. Qual(is) no encontra(m) suporte no texto? a) Apenas a I. b) Apenas a II. c) Apenas a III. d) Apenas a I e a III.

11. Analise as afirmativas sobre a acentuao grfica das palavras do texto. I. As palavras macunamica (1 pargrafo) e utpica (1 pargrafo) obedecem a mesma regra de acentuao grfica. II. A palavra ptria (2 pargrafo) acentuada pela mesma regra de heris (3 pargrafo). III. As palavras Gacho (1 pargrafo) e pas (1 pargrafo) so acentuadas porque o u e i so tnicos, e formam hiato com a vogal anterior. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) Apenas a I. Apenas a II. Apenas a III. Apenas a I e a III.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

12. Assinale a alternativa em que a preposio no seja regida por um nome. a) b) c) d) para jogar (1 pargrafo). de iguais (1 pargrafo). ao perodo (2 pargrafo). da competio (2 pargrafo).

17. De acordo com o texto, incorreto afirmar que a) o futebol visto como fora capaz de promover a unidade nacional. b) s precisa se esforar aquele que no tem talento. c) o sentimento de brasilidade reforado durante a realizao da Copa e perdura at a prxima competio. d) o ltimo pargrafo apresenta exemplos do nosso jeitinho e identidade malandra referida no primeiro pargrafo. 18. Preencha as lacunas da primeira coluna com os pronomes da segunda coluna. ( ) As duas oponentes discutiram entre ________, mas no brigaram. ( ) Depois de ________ explicar, voc pode argumentar. ( ) muito complicado para ________ alterar minha senha. ( ) Compreendi que o problema era para ________ resolver. 1. si 2. eu 3. mim Assinale a alternativa que apresenta a seqncia numrica correta, de cima para baixo. a) b) c) d) 1233 1232 3122 1323

13. Assinale a alternativa em que a palavra se em situao concreta que se vive (3 pargrafo) exerce a mesma funo que no texto. a) b) c) d) Muito se fala de crise. Registraram-se as ocorrncias mais freqentes. Meu irmo no se feriu. Ela indignou-se com a falta de educao do funcionrio.

14. Analise as afirmativas sobre a formao das palavras do texto. I. As palavras prottipo (1 pargrafo), ressurgir (2 pargrafo) e reapropriar-se (3 pargrafo) apresentam prefixos de origem latina. II. A palavra macunamica apresenta sufixo formador de adjetivo. III. A palavra ressemantizando (3 pargrafo) formada por derivao prefixal e sufixal. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a II e a III. I, II e III.

15. Nas duas ocorrncias da palavra como, destacadas no texto, ela exerce a funo de a) b) c) d) um advrbio. uma conjuno. um pronome relativo. uma preposio.

19. Quanto concordncia nominal, assinale a alternativa incorreta. a) Minha agenda estava meia escondida, por isso no a encontrei logo. b) Custou caro aquela escolha. c) A candidata exps argumentos bastantes para ser transferida. d) O coordenador sempre chega ao meio-dia e meia. 20. Analise as afirmativas sobre os Textos 1, 2, e 3. Assinale (V), se a afirmativa for verdadeira, e (F), se for falsa. ( ) Definido no Texto 2, o talento atribudo aos jogadores de futebol como algo natural e que no exige esforo, no Texto 3. ( ) Nos Textos 1 e 3, o futebol o tema do texto, fonte privilegiada de orgulho nacional e guardio da unidade nacional. ( ) O carter de imprevisibilidade atribudo a talento no Texto 2 reforado no Texto 1. ( ) Tanto no Texto 1 quanto no 3, o futebol tem um papel fundamental na vida do brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta das letras, de cima para baixo. a) b) c) d) VVVF FVFV V FFV FFVV

16. Segundo se pode depreender da leitura do texto, I. os jogadores de futebol no Brasil tm por modelo Macunama. II. para o autor, o futebol se constitui num dos tpicos principais na construo da identidade nacional. III. a imagem da nao todos por um se afirma a cada Copa do Mundo. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a II. Apenas a III. Apenas a II e a III.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

Questes de 21 a 60 Especialidade 21. Um controlador PID, com a funo de transferncia Gc(s) mostrada no diagrama de blocos da Figura 01 abaixo, dever ser dimensionado pelos parmetros de Ziegler-Nichols. O parmetro ganho Kp dever ser

Figura 01 a) b) c) d) 18 30 500 600

22. A funo de transferncia de um sistema de controle apresentada abaixo.

A estabilidade desse sistema de controle estar garantida se a) b) c) d) k 0 10 > k > 0 16/3 > k > 0 80/9 > k > 0

23. No diagrama de blocos do Sistema de controle apresentado a Figura 02 abaixo, a funo de transferncia de malha fechada dada por

Figura 02 a)

b)

c)

d)

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

24. A funo de transferncia Eout(s)/Ein(s) do sistema da Figura 03 abaixo

Figura 03

a)

b)

c)

d)

25. A Estabilidade, em regime transitrio, de um Gerador sncrono conectado a um grande sistema de potncia sofre reduo, na medida em que a) b) c) d) os reguladores de tenso elevem rapidamente a tenso, durante a falta. os disjuntores isolem rapidamente a falta. a localizao da falta for mais distante do Gerador. a impedncia de conexo do Gerador ao sistema for elevada, durante a falta.

26. Durante a concepo e o ajuste do sistema de proteo de transformadores de um sistema de potncia, a elevada corrente de magnetizao desses equipamentos deve ser considerada para que no ocorram atuaes indevidas de rels durante esse transitrio. A magnitude dessa corrente transitria est relacionada com a) o instante da energizao, em relao ao perodo da tenso, bem como as caractersticas magnticas do ncleo. b) o tipo de ligao (estrela ou tringulo) do transformador. c) a relao de transformao e a presena de enrolamento tercirio do transformador. d) a reatncia de disperso do transformador.
ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

27. Considerando as condies operacionais apresentadas no diagrama da Figura 04 abaixo e que as impedncias srie das Linhas de Transmisso entre as barras B-C e D-E medem +j0,15 pu, com a impedncia srie do Transformador entre as barras C-D medindo +j0,1 (bases 100 MVA 230 kV), a potncia transmitida do Gerador Barra C do Sistema de Potncia em regime permanente ser de

Figura 04 a) b) c) d) 721 MW 432,6 MW 360,5 MW 216,3 MW

28. Um Gerador Sncrono apresenta os seguintes parmetros, referidos a uma base 13,8 kV - 100 MVA: reatncias subtransitrias x d = x q = j0,15 pu reatncia de seqncia zero x0 = j0,04 pu reatncia de aterramento xN = j0,02 pu Para um curto circuito monofsico nos terminais desse gerador, operando com tenso gerada equivalente a 1,04 pu na base 13,8 kV, a corrente de curto-circuito eqivale a a) b) c) d) 12,48 pu 8,67 pu 7,80 pu 6,50 pu

29. Sobre Registrador apresentado na Figura 05 abaixo, pode-se afirmar que um registrador

Figura 05 a) b) c) d) de deslocamento com sentido nico de deslocamento da direita para a esquerda. de deslocamento com sentido nico de deslocamento da esquerda para a direita. de deslocamento com duplo sentido de deslocamento. com rotao de 3 bits.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

30. Um multiplexador de 4 linhas com as conexes a sua estrutura lgica, conforme representado na Figura 06 abaixo, tem em sua sada implementada uma funo lgica que pode ser expressa por

Figura 06 a) b) c) d)

31. Um determinado processo automatizado, envolvendo 6 entradas e 2 sadas digitais, tem a programao conforme a Lista de Instrues mostrada abaixo. Em conformidade com essa programao, correto afirmar que Lista de instruo LD %I0.5 S %M1 LD %I0.2 R %M1 LD %I0.0 AND %I0.1 AND %I0.3 AND %I0.4 AND %M1 ST %Q0.1 LD %I0.2 S %Q0.2 LD %I0.5 R %Q0.2 a) a sada digital de endereamento lgico 0.1 estar ativada sempre que a entrada digital de endereamento lgico 0.2 apresentar nvel lgico 1. b) a sada digital de endereamento lgico 0.2 estar desativada sempre que a entrada digital de endereamento lgico 0.5 apresentar nvel lgico 0. c) a sada digital de endereamento lgico 0.1 estar ativada sempre que as entradas digitais de endereamentos lgicos 0.0, 0.1, 0.3 e 0.4 apresentarem nvel lgico 1. d) a sada digital de endereamento lgico 0.1 estar desativada sempre que a entrada digital de endereamento lgico 0.2 apresentar nvel lgico 1.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

10

32. A funo lgica Z, do diagrama lgico mostrado na Figura 07 abaixo, pode ser representada pela expresso Booleana

Figura 07 a) b) c) d)

33. O circuito mostrado na Figura 08 abaixo caracteriza um circuito chaveador do tipo

Figura 08 a) b) c) d) chopper. inversor de freqncia monofsico. retificador-carregador controlado. conversor CC-CC classe B.

11

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

34. Na aplicao do amplificador operacional do circuito da Figura 09 abaixo, considerando-se que a tenso Vin seja um pulso quadrado com magnitude de 5 V e durao de 5 ms com o capacitor inicialmente descarregado, a tenso de sada Vout ao final dos 5 ms medir

Figura 09 a) + 10 V b) + 5 V c) 5 V d) 10 V

35. A caracterstica da tenso Vout e o tipo do circuito mostrado na Figura 10 abaixo, considerando que a tenso Vin tem forma de onda quadrada com ciclos positivos e negativos so, respectivamente, Vout restrita aos semiciclos positivos de Vin, com

Figura 10 a) b) c) d) o dobro da amplitude de Vin, tipo ceifador. o dobro da amplitude de Vin, tipo grampeador. mesma amplitude de Vin, tipo ceifador . mesma amplitude de Vin, tipo grampeador.

36. A caracterstica e a aplicao, respectivamente associadas ao varistor de xido metlico (MOV), so a) tenso de ruptura reversa superior tenso de ruptura direta, na curva caracterstica, com aplicaes em circuitos reguladores de tenses em regime permanente. b) reduzida capacitncia da juno PN semicondutora, quando polarizada reversamente, com aplicaes em osciladores controlados por tenso e em circuitos de modulao de freqncia. c) simetria de tenses de ruptura direta e reversa, na curva caraterstica, apresentando reduzido tempo necessrio para transio ao estado de ruptura com aplicaes na proteo contra surtos transientes de tenso. d) Corrente de saturao reversa superior direta, apresentando reduzido tempo de comutao entre os estados de polarizao direta e reversa, com aplicaes em circuitos integrados de reduzido nvel de rudo produzido e em circuitos de proteo contra surtos de tenso.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

12

37. Uma Linha de transmisso longa terminada com sua impedncia caracterstica. Nessas condies, correto afirma-se que a) b) c) d) haver uma reflexo de 100% da tenso nas extremidades da carga. haver uma reflexo de 50% da tenso nas extremidades da carga. a impedncia de surto ser igual impedncia caracterstica da Linha. no haver reflexo da tenso nas extremidades da carga.

38. Uma Linha de transmisso curta interliga um gerador com tenso terminal equivalente a 1,05 pu a uma carga com fator de potncia 0,866 indutivo e tenso de 0,96 pu na mesma base. Nessas condies, a regulao da Linha vale a) b) c) d) 9,37 % 8,57 % 5,49 % 5,21 %

39. Uma Unidade Consumidora do Grupo A, atendida pelo Sistema Eltrico Interligado em 69 kV, tem uma demanda contratada de 300 kW. A estrutura tarifria que deve ser aplicada a esse consumidor ser do tipo a) b) c) d) convencional, compulsoriamente. horo-sazonal com tarifa azul, compulsoriamente. horo-sazonal, compulsoriamente, com opes de tarifa azul ou verde. horo-sazonal, opcionalmente, com opes de tarifa azul ou verde.

40. Uma Unidade Consumidora que possui uma carga instalada equivalente a 800 kVA, apresenta uma carga mdia diria de 364 kVA, com um pico de demanda de 520 kVA. Nessas condies, o fator de carga e o fator de demanda dessa Unidade Consumidora medem, respectivamente a) b) c) d) 0,70 e 0,65 0,455 e 0,65 0,65 e 0,70 0,455 e 0,70

41. O valor eficaz das correntes de linha de 3 harmnica produzidas por uma carga trifsica equilibrada, com impedncia de 10 30 e ligada em estrela a 4 condutores a uma rede trifsica cuja tenso de linha de 380 V, corresponde a 5% do valor da corrente fundamental para cada uma das 3 fases. Nessas condies, o valor eficaz da corrente no condutor neutro ser de a) b) c) d) 1,1 A 1,9 A 3,3 A 5,7 A

42. No circuito da Figura 11 abaixo, a tenso de sada em relao tenso de entrada caracteriza esse circuito como um:

Figura 11 a) b) c) d) filtro passa alta derivador. filtro passa baixa integrador. filtro passa alta integrador. filtro passa baixa derivador.

13

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

43. No circuito da Figura 12 abaixo, se a tenso de linha do sistema for senoidal com valor eficaz de 380 V, a corrente eficaz no condutor neutro mede:

Figura 12 a) b) c) d) 60 A 38 A 22 A 16 A

44. Um circuito monofsico srie RLC possui um indutor de 400 mH, sendo ressonante quando submetido a uma tenso v(t)=120

2 sen100t e absorvendo uma corrente eficaz de 1,5 A. Quando submetido a uma tenso

eficaz de 240 V e freqncia de 200 rad/s, a corrente eficaz ser de: a) b) c) d) 1,2 A 1,7 A 2,4 A 3,0 A

45. Uma instalao tem potncia instalada de 160 kW e demanda mxima de 128 kW. Considerando a curva de carga diria tpica apresentada na Figura 13 abaixo e sabendo que o fator de demanda 0,8, qual a energia consumida diariamente?

Figura 13 a) b) c) d) 1597,44 kWh 1966,08 kWh 2457,60 kWh 4800,00 kWh

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

14

46. De acordo com a Norma 5419 - Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas os captores naturais devem satisfazer, entre outras, as seguintes condies: I. a continuidade eltrica entre as diversas partes deve ser executada de modo que assegure durabilidade. II. a espessura do elemento metlico no deve ser inferior a 0,5 mm, quando admitida a perfurao ou 2,5 mm, quando for importante prevenir contra perfuraes. III. no so admitidos elementos no-metlicos acima ou sobre o elemento metlico usado como captor. IV. o elemento metlico pode ser revestido de material isolante como borracha, porcelana ou vidro. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I, a II e a III. Apenas a II, a III e a IV. A I, a II, a III e a IV.

47. Utilizando o mtodo dos lumens para o clculo luminotcnico e baseado nos dados apresentados abaixo, qual o nmero de luminrias e disposio mais adequada para o ambiente? Dados: Ambiente Dimenses: 5,4m x 12m; p direito: 2,50m; Altura do plano de trabalho: 0,70 m; Paredes claras, teto claro e piso claro; Ambiente limpo com perodo de manuteno de 5000 h. Nvel de iluminamento: 500 LUX; Fator de utilizao: 0,7 Fator de depreciao: 0,91 Luminria TMS 500, 2X32W, instalada junto ao teto; Lmpada fluorescente TLD 32 W, 2750 lm; a) b) c) d) 15 luminrias dispostas em 3 colunas de 5 fileiras. 18 luminrias dispostas em 3 colunas de 6 fileiras. 20 luminrias dispostas em 4 colunas de 5 fileiras. 21 luminrias dispostas em 3 colunas de 7 fileiras.

48. Aterramento a ligao intencional de um condutor, geralmente o neutro terra, para a) oferecer proteo pessoal contra contatos diretos. b) proteger a instalao eltrica contra faltas, evitando o desligamento da mesma. c) oferecer um caminho de retorno para a terra das correntes de falta, permitindo assim a operao do sistema de proteo. d) confinar as cargas estticas acumuladas nas estruturas e carcaas das mquinas, evitando descargas acidentais. 49. Conforme a NBR 5410, toda linha externa de sinal de uma instalao, seja telefnica, de comunicao de dados, de vdeo, ou qualquer outro sinal eletrnico, deve ser provida de proteo com surtos nos pontos de entrada e/ou sada. Quando o objetivo for proteo contra sobretenses de origem atmosfrica transmitidas pela linha externa de alimentao bem como a proteo contra sobretenses de manobra, os DPS (dispositivo de proteo contra surtos) devem ser localizados a) b) c) d) no ponto de entrada da linha na edificao. no quadro de distribuio principal da instalao. o mais prximo possvel do ponto de entrada da linha na instalao. junto ao ponto de entrada da linha na edificao ou no quadro de distribuio principal, localizado o mais prximo possvel do ponto de entrada.

50. No dimensionamento de um circuito de duas fases com neutro e com condutor de proteo (PE), o nmero de condutores carregados a ser adotado para entrar na tabela de capacidade de conduo de corrente a) b) c) d) 2 3 2 ou 3 4

15

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

51. Como medidas de proteo bsica contra choques eltricos previstos na NBR 5410- Instalaes Eltricas de Baixa Tenso, pode-se citar I. isolao bsica. II. o uso de dispositivo DR (Diferencial-Residual) de alta sensibilidade. III. o uso de barreiras ou invlucros. IV. eqipotencializao e seccionamento automtico. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a I, a II, e a III. A I, a II, a III e a IV.

52. Qual a alternativa que no est de acordo com a NR-10? a) Os projetos eltricos devem ser assinados por profissionais legalmente habilitados. b) As empresas devem promover aes de controle de riscos mesmo que originadas por outrem em suas instalaes eltricas. c) Trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar resgate e prestar primeiros-socorros a acidentados. d) Ao trabalhador dever ser garantido iluminao adequada e posio de trabalho segura, de acordo com o item 1.2 da NR-7 (ergonomia) de forma a permitir a liberao dos membros superiores para realizar as tarefas. 53. Com base na dinmica de funcionamento das mquinas CC pode-se afirmar que I. um aumento brusco na tenso de armadura do motor provocar um pico na corrente de armadura que em seguida estabiliza num valor mais baixo. II. o controle de velocidade do motor CC por insero de resistncia externa no circuito da armadura tem a vantagem de um conjugado constante, porm, os custos operacionais so elevados operando em altas velocidades por curtos perodos de tempo. III. num sistema convencional Ward-Leonard, as velocidades acima da velocidade base so obtidas pelo controle do campo do motor e as velocidades abaixo da velocidade base so obtidas pelo controle da tenso de armadura. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a II e a III. Apenas a I e a III. Apenas a I, a II e a III.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

16

54. O circuito eletromagntico da Figura 14 abaixo possui oito bobinas com 55 espiras cada uma. Com base nos dados, pode-se afirmar que

Dados: Tenso eficaz aplicado ao primrio V 1 220 Volts; Freqncia 60 Hz; Relao 1:1 Ligaes: A Primrio (Alimentao em 1 e 8; pontes em 2 e 3; 4 e 5; 6 e 7); Secundrio (Sada em 9 e 16; pontes em 10 e 11; 12 e 13; 14 e 15). B Primrio (Alimentao em 1 e 16; pontes em 2 e 11; 12 e 5; 6 e 5); Secundrio (Sada e 9 e 8; pontes em 10 e 3; 4 e 13; 14 e 7).

Figura 14 a) A regulao maior na ligao A e, a vazio, o b) O rendimento maior na ligao A e, a vazio, o c) A regulao maior na ligao B e, a vazio, o d) O rendimento maior na ligao B e, a vazio, o weber. . weber. . weber. . weber. .

55. Colocando-se dois alternadores sncronos funcionando em paralelo, pode-se afirmar que I. o fator de potncia de cada alternador ajustado por meio de seu reostato de campo. II. a nica maneira de aumentar ou reduzir a tenso do barramento sem afetar a potncia ou os fatores de potncia dos alternadores individuais, aumentar ou diminuir a tenso de todos eles simultaneamente. III. para reduzir a oscilao dos alternadores, tambm denominada caa ao sincronismo, empregam-se enrolamentos amortecedores que so barras na configurao gaiola de esquilo colocadas nas faces polares do rotor. IV. para ligao em paralelo, ambos os alternadores devem ter a mesma seqncia de fases, ou seja, devem ter obrigatoriamente o mesmo sentido de giro. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a I, a II, e a III. A I, a II, a III e a IV.

56. Analisando as caractersticas de funcionamento de um Motor de Induo trifsico de gaiola, particularmente o seu fator de potncia, pode-se concluir que I. a vazio, seu fator de potncia extremamente baixo em razo da componente de magnetizao de sua corrente de excitao. II. a plena carga, embora a corrente de excitao permanea igual da condio do motor a vazio, o fator de potncia alto em razo da componente de carga da corrente do estator estar em fase com a tenso induzida primria. III. acima da carga nominal, com o aumento do escorregamento a freqncia da fora eletromotriz induzida (fem) tambm aumenta reduzindo a reatncia do rotor, aumentando assim o fator de potncia at prximo do valor unitrio. IV. a componente de perdas, por histerese e correntes parasitas, da corrente de excitao a principal contribuinte do baixo fator de potncia dos motores de induo. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a I, a II, e a III. A I, a II, a III e a IV.

17

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

57. Para o controle da velocidade do Motor de Induo trifsico tipo gaiola pode-se I. reduzir a tenso aplicada ao estator. II. alterar o entreferro do motor. III. alterar a velocidade do campo girante alterando a freqncia da tenso aplicada ao estator e/ou alterando o nmero de plos da mquina. IV. alterar a freqncia da fora eletromotriz (fem) induzida no rotor. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a I, a II, e a III. A I, a II, a III e a IV.

58. O cobre utilizado para fins eltricos deve ter grau de pureza da ordem de a) b) c) d) 94% 97% 99% 99,99%

59. A condutividade superficial de isolantes slidos condicionada a () I. condies do ambiente em que se encontra, principalmente da gua, seja da chuva, orvalho ou condensaes. II. lisura do acabamento superficial, quanto mais liso menor ser a condutividade superficial. III. limpeza da superfcie, principalmente nos materiais hidrfilos. IV. temperatura do ambiente, principalmente nos materiais polares em climas amenos. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a I, a II, e a III. A I, a II, a III e a IV.

60. Analisando um autotransformador, pode-se afirmar que I. qualquer transformador comum de dois enrolamentos pode ser convertido num autotransformador. II. como o autotransformador possui apenas um enrolamento, no h isolao entre primrio e secundrio. III. o Variac utilizado em laboratrios ou situaes experimentais um autotransformador varivel. IV. quando utilizado como transformador abaixador, do ponto de vista eltrico, o autotransformador se comporta como um divisor de tenso. Quais esto corretas? a) b) c) d) Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a I, a II, e a III. A I, a II, a III e a IV.

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

18

19

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

20

21

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

22

23

ELT - ELETRICIDADE - VERSO B

You might also like