You are on page 1of 2

Entre os poluentes atmosfricos se incluem o monxido de carbono, o oznio, o dixido de enxofre, os xidos de nitrognio e os particulados.

Estes poluentes advm principalmente da queima de combustveis fsseis, particularmente das usinas eltricas a carvo e automveis movidos por gasolina. Os xidos de nitrognio podem levar formao de oznio ao nvel do solo. Particulados so lanados de uma variedade de fontes, principalmente dos motores a diesel. O smog - uma expresso inglesa hbrida utilizada para descrever a mistura de fumaa e nevoeiro que envolve algumas cidades - compe-se basicamente de oznio e particulados. O ar, na maioria das reas urbanas, contm uma mistura de poluentes, podendo cada um aumentar a vulnerabilidade das pessoas aos efeitos dos outros poluentes. A exposio ao monxido de carbono causa lentido dos reflexos e sonolncia, uma vez que suas molculas se ligam hemo-

globina, reduzindo a quantidade de oxignio que transportam os glbulos vermelhos. O dixido de nitrognio pode agravar a asma e reduzir as funes do pulmo, como tambm tornar as vias respiratrias mais sensveis a alrgenos. O oznio tambm causa inflamao do pulmo, reduzindo suas funes e capacidade.

Meio Ambiente em Ao

Estudo revela nveis inadequados de qualidade do ar na capital federal


Com a chegada do perodo de estiagem, a tendncia que o quadro se agrave. Crianas e idosos so os mais afetados pelo aumento dos poluentes
Manoela Alcntara Publicao: 22/05/2012 06:51 Atualizao: 22/05/2012 06:58

A Rodoviria do Plano Piloto o local que atualmente registra a segunda pior taxa da capital: fumaa incomoda passageiros.

A qualidade do ar do Distrito Federal est ruim e pode piorar com a seca. As cinco estaes que medem os nveis de poluentes do ar indicam que alguns pontos da capital alcanam nveis inadequados para o bem-estar da populao. Em uma escala de cinco classificaes boa, regular, inadequada, ruim e pssima pelo menos trs locais encontram-se em limites preocupantes. Quem mora ou precisa passar pela Fercal, pela Rodoviria do Plano Piloto e pelo centro de Taguatinga respira um ar classificado como ruim ou regular. Fora dos parmetros mnimos, a exposio contnua a fumaa, poeira e partculas poluentes dessas reas podem provocar desde problemas como tosse, irritao nos olhos, at complicaes respiratrias e cardacas. Em comparao com o ano passado, os nveis de partculas poluentes no ar aumentaram 20%. Os principais responsveis pelos resultados so os carros, nibus e caminhes. No perodo da seca, as queimadas contribuem para a piora dessa situao. A anlise

feita, atualmente, em cinco estaes monitoradas pelo Instituto Braslia Ambiental (Ibram). Em 2011, sete aparelhos identificavam os poluentes, por meio de um convnio firmado com o Centro de Formao de Recursos Humanos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Braslia (UnB). Mas a parceria foi desfeita e o nmero de equipamentos, reduzido. Eles tinham outras duas estaes e, com o fim do contrato, comeamos a trabalhar com cinco pontos. At o fim deste ms, vamos instalar mais cinco fixas e trs mveis, afirmou o subsecretrio de Sade Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Maranho.

Estes poluentes advm principalmente da queima de combustveis fsseis, particularmente das usinas eltricas a carvo e automveis movidos por gasolina.
Bernie Fischlowitz-Roberts Fonte: Revista Eco 21, Ano XIII, Nmero 75, Fevereiro/2003.

Poluio atmosfrica mata trs vezes mais que o trnsito


Entre os poluentes atmosfricos se incluem o monxido de carbono, o oznio, o dixido de enxofre, os xidos de nitrognio e os particulados.

A Organizao Mundial de Sade - OMS divulgou que 3 milhes de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos da poluio atmosfrica. Isto representa o triplo das mortes anuais em acidentes automobilsticos. Um estudo publicado na revista cientfica inglesa The Lancet, em 2000, concluiu que a poluio atmosfrica na Frana, ustria e Sua responsvel por mais de 40.000 mortes anuais, nesses trs pases. Cerca da metade dessas mortes se deve poluio causada pelas emisses dos veculos. Nos Estados Unidos, as fatalidades no trnsito totalizam

pouco mais de 40.000 por ano, enquanto a poluio atmosfrica ceifa anualmente 70.000 vidas. As mortes causadas pela poluio atmosfrica nos Estados Unidos equivalem s mortes por cncer de mama e da prstata, conjuntamente. Este flagelo das cidades, tanto nos pases industrializados quanto nos pases em desenvolvimento, ameaa a sade de bilhes de pessoas. Governos se esforam para reduzir os acidentes no trnsito multando aqueles que dirigem em excesso de velocidade, prendendo os que dirigem alcoolizados e, s vezes, cassando licenas de motoristas. Todavia, do muito pouca ateno s mortes que as pessoas causam simplesmente dirigindo seus veculos. Mesmo que as mortes causadas por doenas cardacas e respiratrias resultantes do ar poludo no tenham a dramaticidade das mortes de um desastre automobilstico, com luzes piscando e sirenes berrando, no so menos reais.

You might also like