You are on page 1of 13

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CVEL DE LONDRINA ESTADO DO PARAN.

GABRIELLE CORCINI BLUM, brasileira, solteira, estagiria, titular da Cdula de Identidade RG n 11.051.067-5-SSPR e inscrita no CPF/MF sob n 082.521.439-46, residente e domiciliada na Rua Francisco de Assis - n 195 - Apto n 52 CEP: 86.020-510, na cidade de Londrina Paran vem perante Vossa Excelncia, com fulcro nos artigos 186 e 927, do Cdigo Civil e artigo 9 da Lei 9.099/95, propor a presente:

AO REPARAO DE DANOS MORAIS


em face de CINEMARK BRASIL S.A, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ n 00.779.721/0060-00, com filial AV Theodoro Victorelli , 150 - L, Gleba Patrimonio Boulevard Londrina Shopping, CEP 86.027-750, Bairro Interlagos, Londrina/PR, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas:

01 DOS FATOS No dia 23 de dezembro de 2013, a Requerente, desfrutando de suas merecidas frias escolares, dirigiu-se ao estabelecimento da Requerida, localizado no Shopping Boulevard-Londrina-PR, acompanhada com seu namorado, afim assistir ao filme O Hobbit: a Desolao de Smaug. Para tanto, a Requerente dirigiu-se a bilheteria e comprou o ingresso de meia-entrada no cinema, haja vista ser estudante devidamente matriculada na Universidade Estadual de Londrina (doc. anexo). Na ocasio, a Requerente, para poder assistir ao filme com mais conforto e lazer, comprou pipoca e gua no bombonier (lanchonete) e aguardou na fila a permisso para o ingresso nas salas de cinema. Ocorre que, no momento da entrada nas salas de cinema, a Requerente foi barrada ao entrar no estabelecimento sob a justificativa que a carteirinha no seria aceita, porque segundo funcionrio, o documento estudantil no demonstrava de modo suficiente a condio de estudante. A justificativa espantou a Requerente, pois outros estudantes estavam entrando nas salas de cinema com a apresentao do mesmo tipo de documento estudantil que a Requerente a portava. Quando a Requerente tentou argumentar com o funcionrio, este foi demasiadamente grosseiro, e sequer ouviu as objees da Requerente, chamou desde logo o gerente do estabelecimento para resolver a situao. Ocorre que, quando o gerente chegou, a Requerente tentou o convenc-lo do direito de meia-entrada no cinema, apresentando a carteirinha estudantil e afirmando que no era a primeira vez que se dirigia naquele cinema, sendo que no ms de novembro de 2013, a Requerente j havia assistido a um outro filme com o benefcio da meia-entrada (comprovante anexo). No bastando os todos os argumentos da Requerente, o gerente do estabelecimento foi extremamente desrespeitoso, afirmou que a carteirinha no poderia ser aceita pois no era documento vlido para obteno do benefcio da meia-entrada, disse que a carteirinha do estudante por si s no comprovava que a Requerente estava estudando naquele ano de 2013.

Depois muita discusso o gerente afirmou que a Requerente e seu namorado estavam tumultuando o estabelecimento, e assim, e tentou intimid-los dizendo que chamaria os seguranas. A Requerente diante de toda esta situao constrangedora ficou muito decepcionada por no poder assistir ao filme com o seu namorado, como tambm ficou muito ofendida pelo tratamento desrespeitoso e ofensivo tanto do funcionrio como do gerente na frente de vrias pessoas na entrada do cinema. A Requerente foi tratada como se estivesse tentando burlar o direito de meia-entrada, colocando-se a idoneidade de seu comportamento em dvida, de pblico, sendo que a carteirinha de estudante demonstrava de modo claro e preciso a regularidade estudantil. A Requerente diante do desrespeito da Requerida, saiu do cinema aos prantos com a pipoca e gua na mo, teve que ir embora sem sequer ter visto o to desejado filme. A requerida chegou a devolver o dinheiro, mas isso no foi suficiente para apagar os transtornos e a amargura que Requerente sofreu. Diante desses fatos Excelncia, no restam dvidas, que h de se impor o dever de indenizar, pois sobreveio o dano moral, provocado em razo da conduta da r, diante de uma relao de consumo com falhas evidentes no servio prestado. Trata-se neste caso concreto, de responsabilidade objetiva a luz do art. 14 do Cdigo de Defesa do Consumidor. Assim, requer seja julgado procedente a presente ao, condenando o requerido em reparar a parte autora em danos morais decorrentes do ato ilcito. 02 DO DIREITO 2.1 DO DIREITO A CULTURA A cultura direito fundamental previsto no artigo 215 da Constituio Federal de 1988. Neste sentido, no campo cultural, assegura-se pessoa o acesso aos bens culturais, como forma de promoo do desenvolvimento humano social e econmico. funo do Estado garantir aos cidados o pleno exerccio dos direitos culturais e facilitar o acesso s fontes de cultura nacional (art. 216, 3, da Constituio Federal).

2.2 LEGISLAO DO ESTADO DO PARAN A Lei Estadual n 11.182/2005 assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em cinema. Consoante dico do artigo 1 da referida lei. Verbis.
Art. 1. Fica assegurado o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diverses, espetculos, praas esportivas e similares, ao estudante regularmente matriculado em estabelecimento de ensino pblico ou particular, de 1 e 3 graus, no Estado do Paran, na conformidade da presente Lei. 1. Para os efeitos desta Lei, considerar-se- como casa de diverses ou estabelecimentos que realizarem espetculos musicais, artsticos, circenses, teatrais, cinematogrficos, atividades sociais, recreativas, culturais, esportivas, e quaisquer outras que proporcionem lazer, cultura e entretenimento. 2. Sero beneficiados por esta Lei os estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino pblico ou particular, de 1, 2 e 3 graus, cujo funcionamento esteja devidamente autorizado pelo rgo pblico competente.

O Supremo Tribunal Federal, analisando legislao do Estado de So Paulo, cujo teor semelhante lei paranaense de n 11.182/1995, declarou que o direito meia-entrada pelo estudante constitucional e afirmou que integra as relaes de usos e costumes da sociedade de nosso pas, devendo ser reconhecido como poltica complementar da formao cultural, intelectual e acadmica do estudante (ADIN 1950/SP). 2.3 MEDIDA PROVISRIA N 2208/2001 Antes de analisar a Medida Provisria n 2208/2001, importante destacar que esta MP anterior a Emenda Constitucional n 32/2001. Tal esclarecimento se justifica, pois a EC n 32/2001 atribuiu lapso temporal indeterminado para as Medidas Provisrias que lhe so anteriores. Dessa maneira, a Medida Provisria n 2208/2001 aplicvel ao caso concreto, haja vista que o fato ocorreu na vigncia da referida lei.

2208/200. Verbis:

Vejamos a literalidade do art. 1 da Medida Provisria n


Art. 1. A qualificao da situao jurdica de estudante, para efeito de obteno de eventuais descontos concedidos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diverso e eventos culturais, esportivos e de lazer, ser feita pela exibio de documento de identificao estudantil expedido pelos correspondentes estabelecimentos de ensino ou pela associao ou agremiao estudantil a que pertena, inclusive pelos que j sejam utilizados, vedada a exclusividade de qualquer deles. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se nas hipteses em que sejam oferecidos descontos a estudantes pelos transportes coletivos pblicos locais, acompanhada do comprovante de matrcula ou de frequncia escolar fornecida pelo seu estabelecimento de ensino.

Dessa forma, com a publicao da Medida Provisria n 2208/2001, os estudantes passaram a ter uma previso legal de mbito nacional, ao direito meia-entrada em estabelecimentos de diverses e eventos culturais. 2.4 DO BENEFCIO DO PAGAMENTO DE MEIA-ENTRADA PARA ESTUDANTES LEI 12.933/2013 Atualmente a questo est 12.933/2013, que dispe em seu art. 1 . Verbis:
o

regulada

pela

Lei

Art. 1 assegurado aos estudantes o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o territrio nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos pblicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preo do ingresso efetivamente cobrado do pblico em geral.

A Lei n 12.933/2013 ampara todos os estudantes de qualquer nvel de ensino (educao infantil, ensino fundamental, mdio e superior, inclusive especializao, mestrado e doutorado). Os estudantes apenas devem comprovar sua condio de estudante apenas com apresentao da carteirinha estudantil, no momento da aquisio do ingresso na portaria do local que se destina, e isso foi feito pela Requerente. No entanto, mesmo assim, a Requerente no conseguiu exercitar o direito de meia-entrada no cinema, pois houve a negativa da vigncia da lei de modo injustificado por parte da R.

2.5- APLICAO DA TEORIA DO RISCO E A RESPONSABILIDADE OBJETIVA A LUZ DO ART. 14 DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A teoria do risco acolhe responsabilidade objetiva, segundo essa teoria, aquele que, atravs de sua atividade, cria um risco de dano deve ser obrigado a repar-lo, ainda que sua atividade e o seu comportamento sejam isentos de culpa. Sobre a matria em exame, pertinente a transcrio da lio de Silvio Rodrigues:
"Na responsabilidade objetiva a atitude culposa ou dolosa do agente causador do dano de menor relevncia, pois, desde que exista relao de causalidade entre o dano experimentado pela vtima e o ato do agente, surge o dever de indenizar, quer tenha este ltimo agido ou no culposamente. RODRIGUES, Silvio. Direito civil. V. 4: Responsabilidade civil. So Paulo : Saraiva. p. 11

Neste sentido importante destacar o entendimento do Ilustre doutrinador Srgio Cavalieri Filho:
(...) pela teoria do risco do empreendimento, todo aquele que se disponha a exercer alguma atividade no mercado de consumo tem o dever de responder pelos eventuais vcios ou defeitos dos bens e servios fornecidos, independentemente de culpa. Este dever imanente ao dever de obedincia s normas tcnicas e de segurana, bem como aos critrios de lealdade, quer perante os bens e servios ofertados, quer perante os destinatrios dessas ofertas. A responsabilidade decorre do simples fato de dispor-se algum a realizar atividade de produzir, estocar, distribuir e comercializar produtos ou executar determinados servios. O fornecedor passa a ser o garante dos produtos e servios que oferece no mercado, respondendo pela qualidade e segurana dos mesmos. (CAVALIERI FILHO, Srgio. Programa de Responsabilidade Civil. 8.ed. So Paulo: Atlas, 2008, p. 171).

Assim, em se tratando de relao de consumo e de falha no atendimento, a responsabilidade objetiva, consoante prev o art.14, caput, do Cdigo de Defesa do Consumidor. Verbis:
Art. 14 - O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por

informaes insuficientes ou inadequadas sobre fruio e riscos.

Isso significa dizer que, a culpa do cinema independe de prova, basta apenas comprovao do dano e do nexo de causalidade entre ambos atitude da requerida frente ao prejuzo experimentado pelo consumidor. 2.6 - DA RESPONSABILIDADE DA R DIANTE DA EXPLORAO DA ATIVIDADE ECONMICA - UBI COMMODA, IBI SUNT INCOMMODA

Segundo Srgio Cavalieri Filho, "onde est o ganho, a reside o encargo - 'ubi emolumentum, ibi onus'"1 No presente caso, vale o brocardo: cuius commooda eius ou ubi emolumentum ibi onus (quem aufere vantagem com certa atividade, deve responder pelo prejuzo que essa atividade venha a causar. em suma, onde est vantagem, est o encargo. Neste assunto, pertinente julgado do Tribunal de Justia de Santa Catarina. Vejamos:
A doutrina nacional, j se inclinou, de h muito, no sentido da aplicabilidade da teoria da responsabilidade pelo risco profissional ao segmento bancrio, consolidando, assim, o entendimento de que firmou-se um princpio geral de acordo com o qual os bancos -- por imperativo de justia distributiva e responsabilidade social -- respondem pelo risco assumido pela explorao lucrativa de suas atividades, vez que, recolhendo as vantagens do seu comrcio, deve sofrer, tambm, sua desvantagem, a qual se consubstancia no prprio risco inerente ao seu exerccio ("ubi commoda, ibi sunt incommoda"). (TJSC Apelao cvel n. , de Brusque. Rel. Des. Eldio Torret Rocha. Julgado em 7.8.2008)

Vejamos o entendimento do Excelso Superior Tribunal de Justia:

Filho, Srgio Cavalieri, Programa de Responsabilidade Civil, 6 ed., So Paulo: Malheiros, 2005, p. 156

A teoria do risco do empreendimento, segundo qual todo aquele que se dispe a exercer alguma atividade no mercado deve responder pelos danos resultantes do seu empreendimento, independentemente de culpa conforme previsto no art. 927, pargrafo nico, do Cdigo Civil. Aplicao da velha parmia ubi emolumentum ibi nus.(STJ - AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1.332.432 - RJ (2010/0128876-4 RELATOR : MINISTRO MARCO BUZZI 16/12/2013)

O risco da atividade econmica do empresrio, assim como o lucro, com base no princpio capitalista insculpido na Constituio Federal de 1988. Pela Teoria do Risco, aquele que lucra com uma situao deve responder pelo risco ou pelas desvantagens dela resultantes (ubi emolumentum, ibi onus; ubi commoda, ibi incommoda) (REsp 331496/MG RECURSO ESPECIAL 2001/0086594-7).

O servio defeituoso, diz o 1 do citado art. 14, e aqui est o ponto fundamental, quando no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar. Temos aqui o princpio da segurana, verdadeira clusula geral consagrada pelo CDC e que serve de fundamento para toda a responsabilidade civil nas relaes de consumo. O Cdigo de defesa do consumidor criou para o fornecedor um dever de segurana o dever de no lanar no mercado servio com defeito , de sorte que, se ao lanar e ocorrer o acidente de consumo, por ele responde independentemente de culpa. Trata-se, em ltima instncia, de uma garantia de idoneidade, um dever especial de segurana do servio, legitimamente esperada. O fato gerador da responsabilidade do fornecedor de servios, como se v do prprio texto legal, no mais a conduta culposa, nem a relao jurdica contratual, mas sim o defeito do servio. Bastar mera relao de causa e efeito entre o acidente de consumo e o defeito do servio para ensejar o dever de indenizar, independentemente de culpa. 2.7 - DANO MORAL IN RE IPSA A doutrina e jurisprudncia tm entendido que tal situao gera dano moral presumido - in r ipsa -, pois no se precisam demonstrar os danos, mas to somente o evento danoso e o nexo causal ente ambos. A humilhao sofrida pela Requerente constitui infrao grave perante o consumidor, o que significa dizer que o dano moral ocorre assim in re ipsa, por fora do prprio fato, justamente pela conduta ilegal da R.

Nesse caso, como j definido pelo STJ, o dano considerado inre ipsa, isto , no se faz necessria a prova do prejuzo, que presumido e decorre do prprio fato e da experincia comum (REsp 786.239). Vejamos a seguinte Jurisprudncia do Tribunal de Justia do Distrito Federal. Verbis:
CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL. TRATAMENTO DESRESPEITOSO PARA COM A CLIENTE. DVIDA INFUNDADA QUANTO A AUTENTICIDADE DE DOCUMENTO APRESENTADO. OFENSA CONFIGURADA. DANO MORAL INDENIZVEL. 1. A RECUSA MANIFESTADA EM PELO FUNCIONRIO DA EMPRESA DE CINEMA, EM ACEITAR A C ARTEIRA DE ESTUDANTE APRESENTADA, SOB A JUSTIFICATIVA, MANIFESTADA EM PBLICO, DE QUE PODERIA SE TRATAR DE DOCUMENTO FALSO, CAUSA OFENSA HONRA SUBJETIVA E DANO IMAGEM DA CONSUMIDORA, QUE DEVE SER INDENIZADA. 2.A INDENIZAO ARBITRADA COM OBSERVNCIA AO GRAU DE CULPA, A REPERCUSSO DA OFENSA E A SITUAO DAS P ARTES, DE ACORDO COM OS ELEMENTOS DOS AUTOS, ATENDE AOS PRINCPIOS DA RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE. SENTENA MANTIDA. RECURSO IMPROVIDO. (TJ-DF - ACJ: 2559820058070005 DF 0000255-98.2005.807.0005, Relator: CSAR LOYOLA, Data de Julgamento: 28/09/2005, SEGUNDA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS E CRIMINAIS DO DF, Data de Publicao: 20/10/2005, DJU Pg. 114 Seo: 3)

A autora passou por grave constrangimento ao ser barrada na portaria do cinema, na presena de outras pessoas, em razo de dvida, infundada, acerca da autenticidade do documento que utilizou para obter o benefcio da meia-entrada. A negativa em aceitar a carteirinha estudantil manifestada de pblico, constitui tratamento desrespeitoso e ofensivo autora, que sem justa causa se viu, aos olhos dos presentes, na condio de pessoa desonesta, sendo que o documento vlido e autntico. Ademais, dentro de nosso ordenamento jurdico, todo aquele que causar prejuzo a outrem, est obrigado a reparar o dano causado, assim estabelece a Constituio Federal em seu artigo 5, inciso V, c/c artigos 186 e 927 do Cdigo Civil.

2.8 - DO QUANTUM INDENIZATRIO

O valor da indenizao deve possuir carter pedaggico para que mantenha a postura de responsabilidade social e respeito ao ordenamento jurdico, o que se espera das empresas de cinema. Deve servir como sano suficiente a evitar que novos atos ilcitos sejam praticados contra os cidados de um modo geral. A indenizao deve ter ainda o condo de reparar o dano sofrido pela parte autora, que indiscutivelmente foi lesada quando ficou exposta ao constrangimento em pblico ao ser barrada na entrada do cinema. Inegvel o desrespeito da parte R. No caso concreto, a funo inibitria s surtir efeito se o valor da condenao tiver expresso suficiente para forar uma mudana de conduta, de forma que, valores irrisrios no geram o alerta suficiente para adotar uma conduta positiva, at porque sero poucas as vtimas dispostas a movimentar a mquina judiciria em troca de inexpressivo valor, correndo-se o risco de ter-se mais uma lei ignorada, dentre tantas outras neste pas, justamente por inexistir sano com poder coercitivo satisfatrio. Alm do mais, o descaso da Requerida com o consumidor no se paga com irrisria quantia. Critrios para a fixao do dano moral: anlise das circunstncias do caso concreto, tais como a gravidade do fato, a repercusso do dano, o grau de culpa do ofensor e a situao econmico-financeira dos litigantes. Dita reparao dever atender ao duplo objetivo de compensar a vtima e afligir, razoavelmente, o autor do dano.
O valor da indenizao deve ser suficiente para atenuar as consequncias da ofensa honra da parte autora, sem significar enriquecimento sem causa, devendo, ainda, ter o efeito de dissuadir o ru da prtica de nova conduta. (Apelao Cvel N 70053306965, Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Julgado em 24/04/2013) (TJ-RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Data de Julgamento: 24/04/2013, Nona Cmara Cvel)

A humilhao sofrida pela Requerente no cinema viola a honra subjetiva da pessoa humana, afetando negativamente sua subjetividade e intimidade.

Diante do exposto, a parte requerente requer a condenao da parte requerida, ao pagamento do valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), por ser valor que representa a reparao do dano, impelindo o Ru a evitar novas prticas do ilcito. 2.9 - DAS INVERSO DO NUS DA PROVA

O Cdigo de Defesa do Consumidor, em seu art. 6, estabelece a inverso do nus da prova. uma exceo regra, que beneficia o consumidor trata-se de um avano jurdico, que tem o intuito de proteger o hipossuficiente, sempre que necessrio, nas relaes de consumo. Levando-se em conta que se a relao jurdica firmada entre as partes considerada relao de consumo, vez que a R fornece servios e produtos, requer se necessria, a inverso do nus da prova, uma vez que o (a) autor (a) hipossuficiente na real acepo da palavra, possuindo dificuldades na produo de novas provas. A jurisprudncia tm ainda firmado que a inverso admissvel, como princpio geral de direito processual, quando a parte adversa depositria da prova, ou das informaes que a ela conduzem. Mesmo em havendo dvida quanto necessidade de tal prova, deve ser deferida a inverso, precisamente em virtude da dificuldade em produzi-la, em face da probabilidade de vir a ser ela relevante. 2.10. DAS PROVAS QUE INSTRUEM A INICIAL Apesar de existir a inverso do nus da prova nesta relao jurdica processual, a Requerente para reforar os argumentos explanados nesta pea, junta a estes autos os seguintes documentos para prova constitutiva do direito, nos termos do art. 333, inciso I, do CPC: 1 Carteirinha Estudantil expedida pela Universidade Estadual de Londrina; 2 Declarao de Matrcula expedida pela Universidade Estadual de Londrina; 3 Comprovante de cancelamento do ingresso de meiaentrada do cinema, haja vista que a Requerente no conseguiu adentrar no cinema;

4 Comprovante de compra da pipoca e gua no bombonier (lanchonete do cinema); 5 Comprovante de estacionamento do carro no Shopping Boulevard; 6 Comprovante do Ticket de entrada no cinema em que demonstra que a Requerente assistiu ao filme no ms de novembro de 2013 pagando metade do valor do ingresso. Destaca-se que a carteirinha estudantil da Requerente comprova cabalmente o vnculo estudantil, tanto que sua validade vai at o ano da concluso do curso, ou seja, at dezembro de 2015, conforme se infere no documento acostado. Importante ressaltar a Vossa Excelncia que no ms de novembro a Requerente assistiu a um filme no mesmo estabelecimento pagando meia-entrada, de modo que no existe razo em uma segunda oportunidade da Requerente no conseguir exercitar o direito que j fora experimentado em outra ocasio. Por fim, caso seja necessria aferio documental de forma fsica, apesar de j apresentado digitalmente via PROJUDI, a parte Requerente informa que armazena os j citados documentos em escritrio e est de prontido para depsito em cartrio, caso seja determinado por Vossa Excelncia. 3 - PEDIDOS Diante do exposto requer: 1. Seja a parte requerida citada no endereo inicialmente apontado para, querendo, apresente defesa em audincia a ser designada, sob pena de revelia; 2. A aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor e a Inverso do nus da Prova, nos exatos termos do artigo 6 do CDC; 3. Seja julgada procedente a presente ao, a fim de condenar o requerido em reparar a parte autora em danos morais, decorrente de ato ilcito, no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), ou, em valor que Vossa Excelncia entender;

4. Sejam os valores devidos a ttulo de indenizao por danos morais fixados desde a data do fato, corrigido, na forma da Lei, at o efetivo pagamento; 5. Seja concedido, os Benefcios da Assistncia Judiciria ao Autor nos termos da lei 1.060/50, uma vez que no possui condies financeiras de arcar com despesas processuais sem prejuzo de seu prprio sustento e de sua famlia. 6. Requer provar o alegado, alm dos documentos acostados, a juntada de outros se necessrios, bem como todos os meios de provas permitidos em direito.

D o valor da causa em R$ 4.000,00 (quatro mil reais). Termos em que Pede deferimento. Londrina, 16 de maro de 2014.

Jorge Antonio Barros Leal Advogado OAB/PR n. 39.812

Andr Fernando Pereira Leal Advogado OAB/PR n. 64.074

Caio Fernandes Nogueira Acadmico de Direito

You might also like