You are on page 1of 9

Comunicaes celulares por meio de Sinais Qumicos

Nos organismos multicelulares, a troca de informaes por meio de molculas, que so SINAIS ou MENSAGEIROS QUMICOS, comea na vida embrionria e constitui, durante toda a vida, o principal meio de comunicao entre as clulas. Esses sinais so importantes para que os tecidos e rgos se formem de forma ordenado e, aps a estruturao do corpo, so necessrios para ordenar o crescimento e o funcionamento das diferentes partes do organismo. Praticamente todas as funes celulares e teciduais so reguladas por sinais qumicos, por exemplo: os sinais qumicos influenciam no metabolismo, a multiplicao celular, a secreo, a fagocitose, a produo de anticorpos, a contrao e muitas outras atividades. Esse sistema de comunicao atua atravs de molculas sinalizadoras ou LIGANTES, que se prendem a locais especfico dos RECEPTORES.

Para se caracterizar como receptor, uma molcula deve ser capaz de reconhecer especificamente outra molcula (ligante) e de desencadear uma resposta celular, quando unida com o respectivo ligante. Distingui-se 3 tipos de comunicao: 1) Pela secreo de molculas denominadas HORMNIOS, que so, geralmente secretados pelas glndulas endcrinas. Os hormnios so lanados no espao extracelular, penetram nos capilares sanguineos e se distribuem por todo o corpo, indo atuar a distncia nas chamadas CLULAS-ALVO. Clulas-alvo aquela que tem receptor de hormnio.

2) Pela secreo de molculas que atuam em clulas vizinhas, sendo retidas no local de produo ou, ento, inativadas logo aps exercerem suas funes. Nesse modo de comunicao chamado COMUNICAO PARCRINA, os sinais qumicos atuam nas proximidades do local onde foram secretados. O usual que a molcula secretada por um tipo celular v atuar sobre clulas de outro tipo. Porm, algumas vezes, as molculas sinalizadoras produzidas por um tipo celular agem sobre clulas do mesmo tipo que esto prximas, atingindo tambm a prpria clula que originou o sinal qumico. A secreo que atua sobre o mesmo tipo de clula se chama SECREO AUTCRINA.

3) Pela secreo de molculas chamadas NEUROTRANSMISSORES. Essa secreo tem lugar nas sinapses que so locais especializados onde as clulas nervosas (ou neurnios), atravs de seus numerosos prolongamentos, estabelecem contato umas com as outras. Os neurotrasmissores so liberados, tambm, pelos prolongamentos das clulas nervosas que fazem conexo com clulas musculares ou com clulas secretoras.

A resposta a um sinal qumico pode variar conforme as caractersticas do receptor

As respostas das clulas diante dos diversos sinais dependem, basicamente, do elenco de receptores que cada clula recebe durante sua diferenciao embrionria. Por exemplo, os receptores de acetilcolina so diferentes no msculo esqueltico e no msculo cardaco, e a acetilcolina estimula a contrao dos msculos esquelticos, mas diminui o ritmo e a fora das contraes do msculo do corao (miocrdio). Porm, na maioria das clulas os receptores para determinado sinal so iguais, mas as respostas podem ser diferentes, indicando que a resposta, nesses casos, dependem da maquinaria molecular intracelular qual os receptores esto ligados.

Hormnios so produzidos pelas Glndulas Endcrinas

As clulas produtoras de hormnios geralmente constituem clulas especializadas, as GLNDULAS ENDCRINAS.

A comunicao hormonal um processo relativamente lento, porque os hormnios levam algum tempo para se distriburem pelo corpo, carregados pela corrente sangunea.

Depois de deixar os capilares, por difuso, os hormnios so captados pelas clulas de possuem receptores especficos. A especialidade dos hormnios depende no somente de sua natureza qumica, mas tambm da existncia de receptores apropriados nas clulas-alvo. Cada tipo de clula endcrina geralmente secreta um hormnio, e as clulas que possuem receptores para esse hormnio reagiro de uma maneira correspondente natureza da clula-alvo. Por exemplo: a resposta pode ser a liberao de secreo, ou inibio da atividade secretria conforme o hormnio e conforme o tipo de clulaalvo. Como os hormnios se diluem muito, no sangue e no fludo extracelular, indispensvel que os receptores os fixem com grande afinidade.

You might also like