You are on page 1of 7

A prescrio intercorrente no processo de execuo - Revista Jus Navi...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550/a-prescricao-intercorrente-no-p...

Jus Navigandi http://jus.uol.com.br/

A prescrio intercorrente no processo de execuo


http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550
Publicado em 01/2002

Paulo Leonardo Vilela Cardoso SUMRIO: 1. Introduo - 2. Conceito de Prescrio - 3. A Prescrio Intercorrente 4. Suspenso do Processo Executivo - 5. Classificao das Normas Suspensivas - 6. A Suspenso do Processo Executivo e a Prescrio Intercorrente - 7. Concluso - Bibliografia. RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade demonstrar que, embora haja divergncia na doutrina e jurisprudncia, no ocorre a prescrio intercorrente, quando a execuo por quantia certa contra devedor solvente resta suspensa, a requerimento do credor, pela inexistncia de bens penhorveis.

1. INTRODUO Processualmente tem-se em mos um universo de procedimentos postos disposio dos credores para a recuperao de seus crditos, mas s vezes o prprio remdio jurdico torna-se ineficaz, trazendo a tona instaurao da "crise" processual. Entre ns esta crise ocorre principalmente quando o Processo Executivo suspenso por no ter o devedor bens suscetveis de constrio, culminando no sobrestamento temporrio do procedimento. A dvida, que se pretende ver dissolvida atravs do presente trabalho, resume-se no tempo deste sobrestamento, ou seja, qual o prazo fixado para por fim a suspenso do processo caso o credor, embora diligente, no encontre bens em nome do executado. Isto porque, alguns doutrinadores acreditam que esta suspenso no pode ser eterna j que se esbarra num preceito de direito material, qual seja: a Prescrio intercorrente. Por outro lado, surge uma vertente contrria, sustentada tanto pela doutrina, quanto pela jurisprudncia, que estando suspensa a execuo a requerimento do credor, pela inexistncia em nome do devedor, de bens penhorveis, no tem curso o prazo de prescrio, restando o processo executivo suspenso por tempo indeterminado. Percebe-se, com clareza, que a matria polmica sendo motivo de controvrsias na doutrina e jurisprudncia. Contudo, para buscar uma soluo para o caso, preciso conceituar e analisar profundamente os institutos da Prescrio (Direito Material) e tambm os casos de suspenso e extino do Processo Executivo (Direito Processual).

2. A PRESCRIO

1 de 7

13/5/2011 13:35

A prescrio intercorrente no processo de execuo - Revista Jus Navi...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550/a-prescricao-intercorrente-no-p...

Antes de conceituarmos a prescrio, torna-se necessrio buscar nas fontes do Direito os fundamentos que criaram o instituto. Cmara Leal[1], remontando as fontes romanas, encontrou trs fundamentos da prescrio, quais sejam: a) o da necessidade de fixar as relaes jurdicas incertas, evitando as controvrsias; b) o castigo negligncia; e c) o do interesse pblico". Colocada a questo neste contexto, deve-se reconhecer que o principal fundamento da prescrio o interesse jurdico-social, considerando que o instituto da prescrio, medida de ordem pblica, que tem por finalidade extinguir as aes, para que a instabilidade do Direito no viesse a perpetuar-se, com sacrifcio da harmonia social. Diante dos fundamentos que criaram a Prescrio, Clvis Bevilqua, citado por Washinton de Barros Monteiro, assim conceituou o instituto: "prescrio a perda da ao atribuda a um direito, e de toda a sua capacidade defensiva, em conseqncia do no-uso dela, durante determinado espao de tempo".[2] Cmara Leal[3], por sua vez, conceitua prescrio como sendo:

"a extino de uma ao ajuizvel, em virtude da inrcia de seu titular durante um certo lapso de tempo, na ausncia de causas preclusivas de seu curso."

Extrai-se, portanto, deste conceito, que para ocorrer a prescrio h que se conjugar os seus diversos elementos integrantes, quais sejam a) Objeto: ao ajuzavel; b) Causa eficiente: a inrcia do titular; d) Fator operante: o tempo; e) Fator neutralizante: as causas legais preclusivas de seu curso; f) Seu efeito - extinguir as aes. Desta forma, se o titular do direito pleiteado em juzo, se conserva inativo, deixando de proteg-lo pela ao, e cooperando para a permanncia do desequilbrio anti-jurdico, ao Estado compete remover essa situao e restabelecer o equilbrio, por uma providncia que corrija a inrcia do titular do direito. E essa providncia de ordem pblica foi o que o Estado teve em vista e procurou realizar pela prescrio, tornando a ao inoperante, declarando-a extinta, e privando o titular, por essa forma, de seu direito, como justa conseqncia de sua prolongada inrcia, e, por esse meio, restabelecendo a estabilidade do direito, pela cessao de sua incerteza. Como visto, a prescrio foi criada para por fim ao direito de ao do titular do direito, em virtude de sua inrcia, privilegiando, assim, a segurana jurdica e a ordem social. Conclui-se, tambm, que no a inrcia momentnea que a lei pune com a prescrio, mas sim, a inrcia prolongada, fruto da negligncia do titular do direito. Por esta razo, a lei fixa um prazo para o exerccio da ao. Passado o prazo fixado para o ajuizamento da ao, sem que a esta seja ajuizada, opera-se a prescrio, ficando o titular privado de seu exerccio

3. DA PRESCRIO INTERCORRENTE

2 de 7

13/5/2011 13:35

A prescrio intercorrente no processo de execuo - Revista Jus Navi...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550/a-prescricao-intercorrente-no-p...

A prescrio pode ser intercorrente, ou seja, aps a citao, se o processo ficar paralisado, a prescrio interrompida inicia novo curso e com o mesmo prazo, referente a pretenso condenatria, a contar da data da paralisao. O Cdigo Civil, no art. 172, I, dispe que a prescrio se interrompe pela citao pessoal feita ao devedor, ainda que ordenada por juiz incompetente. Desta forma, a prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo do processo para a interromper. Qual , porm, o ltimo ato do processo a que se refere o artigo 173 do Cdigo Civil? AMILCAR DE CASTRO, bem examinando o assunto considera que o artigo 173 pode significar tanto o ltimo ato do processo, ou seja, a sentena, como o ltimo ato praticado, seja ele qual for, asseverando, ao final, que ainda paralisada a demanda em seu andamento, por tempo superior ao da prescrio, esta no se consuma e s recomea a correr da sentena positiva de acolhimento.[4] Porm, para analisarmos a prescrio intercorrente, teremos que levar em considerao todos os requisitos exigveis para a ocorrncia em geral, ou seja, a inrcia do titular da ao, durante um certo lapso de tempo, na ausncia de causas preclusivas de seu curso.

4. SUSPENSO DO PROCESSO EXECUTIVO O Cdigo de Processo Civil Brasileiro, prev em seu artigo 791, as hipteses previstas para suspenso do processo de execuo, ou seja: a) embargos do executado; b) morte ou perda da capacidade processual; c) conveno das partes; d) excees; e) falta de bens penhorveis. Neste trabalho, porm, analisaremos to somente a hiptese prevista no artigo 791, III do CPC, ou seja a suspenso da execuo por ausncia de bens em nome do devedor. Para tanto, mister um estudo mais aprofundado no instituto "suspenso do processo de execuo". Diz o artigo 793 do Cdigo de Processo Civil:

"Suspensa a execuo, defeso praticar quaisquer atos processuais. O juiz poder, entretanto, ordenar providncias cautelares urgentes".

Durante a suspenso nenhum ato executivo novo pode ser praticado, sob pena de nulidade. Subsistem, contudo, os efeitos do processo, como, por exemplo, a penhora e depsito dos bens executados. Pode o juiz, em carter excepcional, determinar medidas cautelares que julgar urgentes, como por exemplo a alienao de bens facilmente deteriorveis. (art. 1.113 e ) A eficcia da suspenso ex nunc, ou seja, atinge o processo apenas na fase ou situao em que se encontrar, projetando seus efeitos a partir de ento s para o futuro. Inibe o prosseguimento da marcha processual, mas preserva intactos os atos j realizados. Ao final da crise de suspenso, o processo retoma seu curso normal a partir da fase em que se deu a

3 de 7

13/5/2011 13:35

A prescrio intercorrente no processo de execuo - Revista Jus Navi...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550/a-prescricao-intercorrente-no-p...

paralisao, salvo se, a causa de suspenso transmudar-se, a seu termo, como ocorre nos casos de extino da execuo.[5]

5. CLASSIFICAO DAS NORMAS SUSPENSIVAS Entende-se por suspenso do processo, o "sobrestamento temporrio da relao processual, face a uma crise provocada em seu curso regular por ato ou fatos jurdicos". [6] CNDIDO RANGEL DINAMARCO[7], conceitua suspenso como sendo uma situao jurdica provisria e temporria, durante a qual o processo (embora pendente, sem deixar de existir) detm o seu curso e entra em vida latente. O procedimento deixa de seguir avante e, em princpio, nenhum ato processual pode ser realizado durante esse perodo. Estar suspenso o processo significa que sero ineficazes os atos que nesse perodo eventualmente se realizem (CPC, art. 266) de bom alvitre, citar, at para melhor compreenso da matria as classificaes das normas suspensivas. Isto porque o elenco das causas de suspenso, contidas ou no no art. 791 do Cdigo de Processo Civil, permite algumas classificaes teis ao melhor entendimento da prpria mecnica da suspenso do processo executivo. Em nosso direito, existem casos de suspenso determinadas por lei, e os casos que admitem a suspenso convencional, ou seja, aquelas que emanam da vontade das partes, que resume-se em apenas um caso (art. 791 II, c/c 265, II). Existem, porm, casos em que a suspenso necessria. So os casos de embargos do executado ou de terceiro; morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador, quando for oposta exceo e demais casos previstos em lei.

6. A SUSPENSO DO PROCESSO EXECUTIVO E A PRESCRIO INTERCORRENTE Neste contexto que, aps conceituar a prescrio e as causas suspensivas do processo de execuo, colocar-se- os dois institutos lado a lado, para tentar responder o seguinte questionamento: Se a suspenso do processo de execuo ocorrer por no ter o credor encontrado, em nome do devedor, patrimnio passvel de ser penhorado, aplicar-se-, o instituto da prescrio intercorrente, iniciando-se, a partir da data do sobrestamento do feito, a contagem do prazo prescricional? Sustenta Humberto Theodoro Jnior[8] que o objeto da execuo forada so os bens do devedor, dos quais se procura extrair os meios de resgatar a dvida exeqenda. No h no processo de execuo, provas a examinar, nem sentena a proferir. E sem penhora, nem mesmo os embargos execuo podem ser opostos. Da porque a falta de bens penhorveis do devedor importa em suspenso sine die da execuo. (art. 791, III) Contra este argumento, assevera ARAKEN DE ASSIS[9] que a suspenso indefinida se afigura ilegal e gravosa, porque expe o executado, cuja responsabilidade se cifra ao patrimnio (art. 591), aos efeitos permanentes da litispendncia. Mesmo que a responsabilidade respeite a bens futuros, eles serviro ao processo futuro, e no, necessariamente, ao atual."

4 de 7

13/5/2011 13:35

A prescrio intercorrente no processo de execuo - Revista Jus Navi...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550/a-prescricao-intercorrente-no-p...

E tambm Vicente Grecco Filho, quando afirma que "suspenso o processo, recomea a correr o prazo prescricional da obrigao. Esta circunstncia especialmente importante no caso de no serem encontrados bens penhorveis. Decorrido o lapso prescricional, o devedor pode pedir a declarao da extino da obrigao pela prescrio". A primeira posio parece mais acertada pois, extinguir o processo com julgamento de mrito porque no foram encontrados bens passveis de serem penhorados deciso que privilegia o devedor, ainda mais em uma sociedade em que a inadimplncia tem se tornado prtica usual. Verifica-se claramente esta injustia na execuo de um cheque, cujo prazo prescricional de seis meses. Neste caso, suspenso o processo por no ter o exequente, embora diligente, encontrado bens a penhora, pode o devedor pedir a extino do processo com julgamento do mrito (artigo 269 IV), pela ocorrncia da prescrio intercorrente. A partir deste momento no pode mais o credor postular nova ao de execuo e reaver o seu crdito. A omisso do artigo 791, III, em no determinar o modo como se opera a suspenso, causa prejuzo ao credor. O devedor, por outro lado torna-se beneficirio de tal instituto, j que basta, neste interstcio de seis meses (utilizando o exemplo do cheque), ocultar seu patrimnio prtica usual para se ver livre do processo expropriatrio. Como se v, a suspenso ocorre por fora de lei, e no por vontade do titular do direito. Ora, Como j dizia Cmara Leal, uma das condies elementares da prescrio a inrcia do titular da ao e por esta razo no h que se falar em inrcia do exeqente quando ele por fora de lei, est impedido de realizar certos atos processuais a no ser diligenciar em busca de bens do devedor, o que hoje, merece dizer, tarefa rdua. Ora, a prescrio nasceu para punir o titular do direito que se conserva inativo e no para punir aquele que, embora diligente, no encontre patrimnio em nome do executado. Desta forma, enquanto no localizados bens em nome do devedor, impossibilitado se acha o credor de dar o devido impulso ao feito. A prescrio, assim, insuscetvel de fluir contra aquele que no pode agir, sendo esse o caso do credor que no tem como dar seguimento execuo em razo da inexistncia de bem penhorvel, a qual, por isso mesmo, deve permanecer suspensa nos termos do art. 791. Diante destes casos, melhor seria o exemplo trazido pela lei de execuo fiscal (6.830/80), que, lembrada por Araken de Assis[10], prev, em seu artigo 40, que o juiz suspender o curso da execuo, enquanto no for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora, e, nesses casos, no ocorrer o prazo de prescrio. brilhante, a referida lei, quando prev, ainda, que decorrido o prazo mximo de 1 (um) ano, sem que seja localizado o devedor ou encontrado patrimnio penhorvel, o juiz ordenar o arquivamento dos autos, porm tal arquivamento, tem efeito apenas "administrativo". Isto porque, quando o credor encontrar a qualquer tempo bens, o processo ser desarquivado para o prosseguimento da execuo. Trata-se de soluo que muito poderia ser acolhida pelo Cdigo de Processo Civil, em razo da omisso do artigo 791, III, porm no aplicvel aos demais procedimentos em razo de sua especialidade.

7. CONCLUSO Portanto, firme o entendimento de que estando suspensa a execuo, a requerimento do credor, pela inexistncia de bens penhorveis, no deve haver curso do prazo prescricional. Isto porque no se pode imputar qualquer desdia ao credor que no pde agir por no ter encontrado bens do devedor,

5 de 7

13/5/2011 13:35

A prescrio intercorrente no processo de execuo - Revista Jus Navi...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550/a-prescricao-intercorrente-no-p...

acrescentando-se, tambm, que no a inrcia do exeqente que paralisa o feito, mas sim, disposio processual. Ademais, os institutos da prescrio e decadncia tm por escopo a paz social e no o locupletamento de quem quer que seja, ou muito menos a punio do credor em face da ocultao ou desaparecimento do devedor. Conclu-se, ento, que quando se operar a suspenso da execuo por ausncia de bens penhorveis a requerimento do credor, no ocorre a prescrio intercorrente, posto que no h negligncia do credor, nem tampouco providncia que deva tomar. Existe sim, disposio expressa que determina a suspenso sine die da execuo (art. 791, III). Para no mais existir lacuna a este respeito e evitar as decises contraditrias pelos tribunais do Pas, melhor seria uma reforma no artigo 791 do Cdigo de Processo Civil, para regulamentar a matria. O ideal, seria que o artigo 791, a exemplo do artigo 40 da Lei 6.830/80, fixasse prazo para o trmino desta suspenso e findo este perodo, o processo seria submetido a uma espcie de arquivamento administrativo. Com a adoo deste procedimento, o processo de execuo ao contrrio de extinto, remetido ao arquivo. Com esta hiptese, encontrados, a qualquer tempo, bens penhorveis em nome do devedor, o processo desarquivado e a execuo prosseguir.

NOTAS 1.CMARA LEAL, Antnio Luiz da. "Da prescrio e decadncia". So Paulo: Editora Saraiva, 1939, p. 12. 2.MONTEIRO, Washinton de Barros "Curso de direito civil, parte geral". 27 ed. So Paulo: Editora Sariava, 1988, p. 286/287. 3.CMARA LEAL, op. cit., p. 10, nota 2. 4.Castro, Amlcar. "Prescrio de direito no curso da lide". Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 124, p. 17 5.THEDORO JNIOR, Humberto. "Processo de Execuo". 13 Edio. So Paulo: Editora LEUD, 1989. 6.ASSIS, Araken. "Manual do Processo de Execuo". 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995, p. 908 7.DINAMARCO, Cndido Rangel. "Execuo Civil". 5 Ed. So Paulo: Malheiros Editores, 1997. 8.THEDORO JNIOR, Humberto. "Processo de Execuo". 13 Edio. So Paulo: Editora LEUD, 1989, p. 436. 9.ASSIS, Araken. "Manual do Processo de Execuo". 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995, p. 1.026. 10.ASSIS, op. cit. p. 1.027, nota 10.

BIBLIOGRAFIA

6 de 7

13/5/2011 13:35

A prescrio intercorrente no processo de execuo - Revista Jus Navi...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/2550/a-prescricao-intercorrente-no-p...

ASSIS, Araken. Manual do Processo de Execuo, 2 Edio, So Paulo: Revista dos Tribunais, 2 Edio, 1995. BATALHA, Wilson de Souza Campos. Ttulos de Crdito, Doutrina e Jurisprudncia. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1989, p. 207. CMARA LEAL, Antnio Luis da. Da prescrio e da decadncia. So Paulo: Editora Saraiva e Cia, 1939. CASTRO, Amlcar de. Prescrio de direito no curso da lide, in Revista Forense, 124/17 DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo Civil, 5 Edio. So Paulo: Editora Malheiros, 1997. FURNO. La sospensione del processo esecutivo. Milo, Itlia: Ed. Giuffr 1956, n. 16, p. 65-66. LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de Execuo, 4 Ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1980. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil, Parte Geral, 27 Edio. So Paulo: Editora Saraiva, 1988. NEGRO, Theotonio, Cdigo de Processo Civil e Legislao Processual em Vigor, 28 Edio. So Paulo: Editora Saraiva, 1997. NEGRO, Theotonio. Cdigo Civil e legislao Civil em Vigor, 16 Edio. So Paulo: Editora Saraiva, 1997. PACHECO, Jos da Silva. Tratado das Execues, Processo de Execuo, 2o Vol. So Paulo: Editora Saraiva, 1979. PORTANOVA, Rui. Temporariedade suspensiva do processo de execuo. Porto Alegre: Ajuris 27, 1983. SANTOS, Ernane Fidlis. "Manual de Direito Processual Civil, Processo de Execuo, Vol 2. So Paulo: Editora Saraiva, 1997 THEDORO JNIOR, Humberto. Processo de Execuo, 13 Edio. So Paulo: Editora LEUD, 1989.

Sobre o autor
Paulo Leonardo Vilela Cardoso advogado e consultor jurdico em Uberaba (MG), ps-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Uberlndia

Como citar este texto: NBR 6023:2002 ABNT CARDOSO, Paulo Leonardo Vilela. A prescrio intercorrente no processo de execuo. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 53, 1 jan. 2002. Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/2550. Acesso em: 13 maio 2011.

7 de 7

13/5/2011 13:35

You might also like