You are on page 1of 18

XIII Jornadas Internacionais sobre as Misses Jesuticas fronteiras e identidades: povos indgenas e misses religiosas Dourados/MS Brasil-30 agosto

a 3 de setembro de 2010

Simpsio 9. Sesso de Comunicaes Livres Fronteiras e Identidades: Povos Indgenas e Misses Religiosas

SISTEMA DE ASSENTAMENTO E ORGANIZAO SOCIAL GUARANI NO SCULO XVII, SANTA CATARINA: AS FONTES ETNO-HISTRICAS Jaisson Teixeira Lino Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS e-mail: lino@uffs.edu.br O presente trabalho possui a finalidade de analisar relatos deixados por padres jesutas que participaram de expedies evangelizadoras na regio sul do Estado de Santa Catarina durante o sculo XVII. Como resultado geral destes encontros interculturais, produziu-se a escrita de alguns documentos importantes para a compreenso da histria Guarani regional em termos de longa durao. Durante todo o sculo XVII, as misses evangelizadoras dos jesutas procuraram a catequizao de ndios em uma rea geogrfica que compreendia um local conhecido em tempos coloniais como Embitiba1 ao norte, at as proximidades do rio Mampituba ao sul, na atual divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (LEITE, 1938; RODRIGUES, 1940). Alm dos dados arqueolgicos e ambientais da rea, os relatos jesuticos para a regio contribuem para uma visualizao do sistema de assentamento Guarani, mesmo que de forma parcial e levando-se em conta a situao de contato. Relembrando a complexa relao entre estrutura e evento que os encontros coloniais desencadearam (SAHLINS 2000; 2003; 2006), por meio de acontecimentos eventuais, profundas mudanas estruturais ocorreram na sociedade Guarani, como pode ser observado nas descries etno-histricas disponveis para a regio. Portanto, deve-se analisar tais documentos percebendo-se uma realidade de contatos de mais de 100 anos. Dentre as vrias expedies religiosas ao sul de Santa Catarina a partir de incios do sculo XVII, dois documentos testemunham duas destas incurses jesuticas. A primeira fonte
1

Provavelmente onde hoje se encontra o municpio de Imbituba.

composta pela descrio da primeira misso provncia dos Carij2, realizada de 1605 1607 e relatada pelo Padre Jernimo Rodrigues. A outra fonte datada de 1635 e nela consta um balano da misso evangelizadora ocorrida neste ano, escrita pelo Padre Incio de Cerqueira. Dividimos tal abordagem destes relatos de maneira que pudssemos sistematizar melhor as contribuies para esta pesquisa. Para este artigo em particular, os dados foram sistematizados privilegiando-se as descries sobre o sistema de assentamento, organizao social, xamanismo e a relao entre os Carij e os outros, realizando-se neste ltimo ponto as descries interculturais dos diferentes grupos humanos que ocupavam a regio nesta poca. No caso da Arqueologia Guarani, os estudos envolvendo a Histria tem se destacado no campo da utilizao de fontes documentais escritas por viajantes, religiosos, militares, etc. que travaram contato com grupos Guarani desde o sculo XVI. Este tipo de estudo leva o nome de Etno-histria, que entendemos ser o conjunto de mtodos, derivados da Etnologia e da Histria, que busca sinteticamente: 1) Conhecer culturas distintas; 2) Reconhecer os valores que se manifestam nestes povos; 3) Captar o tempo do acontecimento destas culturas (LORENZO, 2000).

1. O Relato do Padre Jernimo Rodrigues (1605-1607).

Com relao ao tamanho das aldeias, nmeros de casas e quantidade de habitantes, a carta do padre Jernimo Rodrigues nos d apenas algumas pistas, por mais das vezes contraditrias. Quando da chegada dos padres na Laguna dos Patos, enviaram recado para cerca de quatro ou cinco aldeias que se encontravam prximas do porto, para que seus habitantes viessem ao encontro dos visitantes. No entanto, apenas cerca de 17 pessoas (adultos e crianas, homens e mulheres) se apresentaram no porto. A passagem mais emblemtica com relao ao nmero de casas a que segue:

E, assim, nos metemos na primeira casa da primeira aldeia, que segunda nem terceira e outra alguma tinha. E assim so c todas as aldeias, de maneira que, a uma casa, chamam uma aldeia. E esta no tinha dentro em si mais de trs moradores, ou para melhor dizer trs casais com trs ou quatro filhos (RODRIGUES, 1940: 216-17).
Carij era o nome dado aos ndios Guarani que viviam nesta regio. Tal nome aparece em diversos documentos do Brasil colonial.
2

Afirmar que todas as aldeias da regio eram constitudas de apenas uma casa parece ser um exagero, uma vez que ocorre uma variabilidade na quantidade de manchas escuras nos stios Guarani em toda a regio sul, de Laguna ao rio Mampituba.3 Contudo, necessrio admitir luz dos dados que dispomos para a foz do rio Ararangu, que em muitos stios foram percebidas apenas uma mancha escura no solo. Esta passagem ainda nos informa que a casa era formada por uma famlia extensa dividida em grupos de parentesco. Em outro momento o padre narra a passagem pela quarta aldeia desde a chegada no porto. O local seria formado por duas casas, totalizando dez moradores em ambas. Como resultado de tentarem constiturem uma reduo na regio, reuniram um total de cinco casas. Isso tudo o que se pode reunir em termos de nmero de casas e de seus moradores. Nada h sobre a disposio das aldeias, tampouco sobre a localizao preferencial das casas. O que mais se destaca nesta relao com referncia s caractersticas ambientais, o clima frio da regio. Sendo o Brasil desde a presena europia descrito por vrios cronistas como um continente muito quente, os padres, viajando pela primeira vez pela regio, se surpreenderam com as temperaturas baixas, que provavelmente no estavam esperando encontrar.

(...) os frios, que eram insofrveis, e pague Deus Noisso Senhor a caridade ao Padre Provincial Ferno Cardim4, de dous cobertores que nos deu, que, se isso no fora, muito trabalho tivramos, porque, com dormirmos vestidos, com camisa, gibo forrado, jaqueta forrada, cales, roupeta, calas, roupo, e metidos no cobertor, feitos de novelo, que quase ficava aleijado, quando me levantava; e, com tudo isto, no podiamos sofrer frio (RODRIGUES, 1940: 227). Como conseqncia do intenso frio que assola a regio, o padre ainda anota as geadas e fortes ventos, no raro surpreendendo-se com a intensidade dos mesmos:

E dia de S. Mateus e de S. Mauricio, foi to grande a geada, que uma milharada que estava junto das casas, se queimou, como se lhe puseram fogo. E as mesmas ervas e arvorezinhas do campo se secaram. (RODRIGUES, 1940: 227).

3 4

Para conferir estes dados, ver LAVINA (1999; 2000) e LINO (2007; 2009) Ferno Cardim foi padre provincial e viveu por 42 anos no Brasil entre os sculos XVI e XVII . Sobre sua presena e atuao no Brasil colonial, ver seus escritos reunidos em CARDIM (1980).

Aqui se percebe as conseqncias desastrosas que a geada poderia ocasionar, atingindo as plantaes e a mata. Quatrocentos anos depois, o mesmo fenmeno climtico continua causando estragos na agricultura regional. Os ventos, principalmente o que se desloca no sentido sul-norte5, tambm ocorrem com intensidade nos dias atuais, tendo sido notado pelo padre, destacando sua constncia durante o dia e a noite. A fauna/caa est presente no relato jesutico por meio de algumas informaes esparsas e ocasionais. A presena de baleias atestada desde a chegada ao porto de Laguna, donde a embarcao do missionrio quase foi a pique devido proximidade com uma baleia. Ainda hoje, Laguna um importante ponto de observao de baleias, que vem para c se reproduzir nos meses de inverno:

(...) Se meteu em uma baleia, e to bravamente nos seguiu pola esteira da canoa, que nos enfadou assaz, e to perto chegou de ns, que parecia que doutro mergulho surgiria debaixo da canoa, e isto por muito espao; e se, plo bom remar dos moos, e o furtar-lhe a volta se afastava de ns, logo tornava a voltar e seguir-nos; e de uma vez chegou to perto de ns, com o corpo e cabea descoberta, que eu me parecia to longe da canoa como do altar mor, do Rio, s grandes, mas o medo faz muitas vezes as cousas diferentes do que so (RODRIGUES, 1940: 215). Os peixes so citados em duas ocasies. Em um primeiro momento, so comidos em mistura com legumes e farinha de mandioca. Em outro, esto includos no rol de animais caados, juntamente com as aves e os mamferos terrestres. Sobre estes, apenas uma espcie foi descrita, a anta. Sobre as aves nada foi detalhado. Quanto fauna em geral, apenas conclui que h muita caa (RODRIGUES, 1940: 231). Por fim, o consumo de mexilhes tambm descrito em mistura com legumes, farinha de mandioca e peixes. Uma nica meno flora/coleta de alimentos da mata se refere aos palmitos. O cultivo de plantas domesticadas teve mais espao nesta carta do que os demais aspectos do sistema de assentamento aqui descritos. Aps a chegada da expedio, alimentam-se em uma aldeia Carij de feijes e farinha de mandioca. Quando constroem a igreja que servir de base para a evangelizao, decidem, moda indgena, organizar uma roa nos fundos da construo, plantando milho e mandioca. Uma vez que consideravam os ndios muito preguiosos, decidiram tentar uma auto suficincia alimentcia.

Popularmente chamado de vento minuano.

Em outro caso, algumas quinquilharias serviram de moeda de troca por pores de batatas e mandioca em forma de farinha e mingau. A abundncia dos produtos resultantes da mandioca parece ser destacada na seguinte passagem do padre: nem haver ndio nem ndia que nos desse um punhado de farinha, no faltando ela ali (RODRIGUES, 1940: 224). O processo de plantio da mandioca descrito pelo jesuta coincide com o padro geral observado por diversos antroplogos nas terras baixas da Amrica do Sul (BROCHADO, 1977), sendo comumente classificado como mtodo de coivara:

Em todas estas 50 lguas no [h] terra preta, nem vermelha, nem c a vi, tudo so areais e de areia mui mida. E ainda que h algumas serras e oiteiros, tambm so de areia, mas d tudo o que lhe prantam. E como as rvores so pequenas e pau mole, facilmente fazem sua roa, a qual, acabantes de a queimarem, logo prantam, sem fazerem coibara nem fazerem covas para a mandiiba; mas com o cabo da cunha, com que derribaram a roa, fazem um buraquinho no cho e ali metem o pau da mandiiba; e muitas vezes sem lhe fazerem buraco. E pra uma ndia meter um pau na terra d sete e oito e mais pancadas com ele na terra; e, assim machucado e ferido, o mete (RODRIGUES, 1940: 230). Importantes informaes podem ser extradas desta citao. Em primeiro lugar, o solo descrito tal como demonstrado em anlises pedolgicas presentes na regio (LAVINA, 2000; LINO, 2007; 2009). Rodrigues descarta a presena de solos muito mais frteis, como os com colorao preta e vermelha, para descrever as areias ridas, de granulao muito fina e com colorao plida. Apesar destas caractersticas, no deixa de nos informar que todos os cultivos dos Guarani que ele pode observar se desenvolvem nestes areais. Segundo, a derrubada e queima da mata antecede o plantio, feito com o caule da mandioca que, devido intensa manipulao dos grupos humanos desde tempos remotos, perdeu a capacidade de reproduo natural. Por ltimo, exibe o importante papel da mulher Guarani na produo agrcola, conforme j bem demonstrou LANDA (1995). Tambm so citados esporadicamente outros cultivos da terra, como milho, abboras, aipim, batata e favas (planta no identificada). Os areais, termo qualificando o solo desta regio, tambm so descritos repetidamente em outras partes do texto. Uma importante informao nos passada por Rodrigues quando narra a chegada da expedio jesutica em um porto da aldeia. Trata-se, pois, de uma importante indicao sobre a utilizao de portos artificiais, ou seja, canais construdos com a finalidade de ligarem

as lagoas, os rios e o mar at um ponto prximo das aldeias. Isto implica um dado importante no que concerne a variabilidade de assentamentos Guarani. No local do porto, isto , onde se ancoravam as canoas e atingia-se terra firme, poder-se-ia produzir tipos de stios diferenciais daqueles resultantes das aldeias. Pessoas e objetos devem muito provavelmente ter circulado nestes portos, podendo assim ter-se produzido diferentes tipos de descarte ou at mesmo a constituio de acampamentos provisrios em suas margens. Ainda hoje, a populao ribeirinha utiliza esta engenharia hidrulica para facilitar o contato com as lagoas.6 As chefias polticas nas aldeias da regio so relatadas ora como presentes, ora como ausentes, marcando uma ambigidade no relato de Rodrigues. Em um dado momento, os padres so acudidos por um senhor daquela aldeia, para logo em seguida afirmar que principais, nenhum h entre estes Carijs dos Patos (RODRIGUES, 1940: 218-9).7 As chefias, de acordo com o jesuta, eram exercidas por feiticeiros. A principal liderana residia prximo da foz do Rio Ararangu e atendia pelo nome de Tubaro.

Este ndio o afamado Tubaro, o qual no principal, nem tem gente, mas tem grande fama entre estes por ser feiticeiro e ter trs ou quatro irmos, todos feiticeiros, e todos eles so grandssimos tiranos e vendedores, e de quem os brancos fazem muito caso, porque estes lhes enchem os navios de peas, como adiante direi (RODRIGUES, 1940: p. 222). Obviamente, a presena de xams nas aldeias no poderia passar inclume pelos padres, pois se tratava de inimigos naturais, que iriam dificultar sobremaneira a evangelizao. Um destes combates no campo religioso foi anotado por Rodrigues:

Aos 15 de agosto nos vieram chamar para uma criana que estava para morrer, dali a uma lgua; e j pode ser que por terem para si sermos feiticeiros, a qual estando mal batizei (...) mas logo avisei ao pai (...) que olhasse no no fizesse chupar a seus feiticeiros (...) acabando de nos irmos, o filhinho se achou bem; mas depois, comendo alguns carves e achando-se mal, foram chamar uma feiticeira e morreu, indose ao cu por premcias desta nossa misso (RODRIGUES, 1940: 218). Ao que tudo indica, os xams tinham grande prestgio nas aldeias. Inclusive, quando grupos se deslocavam de um lugar a outro, levavam consigo um xam. A contragosto, o prprio padre deixou escapar o grande respaldo dado a estes personagens.
Observao pessoal. Qualquer discusso sobre as chefias amerndias deve obrigatoriamente passar pelo exame crtico dos trabalhos de Pierre CLASTRES (2003).
7 6

Tm um a que chamam yeroquig, que dizem ser um anjo, que veio do cu. E a este do grande crdito. E este o da sua santidade. Aqui tinha um ndio cristo uns dous ou trs maracs, mui guardados, que eram de muitos anos, em que parece lhes falava o demnio, os quais, havendo-os o Padre mo, seu dono vinha depois perguntar que era o que lhe falaram os maracs. Mas eles, sem falarem, foram ao fogo (RODRIGUES, 1940: 241). Aps observar estas heresias, e a dificuldade em abandonar os maus costumes, o padre tira a concluso mais geral possvel desta expedio regio dos Patos: no se tem achado to ruim gente no Brasil. E se os brancos dizem serem os Carijs bons, porque se lhes vendem (RODRIGUES, 1940: 242). Est ntido, nas entrelinhas desta carta, o fracasso de catequizar os Carij.. Afinal, o fato de serem sujos, preguiosos, canibais, poligmicos, incestuosos, pagos e mesquinhos dificultava em muito, a dita ao civilizadora. Na estadia dos padres em uma aldeia, constatam que o principal tinha quatro mulheres. No apenas a poligamia, mas a poliandria e o incesto tambm estavam presentes nos grupos Guarani.

No vcio da carne so sujssimos, scilicet, tm muitas mulheres, tm as sobrinhas por mulheres, duas irms suas madrastas, as filhas das mulheres, suas anteadas, tm tambm, por mulheres, as netas, filhas de suyas verdadeiras filhas. E o que mais espanta [] haver ndia que tm dous maridos, e destas muitas; e ambos esto juntos com elas. E porque um destes se apartou de uma pra casar com outra, o consorte teve mo nele pra que a mulher lhe desse umas poucas j que se apartava dela pra tomar outra. Outros h que deixam andar as mulheres por onde e com quem elas querem. Dizem que so angaturamas. E por isso no fazem nherana. E outros que tm as prprias ilhas, que fizeram, por mulheres (RODRIGUES, 1940: 232). Obviamente, a confuso e o exagero presentes nesta citao em nada contribuem para o entendimento das regras de parentesco que ocorriam entre os grupos Guarani da regio em tela. Pesquisas etnogrficas com grupos Tupi de outras regies do continente sul-americano j bem demonstraram a complexidade envolvida nas trocas matrimoniais e inclusive entre os Guarani, como demonstrado por SOARES (1997). Contudo, neste relato no conseguimos avanar neste importante aspecto da sociedade Guarani como um todo. Este relato jesutico proporcionou algum tipo de conhecimento sobre as relaes dos Carij com outros grupos, muito distintos entre si: 1) com os Arachs (ndios parentes), 2) com os Tapuias (ndios inimigos) e, 3) com os brancos (bandeirantes e padres catlicos).

Jernimo Rodrigues situou o territrio dos ndios Carij entre a Ilha de Santa Catarina e o Rio Tramanda. Deste local, para o sul, viviam grupos nomeados de Arachs. O relato indica que seriam parentes dos Carij, com a importante diferena para o padre, de que seriam melhor gente, no na cobia, mas na simplicidade (RODRIGUES, 1940: 229). Depreendese do relato que os dois grupos realizavam intenso comrcio entre si, cada qual especializado em certos artigos, marcando o que parece ter sido uma certa especializao, visando trocas intertribais. Os Arachs, confeccionavam as roupas de pele e algodo, redes e arcos e flechas, enquanto que os Carij obtinham estes produtos fornecendo contas de adornos fabricadas com matria prima de gastrpodes e moluscos marinhos. 8

Estimam muito os moumas, que levam pra Angola, e outras que so como canudinhos que deita o mar fora. E vo-nos buscar daqui a mais de 70 lguas. E com estas contas ho quanto querem dos Arachs (RODRIGUES, 1940: p. 240). Tudo indica que o comrcio entre parentes Guarani tenha sido muito importante em tempos pr-coloniais. No stio arqueolgico ZPE, localizado no municpio de Imbituba, foram encontradas duas urnas funerrias, contendo restos esqueletais de um adulto do sexo masculino em uma, e de uma criana (sexo no identificado) em outra, tendo sido ambos envolvidos com um enorme colar confeccionado com conchas de animais marinhos (LAVINA, 1999). Rodrigues chama de Tapuias9 grupos indgenas que esto mais para o interior da costa, mas que parecem viver em regio fronteiria com o territrio de domnio Guarani. Ao que parece, havia um quadro de hostilidade generalizada entre Carij e Tapuia. Segundo o relato, durante todo o ano os Carij realizavam assaltos s aldeias inimigas e, o mais surpreendente para os padres era que os Carij no vendiam em hiptese alguma os inimigos capturados, preferindo com-los antes negociarem os cativos com padres e bandeirantes. Eis o resumo do ritual antropofgico que ocorria nestas terras, na viso ocidental crist:

No comer da carne humana no h que falar, pois, que pla comer, vendem seus parentes, e so nisso peiores que as mesmas onas; no matar dos tapuias so crudelssimos. E nos que trazem vivos a suas aldeias neles fazem seus filhos cavaleiros, scilicet, um ndio grande lhe d a primeira no toutuo, derribando-o. E isto com muitas festas, e muitas cerimnias. E depois de cado no cho, todos os meninos de
8 9

Estes contatos tambm foram analisados por SCHMITZ (1959). A discusso sobre o nome dado a muitas tribos de Tapuia encontra-se em MONTEIRO (2001).

seis, 7, 8, 9 anos, s pancadas, com a espada, lhe esto quebrando e machucando a cabea e tomando nome. O que acabado sarrafam os pobres moos, mrtires do diabo, e os escalam desde o pescoo, at as ndegas, com grandssima crueldade. E dali a um ano, pouco mais ou menos, jejuam todos os dias, no comendo carne, nem peixe, nem pssaros seno alguns legumes, sem cortar o cabelo, o que acabado, com grandes festas e ajuntamentos, enfeitam aos moos, carregam-nos de contas. E fazem seus vinhos. E dali por diante ficam cavaleiros e desobrigados do jejum (RODRIGUES, 1940: 240-1). Apesar da brevidade e dos exageros semnticos, pode-se observar a grande similaridade com a descrio de rituais antropofgicos realizados pelos ndios Tupinamb do litoral brasileiro, conforme por exemplo, as descries de FERNANDES (1948; 1970) e a interpretao da inconstncia da alma selvagem de VIVEIROS DE CASTRO (2002). Na citao reproduzida logo acima, tambm descreve-se sumariamente as beberagens, intimamente ligadas aos rituais antropofgicos dos grupos Tupi. Rodrigues registrou tambm este entrave para a converso, destacando-a em uma conversa com o j conhecido xam que atendia pelo nome de Tubaro, cuja bebida atraia mais sua ateno que a prpria conversa com os padres. Neste caso, ainda uma sutil pista nos sugere algo sobre a importncia da mulher na produo e distribuio do cauim10, pois estando este ndio sentado em sua rede junto ao Padre, muito de seu vagar, no deixando por isso sua prtica, e de beber, de quando em quando, de sua beberagem, que uma de suas mulheres lhes estava dando (RODRIGUES, 1940: 223). Em outra ocasio os padres puderam observar que at mesmo crianas estavam inseridas no circuito de ingesto do cauim, surpreendendo-se, como de costume, com tal fato, que classificam como qualidades boas. Outro dado importante: os ndios bebiam muito, mas no se embebedavam. Rodrigues descreve uma destas beberagens coletivas:

(...) Todos esto assentados quando esto bebendo, tirando alguns moos e meninos, que andam bailando e cantando; quando vem de fra, que ho de beber, j de l vem todos enfeitados e empenados; e chegando perto das casas, lanam a correr com quanta veemncia podem, e com grandes gritas, sem terem de ver com nada, at o lugar onde est o vinho. E cada um tem sua tripea, em que est assentado e sua cuia, e um ndio anda uma cuiaba cheia de vinho, e, com outra pequena, vai lanando nas cuias, que eles tm na mo, cantidade de um ovo; e assim nunca se embebedam. As ndias no bebem, que a melhor cousa que c vimos (RODRIGUES, 1940: p. 239).
Bebida fermentada produzida e consumida pelos Guarani. BROCHADO & NOELLI (1998) analisam a importncia desta bebida e seu registro nos relatos etnohistricos.
10

A passagem precedente permite a visualizao da complexidade de tal ritual, envolvendo cantos, danas e consumo de bebidas. Como dito anteriormente, alguns elementos da cultura material esto presentes, como a indumentria e as vasilhas para servir e beber o precioso lquido. Ainda aqui o papel da mulher est presente para mostrar uma ausncia: elas no bebem, esto privadas do circuito ritual Guarani. Ainda dentro do circuito de relaes com os brancos, devemos realizar uma outra diviso, entre padres e bandeirantes. Ambos tiveram objetivos e papis muito diferentes nos contatos estabelecidos com os Guarani do litoral de Santa Catarina. Quando da vinda da primeira expedio jesutica terra dos Carij, os bandeirantes da provncia de So Vicente parecem j estarem h muito tempo comerciando por esta costa. De acordo com o texto que ora analisamos, os pontos preferenciais, devido acessibilidade de atracamento das embarcaes, foram a Laguna dos Patos e a foz dos rios Ararangu e Mampituba. Dois aspectos necessitam ser destacados nas relaes Carij x bandeirantes. Primeiramente, Rodrigues destacou a prtica dos ndios venderem-se a si prprios. Tal atitude parece refletir o jogo de alianas e interesses que as diferentes aldeias Guarani estabeleceram com os escravistas, que possuam importantes ferramentas e utenslios em geral, permitindo deste modo o aumento de prestgio de alguns indivduos. Os dados arqueolgicos que dispomos para a rea, por meio de coletas superficiais e escavaes, no registraram a existncia de objetos que possam ser classificados como de origem no-ndia. Apenas um fragmento do que parece ser uma base de clice feita em argila foi encontrada em coleta de superfcie no stio Areal do Mussuline. LINO (2007) J as tentativas de aldeamentos dos padres franciscanos em um primeiro momento, e jesutas posteriormente, parecem ter fracassado no apenas por conta das aes de apresamento vicentistas, mas tambm pela inconstncia destas almas Carij. Em uma frase, um desabafo esclarecedor: Neste mesmo dia comeamos a fazer nossas doutrinas, s quais, como quer que, omnia nova placent, acudiam bem, mas eram to poucos, e to mal avenidos, que causavam pouco gosto (RODRIGUES, 1940: 221).

2. O Relato do Padre Incio de Cerqueira (1635):

A primeira e mais importante dificuldade em se analisar o relato deixado pelo Pe. Incio de Cerqueira se refere anexao de informaes de outras regies que o padre deve ter visitado, tornando-se difcil em alguns momentos em se filtrar e perceber o que notadamente matria dos ndios Carij do litoral sul de Santa Catarina e o que pertence a outros lugares. Esta constatao confirmada pelo Pe. Serafim LEITE, na introduo deste documento: O padre narra factos da sua poca e de terras, onde ele prprio esteve (1938: 495). O prprio contexto histrico da poca, com a circulao de informaes das mais diferentes partes do litoral brasileiro recolhidas pelas frentes evangelizadoras, devem ter influenciado a escrita que ora analisamos. O ambiente, da Ilha de Santa Catarina para o sul, caracterizado pela diminuio de grandes montanhas e por uma vegetao de plantas de pequeno porte. Cerqueira chega a afirmar que a terra est praticamente ao nvel do mar, de maneira que fica quas ao lume da gua do mar (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 496). Sobre a qualidade dos solos, afirma que, apesar da pobreza relativa, e contudo ainda cuido que nesta esterilidade levvamos a palma a todos os manjares do mundo (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 496). O mar aberto, sem significativas formaes rochosas, tambm percebido pelo padre porque rochedos, em que bata e se desfaa, nenhum acha nestas cento e sessenta lguas da costa (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 497). Os ventos fortes, os areais (dunas) e o intenso frio tambm foram, mesmo que rapidamente, notados e anotados pelo jesuta portugus. Quanto ao nmero de casas ou quantidade de aldeias nada pudemos extrair deste documento, havendo apenas informaes esparsas com quantidades de indivduos capturados, catequizados deslocados ou mortos. Estes dados devem ser vistos com cautela, devido a quantidades altas de ndios e bandeirantes, como mostra esta parte do texto:

Deste porto at ao Rio Grande, que dista para o Sul 70 lguas, no h outro onde possam entrar embarcaes, e por isso aqui ficam todas ancoradas e nele achamos sessenta e duas dos Portugueses, que de vrias Capitanias tinham l ido este ano de 1635 ao resgate dos miserveis Carijs; destas, eram quinze navios de alto bordo, e as demais, canoas mui possantes, em as quais, feita lista pelos mantimentos que levavam, e pelo porte das embarcaes, esperavam os portugueses trazer acima de 12.000 Carijs cativos (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 505). O porto em questo o de Laguna e se a quantidade prevista de apresamentos foi concretizada, nada sabemos. Se j no bastassem as elevadas cifras de embarcaes e ndios a serem capturados em apenas uma temporada, surpreende tambm a presena de embarcaes

de outras capitanias que no a de So Vicente. Em outro momento, o padre jesuta escreveu que os bandeirantes capturaram acima de cento e vinte mil Carijs (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 509). de se pensar se o padre no estaria trabalhando tambm com nmeros referentes ocupao Guarani de toda a regio do Prata. Da fauna/caa temos a disposio algumas informaes pontuais. Cerqueira anotou que a caa, que a terra d, a mesma que em todo o Brasil, mas se em toda a parte o senhor tem seus servos, que o louvem e engrandeam, aqui os traz em bandos e rebanhos pelos campos (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 496). Porm, em seguida o autor afirma que os peixes e as aves eram menos saborosos e belas, respectivamente. Os nicos mamferos citados so os veados, as baleias e os lobos marinhos. Da flora/coleta, tem-se destaque para o consumo de palmitos na regio:

Ainda que depois desta dureza, se desfazem todos em iguarias, por que, cozidos com a carne, ficam nabos e couves; com o peixe ficam salsa; modos e torrados so biscoito; e desfeitos em farinha ficam po; comidos s no talo so regalo de toda a fruta; e, temperados com a fome, sabem a tudo. Mas imitam muito a um pastel, porque no h nenhum to folhado, nem por to limpas mos obrado, como estes se acham entre mil folhas de palmeira. Porm esta semelhana s enquanto andam entre as mos, que metidos na boca ficam palmitos (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 497). A citao acima nos informa algo sobre o modo como o palmito era preparado e servido com outros alimentos, como verduras carnes e peixes, destacando-se tambm sua importncia na dieta alimentar. Os produtos cultivados que so citados so mandioca, feijo, milho, batatas e abboras. Desta, Cerqueira destaca a sua grande importncia extra alimentcia, servindo para a fabricao de recipientes utilitrios: no somente as estimam por tais para seu mantimento, mas o que mais prezo so os cascos de certa casca delas, de que fazem suas vasilhas, em que recolhem, bem como em pipas e tonis, seu mantimento, e, como em caixas bem lavradas, todas as suas alfaias (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 496). No conseguimos encontrar qualquer tipo de referncia a regras de parentesco dos Carij, ou ainda qualquer outro aspecto da organizao social. Apenas registra-se a meno a vrios nomes de principais da terra, de acordo com Cerqueira. Por exemplo, os ndios Anjo e Grande Papagaio, que dividiam a chefia nas terras dos Carij.

(...) Esta Provncia dos Carijs estava dividida em dois senhores idlatras, que a seu querer, a governavam. O primeiro o Anjo, de que j falamos, que por outro nome se diz tambm Ara Abaet, que quer dizer Dia do Juzo. O outro era um ndio parente, mui chegado do mesmo Anjo, chamado Marunaguau, que quer dizer o Grande Papagaio. A citao sugere que os principais possuam tambm poderes xamnicos. O xamanismo alis recebeu do padre uma dedicada ateno. Dividiu a ao dos feiticeiros em trs tipos distintos, cujo resumo de sua descrio encontra-se abaixo:

1) xam-curandeiro: O xam-curandeiro tem larga ocorrncia em vrios grupos indgenas da Amrica do Sul. Trata-se do indivduo com poderes especiais que expulsa do corpo os males de que padece uma pessoa. Geralmente a doena ou feitio sai do corpo pela boca do xam, que chupa a regio afetada. Via de regra existia todo um ritual preparatrio, com danas e infuso de tabaco.

2) xam-vingador: Trata-se geralmente do mesmo xam-curandeiro, que tambm recebe encomendas, pedindo-se que se jogue um contra-feitio para aqueles que se pensam terem feito algum mal, geralmente em forma de feitio tambm. O padre descreve que o xam realiza seu trabalho sobre algum objeto daquele que pretende-se atingir, alm de colocar um animal pendurado em uma rvore. Este, aos poucos vai desfalecendo-se e, o mesmo acaba por acontecer com o sujeito alvo do feitio, que vai morrendo aos poucos.

3) xam-profeta: O terceiro tipo de xam apontado pelo padre se refere aos carabas. Cerqueira descreve de maneira geral, que estes xams caminhavam de aldeia em aldeia, espalhando seu bafo, que transmitia um feitio, fazendo com que todos o seguissem e o venerassem. Este bafo citado por Cerqueira pode ser interpretado como a fala, o discurso proferido por tais pessoas, aqui chamados de Caraibebe. 11

Na matria de que trata sobre os feiticeiros Guarani, o autor faz um relato, ao que parece, de maneira panormica, incluindo informaes obtidas tambm em outras partes por onde passou. Em determinada passagem chegou a citar, por exemplo, o que parece ser o rio

11

Para uma descrio e anlise detalhada dos carabas, ver CLASTRES (2003)

Paran. De qualquer forma reafirma tais caractersticas para os grupos que conheceu ao sul da Ilha de Santa Catarina. Os grupos indgenas desta terra so, pois muito dados ao vcio da feitiaria (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 499). O relato do padre jesuta nos passa algumas informaes importantes com relao aos inimigos histricos dos Carij. Ao descrever a localizao geogrfica da provncia dos Carijs, ressalta os limites territoriais impostos pelos Guaian:

Ficam metidos os Carijs entre dois paralelos, que os cingem pelo Oriente o mar oceano, e pelo Poente umas nao mui fera de Tapuias, que chamam Guains. Assim viveram sempre os Carijs fechados, sem nunca poderem ganhar mais terra que a em que nasceram, porque o mar antes a come que no d, e os Guaians defendem a sua como cavaleiros, que na verdade so, mui esforados (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 495). Pe-se em prova, portanto, a permanente hostilidade entre grupos Carij do litoral e os Guaian, localizados mais para o interior, na regio de Mata Atlntica e at mesmo no planalto da Serra do Mar. Os Guaians voltam ao relato quando se trata de descrever os rituais antropofgicos, j que os inimigos capturados em guerra viravam personagens importantes em tais ocasies. O motivo mesmo da guerra estava ai colocado:

A causa disto foi que enquanto o Papagaio teve junto a si muitas povoaes e aldeias de sua gente, fazia algumas entradas, levando consigo bons guerreiros, nas terras dos Guaians, e com ciladas que lhes armavam traziam alguns deles cativos, para conforme a sua brutal fereza matarem em terreiro, armando-se cavaleiros, e depois desta solenidade os comiam em dio e vingana, por serem inimicssimos seus (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 509). Segue-se um relato pormenorizado do ritual antropofgico que, igualmente descrio dos xams, tambm se insere no texto caractersticas de grupos Tupi de outras partes do Brasil. Inclusive tem-se a meno da participao de uma misso pelo padre entre os ndios Guaitacases, que habitavam territrio onde hoje se encontra o Estado do Rio de Janeiro. Enquanto que no relato do Padre Jernimo Rodrigues os Guaian (ou Tapuia) no eram negociados de modo algum com os portugueses, com o passar dos anos parece que tal prtica foi dando lugar venda tambm dos inimigos capturados, mesmo que de modo tmido:

Estas so as amendoadas e apistos, com que em suas fraquezas e desfalecimentos de sua ltima velhice se conforta esta gente desta brutal inclinao, to entalhada em todas as naes deste Brasil, que se deixa bem entender que no largariam os Carijs to faclmente aos Portugueses os presos que tinham nas cordas para se armarem cavaleiros e depois os comerem. Porm, como totalmente caream de ferramenta para lavrarem seus mantimentos, uma necessidade vencia outra e acabava com eles largarem aos Portugueses alguns Guains que tinham em cordas a trco da ferramenta que lhes davam (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 513). Aqui se inter-relacionam os Carij, os Guaian e os brancos, estes outros que acabaram por transformar a geografia humana da regio em estudo. O padre, em seu objetivo de defender a catequese indgena, tratou de atacar as atitudes dos bandeirantes vicentistas que, nesta poca, partiam do porto de Laguna e da Foz dos rios Ararangu e Mampituba, levando em suas embarcaes centenas de ndios escravizados. O mesmo tema das alianas fechadas entre aldeias Carij e brancos preadores, parecem ter colocado grupos de parentes e aldeias uns contra os outros, servindo os escravos como moeda de troca por produtos ocidentais, como roupas e ferramentas:

Como ser isto assim, so os Carijs de sua natureza muito interesseiros (vcio comum a todas mais naes do Brasil), mas les nisto os excedem a tdas, e a causa o trato que tm com os Portugueses, que comeando a comerciar com eles chegaram a tanto extremo na venda de si mesmos que por uma carapua resgatou um Portugus cinco Carijs vendidos de seus mesmos naturais. E outro Portugus comprou trs Carijs por uma soalha de um pandeiro. Que emprego fizera, se o pandeiro lhe tangera encordoado com todas suas peas? Sem dvida trouxera uma aldeia inteira (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 498). E assim o comrcio escravista foi despovoando esta terra, juntamente com um fator que, ainda em 1605, quando da visita da primeira misso jesutica, no tinha, ao que parece, afetado os grupos indgenas. Nos referimos aqui as epidemias, que pareciam em 1635 estarem grassando aldeias inteiras.12 Em vrios pontos do texto, coloca-se nfase na grande enfermidade que assolava a regio, sendo naturalmente explicada pelo padre em termos de presena de demnios, do que trazida por brancos propriamente dito. A nica doena

SOARES & NOELLI (1997) discutem o papel avassalador das epidemias para o contexto Guarani em particular.

12

especificada o sarampo, em outros momentos tambm chamada de sarampo, que atingia aldeias inteiras, como a visitada pelos padres em determinada ocasio:

(...) Chegamos Aldeia onde cuidvamos tnhamos a gente para carregar o navio, e na verdade estava mas era a peste do sarampo. Achamos s as sepulturas de muitos gentios e poucos deles vivos, e os mortos todos sem receberem gua de Baptismo. (...) De feio que no achamos vivas mais que at 100 pessoas, as quais logo catequizamos e baptizamos, e considerando que se viramos dois meses antes, pudramos levar trs navios carregados de almas, no havia sofrimento nem alvio, que nos mitigassem a grande dor que nos partia os coraes (CERQUEIRA apud LEITE, 1938: 506). A parte final deste trecho reveladora tambm porque demonstra que as epidemias estavam em plena atividade de expanso, sendo os padres testemunhas oculares dos resultados nefastos que tais armas silenciosas dos brancos agiam sobre os grupos Guarani.

3. Consideraes Finais.

Estes documentos coloniais contribuem, portanto, para a construo de uma histria Guarani de longa durao. Alm das informaes que podem ser utilizadas para fins arqueolgicos e etnogrficos, os dois relatos exibem uma histria em plena mudana. A contraposio dos relatos dos Padres Jernimo Rodrigues e Incio de Cerqueira demonstra diversas alteraes do modo de vida tradicional Guarani em uma distncia de 30 anos entre uma expedio e outra, ressaltando-se a depopulao ocasionada por bandeiras paulistas e por doenas, muito citada por este ltimo padre. Observa-se, de modo mais evidente, as interelaes entre evento e estrutura (SAHLINS, 2000; 2003; 2006), constituindo ambos as mudanas e as permanncias entre os ndios Guarani desta parte do territrio brasileiro. Os dados arqueolgicos, ambientais e etnohistricos apontam a inoperncia do modelo standard adotado por alguns pesquisadores na Arqueologia Guarani. Ocorre, na rea, mesmo depois de quase 500 anos de explorao intensiva pela sociedade moderna, uma grande abundncia e variedade de espcies vegetais e animais. Estes recursos, de acordo com modelo proposto em outro momento (LINO, 2007; 2009), seriam manejados de forma a garantir produo e consumo durante todo o ano. As dataes obtidas para dois dos trs stios escavados, somados s descries etnohistricas demonstram que a regio suportou a ocupao Guarani por longo perodo de tempo.

O grupo que formava ali um tekoh13 desapareceu apenas aps o contato com os brancos, sendo devastados pelas epidemias e preagens escravizatrias.

4. Referncias bibliogrficas. BROCHADO, Jos. Justiniano. Proenza. 1977 Alimentao na Floresta Tropical. Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da UFRGS. CARDIM, Ferno. 1980 Tratados da terra e gente do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia: So Paulo: Ed. Da Universidade de So Paulo. CLASTRES, Pierre. 2003 A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia poltica. So Paulo: Cosac & Naify. FERNANDES, Florestan. 1948 A organizao social dos Tupinambs. So Paulo: Instituto Progresso Editorial. FERNANDES, Florestan. 1970 A funo social da guerra na sociedade Tupinamb. So Paulo, Editora da Universidade de So Paulo. LANDA, Beatriz. dos Santos. 1995 A mulher Guarani; atividades e cultura material. Dissertao de mestrado. Porto alegre: Pucrs. LAVINA Rodrigo. (Coord.). 2000 Projeto de Salvamento Arqueolgico da Rodovia Interpraias (trecho Morro dos Conventos a Lagoa dos Esteves, Ararangu-Iara, SC). Relatrio Final. Cricima: Unesc, LAVINA, R.( Coord.). 1999 Projeto de salvamento arqueolgico da ZPE, Imbituba, SC. Relatrio Final. Cricima: Unesc. LEITE, Serafim. 1938 Histria da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo VI. Lisboa e Rio de Janeiro: Livraria Portuglia e Civilizao Brasileira. LEITE, Serafim. 1940 Novas cartas jesuticas. (de Nbrega a Vieira). So Paulo: Companhia Editora Nacional. LINO, Jaisson. Teixeira. 2007 Arqueologia Guarani na Bacia Hidrogrfica do Rio Ararangu, Santa Catarina. Dissertao de mestrado. Porto Alegre: Ufrgs. LINO, Jaisson Teixeira. 2009 Arqueologia Guarani no Vale do Rio Ararangu: Aspectos de Territorialidade e Variabilidade Funcional. Erechim: Habilis. LORENZO, Miguel Angel Rodriguez. 2000 Etnohistoria: La ciencia de la diversidad cultural? Exploracin acerca de la constitucin del trmino y del desarrollo de su teoria y mtodo. Boletn Antropolgico, n 50. Universidad de los Andes: Mrida. pp. 5-28.
13

rea de domnio Guarani. Ver formulao deste conceito em NOELLI (1993)

MONTEIRO, John. Manuel. 2001 Tupis, Tapuias e historiadores: Ensaios de histria indgena e do indigenismo. Tese de livre-docncia. Campinas: Unicamp. NOELLI, Francisco Silva e BROCHADO, Jos Justiniano Proenza. 1998 O cauim e as beberagens dos Guarani e Tupinamb: equipamentos, tcnicas de preparao e consumo. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, So Paulo, v. 8, pp. 117-128. NOELLI, Francisco Silva e SOARES, Andr Luis Ramos. 1997 Para uma histria das epidemias entre os Guarani. Dilogos, Maring, v. 1, pp. 165-178. NOELLI, Francisco Silva. 1993 Sem tekoh no h tek: em busca de um modelo etnoarqueolgico da aldeia e da subsistncia Guarani e sua aplicao a uma rea de domnio no delta do Jacu, Rio Grande do Sul. Dissertao de Mestrado. Porto Alegre: Pucrs. RODRIGUES, Joo. 1940 A misso dos Carijs 1605-1607. LEITE, S. Novas cartas jesuticas. (de Nbrega a Vieira). So Paulo: Companhia Editora Nacional. SAHLINS, Marshall. 2000 Cultura na prtica. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ. SAHLINS, Marshall. 2006 Histria e cultura: apologias a Tucidides. Rio de Janeiro: Zahar. SAHLINS, Marshall. 2003 Ilhas de Histria. Rio de janeiro, Jorge Zahar. SCHMITZ, Pedro Igncio. 1959 A cermica Guarani da ilha de Santa Catarina e a cermica da Base Area. A coleo Berenhuser. Pesquisas, Antropologia n. 18, Porto Alegre, pp. 267324. SOARES, Andr Luis Ramos. 1997 Guarani: Organizao Social e Arqueologia. Porto Alegre: Edipucrs. VIVEIRO DE CASTRO, Eduardo. 2002 A inconstncia da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. So Paulo: Cosac & Naify.

You might also like