You are on page 1of 22

1.

000
Questes comentadas de Informtica para concursos

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

Para adquirir a apostila de 1.000 Questes comentadas de Informtica para concursos acesse o site:

www.odiferencialconcursos.com.br

SUMRIO

APRESENTAO........................................................................................3 HARDWARE, SOFTWARE E BACKUP......................................................4 SISTEMA OPERACIONAL E GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS..........33 EDITOR DE TEXTO....................................................................................74 PLANILHA.................................................................................................120 INTERNET, INTRANET E SEGURANA NA REDE...............................166 CORREIO ELETRNICO.........................................................................210 QUESTES DE PROVAS RECENTES....................................................232 RESPOSTAS............................................................................................391 BIBLIOGRAFIA.......................................................................................722

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

APRESENTAO

A informtica est cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. No entanto, constitui-se um tpico muito abrangente, complexo e bastante exigido pelas bancas organizadoras de concursos. Aprofundar o conhecimento na rea essencial para que se possa galgar o caminho do sucesso profissional. Por vezes, muito comum ouvirmos concurseiros dizendo que tm domnio em Informtica, e por isso mesmo no do a importncia devida ao estudo desta disciplina. Eles acreditam que acessar um site, compartilhar informaes nas redes sociais, etc. conduz ao conhecimento necessrio para alcanar o sucesso em um certame. No entanto, o estudo e a prtica de exerccios so importantes para a conquista do conhecimento tcnico e terico exigido pelas bancas. Assim, um bom material preparatrio deve trazer assuntos atualizadssimos sobre conceitos de Hardware e Software; Sistemas operacionais Windows e Linux; Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer); Planilhas eletrnicas (Excel e BrOffice.org Calc); Editor de Apresentaes (PowerPoint e BrOffice.org Impress); Conceitos de tecnologias relacionadas Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox, Chrome, etc.), correio eletrnico; Conceitos de proteo e segurana, realizao de cpias de segurana (backup), vrus e Antivrus. Conceitos de organizao e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas etc. Nunca demais lembrar que a prtica de exerccios que fixa o conhecimento e prepara o candidato para reconhecer as armadilhas preparadas pelas bancas organizadoras dos certames, pois muitas vezes conhecer determinado assunto no suficiente para assimilar a forma como este conhecimento cobrado nas provas. Diante disso, estamos disponibilizando uma apostila com 1.000 questes comentadas que abrange todo o contedo exigido nos editais. Nada melhor para aprofundar o conhecimento do que resolver exerccios, principalmente quando estes possuem respostas com comentrios objetivos e de fcil compreenso. A quantidade de questes aliada qualidade, rapidez no envio e ao compromisso de conduzir o candidato ao sucesso representam todo nosso diferencial.

Wilma G. Freitas

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

QUESTES

1. Considere que numa planilha do Microsoft Excel a clula C1 contm a seguinte frmula: =$A$1+$B$1 Caso esta frmula seja copiada para a clula C2, a frmula que estar contida em C2 ser: a) =$A$2+$B$2. b) =A2+B2. c) =$A$1+$B$1. d) =C1>C2. e) =C2>C1.

2. No Microsoft Word, uma srie de comandos e instrues que podem ser agrupadas como um nico comando com o objetivo de automatizar uma tarefa constitui um(a): a) Pargrafo. b) Seo. c) Fonte. d) Macro. e) Clip-art.

3. Quando estamos editando um texto com o aplicativo BrOffice Writer e desejamos ver na tela as marcas de pargrafos e outros caracteres de formao escondidos, devemos ativar na barra de ferramentas o cone: a) b) c) d) e)

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

4. O Windows permite a conexo com uma pasta de rede compartilhada bem como a atribuio de uma letra de unidade conexo para que se possa acess-la usando Meu Computador. Para fazer isso, deve-se clicar com o boto direito em Meu Computador e escolher: a) Meus locais de rede. b) Procurar computadores. c) Explorar. d) Gerenciar. e) Mapear unidade de rede.

5. Para iniciar uma nova apresentao em branco no PowerPoint, possvel usar a opo Apresentao em branco, do Painel de Tarefas, ou ainda o boto Novo, que fica no incio da barra de ferramentas padro. Ao fazer isso, o Painel de Tarefas ser modificado para a) Mostrar formatao b) Barra de ttulos c) Apresentao d) Layout do slide e) Barra de desenho

6. No Microsoft Excel 2010, a partir da sua configurao padro, a figura ilustra uma planilha que est sendo editada.

O resultado da frmula =SOMA(A2:B4) + B3 * 2, quando aplicada na clula C5, a) 24. b) 26. c) 28. d) 30. e) 32.

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

7. Com relao a correio eletrnico, assinale a opo correta. a) Um endereo de e-mail deve ser composto obrigatoriamente pela seguinte sequncia de itens: nome do usurio (real ou fictcio); caracteres @; nome do pas em que est cadastrado o endereo; tipo de instituio a que pertence o endereo, seja comercial (.com), governamental (.gov), ou uma rede (.net). b) Para enviar com sucesso, pela internet, uma mensagem de correio eletrnico, necessrio saber o endereo correto do destinatrio, sem erros de digitao, j que a troca de um nico caractere do e-mail pode fazer que a mensagem retorne ou seja encaminhada a outro destinatrio. c) A comunicao por e-mail ocorre de forma sncrona, em que, durante a escrita da mensagem, o emissor est conectado rede, e o receptor s pode receb-la quando estiver conectado no momento em que a mensagem for enviada. d) Quando se envia uma mensagem de correio eletrnico, ela automaticamente armazenada na caixa postal do destinatrio, a qual est localizada no seu computador pessoal, protegida por senha. e) O servio de WebMail permite que o usurio acesse o seu computador pessoal pela Internet para visualizar as mensagens que foram baixadas anteriormente.

8. No Microsoft Windows 7, a partir da sua configurao padro, a figura ilustra opes que so acessadas pelo seguinte menu:

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

a) b) c) d) e)

Painel de Controle. Ferramentas do Sistema. Acessrios. Sistemas. Configurao.

9. No que se refere ao sistema operacional Linux, assinale a opo correta. a) No Linux, Konkeror um editor de textos que tem funcionalidades semelhantes s do Word, mas permite acessos a arquivos em diversos formatos, alm do .doc. b) No possvel instalar o Linux em uma mquina em que j esteja instalado outro sistema operacional, por isso gera incompatibilidade entre eles. c) O Linux tem-se tornado atrativo para o uso em funo da reduo progressiva do custo de suas verses, que se tornam mais baratas quando comparadas s solues de mercado, alm de ser mais fcil de se instalar. d) O KDE Control Center oferece opes de configurao do ambiente Linux, tendo funcionalidades equivalentes s do Painel de Controle do Windows. e) A segurana do sistema operacional Linux est no fato de permitir o uso de apenas um usurio por computador, o que evita a necessidade de senhas ou outras formas de restrio de acesso. 10. Para repetir uma linha de cabealho de uma tabela no incio de cada pgina do MS Word, deve-se, na janela Propriedades da tabela, assinalar a referida opo na guia. a) Tabela. b) Pgina. c) Linha. d) Cabealho. e) Dividir tabela.

11. No que se refere ao Internet Explorer e Outlook Express, julgue os itens subsequentes. No Internet Explorer, ao acessar uma pgina por meio do protocolo seguro HTTP, que utiliza o algoritmo de criptografia SSL (secure socket layer), o
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

usurio informado pelo navegador, mediante a exibio de um cone contendo um cadeado, de que a conexo segura. ( ( ) FALSA ) VERDADEIRA

12. A respeito dos conceitos e aplicativos dos ambientes Microsoft Office e BROffice, julgue os itens a seguir. I. O Microsoft Word possui opes que permitem maior agilidade durante a edio de documentos, por exemplo, evitando perdas de informaes digitadas ou formataes realizadas. Entre essas opes, os botes permitem, respectivamente, recortar um objeto qualquer no documento, como um trecho do texto ou uma imagem, copiar esse objeto para a rea de transferncia e colar tal objeto em determinado local no documento. Essas aes tambm podem ser realizadas com o uso das teclas , respectivamente. II. No Microsoft Word, ao se selecionar um trecho de um texto digitado, esse trecho aparecer na tela do monitor com uma marcao, que pode ser uma tarja preta sobre ele. Nessas condies, caso se pressione a tecla , o trecho selecionado ser substitudo por completo pelo caractere referente tecla pressionada. III. No BROffice Writer, para se desfazer ou restaurar uma digitao, necessrio, inicialmente, selecionar com o mouse o trecho do texto que se deseja alterar e, em seguida, clicar os botes adequados na barra de ferramentas ou acionar, respectivamente, as teclas . Est(ao) Corretas: a) b) c) d) e) I, apenas I e III, apenas. I e II, apenas. III, apenas. I, II e III.

13. Acerca de navegao, correio eletrnico, grupos de discusso e ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue os itens que se seguem.
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

I.

Ao verificar a caixa postal de correio eletrnico, na realidade, o usurio acessa o servidor central de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereo do usurio reconhecido por sua senha pessoal e intransfervel. Uma das formas de busca de informaes na internet utilizando os stios de busca, como o Google, por meio da utilizao de operadores booleanos, os quais podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada. Um stio de chat ou de bate-papo um exemplo tpico de grupo de discusso em que os assuntos so debatidos em tempo real. Para essa finalidade, a comunicao pode ser de forma assncrona, o que significa que desnecessria a conexo simultnea de todos os usurios.

II.

III.

Est(ao) Corretas: a) b) c) d) e) I, apenas II, apenas. I e II, apenas. III, apenas. I, II e III.

14. Marque V, se a assertiva for VERDADEIRA e F, se for FALSA: A ferramenta mais adequada para se fazer o gerenciamento de pastas e arquivos no ambiente Windows o Internet Explorer, que permite organizar as informaes de maneira estruturada e hierrquica. ( ) VERDADEIRA ( ) FALSA

15. Quanto ao uso seguro das tecnologias de informao e comunicao, julgue o item que se segue. Uma das formas de bloquear o acesso a locais no autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores por meio da instalao de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estaes de trabalho. ( ( ) FALSA ) VERDADEIRA

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

16. O sistema de arquivos de mais simples e compatvel com praticamente todos os sistemas operacionais Windows e tambm com dispositivos como cmeras, palmtops, celulares e mp3 players denomina-se. a) EXT3. b) NTFS. c) HPFS. d) FAT32. e) FAT16.

17. Assinale a opo correta com relao ao sistema operacional Windows 7. a) O Windows 7 possui, aparente em todos os aplicativos que so executados nesse sistema operacional, uma barra de ferramentas de janela padro com opes de abrir ou fechar arquivos ou pastas, acessar a unidade de rede e ligar ou desligar. b) A opo Mapear unidade de rede, acessada diretamente pelo cone , permite identificar onde est localizado um arquivo que se deseja encontrar na mquina em uso. c) Por meio da opo Propriedades da barra de tarefas e do menu Iniciar do Windows 7, possvel ter acesso rpido e imediato s opes Salvar, Imprimir, Importar e Exportar os arquivos que so utilizados pelo usurio. d) Em Propriedades de Disco Local (C:) do Windows 7, possvel ter acesso a informaes acerca da quantidade de espao usado e de espao livre no HD. Tambm possvel acessar a ferramenta Limpeza de disco para otimizar a distribuio de arquivos no HD. e) O Painel de Controle do Windows 7 oferece um conjunto de ferramentas teis para que os usurios configurem suas tarefas bsicas, como receber e enviar e-mails, acessar os programas e as ferramentas de entretenimento e acessar a pasta Meus documentos, entre outras.

18. Quanto aos aplicativos do ambiente BROffice, assinale a opo correta. a) A opo Salvar Tudo do Writer permite salvar em um nico documento todas as alteraes que foram feitas nele por um ou mais usurios. b) No aplicativo Calc, possvel montar formulas de clculo mais avanadas e com opes que no existem no Excel, visto que o primeiro um software livre desenvolvido e disponibilizado para uso muito antes do ltimo.
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

c) Ao se atualizar um documento no Writer, possvel desfazer as alteraes feitas, considerando o estgio em que ele foi salvo pela ltima vez, a partir do comando Recarregar do menu Arquivo. d) Uma das vantagens dos aplicativos da sute BROffice a ausncia de assistentes de produo de documentos, pois eles so de pouca ajuda e confundem o usurio durante a edio de documentos ou apresentaes, visto que no possuem interface amigvel ou uma linguagem prxima do usurio. e) Para se inserir uma nova frmula no Calc, deve-se usar a opo Calcular do menu Ferramentas.

19. Assinale a opo que contm apenas ferramentas de navegao e de correio eletrnico utilizadas em redes de computadores. a) Internet Explorer, Mozilla Firefox, Outlook, Outlook Express. b) Chat, ICQ, MSN, Twitter. c) WAIS, Web, WWW, Finger. d) Goher, Usenet News, Wais, Netnews. e) Frum, HomePage, Password, Usenet.

20. Em uma planilha do BrOffice.org 3.1 Calc foram colocados os nmeros 3 e 7, respectivamente, nas clulas A1 e A2. Selecionandose ambas as clulas e arrastando-as pela ala de preenchimento disponvel na A2, o resultado A9 ser: a) 15. b) 18. c) 28. d) 35. e) 42.

21. A certificao digital funciona com base em um documento eletrnico e em um recurso, que so denominados, respectivamente, de: a) Certificado de dado digital seguro e rastreamento digital. b) Certificado digital e assinatura digital. c) Segurana digital e informao digital. d) Segurana digital e dado digital. e) Certificado de segurana e informao digital. .

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

RESPOSTAS

1.

Resposta: C
Comentrio No Excel raramente usamos valores numricos dentro dos clculos aritmticos, mais comum usarmos referncias s clulas que possuem os valores apontando para seus endereos na planilha.

No caso especfico desta questo, veja o exemplo abaixo:

2.

Resposta: D
Comentrio Macro um pequeno programa que podemos criar dentro do Word para automatizar tarefas, desde as mais simples, como formatar caracteres, at as mais complexas, como transmitir dados pela Internet. Os macros so criadas com uma linguagem de programao conhecida como VBA (Visual Basic para Aplicaes), que acompanha o Microsoft Office. Portanto, possvel criar macros dentro do Word, do Excel, do Access...

3.
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

Resposta: B
Comentrio

4.

Resposta: E
Comentrio Mapeamento a associao de uma pasta compartilhada em uma rede de computadores a uma letra de unidade disponvel em um computador local. Pois alguns usurios devem acessar as mesmas unidades e pastas compartilhadas com frequncia. Embora a unidade ou a pasta compartilhada possa ser facilmente acessada quando pesquisada em Meus locais de rede, essa tarefa pode tornar-se desnecessariamente repetitiva para a conexo com compartilhamentos comuns. 5.

Resposta: D
Comentrio Os layouts padro incorporados disponveis no PowerPoint 2010 so semelhantes aos disponveis no PowerPoint 2007 e nas verses anteriores. Quando voc abre uma apresentao em branco no PowerPoint, o layout padro denominado Slide de Ttulo (mostrado abaixo) aparece, mas h ainda outros layouts padro que podem ser aplicados e utilizados.

http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/o-que-e-um-layoutde-slide-HA010338412.aspx
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

6. Resposta: A
Comentrio

7. Resposta: B
Comentrio O correio eletrnico surgiu com o objetivo de facilitar a comunicao e a troca de ideias entre as pessoas que estavam construindo e experimentando a Internet. O correio eletrnico um tipo de correio disponvel pela Internet. O usurio possui uma caixa postal eletrnica simbolizada por um endereo do tipo seunome@nomedoseuprovedor.com.br. Por se tratar de um endereo nico, qualquer alterao pode fazer com que a mensagem no seja transmitida ou chegue a um destino incorreto.

8. Resposta: C
Comentrio

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

9. Resposta: D
Comentrio

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

Um recurso bastante interessante do KDE a sua personalizao. Cada usurio do sistema pode configurar o KDE da maneira que achar mais funcional e/ou atraente, criando atalhos e modificando seus menus. Este um recurso que todos os gerenciadores tm, mas o KDE permite que sejam feitas configuraes ainda mais simples ou complexas com uma ferramenta chamada kpersonalizer (que modifica drasticamente o ambiente, podendo deixar ele semelhante a gerenciadores como o Mac OS 10 ou mesmo do Windows9X / XP) e pode gerenciar at 16 ambientes de trabalho simultaneamente, dependendo das necessidades de cada usurio do sistema.

10. Resposta: C
Comentrio

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

11. Resposta: V
Comentrio HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure ), uma implementao do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos atravs de uma conexo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente atravs de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS a 443. O protocolo HTTPS utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informao transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online. A existncia na barra de tarefas (normalmente do lado direito) de um cadeado demonstra a certificao de pgina segura (SSL).

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

12. Resposta: C
Comentrio I. Crtl + X = Recortar Ctrl + C = Copiar Ctrl + V = Colar II. Quando selecionamos um texto previamente digitado e comeamos a digitar, o contedo selecionado ser substitudo pelo novo contedo. III. Ctrl + Z = Desfazer Ctrl + Y = Refazer Contudo essa opo pode ser utilizada sem a necessidade de selecionar o contedo desejado. 13.

Resposta: B
Comentrio Operadores Booleanos so palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa. So eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NO e devem sempre serem digitados em letras maisculas para diferenci-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que est sendo pesquisado. O operador booleano AND funciona como a palavra "e", fornecendo a intercesso, ou seja, mostra apenas artigos que contenham todas as palavras chaves digitadas, restringindo a amplitude da pesquisa. Ex: Leishmaniasis AND Diagnosis. O operador NOT inclui o primeiro termo e exclui o segundo termo da pesquisa. Ex: Leishmaniasis NOT Animal. Sero mostrados artigos que contenham o termo "Leishmaniasis" e que no contenham o termo "Animal". O operador OR funciona como a palavra "ou", mostrando a unio dos conjuntos, ou seja, a base de dados fornece a lista dos artigos que contenham pelo menos uma das palavras, ampliando o resultado da pesquisa. Ex: Leishmaniasis OR Toxoplasmosis.

14.

Resposta: F
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

Fundamento O Internet Explorer o navegador de Internet padro. Para gerenciar arquivos e pastas, o programa padro no ambiente Windows o Windows Explorer.

15. Resposta: V
Comentrio Na Internet, os hackers utilizam cdigos mal-intencionados, como vrus, worms e cavalos de Tria, para tentar encontrar computadores desprotegidos. O firewall auxilia na proteo da sua mquina contra esses e outros ataques segurana.

16. Resposta: E
Comentrio FAT16 o sistema de arquivos utilizado pelo MS-DOS, incluindo o DOS 7.0, e pelo Windows 95, sendo compatvel tambm com o Windows 98 e a maioria dos sistemas operacionais usados atualmente. Hoje em dia, a FAT 16 uma espcie de pau pra toda obra, pois HDs formatados neste sistema podem ser acessados sem dificuldade no Windows XP, Vista, Seven, Linux, e em vrios outros sistemas. Porm, apesar da versatilidade, a FAT 16 possui pesadas limitaes. O sistema de arquivos adota 16 bits para o endereamento de dados,
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

permitindo um mximo de 65526 clusters, que no podem ser maiores que 32 KB. Esta justamente a maior limitao da FAT 16: como s podemos ter 65 mil clusters com tamanho mximo de 32 KB cada, podemos criar parties de no mximo 2 Gigabytes utilizando este sistema de arquivos. Caso tenhamos um HD maior, ser necessrio dividi-lo em duas ou mais parties. O sistema operacional reconhece cada partio como um disco distinto: caso tenhamos duas parties, por exemplo, a primeira aparecer como C:\ e a segunda como D:\, exatamente como se tivssemos dois discos rgidos instalados na mquina.

17.

Resposta: D
Comentrio

18.

Resposta: C
1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

Comentrio possvel alterar qualquer documento j salvo anteriormente, tanto no Microsoft Word tanto no BROffice, bastando abrir o arquivo e fazer as devidas alteraes. 19.

Resposta: A
Comentrio Internet Explorer, Mozilla Firefox, so navegadores, tambm chamados de Browsers, so utilizados para carregar pginas na web como Google, Banco do Brasil etc. Outlook e Outlook Express so programas cliente de correio eletrnico desenvolvido pela Microsoft e distribudo junto com o Sistema Operacional Windows. 20.

Resposta: D
Comentrio

21. Resposta: B
Comentrio Os computadores e a internet so largamente utilizados para o processamento de dados e para troca de mensagens e documentos entre cidados, governo e empresas. No entanto, estas transaes eletrnicas necessitam da adoo de mecanismos de segurana capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e intregridade s informaes eletrnicas. A certificao digital a tecnologia que prov estes mecanismos.

1.000 questes comentadas de Informtica

1.000
Questes comentadas de Informtica para concursos

BIBLIOGRAFIA

Sites http://www.clubedohardware.com.br/ http://www.guiadohardware.net/ http://www.baboo.com.br/ http://www.microsoft.com/pt/br/default.aspx

Dicionrio http://www.clubedohardware.com.br/dicionario/ http://www.guiadohardware.net/termos/


Sistema Operacional

http://www.clubedohardware.com.br/pagina/windows http://www.baboo.com.br/page.asp?p=windows

Hardware http://www.clubedohardware.com.br/pagina/armazenamento http://www.clubedohardware.com.br/pagina/placasmae http://www.clubedohardware.com.br/pagina/processadores http://www.gdhpress.com.br/hardware/ http://www.guiadohardware.net/artigos/ http://www.intel.com/

Internet http://www.clubedohardware.com.br/pagina/redes

Para adquirir a apostila digital de 1.000 Questes comentadas de Informtica para Concursos acesse o site:

www.odiferencialconcursos.com.br ATENO: ESSA APOSTILA SER ENVIADA SOMENTE VIA E-MAIL


1.000 questes comentadas de Informtica

You might also like