You are on page 1of 138

FACULDADE REA 1

Centro Baiano de Ensino Superior


Grupo DeVry

Instrumentao e Automao
Aprendizagem ativa com viso gerencial em controle de processo
Engenharia Mecatrnica Turma 08 5INAE-NT1 Instrumentao e Automao Ter (18:35 as 21:20) Sala 305

Professor

Geraldo Natanael
Salvador-Ba 2011.2

Elemento final de controle Vlvulas e Atuadores

Medio de Nvel - Medidor Delta P


Medio por

Instrumentos de Controle - Medio Direta Medio p.

Instrumentao e Controle

Prof Geraldo Natanael

Vlvulas de controle

Vlvula de controle - Funes


Conter o fluido do processo, suportando todos os rigores das condies de operao.

Responder ao sinal de atuao do Controlador.


Variar a rea de passagem do fluido manipulado. Absorver a queda varivel da presso da linha, para compensar as variaes de presso a montante ou a jusante dela.

Vlvula de controle- Componentes Bsicos


Atuador: o componente da vlvula que recebe o sinal de controle e produz uma fora motriz necessria para movimentar o elemento vedante da vlvula de controle. Pneumtico mola - diafragma Pneumtico pisto Eltrico Hidrulico Eltrico-hidrulico Castelo: liga o corpo da vlvula ao atuador. Castelo normal Castelo longo Castelo extra longo Castelo com fole de selagem Corpo ou carcaa: parte da vlvula que ligada tubulao e que contm o orifcio varivel para a passagem do fluido. Borboleta Globo Macho esfrico Guilhotina Segmento cilindro Agulha Segmento esfrico Cunha Diafragma Corredia

Vlvula de controle- Atuadores

Atuadores do tipo mola e diafragma Atuadores a pisto Retorno por mola: problemas em presses elevadas e em perodos prolongados sobre compresso. Cilindros de dupla ao: vlvula solenide de quatro vias Atuadores manuais: volantes, hastes roscadas, alavancas e volantes com caixas de reduo. Atuadores eltricos: motor eltrico acoplado a uma caixa de reduo Atuadores pneumticos: pisto e bomba de fluido hidrulico

Atuadores - Tipos

Pneumtico pisto

Eltrico

10

Castelos - Tipos

Castelo normal

Castelo longo

Castelo extra longo

Castelo com fole de selagem

Vlvula Corpo e Internos

Castelo e Engaxetamento
O castelo a parte da vlvula que conecta o atuador ao corpo da vlvula, guiando a haste da mesma, alojando o sistema de selagem do fluido de processo e exercendo um papel importante de realizar troca de calor do sistema de engaxetamento com o ambiente. O sistema de engaxetamento fornece um selo dinmico entre a presso na vlvula e a haste. importante na preveno de vazamentos do fluido de processo para o meio ambiente. Instalados na caixa de gaxetas, os anis de engaxetamento so mantidos sobre presso pelo espaador, que transfere a carga dos prisioneiros e flange. Materiais do engaxetamento so selecionados pela temperatura e caractersticas qumicas do processo. Anis de grafite e de teflon so os mais comuns.

TIPOS
Vlvulas Esfera Vlvulas Globo Vlvulas Borboleta Vlvulas Especiais
Vlvulas tipo diafragma Vlvulas macho Vlvulas tipo guilhotina

VLVULA GLOBO
Para aplicaes em casos de fluidos limpos Sede simples (tipos guiada no topo e guiada no topo e fundo) Sede dupla Corpo bipartido (Balanceamento, porm, maior peso e vedao ruim) Outro tipo de vlvula globo muito til para aplicaes em que o fluxo deve ser separado ou quando dois fluxos devem ser combinados, a vlvula de trs vias. (Exemplo: controle de temperatura e Efeito Joule-Thompson, gs natural, substitui t).

VLVULAS ESFERA
Vlvula que modifica a vazo por um movimento rotatrio do elemento de fechamento, que uma esfera com uma passagem interna ou um segmento de superfcie esfrica. Transformou-se num dos tipos de vlvulas dos mais aplicados em vrios tipos de indstrias que manipulam fluidos denominados fluidos suljos , com fibras, slidos em suspenso e outros. (indstria de siderurgia, qumica, papel e celulose, minerao). Boas caractersticas de controle e vedao. Na FIGURA AO LADO, vlvula esfera com atuador pneumtico.

VLVULA BORBOLETA
Baixo custo inicial, baixo custo de manuteno, peso reduzido e altas capacidades se comparadas com vlvulas globo do mesmo dimetro, apresentando boa caracterstica de controle. Vantagens: Pequena queda de presso quando totalmente aberta Construo e operao extremamente simples Controle liga-desliga e contnuo Manipula grandes vazes de gua, lquidos contendo slidos e gases sujos Desvantagens: Vedao relativamente baixa, a no ser que seja utilizado selo especial Usualmente requrem grandes foras de atuao e so limitadas a pequenas vazes

17

Vlvula - Esfera

18

Vlvula - Borboleta

19

Vlvula - Diafrgma

20

Vlvula - Macho

21

Tipos de Conexes
Rosqueada Soldada Flangeada

22

Possvel Problema
cavitao

23

Dimensionamento
Vazo ( mxima, normal e mnima) Presso montante (P1) e jusante (P2) para vazo mxima, normal e mnima. Identificao do fluido Estado do fluido ( lquido, gasoso, mistura de fases) Densidade, peso especfico ou peso molecular Temperatura do fluido Viscosidade ( para lquidos) Presso de vaporizao (para lquidos) Clculo de CV

24

Coeficiente de Vazo (CV)


um numero que representa a quantidade de gpm de gua que flui atravs da vlvula totalmente aberta mantendo uma queda de presso de 1 PSI entre a montante e a jusante.

25

FRMULAS
Para Gases:
CV= (Q/271)x(/1,293x(T+273)/(P1+P2)P) Para Liquidos: CV= (Q/27)x(/P)

Vlvulas de Controle globo por atuao pneumtica (mola-diafragma)

26

27

Vlvula Globo

28

Funcionamento

29

Componentes

30

31

32

Instrumentos de Controle - Medio Direta Medio p.

Instrumentao e Controle

Prof Geraldo Natanael

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


DEFINIO
As vlvulas so dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulao. Em qualquer instalao deve haver sempre o menor nmero possvel de vlvulas, compatvel com o funcionamento da mesma, porque as vlvulas so peas caras, onde sempre h possibilidade de vazamentos (em juntas, gaxetas etc.) e que introduzem perdas de carga, s vezes de grande valor. O controle do fluxo nos processos industriais normalmente feito atravs de vlvulas que podem ser tanto de acionamento manual ou automtico, depende da preciso exigida para esse controle.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


ELEMENTO FINAL DE CONTROLE
A vlvula de controle um elemento final de controle. A vlvula de controle abre e fecha a passagem interna do fluido, de conformidade com um sinal de controle. Quando o sinal de controle proveniente de um controlador, tem-se o controle automtico da vlvula. O controle manual pode ser remoto ou local. Quando o sinal de controle gerado manualmente pelo operador de processo, atravs de uma estao manual de controle, tem-se o controle manual remoto. No controle manual local, o operador atua diretamente no volante da vlvula.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


ELEMENTO FINAL DE CONTROLE
O controle pode ser feito de modo continuo ou liga-desliga (on-off). Na forma continua, a vlvula pode assumir, de modo estvel, as infinitas posies entre totalmente fechada e totalmente aberta. Na forma liga-desliga, a vlvula s fica em duas posies discretas: ou totalmente fechada ou totalmente aberta. O resultado do controle menos satisfatrio que o obtido com o controle proporcional, porm, tal controle pode ser realizado atravs de chaves manuais, chaves comandadas por presso (pressostato), temperatura (termostato), nvel, vazo ou controladores mais simples. Neste caso, a vlvula mais usada a solenide, atuada por uma bobina eltrica.
O sinal de controle que chega ao atuador da vlvula pode ser pneumtico ou Eletrnico.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Funes da Vlvula de Controle
1. Conter o fluido do processo, suportando todos os rigores das condies de operao. Como o fluido do processo passa dentro da vlvula, ela deve ter caractersticas mecnicas e qumicas para resistir presso, temperatura, corroso, eroso, sujeira e contaminantes do fluido. 2. Responder ao sinal de atuao do controlador. O sinal padro aplicado ao atuador da vlvula, que o converte em uma fora, que movimenta a haste, em cuja extremidade inferior est o obturador, que varia a rea de passagem do fluido pela vlvula. 3. Variar a rea de passagem do fluido manipulado. A vlvula de controle manipula a vazo do meio de controle, pela alterao de sua abertura, para atender as necessidades do processo.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA CORPO
O corpo ou carcaa a parte da vlvula que ligada tubulao e que contem o orifcio varivel da passagem do fluido. O corpo da vlvula de controle essencialmente um vaso de presso, com uma ou duas sedes, onde se assenta o plug (obturador), que est na extremidade da haste, que acionada pelo atuador. A posio relativa entre o obturador e a sede, modulada pelo sinal que vem do controlador, determina o valor da vazo do fluido que passa pelo corpo da vlvula.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA CORPO
No corpo esto includos a sede, obturador, haste, guia da haste, engaxetamento e selagem de vedao. Chama-se trim todas as partes da vlvula que esto em contato com o fluido do processo ou partes molhadas, exceto o corpo, castelo, flanges e gaxetas.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA Elemento de controle
As vlvulas podem ser classificadas em dois tipos gerais, baseados no movimento do dispositivo de fechamento e abertura da vlvula: 1. deslocamento linear 2. rotao angular A vlvula com elemento linear possui um obturador (plug) preso a uma haste que se desloca linearmente em uma cavidade variando a rea de passagem da vlvula. Esta cavidade se chama sede da vlvula. A vlvula globo um exemplo clssico de vlvula com deslocamento linear.
Vlvula globo com movimento linear do elemento de controle (haste).

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA Elemento de controle
A vlvula com elemento rotativo possui uma haste ou disco que gira em torno de um eixo, variando a passagem da vlvula. A vlvula borboleta e a esfera so exemplos de vlvulas com elemento rotativo.

Vlvula borboleta com movimento rotativo do elemento de controle (haste).

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA SEDE
A sede da vlvula onde se assenta o obturador. A posio relativa entre o obturador e a sede que estabelece a abertura da vlvula. A vlvula de duas vias pode ter sede simples ou dupla. Na vlvula de sede simples h apenas um caminho para o fluido passar no interior da vlvula. A vlvula de sede simples excelente para a vedao, porm requer maior fora de fechamento/abertura. A vlvula de sede dupla, no interior da qual h dois caminhos para o fluxo, geralmente apresenta grande vazamento, quando totalmente fechada. Porm, sua vantagem na exigncia de menor fora para o fechamento/abertura e como conseqncia, utilizao de menor atuador.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE SEDE

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA Plug
O plug (obturador) da vlvula pode assumir diferentes formatos e tamanhos, para prover vazamentos diferentes em funo da abertura. Cada figura geomtrica do obturador corresponde a uma quantidade de vazo em funo da posio da haste (abertura da vlvula). Os formatos tpicos fornecem caractersticas linear, parablica, exponencial, abertura rpida.
Plug da vlvula: a) Igual percentagem b) Linear c) Abertura rpida

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA Conexes Terminais
A vlvula instalada na tubulao atravs de suas conexes. Geralmente o dimetro das conexes da vlvula menor que o dimetro da tubulao onde a vlvula vai ser montada e por isso comum o uso de redutores. As conexes mais comuns so: flangeadas, rosqueadas, soldadas. H ainda conexes especiais pertencentes a determinados fabricantes. Os fatores determinantes das conexes terminais so: tamanho da vlvula, tipo do fluido, valores da presso e temperatura e segurana do processo.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Conexes Terminais

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA
CASTELO
O castelo liga o corpo da vlvula ao atuador e completa o fechamento do corpo. A haste da vlvula se movimenta atravs do engaxetamento do castelo. fundamental que a conexo do castelo fornea um bom alinhamento da haste, obturador e sede e que ele seja robusto suficientemente para suportar as tenses impostas pelo atuador. Porm, h vlvulas que no possuem castelo.
Tipos de castelos
Os trs tipos bsicos de castelo so: 1. aparafusado 2. unio 3. flangeado.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


COMPONENTES DE UMA VLVULA
ATUADOR
o componente da vlvula que recebe o sinal de controle e o converte em abertura modulada da vlvula. Os modos de operao da vlvula dependem do seu tipo, localizao no processo, funo no sistema, tamanho, freqncia de operao e grau de controle desejado. A atuao da vlvula pode ser: 1. manual 2. automtica O atuador pode ser classificado, dependendo do tipo do dispositivo mvel, como: 1. linear 2. rotativo. Outra classificao til do atuador quanto fonte de potncia, que pode ser: 1. pneumtica 2. eltrica 3. hidrulica.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


ATUADOR
Operao Manual ou Automtica
A atuao manual pelo operador pode ser local ou remota. A atuao local pode ser feita diretamente por volante, engrenagem, corrente mecnica ou alavanca. A atuao manual remota pode ser feita pela gerao de um sinal eltrico ou pneumtico, que acione o atuador da vlvula. Para ser atuada automaticamente a vlvula pode estar acoplada a mola, motor eltrico, solenide, servomecanismo, atuador pneumtico ou hidrulico. Atuao automtica significa sem a interveno direta do operador. Isto pode ser conseguido pela adio vlvula padro um dos seguintes acessrios: 1. atuador pneumtico ou hidrulico para operao continua ou de liga-desliga, 2. solenide eltrica para operao de liga-desliga, 3. motor eltrico para operao continua ou de liga-desliga.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

Atuao manual da vlvula de controle

Atuao automtica com solenide

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


ATUADOR
Atuador Pneumtico
Independente do tipo, o princpio de operao o mesmo. O atuador pneumtico, com diafragma e mola o responsvel pela converso do sinal pneumtico padro do controlador em fora-movimento-abertura da vlvula. O atuador pneumtico a diafragma recebe diretamente o sinal do controlador pneumtico e o converte numa fora que ir movimentar a haste da vlvula, onde est acoplado o obturador que ir abrir continuamente a vlvula de controle.

A funo do diafragma a de converter o sinal de presso em uma fora e a funo da mola a de retornar o sistema posio original. Na ausncia do sinal de controle, a mola leva a vlvula para uma posio extrema, ou totalmente aberta ou totalmente fechada.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


ATUADOR
O atuador pneumtico deve satisfazer basicamente as seguintes exigncias:
1. operar com o sinal de 20 a 100 kPa (3 a 15 psig), 2. operar sem posicionador 3. ter uma ao de falha segura quando houver problema no sinal de atuao, 4. ter um mnimo de histerese, 5. ter potncia suficiente para agir contra as foras desbalanceadas, 6. ser reversvel. Basicamente, h duas lgicas de operao do atuador pneumtico com o conjunto diafragma e mola: 1. ar para abrir - mola para fechar, 2. ar para fechar - mola para abrir,

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Posio de falha da vlvula
A segurana do processo determina o tipo de ao da vlvula: 1. falha-fechada (FC - fail close), 2. falha-aberta (FC - fail open), 3. falha-indeterminada (FI fail indetermined), 4. falha-ltima-posio (FL - fail last position).
A segurana tambm implica no conhecimento antecipado das conseqncias das falha de alimentao na mola, diafragma, pisto, controlador e transmissor. Quando ocorrer falha no atuador da vlvula, a posio da vlvula no mais funo do projeto do atuador, mas das foras do fluido do processo atuando no interior da vlvula e da construo da vlvula. As escolhas so: 1. vazo-para-abrir (FTO - flow to open), 2. vazo-para-fechar (FTC - flow to close),

3. ficar na ltima posio (FB friction bound).

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Atuador Eletromecnico

O sinal padro para acionamento da vlvula o de 4 a 20 mA cc. So disponveis atuadores eletromecnicos que convertem o sinal da sada do controlador eletrnico em movimento e abertura da vlvula, atravs de um motor. Esta converso corrente para movimento direta, sem passar pelo sinal pneumtico.

Vlvula Maxon Honeywell Shut Off Eletromecnica Gsleo - Serie 5000 e 808.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


CLASSIFICAO DAS VLVULAS
As vlvulas podem ser classificadas conforme sua aplicao, como:
1. bloqueio (stop): fecham completamente a vazo, em qualquer sentido. Exemplos: gaveta e macho. 2. controle: controlam continuamente ou liga-desliga a vazo em qualquer direo. Exemplos: globo, esfera, agulha, borboleta, diafragma. 3. reteno (check): permitem a vazo em um s sentido. Exemplos: reteno de portinhola, esfera e pisto. 4. redutoras ou reguladoras de presso: controlam a presso a jusante (depois da vlvula). 5. alvio, segurana e contrapresso: controlam a presso a montante (antes da vlvula).

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS Um modo conveniente de classificar as vlvulas de acordo com a natureza do meio de operao empregado. Este modo esquemtico e simples, pois todas as vlvulas caem em uma das oito categorias: 1. Gaveta 2. Globo 3. Esfera 4. Borboleta 5. Macho (Plug) 6. Agulha 7. Pinch 8. Reteno

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS

VLVULA GAVETA
A vlvula gaveta caracterizada por um disco ou porta deslizante, que se desloca paralelamente ao orifcio da vlvula e perpendicularmente direo da vazo. O fechamento conseguido pelo movimento da gaveta.
A vlvula gaveta ideal para aplicaes de bloqueio (totalmente fechada) e de controle liga-desliga, onde ela opera ou totalmente aberta ou totalmente fechada e no necessitam ser operadas com grande freqncia. Ela conveniente para aplicaes com alta presso e alta temperatura e para uma grande variedade de fluidos. Muito usada na indstria petroqumica.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


VANTAGENS
As principais vantagens da vlvula gaveta so:

1. Na posio totalmente aberta, a gaveta ou o disco fica fora da rea de vazo do fluido, provocando pequena queda de presso e pouca turbulncia.
2. Na posio totalmente fechada ela fornece uma excelente vedao.

3. Sua geometria fica relativamente livre de acumulo de contaminantes.


4. Sua construo possui a maior faixa de aceitao para a temperatura e presso do fluido. 5. Quase todo tipo de metal pode ser usado e trabalhado para seus componentes.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Desvantagens
As numerosas vantagens da vlvula gaveta no a tornam a vlvula universal. Ela possui as seguintes limitaes: 1. A abertura entre a gaveta e o corpo da vlvula, durante a subida ou descida, provoca distrbios na vazo do fluido, resultando em vibrao indesejvel e causando desgaste ou eroso da gaveta.

2. A operao da vlvula instvel na operao prxima de sua abertura total.


3. A lmina percorre uma grande distncia entre as posies totalmente aberta e fechada; como conseqncia, vlvula gaveta possui resposta lenta e requer grandes foras de atuao.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS

Vlvula Esfera
A vlvula tipo esfera possui um obturador esfrico, que se posiciona dentro de uma gaiola, controlando a vazo que passa no seu interior. Quando o eixo de abertura coincide com o eixo da vazo, tem-se a mxima vazo. Quando o eixo da abertura perpendicular tubulao, a vlvula est fechada.
Vlvula Esfera Convencional A vlvula esfera basicamente uma esfera alojada em um invlucro. A rotao da esfera de 90 muda a posio de totalmente aberta para totalmente fechada.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS

Vlvula com esfera caracterizada


Essencialmente, uma vlvula com esfera caracterizada tem sua esfera modificada, de modo que apenas uma parte dela usada. O canto ou contorno da esfera feito para se obter a caracterstica desejada.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS

Vlvula esfera com placas de atenuao interna anti-rudo e anticavitao


Coloca um atenuador dentro da esfera, de modo que, quando ela estiver controlando, o fluido tem que passar pelo atenuador, criando vrios estgios de queda de presso.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


VANTAGENS 1. Mudana pequena na direo da vazo dentro do corpo da vlvula, resultando em pequena queda de presso ou em grande recuperao. 2. A rotao da esfera de 90 graus fornece uma operao completa da vlvula, a operao fcil e o tamanho da vlvula pode ser muito pequeno. 3. A abertura da vlvula e a quantidade da vazo podem ser determinadas muito precisamente, tornando-a adequada para controle proporcional, embora sua aplicao principal seja em operao de ligaAPLICAES desliga. A vlvula esfera usada em controle contnuo, quando de pequeno tamanho. Ela mais adequada para servio de desligamento (shutoff). Elas podem manipular fluidos corrosivos, lquidos criognicos, fluidos muito viscosos e sujos.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Desvantagens
1. A sede da vlvula esfera pode ser sujeitas distoro, sob a presso de um selo, nos espaamentos entre metais, quando a vlvula usada para controle. 2. O fluido entranhado na esfera na posio fechada pode causar problemas de travamento e entupimento. 3. Por causa de sua abertura rpida, a vlvula esfera pode causar os indesejveis golpe de arete ou pico de presso no sistema.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS
Vlvula Borboleta
A vlvula borboleta consiste de um disco, com aproximadamente o mesmo dimetro externo que o dimetro interno do corpo da vlvula, que gira em torno de um eixo horizontal ou vertical, perpendicular direo da vazo. O disco atua como basculante: na posio completamente paralela direo da vazo, vlvula est aberta; na posio perpendicular direo da vazo, a vlvula est fechada. Como ela no veda perfeitamente, pode haver pequeno vazamento.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Vlvula Borboleta

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


VANTAGENS 1. Produzir uma queda de presso muito pequena, quando totalmente aberta. 2. Ser barata, leve, de comprimento pequeno (raramente flangeada). O dimetro da vlvula pode ser do mesma dimenso que a tubulao. 3. Possuir construo e operao extremamente simples. 4. Fornecer controle liga-desliga e contnuo 5. Manipular grandes vazes de gua, lquidos contendo slidos e gases sujos. APLICAES As vlvulas borboleta so usadas geralmente em sistemas de baixa presso, onde no se necessita de vedao completa. Elas so normalmente usadas em linhas de grandes dimetros (maiores que 20 in).

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


DESVANTAGENS 1. A vedao da vlvula borboleta relativamente baixa, a no ser que seja usado selo especial. O selo pode ser danificado pela alta velocidade. 2. Estas vlvulas usualmente requerem grandes foras de atuao e so geralmente limitadas baixa presso. 3. Quando usam materiais elastomricos na sede, h limitao de temperatura.

4. A vlvula borboleta usualmente construda para ser operada apenas em ar-para-abrir. Ela tende a fechar por si e a ficar em posio fechada na falta do sinal de atuao.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS Vlvula Globo
A vlvula globo assim chamada porque possui um corpo com cavidade esfrica (globo), com sede simples ou dupla, com obturador guiado pela haste e que pode apresentar vrias caractersticas diferentes: liga-desliga, linear, igual percentagem. Elas so caracterizadas por um elemento de fechamento, geralmente um disco ou plug, que movido por uma haste atuadora, perpendicular sede em forma de anel. A vazo passa da entrada para a sada, atravs da sede.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS GLOBO
Quanto direo da vazo, h trs tipos principais de vlvulas globo: 1. globo 2. ngulo 3. Y Os trs tipos diferem principalmente na orientao da sede em relao direo da vazo atravs da vlvula. A vlvula ngulo possui a entrada defasada de 90 graus da sada, permitindo uma perda de carga menor que a vlvula globo convencional.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

Vlvula Globo tipo Angular

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS GLOBO
A vlvula tipo Y possui o corpo construdo de modo que as mudanas na direo do fluido interior so minimizadas; tambm chamada de vlvula globo de vazo reta.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Vantagens
As vlvulas globo so, geralmente, mais rpidas para abrir ou fechar que a vlvula gaveta. As superfcies da sede so menos sujeitas a desgaste e a capacidade de provocar grandes quedas de presso torna a vlvula globo conveniente para controle contnuo. A vlvula globo a favorita para aplicaes de controle liga-desliga, com operao freqente da vlvula, por causa do deslocamento relativamente pequeno do disco.

Aplicaes
As vlvulas globo so usadas principalmente como vlvulas de controle contnuo; elas podem ser consideradas como a vlvula de controle de vazo padro. Para controle mais fino da vazo, usa-se a vlvula agulha. A vlvula Y usada para controle contnuo e controle liga-desliga de lquidos sujos e de alta viscosidade.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Desvantagens
As vlvulas globo provocam grande perda de presso; isto pode ser indesejvel em muitos sistemas. A direo da vazo alterada repentinamente, quando o fluido atinge o disco, causando uma grande turbulncia no corpo da vlvula. Em grandes tamanhos, elas requerem muita potncia para operar, necessitando de alavancas, engrenagens.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS Vlvula Agulha
Possuem funcionamento semelhante ao das vlvulas globo, diferem basicamente no elemento de vedao (plug agulha), que se caracteriza pela sua forma cnica aguda e pela brusca mudana de direo que sofre o fluido, em funo do posicionamento da sede no interior do corpo, acarretando elevada perda de carga. As vlvulas agulha so freqentemente utilizadas para regulagem fina, em sistema de vcuo, linha de vapor, ar, leo e lquidos em geral.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

Vlvula agulha Blowdown Modelo 6DB

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS Vlvula Diafragma
A vlvula possui um revestimento, de diafragma, que impede o contato do obturador com o fluido do processo. O atuador aciona o diafragma, que geralmente feito de material flexvel inerte e resistente corroso do fluido. A vlvula diafragma pode possuir um ou vrios elementos flexveis, como o diafragma ou tubo de borracha, que pode ser movido junto ou contra um anteparo, para bloquear a vazo.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Vantagens
As vlvulas diafragma so relativamente baratas, insensveis contaminao, manipulam fluidos corrosivos ou sujos, produzem pequena queda de presso quando totalmente abertas e fornecem boa vedao.

Aplicaes
As vlvulas diafragma so usadas principalmente em sistemas com fluidos mal comportados (sujos e viscosos) pois sua sede no apresenta nenhuma obstruo ou salincia passagem do fluido.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS Vlvula Pinch
um tipo de vlvula diafragma. A vlvula pinch ou grampo (clamp) possui um tubo flexvel que comprimido, variando a passagem da vazo. Os tubos podem ser feitos de borracha natural e por uma grande variedade de elastmeros e plsticos sintticos, como o teflon.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS Vlvula Macho
A vlvula macho parecida com a vlvula esfera, exceto que o elemento de fechamento um plug, com formato cilndrico ou cnico, com uma abertura. Uma rotao de 90 graus do plug furado leva a vlvula da posio totalmente aberta para totalmente fechada. Na posio que o furo est em linha reta com a direo da vazo, a vlvula est totalmente aberta; em outra posio, a vazo parcial e com uma rotao de 90 graus, a vlvula est totalmente fechada.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Vantagens
As vlvulas macho so normalmente compactas e requerem pouco espao acima delas para sua operao. Elas so relativamente de baixo custo e disponveis em grande variedade de materiais. Elas fornecem uma boa vedao. Elas provocam pequena queda de presso e possuem pequeno tempo de resposta.

Aplicaes
As vlvulas macho so basicamente de bloqueio. Quando totalmente aberta, a perda de carga mnima; quando totalmente fechada, a vedao completa. So usadas em aplicaes com alta temperatura e baixa presso. Elas possuem vrias caractersticas iguais s das vlvulas esfera, gaveta e globo.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Desvantagens
As vlvulas macho podem ser sujeitas a instabilidade. Elas so servem para aplicaes com vapor d'gua. As vlvulas plug lubrificadas requerem lubrificao peridica e o material lubrificante pode reagir com o fluido que passa pela vlvula.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


TIPOS DE VLVULAS Vlvula de Reteno
A vlvula de reteno permite a passagem do fluido somente em um sentido, fechando-se automaticamente, por presso diferencial do fluido, quando houver tendncia de inverso do sentido da vazo. A vlvula de operao automtica; a presso do fluido vazante abre a vlvula e o peso do mecanismo de reteno e qualquer reverso da vazo a fecha. As vlvulas de reteno so operadas unicamente para evitar a vazo no sentido inverso em uma tubulao, que perturbaria seriamente o processo e poderia at causar acidente.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Vlvula de Reteno Tipo Swing (Portinhola)
A vlvula de reteno padro possui uma portinhola, que gira (swing), para abrir a presso da linha, quando a vazo est no sentido normal. A portinhola fecha a passagem completamente quando a presso cai e a portinhola mantida contra o anel do assento pelo seu peso ou por mecanismos externos ligados ao eixo estendido atravs do corpo da vlvula.

Vlvula Reteno tipo Swing

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


VANTAGENS

A vlvula de reteno com portinhola usada em velocidades baixas do fluido, onde a reverso da vazo rara. As suas caractersticas so a baixa resistncia vazo, a baixa velocidade e a mudana de sentido da vazo pouco freqente.
DESVANTAGENS Uma vazo pulsante pode fazer a vlvula de reteno com portinhola oscilar continuamente, danificando a sede, a portinhola ou ambas. Este problema pode ocorrer tambm quando a fora da velocidade do fluido no suficiente para manter a posio da portinhola estvel.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Vlvula de Reteno Tipo Pisto
O fechamento dessas vlvulas feito por meio de um plug semelhante ao das vlvulas globo, cuja haste desliza em uma guia interna. O plug mantido suspenso, afastado da sede, por efeito da presso do fluido sobre a sua face inferior. Caso haja tendncia inverso do sentido de escoamento, a presso do fluido sobre a face superior do plug aperta-o contra a sede, interrompendo o fluxo. Todas essas vlvulas causam perda de carga elevada, por isso, so aplicadas em pequenos dimetros. Elas so adequadas ao trabalho com gases e vapores, no devem ser usadas com fluidos que deixem sedimentos ou depsitos slidos.

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO

VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO


Vlvula de Reteno Tipo Esfera
So semelhantes as vlvulas de reteno de pisto, sendo porm o plug substitudo por uma esfera. o tipo de vlvula de reteno cujo fechamento o mais rpido. Essas vlvulas so indicadas para fluidos de alta viscosidade, mas limitada a pequenos dimetros.

Vlvulas reguladora de presso

Controle Vlvula reguladora de presso


Medio p.

96

Vlvula de Controle de Presso

Definies
As vlvulas controladoras de presso tm funes tais como limitar a presso mxima de um sistema, regular a presso reduzida em certas partes do circuito, e outras atividades que envolvam mudanas na presso de operao. A base de operao dessas vlvulas um equlibrio entre presso e fora da mola.

Definies
Vlvula de Controle - Tipo de vlvula que permite a variao de caractersticas de fluxo, tais como vazo, presso e temperatura, sem interveno manual. A energia que alimenta (move) essa vlvula independe da varivel controlada, sendo essa sua principal diferena em relao vlvula auto-operada. Vlvula auto-operada - Tipo de vlvula que apresenta elemento sensor integrado. A auto-operao pode ser feita atravs de sensores integrados vlvula, transmitindo energia ao elemento controlador, ou atravs do prprio elemento controlador que se desloca sobre efeito direto das condies controladas. Essa vlvula utilizada para manter as condies operacionais de acordo com o ponto de ajuste estabelecido. No tem como funo promover segurana.

Definies
Vlvulas redutoras de presso As vlvulas redutoras de presso so controladoras de presso normalmente abertas, utilizadas para manter presses reduzidas em certos ramos de um sistema. As vlvulas so atuadas pela presso de sada, que tende a fech-las quando atingido o ajuste efetuado, evitando assim um aumento indesejvel de presso. Tipos: Ao direta e Presso

Importncia das vlvulas de controle


Parte do sistema de instrumentao Afeta dinamicamente o ganho da malha de controle Manipula a energia do processo Toda a inteligncia de controle do processo traduzida atravs de uma VC. Consequentemente afeta a produtividade do processo Obs: Logo um componente difcil de especificar

Modelos
As vlvulas de controle ARI-ARMATUREN so utilizadas para controle ON-OFF ou Proporcional das mais diversas variveis de processo, tais como: nvel, vazo, presso, temperatura, condutividade, entre outras. So fornecidas com atuador pneumtico ou eltrico;

Modelos
A vlvula de controle Rexroth: As vlvulas limitadoras de presso do tipo DBD so vlvulas de assento diretamente operadas. Estas vlvulas so utilizadas para limitar a presso de um sistema. Basicamente estas vlvulas so compostas pela carcaa (1), mola (2), cone com mbolo de amortecimento (3) (estgio de presso de 25 a 400 bar) ou cone (4) (estgio de presso de 630 bar) e elemento de ajuste (5). O ajuste da presso do sistema ocorre sem escalonamento atravs do elemento de ajuste (5). A mola (2) pressiona o cone (3) ou a esfera (4) na sede. O canal P est ligado com o sistema. A presso dominante no sistema atua sobre a superfcie do cone (ou da esfera).

Modelos
Se a presso no canal P subir acima do valor ajustado na mola (2), o cone (3) ou a esfera (4) se abre contra a mola (2). Assim escoa fluido hidrulico do canal P no canal T. O curso do cone (3) est limitado por um pino (6). Para se obter um bom ajuste de presso por toda a faixa de presso, a faixa total de presso foi dividida em 7 estgios de presso. Cada estgio de presso corresponde a uma determinada mola para uma presso de operao mxima regulvel com ela.

Modelos
A vlvula de controle Srie Gle (Valtek) uma alternativa para utilizao em servios severos onde vlvulas de controle convencionais resistiriam menos. Desenvolvida especificamente para aplicaes erosivas, corrosivas, o projeto da vlvula GLe incorpora solues que a tornam a escolha ideal para tais condies de uso.

Olhar catlogo Tcnico

P&ID

Vlvulas de segurana PSVs

Vlvulas de Segurana- PSVS


Medio p.

115

Instrumentao e Controle

Prof Geraldo Natanael

VLVULA DE ALVIO E SEGURANA


So vlvulas utilizadas para controlar a presso de determinado sistema, abrindose automaticamente quando esta presso ultrapassar um determinado valor para o qual a vlvula foi calibrada.

VLVULA DE SEGURANA

A vlvula de segurana aplicada em servios com fluidos compressveis, como gases e vapores, aliviando o excesso de presso de forma rpida e instantnea (ao pop).

VLVULA DE ALVIO DE PRESSO


A vlvula de alvio abre gradualmente em proporo ao aumente da presso do sistema a qual ela est instalada, e aps ser atingida a presso de ajuste. Aplica-se a servios com lquidos.

VLVULA DE ALVIO E SEGURANA

A vlvula de alvio e segurana de presso pode operar tanto com gases e vapores ou lquido, dependendo da aplicao. Porm, mais comum utilizlas quando o fluido aliviado uma mistura de lquido e vapor.

OBJETIVO
O uso desta vlvula ocorre por alguns objetivos: 1.Atender normas e leis governamentais, inclusive as de controle ambiental. 2.Proteger o pessoal de operao contra perigos causados pelo excesso de presso nos equipamentos. 3.Minimizar as perdas de material durante e aps um distrbio operacional, causado por uma sobre presso rpida. 4.Evitar danos aos equipamentos e propriedades .

PRINCPIOS DE OPERAO
Essas vlvulas tm discos pressionados por mola, que fecham a abertura de entrada da vlvula contra a presso da fonte. O levantamento do disco diretamente proporcional sobre presso acima da presso ajustada. Quando a presso de entrada se iguala a presso ajustada, o disco pode subir um pouco acima da sede e permitir a passagem de uma pequena vazo do fluido. Quando uma maior presso se acumula na entrada, a mola mais comprimida, fazendo o disco subir mais, aumentando a rea de passagem, aumentando a vazo do fluido.

VLVULA COM MOLA


A vlvula com mola a mais comum. A mola pode ser interna, dentro do castelo da vlvula, ou externa, quando a vlvula aplicada em servios com fluidos corrosivos, viscosos ou sujos, que poderiam danificar ou prender a mola.

VLVULA COM MOLA

VLVULA PILOTADA
Vlvulas de alvio e operadas so aquelas principal combinada uma pequena vlvula (vlvula piloto). segurana piloto em que a vlvula e controlada por de alvio auxiliar

VLVULA PILOTADA

CATLOGO DA SPIRAX SARCO

CATLOGO DA SPIRAX SARCO

CATLOGO DA SPIRAX SARCO

CATLOGO DA SPIRAX SARCO

APLICAO
Contratante: PETROBRS Contratada: ECMAN Engenharia Local: Estao de tratamento de leo e injeo de gua de Fazenda Blsamo. Servio: Ampliao e modernizao.

ESTAO DE INJEO DE GUA

ESTAO DE INJEO DE GUA


A Estao de Injeo de gua de FBM ter inicialmente quatro flotadores, que recebero gua livre dos tanques TALs TQ-3171.0211/13 e dos tanques de lavagem TQ-3171.0201/02/03/04, que sero divididos em 2 grupos de 2 flotadores cada, com um sifo para manuteno do nvel dentro do tanque para cada par, operando em paralelo em cada grupo.

ESTAO DE INJEO DE GUA


A gua proveniente dos tanques flotadores TQ -3171.0404/05/06/07 ser destinada ao tanque pulmo de filtrao TQ-3171.0410, ou na falta do mesmo, essa gua ser encaminhada para o tanque reserva do pulmo de filtrao/injeo TQ-3171.0418. O leo que possa ser arrastado para esses tanques ser extravasado, o leo coletado ser destinado ao sifo Z-3171.0412 instalado junto aos tanques, de onde retornar entrada da ETO com vazo controlada atravs das B-3171.0428A/B.

ESTAO DE INJEO DE GUA


A gua dos tanques TQ-3171.0410 ou TQ3171.0418, ser destinada ao pacote de filtrao atravs das bombas de filtrao. O leo que foi retirado desses flotadores encaminhado aos tanques de leo flotado, TQ-3171.0412/13, a gua passa pelo sistema de filtrao e encaminhada para o tanque de gua filtrada, TQ-3171.0411 ou TQ-3171.0418 caso esteja com funo de reserva.

ESTAO DE INJEO DE GUA


A gua proveniente do TQ-3171.0411 ento utilizada para a injeo nos poos atravs das bombas B-3171.0414A/B/C/D/E/F

136

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Jos L. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BALBINOT, Alexandre & BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas. Vol.1. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BEGA, Egdio Alberto. Instrumentao Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e Fundamentos De Medidas. Editora: Ltc CAMPOS, Mario Cesar M. M. & TEIXEIRA, Herbert C. G. Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais. So Paulo: Blucher, 2006. CAPELLI, Alexandre. Automao Industrial - Controle do movimento e processos contnuos. So Paulo: rica, 2006. FIALHO, Arivelto Bustamante. Instrumentao Industrial: Conceitos, Aplicaes e Anlises. Erica, 2004.

GONALVES, Marcelo Giglio. Monitoramento e Controle de Processos. Braslia, 2003.

Referncias Bibliogrficas
MIYAGI, P. E. Controle Programvel: Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. So Paulo: Edgard Blcher, 1996. NATALE, Ferdinando. Automao Industrial. So Paulo: rica, 2005. PHILIPPSBORN, Henry E. Dicionrio de Tecnologia Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Instrumentao. Salvador: Tek, 1999. (e-book). SIGHIERI. L.; NISHIARI, A; Controle automtico de processos industriais: Instrumentao So Paulo: Edgard Blcher, 1996.

137

INDG
http://www.instrumentacao.net http://www.fem.unicamp.br http://www.instrumentacao.com http://www.levelcontrol.com.br http://www.fcf.usp.br http://www.banasmetrologia.com.br http://www.sia.ind.br/man.html

Instrumentao e Automao PE 5INAE


Copyright , voc pode:

138

Copiar, distribuir, exibir e executar a obra, sob as seguintes condies:


Atribuio: voc deve dar crdito ao autor original, da forma especificada pelo autor. Uso no-comercial: voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.

Vedada a criao de obras derivadas: voc no pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Qualquer uma destas condies pode ser renunciada, desde que voc obtenha permisso do autor.
Prof Geraldo Natanael

You might also like