You are on page 1of 7

27

QUESTO 46

Uma encruzilhada metablica celular interessante, que leva liberao de energia qumica para diversos metabolismos celulares, est representada abaixo.

Aminocidos Monossacardeos

cidos Graxos

INCORRETO afirmar: a) b) c) d) O alimento que ingerimos fornece macromolculas que devem ser hidrolizadas em menores por enzimas digestivas, para a absoro intestinal. Aminocidos, monossacardeos e cidos graxos podem ser usados na respirao celular, e os eltrons removidos so transportados na cadeia respiratria. Carboidratos e cidos graxos podem ser completamente degradados por processos fermentativos, liberando, contudo, menos energia que a respirao dos mesmos. O ciclo de Krebs um ponto de encontro de diferentes caminhos metablicos representando uma economia no nmero de enzimas para a oxidao completa de diferentes nutrientes.

26

QUESTO 45

A vacinao uma maneira de se prevenir contra doenas causadas por vrus ou bactrias.

Nvel de anticorpos no plasma sanguneo

RESPOSTA SECUNDRIA

RESPOSTA PRIMRIA

Dose sensibilizadora

Dose de reforo

Observe o esquema acima e marque a opo INCORRETA. a) b) c) d) Na recepo do antgeno, pela primeira vez, o tempo para a produo de anticorpos maior, e sua quantidade menor que no reforo. A imunizao produzida em nosso organismo por vacinas passiva, e normalmente a doena no se manifesta, nem mesmo de forma branda. A memria imunolgica deixa o organismo preparado ou programado para reagir, mais prontamente, contra um determinado antgeno. Na recepo do mesmo antgeno pela segunda vez, o tempo de produo de anticorpos menor, e a sua quantidade maior.

25

QUESTO 44
A doena hemoltica do recm-nascido (DHRN) causada pela incompatibilidade sangunea do Fator Rh entre o sangue materno e o sangue do beb. O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres Rh negativo que estejam gerando um filho Rh positivo. Ao passarem para a me, as hemcias do feto, que carregam o Fator Rh, desencadearo um processo em que o organismo da me comear a produzir anticorpos anti-Rh. Esses anticorpos chegaro, atravs da placenta, at a circulao do feto, destruindo as suas hemcias. O heredograma a seguir representa uma famlia, na qual a criana indicada pela seta desenvolveu a DHRN e como terapia recebeu transfuses sanguneas aps o nascimento.

Rh positivo

Rh negativo 1 2

DHRN

10

Com base nas informaes acima e em seus conhecimentos, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) Aps o nascimento, a criana pode ter recebido sangue de um doador Rh negativo que no fosse sua me. No heredograma, todos os homens normais representados so heterozigotos para a produo do Fator Rh. O indivduo 4, representado no heredograma, s no desenvolveu a DHRN, pois sua me deve ter recebido soroterapia preventiva durante a gestao. A chance de o prximo filho do casal 7 x 8 ser Rh positivo de 50%, mas, mesmo sendo Rh positivo, no normalmente esperado que desenvolva DHRN.

24

QUESTO 43
O grfico apresenta a taxa metablica basal, de sete diferentes animais, medida em duas diferentes condies ambientais (A e B).

Camundongo Taxa metablica basal (litros de O2 . Kg-1 . h-1)

Condio A Condio B

Rato Coelho Co Homem Vaca Elefante

0,1

10 Massa corporal (kg)

100

1000

Analisando o grfico com base em seus conhecimentos, correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) A condio A deve apresentar temperaturas ambientais mais elevadas do que a condio B. Para todos os animais representados, alteraes na taxa metablica basal podem estar ligadas manuteno da homeotermia. A demanda de nutrio calrica para a manuteno do metabolismo basal, por unidade de massa corporal, decresce do camundongo para o elefante. Quanto maior o animal representado, menor o seu metabolismo basal por unidade de massa corporal.

23

QUESTO 42
O esquema ilustra a difuso de gs carbnico para dentro e para fora dos capilares sanguneos dos tecidos alimentados pela grande circulao e pela pequena circulao, respectivamente. De acordo com o esquema, as difuses podem deslocar o equilbrio da reao de formao do cido carbnico.

RESPIRAO PULMONAR
CO2

CAPILAR PULMONAR

CO2 + H20

H2CO3

HCO3 + H

CAPILAR MUSCULAR

CO2 + H20
+

H2CO3

HCO3 + H

CO2
RESPIRAO CELULAR

Utilizao do bicarbonato para compor o suco pancretico

Utilizado para a produo de cido clordrico do suco gstrico

Com base no esquema, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) Nos capilares de tecidos com altas taxas de oxidao de componentes orgnicos, deve ocorrer acidificao do sangue. O aumento da frequncia respiratria pulmonar decorrente de exerccios fsicos um mecanismo que favorece a acidificao sangunea. Parte do CO2 produzido na respirao celular pode ser liberada no intestino delgado. De uma maneira geral, deve-se esperar que o sangue venoso seja mais cido que o sangue arterial.

22

QUESTO 41
O grfico representa uma possvel evoluo da composio relativa de alguns gases na atmosfera terrestre ao longo de 4,6 bilhes de anos. Fatores biticos e abiticos foram responsveis pelas alteraes na composio relativa e absoluta dos gases atmosfricos.

Porcentagem de Gases na Atmosfera (por massa)

80 70 60 50 40 30 20 10

CO2 N2 CH4

O2

Surgimento das cianobactrias

Colonizao da crosta terrestre

Origem da vida

Com base nas informaes acima, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) O metabolismo das cianobactrias contribuiu para o aumento da concentrao de O2 na atmosfera terrestre. A reduo dos nveis de nitrognio, aps a colonizao da crosta terrestre, pode estar ligada ao aumento da fixao do nitrognio e sua imobilizao na biomassa. O aumento na concentrao de O2, aps a colonizao da crosta terrestre, pode ser creditado ao aumento da taxa de fotlise da gua. Antes das cianobactrias, no existiam organismos autotrficos ou capazes de realizar processos respiratrios.

21

PROVA DE BIOLOGIA II

QUESTO 40
As figuras mostram um potmetro e um grfico com curva de transpirao estomtica e cuticular de uma planta. O potmetro composto por um pequeno ramo transpirante em um tubo de vidro, com um capilar lateral milimetrado.

20 (Miligrama de gua)

Bolha de ar

Transpirao

12

POTMETRO 2 1 2 3 4 5 6 Minutos

INCORRETO afirmar: a) b) c) d) Numa planta de cerrado, entre 10h e 14h, a bolha de ar deslocaria em direo a A do potmetro. No grfico, de 4 para 5 minutos, a planta estaria fechando os estmatos, podendo ocorrer pequena perda de gua. Alterando-se o teor de transpirao de 20 para 12, a bolha de ar caminha para B e na planta aumenta a subida de seiva. noite, na ausncia de gutao, a bolha de ar caminha para B, pois cessa a transpirao estomtica.

You might also like