You are on page 1of 3

AVALIAO DE PORTUGUS 9ANO NONE: _______________________________________________________________________ Texto I Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstculos

tcnicos clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Hava num estudo considerado revolucionrio pela revista britnica Nature, uma das mais importantes do mundo. [...] A notcia de que cientistas da Universidade do Hava desenvolveram uma tcnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do mtodo para clonar seres humanos. O Globo. Caderno Cincias e Vida. 23 jul. 1998, p. 36. Texto II Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de clulas de animais adultos, inclusive de alguns j clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edio de hoje da revista Nature. A tcnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embries da fertilizao ao nascimento trs vezes maior que a tcnica utilizada por pesquisadores britnicos para gerar a ovelha Dolly. Folha de S.Paulo. 1 caderno Mundo. 03 jul. 1998, p.16. 1. Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questo tratado apenas no texto I? A.( ) A divulgao da clonagem de 50 ratos. B.( ) A referncia eficcia da nova tcnica de clonagem. C.( ) O perigo do emprego errado da eficcia da tcnica. D.( ) A informao acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento. 2. No texto I em qual trecho fica claro uma opinio do autor? A.( ) Eles foram produzidos por dois cientistas... B.( ) ...uma das mais importantes do mundo. C.( ) ...derrubaram os obstculos tcnicos clonagem... D.( ) ...desenvolveram uma tcnica eficiente... 3. No texto II o autor escreveu o trecho ...inclusive de alguns j clonados. para: A.( ) Dar continuidade no texto evitando repeties. B.( ) Enfatizar ratos clonados. C.( ) As duas respostas anteriores esto corretas D.( ) Nenhuma das respostas esto corretas 4. No texto I no trecho ...derrubaram os obstculos tcnicos... significa que: A.( ) Tecnicamente no era possvel fazer clones de clones. B.( ) Os cientistas colocaram abaixo estudos anteriores sobre clonagem e no conseguiram realizar novas experincias com clones. C.( ) Os cientistas colocaram abaixo estudos anteriores sobre clonagem. D.( ) As alternativas A e C so corretas. 5. A tirinha abaixo retrata uma situao de humor no primeiro momento de leitura e numa segunda leitura retrata um problema social nesse incio de milnio. Respectivamente eles so: (A) Significado atribudo palavra TORCER e bulling. (B) Significado atribudo palavra TORCER e indignao do vendedor. (C) Significado atribudo palavra TORCER e a propagao do preconceito por meio da linguagem no verbal. (D) Significado atribudo a bandeirinha e bulling.

6. No trecho do poema abaixo o poeta utilizou vrios recursos lingusticos para evidenciar a quem especificamente ele direcionava. De acordo com o poema pode-se dizer que: Chopis Centis At que tava gostoso, Eu 'di' um beijo nela Mas eu prefiro aipim E chamei pra passear Quanta gente, A gente 'fomos' no shopping, Quanta alegria, Pra 'm de' a gente lanchar A minha felicidade Comi uns bichos estranhos, um credirio Com um tal de gergelim Nas Casas Bahia (2x) ... (A) 'di', 'fomos', 'm de' so expresses utilizadas por jovens. (B) Comi uns bichos estranhos, so expresses utilizadas por pessoas simples que nunca comeram gergelim. (C) Mas eu prefiro aipim, so marcas especcifcas da regio centro-oeste. (D) Em todo o poema h marcas regionalistas caractersticas das regies interioranas do pas.

Texto 1

texto2 Adolescncia A adolescncia uma fase da vida em que o amor intenso, por isso, preciso ter cuidado ao se relacionar e ter sempre ps no cho, responsabilidade para no arrepender-se mais tarde de suas aes.

7. (A) (B) (C) (D)

Os textos acima falam da adolescncia. Tanto o texto 1 quanto o 2: mostram que os adolescentes sabem que se deve ter os ps no cho para no sofrerem. que a adolescncia divertida mas, pode ser cruel. A alegria de viver dos adolescentes.. que os adolescentes lidam com o amor de forma intensa.

8.0 No texto 2 o trecho responsabilidade para no arrepender-se... fica claro que: (A) o autor do texto um jovem. (B) o autor do texto um adolescente arrependido.

(C) o autor do texto uma pessoa que prope aos adolescentes uma reflexo sobre essa fase da vida. (D) o autor do texto uma me que d conselho aos filhos. 9.0 Leia a tirinha e responda e marque a alternativa correta.

(A) O fato de Mafalda referir-se a palavra POLTICA como palavro tem um trao de humor, mas mostra a incredulidade dos jovens em relao aos polticos brasileiros. (B) Manolito respondeu poltica sem pensar e Mafalda se confundiu em seus pensamentos. (C) No h trao de humor, mas sim de desrespeito aos polticos. (D) Manolito e Mafaldas no gostam de polticos. 10. Leia os textos abaixo e marque a alternativa correta.

TEXTO 1

TEXTO 2

(A) (B) (C) (D)

Os textos tratam do problema da seca no Brasil. O texto 1 trata do problema da seca no Brasil e o dois do problema da gua potvel. O Texto 2 mostra que a gua do planeta suficiente. Os dois textos tratam do problema da escassez de gua no mundo.

11. O texto 2 nos remete a uma contradio. Por qu? (A) A terra possui de gua e no deveria estar morrendo de sede. (B) As torneirinhas no texto 2 significa que o homem j tomou conscincia que a gua no planeta est pouca. (C) Aparece gua somente no hemisfrio Sul. (D) O planeta sofre o aquecimento global e consegue sobreviver equilibradamente. 12. Na frase A vida sem amigos como o cu sem estrelas, pois so eles que nos iluminam dos dias mais escuros. (A) As palavras sublinhadas foram escritas para dar continuidade no texto sem repeties. (B) As palavras sublinhadas substitui a palavra amigos e no interfere na continuidade do texto. (C) As palavras sublinhadas so pronomes indeterminados. (D) As palavras sublinhadas so pronomes demonstrativos. 13. Faa um breve relato dos livros que voc leu.

You might also like