You are on page 1of 4

RILES Representing in-beetween.

. - Como advogados e antroplogos discutem a contribuio de um conhecimento interdisciplinar para o direito como uma forma de repensar a relao entre as disciplinas. - Interdisciplinaridade e a relao entre as disciplinas. - Riles analisa os argumentos do jurista Maine e do antroplogo Leach a respeito da uesto. !n uanto Maine enfati"a o movimento de uma descoberta terica para outra# a $nfase de Leach est% na criao de rela&es entre as disciplinas atrav's da e(plorao de um espao intermedi%rio entre os dois. - !nto se voltando para os estudos contempor)neos em antropologia do direito# *o direito e a sociedade+ e a sociologia do direito# o artigo critica a r,gida oposio entre as disciplinas e argumenta ue a tarefa de relacionar o direito e a antropologia como disciplinas# ou direito e sociedade como formas sociais# perdeu sua fora retrica. - - artigo conclui ue a atual contribuio para o conhecimento interdisciplinar para os estudos do direito est% na tenso ue ela e(p&e entre modos refle(ivos e normativos de enfrentar os problemas do direito. - Introduo: a retrica do entre: - .a metade do s'culo // as distin&es entre direito e antropologia no estavam claras. - Com o tempo a empresa dos advogados e antroplogos interessados na relao tem sido marginali"ada. Mas por u$0 - 1 an%lise do movimento entre as disciplinas permite revelar alguns insights sobre a forma como as ideias se movem entre disciplinas e como as categorias sociais so tradu"idas na linguagem do direito. - 1 autora se prop&e a analisar as estrat'gias retricas de Maine e Leach. - 1s rela&es sero sujeitos de an%lise e m'todo 2p. 3456. 7ma perspectiva relativista. - 8recisamos solidificar o movimento entre as duas. - I. O que a antropologia do direito - 1 autora retoma a histria da antropologia do direito 2p. 3496. :o evolucionismo ao retorno ; an%lise da prpria sociedade do pes uisador e ; discusso sobre colonialismo e saber antropolgico. - 1ntropologia < misto de auto-an%lise e reconhecimento da diversidade. - Malinos=s>i e Crime e costume. - in,cio da antropologia do direito moderno. !studo das institui&es jur,dicas dos trobriandeses. !le encontra um conte(to para o direito# dum ponto de vista funcional a partir de um empirismo. - .os d'cadas de 5?@4 e 5?34# a busca ' sobretudo pela racionalidade dos mecanismo ind,genas de resoluo de conflitos. Aodas as sociedades t$m direito0 Como elas funcionam l%0 - 1lguns usam categorias ocidentais como Bluc>man# alguns so contr%rios a isto# como Cohannan. 1 uesto para Bluc>man estava baseada na preocupao com a comparao# en uanto ue para Cohannan ela se baseava# sobretudo# num problema de traduo 2p. 34D6. - .os anos 5?E4# as an%lises passam a ter como foco as disputas e os processos. 8luralismo legal e sistemas alternativos de direito. - .os anos 5?F4# uma abordagem hermen$utica preocupada com traduo. !(G Beert".

- Holtando ao tema do artigo a autora afirma ser importante analisar as distin&es entre direito e antropologia 2p. 3436. Arata-se de uma etnografia desta distino disciplinar. - II. !ontos de co"parao - #. # $urisprud%ncia &istrica de 'enr( )aine. - :evemos considerar como Maine convence sua audi$ncia da import)ncia da contribuio da antropologia para o direito. !le ' a favor do trabalho interdisciplinar. - 1ncient La= I sobre o papel do pensamento jur,dico no processo evolucion%rio e o papel do progresso social no desenvolvimento do direito. - Joi criticado por seu m'todo especulativo por Malino=s>i. - Maine como um mestre da retrica# mas ual ' o poder desta retrica0 - K% um sentimento de movimento e mudana no livro. Mudana ' tema e ferramenta retrica# ao mesmo tempo. - 1lgo tem ue permanecer o mesmo para o es uema funcionar# entretanto. L a sociedade e a nature"a humana 2p. 3596. - 1 sociedade muda de roupas# mas ' est%vel en uanto corpo. - !le critica a falta de unidade na obra de Montes uieu. - - jogo entre universalidade e particularidade est% presente em Maine. - !le metodologicamente como :ur>heim acredita ue para entender o comple(o precisamos compreender o mais simples. - - autoreconhecimento coloca o europeu e o direito no centro. - Maine fala de uma lacuna entre direito e sociedade. - direito ' est%vel e a sociedade ' progressiva. - !le era contra o positivismo jur,dico e sua falta de um olhar histrico. !le s servia para analisar um momento da sociedade. - .s devemos relativi"ar nosso olhar. Aemos nosso ponto de vista# o olho moderno. - 1 sociedade guia o direito e no o contr%rio 2p. 35F6. - direito s segura o progresso. - - relativismo implica um m'todo ue mostra outros pontos de vista e permite a sa,da do nosso prprio. - .o tempo de Maine no poder,amos falar de interdisciplinaridade. - !voluo como hiptese 2p. 3946. - *. O terroris"o disciplinar de Leac&. - 1nalista dos padr&es de organi"ao e pensamento como estruturas lingu,sticas ao inv's de realidades. - Jasc,nio com as categorias de sua prpria cultura. !tnografia como processo de autodescoberta. - *Custom# la=# and terrorista violence+ sobre o direito 25?E36. - Mobre o significado do di%logo interdisciplinar e como ser um intruso num debate de outra disciplina. - !le apresenta nestas palestras uma reinterpretao e uma e(panso do c)none. - 1 uesto ' o seguinteG 8ode a an%lise antropolgica tradicional do direito primitivo e costume nos ajudar de ual uer maneira para entender o fenNmeno contempor)neo da viol$ncia pol,tica do terrorismo0 - !le retorna a Malino=s>i e Radcliffe-Cro=n. Como comparar e contratar os dois0 - 8rimeira palestraG .s 2os antroplogos6 estudamos o costume e no a lei ou o direito.

- 8oucas sociedades so baseadas no direito# a maioria se baseia no costume. -s dois conceitos no so progressivos. - - direito tem uma nature"a est%tica. L a arma dos poderosos. - Cr,tica do funcionalismoG ele nos deu uma toler)ncia no evolucion%ria# mas por demais enfati"ou uma viso est%tica e unit%ria do grupo social. - - direito tenta eliminar a ambiguidade. - - espao entre o direito 2a lei6 e a sociedade. - direito como barreira e o valor criativo e divino do v)ndalo. - Megunda palestraG as implica&es pol,ticas do espao intermedi%rio. - .o in,cio da antropologia as coisas eram mais clarasG eles eram supersticiosos e ns racionais. Isso no ' mais poss,vel. - OuestoG como um sabe o ue constitui o direito 2a lei6. - !le critica a separao entre privado e pPblico. !sta diviso ' arbitr%ria 2p. 3936. - - terrorista# o presidente e a desumani"ao do inimigo. :icotomi"ao do self e do outro. !les so humanos como ns. - Leach usa a tenso como estrat'gia retrica. - 1 perspectiva de Leach tamb'm ' relativista. - 1 noo de Leach ' de ue oposi&es bem definidas geram ambiguidades. - - espao entre ' um tipo de espao terrorista. 7m espao de cr,tica pol,tica. - .s seremos melhores se aceitarmos a coe(ist$ncia de perspectivas aparentemente diparadas. - 1ntropologia como fonte de cr,tica pol,tica e moral 2p. 3Q46. - Leach e as diferentes combina&es poss,veis entre os termos. - III. Estrat+gias interdisciplinares. - Oual ' a contribuio dos insights antropolgicos para a teoria jur,dica0 - Ouais a relao entre o direito e a sociedade0 Como o m'todo da antropologia pode elucidar esta relao0 - !la comea reconsiderando a tarefa de relacionar disciplinas 2ou de descobrir relacionamentos onde advogados veem regras6 e de perguntar onde este projeto de construo de relacionamento nos dei(a hoje 2p. 3Q56. - 1 autora prop&e-se a analisar a produo da 1ntropologia do :ireito. - 5. 8rimeiro ela analisa o car%ter deste projeto de descobrir e forjar rela&es atrav's da an%lise de uma ampla seleo de escritos contempor)neos da antropologia do direito. - 9. :epois ela considera como esta $nfase em rela&es tem mudado dos anos 34 para a atualidade com a ajuda do contraste entre duas importantes palestras antropolgicas apresentadas na Rale La= Mchool 2reali"adas por Bluc>man em 5?3Q e Beert" em 5?FQ6 - Q. Riles retorna ento ; uesto acerca do ue ' poss,vel representar nos estudos interdisciplinares hoje 2; uesto da normatividade dos estudos interdisciplinares6. - - *jogo+ e o movimento entre refle(ividade e normatividade ' o aspecto mais interessante desta contribuio para os estudos do direito.

- #. O pro$eto de rela,es. - Me as disciplinas so entidades separadas# elas so necessariamente incompletas. Cada forma de conhecimento '# portanto# inerentemente incompleta. - L preciso recombinar os opostos em uma nova forma intermedi%ria. - 1 lacuna entre o direito e o mundo 2p. 3QQ6. - 8ospisil I a antropologia do direito ' um espao para testar teorias 2um espao emp,rico6. - MerrS I os antroplogos no somente teori"am sobre a justia# eles perguntam ;s pessoasG ual ' o significado de justia0 - 1 antropologia p&e o conte(to de volta relacionado ao te(to - Criando rela&es I Bluc>man e Beert" tentanto completar a figura na Rale La= Mchool. - Bluc>man e a colaborao nos n,veis terico e metodolgico. - Beert" e o objeto como interseco e espao de relao entre as disciplinas. - Bluc>man buscava a relao entre o direito e a estrutura social. 1 lei e as categorias jur,dicas so constantes# os valores mudam. - Beert" trata de traduo intercultural. 1 tarefa para Beert" ' encontrar as rela&es entre fato e lei. - ponto de interseo ' portanto o pluralismo legal. .as sociedades ocidentais 2fatos e leis so entidades separadas6# outras tradi&es as pensam como insepar%veis. Jatos e leis e(istem em toda parte# mas so relacionados de maneiras distintas. - *. Saber nor"ati-o e saber re.le/i-o. - 1 alternativa de RilesG o movimento entre conhecimento refle(ivo e normativo. - Refle(ivo pressup&e uma viso de conte(to ue no ' est%vel. - o normativo representa o est%vel 2tomar uma posio6. - - direito ' a prov,ncia do normativo# a antropologia# a da refle(ividade. - 1 considerao de todo o processo nos dei(a com um nPmero de observa&es poss,veis. - 5. 7ma apreciao do fato da antropologia contempor)nea possibilitar um retorno para a realidade fora do direito# descoberta atrav's da observao emp,rica do conte(to e atrav's da $nfase em pessoas reais ao inv's de estruturas tericas do direito. Mas isto ' aceito tanto por advogados uanto por antroplogos e no representa mais uma contribuio verdadeiramente inovadora. .s precisamos de uma alternativa para este movimento para a *periferia+ ue sempre pressup&es um retorno para o centro. - 9. 1 elaborao da relao entre as disciplinas ' previs,vel. 8ara funcionar# as entidades a serem combinadas devem j% e(istir num uadro prefigurado I diferena disciplinar e cultural - para ue ns saibamos os par)metros dentro dos uais a nova mistura tomar% forma. - - ue podemos ganhar dos antroplogos0 8ouco. - :evemos voltar nossas aten&es para o car%ter do conhecimento contempor)neo do direito. 1 ui notamos a coe(ist$ncia dos modos normativos e refle(ivos de engajamento en uanto cada um encerra a esfera de uestionamento a fim de negar a possibilidade do outro como seu prprio tpico normativo em ambas as disciplinas. !ste desenvolvimento sinali"a uma esperana de um conhecimento interdisciplinar# no como uma fonte de saber sobre o mundo real de fora# mas como uma met%fora# uma tecnologia ue elabora um aspecto do pensamento jur,dico e antropolgico ue ns apenas estamos comeando a compreender.

You might also like