You are on page 1of 41

Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Histria Docente: Vicente Ribeiro Monitora: Geise Targa

Campus Chapec SC, abril de 2014.

Teste de Rorschach.

a) O QUE SO FONTES PARA A HISTRIA? Os restos, como as fontes, so material histrico para ns porque fornecem um conhecimento de tempos passados, ou seja, de atos de vontade que estiveram uma vez em seu presente e que atuavam e produziam assim aquilo que ns queremos voltar a representar em forma de histria. No dispomos [...] de outro material que estes restos e estas fontes. (citao a Topolsky, p. 293)

A profunda relao entre a histria vivida e os testemunhos que dela sobreviveram que so a porta de entrada do historiador para construir o conhecimento sobre o passado faz com que o tema das fontes para a histria tenha sido sempre de enorme importncia para a disciplina. (p. 294)

Assim, uma primeira observao a diferena entre a ideia que os historiadores tradicionais do sculo XIX tinham de fonte e a que hoje possumos, a qual pode ser resumida em trs aspectos: 1) as fontes no se restringem aos documentos escritos oficiais; 2) as fontes no falam por si, as perguntas do historiador que lhes do voz; 3) as fontes no so vestgios neutros do passado, pois trazem as marcas e intenes das sociedades que as produziram. (p. 294)

1) as fontes no se restringem aos documentos escritos oficiais;

(...) durante o sculo XIX, ao mesmo tempo em que se desenvolveu o culto aos fatos, avanou tambm o culto aos documentos, ou seja, pensava-se que o passado podia ser conhecido a partir da leitura direta dos documentos por historiadores que, por serem capazes de um trabalho neutro com as fontes, podiam realizar uma reconstruo precisa, objetiva do acontecido. Consideravam-se documentos via de regra os textos escritos que tratavam dos grandes personagens e de seus feitos polticos e militares e os produtos da arqueologia. Submetidos pelos historiadores aos procedimentos de crtica interna e externa, adiante explicados, e no sendo falsos, estes documentos eram considerados o reflexo verdadeiro dos acontecimentos e, portanto, a matria-prima da histria. Assim a ideia que geralmente presidiu o trabalho dos historiadores tradicionais foi que o conhecimento histrico se fazia com documentos que se impunham por si prprios. (p. 295)

1) as fontes no se restringem aos documentos escritos oficiais;

(...) se percebeu que as representaes do passado, quer as contidas nos documentos, quer aquelas resultantes do trabalho do historiador com os mesmos, no podiam libertar-se inteiramente dos interesses, desejos ou crenas de quem as produziu e da sociedade a qual pertenciam. Uma posio mais crtica diante do documento histrico gerou uma outra viso no somente sobre sua produo no passado, como tambm sobre seu emprego pelo historiador, ficando claro o papel ativo que tinham as perguntas por ele formuladas. Desde ento, portanto, considera-se em geral que os documentos, ou seja, os materiais empricos que vo ser a base do trabalho de pesquisa, so testemunhos potenciais da histria, que s se convertem em fontes quando um historiador os interroga. (p. 295)

1) as fontes no se restringem aos documentos escritos oficiais;

Hoje em dia, tudo o que o ser humano produziu ao longo de sua vida pode se transformar em uma fonte para o trabalho do historiador. Assim, o produto das aes humanas, seja na esfera do trabalho ou da famlia, no mbito da religio ou do lazer, pode tornarse fonte para a histria. Sob esta perspectiva, ampliaram-se enormemente os espaos de pesquisa: alm dos arquivos governamentais e das fontes arqueolgicas, os arquivos paroquiais, judiciais, de associaes esportivas e recreativas, de sndicos e hospitais, assim como os arquivos pessoais, entre outros, tornam-se possveis locais de trabalho para o pesquisador da histria. (p. 295)

1) as fontes no se restringem aos documentos escritos oficiais;

[No sculo XX] O contato com disciplinas como a sociologia, a antropologia, a demografia, a economia, a psicologia social e a lingustica contribuiu para a ampliao do repertrio dos materiais que o historiador pode empregar como fonte. (p. 295-296)

1) as fontes no se restringem aos documentos escritos oficiais;

Cita Messina, R.: [...] poderamos dizer, para fechar este tema, que, quando ao conceito, fonte todo tipo de produto da vida humana e no-humana, que havendo permanecido no tempo, sob a forma que seja, capaz de proporcionar dados e/ou informaes a todo aquele que seja capaz de interrog-lo. (p. 296)

2) as fontes no falam por si, as perguntas do historiador que lhes do voz;

Dessa forma, outra transformao profunda que sofreu a noo de fonte histrica foi quanto idia de que ela era o prprio documento, que carregava o passado. Devemos lembrar que o historiador, ao pesquisar e ao estabelecer sua narrativa, que seleciona e ordena os documentos que sero apresentados. Assim, um mesmo documento, dependendo da pesquisa que est sendo realizada, poder revelar diferentes contedos. (p. 296)

2) as fontes no falam por si, as perguntas do historiador que lhes do voz;

(...) as perguntas do historiador tambm dependem das concepes tericas e das ferramentas conceituais a partir das quais interroga seus documentos. (p. 297) (...) no sculo XX, ao considerar que tudo histria, como preconizavam os Annales, os historiadores ampliaram sua viso e multiplicaram suas abordagens. O surgimento de pesquisas sobre objetos at ento praticamente ignorados a histria das mulheres, dos escravos, dos trabalhadores, dos operrios, da sexualidade, do amor, da loucura etc. foi um resultado dessa concepo. (p. 297)

3) as fontes no so vestgios neutros do passado, pois trazem as marcas e intenes das sociedades que as produziram.

(...) as fontes, como j observamos, no podem ser consideradas vestgios neutros do passado no apenas porque s falam atravs das perguntas do historiador, mas tambm porque inevitavelmente carregam as intenes das sociedades que as produziram, segundo as relaes de fora que a se davam, segundo aqueles que detinham o poder. Um olhar mais crtico em relao s fontes trouxe tona a questo de que nem todo documento autntico isto , verdadeiro, no sentido de que no tenha sido falsificado, - pode ser considerado portador da verdade sobre o passado.

3) as fontes no so vestgios neutros do passado, pois trazem as marcas e intenes das sociedades que as produziram.

Cita Le Goff: O documento no incuo, antes que nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, da histria, da poca, da sociedade que o produziram, mas tambm durante as quais continuou sendo manipulado, ainda que pelo silncio. Por isso, esse historiador considera que o documento deve ser visto como um monumento: uma construo elaborada para preservar uma determinada memria e uma certa histria e como tal deve ser criticado e analisado. (p. 298)

3) as fontes no so vestgios neutros do passado, pois trazem as marcas e intenes das sociedades que as produziram.

Tendo claro que qualquer documento produto de uma sociedade que o fabricou segundo relaes de fora que ali detinham o poder. Le Goff chama ateno distino entre codumento e monumento, observando como, nesse sentido, o das relaes de fora, o documento tornou-se um monumento, ou seja, algo que pretende estabelecer fixidez, permanncia e delimitao das interpretaes possveis sobre uma poca (...) [...] o que sobrevive no o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas foras que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam cincia do passado e do tempo que passa, os historiadores. (p. 298)

b) O historiador, seus documentos, suas fontes


O que foi exposto justifica que se examine mais a relao entre historiador e suas fontes, pois, no trabalho com elas, no h uma verdade dada, prvia, pronta. Da a importncia de se ter presente que o historiador [...] no um arquelogo da documentao, mediador neutro entre a verdade da fonte e a verdade da histria, mas aquele que capaz de formular uma problemtica e de construir uma interpretao em que reconhece o encontro entre duas historicidades: a sua prpria e a da documentao que utiliza. (citao a Margarida Neves) (p. 299)

[...] o pesquisador no precisa esperar um acmulo infinito de fontes para poder, em um futuro nebuloso, escrever sobre o passado. O historiador deve delimitar a necessidade documental de sua pesquisa e, a partir dela, buscar e construir suas fontes. Isto no significa que saiba de antemo ou que possa controlar o que ir encontrar nas fontes, mas a conscincia do que est buscando certamente auxilia a guiar a investigao e a torn-la mais frutfera. (p. 300)

A relao entre historiador e suas fontes , portanto, um constante dilogo, em que a busca de dados nas fontes guiada pelo objetivo da pesquisa, ao mesmo tempo em que o contato com a documentao pode suscitar novas perguntas, idias e hipteses. (p. 300)

Trabalhar com fontes no significa, pois, colher dados e alinh-los em uma ordem natural ou cronolgica. Significa antes compreend-los, critic-los, compar-los. Por vezes, mesmo na contrastao de verses diferentes sobre um mesmo acontecimento que reside a possibilidade de trabalho e de entendimento do historiador. (p. 300)

[...] no demais frisar que preciso distinguir entre documentos (testemunhos potenciais), suscetveis de se converterem em fontes, e fontes, que so esses documentos interrogados pelo historiador nos vrios sentidos anteriormente mencionados. E mais correto se dizer fontes para a histria ou seja, um material que foi transformado em fonte do que fontes da histria, um material que por si mesmo seria a histria. (p. 300)

c) Como localizar as fontes?


Ciro Cardoso, ao tratar dessa questo e considerando apenas o caso mais comum das pesquisas que utilizam fontes escritas, destaca trs problemas fundamentais que o historiador enfrenta: localizar os acervos documentais; evitar a disperso e a perda de tempo; manter um controle permanente e total sobre os materiais acumulados, mediante uma organizao eficiente da coleta de informaes. (p. 301)

H muitos procedimentos para localizar fontes e eles dependem, em boa medida, do grau de conhecimento que o pesquisador possui do tema que deseja investigar. Se ele iniciante, se tem poucas referncias sobre o assunto, um caminho aconselhvel que examine, em obras que tratam do tema ou de temas prximos, a bibliografia consultada pelos respectivos autores, as instituies de pesquisa e arquivos que foram visitados para a pesquisa etc. (p. 301)

(...) tambm de grande utilidade a consulta s chamadas obras de referncia que podem ser de vrios tipos, como as que publicam a relao de teses e dissertaes defendidas em uma universidade, bibliografias especficas para determinados temas etc. (p. 302) (...) a fim de evitar perda de tempo, importante que o pesquisador tenha claro no somente o tema como tambm suas hipteses de trabalho antes de iniciar a coleta de fontes. Como j dito, assim como o problema de pesquisa guiar a coleta de dados, o trabalho com as fontes ajudar a (re)definir os objetivos da pesquisa permanente entre teoria e dados empricos que uma pesquisa vai se desenvolvendo. (p. 302)

d) Tipos de fontes ou classificao dos documentos


Embora a classificao contribua para que o historiador se localize melhor na extensa documentao que pode transformar em fonte histrica, ela sempre incompleta e provisria, pois, como vimos, um mesmo documento pode servir de fonte para diferentes temas, dependendo da pergunta que o historiador lhe faa. Tambm as diferentes classificaes muitas vezes superpem-se. Assim, um mesmo documento pode ser uma fonte primria quanto sua origem direta em relao ao tema pesquisado, oral quanto sua forma de apresentao e privada quanto sua procedncia. (p. 302-303)

A primeira das classificaes a que nos referimos aquela que diferencia as fontes primrias e secundrias, conforme sua originalidade. As fontes primrias so constitudas pelos documentos originais, que surgiram em decorrncia direta de um determinado acontecimento. As fontes secundrias, por sua vez, so as que se originaram do tratamento de uma fonte original ou primria, tais como os livros e trabalhos resultantes da pesquisa sobre um determinado tema, comentrios sobre a documentao empregada etc. (p. 303)

(...) a classificao em primria ou secundria no pode ser considerada inerente fonte, sendo antes definida pelo pesquisador, de acordo com seu objeto de trabalho. Por exemplo, quando a pesquisa sobre Historiografia, a bibliografia uma fonte primria. (p. 303)
As fontes tambm podem ser classificadas quanto ao seu carter pblico ou privado, de acordo com o local em que estejam depositadas. (p. 303) Se, por um lado, os arquivos pblicos renem materiais em geral de livre consulta, por outro lado, h uma srie de documentos que pertencem a particulares, em bibliotecas e colees privadas cujo acesso depende do consentimento do proprietrio. (p. 304)

Outra classificao das fontes refere-se sua forma de apresentao ou, poderamos dizer, ao seu suporte. Alm das fontes escritas, o historiador conta, por exemplo, com um enorme repertrio documental iconogrfico (gravuras, fotografias, desenhos, pinturas, etc.), fontes que exigem uma srie de mtodos e tcnicas especficos, que devem ser conhecidos por aquele que quiser trabalhar com estes materiais. (p. 304)

e) A crtica dos documentos


Desde sua consolidao como disciplina, a histria tem tido como um de seus principais cuidados a verificao da autenticidade e da veracidade dos documentos. (p. 305)

(...) a crtica histrica busca estabelecer a origem, autenticidade e veracidade dos documentos. [citao Ciro Cardoso, Uma introduo histria] Assim, a crtica externa busca determinar a autenticidade do documento por meio, por exemplo, de sua comparao com outros documentos contemporneos e com seu contexto sociocultural. Outro procedimento da crtica externa a crtica da restituio, que procura estabelecer a forma original do documento, atravs da comparao das cpias, do cotejamento de suas diferenas e do estabelecimento de sua genealogia. A crtica de procedncia, por sua vez, investiga a origem dos documentos: por meio da meno de fatos e locais e das especificidades lingusticas do texto, busca-se determinar sua data, seu local e autor. Entretanto, como afirma Cardoso: Convm, por outro lado, tambm interpretar a origem num sentido social alm de geogrfico: os centros de interesse revelados pelo texto denunciam o grupo social responsvel por sua elaborao. (p. 305-306)

A crtica interna dos testemunhos preocupa-se em determinar a veracidade do contedo de um documento. O primeiro passo a interpretao ou hermenutica, que busca apreender o contedo e o sentido do texto, levando em conta as diferenas lingusticas e culturais que separam o historiador de seu objeto de pesquisa. (...) estabelecido o sentido do texto, a crtica da sinceridade examina a credibilidade das informaes contidas no documento, buscando determinar se o autor tinha interesse em mentir e, por fim, a crtica da exatido estabelece o grau de conhecimento que o autor do documento poderia ter dos fatos que relata. (p. 306)

Originalmente, a utilizao desses procedimentos esteve fundada em um entendimento da histria atualmente em desuso, devido, entre outros, sua viso dos documentos como tradutores da verdade e, como afirma Cardoso, noo de um sujeito histrico transparente, individual, consciente e dotado de livre arbtrio. Esta concepo da histria e do historiador hoje em dia est superada e, na medida em que se entendeu que os documentos no eram transparentes, e sim opacos, foram sendo desenvolvidos novos procedimentos, novas tcnicas e novas teorias para o trabalho do historiador. Portanto, a crtica dos documentos continua a ser imprescindvel no trabalho do historiador, uma vez que a determinao de sua autenticidade e origem so partes essenciais da anlise dos materiais com que trabalhamos. Mesmo os documentos falsos podem ser teis, dependendo das perguntas que lhes so formuladas. (p. 306-307)

f) As fontes e os recursos tcnicos para sua abordagem, tratamento e preservao.


(...) as prprias fontes estabelecem certas possibilidades e limites a seu uso. Assim, existem fontes que, pela natureza de seu registro, permitem a construo de sries, pois [...] se repetem em forma estereotipada segundo um padro regular, tais como assentamentos paroquiais de batizados, assentamentos cartoriais de testamentos ou partilhas, formulrios de alfndega etc. Outras, como a correspondncia pessoal, constituem registros nicos, que, normalmente, no so prprios para quantificao. (p. 307-308)

O trabalho nos arquivos tambm est orientado de pesquisa que o historiador est fazendo, o que ir determinar se preciso reproduzir inteiramente os documentos, apenas trechos do texto ou ainda coletar dados especficos. (p. 308) Assim, ao mesmo tempo em que os arquivos devem preservar os documentos, preciso haver uma preocupao com a disponibilidade e o acesso a esses materiais. (p. 309): microfilme, arquivos digitais, etc. A informtica, por sua vez, no somente facilita a organizao dos acervos, auxiliando na localizao dos documentos, como permite que a digitalizao dos materiais os torne mais facilmente acessveis. (p. 310)

g) O silncio documental
preciso fazer a histria dos arquivos do silncio e fazer a histria a partir dos documentos e das ausncias de documentos [...]. [cita Le Goff]

(...) a escolha de um objeto de pesquisa e de uma problemtica ir se defrontar com um silncio documental, uma escassez ou ausncia de materiais que possam servir de fontes ao trabalho. Em primeiro lugar, deve-se ter em conta que, na maior parte da histria e ainda hoje, a maioria da populao no teve acesso escrita, de tal forma que carecemos de documentos escritos por e sobre essas pessoas. Os arquivos oficiais em geral informam muito pouco (ou apenas de um ngulo determinado) sobre a vida dos trabalhadores assalariados, dos escravos, dos camponeses e de outros grupos que, via de regra, no encontramos contemplados na escrita da histria poltica tradicional. (p. 310-311)

O uso das fontes no escritas como as que procedem da cultura material e da histria oral foi um dos caminhos trilhados para resgatar a histria das classes populares. (p. 311)
(...) dentro deste tema do silncio dos documentos, preciso observar que ele tem ainda outra face, pois seu prprio silncio fala, ou seja, revela uma ausncia, confere um significado a uma determinada narrativa. E o historiador deve estar, como o psicanalista em seu trabalho, atento para o som deste silncio. (p.312)

h) Histria e memria
A memria uma fonte para a histria e, como fonte, tambm no oferece automaticamente os dados do passado. (p. 312) No senso comum, memriae histria so frequentemente tratadas como sinnimos, como na conhecida frase Um pas sem memria um pas sem histria. Mas a questo no to simples e, para perceber a complexidade da memria, basta a constatao de que alm de objeto da reflexo do historiador, ele partilha esse campo com a filosofia, psicologia, antropologia, lingustica, entre outros. (p. 312)

(...) memria e histria, embora evoquem o passado, tenham essa matria-prima em comum, no se confundem. Assim, a memria, por ser um fenmeno que implica uma relao afetiva de quem lembra com aq1uilo que aconteceu, estabelece um sentimento de continuidade que no faz uma ruptura entre o passado e o presente, porque s retm, do passado [...] aquilo que ainda est vivo ou capaz de viver na conscincia do grupo que a mantm. A histria, ao contrrio, produz-se baseada na descontinuidade entre aquele que a escreve e aqueles fatos e personagens que so por ele narrados. (p. 313)

Mrcia dAlessio, comentando esse tema, reporta-se ao trabalho de Pierre Nora, em que ele destaca que a memria um processo vivido, conduzido por grupos vivos, portanto, em evoluo permanente e [...] vulnervel a todas as manipulaes. A memria inconsciente dela mesma e por isso mesmo, todo-poderosa, autoritria, absoluta. A histria, em contrapartida, registro, distanciamento, crtica, reflexo. A histria tem conscincia da existncia do passado e quer conhec-lo: , portanto uma representao do passado, e no sua vivncia. Como escreve Nora, [...] a reconstruo sempre problemtica e incompleta do que no existe mais. Assim, ao contrrio da memria, a finalidade do conhecimento histrico uma reconstruo crtica e objetiva, dentro dos limites possveis, do passado, com todas as dificuldades que esse propsito possui. (p. 313)

[...] em uma sociedade a memria um fenmeno plural, e no unvoco: existem sempre diferentes memrias, algumas delas em disputa pela construo de certas lembranas e esquecimentos de outras. (...) H, pois, na preservao da memria, relaes de poder no sentido do que se deve lembrar e do que se deve esquecer. (p. 314)

Eric Hobsbawm analisou outro fenmeno social ligado a memria, observando que muitas vezes tradies que parecem ou so lembradas como antigas so bastante recentes, quando no invenes de diferentes grupos sociais. A isso chamou de tradies inventadas. [...] um conjunto de prticas normalmente reguladas por regras tcita ou abertamente aceitas; tais prticas, de natureza ritual ou simblica visam inculcar certos valores e normas de comportamento atravs da repetio, o que implica, automaticamente, uma continuidade em relao ao passado. (p. 315)

Finalmente, refletindo sobre nossa prpria rea, importante notar que existe uma memria elaborada no interior da disciplina histrica, que constri e reconstri a sua histria. Como observa Manoel salgado Guimares, perceber a construo de uma memria da disciplina contribui para que se desnaturalize uma concepo fixa da profisso e do conhecimento histrico: eles se elaboram em um permanente embate, entre disputas e tenses. (p. 315)

PETERSEN, Silvia; LOVATO, Brbara. Fontes para a histria: a opacidade do transparente. In: Introduo ao estudo da histria: temas e textos. Porto Alegre: Edio do autor, 2013, p. 293-319.

You might also like