You are on page 1of 4

Fonte Bibliogrfica: Riscos Fsicos, So Paulo, FUNDACENTRO, 1991.

FATORES QUE INFLUENCIAM NAS TROCAS TRMICAS A complexidade do estudo do calor resido no fato de haver diversos fatores ou variveis que influem nas trocas trmicas entre o corpo humano e o meio ambiente, e que definem, desta forma, a severidade da exposio ao calor. Entre os inmeros fatores que influem nas trocas trmicas, cinco principais devem ser considerados na quantificao da sobrecarga trmica: Temperatura do ar; Umidade relativa do ar; Velocidade do ar; Calor radiante; Tipo de Atividade.

Temperatura do ar A influncia da temperatura do ar no troca trmica entre o organismo e o meio ambiente pode ser avaliada, observando-se a defasagem, positiva ou negativa, existente entre esta temperatura e a temperatura da pele. Quando a temperatura do ar maior que a temperatura da pele, o organismo ganhar calor por conduo-conveco. Quando a temperatura do ar menor que a temperatura da pele, o organismo perde calor pelo mesmo mecanismo. A quantidade de calor ganha ou perdida diretamente proporcional defasagem existente entre as temperaturas, em cada um dos casos. Umidade Relativa do ar Influi na troca trmica que ocorre entre o organismo e o meio ambiente pelo mecanismo de evaporao. Embora, teoricamente, o organismo humano possa perder 600 Kcal/hora pela evaporao do suor, esta razo poder ser diminuda em funo da umidade relativa do ar. Se, por exemplo, a umidade relativa do ar for de 100%, este estar saturado de vapor de gua, o que certamente dificulta a evaporao do suor para o meio ambiente. Neste caso, a perda de calor por evaporao ser reduzida. Se, por outro, a umidade relativa do ar for 0% (zero por cento), haver condio para o organismo perder 600 Kcal/hora para o ambiente. Observando-se o que ocorre nos dois extremos acima descritos, torna-se fcil perceber que quanto maior a umidade relativa do ar, menos ser a perda de calor por evaporao. Velocidade do ar Pode alterar o intercmbio de calor entre o organismo e o ambiente, interferindo, tanto na troca de camadas de ar prximas ao corpo, aumentando o fluxo de calor entre este e o ar. Portanto, se a temperatura do ar for menor que a temperatura do corpo, o aumento da velocidade do ar implicar em maior perda de calor do corpo para o meio. Mas se a temperatura do ar for maior que a temperatura do corpo, este ganhar mais calor com o aumento da velocidade do ar. Conclui-se, neste caso, que a variao da velocidade do ar pode ter uma ao positiva ou negativa na troca trmica por conduo-conveco. No mecanismo de evaporao, o aumento da movimentao do ar perto da superfcie do corpo implica na remoo da camada de ar prxima da pele, que se encontra com alto teor de vapor de gua, proveniente da evaporao do suor. Desta forma, evita-se que a camada de ar que envolve o corpo fique com uma umidade relativa superior do ambiente e dificulte a evaporao do suor.

Pgina 1 de 4

Fonte Bibliogrfica: Riscos Fsicos, So Paulo, FUNDACENTRO, 1991. Observa-se que o aumento da velocidade do ar sempre facilita a perda de calor por evaporao. conveniente lembrar que, devido s limitaes fisiolgicas j descritas, a taxa de evaporao do suor no se elevar indefinidamente. Calor Radiante Quando um indivduo se encontra em presena de fontes apreciveis de calor radiante, isto , fontes que estejam emitindo considervel quantidade de radiao infravermelha, o organismo humano ganhar calor pelo mecanismo da radiao. No estudo do calor, este fator no deve ser desprezado, pois contribui significativamente para a elevao da sobrecarga trmica. Caso no haja fontes de calor radiante ou se as mesmas forem controladas, o organismo humano poder perder calor pelo mecanismo da radiao. Tipo de atividade Quanto mais intensa for a atividade fsica exercida pelo indivduo, tanto maior ser o calor produzido pelo metabolismo. Para indivduos que trabalham em ambientes quentes, o calor decorrente da atividade fsica constituir parte do calor total ganho pelo organismo e, portante, deve ser considerado, na quantificao da sobrecarga trmica. AVALIAO Na avaliao do calor, devem-se levar em considerao todos os parmetros que influem na sobrecarga trmica a que esto submetidos os trabalhadores. Para tanto, necessrio quantificar cada um destes parmetros e consider-los de forma adequada, obtendo, assim, resultados finais que expressem as condies reais de exposio. Com sabido, existem cinco fatores que devem ser considerados na avaliao do calor: Temperatura do ar; Umidade relativa do ar; Velocidade do ar; Calor radiante; Tipo de Atividade.

Combinando estes fatores adequadamente, determinam-se os ndices de conforto trmico e de sobrecarga trmica para cada local de trabalho. Tcnicas de Medio Os quatros primeiros so fatores ambientais e podem ser quantificados atravs de aparelhagem especial, mas a quantificao do calor produzido pela atividade fsica do trabalhador bastante complexa e, portanto, na prtica, apenas estimada atravs de tabelas ou grficos. Temperatura do Ar Deve ser medida com termmetro de mercrio comum, mas de funcionamento confivel, permitindo leituras at 1/10 de grau Celcius. Umidade Relativa do Ar Na medio deste parmetro, utiliza-se o aparelho denominado psicrmetro. Pgina 2 de 4

Fonte Bibliogrfica: Riscos Fsicos, So Paulo, FUNDACENTRO, 1991. O psicrmetro basicamente consitudo de dois termmetros idnticos colocados paralelamente. Um deles possui o seu bulbo revestido por tecido que deve ser umedecido com gua destilada durante a medio. Aps a estabilizao, faremos duas leituras: a temperatura de bulbo seco e a temperatura de bulbo mido. A temperatura de bulbo seco, nada mais do que a temperatura do ar, e, portanto, esta ltima pode ser obtida diretamente no piscrmetro. A circulao de ar pelos bulbos do termmetro um fator importante e deve ser observada. Da noobservncia deste detalhe resulta uma leitura incorreta, pois logo que o psicrmetro exposto ao calor, vapores de gua destilada so emitidos do bulbo mido para o ambiente, mantendo-se em equilbrio com a umidade do mesmo. Se no h movimentao adequada do ar, ocorre rpida saturao de vapor em torno do bulbo, invalidando a leitura. Os valores obtidos nos dois termmetros so colocados em um grfico denominado carta psicromtrica, obtendo-se desta forma a umidade relativa do ar. Velocidade do Ar A medio da velocidade do ar feita com aparelhos denominados anemmetros. Existe uma variedade muito grande de anemmetros, porm os mais indicados para o levantamento de calor so anemmetros bastante sensveis a pequenos fluxos de ar, que podem fazer leituras contnuas da movimentao de ar no direcional. Calor Radiante Este parmetro medido indiretamente atravs de um aparelho denominado termmetro de globo. composto de uma esfera oca de cobre com aproximadamente 15 cm de dimetro e um 1 mm de espessura, pintada externamente de preto-fosco; e um termmetro cujo bulbo deve localizar-se no centro da esfera. Este aparelho deve ser montado no local da medio sem contato direto com o suporte, a fim de evitar perda de calor por conduo. A leitura correta obtida aps 30 minutos da estabilizao do aparelho. Tipo de Atividade Exercida A quantidade de calor produzida pelo organismo proporcional ao esforo fsico despendido pelo trabalhador. Devido grande dificuldade em efetuar sua avaliao, este parmetro deve ser estimado atravs de tabelas que estabelecem valores em funo da atividade exercida. Local de medio Cabe ainda salientar a importncia da localizao dos aparelhos de medio. Estes devem ser montados no local onde permanecem o trabalhador, altura da regio do corpo mais atingida, para que as leituras representem as condies reais da exposio. ndices a Serem Considerados Existem diversos ndices que correlacionam as variveis que influem nas trocas entre o indivduo e o meio e, desta forma, permitem quantificar a severidade da exposio ao calor. Entre estes ndices os mais conhecidos so: Pgina 3 de 4

Fonte Bibliogrfica: Riscos Fsicos, So Paulo, FUNDACENTRO, 1991. TE - Temperatura Efetiva; TEC - Temperatura Efetiva Corrigida; IST - ndice de Sobrecarga Trmica (Belding and Hatch); IBUTG - ndice de Buldo mido - Termmetro de Globo; TGU - Temperatura de Globo mido.

O esquema abaixo mostra quais os fatores que cada ndice considera: Fatores que influenciam nas trocas trmicas Temperatura do Ar Umidade do Ar Velocidade do Ar Calor Radiante Tipo de Atividade Fatores considerados pelos ndices TE TEC IST, IBUTG, TGU

Observando-se o esquema apresentado, verifica-se que os ndices Temperatura Efetiva e Temperatura Efetiva Corrigida no consideram todos os fatores tidos como fundamentais para a correta avaliao da sobrecarga trmica e, portanto, so os menos recomendados para um adequado estudo da exposio ao calor. Estes ndices so conhecidos com ndices de conforto trmico. Os ndices IST, IBUTG e TGU consideram os cinco principais fatores que influenciam as condies de exposio ao calor e, portanto, so denominados, ndices de sobrecarga trmica.

Pgina 4 de 4

You might also like