You are on page 1of 10

Instituio do LALUR

O Livro de Apurao do Lucro Real - LALUR foi institudo pelo Decreto n 1598 de 1977, em obedincia previso constante no 2 do artigo 177 da Lei das S/A (Lei n 6404/1976), que dispe:

2 A companhia observar exclusivamente em livros ou registros auxiliares, sem qualquer modificao da escriturao mercantil e das demonstraes reguladas nesta Lei, as disposies da lei tributria, ou de legislao especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilizao de mtodos ou critrios contbeis diferentes ou determinem registros, lanamentos ou ajustes ou a elaborao de outras demonstraes financeiras.
Tambm h disposies legais sobre o LALUR no Regulamento do Imposto de Renda de 1999 (Decreto 3.000/99): "Art. 262. No LALUR, a pessoa jurdica dever (Decreto-Lei n 1.598, de 1977, art. 8, inciso I): I - lanar os ajustes do lucro lquido do perodo de apurao; II - transcrever a demonstrao do lucro real; III - manter os registros de controle de prejuzos fiscais a compensar em perodos de apurao subseqentes, do lucro inflacionrio a realizar, da depreciao acelerada incentivada, da exausto mineral, com base na receita bruta, bem como dos demais valores que devam influenciar a determinao do lucro real de perodos de apurao futuros e no constem da escriturao comercial; IV - manter os registros de controle dos valores excedentes a serem utilizados no clculo das dedues nos perodos de apurao subseqentes, dos dispndios com programa de alimentao ao trabalhador, valetransporte e outros previstos neste Decreto. Art. 263. O LALUR poder ser escriturado mediante a utilizao de sistema eletrnico de processamento de dados, observadas as normas baixadas pela Secretaria da Receita Federal (Lei n 8.218, de 1991, art. 18)."

Obrigatoriedade
Esto obrigadas a escriturar o LALUR todas as pessoas jurdicas contribuintes do imposto de renda com base no lucro real, tais como: a) as pessoas jurdicas de direito privado sediadas no Pas, inclusive as filiais, sucursais ou representantes, no Pas, de pessoas jurdicas domiciliadas no exterior; b) empresrios artigo 966 do CC/2002 (antigas firmas individuais); c) as pessoas fsicas legalmente equiparadas a empresas individuais; d) as sociedades cooperativas que realizarem as operaes previstas na legislao do Imposto de Renda.

Importante: O Lucro Real corresponde ao lucro lquido do perodo de apurao ajustado pelas adies, excluses ou compensaes prescritas ou autorizadas pela legislao do Imposto de Renda (Art. 247 do RIR/99).

Modelo do livro
O livro de apurao do lucro real, cujas folhas sero numeradas tipograficamente, deve ter duas partes, reunidas em um s volume encadernado, a saber: a) Parte A, destinada aos lanamentos de ajuste do lucro lquido do exerccio e transcrio da demonstrao do lucro real; e b) Parte B, destinada ao controle dos valores que devam influenciar a determinao do lucro real de exerccios futuros e no constem da escriturao comercial.

Lanamentos de ajuste do lucro lquido - Parte A


Os lanamentos correspondentes aos ajustes do lucro lquido do exerccio, para a determinao do lucro real, sero feitos com individuao e clareza, na Parte A do livro de apurao do lucro real, com a seguinte utilizao das colunas

a) Coluna Data Destina-se indicao da data em que foram efetuados os lanamentos de ajuste do lucro lquido. b) Coluna Histrico Coluna destinada ao registro dos fatos determinantes dos ajustes, na qual sero indicados, quando for o caso, a conta ou subconta em que os valores tenham sido registrados na escriturao comercial, assim como o livro e a data em que foram efetuados os respectivos lanamentos

c) Coluna Auxiliar A coluna auxiliar ser utilizada para o registro de eventuais parcelas integrantes de um mesmo lanamento, cuja soma dever ser transportada para a coluna de adio ou de excluso. d) Coluna Adies Coluna prpria para lanamento de valores que devem ser adicionados ao lucro lquido, para determinao do lucro real. A soma dos valores lanados nesta coluna, ao final do perodo-base, dever coincidir com o total registrado no item 2 da Demonstrao do Lucro Real. e) Coluna Excluses Coluna prpria para lanamento de valores que a legislao tributria permita excluir do lucro lquido, para determinao do lucro real. A soma dos valores lanados nesta coluna, ao final do perodo-base, dever coincidir com o total registrado nos itens 3 e 5 da demonstrao do lucro real.

Demonstrao do Lucro Real - Parte A


A Demonstrao do Lucro Real ser transcrita na Parte A do livro de apurao do lucro real, aps o ltimo lanamento de ajuste do lucro lquido do exerccio, devendo conter: a) o lucro ou prejuzo lquido constante da escriturao comercial, apurado no perodo-base de incidncia; b) as adies ao lucro lquido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com sua natureza, e a soma das adies; c) as excluses do lucro lquido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com sua natureza, e a soma das excluses; d) subtotal, obtido pela soma algbrica do lucro ou prejuzo lquido do exerccio com as adies e excluses; e) as compensaes que estejam sendo efetivadas no exerccio, cuja soma no poder exceder o valor positivo da letra "d"; f) o lucro real do exerccio; ou prejuzo do exerccio, a compensar em exerccios subseqentes.

Registros de controle - Parte B


Na parte B do livro de apurao do lucro real, concomitantemente com os lanamentos de ajuste efetuados na Parte A do livro ou no final de cada exerccio social, sero efetuados os controles dos valores que devam influenciar a determinao do lucro real de exerccios subseqentes a) Coluna 1 - Data do Lanamento Coluna destinada a indiciar o dia, ms e ano em que for o registro efetuado. b) Coluna 2 - Histrico Para registros dos fatos determinantes do ajuste; deve conter todos os elementos indispensveis ao controle de cada valor suscetvel de apropriao ao lucro real de exerccios subseqentes, de forma a permitir, a qualquer momento, a verificao da exatido do respectivo saldo, assim como dos valores debitados ou creditados em cada perodo-base. c) Coluna 3, 4 e 5 - Para Efeito de Correo Monetria Somente utilizveis nas hipteses em que o valor a ser adicionado ao lucro lquido, ou que dele possa ser excludo, seja passvel de correo monetria, na forma da legislao especfica. Atente-se que desde 1.01.1996 em decorrncia da extino da correo monetria do balano, essas colunas esto em desuso. d) Coluna 6 - Dbito Coluna destinada a registrar os valores que constituiro adies ao lucro lquido de exerccios futuros, para determinao do lucro real respectivo. Tambm ser utilizada para baixa dos saldos credores (coluna 7), transportados de exerccios anteriores. e) Coluna 7 - Crdito Coluna destinada ao registro dos valores que constituiro excluses nos exerccios subseqentes. Tambm ser utilizada para baixa dos saldos devedores, transportados de exerccios anteriores. f) Coluna 8 - Saldo R$ Obtido pela operao (saldo anterior mais Dbitos menos Crditos), nas contas devedoras; e (saldo anterior mais Crditos menos Dbitos), nas contas credoras. Representa o valor das adies ou excluses que devero ajustar o lucro lquido de exerccios subseqentes. g) Coluna 9 - D/C Coluna destinada a indicar, por uma letra maiscula, a natureza devedora (D) ou credora (C) do saldo constante da coluna 8. Portanto, os saldos que devam ser adicionados ao lucro lquido de exerccios subseqentes tero letra D, e os que devam ser excludos tero letra C.

Os valores que devam influenciar a determinao do lucro real de exerccio futuro e que no devam ser controlados na escriturao comercial sero agrupados em contas distintas, segundo a sua natureza, tais como: - Prejuzos a Compensar; - Depreciao Acelerada Incentivada; - Lucro Inflacionrio Acumulado; - Lucro no Realizado Decorrente de Contrato a Longo Prazo com Empresa Pblica;

- Ganhos de Capital na Participao Extinta em Fuso, Incorporao ou Ciso.

Embora no constituam valores a serem excludos do lucro lquido, mas passveis de deduo do imposto de renda devido na declarao, devero ser mantidos os controles dos valores excedentes, a serem utilizados no clculo das dedues nos anos subseqentes, relativamente s seguintes contas: a) Dispndios com Projetos de Formao Profissional (incentivo fiscal suspenso pela Lei n 8.034 de 12.04.1990); b) Despesas com Programas de Alimentao do Trabalhador (PAT) - art. 581 e seguintes do RIR/99.

Exemplo

Adies
De acordo com o art. 249 do RIR/99, na determinao do lucro real, sero adicionados ao lucro lquido do perodo de apurao: a) os custos, despesas, encargos, perdas, provises, participaes e quaisquer outros valores deduzidos na apurao do lucro lquido que, de acordo com a legislao, no sejam dedutveis na determinao do lucro real; b) os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores no includos na apurao do lucro lquido que devam ser computados na determinao do lucro real.

NOTA
Conforme o art. 299 do RIR/99 so operacionais as despesas no computadas nos custos, necessrias atividade da empresa e manuteno da respectiva fonte produtora (Lei n 4.506, de 1964, art. 47). So necessrias as despesas pagas ou incorridas para a realizao das transaes ou operaes exigidas pela atividade da empresa. As despesas operacionais admitidas so as usuais ou normais no tipo de transaes, operaes ou atividades da empresa. Aplicam-se aos custos e despesas operacionais as disposies sobre dedutibilidade de rendimentos pagos a terceiros (Lei n 4.506, de 1964, art. 45, 2). Incluem-se nas adies (pargrafo nico do art. 249): a) ressalvadas as disposies especiais, as quantias tiradas dos lucros ou de quaisquer fundos ainda no tributados para aumento do capital, para distribuio de quaisquer interesses ou destinadas a reservas, quaisquer que sejam as designaes que tiverem, inclusive lucros suspensos e lucros acumulados; b) os pagamentos efetuados sociedade civil de prestao de servios de profisso regulamentada quando esta for controlada, direta ou indiretamente, por pessoas fsicas que sejam diretores, gerentes, controladores da pessoa jurdica que pagar ou creditar os rendimentos, bem como pelo cnjuge ou parente de primeiro grau das referidas pessoas (pai, me, filho(a), sogro(a), genro ou nora);

NOTA
Pagamento a Pessoa Fsica Vinculada Conforme dispe o art. 302 do RIR/99, os pagamentos, de qualquer natureza, a titular, scio ou dirigente da pessoa jurdica, ou a parente dos mesmos, podero ser impugnados pela autoridade lanadora, se o contribuinte no provar: I - no caso de compensao por trabalho assalariado, autnomo ou profissional, a prestao efetiva dos servios; II - no caso de outros rendimentos ou pagamentos, a origem e a efetividade da operao ou transao. Incluem-se entre os pagamentos aqui referidos as despesas feitas, direta ou indiretamente, pelas empresas, com viagens ao exterior, equiparando-se os gerentes a dirigentes de firma ou sociedade. No caso de empresa individual, a autoridade lanadora poder impugnar as despesas pessoais do titular da empresa que no forem expressamente previstas na lei como dedues admitidas, se ele no puder provar a relao da despesa com a atividade da empresa. c) gratificaes ou participaes no resultado, atribudas aos dirigentes ou administradores da pessoa jurdica; d) os encargos de depreciao, apropriados contabilmente, correspondentes ao bem j integralmente depreciado em virtude de gozo de incentivos fiscais previstos na legislao, a partir do momento em que a depreciao utilizada via Lalur atingir 100% do custo de aquisio do bem;

NOTA
Depreciao de Bens do Ativo Imobilizado Dedutibilidade (art. 305 RIR/99) A quota de depreciao dedutvel a partir da poca em que o bem instalado, posto em servio ou em condies de produzir. Somente ser permitida depreciao de bens mveis e imveis intrinsecamente relacionados com a produo ou comercializao dos bens e servios (Lei n 9.249, de 1995, art. 13, inciso III). Em qualquer hiptese, o montante acumulado das quotas de depreciao no poder ultrapassar o custo de aquisio do bem. O valor no depreciado dos bens sujeitos depreciao, que se tornarem imprestveis ou carem em desuso,

importar reduo do ativo imobilizado. Taxa Anual de Depreciao A Secretaria da Receita Federal publicou atravs da IN SRF n 162 de 1998 o prazo de vida til admissvel, em condies normais ou mdias, para cada espcie de bem, ficando assegurado ao contribuinte o direito de computar a quota efetivamente adequada s condies de depreciao de seus bens, desde que faa a prova dessa adequao, quando adotar taxa diferente. No caso de dvida, o contribuinte ou a autoridade lanadora do imposto poder pedir percia do Instituto Nacional de Tecnologia, ou de outra entidade oficial de pesquisa cientfica ou tecnolgica, prevalecendo os prazos de vida til recomendados por essas instituies, enquanto os mesmos no forem alterados por deciso administrativa superior ou por sentena judicial, baseadas, igualmente, em laudo tcnico idneo. Quando o registro do imobilizado for feito por conjunto de instalao ou equipamentos, sem especificao suficiente para permitir aplicar as diferentes taxas de depreciao de acordo com a natureza do bem, e o contribuinte no tiver elementos para justificar as taxas mdias adotadas para o conjunto, ser obrigado a utilizar as taxas aplicveis aos bens de maior vida til que integrem o conjunto. Depreciao Acelerada Contbil Em relao aos bens mveis, podero ser adotados, em funo do nmero de horas dirias de operao, os seguintes coeficientes de depreciao acelerada: I - um turno de oito horas - 1,0; II - dois turnos de oito horas - 1,5; III - trs turnos de oito horas - 2,0. Esse encargo ser registrado na escriturao comercial e no no LALUR. Depreciao Acelerada Incentivada Com o fim de incentivar a implantao, renovao ou modernizao de instalaes e equipamentos, podero ser adotados coeficientes de depreciao acelerada, a vigorar durante prazo certo para determinadas indstrias ou atividades (Lei n 4.506, de 1964, art. 57, 5). A quota de depreciao acelerada, correspondente ao benefcio, constituir excluso do lucro lquido, devendo ser escriturada no LALUR. O total da depreciao acumulada, incluindo a normal e a acelerada, no poder ultrapassar o custo de aquisio do bem. A partir do perodo de apurao em que for atingido o custo de aquisio, o valor da depreciao normal, registrado na escriturao comercial, dever ser adicionado ao lucro lquido para efeito de determinar o lucro real. O saldo das quotas de depreciao acelerada incentivada, registradas no LALUR, ser adicionado ao lucro lquido do perodo de apurao em que ocorrer a baixa. e) as perdas incorridas em operaes iniciadas e encerradas no mesmo dia (day-trade), realizadas em mercado de renda fixa ou varivel, exceto as apuradas por instituio financeira, sociedade de seguro, de previdncia e de capitalizao, sociedade corretora de ttulos, valores mobilirios e cmbio, sociedade distribuidora de ttulos e valores mobilirios ou sociedade de arrendamento mercantil (art. 771 do RIR/99); f) as despesas com alimentao de scios, acionistas e administradores, salvo se esses valores forem tributados como remunerao indireta na pessoa fsica; g) as contribuies no compulsrias, exceto as destinadas a custear seguros e planos de sade, e benefcios complementares assemelhados aos da previdncia social, institudos em favor dos empregados e dirigentes da pessoa jurdica; h) as doaes, exceto as referidas logo abaixo (arts. 365 e 371 do RIR/99);

NOTA
DOAES DEDUTVEIS Todas as doaes regra geral so indedutveis, com exceo das seguintes, que podero deduzir o lucro real: I - as efetuadas s instituies de ensino e pesquisa cuja criao tenha sido autorizada por lei federal e que preencham os requisitos dos incisos I e II do art. 213 da Constituio, at o limite de um e meio por cento do lucro operacional, antes de computada a sua deduo; II - as doaes, at o limite de dois por cento do lucro operacional da pessoa jurdica, antes de computada a sua deduo, efetuadas a entidades civis, legalmente constitudas no Brasil, sem fins lucrativos, que prestem servios gratuitos em benefcio de empregados da pessoa jurdica doadora e respectivos dependentes (ex.: grmios e associaes para empregados), ou em benefcio da comunidade onde atuem, observadas as seguintes regras: II.1. as doaes, quando em dinheiro, sero feitas mediante crdito em conta corrente bancria diretamente em nome da entidade beneficiria; II.2. a pessoa jurdica doadora manter em arquivo, disposio da fiscalizao, declarao, segundo modelo aprovado pela Secretaria da Receita Federal, fornecida pela entidade beneficiria, em que esta se compromete a aplicar integralmente os recursos recebidos na realizao de seus objetivos sociais, com identificao da pessoa fsica responsvel pelo seu cumprimento, e a no distribuir lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes,

mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto; II.3. a entidade civil beneficiria dever ser reconhecida de utilidade pblica por ato formal de rgo competente da Unio, exceto quando se tratar de entidade que preste exclusivamente servios gratuitos em benefcio de empregados da pessoa jurdica doadora e respectivos dependentes, ou em benefcio da comunidade onde atuem. III. relativamente aos valores efetivamente contribudos em favor de projetos culturais ou artsticos, na forma da regulamentao do Programa Nacional de Apoio Cultura - PRONAC (no se aplicando a dedutibilidade aos dispndios com doaes e patrocnios na produo cultural dos segmentos de que trata o art. 476 do RIR/99 projetos especiais relativos ao incentivo cultural ou artstico). i) as despesas com brindes (Lei n 9.249, de 1995, art. 13, inciso VII); j) o valor da contribuio social sobre o lucro lquido - CSLL, registrado como custo ou despesa operacional (Lei n 9.316, de 22 de novembro de 1996, art. 1, caput e pargrafo nico); l) as perdas apuradas nas operaes realizadas nos mercados de renda varivel e de swap, que excederem os ganhos auferidos nas mesmas operaes (exceto perdas decorrentes de operaes de cobertura - hedge); m) importncias declaradas como pagas ou creditadas a ttulo de comisses, bonificaes, gratificaes ou semelhantes, quando no for indicada a operao ou a causa que deu origem ao rendimento e quando o comprovante do pagamento no individualizar o beneficirio do rendimento.

Excluses e Compensaes
Na determinao do lucro real, podero ser excludos do lucro lquido do perodo de apurao (Decreto-Lei n 1.598, de 1977, art. 6, 3): a) os valores cuja deduo seja autorizada pela legislao e que no tenham sido computados na apurao do lucro lquido do perodo de apurao; b) os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores includos na apurao do lucro lquido que no sejam computados no lucro real; c) o prejuzo fiscal apurado em perodos de apurao anteriores, limitada a compensao a trinta por cento do lucro lquido ajustado pelas adies e excluses, desde que a pessoa jurdica mantenha os livros e documentos, exigidos pela legislao fiscal, comprobatrios do prejuzo fiscal utilizado para compensao. Tambm podero ser excludos: a) os rendimentos e ganhos de capital nas transferncias de imveis desapropriados para fins de reforma agrria, quando auferidos pelo desapropriado (CF, art. 184, 5); b) os dividendos anuais mnimos distribudos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (Decreto-Lei n 2.288, de 1986, art. 5, e Decreto-Lei n 2.383, de 1987, art. 1); c) os juros produzidos pelos Bnus do Tesouro Nacional - BTN e pelas Notas do Tesouro Nacional - NTN, emitidos para troca voluntria por Bnus da Dvida Externa Brasileira, objeto de permuta por dvida externa do setor pblico, registrada no Banco Central do Brasil, bem assim os referentes aos Bnus emitidos pelo Banco Central do Brasil, para os fins previstos no art. 8 do Decreto-Lei n 1.312, de 15 de fevereiro de 1974; d) os juros reais produzidos por Notas do Tesouro Nacional - NTN, emitidas para troca compulsria no mbito do Programa Nacional de Privatizao - PND, controlados na parte "B" do LALUR, os quais devero ser computados na determinao do lucro real no perodo do seu recebimento (Lei n 8.981, de 1995, art. 100); e) a parcela das perdas adicionadas relativas s perdas nas apuraes de swap, a qual poder, nos perodos de apurao subseqentes, ser excluda do lucro real at o limite correspondente diferena positiva entre os ganhos e perdas decorrentes das operaes realizadas nos mercados de renda varivel e operaes de swap (Lei n 8.981, de 1995, art. 76, 5).

Compensao de Prejuzos Fiscais

O prejuzo compensvel o apurado na demonstrao do lucro real e registrado no LALUR (Decreto-Lei n 1.598, de 1977, art. 64, 1, e Lei n 9.249, de 1995, art. 6, e pargrafo nico). A compensao poder ser total ou parcial, em um ou mais perodos de apurao, opo do contribuinte, observado o limite de 30% que trataremos mais adiante. A absoro, mediante dbito conta de lucros acumulados, de reservas de lucros ou capital, ao capital social, ou conta de scios, matriz ou titular de empresa individual, de prejuzos apurados na escriturao comercial do contribuinte no prejudica seu direito compensao de prejuzos fiscais. O prejuzo fiscal apurado a partir do encerramento do ano-calendrio de 1995 poder ser compensado, cumulativamente com os prejuzos fiscais apurados at 31 de dezembro de 1994, com o lucro lquido ajustado pelas adies e excluses, observado o limite mximo, para compensao, de trinta por cento do referido lucro lquido ajustado (Lei n 9.065, de 1995, art. 15).

Outro Exemplo

Material produzido com base em informaes extradas dos sites governamentais e de roteiros e orientaes da Consultoria Fiscosoft.

www.presidencia.gov.br www.receita.fazenda.gov.br www.fiscosoft.com.br

You might also like