You are on page 1of 27

UMA PONTE ENTRE A SOCIOLOGIA E A ADMINISTRAO

Nas margens do rio So Francisco, em pleno agreste gelogos de uma fbrica de refratrios situada no Sul do pais descobriram uma importante jazida de magnesita. Inicialmente, foram construdas prxima a um vilarejo instalaes industriais simples com o fim de extrair e dar uma primeira queima no minrio antes de embarc-lo. Com isso, surgiu oportunidade de trabalho, que passaram a ser uma verdadeira salvao para aqueles sertanejos sujeitos a uma vida de subemprego crnico na atividade pecuria extensiva ou na agricultura marginal. Para as minas foi enviado um gerente sulista com sua capacidade de direo e organizao j demonstrada, mas sua administrao foi to falha que nem ele sabia qual a razo de tantos erros. Seu substituto foi ainda mais bem selecionado, mas teve a mesma sorte do antecessor. Foram ento mandados dois gerentes, um administrativo e outro tcnico, porm o pouco que conseguiu produzir era irregular e de baixa qualidade. Um gelogo contrato para estudar o problema da qualidade do minrio, ao chegar, encontrou ambos bbados e completamente entregues ao desnimo por no terem conseguido fazer pessoas vidas por emprego virem a ser produtivas. Aconteceu que, sendo natural do serto de um Estado do Nordeste, o gelogo percebeu que o no-entedimento dos valores e costumes dos habitantes da regio impedia o relacionamento satisfatrio administrao-emprego, no obstante os trabalhadores estarem interessados no servio. Assim, coisas simples como o apito para iniciar e terminar a jornada diria no tinha o menor significado para aqueles sertanejos que nunca tiveram hora para o trabalho. Por outro lado, esperavam que o gerente, tal qual faziam os donos de fazendas, os atendesse em seus problemas financeiros, de sade e at familiares. Depois que os gerentes compreenderam tais aspectos peculiares e sem alterar a estrutura organizacional, foram feitas adaptaes nas prticas administrativas, por exemplo, o nmero de horas de trabalho por dia deixou de ser fixo, pois o apito somente soava no caso de tudo estar efetivamente em condies para o incio da jornada ou no fim do turno, se a descarga do forno tivesse sido completada. Com essa e outras medidas, as minas tornaramse produtivas.

O QUE SOCIOLOGIA?

A Sociologia uma disciplina acadmica, uma das perspectivas encontradas na universidade. Sua histria remonta no mnimo ao sculo XIX (alguns identificam sua origem numa poca anterior). A maioria dos socilogos julga conveniente identificar as origens da sociologia, com a obra do filosofo francs Augusto Comte (1798-1851), o primeiro a empregar o termo sociologia. Foi ele que definiu sociologia com a cincia da sociedade. Ela possui um conjunto acumulado de conhecimentos, e ao longo dos anos desenvolveu um mtodo sistemtico d compreenso. Para muitas pessoas, a sociologia uma prospectiva til. Para alguns, uma paixo, porque constantemente as impede a aplicla a seu mundo e a suas vidas, alterando verdadeiramente sua compreenso de um modo profundo.

A Sociologia uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social. Tipicamente, no enfoca a personalidade do individuo com causa do comportamento, mas examina a interao social, os padres sociais (por exemplo, papis, classes, cultura, poder, conflito) e a sua socializao em processo. Por exemplo, o socilogo examinam as regras que se desenvolve medida que as pessoas interagem, as expectativas que surgem entre elas, as verdades que elas acabam por compartilhar. A Sociologia comea, portanto, com a idia de que o homem deve ser entendido no contexto de sua vida social e de que somos seres sociais influenciados pela interao, pelos padres sociais e pela socializao.

O INICIO DA SOCIOLOGIA Comte definiu a Sociologia como a cincia da sociedade, e de fato foi o desenvolvimento da cincia que constituiu uma importante inspirao para os primeiros socilogos. A Sociologia evoluiu de um desejo nascido em alguns intelectuais de aplicar as tcnicas da cincia ao estudo da sociedade. Antes dos socilogos existiram filsofos sociais, historiadores, cientistas polticos, economistas e pensadores religiosos que examinaram a sociedade ou alguns de seus aspectos. A maioria estudou primordialmente o mundo poltico, e a maior parte de seus esforos visava ao mesmo tempo entender a sociedade humana e procurar saber o que ela deveria ser. Com freqncia a meta no era a investigao objetiva. Os socilogos, porm. Seguiram o conselho dos pensadores iluministas do sculo XVIII, podemos entender as leis da sociedade humana aplicando os instrumentos a cincia. A Sociologia, desde o incio, tornou emprestada das cincias naturais s ferramentas que estavam sendo usadas para gerar novas descobertas a respeito das estrelas, da Terra e do corpo humano. O universo compe-se de leis naturais: portanto, tambm a sociedade tem de ser governada por essas leis, e sociologia haveria de descobri-las aplicando procedimentos cientficos. Seu objetivo seria definir o que a sociedade , e no dizer o que ela deveria ser. Assim a sociologia nasceu numa poca de empolgao intelectual quanto s possibilidades de descoberta. Comt estava to animado com o futuro da cincia da sociedade que ingenuamente previu que a sociologia (que para ele era a rainha de todas as cincias) seria o centro de uma nova religio, e os socilogos, como os detentores do conhecimento, seriam os sacerdotes da nova ordem, lderes morais, aqueles que iriam solucionar os males da humanidade.

A INDUSTRIALIZAO

O nascimento da sociologia ocorreu no somente numa era cientfica, mas tambm numa poca em que a industrializao e a urbanizao estavam transformando as prprias bases da sociedade. Alguns dos primeiros socilogos viam a industrializao do mesmo modo como viam a cincia: um meio pelo quais os problemas que assolavam a humanidade seriam eliminados. Pobreza, Doena, fome, at a guerra, seriam extintos. Outros

socilogos, como Karl Marx, por exemplo, reagiram aos extremos de desigualdade e pobreza que a Revoluo Industrial condenou, enquanto outros ainda, como Durkheim e Weber, enxergaram mudanas fundamentais ocorrendo no velho modo de ser da sociedade mudanas como o declnio da importncia da religio tradicional e a crescente organizao burocrtica da sociedade. Em sentido real, a sociologia no sc. XIX e inicio do sc.XX foi uma tentativa feita por vrias pessoas conscienciosas para entender e esclarecer essas mudanas profundas.

AS INFLUENCIAS DA REVOLUO FRANCESA

A Revoluo Francesa tambm exerceu poderosa influncia sobre o desenvolvimento da sociologia. Foi um levante social inigualvel que teve incio em 1789 e prosseguiu durante as guerras napolenicas terminadas em 1815, transformando a sociedade da Frana e influenciando tambm toda a Europa e a Amrica do Norte. A comunidade intelectual herdou essa revoluo seus ideais, seus excessos e as questes que ela levantou. O debate da Europa oitocentista continua conosco e influenciou os primrdios da sociologia: Por que ocorrem as revolues? O que elas realizam? Como a ordem mantida na sociedade, e como os problemas so resolvidos? Como uma sociedade pode lidar com os excessos da desigualdade de poder e privilgios? A sociologia desenvolveu-se a partir das preocupaes gmeas inspiradas pela Revoluo Francesa:? Desigualdade e ordem. Alguns dos primeiros socilogos temiam a mudana; outros a acolhiam com satisfao. Alguns refletiam sobre os efeitos do declnio das tradies; outros se espantavam com a permanncia do que era velho. Alguns temiam desordem, outros detestavam a desigualdade. Todos, porm, foram influenciados pela lembrana da Revoluo Francesa.

AS NOVAS IDIAS

Juntamente com a Revoluo Industrial, a Revoluo Francesa a cincia e a cincia e a explorao de novas terras, outra coisa aconteceu para impulsionar o desenvolvimento da sociologia. A sociedade europia cada vez mais mostrou-se aberta a novas idias. Essa era j uma tendncia antiga, mas, de certo modo, o sc. XIX estava pronto para a sociologia, pronto para uma abordagem mais critica e objetiva do estudo da sociedade. Nem todas as sociedades podem dar-se ao luxo de ter estudiosos que gastam tempo e dinheiro investigando um tema emocional como a sociedade enquanto tentam controlar seus julgamentos de valor. A maioria das pessoas provavelmente tenderia mais a apreciar estudiosos que passassem seu tempo descrevendo as muitas virtudes da sociedade. A liberdade que acompanhou as grandes revolues do final do sc. XVIII e do sc. XIX encorajou o desenvolvimento de todas as cincias sociais. Era chegada a hora da sociologia.

DOUTRINAS SOCIAS NO SC. XIX As terrveis condies de trabalho e de vida do proletariado Industrial inspiraram alguns pensadores a questionar a sociedade capitalista. No comeo do sc. XIX, surgiram os pensadores socialistas. Os principais foram os franceses Saint-simon e Fourier e o ingls Charles Owen. Eles criaram o individualismo capitalista e propunham a criao de uma sociedade baseada na igualdade e no trabalho cooperativo. Os mais destacados pensadores socialistas do sc. XIX foram os alemes Karl Marx e Friedrich Engels, autores o famoso, Manifesto Comunista (1848). Eles acusaram os outros socialistas de serem utpicos, ou seja, de no conseguirem mostrar como se poderia destruir o capitalismo e construir uma nova sociedade (Utopia significa sonho bonito, mas irrealizvel). Marx e Engles fundaram o socialismo cientifico. Na obra O Capital (1867), Marx declara acreditar que tinha provado cientificamente que o capitalismo seria sempre uma sociedade injusta e irracional, para ele, o proletariado deveria se organizar e fazer uma revoluo para tomar o poder, destruir o capitalismo e o domnio da burguesia e conseguir uma sociedade baseada na propriedade social (as empresas, as terras, os bancos e etc.. pertencem a toda a sociedade). Outra doutrina poltica revolucionria do sculo XIX foi o anarquismo. Cujo principal defensor era o russo Bakunin. Os anarquistas rejeitavam qualquer instituio na qual houvesse pessoas dando, as ordens e pessoas obedecendo. Para eles, ningum tem o direito de dar ordens a outro ser humano. Por isso, os anarquistas eram contra a propriedade privada, o capitalismo e o Estado. No participavam de eleies e no tinham partido poltico. Existiram diversos tipos de anarquistas. Uns eram totalmente pacifistas, outros recorriam ao terrorismo contra as autoridades etc. Representantes do movimento operrio europeu (socialistas utpicos, sindicalistas, marxistas, anarquistas, etc.) fundaram em 1864 a Primeira Internacional, que tinha por objetivo apoiar a luta dos trabalhadores do mundo inteiro. Mas as disputas entre as vrias correntes polticas acabaram dissolvendo a Internacional (1876).

A MODERNIDADE E O POSITIVISMO No final do sc.XIX, nas grandes cidades da Europa e dos EUA as pessoas tiveram conscincia de que viviam de um modo bem diferente do que no passado. Assistiam ao triunfo da modernidade. A principal caracterstica da modernidade a valorizao da vida na cidade (e no no campo), da tecnologia (e no da natureza), da cincia (e no da religio), do capitalismo (e no da sociedade baseada em fazendas de camponeses e em oficinas de artesanato), do individualismo (e no da comunidade), das mudanas rpidas e incessantes (e no da tradio), da indstria (e no da agricultura).

Uma das filosofias que melhor expressaram modernidade foi o positivismo, do pensador francs Auguste Comte. Ele despreza as revolues sociais e a democracia. Para Comte, a nica fora capaz de mudar a sociedade era a cincia. Propunha que a sociedade fosse governada por uma ditadura dos sbios (engenheiros, administradores, socilogos, cientistas e empresrios), que teriam condies de garantir a ordem e o progresso. Essa ditadura seria benfica para todos porque a cincia seria uma fora social neutra, imparcial, ou seja, nem de direita nem de esquerda.

DURKHEIN E OS FATOS SOCIAIS Para o socilogo francs mile Durkhein (1858-1917). A sociedade prevalece sobre o individuo. A sociedade , para esse autor, um conjunto de normas de ao, pensamento e sentimento que no existem apenas na conscincia dos indivduos, mas que so construdas exteriormente, isto , fora das conscincias individuais. Em outras palavras, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que no foram diretamente criadas por ele, mas que existem e so aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos. Sem essas regras, a sociedade no existiria, por isso que os indivduos devem obedecer a elas. As leis so um bom exemplo do raciocnio de Durkheim. Em toda sociedade existem leis que organizam a vida em conjunto. O individuo isolado no cria leis nem pode modific-las. So as geraes de homens que vo criando e reformulando coletivamente as leis. Essas leis so transmitidas para as geraes seguintes na forma de cdigos, decretos, constituies, etc... Como indivduos isolados, temos de aceita-las, sob pena de sofrermos castigos por viol-las. Seguindo essas idias, Durkheim afirma que os fatos sociais, ou seja, o objetivo de estudo da Sociologia, so justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivduos m sociedade. Tais fatos sociais so diferentes dos fatos estudados por outras cincias por terem origem na sociedade, e no na natureza (como nas cincias naturais) ou no indivduo (como na psicologia). Esses fatos sociais tm duas caractersticas bsicas que permitiro sua identificao na realidade: so exteriores e coercitivos. Exteriores, porque consistem em idias, normas ou regras de conduta que no so criadas isoladamente pelos indivduos, mas foram criadas pela coletividade e j existem fora dos indivduos quando ls nascem. Coercitivos, porque essas idias, normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade. Se isso no acontece, se algum desobedece a elas, punido, de alguma maneira, pelo resto do grupo.

justamente na educao um dos exemplos preferidos por Durkheim para mostrar o que um fato social. O indivduo, segundo ele, no nasce sabendo previamente as normas de conduta necessrias para a vida em sociedade. Por isso, toda sociedade tem de educar

seus membros, fazendo com que aprendam as regras necessrias organizao da vida social. As geraes adultas transmitem s crianas e aos adolescentes aquilo que aprenderam ao longo de sua vida em sociedade. Com isso, o grupo perpetuado, apesar da morte dos indivduos. O que a criana aprende na escola? Idias, sentimentos e hbitos que ela no possui quando nasce, mas que so essenciais para a vida em sociedade. A linguagem, por exemplo, aprendida, em grande medida, na escola. Ningum nasce conhecendo a lngua de seu pas. necessrio um aprendizado, que comea j nos primeiro dias de vida e se prolonga no decorrer dos muitos anos na escola, para que a criana consiga se comunicar de maneira adequada com seus semelhantes. Sem o aprendizado da linguagem, a criana no poderia participar da vida em sociedade. Outro conceito importante para mile Durkhein o de instituio. Para ele, uma instituio um conjunto de normas e regras de vida que se consolidam fora dos indivduos e que as geraes transmitem uma s outras. H ainda muitos outros exemplos de instituies: Igreja: Exercito Famlia Amigos entre outros...

Assim, para Durhheim a sociedade, como coletividade, que organiza e controla as aes individuais. O individuo aprende a seguir normas regras de ao que lhe so exteriores ou seja, que no foram criadas por ele e so coercitivas limitam sua ao e prescrevem punies para quem no obedecer aos limites sociais. As instituies socializam os indivduos, fazem com que elas assimilem as regras e normas necessrias vida em comum. As idias de Durkheim acerca da sociedade tambm iro lev-lo a propor um certo mtodo para a Sociologia. O mtodo de uma cincia consiste no conjunto de regras que os pesquisadores deve seguir para realizar, de maneira correta, suas pesquisas. Como Durkheim enfatiza o carter e coercitivo dos fatos sociais, ele estabelecer como regra bsica de seu mtodo que o pesquisador deve analisar os fatos sociais com se eles fossem coisas, isto , como e fossem objetos que existem independentemente de nossas idias e vontade. Com isso, Durkheim enfatiza a posio de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relao sociedade: ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas idias e opinies interfiram na observao dos fatos sociais. Texto 1 Sobre como tratar os fatos sociais Os fatos sociais devem ser tratados como coisas eis a proposio fundamental de nosso mtodo, e a que mais tem provocado contradies. {...} Como efeito, no afirmamos que os fatos sociais sejam coisas materiais, e sim que constituem coisas do mesmo tipo que as coisas materiais, embora de maneira diferente. Com efeito, que coisa? A coisa se ope idias, como se ope entre si tudo o que conhecemos a partir do exterior e tudo o que conhecemos a partir do interior. coisa todo

objeto de conhecimento que a inteligncia no penetra de maneira natural, tudo aquilo de que no podemos formular uma noo adequada por simples processo de anlise mental, tudo o que o esprito no pode chegar a compreender, seno sob a condio de sair de si mesmo, por meio da observao e da experimentao, pasando progressivamente dos caracteres mais exteriores e mais imediatamente accessvel para os menos visveis e mais profundas. Tratar fatos de uma certa ordem como coisas no , pois, classifica-los nesta ou naquela categoria do real, observar, com relao a eles, certa atitude mental. Seu estudo deve ser abordado a partir do principio de que se ignora completamente o que so, e de que suas propriedades caractersticas, assim como as causas desconhecidas de que estas dependem, no podem ser descobertas nem mesmo pela mais atenta das informaes. (mile Durkhein. Fatos sociais: o estudo das representaes coletivas Leituras de introduo Sociologia, Rio De Janeiro: LTC 1977. p.23.)

Questo: Por que Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser tratados como coisas? Relacione essa definio com o carter exterior e coercitivo que, segundo ele, caracteriza os fatos sociais. WEBER Ao Social: Enquanto para milie Durkheim a nfase da anlise recai na sociedade, para o socilogo alemo Max Weber (1864 1920) a anlise deve centra-se nos atores e em suas aes. Para Weber, a sociedade no algo exterior e superior ao indivduos, como para Durkheim. Para ele, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das aes individuais reciprocamente referidas . Por isso, ele define como objetivo da Sociologia a ao social. O que uma ao social? Para ele qualquer ao que o individuo pratica orientando-se pela ao de outros. Recordemos o exemplo j apresentado do eleitor. Ele define seu voto orientando-se pela ao dos demais eleitores. Ou seja, temos a ao de um indivduo, mas essa ao s compreensvel se percebemos que a escolha feita por ele tem como referncia o conjunto dos demais eleitores. Assim, Weber dir que toda vez que se estabelecer uma relao significativa, isto , algum tipo de sentido entre vrias aes sociais ter relaes sociais. S existe ao social quando o individuo tenta estabelecer algum tipo de comunicao, a partir de suas aes com os demais. Nem toda ao, desse ponto de vista, ser social, mas apenas aquelas que impliquem alguma orientao significativa visando outros indivduos. Max Weber d um interessante exemplo. Imaginemos di ciclistas que andam na mesma rodovia em sentidos opostos. O simples choque entre eles no um ao social. Mas a tentativa de se desviarem um do outro j pode ser considerada uma ao social, uma vez que o ato de desviar-se para o lado j indica para o outro a inteno de evitar o choque, esperando uma ao semelhante como resposta. Estabelece-se, assim, uma relao significativa entre ambos.

A parir dessa definio, Weber afirma que podemos pensar em diferentes tipos de ao social, agrupando-os de acordo com o modo pelo qual os indivduos orientam suas aes.

A Sociedade Capitalista e a Mentalidade Burguesa A partir da revoluo industrial, consolidou-se a sociedade burguesa liberal capitalista, baseada na igualdade jurdica entre os homens, na livre iniciativa e na empresa privada. Os indivduos deveriam ser livres para comprar, vender, investir e fazer contratos de acordo com seus interesses. O equilbrio do sistema estava na concorrncia entre as empresas, a qual era responsvel pelos aperfeioamentos tecnolgicos e pelo desaparecimento das menos aptas. Entretanto, ao lado do aumento da riqueza e da prosperidade da burguesia, dona do capital, cresceu o pauperismo daqueles que perderam seus antigos direitos de uso da terra e que, para sobreviver, transformaram-se em trabalhadores assalariados, no campo e na cidade. Para os defensores do liberalismo, nada poderia ser feito por essa gente, e qualquer lei que visasse diminuir a explorao do trabalho era uma interferncia indevida do estado, que somente prejudicaria as relaes entre os homens, considerados livres e iguais. No decorrer do sculo XIX, a Revoluo Industrial avanou e atingiu os pases da Europa Ocidental (Frana, Alemanha, Blgica, Itlia, Holanda) e tambm os Estados Unidos e Canad. Criaram-se, nesses pases, sociedades fortemente industrializadas e avanadas tecnologicamente, garantindo, at 1914, a hegemonia europia no mundo. Com esses avanos desenvolveu-se tambm uma nova sociedade a sociedade capitalista, baseada na diviso dos indivduos em duas classes: os capitalistas, detentores do meio de produo; e os trabalhadores, homens livres que vendem sua fora de trabalho em troca de um salrio e uma mentalidade justificadora dessa desigualdade. A Mentalidade Burguesa No decorrer do sculo XIX, os burgueses europeus passaram a ver o mundo de uma forma completamente diferente daquela dominante no sculo anterior. A intensidade das mudanas propiciadas pela expanso do capitalismo industrial fortaleceu, entre eles, a idia que a humanidade caminhava no sentido de uma melhora contnua e incessante; em outras palavras, acreditavam que a histria dos homens tendiam a um constante progresso. Crescimento industrial, expanso das comunicaes, desenvolvimento das artes e das cincias, aumento das atividades comerciais europias e intercontinentais... Tudo parecia comprovar que o mundo progredia e que os europeus do sculo XIX viviam o auge desse processo. Os burgueses acreditavam que esse progresso do qual seriam os principais agentes beneficiava o conjunto da populao europia. Em sua concepo na nova sociedade

criada pelo capitalismo industrial, todos tinham chance de realizao econmica e social, dependendo apenas do talento e do esforo individual. Nesse sentido, viam a competio como algo positivo, pois servia para avaliar os talentos individuais e garantir a vitria dos melhores em cada rea, o que acabaria ajudando o conjunto da sociedade. Assim, o talento individual e a competio eram vistos como motores que empurravam a humanidade em direo ao progresso. Muitas dessas idias surgiram da experincia cotidiana dos burgueses, que acabavam generalizando seu modo de vida e situao particulares para o conjunto da sociedade. Contudo, grande parte desse iderio foi constitudo a partir da exposio simplificada que os grandes jornais burgueses faziam do pensamento liberal. A partir dessa poca, a imprensa torna-se um veculo cada vez mais importante na divulgao de idias, valores e opinies dentro das sociedades. Baseado nas reflexes de filsofos e economistas do sculo XVII e XVIII entre os quais destacavam Thomas Hobbes (1588 1678), John Locke (1632 1704) e Adam Smith (1723 1790) - , o liberalismo foi desenvolvido por pensadores do sculo XIX, entre os quais se destacou David Ricardo (1792 1823). Os liberais acreditavam que a humanidade era constituda de indivduos naturalmente livres e iguais, que buscavam seus prprios interesses por meio da competio entre si. Nessa disputa, em que no devia interferir nenhuma fora externa aos concorrentes , seria produzida uma ordem social natural que levaria todos os homens ao conforto, ao bem estar e felicidade. As diferenas econmicas resultantes dessa competio deviam-se ao talentos e esforos individuais e no eram contraditrios com a crena na igualdade natural entre os homens, que devia ser assegurada pela organizao poltica e pela justia. Os conceitos liberais foram rapidamente absorvidos pelos burgueses, pois respondiam a sua viso de mundo e serviam como armas poderosas na luta contra o modo de vida aristocrtico, que ainda dominava boa parte da Europa no incio do sculo XIX. A idia da igualdade natural entre os homens negava o cerne da viso aristocrtica , baseada nos privilgios obtidos por nascimento; por outro lado, a pregao da liberdade econmica constitua um ataque direto ao intervencionismo econmico levado a cabo pela maioria das monarquias europias. Assim, alm de ser a base da nova mentalidade burguesa, o liberalismo foi a base terica para a grande luta da burguesia europia contra a aristocracia e seu modo de vida e para a dominao dos assalariados. Atividades 1 Relacione Liberalismo e Poltica Social. Qual a conseqncia dessa relao? 2 Comente a atual poltica social do governo brasileiro? 3 Explique como a burguesia do sculo XIX via o mundo a sua volta. 4 Leia atentamente as colocaes:Os burgueses acreditavam que esse progresso do qual seriam os principais agentes beneficiava o conjunto da populao europia. Em sua concepo na nova sociedade criada pelo capitalismo industrial, todos tinham chance de realizao econmica e social, dependendo apenas do talento e do esforo individual. Nesse sentido, viam a competio como algo positivo, pois servia para avaliar os talentos individuais e garantir a vitria dos melhores em cada rea, o que acabaria ajudando o conjunto da sociedade. Assim, o talento individual e a competio eram vistos como motores que empurravam a humanidade em direo ao progresso. Esse raciocnio pode ser aplicado nos dias de hoje, ao Brasil atual? Justifique. 5 Qual o papel da imprensa no sculo XIX?

6 Reflita: Qual o papel atual da imprensa brasileira? 7 Por que o liberalismo foi to bem aceito entre os burgueses do sculo XIX? Explique.

A Fbrica e seus trabalhadores A reunio dos artesos em um mesmo espao a fbrica foi imposta pela necessidade do controle, da necessidade da imposio um ritmo de trabalho e de retirar do trabalhador seu saber tcnico, sua criatividade individual. Portanto, o sistema de fbrica impe, sobretudo, a perda do controle do processo de produo pelo trabalhador. Alm do controle no interior das fbricas, os valores capitalistas eram disseminados for a do espao fabril. A moral do tempo til, inspirada na concepo protestante de glorificao do trabalho como caminho para a salvao, condenava as festas populares, as cantorias e as danas. A ppria escola passou a inculcar uma cultura disciplinadora do trabalho, das atitudes e dos gestos. Documentos do sculo XVIII atestam que, quando a criana chegava aos seis ou sete anos, deveria estar acostumada com o trabalho. Nas fbricas, os trabalhadores, reunidos em galpes, passaram a ser vigiados e controlados por meio de uma rgida disciplina que impunha horrios de entrada e sada, prazos para cumprimento de tarefas, maior diviso das etapas do trabalho e severa hierarquia. Sem autonomia o trabalhador, tornou-se vulnervel. A jornada de trabalho mdia atingia at 16 horas dirias, sem interrupes para feriados ou frias. Do seu surgimento at fins do sculo XIX, o espao fabril era sujo e mal ventilado, sendo frequentes os acidentes de trabalho. A utilizao de mo de obra infantil, principalmente nas tecelagens, vidrarias e minas de carvo, foi outra caracterstica do sistema fabril no perodo. Documentos de poca comprovam a existncia de emprego de crianas a partir dos quatro anos de idade. Muitas vezes, eram elas as responsveis pelo conserto de mquinas quebradas, visto que o espao era muito apertado para que um adulto as concertasse. As mudanas provocadas pelo sistema fabril foram interpretadas e analisadas em esferas diferentes e produziram interpretaes contraditrias. O economista clssico ingls Adam Smith (1723 1790), ao analisar a eficincia da segmentao do trabalho, descreveu da seguinte maneira a produo de alfinetes: Um operrio desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocao da cabea do alfinete; para fazer uma cabea de alfinete requerem-se 3 ou 4 operaes diferentes () Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete est dividida em aproximadamente 18 operaes distintas() ; pode-se considerar que cada [operrio] produzia 4.800 alfinetes diariamente. Se porm, tivessem trabalhado independentemente um do outro ()

certamente cada um deles no teria conseguido fabricar 20 alfinetes por dia, e talvez nem mesmo um ()

Todavia, partindo de outras referncias, o pensador alemo Karl Marx (1818-1883) destacou que justamente esse tipo de trabalho alienava o operrio (alienao do trabalho). Para ele, a diviso do trabalho industrial impede que o operrio perceba o processo geral da produo, alm de ela ser apropriada pelo proprietrio. Assim, o produto da criao do trabalho aparece como algo estranho e distante do operrio (produtor), alienando o; e o trabalho surge como algo forado, que constitui apenas um meio de sobrevivncia para quem trabalha. Atividades 1. O que voc entende por moral do tempo til? Essa moral ainda vigora nos dias de hoje? Explique e d sua opinio. 2. Compare os direitos trabalhistas atuais com as condies em que trabalhavam as pessoas do sculo XIX. 3. No Brasil, atualmente, h trabalho infantil? O que voc acha disso? Justifique. 4. Faa um comentrio crtico comparando as idias de Adam Smith e Karl Marx. No deixe de Justificar suas opinies.

As cidades e as Fbricas Antes da inveno da mquina a vapor, as fbricas situavam-se em zonas rurais prximas as margens dos rios, dos quais aproveitavam a energia hidrulica. Ao lado delas, surgiam oficinas, casas, hospedarias, capela, aude e etcA mo de obra podia ser recrutada nas casas de correo e nos asilos. Para fixarem-se, os operrios obtinham longos contratos de trabalho e moradia. Com o vapor, as fbricas passaram a localizar-se nos arredores das cidades, onde contratavam trabalhadores.Elas surgiam tenebrosas e satnicas, em grandes edifcios lembrando quartis, com chamins, apitos e grande nmero de operrios. O ambiente interno era inadequado e insalubre, com pouca iluminao e ventilao deficiente. At o sculo XVIII, cidade grande, na Inglaterra, era uma localidade com cerca de 5.000 habitantes. Em decorrncia da industrializao, a populao urbana cresceu e as cidades modificaram-se. Os operrios, com seus parcos salrios, amontoavam-se em quartos e pores desconfortveis, sem subrbios sem condies sanitrias. As cidades tornaram-se feias e negras, envoltas numa atmosfera fumarenta, estendendo por todos os lados seus subrbios mal construdos.() Nelas desenvolveu -se uma vida urbana que a velha Inglaterra no havia conhecido.Era a massa enorme e confusa do proletariado, que ocupava o formigueiro industrial com seu movimento disciplinado; acima dela, dirigindo para o seu lucro todo o mecanismo da grande indstria, a aristocracia manufatureira, a classe poderosa dos capitalistas fundadores e proprietrios de fbricas. A velocidade da urbanizao resultou num caos social, como ilustra bem o caso de londres. A gua de Londres, na metade do sculo XIX, provinham de poos e rios

contaminados. A cidade era o palco da colra. A expectativa de vida era de 36 anos. Em Liverpool e Manchester (cidades tipicamentes industriais) a situao era pior. A expectativa de vida no passava os 26 anos. Dificuldades de moradia, de abastecimento alimentar, de ocupao do tempo livre (por exemplo a inexistncia de falta de lazer) agravavam esse quadro. Alm da falta de infra-estrutura urbana, a classe operria sofria com cruel explorao do trabalho industrial. Como se v, a urbanizao da Revoluo Industrial foi uma verdadeira convulso para a produo das reas atingidas. No final do sculo XIX, grande parte dos problemas existentes nas cidades j estava sendo enfrentado com a interveno dos Estados e, tambm, com uma ateno maior por parte das prprias empresas capitalistas. Houve uma verdadeira revoluo na tecnologia urbana engenharia, sistema virio, comunicaes, saneamento bsico - , o que viria a permitir um crescimento ainda maior das cidades. Atividades 1. Com a Revoluo Industrial, a paisagem das cidades mudou. Explique essa nova paisagem. 2. Voc v alguma semelhana entre as cidades inglesas industrializadas no sculo XIX e as atuais cidades brasileiras industrializadas? Explique. 3. O problema das cidades na Inglaterra do sculo XIX foi resolvido? Como? 4. E os problemas das cidades brasileiras do incio do sculo XXI? Esto sendo resolvidos? Explique. Os primeiros movimentos operrios A questo social

A introduo das mquinas deteriorou as condies de trabalho e de vida dos operrios, gerando a chamada questo social. A jornada de trabalho se estendia por 15 horas ou mais, visto que as mquinas podiam funcionar sem parar. Os edifcios das fbricas eram inadequados, com ambientes fechados e insalubres, mal iluminados. No haviam segurana no trabalho, causando constante acidentes e muitos produtos utilizados causavam danos a sade. Como o manejo das mquinas era simples, cresceu o emprego de mulheres e de crianas, por cujo trabalho recebiam menor remunerao. O grande nmero de homens, mulheres e crianas procura de emprego aviltava cada vez mais os salrios. Mal alimentados e mal pagos, os operrios habitavam bairros das cidades industriais sem qualquer infraestrutura de gua e de esgotos; moravam em cmodos nos quais a famlia vivia em promiscuidade, convivendo com doenas intestinais, tuberculoses, alergias, asmas, raquitismo etc. Os trabalhadores europeus, principalmente os ingleses, pioneiros na industrializao, demonstraram de vrias maneiras seu inconformismo em relao a essa nova situao que se estabelecia. Lutaram contra a jornada estafante, o alto ndice de acidentes, o uso de mo de obra infantil e feminina, contra remuneraes aviltantes, a inexistncia de garantia ou proteo, em caso de doenas, acidentes, velhice etc. alm dos salrios muito baixos. Mas os trabalhadores discutiam tambm alguns valores entre eles a perda dos costumes tradicionais e de sua autonomia. Havia na cultura popular, por

exemplo, uma concepo de justia baseada em valores da cultura medieval, que pregava idias de solidariedade, conscincia coletiva e senso de fidelidade. Assim, os operrios iniciaram sua organizao e suas formas de luta baseados na memria de um modo de vida que rapidamente se perdia. Organizaram-se muitas vezes em grupos ou sociedades secretas, com rituais e prticas coletivas de solidariedade. Alm disso, outras formas de resistncia nova situao, no incio da formao da classe operria foram o roubo, a sabotagem, os motins ou agresses coletivas, sem mencionar as greves espontneas. O trabalhador, transformado em extenso da mquina, controlado pelos contramestres e vivendo ameaado pelo desemprego e pela misria, tornou-se um individuo rude, turbulento e beberro. No sculo XVIII, na regio inglesa de Lancashire, trabalhadores destruram instalaes fabris e mquinas txteis. Foi o chamado movimento dos quebradores de mquinas; ou ludistas, pois seriam liderados por um general de nome Ned Ludd, que demonstrou mais abertamente as reaes contra o novo sistema produtivo e econmico que se instalava. O sentimento de insegurana e os terrores da misria convenceram Ludd e seus seguidores da maledicncia da mquina, considerada a inimiga principal. Caracterizou-se no entanto, por ser um movimento de conseqncias localizadas sem fora para alterar o processo de mudana no sistema de trabalho da Europa Ocidental, em curso desde do fim da idade mdia. O movimento ludista na Inglaterra, que atingiu o auge em 1811-1812, comeou como um levante dos fabricantes de meias no condado de Nottingham. Em 1811, os operrios das meias queixaram-se de que os patres estavam lanando no mercado, quantidades excessivas de produtos ao mesmo tempo barato e vistoso e para se manterem em concorrncia, diminuam os salrios, tornando mais dura a vida dos operrios. Estes pediam o regresso aos mtodos tradicionais de produo e venda e as tabelas anteriores de pagamento. Estavam to bem organizados que se podia pensar que um nico crebro planejava todos os movimentos contra os industriais. Assim nas primeiras dcadas do sculo XIX, na Inglaterra, na Frana, na Blgica, na Rennia e at na Sua, trabalhadores destruram equipamentos, aos gritos de Quebrai as mquinas !. Instintivamente, o homem que para viver s contava com seu trabalho pessoal, transferia a culpa de seus males para a mquina, que ele denunciava como uma competidora, responsvel pelo desemprego e pelos baixos salrios. Com o ludismo a multido de trabalhadores nas ruas era uma ameaa a ordem e moral burguesas, pois nela confundiam-se indivduos honestos com bandidos, batedores de carteiras e prostitutas. A multido representava para a classe dominante uma ameaa as instituies e a propriedade e por isso desempregados, vadios e mendigos foram violentamente reprimidos. O Cartismo Em 1832, o parlamento ingls aprovou o Reform Act(lei eleitoral que privou os operrios do direito ao voto). Os trabalhadores reagiram e formularam suas reivindicaes na Carta do Povo, fundando o primeiro movimento nacional operrio do nosso tempo, o cartismo. O movimento cartista, ajudou os operrios ingleses a melhorarem suas condies de vida e deu-lhes experincia de luta poltica. Por mais de dez anos (18361848), os cartistas lutaram pelo sufrgio universal masculino, voto secreto, renovao anual do parlamento e remunerao dos parlamentares. Assim, em 1833, surgiu a primeira lei limitando a 8 horas de trabalho a jornada das crianas operrias. Em 1842, proibiu-se o

trabalho de mulheres em minas, em 1847 houve a reduo da jornada de trabalho para 10 horas. O cartismo extinguiu-se por volta de 1848, mas foi uma etapa importante do aprendizado e da conscientizao poltica dos trabalhadores, no s ingleses como de toda a Europa. Mostrou que a misria do operariado devia-se no a mquina ou a mesquinhez pessoal do empresrios, mas a prpria estrutura do movimento capitalista.

Atividades 1 Explique a questo social surgida na Europa no sculo XIX. 2 Quais questes sociais o Brasil enfrenta hoje? Explique-as. 3 Como os trabalhadores, atualmente, se organizam para defender seus direitos e fazer novas reivindicaes? 4 Explique o que foi o Cartismo e a importncia desse movimento. Sugesto de pesquisa: visite um sindicato e procure as leis trabalhistas CLT que atualmente garante os direitos dos trabalhadores. Leias com ateno e conclua: h ainda conquistas trabalhistas que devem ser concedidas ou os trabalhadores brasileiros j tem todos os direitos possveis reconhecidos? Justifique.

INTRODUO POLTICA

INTRODUO Na conversa diria, usamos a palavra poltica de diversas formas que no se referem necessariamente a seu sentido fundamental . Assim, sugiro a algum que seja mais poltico na sua maneira de agir, ou nos referimos poltica da empresa, da escola, da Igreja, enquanto formas de exerccios e disputa do poder interno. Podemos falar ainda do carter poltico de um livro de literatura, ou da arte em geral. Mais prximo do sentido de poltica que nos interessa nesta Unidade, sempre nos referimos poltica quando tratamos de cincia, de moral e, especificamente, de trabalho, lazer, quadrinhos, corpo, amor e etc... Embora se confundia com o objeto prprio de cada um desses assuntos, a poltica permeia todos eles. H tambm o sentido pejorativo da poltica, dado pelas pessoas desencantadas diante da corrupo e da violncia, associando-a politicagem, falsa poltica em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Mas afinal, de que trata a poltica ? A poltica a arte de governar, de agir o destino da cidade. Etimologicamente poltica vem de plis ( cidade em grego ) . Explicar em que consiste a poltica outro problema, pois, se acompanharmos o movimento da historia, veremos que essa definio varia e toma nauances as mais diferentes. O mesmo ocorre quando lembramos que o poltico aquele que atua na vida pblica e investido do poder de imprimir determinado rumo sociedade. Mltiplos so os caminhos, entre eles podemos destacar : * se quisermos estabelecer a relao

entre poltica e poder ; * entre poder, fora e violncia ; * entre autoridade coero e pensamento ; * entre Estado e governo e etc... Por isso complicado tratar de poltica em geral , preciso delimitar as reas de discusso e situar as respostas historicamente. Assim, possvel entender a poltica como luta pelo poder, conquista, manuteno e expanso do poder. Ou refletir sobre as instituies polticas por meio das quais se exerce o poder. E tambm indagar sobre a origem, natureza e significao do poder. Nessa ltima questo surgem problemas como, qual o fundamento do poder ? Qual a sua legitimidade ? necessrio que alguns mandem e outros obedeam ? O que torna o poder de um sobre o outro ? Qual o critrio de autoridade ? Abordaremos alguns dessas questes nos captulos seguintes, medida que tratarmos dos problemas que preocuparam os filsofos no correr da histria. O PODER Discutir poltica referir-se ao poder, embora haja inmeras definies e interpretaes a respeito do conceito de poder, vamos consider-lo aqui, genericamente, como sendo a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivduos ou grupos humanos. Portanto, o poder supe dois plos ;O de quem exerce o poder ; E o daquele que o poder exercido ; Portanto, o poder uma relao, ou um conjunto de relaes pelas quais indivduos ou grupos interferem na atividade de outros indivduos ou grupos. PODER E FORA Para que algum exera o poder, preciso que tenha fora, entendida como instrumento para o exerccio do poder. Quando falamos em fora, comum pensar-se imediatamente em fora fsica, coero, violncia. Na verdade, este apenas um dos tipos de fora. Diz Grard Lebrun, se, uma democracia, um partido tem peso poltico, porque tem fora para mobilizar um certo nmero de eleitores . Se um sindicato tem peso poltico, porque tem fora para deflagar uma greve. Assim fora no significa necessariamente a posse de meios violentos de coero, mas de meios de outra pessoa. A fora no sempre ( ou melhor, rarissimamente ) um revlver apontado para algum, pode ser charme de um ser amado, quando me extorque alguma deciso ( uma relao amorosa , antes de mais nada, uma relao de foras ) . Em suma, a fora a canalizao da potncia, a sua determinao . ESTADO E PODER Entre tantas formas de foras e poder, as que nos interessam aqui referem-se poltica e, em especial, ao poder do Estado que, desde os tempos modernos, se configura como a instncia pe excelncia do exerccio do poder poltico. Na Idade Mdia certas atribuies podiam ser exercidas plos nobres em seus respectivos territrios, onde muitas vezes eram mais poderosos do que o prprio rei. Alm disso, era difcil, por exemplo, determinar qual a ltima instncia de uma

deciso, da os recursos serem dirigidos sem ordem hierrquica tanto a reis e parlamentos como a papas, conclios ou imperadores. A partir da Idade Moderna, com a formao das monarquias nacionais, o Estado se fortalece e passa a significar a posse de um territrio em que o comando sobre seus habitantes feito a partir da centralizao cada vez maior do poder. Apenas o Estado se torna apto para fazer e aplicar as leis, recolher impostos, Ter um exercito. A monopolizao dos servios essenciais para garantia da ordem interna e externa exige o desenvolvimento do aparato administrativo fundado em sua burocracia controladora. Por isso, segundo Max Weber, o Estado moderno pode ser reconhecido por dois elementos constitutivos a presena do aparato administrativo para prestao de servios pblicos e o monoplio legtimo da fora. O PODER LEGTIMO Embora a fora seja uma condio necessria e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, no condio suficiente para a manuteno do poder. Em outras palavras, o poder do Estado que apenas se sustenta na fora no pode durar. Para tanto, ele precisa ser legtimo, ou seja, Ter o consentimento daqueles que obedecem. Ao longo da histria humana foram adotados os mais diversos princpios de legitimidade do poder . Nos Estados teocrticos, o poder considerado legtimo vem da vontade de Deus ; Ou da fora da tradio, quando o poder transmitido de gerao em gerao, como nas monarquias hereditrias ; Nos governos aristocrticos apenas os melhores podem Ter funes de mando ; bom lembrar que os considerados melhores variam conforme o tipo de aristocracia, os mais ricos, ou os mais fortes, ou de linhagem nobre, ou at, a elite do saber ; Na democracia, vem do consenso, da vontade do povo : A discusso a respeito da legitimidade do poder importante na medida em que est ligada questo de que a obedincia devida apenas ao comando do poder legtimo, segundo o qual a obedincia voluntria, e portanto livre. Caso contrrio, surge o direito resistncia, que leva turbulncia social. Restaria ainda examinar as condies que permitem estabelecer os limites do poder, abordaremos esta questo no prximo item ( democracia ), quando nos referimos s relaes entre o poder e o direito. UMA REFLEXO SOBRE A DEMOCRACIA

A palavra democracia vem do grego demos ( povo ) e Kratia , de Krtos ( governo, poder, autoridade ). Os atenienses so o primeiro povo a elaborar teoricamente o ideal democrtico, dando ao cidado a capacidade de decidir os destinos da plis ( cidade-estado grega ). Habituado ao discurso, o povo grego encontra na gora ( praa pblica ) o espao social para o debate e o exerccio da persuaso.

Entretanto, o ideal de democracia direta ( que no se faz intermdio de representantes, mas pelo exerccio do poder no-alienado ) no se cumpriu de fato em Atenas. Nunca foi possvel evitar que, em nome da democracia, conceito abstrato, valores que na verdade pertencem a apenas uma classe fossem considerados universais. O ideal democrtico reapareceu na histria, com roupas diferentes, ora no liberalismo, ora exaltado na utopia rousseausta, ora nos ideais socialistas e anarquistas. Se, como vimos, a poltica significa o que se refere ao poder , resta-nos perguntar, onde o lugar do poder na democracia ? Comecemos examinando onde a democracia no est. A PERSONALIZAO DO PODER Nos governos no-democrticos, a pessoa investida de poder dele se apossa por toda sua vida como se fosse seu proprietrio. Em virtude de privilgios, o fara do Egito, o csar romano, o rei cristo medieval se apropriam do poder identificando-o com seu prprio corpo. a pessoa do prncipe que se torna o intermedirio entre os homens e Deus, ou o intrprete humano da Suprema Razo. Identificando com determinada, pessoa ou grupo, o poder personalizado no legitimado pelo consentimento da maioria e depende do prestgio e da fora dos que o possuem. Trata-se da usurpao do poder, que perde o seu lugar pblico quando incorporado na figura do prncipe. Que tipo de unidade decorre desse poder ? Como no se funda na expresso da maioria, ele precisa estar sempre vigiando e controlando o surgimento de divergncias que podero abal-lo. Busca ento a uniformizao das crenas, das opinies, dos costumes, evitando o pensamento divergente e destruindo a oposio. O risco do totalitarismo surge quando o poder incorporado ao partido nico, representado por um homem Todo-Poderoso. O filsofo poltico contemporneo Claude Lefort diz que o escritor sovitico dissidente Soljenitsin costumava a se referir a Stlin como sendo o Egocrata, que significa o poder personalizado etimologicamente, poder do eu . O Egocrata o ser Todo-Poderoso que apaga a distino entre a esfera do Estado e a da sociedade civil, e onde o partido, onipresente, se incumbe de difundir a ideologia dominante em todos os setores de atividades, a todos unificando, o que permite a reproduo das relaes sociais conforme o modelo geral. interessante notar que mesmo nos regimes democrticos s vezes aparecem figuras fascinadas pelo poder que estimulam formas de culto da personalidade que os faam se manter sempre em evidncia, seja por medidas extravagantes que dem o que falar, seja por abuso do poder, sobrepondo o Executivo aos outros poderes, seja confundindo as esferas do pblico e do privado. Da a necessidade da vigilncia para impedir a de degenerao do poder em arbtrio. A INSTITUCIONALIZAO DO PODER Na Idade Moderna acontece uma profunda mudana na maneira de pensar medieval, que era predominantemente religiosa. Ocorre a secularizao da conscincia, ou seja, o

recurso da razo prevalece sobre as explicaes religiosas. Essa transformao se verifica nas artes, nas cincias, na poltica. tese de que todo poder emana de Deus, se contrape a teoria da origem social do pacto feito sob o consentimento dos homens. A legitimao do poder se encontra no prprio homem que o institui. Com a influncia da nova classe burguesa no panorama poltico, passa-se a defender a separao entre o pblico e o privado. Enquanto na Idade Mdia o poder poltico pertencia ao senhor feudal, dono da terras, e era transmitido aos filhos como herana juntamente com seus bens, com as revolues burguesas as esferas do pblico e do privado se dissociam e o poder no mais herdado. Mas conquistado pelo voto. Isto possvel pela institucionalizao do poder, que se d quando aquele que o detm no mais se acha identificado com ele, sendo apenas o depositrio da soberania popular. O poder se torna um poder de direito, e sua legitimidade repousa no no uso da violncia, nem no privilgio, mas no mandato popular. No havendo privilgio, todos so iguais e tm os mesmos direitos e deveres. O sdito transforma-se em cidado, j que participa ativamente da comunidade cvica. O fortalecimento do Estado moderno havia resultado no absolutismo real, e a institucionalizao do poder instaurada pelo liberalismo burgus se fez pela procura de formas de limitao do poder soberano. Da a importncia do Parlamento enquanto instncia separada do executivo, uma das grandes conquistas da Revoluo Gloriosa na Inglaterra do sculo XVII. No sculo seguinte. Montesquieu desenvolver a teoria da autonomia dos trs poderes ( legislativo, executivo e judicirio), consciente de que para que no possa abusar do poder preciso que o poder frei o poder. Sob o impacto do sculo das luzes, expande-se a defesa do constitucionalismo, entendido como a teoria e a prtica dos limites do poder exercido pelo direito e pelas leis. Conhecemos bem as Declaraes dos direitos do homem e do cidado em documentos clebres que resultaram da Independncia dos Estados Unidos e da Revoluo Francesa . No por acaso que no sculo XVIII o jurista italiano csar brecaria condena as penas cruis e a tortura, abrindo novas sendas para a discusso a respeito dos direitos humanos. Portanto o poder torna-se legtimo porque emana do povo e se faz em conformidade com a lei. Retomando a pergunta onde o lugar do poder na democracia ? ,podemos agora responder, como o faz Claude Lefort, que o lugar vazio, ou seja, o poder com o qual ningum pode se identificar e que exercido transitoriamente por quem for escolhido para tal. No entanto, como veremos em outro momento, o liberalismo burgus se mostrou deficiente na aplicao democrtico, pois desde o incio fez prevalecer o elitismo ao privilegiar os segmentos da sociedade que possuem propriedades e excluir do acesso ao poder a grande maioria. O EXERCCIO DEMOCRTICO Segundo Marilena Chaui, as determinaes constitutivas do conceito de democracia so as idias de conflito, abertura e rotatividade, como veremos a seguir :

Conflito - se a democracia supe o pensamento divergente, isto , os mltiplos discursos, ela tem de admitir uma heterogeneidade essencial. Ento, o conflito inevitvel . A palavra conflito sempre teve sentido pejorativo, como algo que devesse ser evitado a qualquer custo. Ao contrrio, divergir inerente a uma sociedade pluralista. Se os conflitos existem, evit-los porque persistam, degenerem em mera oposio ou sejam camuflados. O que a sociedade democrtica deve fazer com o conflito trabalh-lo, de modo que, a partir da discusso, do confronto, seja encontrada a possibilidade de super-lo. assim que a verdadeira histria se faz, nessa aventura em que o homem se lana em busca do possvel a partir dos imprevistos. Abertura significa que na democracia a informao deve circular livremente e a cultura no privilgio de poucos. A circulao no se reduz ao mero consumo de informao e cultura, mas significa produo de cultura, que se enriquece nesse processo. Rotatividade significa tornar o poder na democracia realmente o lugar vazio por excelncia, sem privilgio de um grupo ou classe. permitir que todos os setores da sociedade possam ser legitimamente representados.

Por isso importante que na sociedade haja mecanismos que permitam a ampla extenso da educao, ainda restrita a setores privilegiados. Que se ampliem os espaos pblicos de consumo e produo de cultura. Que o pluralismo dos partidos e sua eficcia independam do poder econmico e que os adversrios polticos no sejam considerados inimigos, mas opositores. A FRAGILIDADE DA DEMOCRACIA Se fosse possvel preencher os requisitos indispensveis constituio da verdadeira democracia, poderamos atingir uma sociedade em que a relao entre as pessoas se define pela amizade, que a recusa do servir. No entanto, trata-se de tarefa difcil, devido incompletude essencial da democracia. No h modelos a seguir, pois a noo de modelo supe uma imposio antecipada do que considerado certo ( por quem ? ). Ao contrrio, a democracia se autoproduz no seu percurso, e a rdua tarefa em que todos se empenham est sujeita aos riscos de enganos e desvios. Aceitar a diversidade de opinies, o desafio e a grandeza da tolerncia exerccio de maturidade, e sempre permanece em muitos a tentao da homogeneizao dos pensamentos e aes. Por isso, a democracia frgil e no h como evitar o que faz parte da sua prpria natureza. Pois se ela permite a expanso dos pensamentos divergentes, entre eles surgiro os que combatem a democracia, identificando-a natureza ou desejando simplesmente impor seu ponto de vista. O principal risco a emergncia do totalitarismo, representado por grupos que sucumbem seduo do absoluto e desejam restabelecer a ordem e a hierarquia. A condio do fortalecimento da democracia encontra-se na politizao das pessoas, que devem deixar o hbito ( ou vcio ? ) da cidadania passiva, do individualismo, para se tornarem mais participantes e conscientes da coisa pblica.

Texto extrado do livro Filosofando Introduo Filosofia Maria Lcia de Arruda Aranhas e Maria Helena Pires Martins Editora Moderna, capt. 17 pag. 179 a 183

A REVOLUO INDUSTRIA

de bens de produo se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidreltrica e a derivada do petrleo. O transporte se revoluciona, com a inveno da locomotiva e do barco a vapor. 1.900 at hoje- Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produo se automatiza; surge a produo em srie, a explode a sociedade de consumo de massa, com a expanso dos meios de comunicao, Avanam a indstria qumica e eletrnica, a engenharia gentica , a robtica.

Artesanato, Manufatura e Maquinofatura O artesanato, foi a primeira forma de produo industrial, surgiu no fim da Idade Mdia com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produo instalaes, ferramentas e matria-prima . Em casa, sozinho ou com a famlia , o arteso realizava todas as etapas da produo. A manufatura resultou da ampliao do consumo que levou o arteso a aumentar a produo e o comercio a dedicar-se produo industrial. O manufatureiro distribua a matria-prima e o arteso trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado.Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou arteso para dar acabamento aos tecidos, depois, tingir, e tecer e finalmente fiar. Surgiram fbricas , com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou pr causa da diviso social, isto cada trabalhador realizava uma etapa da produo. Na maquinofatura, o trabalhador estava submetido ao regime de funcionamento da mquina e gerncia do empresrio. Foi nesta etapa que se consolidou a REVOLUO INDUSTRIAL.

O PIONERISMO INGLS Quatro elementos essenciais concorreram para a industrializao: Capital Recursos Naturais Mercado

Transformao Agrria

Na base do processo. Est a Revoluo Inglesa de sculo XVII. Depois de vencer a monarquia, a burguesia conquistou os mercados mundiais e transformou a estrutura agrria. Os ingleses avanaram sobre esses mercados pr meios pacficos ou militares. A hegemonia naval lhes dava o controle dos mares. Era o mercado que comandava o ritmo da produo , ao contrrio do que aconteceria depois, nos pases j industrializados. Quando a produo criaria seu prprio mercado. At a Segunda metade de sculo XVIII a grande indstria inglesa era a tecelagem de l. Mas a primeira a mecanizar-se foi a do algodo, feito com matriaprima colonial ( Estados Unidos, ndia e Brasil ). Tecido leve ajustava-se aos mercados tropicais; 90% da Substituio das ferramentas pelas mquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produo domstico pelo sistema fabril constituiu A Revoluo Industrial, revoluo, em funo do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformao acompanhado pr notvel evoluo tecnolgica. A revoluo Industrial aconteceu na Inglaterra aconteceu na Inglaterra na Segunda metade do sculo XVIII e encerrou a transio entre feudalismo e capitalismo, a face de acumulao primitiva de capitais e de preponderncia do capital mercantil sobre a produo. Completou ainda o movimento da revoluo burguesa iniciada na Inglaterra no sculo XVII.

ETAPAS DA INDUSTRIALIZAO Podem-se distinguir trs perodos no processo de industrializao em escala mundial: 1.760 a 1.850- A Revoluo se restringe Inglaterra a oficina do mundo preponderam a produo de bens de consumo, especialmente txteis, e a energia a vapor.

1.850 a 1.900- A Revoluo espalha-se pr Europa, Amrica e sia, Blgica, Frana, Alemanha, Estados Unidos, Itlia, Japo, Rssia. Cresce a concorrncia, a indstria produo ia para o exterior e isto representava a metade de toda a exportao inglesa, portanto possvel perceber o papel determinante do mercado externo, principalmente colonial, na arrancada industrial da Inglaterra . As colnias contribuam com matria-prima, capitais e consumo. Os capitais tambm vinham do trfico de escravos do comrcio com as metrpoles colonialistas como Portugal. Provavelmente metade do ouro brasileiro acabou no Banco da Inglaterra e financiou estradas, portos canais . A disponibilidade de capital, associado a um sistema bancrio eficiente, com mais de quatrocentos bancos em 1790, explica a baixa taxa de juros, isto , havia dinheiro barato para os empresrios.

Depois de capital, recursos naturais e mercado, vamos ao quarto elemento essencial industrializao, a transformao na estrutura agrria aps a Revoluo Inglesa. Com a gentry no poder, dispararam os cercamentos, autorizados pelo parlamento. A diviso das terras coletivas beneficiou os grandes proprietrios. As terras dos camponeses, os yeomen, foram reunidas num s lugar to poucas que no lhes garantiam a sobrevivncia; eles se transformaram em proletrios rurais; deixaram de ser ao mesmo tempo agricultores e arteses. Duas conseqncias se destacam: Diminuiu a oferta de trabalhadores na industria domstica rural, no momento em que ganhava impulso o mercado, fornecedor, tornado-o indispensvel adotar nova forma de produo capaz de satisfaz-lo; A proletarizao abriu espao para o investimento de capital na agricultura, do que resultaram a especializao da produo, o avano tcnico e o crescimento da produtividade.

A populao cresceu, o mercado consumidor tambm e sobrou mo-deobra para os centros industriais.

A PRODUO SE MECANIZA

As invenes no resultam de atos individuais ou do acaso, mas de problemas concretos colocados para o homens prticos. O invento atende necessidade social de um momento; do contrrio, morto. Da Vinci imaginou a mquina a vapor no sculo XVI, mas ela s teve aplicao no sculo XVIII. Para alguns historiadores, a Revoluo Industrial em 1733 com a inveno da lanadeira volante , por John Kay. O instrumento, adaptado aos teares manuais, aumentou a capacidade de tecer, at o tecelo s podia fazer um tecido as largura de seus braos . A inveno provocou desequilbrio, pois comearam a faltar fios, produzidos na roca. Em 1767, James Hargreaves inventou a spinning jenny, que permitia ao arteso fiar de uma s vez at oitenta fios, mas eram finos e quebradios. A water frame de Richard Arkwright movida a gua , era econmica mas produzia fios grosso. Em 1779, Samuel rompton combinou as duas mquinas numa s, a mule, conseguindo fios finos e resistentes . Mas agora sobravam fios, desequilbrio corrigido em 1785, quando Edmond Cartwright inventou o tear mecnico. Cada problema surgido exigia nova inveno, pra mover o tear mecnico, ara necessrio uma energia motriz mais constante que a hidrulica, base de rodas-dgua, James Watt, aperfeioando a mquina a vapor, chegou mquina de movimento duplo, com biela e manivela que transformava o movimento linear do pisto em movimento circular, adaptando-se ao tear. Para aumentar a resistncia das mquinas, a madeira das peas foi substituda por metal, o que estimulou o avano da siderurgia. Nos Estados Unidos. Eli Whitney inventou o descaroador de algodo.

AS CONDIES DE VIDA DO PROLETARIADO

A revoluo Industrial enriqueceu muitos capitalistas, mas a grande maioria dos operrios vivia em pssimas condies. Os salrios erram baixssimos, a jornada de trabalho podia alcanar quatorze ou dezesseis horas por dia e no havia direito a frias. As fbricas eram imundas e barulhentas. Os patres, muito autoritrios, humilhavam os empregados. Grandes cidades, como Londres e Paris encheram-se de favelas e cortios, os pobres se amontoavam em bairros onde o esgoto e os ratos disputavam as ruas com os pedestres. A mquina a vapor dispensava a fora fsica. Com ela, o operrio no precisava ser musculoso, bastava agentar ficar em p controlando os mecanismos. Por causa disso os patres preferiam o trabalho das mulheres e, principalmente, das crianas, que recebiam pagamento menor pelo mesmo servio de um homem adulto. Quase todas a fbricas do comeo do sculo XIX empregavam crianas, meninos e meninas at 7 anos de idade ficavam, de dez a doze horas por dia suportando o frio mido, sem comer direito, respirando um ar poludo de fuligem, apanhando do capataz jamais iam escola nem brincavam. Acidentes de trabalho mutilavam dedos mos e braos. Muitas delas no resistiam e morriam. Enquanto isso, os burgueses continuavam enriquecendo, compravam manses, enchiam-nas de mveis luxuosos, promoviam festas para comemorar as vantagens do livre mercado .

A REVOLUO SOCIAL

A Revoluo social concentrou os trabalhadores em fbricas. O aspecto mais importante, que trouxe radical transformao no carter do trabalho, foi esta separao, que podemos dividir em duas partes, so elas: de um lado, encontra-se o capital e os meios de produo ( instalaes, mquinas , matria-prima ) do outro lado, encontra-se o trabalhador , os operrios passaram a ser assalariados dos capitalistas ( donos do capital )

Uma das primeiras manifestaes da Revoluo foi o desenvolvimento urbano. Londres chegou ao milho de habitantes em 1800. O progresso deslocouse para o norte, e para o centro , a principal cidade foi Manchester que passou a brigar uma grande massa de trabalhadores em condies miserveis. Os arteses , acostumados a controlar o ritmo de seu trabalho, agora tinham de submeter-se disciplina da fbrica e passaram a sofrer a concorrncia de mulheres e crianas. Na indstria txtil do algodo, as mulheres formavam mais da metade da massa de trabalhadores. As crianas comearam a trabalhar aos 6 ( seis ) anos de idade, no havia garantia contra acidente nem indenizao ou pagamento de dias parados nestes casos, pois havia muita mo-de-obra para serem substitudas. A mecanizao desqualificava o trabalho o que tendia a reduzir o salrio, havia freqentes paradas da produo, provocando desemprego. Nas novas condies, caam os rendimentos, contribuindo para reduzir a mdia de vida. Uns se entregavam ao alcoolismo, outros se rebelavam contra as mquinas e as fbricas e assim passaram a destruir a mquinas, pois eles pensavam que sem as mquinas haveria mais servio para todos. Na cidade de Lancaster em 1789 e em 1779 , houve um encontro entre governo e proprietrios de fbricas e o assunto era como impedir que os operrios destrussem as fbricas . Foi atravs desses dois encontros que o governo ingls criou leis rigorosas contra as revoltas luditas revoltas dos trabalhadores e enviou milhares de soldados para defender as propriedades dos burgueses . Os operrios rebeldes podiam at ser enforcados , surgiu a idia de uma defesa militar para proteger as empresas. A situao ficou cada vez mais insustentvel pois os camponeses e arteses estavam estimulados por idias vindas da Revoluo Francesa, e conseguiram fazer um levante contra a classe dominante. Assim a primeira garantia do trabalhador foi conquistada a lei Speenhamland ( que garantia uma renda mnima para o trabalhador que no conseguisse trabalho para sustentar a sua famlia ). Para que este projeto tivesse sucesso seria cobrado um imposto . Havia mais organizao entre os trabalhadores especialistas, como os penteadores de l, inicialmente, eles se reuniam para pagar o enterro do associado , com o passar do tempo esta associao passou a reivindicar melhorias para a sua categoria e assim surgiu os sindicatos. Os sindicatos procuravam atrair outros trabalhadores e organizar as lutas econmicas contra a burguesia. A mais influente forma de luta era a greve, a maioria dos trabalhadores de fbrica cruzava os braos e se recusava a trabalhar enquanto os patres no atendessem s suas reivindicaes. As principais exigncias dos trabalhadores eram aumento de salrio, diminuio da jornada de trabalho ( que em muitas fbricas chegava a quatorze horas pr dia ), a proibio do trabalho infantil. Os governos europeus do sculo XIX em geral ficavam do, lado dos capitalistas contra o proletariado. As leis os tribunais e a policia eram acionados contra os sindicatos e as greves. Muitos trabalhadores foram presos e at mortos pela policia.

Puxa, por que o governo no fazia leis a favor dos trabalhadores ? Simplesmente porque no havia representantes dos trabalhadores no governo ! . Na Inglaterra , por exemplo , o voto era censitrio. Ou seja, s votavam aqueles que tinham um alto nvel de renda. Os pobres estavam excludos da eleies . Por isso, a partir de 1830 firmou-se na Inglaterra o movimento cartista. O cartismo juntava operrios, arteses e at gente da pequena burguesia. Os cartistas redigiram um documento chamado carta do povo da o nome cartismo e o enviaram para o Parlamento ingls. A principal reivindicao do documento era o sufrgio universal masculino ( o direito de voto para todos os homens ). OP cartismo organizou gigantescos comcios em Londres. Mas o Parlamento permaneceu insensvel. Somente em 1867, os operrios especializados e a pequena burguesia conquistariam o direito de voto. Apesar de tudo, o cartismo foi importante para que o proletariado ingls adquirisse conscincia poltica.

AS IDIAS DE MALTHUS .

Para muitos burgueses, a culpa da misria era dos prprios trabalhadores. Assim pensava o economista ingls Thomas Malthus ( 1766 a 1834 ). Em seu Ensato sobre o principio da produo ( 1798 ) , Malthus diz que a quantidade de alimento que a humanidade produzia crescia em progresso aritmtica ( 1,2,3,4,5,6,7,...), mas a populao mundial crescia muito mais rpida, em progresso geomtrica ( 1,2,4,8,16,32,64,128,. . . ). Ou seja, a quantidade de bocas estaria aumentando tanto, que quantidade de alimento no era suficiente para alimentar todos . Qual seria a conseqncia disso ? Em breve haveria muito mais gente do que alimento disponvel para todos . A fome ento, seria inevitvel. E por que, para Malthus, a populao crescia to depressa, porque os pobres tinham muitos filhos, dizia ele. Portanto, os culpados pela pobreza seriam os pobres mesmos, que , as guerras, as pestes , as catstrofes naturais ( enchentes, terremotos ) e a prpria fome se incumbiam de reduzir a populao at um ponto de equilbrio enter a quantidade de pessoas e a comida. O que o governo deveria fazer ? . Absolutamente nada. As pessoas que defendiam leis sociais, hospitais para pobres, aposentadoria para os velhinhos, proteo, para os rfo eram malfeitores da humanidade, porque estavam lutando por recursos que fariam a populao crescer mais ainda. Malthus tambm criticava a distribuio de renda. Para ele, os nicos responsveis pelo desenvolvimento da economia, das artes e das cincias eram as classes ricas. Elas que investiam capital, elas que patrocinavam artistas e inventores. Por

isso, cobrar impostos dos ricos para ajudar as classes mais pobres seria grande prejuzo para toda a humanidade impediria o progresso da tecnologia e da economia, arruinaria o desenvolvimento cultural. Estas idias eram bem aceitas pela classe dominante pois vinha de encontro com os seus interesses

O LIBERALISMO DE ADAM SMITH

As novidades da Revoluo Industrial trouxeram muitas dvidas; Ser que a indstria beneficiaria todas as pessoas ? O individualismo e o espirito de competio capitalista no destruiriam a solidariedade humana ? O progresso econmico iria continuar ? O que o governo podia fazer em relao a isso tudo ?

O pensador escocs Adam Smith procurou responder racionalmente a essas perguntas. Em seu livro A riqueza das Naes ( l776 ) considerado a obra fundadora da cincia ecoTmica. Os argumentos de Smith foram surpreendentes. Ele dizia que o egosmo til para a sociedade, seu raciocnio era este . Quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade beneficiada Portanto correto dizer que os capitalistas s pensam em seus lucros, mas para lucrar, tm de vender produtos bons e baratos. O que, no fim, timo para o consumidores ento, j que o individualismo bom para toda a sociedade, o ideal seria que as pessoas pudessem atender livremente a seus interesses individuais. E, para Adam Smith, que que atrapalha os indivduos, que impedia a livre iniciativa ? O estado, dizia ele, para o autor escocs, o estado deveria intervir, o mnimo possvel sobre a economia, se as foras do mercado agissem livremente, a economia poderia crescer com vigor. Desse modo, cada empresrio faria o que bem entendesse com seu capital, sem Ter de obedecer a nenhum regulamento criado pelo governo. Os investimentos e o comrcio seriam totalmente liberados, sem a interveno do Estado o mercado funcionaria automaticamente como se houvesse uma mo invisvel ajeitando tudo. Ou seja, o vale-tudo capitalista promoveria, o progresso de forma harmoniosa ! Voc j pensou em como essas idias tm tudo a ver com o liberalismo econmico ? Os primeiros a tachar o mercantilismo e a defender o liberalismo econmico foram os economistas fisiocracias do ilusionismo francs . Mas os fisiocratas acreditavam que a agricultura a nica atividade produtiva possvel Adam Smith,

discordava. Para ele, todas as atividades que envolvem o trabalho humano so valiosas. E a indstria especial porque ela amplia a diviso do trabalho a especializao do trabalho , aumentando a produtividade. A confiana de Smith nas virtudes do capitalismo era to grande que a, a partir de suas idias, seria possvel concluir duas coisas; 1. que a economia iria crescer de modo espetacular; 2. que a produo de marcadorias seria to abundante que a pobreza iria desaparecer;

A primeira concluso era bastante realista. Um sculo depois, a economia industrial da Inglaterra e de outros pases cresceu mais ainda do que Smith tinha previsto. A misria, no entanto, no havia desaparecido. Ao contrrio, quanto mais a indstria crescia, maior era a misria do proletariado.

You might also like