You are on page 1of 54

FACULDADE REA 1

Centro Baiano de Ensino Superior


Grupo DeVry

Instrumentao e Automao
Aprendizagem ativa com viso gerencial em controle de processo
Engenharia Mecatrnica Turma 08 5INAE-NT1 Instrumentao e Automao Ter (18:35 as 21:20) Sala 305

Professor

Geraldo Natanael
Salvador-Ba 2011.2

Medio de vazo

Medio de Vazo - Introduo


A vazo actualmente a terceira grandeza mais medida em processos industriais, sendo suplantada pela temperatura e pela presso. Medidor de vazo , por definio qualquer instrumento que mesure o volume de um fluido que passa num escoamento por unidade de tempo. Podemos identificar o seu uso em quase todas as reas, de residncias a grandes industras.

Medidores de Vazo
Ao longo da histria, podemos destacar grandes contribuies para o aparecimento destes instrumentos. A primeira foi dada por Leonardo da Vinci que, em 1502, observou que a quantidade de gua por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinao e outros. Mas o desenvolvimento de dispositivos prticos s foi possvel com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros.

Medidores de Vazo
Os medidores de vazo podem-se caracterizar facilmente pelo seu princpio de funcionamento em 3 categorias: - Pesagem - Efeito da Fora de Arrasto - Equao de Energia

Pesagem
Baseia-se no fato de que a vazo pode ser determinada a partir do fluxo de massa que atravessa uma seco durante o intervalo de tempo. Os instrumentos necessrios para efectuar este tipo de medio so uma balana e um cronmetro. O mtodo apresenta como restries: - a necessidade de se desviar o fluxo; - a medio no instantnea, isto , requer tempo para que uma amostra de fluido seja colectada.

Efeito da fora de arrasto

Baseia-se no fato da fora de arrasto ser proporcional ao quadrado da velocidade mdia do escoamento na seco. Um dispositivo que emprega este mtodo denominado Rotmetro. O Rotmetro constitudo por um tubo transparente cnico graduado, por onde escoa o fluido, e por um flutuador (mais pesado que o fluido) que se posiciona dentro do tubo cnico em conformidade com o valor da vazo.

Equao de Energia
Consiste em se alterar a seco de escoamento para que sejam verificadas variaes nos termos da equao da energia aplicada entre estas seces de cada tipo de medidor. Dentre os medidores de vazo que empregam este fundamento destacamse: - Vertedouro - Tubo de Pitot - Tubo de Venturi - Placa de Orificio

Vertedouro
empregado para medio de vazo em canais abertos. Consiste na reduo da seco de escoamento atravs da introduo de uma placa vertical com a configurao mostrada na figura. A vazo, obtida pela aplicao da Equao da Energia entre as seces 1 e 2, funo da altura H conforme a relao: Q=Cw .2/3.2g.H(3/2) Cw um coeficiente obtido experimentalmente que permite a obteno da vazo real no vertedouro a partir da vazo ideal obtida por meio do modelo simplificado mostrado na figura.

Nuno Soares, 15/10/2010

10

Placa de Orifcio
A placa de orifcio consiste num disco com um orifcio central com sada em ngulo que deve ser montado concntrico ao eixo do conduto cilndrico, provido de duas tomadas de presso, uma a jusante e outra a montante do disco, conforme mostra a figura A medio da diferena de presso p1 p2 pode ser feita por algo simples como um manmetro U e uma tabela ou uma frmula pode ser usada para calcular a vazo. Ou pode ser coisa mais sofisticada como transdutores elctricos e o sinal processado por circuitos analgicos ou digitais para indicao dos valores de vazo.

Nuno Soares, 15/10/2010

11

Tubo de Venturi
O tubo venturi um dispositivo composto por: - um trecho de tubulao de entrada com seco igual do conduto ao qual est acoplado e onde est instalado um anel piezomtrico para medir a presso esttica nesta seco; - uma tubeira convergente que tem por objectivo uniformizar a distribuio de velocidade na seco circular reduzida, chamada garganta, tambm munida de um anel piezomtrico para medio de presso esttica; - uma tubeira divergente que, gradualmente, leva a seco circular da garganta de volta medida do conduto, conforme mostrado na figura

12

Tubo de Pitot
Consiste num tubo com 2 circuitos unidos l dentro um mede a presso dinmica 2 cintica e o outro somente a dinmica. Assim sendo a diferena entre as 2 presses indica a presso cintica. Assim, recorrendo equao de Bernoulli, podemos calcular a velocidade do fluido e, posteriormente, a vazo.

13

Medio de Nvel - Medio Direta


Medio p.

Medio de vazo em canais abertos Calha Parshall

15

Medio de Vazo - Calha Parshall


O medidor Parshall ou calha Parshall como conhecida, foi desenvolvida por Palph L. Parshall em 1920 nos Estados Unidos, um upgrade j conhecida calha venturi. Foi desenvolvida para uso em irrigaes, mas actualmente largamente utilizada em servios de saneamento, controlo de guas residuais e em instalaes industriais.

16

Medio de Vazo - Calha Parshall


A Calha Parshall, um medidor de vazo para canais abertos. Ela constituda de uma estrutura com paredes verticais, possuindo na entrada um trecho convergente (0-1), um trecho contrado em declive de seco constante (1-2), e na sada um trecho divergente em aclive (2-3).

17

Medio de Vazo - Calha Parshall


Seco Convergente Tem por funo reduzir/adequar a velocidade do fludo em sua entrada, diminuindo a possibilidade de turbulncias e aumentando a capacidade de preciso de mensurao do equipamento. Seco de Estrangulamento (Garganta) - Segunda seco do equipamento, onde o lquido submetido a uma concentrao produzida pelo estreitamento das laterais e/ou pela elevao do fundo do canal. Seco Divergente ou de Alargamento Posicionada na parte final do equipamento, aps seu estreitamento (garganta), tem por objectivo propiciar a normalizao do fluxo do canal.

Construo - dimenses
Os tamanhos das Calhas Parshall so designados pelas larguras das gargantas (trecho contrado). Os tamanhos normalizados esto representados na tabela ao lado.
18

Construo - dimenses

19

Construo - materiais
Podero ser fabricados nos seguintes materiais: - Concreto armado; - Chapa de ao inoxidvel; - Chapa de ao carbono revestido; - Resinas plsticas reforadas com fibra de vidro. Existem depois vrios tipos de aconselhamento escolha do material, assim como os cuidados a ter no manuseamento desse mesmo material.

20

Seleco de Tamanho
Para a seleco do tamanho da Calha Parshall, devem ser conhecidos os seguintes dados: - largura do canal na montante e na jusante - vazes mxima e mnima - profundidade da gua no canal - perda de carga admissvel - previso para vazes futuras E as seguintes indicaes devem ser atendidas para se obter escoamento livre: - relao Hb/Ha < 0,6 para medidores at 22. - relao Hb/Ha < 0,7 para medidores de 30 a 40

21

Instalao
A Calha Parshall deve ser instalada precedido montante de um canal rectangular onde o escoamento seja uniforme e minimize sensivelmente as turbulncias (Aproximadamente 20 x h , sendo h a altura da lmina mxima na garganta do medidor). A Calha deve ter o mesmo eixo dos canais de jusante e de montante. Devero ser previstas vlvulas de bloqueio de vazo a montante e a jusante do sistema com o objetivo de executar manutenes e bloquear possveis refluxos. Dever ser instalado um sistema de gradeamento a montante da calha , de forma a evitar a passagem de resduos que possam comprometer o bom funcionamento do equipamento de medio. O sistema dever possuir pisos, em volta da calha, com inclinao, de forma que os resduos possam escoar para o seu interior, e ainda possuir torneira e mangueira para a limpeza geral.

22

Instalao
Considera-se adequadamente projectada a Calha Parshall com escoamento livre quando as seguintes condies so satisfeitas: - Carga total na crista do medidor no superior carga total na seco de entrada; - A perda de carga no medidor no superior carga disponvel; - O intervalo de vazes perfeitamente coberto pelo medidor em questo, seguindo as faixas de vazes por largura de garganta conforme apresentadas anteriormente. Existem mais indicaes, mais pormenorizadas e tecnicamente mais vlidas mas no so constantes, variando com o equipamento e com o uso que este vai ter.

23

Operao
Operando-se com um escoamento livre, basta uma medida Ha para se conhecer a vazo. Esta medida Ha feita na seco convergente, crista, localizada a 2/3 da dimenso B ou A.O clculo efectuado recorrendo seguinte expresso: Q = K x Hn

Nuno Soares, 15/10/2010

24

Valores de K e n
K uma constante que depende das dimenses da calha e ajuste da unidade de engenharia; n um valor que difere ligeiramente de 3/2

Nuno Soares, 15/10/2010

25

Manuteno
A manuteno deste instrumento bastante simples e reduzida, por fora da simplicidade o prprio instrumento. Para tornar ainda mais simples a manuteno, verifica-se que a formao de detritos devido a materiais em suspenso muito baixa. Alm do aspecto limpeza, observar as condies da calha propriamente dita, pois dependendo do material de construo (se concreto, madeira, metal ou fibra de vidro) pode ter tempo de vida varivel. Faz-se tambm uma vistoria s condies da calha cuja periodicidade varia de acordo com o material e condies de operao.

26

Fluxograma

27

Fluxograma

28

DataSheet

29

30

Medio de Vazo em Canais Abertos - Calha Parshall


Medio p.

31

Medio de Vazo em Canais Abertos - Calha Parshall


Medio p.

32

Medio de Vazo em Canais Abertos - Calha Parshall

33

Medio de Vazo em Canais Abertos - Calha Parshall

34

Medio de Vazo em Canais Abertos - Calha Parshall

35

Medio de Vazo em Canais Abertos - Calha Parshall

Medio de vazo Chave de Fluxo Tipo Palheta

37

Chave de Fluxo - Fluxostato

38

Medidor de Fluxo - Rotmetro

Medidor de Fluxo - Rotmetro


So dispositivos utilizados para medir vazes;

rea varivel;
Indicao instantnea e direta; Transmisso, alarme e controle; Versteis e econmicos; Indstria Qumica, Farmacutica, Petroqumica, Alimentcia, Mecnica.

CONSTRUO DOS ROTMETROS

PRINCPIO DO FUNCIONAMENTO DO ROTMERO

PRINCPIO DO FUNCIONAMENTO DO ROTMETRO

CONSTRUO DOS ROTMETROS


Os materiais dependem da natureza do fluido; Simplicidade de construo; Baixo custo das peas e dos materiais;

TUBO MEDIDOR
Tamanho Comprimento Materiais Vazo Presso

Materiais Densidade Resistncia Forma

BIA

GAMA DE MEDIDAS
GAMA DE FLUXOS
0,04 l/h a 150 m3/h para a gua e 0,5 l/h a 3.000 m3/h para o ar

GAMA DE PRESSES

GAMA DE TEMPERATURAS
(-20C) e (0C) (121C-177C) tubo de vidro (177C-260C) tubo metlico

CIRCUITO DE MEDIDA
Medidores; Indicadores; Transmissores; Controladores.

Bias com ms; Bobina de indutncia; Componentes associados: Sistema pneumtico;

Alarme de vazo; Reguladores de diferencial; Interruptores;

Vlvula controladora.

CALIBRAO
Leituras afetadas pela densidade do fluido; Alteraes de temperatura, presso e gravidade; Correo atravs de formulas - Mecnica dos Fluidos; Fatores de correo; Biblioteca de tabelas de correo; Curvas para gases sob diversas condies;

Introduo ao Controle de Processos Industriais Medio de Variveis de Processo

Medidor de Fluxo - Rotmetro

CRITRIOS PARA SELEO


Caractersticas do fluido: Densidade

Viscosidade
Condutibilidade Lquido ou gs Caractersticas do processo:

Presso
Temperatura Vazo Dimenses da rede

SELEO
Especificao do cliente Taxa de fluxo Exatido/Repetibilidade Caracterstica do fluido Perda de presso Preo

INSTALAO E MANUTENO
Posio vertical; Suporte; Meios de fixao da tubulao; Dispositivo de segurana;

Poucos cuidados; Depsitos na bia e no tubo; Jato de lquido de limpeza adequado; Periodicamente removido, limpo e examinado

VANTAGENS
Medem fluxo de lquidos e gases; Perdas mnimas de presso; Concepo simples; Fcil de calibrar; Fugas de entrada e sada praticamente nulas; Indicao local, sem necessidade de aparelhos auxiliares; Capacidade de resistncia a corroso e ao desgaste; Podem ser aplicados diversas situaes; Fornecem boa exatido e segurana; No caro.

DESVANTAGEM
Preciso afetada pelos depsitos interiores; Custo elevado para grandes fluxos;

Fragilidade do tubo de medida;


Bolhas de ar no interior do tubo podem causar erros de leitura;

54

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Jos L., Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BEGA, E. A., Instrumentao Industrial, Editora Intercincia, (2003); FIALHO, A. B., Intrumentao Industrial: Conceitos, Aplicaes e Anlises, 2 ed., Editora Erica, (2004); MIYAGI, P. E., Controle Programvel - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, Edgard Blcher, (1996); [629.89 M685C]; RIBEIR, Marco Antnio. Instrumentao - 8a Edio 1999 Tek Treinamentos Lta. CAMPOS, Mario Cesar M. M. & TEIXEIRA, Herbert C. G., Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais, So Paulo:Blucher, 2006. CAPELLI, Alexandre. Automao Industrial - Controle do movimento e processos contnuos. BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas VOL.1 Editora: LTC BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao E Fundamentos De Medidas. Editora: Ltc SIGHIERI. L.; NISHIARI, A; Controle automtico de processos industriais Instrumentao http://www.instrumentacao.com - 02.07.09 Prof Geraldo Natanael http://www.levelcontrol.com.br - 02.07.09

You might also like