You are on page 1of 14

LEI N 4.075, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.

(Autoria do Projeto: Poder Executivo)


Dispe sobre a Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAO SABER A CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: TTULO I DA CARREIRA Art. 1 A Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal fica reestruturada na forma desta Lei. Pargrafo nico. O quantitativo de cargos da carreira de que trata o caput e os respectivos vencimentos sero distribudos conforme estabelecem os Anexos I e II desta Lei. CAPTULO I DA ORGANIZAO Seo I Dos Conceitos Bsicos Art. 2 Para efeitos desta Lei, considera-se: I cargo: o conjunto de atribuies e de responsabilidades previstas na estrutura organizacional, que devem ser cometidas ao servidor; II classe: o nvel de habilitao exigido para o desempenho das atribuies do cargo; III carreira: o conjunto de cargos de natureza semelhante, distribudos de acordo com a sua responsabilidade e a sua complexidade; IV professor: o titular de cargo da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal com atribuies que abrangem as funes de magistrio; V especialista de educao: o titular de cargo da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal com atribuies que abrangem as funes de suporte ao magistrio; VI funes de magistrio: as atividades desenvolvidas por servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal em docncia, direo, orientao, superviso, coordenao educacional e suporte tcnico-pedaggico; VII rea de atuao: a rea da Educao Bsica ou da Educao Profissional em que o servidor desenvolve suas atividades; VIII qualificao profissional: o aprimoramento do servidor com vistas atualizao permanente e ao desenvolvimento na carreira; IX progresso funcional: a evoluo do servidor na carreira e nas progresses horizontais e verticais;

X coordenao pedaggica: o conjunto de atividades destinadas qualificao, ao aperfeioamento profissional e ao planejamento pedaggico que, desenvolvidas pelo docente, do suporte atividade de regncia de classe; XI habilitao: a qualificao decorrente de concluso de curso em nvel mdio ou superior; XII etapa: a posio do servidor na escala de vencimento na progresso vertical; XIII nvel: a posio do servidor na escala de vencimento na progresso horizontal, conforme o nvel de escolaridade ou a titulao; XIV progresso vertical: a passagem da etapa em que se encontra o servidor para as subseqentes, considerando-se o tempo de servio na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal ou a progresso por mrito, na forma a ser disciplinada pela Secretaria de Estado de Educao; XV progresso horizontal: a passagem do nvel de vencimento em que se encontra o servidor para os subseqentes, considerando-se as alteraes na escolaridade ou na titulao; XVI carga horria eventual: a ampliao da carga horria de 20 (vinte) horas, permitida ao servidor em substituio temporria de outro servidor, limitada a 40 (quarenta) horas semanais; XVII carga horria especial: a ampliao da carga horria do servidor de 20 (vinte) para 40 (quarenta) horas; XVIII vencimento bsico inicial: o equivalente primeira etapa da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, conforme a carga horria do servidor. Seo II Da Estrutura Art. 3 A Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal composta pelos seguintes cargos: I Professor de Educao Bsica; II Especialista de Educao Bsica. 1 Fica estruturado, a partir da data de vigncia desta Lei, o Plano Especial de Cargos da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal PECMP, composto pelos atuais cargos de provimento efetivo de Professor, Classes A, B e C, e de Especialista de Educao do Magistrio Pblico do Distrito Federal. 2 Os cargos do PECMP ficam estruturados em etapas e nveis, respeitada a carga horria, na forma do Anexo III desta Lei. 3 Os atuais servidores ocupantes dos cargos de provimento efetivo de que trata o 1 sero enquadrados no PECMP de acordo com as respectivas atribuies, classe do cargo, carga horria, tempo de efetivo exerccio e requisitos de formao profissional, conforme Anexo III desta Lei, observado o disposto na Seo V Do Posicionamento no PECMP. 4 Os cargos vagos de Professor, Classes A, B e C, e os de Especialista de Educao do Magistrio Pblico do Distrito Federal que vierem a vagar ficam transformados, respectivamente, em cargos de Professor de Educao Bsica e de Especialista de Educao Bsica da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal.

5 O integrante do PECMP poder atuar em rea distinta daquela para a qual foi concursado, desde que habilitado e de seu interesse, respeitados os critrios de convenincia e oportunidade da Administrao, exceto para os cargos de Orientadores Educacionais. 6 O professor de disciplina extinta do currculo da Educao Bsica e do Ensino Profissionalizante poder atuar em rea distinta daquela para a qual foi concursado, desde que habilitado e que seja de seu interesse, respeitados os critrios de convenincia e oportunidade da Administrao. 7 As atribuies dos cargos criados na forma dos incisos I e II deste artigo sero definidas em ato a ser editado pela Secretaria de Estado de Educao. Seo III Do Ingresso e da Habilitao Art. 4 O ingresso na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, instituda por esta Lei, dar-se-, exclusivamente, por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, no nvel inicial do cargo de Professor de Educao Bsica ou de Especialista de Educao Bsica, atendidos os seguintes requisitos de escolaridade: I Professor de Educao Bsica: habilitao especfica, obtida em curso superior com licenciatura plena ou bacharelado com complementao pedaggica, nos termos da legislao vigente; II Especialista de Educao Bsica: formao em curso de nvel superior, representada por licenciatura plena em pedagogia; e licenciatura plena em pedagogia com ps-graduao em qualquer especialidade educacional, nos termos definidos no edital do concurso pblico, em conformidade com o perfil exigido para as atribuies do cargo, observada a legislao prpria. Seo IV Da rea de Atuao e da Lotao Art. 5 So reas de atuao dos integrantes da Carreira de Magistrio Pblico do Distrito Federal, observado o contido no edital de concurso: I Professor de Educao Bsica: a) rea 1: anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Mdio, Educao Profissional e 2 e 3 segmentos da Educao de Jovens e Adultos; b) rea 2: Educao Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e 1 segmento da Educao de Jovens e Adultos; II Especialista de Educao Bsica: suporte Educao Bsica. 1 A critrio da Secretaria de Estado de Educao, mediante requerimento do interessado, o Professor de Educao Bsica aprovado em concurso para a rea 1, portador de habilitao para Educao Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e 1 segmento da Educao de Jovens e Adultos, poder optar por atuar nessas reas, tendo prioridade o professor concursado para a rea especfica. 2 Os servidores ocupantes dos cargos de provimento efetivo do PECMP tero lotao na Diretoria Regional de Ensino e exerccio nas instituies educacionais a ela subordinadas, nas instituies conveniadas da rede pblica de ensino do Distrito Federal, bem como nas unidades da estrutura administrativa da Secretaria de Estado de Educao.

3 O remanejamento dos servidores da Carreira Magistrio Pblico e do PECMP objetivando mudana de lotao e de exerccio ser realizado anualmente, conforme norma especfica, a ser regulamentada pela Secretaria de Estado de Educao. Seo V Do Posicionamento no PECMP Art. 6 Para o enquadramento no PECMP, considera-se tempo de efetivo exerccio, apurado em dias, o exercido: I na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal; II em qualquer dos Poderes do Distrito Federal, na condio de requisitado ou cedido, desde que concomitantemente ocupante de cargo efetivo da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal; III no Magistrio Pblico da Unio, dos Estados e dos Municpios, quando averbado, o qual somente ser computado aps quatro anos de efetivo exerccio na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal. 1 Quando ocorrer o atendimento do requisito previsto no inciso III, o tempo de servio ser computado na razo de um dia de efetivo servio prestado no rgo anterior para cada dia trabalhado na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal. 2 O tempo de servio de que trata o inciso III que exceder a quatro anos ser computado na carreira a cada seis meses, observada a razo prevista no pargrafo anterior. 3 Para efeito do disposto no caput, so considerados como efetivo exerccio os afastamentos previstos no art. 102 da Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, recepcionada no Distrito Federal pela Lei n 197, de 4 de dezembro de 1991. Art. 7 O servidor do PECMP ser posicionado na etapa de vencimentos e no nvel correspondente, na forma do Anexo III desta Lei, de acordo com o tempo de efetivo exerccio, a classe, a carga horria e o nvel correspondente sua escolaridade ou titulao. 1 Excetuam-se do disposto no caput os servidores remanescentes do quadro suplementar que no se enquadram no PECMP. 2 Os servidores remanescentes do quadro suplementar ficaro posicionados nos respectivos cargos, respeitados os valores correspondentes consoante Anexo III desta Lei, at o cumprimento da exigncia de escolaridade ou titulao. Art. 8 Os Professores Classes B e C sero posicionados na forma disposta no art. 7 a contar do primeiro dia do ms subseqente ao da solicitao, mediante requerimento e apresentao do diploma devidamente registrado de licenciatura plena para a rea 1 ou de licenciatura curta para a rea 2. Seo VI Da Carga Horria Art. 9 A carga horria de trabalho do servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal de: I 20 (vinte) horas semanais em um turno; ou II 40 (quarenta) horas semanais em dois turnos.

1 A carga horria semanal de trabalho do servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal dever ser expressa no Termo de Posse do cargo efetivo, assinado pelo servidor e por representante da Secretaria de Estado de Educao, observada a convenincia da Administrao, bem como a dotao oramentria. 2 Fica admitida a reduo da carga horria semanal de 40 (quarenta) para 20 (vinte) horas, mediante solicitao do servidor, observada a regulamentao da Secretaria de Estado de Educao. 3 Fica admitida a alterao da carga horria semanal de 20 (vinte) para 40 (quarenta) horas, mediante solicitao do servidor, desde que existam carncia verificada e disponibilidade oramentria. 4 Na ampliao da carga horria de 20 (vinte) para 40 (quarenta) horas semanais, ser dada prioridade aos servidores que j faam parte da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal em relao aos que nela ingressarem a partir de 2008. 5 Fica admitida ao servidor a transformao da carga horria eventual em carga horria especial, a critrio da Administrao. 6 O servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e do PECMP, aps o vigsimo ano em regncia de classe, far jus reduo da carga horria em sala de aula, no percentual de at 20% (vinte por cento), a pedido, a partir do vigsimo primeiro ano, sem prejuzo da remunerao. 7 A complementao da carga horria de que trata o pargrafo anterior dar-se- em atividades de coordenao pedaggica e formao continuada. Art. 10. Fica assegurado ao servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e do PECMP no exerccio da regncia de classe nas instituies educacionais o percentual de, no mnimo, 20% (vinte por cento) de sua carga horria semanal para atividades de coordenao pedaggica, na forma a ser regulamentada pela Secretaria de Estado de Educao. Pargrafo nico. Ao servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e do PECMP com carga horria eventual de trabalho, assegurado o percentual de que trata o caput. Art. 11. A distribuio da carga horria, bem como a sua alterao, o turno de trabalho e a coordenao pedaggica sero objeto de regulamentao pela Secretaria de Estado de Educao, devendo o perodo de coordenao pedaggica ser dedicado a atividades de qualificao e aperfeioamento profissional e de planejamento pedaggico. CAPTULO II DO DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL Seo I Da Qualificao Profissional Art. 12. A Secretaria de Estado de Educao implementar programas de acompanhamento, monitoramento e avaliao para os servidores em estgio probatrio. Art. 13. Os servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e do PECMP em exerccio tero formao continuada, suprida mediante a oferta de cursos de qualificao e de aperfeioamento, sem prejuzo das atividades pedaggicas, com o objetivo de fomentar prticas educativas para a melhoria da qualidade do ensino. 1 Os cursos de qualificao e aperfeioamento de servidores sero oferecidos pela Secretaria

de Estado de Educao, diretamente ou por intermdio de instituies por ela contratadas, com base em levantamento prvio das necessidades e prioridades das instituies educacionais, devendo ser realizados no horrio de trabalho. 2 Fica garantido, anualmente, o afastamento remunerado de, no mnimo, 1% (um por cento) dos servidores ativos para a realizao de cursos de mestrado ou de doutorado, a ttulo de formao continuada, respeitados os critrios de convenincia e oportunidade da Administrao. Art. 14. Constituiro incentivos profissionais a serem regulamentados pela Secretaria de Estado de Educao as produes tcnico-cientficas e culturais dos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, desde que voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e a valorizao do magistrio. 1 Os servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e do PECMP tero apoio para publicar os trabalhos de contedo tcnico-pedaggico objeto de pesquisa ou produo acadmica. 2 Sero considerados os trabalhos com valor atribudo por rgo prprio do sistema de ensino da Secretaria de Estado de Educao. Seo II Da Promoo Art. 15. Os Professores Classes B e C que compem o PECMP sero transpostos para as Classes A ou B a contar do primeiro dia do ms subseqente ao da solicitao, mediante requerimento e apresentao do diploma de licenciatura plena ou de bacharelado com complementao pedaggica, devidamente registrado. Seo III Da Progresso Art. 16. A progresso do servidor na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal dar-se- de forma vertical e horizontal. 1 A progresso vertical poder ocorrer de 2 (duas) formas: I por tempo de servio, desde que cumpridos os requisitos legais; II por mrito, mediante requerimento do servidor, acompanhado de certificados de titulao totalizando, no mnimo, 180 (cento e oitenta) horas-aula, conforme regulamentao a ser feita pela Secretaria de Estado de Educao. 2 A progresso horizontal dever ser requerida pelo servidor, mediante apresentao de ttulo de especializao, mestrado ou doutorado, observados os requisitos contidos no art. 18 desta Lei. Art. 17. So requisitos essenciais para a concesso da progresso vertical: I encontrar-se em efetivo exerccio; II ter cumprido o interstcio de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias de efetivo exerccio na mesma etapa; III comprovar formao adicional quela exigida para o nvel em que se encontra posicionado, desde que relacionada com a funo exercida, ou aproveitamento satisfatrio em atividades

de formao continuada ou, ainda, de desenvolvimento profissional, promovidas pela Secretaria de Estado de Educao ou por instituio por ela credenciada, a serem regulamentadas pela Secretaria de Estado de Educao. Pargrafo nico. Respeitado o interstcio de 5 (cinco) anos e mediante requerimento, o servidor poder ser posicionado verticalmente em duas etapas posteriores de uma s vez, desde que atendidos os requisitos previstos no inciso III deste artigo. Art. 18. Para a progresso horizontal, prevista nas tabelas de vencimentos dos Anexos II e III desta Lei, os servidores da Carreira do Magistrio Pblico do Distrito Federal e os que compem o PECMP devero atender, concomitantemente, aos seguintes requisitos: I solicitar a progresso mediante requerimento; II encontrar-se em efetivo exerccio; III apresentar diploma ou ttulo correspondente escolaridade requerida, de instituio de ensino superior reconhecida pelo Ministrio da Educao. Art. 19. vedada a concesso de progresso vertical ou horizontal ao servidor em estgio probatrio, sendo assegurada a contagem do tempo de servio para fins de posicionamento na etapa ou no nvel correspondente aps o trmino do estgio, desde que tenha nele sido aprovado. Pargrafo nico. Aos servidores do PECMP que, na data de implantao desta Lei, estiverem em estgio probatrio e recebendo a gratificao de titulao de especializao, mestrado ou doutorado, fica garantido o valor atualmente pago at a aprovao no referido estgio, quando sero posicionados na etapa e no nvel compatveis com a titulao que possuem. Art. 20. Nos casos de afastamento superior a 90 (noventa) dias por motivo de licena, exceto doenas profissionais e outras licenas previstas em lei, a contagem do interstcio para fins de progresso vertical ser suspensa, reiniciando-se quando do retorno do servidor, para completar o tempo de que trata o art. 17. CAPTULO III DA REMUNERAO Seo I Dos Vencimentos Art. 21. Os vencimentos dos cargos de Professor de Educao Bsica e de Especialista de Educao da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, bem como os dos integrantes do PECMP, sero compostos das seguintes parcelas: I vencimento bsico, a que se referem os Anexos II e III desta Lei, observadas as datas de vigncia estabelecidas; II Gratificao de Atividade de Regncia de Classe GARC, a ser paga no percentual de 30% (trinta por cento) sobre o vencimento correspondente etapa e ao nvel do cargo de Professor de Educao Bsica ou PECMP em que se encontra posicionado; III Gratificao de Atividade de Alfabetizao GAA, a ser paga no percentual de 15% (quinze por cento) sobre o vencimento bsico inicial do cargo de Professor de Educao Bsica ou do PECMP; IV Gratificao de Atividade de Ensino Especial GAEE, a ser calculada no percentual de

15% (quinze por cento) sobre o vencimento bsico inicial do cargo de Professor de Educao Bsica ou do PECMP; V Gratificao de Atividade em Zona Rural GAZR, a ser calculada no percentual de 15% (quinze por cento) sobre o vencimento bsico inicial do cargo de Professor de Educao Bsica ou do PECMP; VI Gratificao de Atividade de Suporte Educacional GASE, a ser calculada no percentual de 30% (trinta por cento) sobre o vencimento correspondente etapa e ao nvel de Educao Bsica ou PECMP em que se encontra posicionado; VII Gratificao em Atividade de Dedicao Exclusiva em Tempo Integral ao Magistrio TIDEM, a ser calculada no percentual de 50% (cinqenta por cento) sobre o vencimento correspondente etapa e ao nvel da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal ou PECMP em que se encontra posicionado; VIII Gratificao de Atividade de Docncia em Estabelecimento de Ensino Diferenciado GADEED, a ser calculada no percentual de 15% (quinze por cento) sobre o vencimento bsico inicial do cargo de Professor de Educao Bsica e do PECMP; IX Gratificao de Atividade de Docncia em Estabelecimento de Restrio de Liberdade GADERL, a ser calculada no percentual de 15% (quinze por cento) sobre o vencimento bsico inicial do cargo de Professor de Educao Bsica e do PECMP; X Parcela Individual Fixa, de que trata a Lei n 3.172, de 11 de julho de 2003. 1 A Gratificao de Atividade de Regncia de Classe, de que trata o inciso II do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I faro jus ao recebimento os Professores de Educao Bsica e do PECMP que, no efetivo exerccio, estejam desempenhando atividades de regncia de classe, de coordenao pedaggica; os ocupantes dos cargos de diretor, vice-diretor e supervisor pedaggico em exerccio nas instituies educacionais da rede pblica de ensino do Distrito Federal, bem como os professores em exerccio nos Ncleos de Monitoramento Pedaggico das Diretorias Regionais de Ensino, na forma a ser regulamentada pela Secretaria de Estado de Educao; II o professor que deixar de desempenhar a atividade prevista no inciso I deste pargrafo ter direito a incorporar remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, o percentual de 1,2% (um inteiro e dois dcimos por cento) por ano de efetivo exerccio em regncia de classe, at o limite de 30% (trinta por cento); III o disposto no inciso II aplica-se aos professores de que trata o inciso I, aposentados ou que vierem a se aposentar no cargo de Professor da Educao Bsica, Especialistas de Educao ou os integrantes do PECMP, e aos beneficirios de penso concedida anteriormente vigncia desta Lei, observado, individualmente, o fundamento legal que amparou a concesso; IV a Gratificao de Atividade de Regncia de Classe poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes vinculadas ao cargo efetivo. 2 A Gratificao de Atividade de Alfabetizao, de que trata o inciso III do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I ser concedida ao Professor de Educao Bsica e ao integrante do PECMP que, no efetivo exerccio de regncia de classe, alfabetize crianas, jovens ou adultos nas instituies educacionais da rede pblica de ensino do Distrito Federal ou nas instituies conveniadas;

II o professor que deixar de desempenhar a atividade prevista no inciso I deste pargrafo ter direito a incorporar remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, o percentual de 0,6% (seis dcimos por cento) por ano de efetivo exerccio em Atividade de Alfabetizao, at o limite de 15% (quinze por cento); III o disposto no inciso II aplica-se aos servidores aposentados ou que vierem a se aposentar na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, aos que compem o PECMP, aos integrantes da Carreira de Assistncia Educao e aos beneficirios de penso concedida anteriormente vigncia desta Lei, observado, individualmente, o fundamento legal que amparou a concesso; IV a Gratificao de Atividade de Alfabetizao poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes vinculadas ao cargo efetivo. 3 A Gratificao de Atividade de Ensino Especial, de que trata o inciso IV do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I ser concedida aos ocupantes da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, aos integrantes do PECMP e aos servidores da Carreira de Assistncia Educao que atendam exclusivamente a alunos portadores de necessidades educativas ou em situaes de risco e vulnerabilidade, em exerccio nas unidades especializadas da rede pblica de ensino do Distrito Federal ou nas instituies conveniadas; II far jus tambm Gratificao de Atividade de Ensino Especial o professor regente em exerccio nos estabelecimentos de ensino regular que atue nas modalidades especializadas de atendimento em classes especiais e salas de recurso; III os servidores que atendam crianas, adolescentes e adultos com restrio ou privao de liberdade, com problema de conduta ou de risco e vulnerabilidade, em programas e/ou estabelecimentos de ensino especficos; IV o disposto nos incisos II e III deste pargrafo no se aplica ao professor regente de classes regulares que atendam alunos com necessidades especiais de forma inclusiva; V o professor que deixar de desempenhar a atividade prevista nos incisos I, II e III deste pargrafo ter direito a incorporar remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, o percentual de 0,6% (seis dcimos por cento) por ano de efetivo exerccio de Atividade de Ensino Especial, at o limite de 15% (quinze por cento); VI a GAEE ser concedida tambm ao servidor aposentado ou que vier a se aposentar na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, aos integrantes do PECMP e ao servidor da Carreira de Assistncia Educao, bem como aos beneficirios de penso concedida anteriormente vigncia desta Lei, observado, individualmente, o fundamento legal que amparou a concesso; VII a Gratificao de Atividade de Ensino Especial poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes vinculadas ao cargo efetivo. 4 A Gratificao de Atividade em Zona Rural, de que trata o inciso V do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I ser concedida aos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, aos integrantes do PECMP e aos servidores da Carreira Assistncia Educao que estejam em efetivo exerccio em instituies educacionais situadas na zona rural do Distrito Federal;

II o servidor que deixar de desempenhar a atividade prevista no inciso I deste pargrafo ter direito incorporao remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, do percentual de 0,6% (seis dcimos por cento) por ano de efetivo exerccio de Atividade em Zona Rural, at o limite de 15% (quinze por cento); III a Gratificao de Atividade em Zona Rural poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes; IV o disposto no inciso II aplica-se aos servidores aposentados ou que vierem a se aposentar no cargo de Especialista de Educao Bsica ou Especialista em Educao que compem o PECMP e aos beneficirios de penso concedida anteriormente vigncia desta Lei, observado, individualmente, o fundamento legal que amparou a concesso. 5 A Gratificao de Atividade de Suporte Educacional, de que trata o inciso VI do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I ser concedida aos ocupantes dos cargos de Especialista de Educao Bsica e Especialista de Educao integrantes do PECPM que se encontrem atuando nas instituies educacionais da rede pblica de ensino do Distrito Federal e nas instituies conveniadas; II o Especialista de Educao Bsica que deixar de desempenhar a atividade prevista no inciso I deste pargrafo ter direito incorporao remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, do percentual de 1,2% (um inteiro e dois dcimos por cento) por ano de efetivo exerccio em Atividade de Suporte Educacional, at o limite de 30% (trinta por cento); III o disposto no inciso II aplica-se aos servidores aposentados ou que vierem a se aposentar no cargo de Especialista de Educao Bsica ou Especialista em Educao que compem o PECMP e aos beneficirios de penso concedida anteriormente vigncia desta Lei, observado, individualmente, o fundamento legal que amparou a concesso; IV a Gratificao de Atividade de Suporte Educacional poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes vinculadas ao cargo efetivo. 6 A Gratificao em Atividade de Dedicao Exclusiva em Tempo Integral, de que trata o inciso VII do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I ser concedida aos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e aos integrantes do PECMP submetidos carga horria mnima de 40 horas semanais, em um ou dois cargos dessa Carreira, desde que estejam em efetivo exerccio na Secretaria de Estado de Educao ou nas instituies conveniadas, sendo vedado o exerccio de qualquer outra atividade remunerada, pblica ou privada; II o regime de Dedicao Exclusiva em Tempo Integral da Carreira Magistrio Pblico ser concedido mediante opo do servidor, conforme regulamentao feita pela Secretaria de Estado de Educao; III os ocupantes da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e os integrantes do PECMP que deixarem de desempenhar a atividade prevista no inciso I deste pargrafo tero direito incorporao remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, do percentual de 2% (dois por cento) por ano de efetivo exerccio em Atividade de Dedicao Exclusiva em Tempo Integral, at o limite de 50% (cinqenta por cento); IV a Gratificao em Atividade de Dedicao Exclusiva em Tempo Integral poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes vinculadas ao cargo efetivo;

10

V os integrantes do PECMP que, na data da publicao desta Lei, estejam requisitados, cedidos ou disposio de rgos da Administrao Pblica ou no desempenho de mandato eletivo de entidade de classe e de conselho profissional, quando retornarem Secretaria de Estado de Educao, podero optar pelo recebimento da TIDEM, sendo-lhes assegurada a incorporao do perodo de afastamento, desde que permaneam no regime de dedicao exclusiva pelo perodo mnimo de 19 (dezenove) meses; VI o disposto no inciso III aplica-se aos integrantes do PECMP que atendiam exigncia do inciso I anteriormente a 1 de novembro de 1992, cuja dedicao exclusiva seja comprovada por declarao do servidor e certido do Instituto Nacional do Seguro Social. 7 A Gratificao de Atividade de Docncia em Estabelecimento de Ensino Diferenciado, de que trata o inciso VIII do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I ser concedida aos integrantes da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e aos integrantes do PECMP que estejam em efetivo exerccio nos Estabelecimentos de Ensino Diferenciado; II o professor que deixar de desempenhar a atividade prevista no inciso I deste pargrafo ter direito incorporao remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, do percentual de 0,6% (seis dcimos por cento) por ano de efetivo exerccio em Atividade em Estabelecimento de Ensino Diferenciado, at o limite de 15% (quinze por cento); III a Gratificao de Atividade de Docncia em Estabelecimento de Ensino Diferenciado poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes vinculadas ao cargo efetivo; IV o disposto no inciso II aplica-se aos servidores aposentados ou que vierem a se aposentar na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, aos integrantes do PECMP e aos beneficirios de penso concedida anteriormente vigncia desta Lei, observado, individualmente, o fundamento legal que amparou a concesso; V so consideradas Estabelecimentos de Ensino Diferenciado, para efeito desta Lei, a Escola Parque da Cidade e a Escola Meninos e Meninas do Parque. 8 A Gratificao de Atividade de Docncia em Estabelecimento de Restrio de Liberdade, de que trata o inciso IX do caput deste artigo, observar as seguintes condies: I ser concedida aos integrantes da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e aos integrantes do PECMP que estejam em efetivo exerccio nos Estabelecimentos de Restrio de Liberdade; II fica limitado a, no mximo, 60 (sessenta) o nmero de vagas para exerccio de docentes nas unidades do Complexo Penitencirio do Distrito Federal, sendo permitida a ampliao, caso seja devidamente comprovado o aumento da demanda; III o professor que deixar de desempenhar a atividade prevista no inciso I deste pargrafo ter direito incorporao remunerao do cargo efetivo, na razo relativamente proporcional de seu valor, do percentual de 0,6% (seis dcimos por cento) por ano de efetivo exerccio em Atividade de Docncia em Estabelecimentos de Restrio de Liberdade, at o limite de 15% (quinze por cento); IV a Gratificao de Atividade de Docncia em Estabelecimento de Restrio de Liberdade poder ser percebida cumulativamente com outras gratificaes vinculadas ao cargo efetivo; V o disposto no inciso III aplica-se aos servidores aposentados ou que vierem a se aposentar

11

na Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, aos integrantes do PECMP e aos beneficirios de penso concedida anteriormente vigncia desta Lei, observado, individualmente, o fundamento legal que amparou a concesso; VI so consideradas Estabelecimentos de Restrio de Liberdade, para efeito desta Lei, as unidades de execuo de medidas scio-educativas e de internao da Secretaria de Estado de Justia, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal ou as unidades do Complexo Penitencirio do Distrito Federal. 9 As Gratificaes de que tratam os incisos de II a IX do caput deste artigo esto sujeitas ao desconto previdencirio. 10. Fazem jus ao recebimento da Gratificao de Atividade de Regncia de Classe, da Gratificao de Atividade de Alfabetizao e da Gratificao de Atividade de Ensino Especial os professores readaptados. 11. Fazem jus ao recebimento das Gratificaes de que trata este artigo os professores que se afastarem nos casos previstos em lei, especialmente nos arts. 97 e 102 da Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Seo II Das Frias e Recessos Art. 22. O perodo de frias do servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e dos integrantes do PECMP de 30 (trinta) dias anuais, nos termos da legislao especfica. 1 O servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal em regncia de classe, readaptado ou com limitao de atividades, os coordenadores e os orientadores educacionais em exerccio nas instituies educacionais e nas instituies conveniadas gozaro frias e recessos escolares coletivamente, de acordo com calendrio escolar elaborado pela Secretaria de Estado de Educao. 2 Fica assegurado aos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e aos integrantes do PECMP em exerccio nas instituies conveniadas o disposto no 1, caso haja coincidncia do calendrio escolar da instituio conveniada. 3 Os demais servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e do PECMP gozaro frias de acordo com a convenincia da Secretaria de Estado de Educao. 4 Os servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e os integrantes do PECMP em exerccio nas instituies educacionais tero recessos de 15 (quinze) dias corridos, a serem gozados entre o primeiro e o segundo semestre letivo, e de 7 (sete) dias corridos, a serem gozados entre o segundo semestre letivo e o primeiro semestre letivo do ano subseqente. 5 Fica assegurado aos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e aos integrantes do PECMP em atividade de regncia de classe nas instituies conveniadas o disposto no 4 deste artigo. 6 Para atender ao interesse pblico e assegurar o cumprimento de 200 (duzentos) dias letivos, o nmero de dias de recesso escolar poder ser alterado por ato fundamentado do Secretrio de Estado de Educao do Distrito Federal.

12

TTULO II DAS DISPOSIES FINAIS Art. 23. Ficam garantidos todos os direitos adquiridos, independentemente das alteraes introduzidas por esta Lei. Art. 24. Os servidores integrantes do PECMP no sofrero reduo nos seus vencimentos com a aplicao da presente Lei. Art. 25. Fica assegurado, como Complementao Salarial Temporria, o valor relativo diferena entre as Gratificaes por Atividade de Risco GAR, de Atividade com Adolescente em Restrio de Liberdade GRL, por Ensino em Estabelecimentos Prisionais GEEP e de Docncia em Estabelecimentos Prisionais e de Restrio de Liberdade GDEP, e as gratificaes de que trata o art. 21, VIII e IX, pagas aos professores da Carreira do Magistrio Pblico do Distrito Federal que, em 30 de outubro de 2007, se encontravam em exerccio na Escola Parque da Cidade, na Escola Meninas e Meninos do Parque, nas unidades de execuo de medidas scio-educativas e de internao da Secretaria de Estado de Justia, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal ou nas unidades do Complexo Penitencirio do Distrito Federal. 1 A diferena de que trata o caput fixa e ser absorvida na mesma proporo at a total extino, medida que houver reajuste no valor das gratificaes previstas no art. 21, VIII e IX. 2 Os servidores que deixarem de exercer suas atividades nos estabelecimentos de que trata o caput deixaro de fazer jus ao recebimento da Complementao Salarial Temporria prevista neste artigo. Art. 26. Fica estabelecido o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da publicao desta Lei, para regulamentao do sistema de avaliao institucional com o objetivo de subsidiar a formao continuada do professor e o cumprimento das metas de melhoria da qualidade da educao. Art. 27. As disposies desta Lei aplicam-se aos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e aos integrantes do PECMP aposentados e aos beneficirios de penso. Art. 28. O servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal que, em 29 de fevereiro de 2004, se encontrava aposentado ser reposicionado, na tabela do Anexo III desta Lei, na etapa correspondente ao padro em que se encontrava naquela data. Pargrafo nico. Para fins do posicionamento de que trata o caput, no que se refere aos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal aposentados, ser computado, ainda, o tempo decorrente de contagem em dobro de licena-prmio no gozada utilizado para a concesso da aposentadoria, na forma da legislao aplicvel poca. Art. 29. O servidor da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal reger-se- pela Lei Federal n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, recepcionada no Distrito Federal pela Lei n 197, de 4 de dezembro de 1991, e legislao complementar, nos termos do art. 5 da Lei Distrital n 197, de 4 de dezembro de 1991, com suas alteraes e legislaes complementares recepcionadas e promulgadas pelo Governo do Distrito Federal; pelas normas emanadas do Poder Executivo do Distrito Federal; pelas normas especficas que regem a Educao Bsica; pelas normas internas da Secretaria de Estado de Educao e pelo disposto nesta Lei. Art. 30. Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, ficam garantidos ao servidor do PECMP os valores correspondentes s parcelas especficas, incluindo as de carter individual, parcela complementar e de aperfeioamento. Art. 31. As despesas decorrentes da aplicao desta Lei correro conta de recursos consignados ao Distrito Federal.

13

Art. 32. As tabelas de vencimentos previstas nos Anexos II e III desta Lei sero reajustadas nos anos de 2009 e 2010, em ndices que correspondam, no mnimo, ao reajuste do Fundo Constitucional. Pargrafo nico. O reajuste anual de que trata o caput dever ocorrer at 1 de maro de cada ano. Art. 33. A partir de 1 de maro de 2008, no se aplica o disposto na Lei n 3.625, de 18 de julho de 2005, aos servidores da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal e aos integrantes do PECMP. Art. 34. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, com efeitos a partir de 1 de maro de 2008. Art. 35. Revogam-se as disposies em contrrio, em especial as Leis nos 3.347, de 27 de maio de 2004; 202, de 9 de dezembro de 1991; 356, de 20 de novembro de 1992; 540, de 21 de setembro de 1993; 654, de 21 de janeiro de 1994; 696, de 15 de abril de 1994; 2.707, de 4 de maio de 2001; 3.318, de 11 de fevereiro de 2004; 3.993, de 20 de junho de 2007, e o art. 12 da Lei n 3.881, de 30 de junho de 2006. Braslia, 28 de dezembro de 2007. 120 da Repblica e 48 de Braslia

ANEXO I
Quantitativo de Cargos da Carreira Magistrio Pblico do Distrito Federal, incluindo os atuais cargos ocupados pelos servidores que compem o Plano Especial da Carreira do Magistrio Pblico PECMP.

CARGO
PROFESSOR DE EDUCAO BSICA ESPECIALISTA DE EDUCAO

Quantidade
30.014 1.200 31.214

Total

14

You might also like