You are on page 1of 28

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs1

Hugo E. A. da Gama Cerqueira2

Resumo Este ensaio argumenta que o pensamento de Smith deve ser interpretado a partir do contexto intelectual proporcionado pelo iluminismo escocs. As origens e a natureza especfica desse movimento so apresentadas, procurando-se destacar alguns aspectos que diferenciam o pensamento social dos literati escoceses daquelas orientaes que vieram a prevalecer no campo da economia. Palavras-chave: Smith, Adam, 1723-1790; Iluminismo Esccia; Economia poltica. Abstract Adam Smith and his context: the Scottish enlightenment This essay argues that Adam Smith's thought should be interpreted within the intellectual context of the Scottish enlightenment. It discusses the origins and the specific nature of the enlightenment in Scotland in order to highlight the differences between the social theory of the Scottish literati and the dominant approach to economics. Key words: Smith, Adam, 1723-1790; Scottish enlightenment; Political economy. JEL B30, A13.

procura de um contexto Um aspecto caracterstico das tentativas mais recentes de reavaliar a obra de Adam Smith o esforo de localiz-la em relao aos problemas e motivaes intelectuais do sculo XVIII. Trazendo ao primeiro plano consideraes de ordem tica e poltica, essas anlises tm contribudo para revelar um Smith bastante diverso daquele que geralmente conhecido dos economistas. Seu pensamento se apresenta mais matizado e complexo, e o entusiasmo com que ele sada o advento das sociedades comerciais moderado pelo reconhecimento dos problemas que elas criam (Brown, 1997; Tribe, 1999). Como afirmamos, a chave de leitura que torna essas novas interpretaes particularmente produtivas consiste em abandonar a tentativa de compreender a obra de Smith e de julgar o seu mrito com base apenas na sua compatibilidade
(1) Trabalho recebido em 21 de outubro de 2005 e aprovado em fevereiro de 2006. Foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). A referncia aos textos de Smith segue a notao consagrada pela Edio Glasgow de sua obra. A verso final deste artigo beneficiou-se das sugestes de um parecerista annimo, a quem agradeo. (2) Professor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: <hugo@cedeplar.ufmg.br>. Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

com os conceitos e mtodos da teoria econmica contempornea. Em uma palavra, trata-se de recusar o anacronismo e aceitar que o sentido de proposies e conceitos empregados no passado no imediatamente acessvel a ns, que sua efetiva compreenso exige que consideremos o ambiente intelectual em que brotaram e as intenes do autor (Cerqueira, 2005a). No caso de Smith, isso significa, entre outras coisas, situar seu pensamento em relao aos movimentos intelectuais de sua poca e, particularmente, em relao ao iluminismo escocs, do qual foi figura-chave. Curiosamente, essa referncia est ausente da maior parte dos livros-texto de histria do pensamento econmico. Como se isso no bastasse, nos livros de histria da filosofia que dedicam alguns captulos filosofia do esclarecimento o nome de Smith , na maioria das vezes, apenas mencionado de passagem, quando no totalmente ignorado. Ocorre que o prprio Smith acreditava ser um cidado de uma poca mais esclarecida (LRBL, ii.134). Mais do que isso, ele proclamou os ideais do iluminismo e se ops reiteradamente s supersties, fbulas, preconceitos e dogmas herdados do passado. Via no sectarismo e no fanatismo os maiores corruptores dos sentimentos morais (TMS III.3.43) e acreditava na cincia como o grande antdoto para o veneno do arrebatamento e da superstio (WN V.i.g.14). Finalmente, sua obra se articulou em torno de alguns dos temas mais caros aos pensadores iluministas: a liberdade, a igualdade, o progresso, etc. (Griswold, 1999, p. 10-16). Esses elementos deveriam bastar para sugerir que a efetiva compreenso do contexto intelectual em que se desenvolveu o pensamento de Smith no pode prescindir da reconstituio de sua relao com os temas e autores que animaram a trajetria do iluminismo e, em particular, de sua variante escocesa. Tal tarefa requer, por sua vez, um duplo comentrio. De incio, ser preciso explicitar o significado que estamos atribuindo aos termos iluminismo ou esclarecimento, palavras cujo sentido est longe de ser unvoco.3 Em segundo lugar, ser necessrio precisar em que sentido se pode falar de um iluminismo escocs: o que h de caracteristicamente escocs nesse movimento para justificar abord-lo como um caso especial do iluminismo? Que predicados distinguem essa via singular do Esclarecimento que, retendo as caractersticas mais gerais que marcaram seu desenvolvimento no restante da Europa, ao mesmo tempo se diferencia do percurso seguido por outras variantes nacionais do movimento? So essas as questes que procuraremos responder no restante deste ensaio.

(3) Empregaremos indistintamente os termos esclarecimento e iluminismo para nos referirmos ao que, em outras lnguas, se denominou de Lumires, Ilustracin, Illuminismo, Aufklrung ou Enlightenment. 2 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

O conceito A exemplo de outras palavras terminadas com o sufixo ismo, o termo iluminismo presta-se a muita controvrsia. Como toda expresso destinada a nomear um conjunto diverso de idias, h sempre espao para que se instale o debate sobre quais dessas idias compem o ncleo duro do conceito e quais poderiam ser deslocadas para sua periferia sem que isso acarrete qualquer perda significativa de sentido. Por isso, recomendvel desde logo fixar algum sentido estvel para o conceito de iluminismo que iremos adotar ao longo deste trabalho. Um bom ponto de partida reconhecer, juntamente com boa parte da literatura sobre o esclarecimento produzida ao longo das ltimas dcadas, que existiu uma significativa diversidade de posies no interior desse movimento, diferenas de princpios e mtodos provocadas, em boa medida, pela variedade de contextos nacionais e tradies culturais a partir dos quais ele foi sendo conformado. Opondo-se s grandes snteses do passado, e especialmente obra influente e erudita de Cassirer (1994), a historiografia contempornea tem recusado a representao do iluminismo como uma filosofia unitria, um sistema doutrinrio cerrado em si mesmo (Kreimendahl, 2004). Ao contrrio, ele representado ora como um esprito expresso em diferentes filosofias (Deprun, 1984), ora como um movimento apoiado numa confiana no poder da razo e na capacidade humana de reorganizar a sociedade de acordo com princpios racionais, libertando os homens da adeso cega aos preconceitos, mitos e supersties que do sustentao s diferentes formas de opresso (Mora, 2001, p. 1440-1441). A essa ampliao do conceito de iluminismo correspondeu o reconhecimento da existncia de mutaes ou variantes nacionais do movimento. O que importa frisar no momento que a presena dessas variaes regionais do esclarecimento no impediu os intrpretes de seguirem reconhecendo os traos ou semelhanas de famlia que, segundo Reale e Antiseri (1990, p. 670-682), nos autorizariam a continuar falando do iluminismo em geral: a defesa da cincia e da tcnica como meios de melhorar a condio material e espiritual da humanidade; a crtica das supersties e a defesa da tolerncia ticoreligiosa; a defesa dos direitos naturais e inalienveis dos homens; a rejeio dos sistemas metafsicos dogmticos e sua substituio por um uso da razo submetido ao crivo crtico da experincia; a luta contra privilgios e tiranias. certo que esse inventrio de caractersticas unificadoras do iluminismo poderia despertar a suspeita de anacronismo: no seria a idia de um iluminismo em geral produto de uma iluso retrospectiva? Se a dvida legtima, h boas razes para responder no a essa pergunta. Na raiz dessa convico repousa, em primeiro lugar, o fato de que o iluminismo foi um movimento consciente de si. Seus participantes os philosophes, os Aufklrer, os literati percebiam a si
Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 3

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

mesmos como homens engajados num nico e amplo debate que se estendia pelos diferentes quadrantes do mundo dos homens letrados. A segunda evidncia que contribui para afastar a dvida sobre a legitimidade do conceito de iluminismo em geral o fato de que, alm de se julgarem participantes de um mesmo dilogo, os iluministas sentiram necessidade de estabelecer para si mesmos a verdadeira natureza do esclarecimento. Entre os que se colocaram diante do desafio de oferecer uma resposta a essa questo, Kant ocupa lugar de destaque. No pequeno ensaio em que se ocupou desse assunto, ele recorre a um lema de Horcio, o poeta romano, para definir o iluminismo de um modo particularmente esclarecedor. Para Kant, o iluminismo no seria mais um sistema filosfico entre outros, mas corresponderia a um tipo de atitude, aquela que prpria de quem ousa conhecer por si mesmo:
Esclarecimento a sada do homem de sua menoridade, da qual ele prprio culpado. A menoridade a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direo de outro indivduo. O homem o prprio culpado dessa menoridade se a causa dela no se encontra na falta de entendimento, mas na falta de deciso e coragem de servir-se de si mesmo sem a direo de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu prprio entendimento, tal o lema do esclarecimento (Kant, 1984, p. 100).

H boas razes para invocar aqui a definio kantiana do esclarecimento, pois, alm de afirmar uma concepo programtica que contempornea do prprio movimento iluminista, ela reflete de maneira adequada aquelas caractersticas que marcaram o desenvolvimento do iluminismo entre os escoceses. Antes de tudo, ela coloca em primeiro plano a autonomia do sujeito: o esclarecimento consiste em tomar para si mesmo o controle do prprio destino, no delegar a outrem a direo sobre o uso do entendimento ou sobre a capacidade de deliberar sobre aquilo que deve ser feito. Isso requer vencer a preguia e a covardia que fazem com que boa parcela da humanidade renuncie ao esforo de pensar por si mesma e, com esprito servil, persista sob a tutela de outrem por toda a vida. O conceito de esclarecimento assume assim a forma de um postulado moral e, nesse sentido, diz menos respeito quilo que se pensa isto , ao contedo de nossas reflexes e mais ao modo como empregamos a nossa razo. Por outro lado, o conceito proposto por Kant remete a uma dimenso social do esclarecimento: de acordo com ele, a condio para que a humanidade escape da menoridade a liberdade de fazer um uso pblico de sua razo em todas as questes, isto , a liberdade de qualquer homem, enquanto sbio dirigir seus argumentos ao grande pblico do mundo letrado, tornando-os conhecidos e, desse modo, passveis de serem discutidos publicamente (Kant, 1984, p. 105). No se trata a, portanto, da liberdade de pensar solitariamente, mas da capacidade de fazer uso da prpria razo para partilhar os argumentos que

Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

resultarem dessas reflexes, expondo-os crtica dos demais cidados do mundo letrado. Essas duas idias-chave do conceito kantiano de esclarecimento pem em destaque a oposio entre a autoridade e a razo, entre a f e a cincia. Para os protagonistas do iluminismo, viver de maneira esclarecida implica submeter ao crivo da razo toda e qualquer crena que demande reconhecimento, inclusive as crenas de cunho poltico ou religioso. O que no puder passar pelo tribunal da razo deve ser rejeitado como preconceito ou superstio (Kreimendahl, 2004; Broadie, 2003). Ao longo do sculo XVIII, a essa oposio entre a razo e a autoridade que os iluministas se referiam quando em seus escritos invocavam o contraste entre as trevas e as luzes. As luzes e suas variantes nacionais Ao mesmo tempo em que se congratulavam por viver em uma poca esclarecida, os iluministas repudiavam o passado de trevas, perodo em que a reflexo estivera submetida ao controle das autoridades polticas e religiosas. Condenavam no apenas o emprego disseminado dos argumentos de autoridade, como os riscos e ameaas que pesavam contra aqueles que decidiam contradizer publicamente as doutrinas da Igreja e do Estado. Convm notar que tais riscos ainda se faziam sentir em boa parte da Europa, em pleno sculo XVIII. O prprio Kant reconheceu cautelosamente que no vivia em uma poca esclarecida (aufgeklrten Zeitalter), mas em uma poca de esclarecimento (Aufklrung).4 Convm, entretanto, no tomar o diagnstico de Kant como igualmente vlido para toda a Europa. Em outras partes do continente, o debate sobre o esclarecimento j estava posto havia mais tempo. DAlembert, por exemplo, j divisara uma extraordinria mudana nas idias e declarara que aquele seria o Sculo da Filosofia por excelncia. Examinando o progresso da filosofia em sua poca, ele constataria a existncia de uma revoluo em curso:
A cincia da natureza adquire a cada dia novas riquezas; a geometria, ao ampliar os seus limites, transportou seu facho para as regies da fsica que se encontravam mais perto dela; o verdadeiro sistema do mundo ficou conhecido, foi desenvolvido e aperfeioado. [...] Com ela, quase todas as outras cincias adquiriram novas formas e, com efeito, era imprescindvel que o fizessem. [...] Essa fermentao, agindo em todos os sentidos por sua natureza, envolveu com uma espcie de violncia tudo o que se lhe deparou, como um rio que tivesse rompido seus diques (DAlembert apud Cassirer, 1994, p. 20-21).

(4) A justeza de sua avaliao seria dolorosamente confirmada quando, em 1794, poucos anos aps a morte de Frederico II, o governo prussiano o proibiu de pronunciar-se em pblico sobre assuntos religiosos. Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 5

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

Por outro lado, as referncias a Kant e DAlembert e a constatao do progresso do iluminismo na Alemanha e na Frana no devem obscurecer o fato de que ele tambm teve um bom nmero de legtimos representantes na margem ocidental da Mancha. Num de seus ltimos livros, Roy Porter (2000) voltou-se para esse ponto cego na literatura sobre o iluminismo, cuidando de apontar as inmeras evidncias de sua presena ou melhor, da presena de um dos esclarecimentos na Gr-Bretanha. Com sua habitual ironia, Porter acusa os comentadores mais tradicionais, autores como Cassirer, Peter Gay e seus seguidores, de terem resumido o esclarecimento a um desenvolvimento eminentemente francs, conduzido por um pequeno grupo de philosophes radicais e materialistas, que teria atingido sua apoteose metafsica na obra de Kant. Essa leitura, adverte Porter, s se sustenta se admitirmos um argumento teleolgico, pois o iluminismo definido por esses intrpretes a partir de um ponto de vista que toma a Revoluo Francesa como o momento culminante do movimento. Caracterizar os iluministas como revolucionrios, democratas, cticos, ateus e outros adjetivos do mesmo calibre significaria aceitar de modo ingnuo e acrtico a retrica de alguns dos philosophes que, a despeito da averso que nutriam por cardeais e reis, no chegaram a abrir mo de suas sinecuras para pr em prtica planos de revolucionar a sociedade.5 De maneira semelhante, Porter (2000, p. 4) investe contra o tratamento dispensado por Cassirer em seu magistral e influente trabalho aos filsofos britnicos que, em geral, foram ali negligenciados ou escassamente mencionados: o nome de Adam Smith, por exemplo, sequer aparece nas mais de 400 pginas do livro. Para Porter, como se Cassirer avaliasse os pensadores iluministas a partir de uma escala de abstrusidade cujo pice consistiria na filosofia de Kant, diante do que, conclui, no de surpreender que figuras seminais como o idiossincrtico Shaftesbury, o satrico Toland, o ameno Steele ou o populista Paine alcancem notas baixas (Porter, 2000, p. 10). De fato, reconhece, a Inglaterra no produziu nenhum Kant, mas questiona: por que a teoria kantiana deveria ser tomada como o ponto culminante do Esclarecimento? Rejeitando os padres monolticos e anacrnicos desse tipo de abordagem, a historiografia mais recente sobre o iluminismo tem se voltado para a diversidade de suas manifestaes nacionais e para as particularidades dessas diferentes expresses que, nas leituras convencionais, ficavam obscurecidas ou eram simplesmente tomadas como sinais de sua insuficincia, da ausncia do verdadeiro iluminismo. De fato, a presena das luzes na Inglaterra era

(5) Num sentido semelhante, mas chegando a concluses diversas, Cassirer (1994, p. 191) j alertara que seria uma atitude irrefletida e equivocada considerarmos o Sculo das Luzes, baseados apenas nas declaraes de seus protagonistas e porta-vozes, uma poca profundamente irreligiosa e hostil a toda crena. 6 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

plenamente sentida no sculo XVIII: o florescimento da razo, o respeito liberdade de expresso e a tolerncia religiosa foram reconhecidos e celebrados pelos estrangeiros que a visitaram.6 Esses testemunhos, vindos de contemporneos do esclarecimento, deveriam bastar para mostrar o que h de anacrnico nas leituras que ignoram a existncia do iluminismo ingls ou lhe negam importncia. Reconhecer seu valor filosfico requer, contudo, que se tome em considerao o registro que lhe prprio, as caractersticas que lhe foram peculiares.7 As transformaes que a Inglaterra viveu ao longo do sculo XVIII o fim do absolutismo, o crescimento populacional e urbano, a revoluo instaurada pelo alargamento dos mercados seriam acompanhadas de mudanas no menos significativas no plano da reflexo que, a um s tempo, buscariam refletir sobre o sentido daquelas transformaes e atuariam como um de seus fatores impulsionadores. Na Gr-Bretanha, ao menos, o Esclarecimento no era apenas uma questo de rupturas epistemolgicas; ele foi, em primeiro lugar, a expresso de novos valores intelectuais e morais, novos cnones de bom gosto, estilos de sociabilidade e concepes sobre a natureza humana (Porter, 2000, p. 14). A conquista de direitos essenciais desde a Revoluo Gloriosa daquelas liberdades que, no continente, tardariam ainda cem anos at serem estabelecidas assegurou aos ingleses a possibilidade de dar uma expresso concreta a esses novos valores e estilos. Munidos de uma postura pragmtica e otimista, puseram-se em busca da felicidade e do bem-estar material explorando as oportunidades que uma nova sociedade, que chamaram de comercial, lhes oferecia. Essa atitude foi sancionada pela crena numa ordem harmnica da natureza desvelada pela fsica newtoniana e que, gradualmente, foi transposta para o domnio da sociabilidade, dando origem, por caminhos muitas
(6) Nas Cartas inglesas, Voltaire (1978, p. 38) registraria que na Inglaterra o hbito de pensar comum e as letras so mais honradas do que na Frana (...) e cada um pode mandar imprimir o que pensa sobre os negcios pblicos e atribuiria a existncia desse quadro forma de governo adotada pelos ingleses. Ele tambm no pouparia elogios a Bacon, Newton e Locke, autores que, ao lado de Descartes, seriam considerados por DAlembert como os principais precursores do esclarecimento, homens que preparavam de longe, na sombra e no silncio, a luz que devia iluminar o mundo pouco a pouco, gradual e insensivelmente (DAlembert, 1989, p. 67; cf. p. 67-75). (7) Essas peculiaridades dos ingleses foram apontadas por Edward Thompson num ensaio escrito nos anos 1960, que alertava contra o equvoco de tomar as caractersticas que marcaram o iluminismo francs como um modelo adequado para se pensar o caso ingls. Para Thompson (2001, p. 119ss), se na Inglaterra o materialismo e o atesmo no foram caractersticas importantes do esclarecimento como foram na Frana, precisamente porque ali a autoridade da Igreja catlica j tinha sido esmagada no sculo XVII e no mais se constitua em obstculo a ser removido. Do mesmo modo, se os ingleses foram incapazes de gerar uma obra de crtica sistemtica, um esforo de sntese filosfica como os surgidos em outras paragens, ou se os intelectuais na Gr-Bretanha no chegaram a formar uma comunidade unificada , porm, preciso considerar o nmero e a variedade de enclaves intelectuais espalhados por toda a ilha, a multiplicidade de iniciativas registradas nas mais diferentes regies e as oportunidades abertas para uma efetiva interpenetrao entre a teoria e a prtica, de que do testemunho os avanos tcnicos e cientficos daquele perodo e sua incorporao aos hbitos de vida. Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 7

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

vezes tortuosos, ao que hoje reconhecemos como as cincias sociais ou humanas. Ao assegurarem-se de que os interesses pessoais e coletivos podiam ser conciliados pelo recurso idia da providncia divina ou aos conceitos mais ou menos secularizados que, a exemplo daquela mo invisvel de Smith, foram tomando seu lugar, os iluministas britnicos legitimaram o auto-interesse, a busca incessante dos melhoramentos (improvements), a aplicao da cincia e das artes mecnicas a fins prticos, a crena no comrcio como um promotor da tolerncia e da coeso social. Tudo isso conformou uma via britnica para o esclarecimento, distinta das variantes seguidas no continente por seu acento marcadamente individualista e por seu esforo no para subverter o sistema, mas para proteglo, de modo a alcanar a satisfao individual e a estabilidade coletiva no interior da estrutura ps-1688 (Porter, 2000, p. 23; cf. p. 481-482). Entretanto, tendo se empenhado em dar visibilidade ao iluminismo ingls e em combater o anacronismo das interpretaes mais consagradas do esclarecimento, surpreendente que Porter (2000, p. xviii-xix) seja flagrado incorrendo no mesmo pecado, ao optar por subsumir de modo talvez desdenhoso, como ele mesmo admite o iluminismo escocs ao iluminismo ingls ou britnico. Mais curioso ainda que ele procure justificar sua escolha alegando que traar distines rgidas entre as tradies iluministas inglesa e escocesa anacrnico, porque em larga medida tal demarcao apenas reflete nacionalismos posteriores e declare que a base compartilhada pela filosofia e cincia praticadas ao norte e ao sul da Gr-Bretanha ultrapassaria suas diferenas (Porter, 2000, p. 243). As evidncias que Porter oferece nesse sentido a existncia de dilogos freqentes entre pensadores escoceses e ingleses e o fato de partilharem da mesma lngua e, portanto, do mesmo pblico leitor so muito pouco convincentes. De fato, os escoceses eram plenamente conscientes de sua situao peculiar no contexto britnico e muito significativo para ns que isso tenha se expressado justamente na sua preocupao com o domnio da lngua inglesa. Nas palavras de um contemporneo, para todo homem criado na Esccia, a lngua inglesa era em alguns aspectos um idioma estrangeiro.8 As dificuldades enfrentadas pelos escoceses para alcanar uma expresso clara e precisa nessa lngua eram tais que os moradores de Edimburgo promoveram, em 1761, a criao de uma Society for Promoting the Reading and Speaking of the English Language in Scotland. O prprio Hume preocupava-se tanto com isso que chegou a organizar uma lista de escocesismos (Scotticisms) que deveriam ser evitados a todo custo pelos literati. O que tudo isso sugere que, em vez de apenas partilhar a mesma lngua com os ingleses, os escoceses ou britnicos do norte (North Britons), como eles mesmos se chamavam tiveram que se apropriar dessa lngua e, nesse processo, foram permanentemente lembrados de sua diferena em relao
(8) A frase foi extrada da autobiografia de Alexander Carlyle (1722-1805), citada em Berry (1997, p. 16-17). 8 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

aos ingleses. Alm disso, as referncias a partir das quais os pensadores escoceses formularam suas concepes no eram necessariamente as que prevaleciam na Inglaterra. Na verdade, seus vnculos com as tradies filosficas europias e seus contatos com os iluministas do continente, particularmente da Holanda e da Frana, eram intensos, refletindo aquele cosmopolitismo caracterstico do iluminismo (Berry, 1997, p. 16-19). Nesse sentido, tomar o iluminismo escocs como parte do iluminismo ingls implicaria desconsiderar a presena de particularidades significativas, seja no que diz respeito s origens do movimento, seja no que tange a seu significado, sua motivao e suas caractersticas. Importa lembrar, nesse sentido, que a unio da Esccia com a Inglaterra no foi feita sem oposies: os jacobitas seguiriam ao longo de dcadas contestando a perda da autonomia poltica e as revoltas do perodo, especialmente as de 1715 e 1745, do um testemunho eloqente dessa resistncia.9 Mesmo que em geral os iluministas escoceses fossem adeptos do novo regime, o debate sobre a convenincia de manter uma milcia nacional ocupou pensadores como Ferguson e Smith, prolongando-se ao longo do sculo (Robertson, 1985). Finalmente, importa notar que a unio e a dissoluo do parlamento escocs no impediram a preservao de uma ampla parte de suas instituies nacionais, como sua Igreja, seu sistema legal, suas universidades e seu sistema educacional, para citar apenas as mais significativas, o que representou a manuteno do que interessava mais diretamente populao nas mos do poder local. Portanto, mais do que mero reflexo de um nacionalismo posterior, a conscincia de sua diferena em relao aos ingleses e, simultaneamente, de sua posio destacada no contexto intelectual era algo partilhado pelos escoceses no sculo XVIII. Ao mesmo tempo em que aceitaram a condio de provncia, recusavam-se a passar por provincianos, o que acabou gerando uma tenso produtiva entre o desejo de se fazer assimilar no interior da cultura britnica e a necessidade de preservar um bom conceito (um guid conceit, como diriam os escoceses) de si mesmos, de suas realizaes e de sua cultura, conceito este que fizeram plenamente por merecer. Como se no bastasse, a reao dos ingleses evidenciaria que a percepo dessa diferena era recproca, provocando conflitos de outro tipo.10 Tudo isso faz crer que no nos basta a caracterizao do iluminismo ingls ou britnico proposta por Porter, mas que devemos buscar
(9) A unio dos parlamentos escocs e ingls foi celebrada em 1707. Os jacobitas, que apoiavam as pretenses da casa Stuart de voltar a ocupar o trono, foram responsveis pelas revoltas de 1715 e 1745, as duas mais importantes rebelies desse tipo. (10) Em sua correspondncia, Hume observaria o rancor generalizado [dos ingleses] contra os escoceses e acrescentaria, em outra ocasio, que entre eles alguns me odeiam porque no sou Tory, outros porque no sou Whig, alguns porque no sou um cristo e todos porque sou escocs (trechos citados em Berry, 1997, p. 18). Sobre a posio de Hume quanto ao seu pertencimento Esccia ou Inglaterra, ver tambm Broadie (2001, p. 58-61). Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 9

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

apreender no iluminismo escocs o contexto que determinou a produo da obra de Smith. O iluminismo escocs: origens Na Esccia, a exemplo do que ocorreu na Frana e na Alemanha, a constatao do progresso das luzes foi notada pelos prprios contemporneos do Esclarecimento.11 Porm, a expresso iluminismo escocs foi empregada pela primeira vez apenas em 1900. Referindo-se a Francis Hutcheson como o prottipo do iluminismo escocs, William Scott cunhou o termo que, a partir de ento, ganhou uso corrente (apud Broadie, 2003, p. 3). Por outro lado, a natureza ou significado exato daquele movimento filosfico que a expresso nomeia segue sendo objeto de infindvel controvrsia. Para alguns, as origens e o desenvolvimento do iluminismo escocs estariam ligados a um conjunto de investigaes sobre temas relacionados filosofia moral, histria e economia poltica desenvolvidas por um pequeno grupo de pensadores. Originalmente formulada por Hugh Trevor-Hoper (1967), essa opinio foi sustentada recentemente por John Robertson, para quem as cincias naturais representariam um papel secundrio no conjunto das preocupaes dos filsofos escoceses, que estiveram empenhados, sobretudo, na anlise e defesa do progresso social, preocupaes que estariam estreitamente associadas ao desenvolvimento da economia poltica. Outros intrpretes entre os quais Nicholas Phillipson, Roger Emerson e Paul Wood tm argumentado, no entanto, que as transformaes que marcaram disciplinas como a fsica, a qumica e a medicina, entre outras, tambm consistiriam num dos elementos centrais para a formao do iluminismo escocs. Mais do que simplesmente apontar entre os iluministas homens envolvidos com a busca de conhecimentos cientficos sobre a natureza com vistas a sua aplicao para a melhoria das condies de vida da humanidade, o que importa para esses autores a constatao de que a maneira de pensar caracterstica das cincias naturais, sua metodologia e seus conceitos impregnaram a busca de conhecimentos em todo o espectro de disciplinas intelectuais, inclusive aquelas associadas s humanidades (Broadie, 2003; Wood, 2003).12
(11) Em uma passagem do seu Declnio e queda do Imprio Romano, publicado entre 1776 e 1778, Edward Gibbon (1737-1794) afirmava que: A respeito deste tema interessante, o progresso da sociedade na Europa, um forte raio de luz filosfica despontou da Esccia em nossa prpria poca; e com considerao privada, bem como pblica, que eu reitero os nomes de Hume, Robertson e Adam Smith (Gibbon, 2004). (12) A essas duas posies, veio somar-se uma terceira abordagem que procura definir o iluminismo em termos dos valores culturais promovidos pelos literati escoceses, que combinavam a apreciao do saber cientfico e de valores humanos como o cosmopolitismo, a tolerncia religiosa e o progresso econmico e social. Para o principal formulador dessa interpretao, Richard Sher, ela tem a vantagem de abrigar sob o conceito do iluminismo as atividades ligadas medicina e s cincias naturais, sem privilegi-las em relao s investigaes histricas e ticas do perodo, que tambm foram partes importantes do mesmo movimento intelectual. 10 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

O fato que o florescimento de um vigoroso momento criativo entre os escoceses ainda na primeira metade do sculo XVIII pode ser aferido a partir dos resultados que produziu: um conjunto notvel de obras em reas to diversas como a economia, a histria, a filosofia moral, mas tambm a geologia, a astronomia, a qumica, para no falar da arquitetura e das artes. E, no entanto, h algo de paradoxal no fato de essa exploso de engenho e criatividade ter ocorrido justamente num sculo que, para os escoceses, teve incio em meio decadncia dos negcios e perda de sua autonomia poltica. Nas palavras de Hume:
No estranho que numa poca em que perdemos nossos prncipes, nosso parlamento, nosso governo independente e at mesmo a presena de nossa nobreza mais importante, em que somos infelizes em nosso sotaque e pronncia, falamos um dialeto extremamente corrupto da lngua que empregamos, no estranho, digo, que nestas circunstncias ns devssemos ser verdadeiramente o povo mais eminente pelas letras na Europa? (Hume apud Berry, 1997, p. 19).

Como foi possvel que um momento to elevado do ponto de vista filosfico e cultural pudesse emergir em condies polticas e econmicas to desfavorveis? A soluo desse aparente paradoxo requer que se investigue mais de perto o contexto social em que o iluminismo escocs se desenvolveu, o que permitir compreender melhor suas particularidades em relao s motivaes que acompanharam o progresso do esclarecimento em outros pases. No plano econmico, a Esccia sempre esbarrou numa escassez de terras produtivas que imps limites populao que o pas podia alimentar: menos de 10% de suas terras eram agriculturveis e uma parcela ligeiramente maior era composta por pastagens. O pas era pobre e permaneceria assim no perodo em questo. Nos ltimos anos do sculo XVII, sucessivos colapsos da produo agrcola provocaram o surgimento da fome. A isso vieram somar-se o declnio do comrcio, em funo das guerras, e a crise aguda provocada pela falncia de um ambicioso empreendimento que ficou conhecido como o projeto Darien (Darien scheme), uma tentativa desastrada de criar uma colnia no Panam, que terminou pulverizando a poupana de milhares de escoceses. No plano poltico, a unio das coroas da Esccia e da Inglaterra em 1603 havia provocado a transferncia da corte escocesa para Londres. certo que ao longo do sculo XVII as duas naes mantiveram sua autonomia e preservaram seus parlamentos, mas o crescimento dos problemas econmicos a partir dos anos 1690 levou os escoceses a repensarem o seu futuro enquanto pas independente e, em 1707, acabaram por aceitar a unio do seu parlamento com o ingls.13 Pelo Tratado de Unio, a Esccia ganhou uma pequena frao das cadeiras do novo parlamento britnico, o que deixaria seus representantes com pouco poder para
(13) As razes que motivaram a elite escocesa a aceitar o Ato de Unio ainda so objeto de controvrsia. Em parte, refletem o reconhecimento das vantagens econmicas que poderiam advir do acesso ao mercado da Inglaterra e de suas colnias. Por outro lado, a ameaa inglesa em 1705 (o Alien Act) de impor pesadas restries importao dos principais produtos escoceses tambm contribuiu, certamente, para aquele desfecho. Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 11

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

influenciar de modo direto na conduo do governo. De outro lado, a perda da corte e do parlamento representou tambm a perda das principais fontes de patrocnio para artistas e intelectuais escoceses, o que poderia implicar sria ameaa para o desenvolvimento cultural da regio: muitos pintores, escritores e outros artistas tiveram que migrar para Londres ou outras partes em busca de clientela e de patrocnio para executarem seu trabalho (Broadie, 2001, p. 6-7). Tais dificuldades que, primeira vista, poderiam parecer um obstculo intransponvel ao progresso social e ao florescimento cultural na regio acabaram servindo de estmulo e desafio para os escoceses. Antes mesmo de a Unio se consumar, eles tiveram que se ver com os problemas de seu pas e com as solues disponveis, num debate que se prolongaria pelo sculo seguinte. Homens como Robert Sibbald (1641-1722) e Andrew Fletcher (1653-1716), que participaram ativamente dessas discusses, so hoje vistos como representantes de um momento inicial do esclarecimento na Esccia. Para a maioria desses pensadores, a crise escocesa dos anos 1690 era resultado de fatores estruturais, ora associados ao atraso do comrcio, ora identificados com as condies precrias da agricultura. Nos dois casos, havia certo consenso quanto necessidade de iniciativas pblicas que promovessem sua soluo, o que exigiria uma reorientao dos valores e atitudes que guiavam as elites escocesas. Sendo os nobres e a gentry do pas reconhecidos por sua bravura e por seu interesse pelos estudos, Fletcher e seus contemporneos consideravam imperativo que tais qualidades fossem complementadas por um maior empenho na melhoria (improvement) de suas propriedades rurais e no encorajamento da indstria e do comrcio. Havia ainda um amplo consenso de que a crise na Esccia fora agravada pela unio das coroas, que seria responsvel por ter colocado o pas em uma posio de dependncia em relao a Londres. A superao dessa situao deveria envolver a eliminao das divises no interior da elite escocesa e uma ampla reviso das relaes entre a Esccia e a Inglaterra. Porm, o consenso em torno do diagnstico e das solues disponveis cessava nesse ponto. Para alm dele, restava um conjunto contraditrio de propostas quanto ao sentido da mudana poltica requerida, algumas apontando para a unio com os ingleses, outras resistindo a essa alternativa (Robertson, 1985, p. 40-41). O que importa notar que a economia e a poltica representavam dimenses inseparveis desse debate, que se prolongaria na obra dos filsofos escoceses do setecentos. Nas teorias sociais desses pensadores e reformadores, o esclarecimento aparece, no como mera transposio de idias tomadas de filsofos franceses ou ingleses, mas como uma resposta aos problemas da Esccia e, alm disso, como um conjunto de propostas que podem freqentemente ser ligadas s aes que foram efetivamente empreendidas para promover a superao de sua dependncia (Emerson, 2003, p. 11-12).

12

Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

No entanto, o que dissemos at aqui explica apenas a existncia de uma oportunidade para o surgimento do iluminismo escocs, representada pelos desafios polticos e econmicos do incio do sculo XVIII e pelos estmulos reflexo e ao oferecidos pela percepo da necessidade de sua superao. Tal oportunidade, contudo, passaria em branco se no houvesse recursos intelectuais e culturais que permitissem enfrentar aqueles problemas. Sua existncia, isto , a presena de uma longa tradio intelectual no interior da Esccia que permitiu o florescimento do iluminismo no setecentos um dos aspectos destacados pelas interpretaes mais recentes desse movimento e que contrasta com a maior parte das explicaes tradicionais sobre seu surgimento. Estas ltimas costumavam caracterizar o iluminismo escocs como um fenmeno revolucionrio, um momento de descontinuidade com um passado nacional marcado pelo atraso e pela intolerncia. A nfase nessa imagem de uma ruptura est presente, por exemplo, numa passagem escrita no comeo do sculo XIX por Dugald Stewart, o bigrafo e discpulo de Smith, em que o surgimento do iluminismo escocs explicado como o resultado de influncias intelectuais provindas do exterior. Para Stewart, o iluminismo escocs representaria uma exploso repentina de genialidade que, para o estrangeiro, deve parecer ter brotado no pas por alguma espcie de encantamento, logo aps a Rebelio de 1745 (Stewart apud Porter 2000, p. 242; grifo nosso). A mesma nfase numa descontinuidade com o passado e no carter excepcional e isolado do movimento iluminista em relao histria cultural da Esccia foi repetida por inmeros intrpretes ao longo dos sculos XIX e XX e reafirmada, recentemente, nos trabalhos de Trevor-Roper (1967) e John Robertson (1985, p. 8). Diante dessa maneira to antiga e influente de representar o surgimento do esclarecimento na Esccia, conveniente ressaltar desde logo que no se pretende negar a presena de influncias estrangeiras ou mesmo menosprezar a importncia que um acontecimento como a Unio teve para os escoceses. Porm, o que outros estudiosos do perodo tm alertado que h algo de profundamente enganoso na tese da descontinuidade com o passado ou do surgimento abrupto do iluminismo. O equvoco dos defensores daquela tese o de negligenciar a pesquisa do rico e diversificado contexto intelectual existente na Esccia no perodo pr-esclarecimento. De incio, chama a ateno o fato de o pas contar desde o sculo XVI com cinco universidades.14 Entre as instituies criadas antes da Reforma, o sistema de ensino adotado foi inspirado naquele que era praticado em Paris e
(14) Um nmero elevado tanto em relao ao tamanho da populao, como quando comparado ao de universidades na Inglaterra que, apesar de mais rica e populosa, contava at o incio do sculo XIX apenas com Oxford e Cambridge. Alm da Universidade de St Andrews, criada em 1413, a Esccia dispunha das universidades de Glasgow (1451) e de Edimburgo (1582) e, em Aberdeen, do Kings College (1495) e Marischal College (1593). Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 13

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

Bolonha. Os professores foram recrutados entre escoceses educados no exterior que, freqentemente, j tinham lecionado nas universidades do continente.15 A mesma prtica foi adotada no perodo posterior Reforma, de tal modo que os escoceses mantiveram-se a par dos avanos na fsica, na medicina, na filosofia e em outras disciplinas. O que esses elementos mostram que, ao longo dos sculos XV e XVI, a Esccia j era um pas atento aos desenvolvimentos cientficos e culturais no exterior, possuindo uma elite intelectual bem-educada, que no apenas absorveu os conhecimentos produzidos no continente como contribuiu de maneira substantiva para aqueles progressos (Broadie, 2001, p. 9-11). No sculo XVII, essa tradio cultural foi herdada por homens como George Sinclair (?-1696) e Robert Sibbald (1641-1722), nomes representativos de um conjunto de matemticos, inventores e pesquisadores que deram continuidade ao trabalho cientfico de seus antecessores. O primeiro foi regent na Universidade de Glasgow at 1666, quando foi expulso por suas posies poltico-religiosas, retornando mesma instituio depois da Revoluo Gloriosa na condio de professor de matemtica. Sua carreira ilustrativa dos vrios desenvolvimentos em curso naquele perodo, que consolidariam um ambiente cultural impregnado pelos debates cientficos, por seus conceitos e mtodos. Quanto a Sibbald, dedicou-se a um amplo leque de temas que iam da filosofia natural medicina, histria, corografia, etc., disciplinas que cultivava com vistas ao seu emprego til para a humanidade, e participou ativamente da criao de algumas das instituies que animariam a vida cientfica no sculo seguinte. Foi responsvel por organizar uma ampla rede de correspondentes em toda a Esccia com o objetivo de compilar informaes padronizadas sobre a flora, fauna, topografia e recursos humanos para elaborar um catlogo abrangente mas jamais concludo que deveria mapear os recursos disponveis no pas e servir de base para a formulao de polticas que promovessem o seu desenvolvimento econmico. Suas iniciativas contriburam para quebrar o isolamento entre os estudiosos escoceses, constituindo um espao no interior da esfera pblica para o desenvolvimento da pesquisa cientfica e sua gradual legitimao pela sociedade (Wood, 2003, p. 95-98). Por outro lado, a meno desses progressos no campo da matemtica e das cincias naturais no deve ser tomada como sinal da ausncia de interesse entre os escoceses por outras disciplinas, pois eles tambm cultivaram a teologia,16 a

(15) Entre os mais destacados podemos citar os nomes de John Mair (c.1467-1550), professor de teologia em Paris, onde lecionou para alguns daqueles que seriam as principais figuras do sculo XVI, como Ignacio de Loyola, Calvino e Francisco de Vitoria; os telogos e lgicos Hector Boece (c.1465-1536) e George Lokert (c.1485-1547), ambos alunos e docentes em Paris; Robert Galbraith (c.1483-1544), professor de direito romano em Paris; e outros (Broadie, 2001: 9-10). (16) Alm dos nomes citados na nota anterior, podemos acrescentar os nomes de telogos influentes como Robert Leighton (1611-1684), Gilbert Burnet (1643-1715) e Henry Scougall (1650-1678), entre outros. 14 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

histria,17 o direito18 e contriburam ao longo de sculos para o desenvolvimento dessas reas. Essa tradio chegou aos literati proporcionando-lhes alguns dos elementos necessrios ao florescimento da filosofia moral e poltica do iluminismo escocs. Nesse sentido, h uma clara linha de continuidade entre os dois perodos passando por diferentes planos. No que diz respeito histria, a continuidade se expressa numa certa compreenso do papel da pesquisa e do conhecimento histricos, tidos como recursos educativos indispensveis para a formao moral das lideranas sociais, convico que foi compartilhada pelos historiadores do sculo XVI ao XVIII (Allan, 1993, p. 65, 176). No plano do direito, o esforo de compilao e fundamentao filosfica das regras do direito escocs no sculo XVII contribuiu para assegurar sua preservao no sculo seguinte, inclusive no perodo posterior Unio, na medida em que estabeleceu de maneira clara sua diferena para com as normas e prticas jurdicas adotadas pelos ingleses (Broadie, 2001, p. 12-13). Este ltimo ponto nos remete a outro fator que, ao lado do legado cultural herdado pelos literati, foi decisivo para o surgimento do iluminismo escocs. Trata-se da presena de mais um elemento de continuidade representado pela preservao de um conjunto de instituies escocesas no perodo seguinte Unio, entre as quais o seu sistema legal, suas universidades e sua Igreja. Nesse sentido, os efeitos negativos sobre a vida cultural escocesa, decorrentes da perda de sua corte e, posteriormente, do seu parlamento no devem ser superdimensionados. A partida da coroa e de um pequeno nmero de parlamentares representou a perda de uma pequena frao de sua aristocracia que, em sua maioria, continuou vivendo na Esccia e soube manter o controle sobre a administrao local.19 Nesse sentido, a aristocracia tambm preservou, em larga medida, a capacidade de patrocnio (patronage) das instituies locais, retendo para si o direito de fazer indicaes para cargos pblicos nas universidades, na igreja e nas instituies jurdicas, capacidade to ou mais importante que os mecanismos formais para definir quem de fato detinha o poder. O endosso s idias iluministas por esse pequeno grupo que compunha a elite dos proprietrios de terras e comerciantes e que exercia o governo de fato na Esccia foi crucial para assegurar o sucesso do movimento, na
(17) A tradio da pesquisa histrica na Esccia remonta ao sculo XIV, com John Fordum e seu Scotichronicon, de 1370. No sculo XVI, os trabalhos de John Mair (c.1467-1550), Hector Boece (1465-1536) e John Knox (1505-1572) marcaram um momento expressivo desse interesse que se prolongou at o Esclarecimento (Allan, 1993). (18) Os nomes de James Dalrymple, Lord Stair (1619-1695) e Sir George Mackenzie (c.1638-1691) so representativos nessa rea. O primeiro foi o autor de Institutions of the law in Scotland, publicado em 1681, ao passo que o segundo escreveu Laws and customes of Scotland, in matters criminal, de 1678. Ambos foram textos decisivos no processo de codificao e justificao do direito escocs (Cairns, 2003, p. 226). (19) Em troca do apoio dos parlamentares escoceses ao governo, a faco liderada pelo Duque de Argyll assegurou para si, ao longo de dcadas, o direito de exercer, na prtica, o governo da Esccia. A administrao era supervisionada por um subministro em Edimburgo, funo que foi reservada a membros da Cmara dos Pares conhecidos como Law-Lords (Berry, 1997, p. 9). Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 15

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

medida em que permitiu superar resistncias de uma sociedade relutante em relao ao rumo desejvel das mudanas a serem adotadas.20 Em resumo,
... depois de 1707 a Esccia era, em larga medida, uma regio autnoma, deixada a seus prprios cuidados, desde que no ameaasse desestabilizar a Gr-Bretanha. (...) A Esccia, portanto, apesar de se tornar rapidamente unificada em muitos detalhes, bem como no esquema poltico geral, preservou smbolos bastante visveis e genuinamente potentes de sua identidade caracterstica. (...) E o triunfo [da Unio] no deve dar margem a que se perca de vista a preservao da identidade escocesa. Conseqentemente, se iria haver um Iluminismo na Esccia, havia uma boa probabilidade de que ele tivesse um carter escocs (Broadie, 2001, p. 8).

Resta, ento, explicitar a maneira como esse iluminismo veio a se constituir e que caractersticas o definiram. O iluminismo escocs: desenvolvimento e natureza Um dos primeiros sinais do processo de constituio do iluminismo na Esccia foi a transformao de suas universidades a partir da Revoluo Gloriosa. A criao de uma Comisso Parlamentar em 1690, que visava assegurar a lealdade dos docentes ao novo regime poltico, proporcionou a oportunidade para o incio de uma discusso pblica sobre mudanas nos currculos, nas prticas pedaggicas e na prpria natureza daquelas instituies. Um exemplo das propostas apresentadas discusso o panfleto annimo que circulou em 1704 com o ttulo de Proposals for the reformation of schools and universities. Seu autor defendia a ampliao do espao da filosofia natural e da matemtica nos currculos universitrios, recomendando que nos primeiros quatro anos fossem ensinados aritmtica, geografia e cronologia, com grande primor, os primeiros seis e o dcimo primeiro e dcimo segundo livros de Euclides, os elementos de lgebra, [e] a trigonometria plana e esfrica, que seriam seguidos por mais dois anos de matemtica mista ou filosofia natural, a saber: a lei de movimento, mecnica, hidrosttica, tica, astronomia etc. e filosofia experimental (apud Wood, 2003, p. 99). Ainda que as mudanas implantadas ao longo das dcadas seguintes nunca fossem to longe na ampliao do espao dedicado s cincias naturais quanto o pretendido pelo autor do panfleto, houve uma notvel transformao no ensino universitrio. No plano pedaggico, o sistema de ensino com base nos regents foi gradualmente abandonado.21 Simultaneamente, o latim deixou aos poucos de ser a

(20) Entre os que compunham essa elite o nome de Archibald Campbell, terceiro Duque de Argyll, merece ser destacado. Ele liderou os esquemas de patrocnio na Esccia por quase 40 anos (aproximadamente, de 1723 at sua morte, em 1761), tendo protegido e apoiado um grande nmero de iluministas (Emerson, 2003, p. 16). (21) Esse sistema previa que os alunos de uma turma fossem ensinados por um nico professor, que lecionava as diferentes disciplinas ao longo dos quatro anos de durao do curso. Ele foi gradualmente substitudo por um esquema formado por professores especializados em cada disciplina. 16 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

lngua adotada nas salas de aula (Berry, 1997, p. 15; Ross, 1995, p. 53).22 Tradicionalmente voltadas para a formao do clero tarefa que no seria abandonada as universidades passaram a ampliar seu campo de atuao, abrindo espao para a pesquisa e o ensino de disciplinas cientficas e para a criao de novos cursos. A formao profissional de mdicos e advogados, que at ento era buscada majoritariamente em universidades holandesas, passou a poder ser feita no prprio pas. Foram criadas novas ctedras de direito e de medicina. Em 1740, a escola de medicina de Edimburgo foi oficialmente reconhecida e logo firmaria sua reputao de principal centro de ensino mdico da Europa. Houve tambm uma mudana mais ampla e importante no plano dos valores que orientavam o ensino e a pesquisa acadmica. No final do sculo XVII, a rejeio dos padres e modelos adotados pelo aristotelismo e pela escolstica abriu espao para uma nova compreenso do papel e do sentido da busca do conhecimento, inspirada nos escritos de Bacon e de seus discpulos. Contrapondose ao que consideravam uma postura dogmtica e litigante dos escolsticos, os novos acadmicos propunham uma educao voltada para estimular a adoo de valores e padres de comportamento que julgavam mais adequados formao de homens s voltas com os problemas mundanos e viam no ensino da matemtica e da filosofia natural uma maneira adequada de promover estes valores: a cortesia, a civilidade, a urbanidade, o cavalheirismo (Wood, 2003, p. 99-103; Berry, 1997, p. 15). Assim, o ensino e a pesquisa das cincias naturais puderam se beneficiar da crescente percepo de sua utilidade, seja no sentido prtico, econmico, seja no sentido moral. De um lado, os conhecimentos oferecidos por disciplinas como a fsica, a qumica, a botnica, apresentavam oportunidades bvias para seu aproveitamento na agricultura e na indstria, o que contribuiu para a ampliao de seu espao institucional e sua legitimao cultural. De outro lado, julgava-se que os conhecimentos cientficos favoreciam a f crist, na medida em que, expondo a ordem que governaria a natureza, conduziriam ao reconhecimento da providncia divina (Wood, 2003, p. 103-104). Por outro lado, a preocupao com a promoo dos valores j mencionados, como a urbanidade e a civilidade, ganhou tambm uma expresso visvel na proliferao dos clubes e sociedades.23 Mesmo que os literati fossem
(22) Tudo indica que Francis Hutcheson, o pai do iluminismo escocs, tenha tido um papel pioneiro nesse processo: no perodo em que Adam Smith foi seu aluno em Glasgow, suas lies de filosofia moral eram proferidas em ingls, apesar de os exames ainda serem feitos em latim. (23) A conexo entre estes fenmenos valores, conhecimentos e associaes foi claramente percebida por Hume, que afirmaria em um de seus ensaios: Quanto mais progridem as artes refinadas, mais sociveis se tornam os homens; tampouco possvel que, uma vez enriquecidos pela cincia e possuindo um cabedal de conhecimentos, se contentassem em permanecer na solido (...). Aglomeram-se nas cidades, apreciam receber e comunicar conhecimentos (...). Clubes e sociedades particulares so formados por toda a parte: ambos os sexos encontram-se de maneira tranqila e socivel; (...) De modo que, com os aperfeioamentos que recebem do conhecimento e das artes liberais, impossvel que no sintam crescer sua humanidade a partir do prprio hbito de conversarem juntos e de contriburem para o prazer e entretenimento mtuos. Assim a indstria, o conhecimento e a humanidade esto ligados por uma cadeia indissolvel... (Hume, 1983, p. 194-195; traduo modificada). Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 17

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

pessoas prximas, muitas vezes ligadas por laos de famlia ou de estreita amizade como aquele que unia Hume e Adam Smith a criao dos clubes e sociedades foi importante para promover o encontro e o debate entre os intelectuais ligados s universidades, igreja, administrao pblica e aquela parcela da gentry e da burguesia preocupada com a adoo dos melhoramentos (Emerson, 2003, p. 1920; Broadie, 2001, p. 25-30). Smith participou de vrias dessas associaes, entre as quais a Philosophical Society of Edinburgh, originalmente fundada em 1731, recriada em 1752 e mais tarde convertida na Royal Society of Edinburgh, a Select Society (1754-1764), da qual foi um dos fundadores e que se destinava a promover discusses literrias e filosficas, a Edinburgh Society for Encouraging Arts, Sciences, Manufactures, and Agriculture in Scotland, criada em 1755 como um desdobramento da Select Society e voltada para fins mais prticos, o Poker Club, fundado em 1762 para provocar o debate em torno da questo das milcias e, posteriormente, o Oyster Club, que se reunia semanalmente s quintas-feiras numa das tavernas de Edimburgo (Ross, 1995, p. 12; 141; 373; Rae, 1965, p. 107-108; 134-137; 334). A existncia desses clubes e sociedades proveu os intelectuais do sculo XVIII de um contexto institucional denso e variado que faltava aos seus antecessores e que atuou como um catalisador de idias e, em maior grau do que no continente, como um aglutinador de interesses (Berry, 1997, p. 17). Finalmente, um elemento decisivo estava presente nesse contexto para que os literati pudessem ousar pensar por si mesmos e, sobretudo, expor suas opinies: aquela tolerncia para com o debate pblico, a liberdade de pensar e proferir opinies que Kant apontaria como precondio indispensvel para o progresso do esclarecimento. Para Hume, a liberdade que os escoceses (e os ingleses) desfrutavam era incomparavelmente maior que a existente em outros pases. No Tratado da natureza humana, ele afirmou viver em uma terra de tolerncia e liberdade e, por isso mesmo, destinada a fazer os aperfeioamentos na razo e na filosofia (Hume, 2001, p. 22). No ensaio sobre a liberdade de imprensa, ele reiteraria sua opinio: Nada neste pas mais capaz de surpreender os estrangeiros do que a extrema liberdade que desfrutamos de comunicar ao pblico quanto nos aprouver, e de censurar abertamente qualquer medida que possa ser tomada pelo rei ou por seus ministros (Hume, 1996, p. 249). Estes elementos as mudanas no ensino, a valorizao das cincias naturais, a criao de associaes e a garantia da liberdade de expresso somaram-se para a superao das precrias condies econmicas do pas, contribuindo para a discusso sobre os melhoramentos (improvements) na agricultura e na indstria, uma preocupao constante desde o incio do sculo. Era necessrio recuperar as terras, descobrir novos veios de minerais e desenvolver novos ramos das manufaturas e do comrcio, o que requeria, por sua vez, que as elites fossem educadas e que a cincia fosse mobilizada na busca de solues para esses problemas:

18

Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

Os escoceses tornaram-se qumicos, a fim de poder encontrar melhores fertilizantes, alvejantes e corantes para seus tecidos, e gelogos, j que se esforavam por descobrir suas riquezas minerais. Ao mesmo tempo, eles tinham que refletir sobre as mudanas sociais e poltico-econmicas exigidas pelo progresso (Emerson, 2003, p. 10).

De incio, sua preocupao centrou-se na melhoria das prticas agrcolas: a introduo de novos cultivos e da rotao de culturas, o emprego de fertilizantes, tcnicas que j estavam consagradas na Inglaterra. A divulgao e implementao desses mtodos constituram-se na motivao para que, em 1723, fosse fundada a Honourable Society of Improvers in the Knowledge of Agriculture, talvez a mais importante entre as associaes criadas pelos iluministas.24 As novas prticas foram diligentemente seguidas pelos proprietrios e, ao tempo em que propiciavam ganhos palpveis de produtividade, contriburam para consolidar uma nova viso sobre o papel da cincia e de sua aplicabilidade aos processos produtivos. Posteriormente, os esforos se voltaram para as melhorias no comrcio e na indstria e, mais uma vez, os iluministas tomariam parte ativa na sua promoo, participando, por exemplo, da criao do Board of Trustees for Arts, Fisheries and Manufactures, em 1727 (Emerson, 2003; Berry, 1997, p. 11-12). Naturalmente, possvel argumentar que a busca dos melhoramentos (improvements) e do crescimento da riqueza e da felicidade dos indivduos que compem uma sociedade representou uma motivao presente nas mais diferentes variantes nacionais do iluminismo. Contudo, para os literati escoceses, essa inquietao tornou-se uma caracterstica central do seu movimento e um dos aspectos distintivos de sua elaborao terica. Nesse sentido, no casual que um livro como a Riqueza das naes figure entre as obras-primas daquele grupo. Nele, a preocupao de Smith no se restringe formulao de princpios tericos que explicariam o funcionamento da economia, mas se estende apresentao de uma srie de sugestes prticas que visavam ao crescimento da riqueza e do bem-estar da populao. Essa preocupao, por sua vez, apoiava-se na crena de que a felicidade dos homens, assim como de todas as outras criaturas racionais, parece ter sido o propsito original do Autor da natureza quando os criou (TMS III.5.7) e de que certamente, nenhuma sociedade pode ser florescente e feliz, se a grande maioria de seus membros for pobre e desgraada (WN, I.viii.36). A mesma preocupao encontrou precedentes nos trabalhos de outros literati, como os ensaios econmicos de Hume e o tratado de economia poltica de Sir James
(24) Nos seus 23 anos de existncia, ela reuniu um grupo de cerca de 300 proprietrios rurais e intelectuais interessados na promoo da agricultura, proporcionando-lhes um espao institucional para a discusso das mudanas que julgavam necessrias. O interesse na disseminao das novas idias e tcnicas ofereceu tambm a oportunidade para a composio de manuais agrcolas, como o que foi publicado em 1776, com o ttulo sugestivo de The gentleman farmer: being an attempt to improve agriculture, by subjecting it to the test of rational principles. Seu autor, ele mesmo um importante proprietrio de terras, foi ningum menos que Henry Home (1696-1782), ou Lord Kames, um dos expoentes do iluminismo na Esccia. Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 19

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

Steuart (1713-1780)25 e facilmente discernvel em trabalhos posteriores ao de Smith, como os 21 volumes do Statistical Account of Scotland, publicados entre 1791 e 1799 por Sir John Sinclair (1754-1835).26 Em resumo, no apenas Smith, mas o conjunto dos iluministas escoceses, esteve ocupado com a descoberta de maneiras racionais para promover o progresso social e, desse modo, a felicidade de seus compatriotas, ainda que, ao contrrio do que prevaleceria em outras vertentes do iluminismo, essa crena no progresso entre os escoceses viesse acompanhada da rejeio a qualquer trao de utopia e da compreenso dos limites da prpria razo (cf. Broadie, 2001, p. 38-42).27 Alm disso, como alertamos anteriormente, os problemas econmicos surgiram para eles como parte de um contexto poltico mais amplo e complexo. Diante do contraste entre a riqueza proporcionada pela agricultura praticada em moldes capitalistas e pela expanso comercial na Inglaterra e, de outro lado, a pobreza e o atraso da agricultura na Esccia, os literati tiveram que refletir sobre a possibilidade de superar esse quadro e a convenincia de faz-lo transformando a Esccia em uma sociedade comercial, a exemplo da inglesa. Diante do contraste entre a pobreza e o atraso das terras altas (Highlands) e a sociedade relativamente prspera e urbanizada das terras baixas (Lowlands), tiveram que refletir sobre a histria de sua nao, suas instituies, seus costumes, to diversos daqueles que prevaleciam na Inglaterra. Finalmente, diante da abdicao voluntria de sua autonomia nacional e da necessidade de redefinir as relaes com a Inglaterra, foram levados a refletir sobre a natureza da poltica, sobre o carter convencional e mutvel dos arranjos polticos e institucionais. Em resumo,
... a posio da Esccia como uma provncia nacionalmente coerente na periferia poltica, embora comum na Europa moderna, foi assumida sob circunstncias que a fizeram refletir publicamente sobre a chegada do mundo moderno e seu lugar nele, de uma maneira que, do contrrio, poderia ter tomado muito mais tempo e ter sido ainda mais difcil (Haakonssen, 1994, p. vi).

As conseqncias desse quadro para o iluminismo escocs foram muita teorizao sobre a sociedade, a mudana social e a natureza da liberdade (Emerson, 2003, p. 13-14; cf. Porter, 2000, p. 246ss.). Trabalhando conceitos e

(25) Cf. Hume (1983) e Steuart (1966). Ressalte-se que a discusso de temas econmicos tambm est presente nas obras de Adam Ferguson, Henry Home, John Millar e outros literati. Cf. a esse respeito Hutchison (1988: 192-218; 332-351) e Skinner (2003). (26) Reunindo informaes coletadas atravs de um minucioso questionrio enviado a cada uma das 938 parquias escocesas, essa obra tinha por objetivo compor um quadro detalhado dos recursos naturais, da populao e das atividades econmicas do pas, investigando sua situao com o objetivo de aferir o quantum de felicidade desfrutada por seus habitantes e os meios de seu progresso vindouro (Sinclair, 2004, v. 20, p. xiii-xiv). (27) Nesse sentido, a defesa do sistema de livre comrcio proposto por Smith no o impede de vislumbrar as resistncias a sua adoo que derivariam dos preconceitos do pblico e, sobretudo, dos interesses privados de muitos indivduos, concluindo que na verdade, esperar que a liberdade de comrcio seja um dia totalmente restabelecida na Gr-Bretanha to absurdo quanto esperar que um dia nela se implante uma Oceana ou uma Utopia (WN, IV.ii.43). 20 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

referncias extradas de diferentes tradies intelectuais, dialogando com seus pares na Inglaterra e no continente, os escoceses, ao mesmo tempo em que refletiram sobre as particularidades que distinguiam a Esccia de outras naes europias, formularam a partir dessa posio uma teoria social que provaria ser determinante da nossa compreenso da Modernidade. Um aspecto importante dessa elaborao a rejeio unnime de um pressuposto caro tradio do direito natural, a saber, a hiptese relativa ao estado de natureza pr-social. Repudiando o que lhes parecia ser uma hiptese derivada da imaginao ou da poesia, Ferguson reafirma as credenciais empiristas dos escoceses propondo que nosso conhecimento deve partir dos fatos obtidos por observao e experimentos, para que a realidade seja compreendida com base na razo e na cincia. Nesse caso, afirma, o conhecimento do homem deve estar fundado no fato da sua sociabilidade, pois os relatos mais antigos e os mais recentes coletados em cada parte do mundo representam a humanidade reunida em grupos e sociedades e o indivduo sempre unido por afeio a um grupo, embora possivelmente oposto a outro (Ferguson, 1995, p. 9). E acrescenta: A humanidade tem sempre perambulado ou se fixado em um lugar, entrado em acordo ou disputa, em grupos e sociedades. A causa de sua reunio, qualquer que seja, o princpio de sua aliana e unio (Ferguson, 1995, p. 21). Investigando as causas da sociabilidade humana, os literati recorreram a, pelo menos, quatro diferentes princpios para explicar a existncia da sociedade. Ela foi vista ora como o resultado de um instinto social (como na obra de Lord Kames), ora como um desdobramento da famlia,28 ou, ainda, como derivada do sentimento de amizade, daquela lealdade que une os indivduos para alm de qualquer considerao sobre as vantagens pessoais que podem tirar dessa unio (Ferguson, 1995, p. 21-24; cf. Berry, 1997, p. 23-29). Mas o que h de mais caracterstico na opinio dos filsofos escoceses que a sociedade no pode ser explicada como o resultado de um clculo racional. Nesse sentido, eles tambm se afastaram das diferentes variantes do contratualismo surgidas ao longo dos sculos XVI a XVIII, que fizeram a existncia da sociedade depender de uma escolha dos indivduos e, ao mesmo tempo, colocaram em questo uma certa concepo de racionalidade instrumental. A verso mais influente desta crtica ao contratualismo a que foi exposta por Hume (1996: 197-212) no seu ensaio sobre o contrato original e que seria repetida por outros literati, inclusive Adam Smith (LJ(A) v.115ss). Para eles, a idia do contrato histrica e empiricamente insustentvel: no h registro de que tal acordo tivesse sido celebrado em qualquer poca ou em qualquer parte do mundo e, o que ainda mais grave, entre as crenas e opinies que os homens sustentam sobre si mesmos no h qualquer trao daquele consentimento sobre o
(28) Isto , do apetite natural que existe entre os sexos e da preocupao com sua prole comum (Hume, 2001, p. 526). Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 21

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

qual os contratualistas fazem repousar a legitimidade dos governos. estranho que um ato do esprito, que se supe todo indivduo tenha realizado (...) seja a tal ponto desconhecido por todos, que em toda superfcie da Terra mal restem dele quaisquer vestgios ou lembrana (Hume, 1996, p. 200). Essa recusa a uma explicao da sociabilidade humana como decorrente de escolhas individuais ou de um clculo racional de custo e benefcios leva-nos ao quarto princpio empregado pelos escoceses para explicar o porqu de sermos naturalmente sociais: o fato de que cada um de ns suscetvel, em grau muito elevado, aos hbitos (Ferguson, 1995, p. 16; cf. Berry, 1997, p. 33-37). Para Hume, o homem, nascido em uma famlia, compelido a manter a sociedade por necessidade, por inclinao natural e por hbito (1996, p. 193; traduo modificada). O reconhecimento do papel que os costumes jogam em nossa sociabilidade um dos principais componentes da teoria social desenvolvida pelos escoceses. Nesse sentido, hbitos so compreendidos como comportamentos adquiridos e fixados ao longo do tempo, maneiras de representar o mundo e de agir que se repetem todas as vezes que nos defrontamos com um conjunto regular de circunstncias. Tais rotinas so responsveis por conferir constncia ou permanncia s instituies que compem a sociedade e desse modo, por exemplo, que Hume explica a origem dos governos. Para ele, os governos no surgiriam de uma capacidade individual de antecipar os efeitos benficos de sua existncia (a manuteno da ordem e administrao da justia), mas de maneira mais acidental e imperfeita (Hume, 1996, p. 195). Sua origem estaria ligada ao aparecimento de uma liderana militar durante um perodo de guerra que, prolongando-se no tempo, habituaria o povo submisso.29 Eventualmente, essa liderana seria preservada em tempos de paz, para arbitrar conflitos internos e, desse modo, consolidaria sua autoridade, atravs de um misto de fora e consentimento. Finalmente, a conquista de uma renda que permitisse sustentar os meios e instrumentos de sua administrao faria com que o governo se estabelecesse definitivamente. Depois dessa consolidao, o hbito depressa vem reforar o que outros princpios da natureza humana deficientemente consolidaram; e, uma vez habituados obedincia, os homens jamais pensam em afastar-se desse caminho... (Hume, 1996, p. 194). Para os escoceses, os hbitos adquiridos ao longo do processo de educao e socializao so reforados pela existncia de instituies que conferem estabilidade e continuidade vida em sociedade e fazem com que ela possa prescindir, em larga medida, de deliberaes individuais para continuar existindo. Hbitos e instituies no apenas estabilizam comportamentos, mas limitam o
(29) Em uma passagem de outro ensaio ele complementa: Quase todos os governos atualmente existentes, ou dos quais algo ficou registrado na histria, assentaram inicialmente na usurpao ou na conquista, ou em ambas, sem qualquer pretenso de legtimo consentimento ou sujeio voluntria do povo (Hume, 1996, p. 201). 22 Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

leque de opes disponveis ou autorizadas a cada indivduo e, nesse sentido, contribuem para reduzir a incerteza e a desordem da vida. Por outro lado, tambm reside a a justificativa dos pensadores escoceses para aquela atitude cautelosa e avessa a rupturas e utopias que caracteriza sua abordagem. Dada a prpria natureza dos costumes, eles concluram que transformaes sociais no poderiam ser feitas por decreto: elas s poderiam ocorrer gradualmente, por uma lenta alterao dos sentimentos humanos aos quais estes costumes esto associados. A conseqncia que a crena dos literati no progresso no cega, mas temperada pelo reconhecimento de que esse um processo gradual e cujo resultado no est assegurado de antemo. Ao mesmo tempo, o progresso passaria a ser visto menos como o resultado de aes individuais ou iniciativas racionalmente planejadas, mas, sobretudo, como o resultado de mudanas, muitas vezes imperceptveis, nas condies mais gerais que prevalecem em cada sociedade. No se trata, para os literati, de negar a capacidade humana de agir intencionalmente, mas de reconhecer que no possvel explicar a evoluo de instituies como resultado de escolhas racionais dos indivduos (Berry, 2003: 247-251).30 Outro exemplo do que acabamos de dizer a explicao oferecida por Smith para a queda das instituies feudais, que teria sido provocada pelas mudanas de costumes que a disseminao do comrcio e das manufaturas fez surgir (WN, III.iv.4-17). De acordo com Smith, o desenvolvimento desses negcios teria oferecido aos grandes proprietrios de terras a possibilidade de despender sua renda na aquisio de adornos e bugigangas (trinkets and baubles), em vez de empreg-la na manuteno de milhares de homens que, estando sob suas ordens, constituam a base de seu poder e influncia. Em conseqncia, um governo regular pde ser estabelecido tanto na cidade quanto no campo, onde os grandes proprietrios no mais puderam obstruir a execuo da justia. Smith conclui:
Dessa maneira, uma revoluo da maior importncia para o bem-estar pblico foi levada a efeito por duas categorias de pessoas que no tinham a menor inteno de servir ao pblico. A nica motivao dos grandes proprietrios era atender a mais infantil das vaidades. Os comerciantes e artfices, muito menos ridculos, agiram puramente a servio de seus prprios interesses (...). Nenhum deles tinha conhecimento ou previra a grande revoluo que a insensatez de uns e a operosidade dos outros estavam, gradualmente, ocasionando (WN, III.iv.17).

Essa dissonncia entre a inteno individual que move uma ao, geralmente dirigida a objetivos mais imediatos e prximos do agente, e os seus

(30) Nas palavras de Ferguson: As massas humanas so dirigidas em seus negcios e providncias pelas circunstncias nas quais esto colocadas. Raramente so desviadas de seu rumo para seguir os planos de algum planejador [ou aventureiro] isolado. Cada passo, cada movimento da multido, mesmo naquelas que so chamadas de pocas esclarecidas, so feitos igualmente s cegas em relao ao futuro; e as naes topam com instituies que so, com efeito, o resultado da ao humana, mas no a realizao de algum plano humano (Ferguson, 1995, p. 119). Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 23

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

resultados no intencionais outro aspecto caracterstico da viso de progresso social proposta pelos escoceses. A idia, que aparece de maneira emblemtica na famosa passagem sobre a mo invisvel na Riqueza das naes, para alguns estudiosos a principal contribuio do iluminismo escocs para a teoria social (Hamowy, 1987, p. 3). Alm disso, o reconhecimento de que instituies podem surgir de modo no intencional, como o resultado combinado, mas inesperado, de aes movidas por interesses individuais, tambm contribuiu para que os literati compreendessem as limitaes daquelas abordagens que fundavam a compreenso da sociabilidade sobre a racionalidade individual. A ttulo de concluso De tudo que foi dito, pode-se concluir que os escoceses levaram a srio o desafio de explicar a sociabilidade humana e que seu ponto de partida, diferentemente daquele que inspirava autores como Hobbes e Locke, era a constatao de que vida em sociedade a condio natural para o ser humano, o fato que deve ser reconhecido como o fundamento de todos os nossos argumentos relativos ao homem segundo a evidncia proporcionada pelos relatos mais antigos e os mais recentes coletados em cada parte do mundo (Ferguson, 1995, p. 9). Sua expectativa era alar as cincias morais ao mesmo xito terico e prtico alcanado pela filosofia natural no sculo que os precedeu. Para eles, com base nos elementos proporcionados pela observao cuidadosa da vida humana tal como ela aparece no curso habitual do mundo, no comportamento dos homens em sociedade, em suas ocupaes e em seus prazeres que a cincia do homem deve ser construda (Hume, 2001, p. 24). ocioso insistir sobre as enormes diferenas que separam essa abordagem daquela orientao que, hoje em dia, prevalece entre os adeptos da teoria econmica mainstream, particularmente no que diz respeito compreenso da sociabilidade como o resultado de um clculo racional. Nesse sentido, no deve ser motivo para surpresa constatar que os esforos recentes de ler a obra de Smith a partir da compreenso de seu contexto intelectual, sem procurar enquadr-la nos padres atuais de cientificidade, venham contribuindo para revelar um pensador mais complexo e interessante que aquele descrito pelas interpretaes convencionais. Que vantagens decorrem para a compreenso da obra de Smith da escolha de um ponto de vista que o vincula ao contexto do iluminismo escocs? Uma resposta abrangente, que explore a fundo cada uma das possibilidades hermenuticas que se abrem a partir desse ponto de vista, algo que certamente ultrapassa os limites e pretenses deste trabalho. Nada impede, contudo, que se adiantem aqui alguns dos benefcios mais importantes que derivam desse enfoque.

24

Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

Em primeiro lugar, a contextualizao do pensamento de Smith no interior do iluminismo escocs permite explorar sua compreenso particular das tarefas que cabem filosofia e cincia, dos motivos que impulsionam e dirigem nossos esforos de compreender os mundos natural e moral, e do mtodo que devemos seguir seja em sua investigao, seja na exposio dos resultados alcanados. Com efeito, a tentativa dos moralistas escoceses de formular um novo conhecimento sobre o funcionamento da sociedade inspirou-se, em larga medida, na ambio de transpor para a filosofia moral o mtodo proposto por Newton para a filosofia natural. Ter em mente o modo especfico como os escoceses compreenderam o mtodo newtoniano e dele se apropriaram em suas investigaes permite desfazer os equvocos acumulados ao longo do tempo pelos intrpretes que viram em Smith um adepto do mecanicismo e de um positivismo avant la lettre, equvocos que sustentaram leituras enganadoras de sua economia poltica (Cerqueira, 2005b). Em segundo lugar, tomar Smith e os escoceses como newtonianos e, como tais, devotados a demonstrar empiricamente as regularidades que caracterizam a vida em sociedade permite compreender o que os une na sua tentativa de responder ao que consideravam uma das questes-chave da filosofia moral: Como e por quais meios sucede que o esprito prefira um padro de conduta a outro, que denomine um de correto e o outro de errado, que considere um como objeto de aprovao, honra e recompensa, e o outro de reprovao, censura e punio? (TMS VII.i.2). Em sua rejeio ao racionalismo de Cudworth e Clarke e ao egosmo moral de Hobbes e Mandeville, eles insistiram em recusar com base na experincia uma concepo da moralidade ancorada exclusivamente na razo, bem como a reduo de todo sentimento moral mera expresso do amor-prprio. Simultaneamente, o contraste entre a filosofia moral de Smith e a de seus antecessores, como Hutcheson e Hume, permite precisar sua originalidade em relao aos prprios termos em que o problema era colocado pelos literati, isto , como uma controvrsia entre os adeptos de uma viso da moralidade como algo intrnseco ou natural aos homens e os seguidores daquela outra viso que concebia a moralidade como um artifcio criado para controlar ou regular o potencial disruptivo das paixes humanas. Nesse sentido, Smith evita alinhar-se a qualquer das duas alternativas, e concebe toda moralidade como um artifcio que decorre do intercurso entre os homens, ao mesmo tempo em que considera a produo desse tipo de artifcio (as convenes morais) como uma condio natural da sociabilidade humana (Cerqueira, 2006). Finalmente, tomar a obra de Smith sobre o pano de fundo do iluminismo escocs permite repor em questo seu lugar na histria do pensamento econmico e seu papel no surgimento da economia poltica como disciplina autnoma (Cerqueira, 2004). Inicialmente, a releitura da filosofia moral de Smith luz dos trabalhos de seus contemporneos vem permitindo desfazer as dvidas e equvocos surgidos desde o sculo XIX em torno do assim chamado Das Adam
Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006. 25

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

Smith Problem. Nesse sentido, tem possibilitado a retomada do debate sobre os vnculos tericos que unem a Teoria dos sentimentos morais e a Riqueza das naes. Por outro lado, o contraste entre a obra de Smith e a de outros literati por exemplo, o papel que Ferguson e Hume atriburam diviso do trabalho como princpio da sociabilidade e o acento caracteristicamente econmico que o mesmo conceito assume na obra de Smith pode contribuir para estabelecer de modo mais claro a especificidade de sua economia poltica em relao rica tradio filosfica de sua poca.
Referncias bibliogrficas ALLAN, David. Virtue, learning and the Scottish enlightenment. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1993. BERRY, Christopher. Social theory of the Scottish enlightenment. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1997. ________. Sociality and socialisation. In: BROADIE, Alexander (Ed.). The Cambridge companion to the Scottish enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. BROADIE, Alexander. Introduction. In: BROADIE, Alexander (Ed.). The Cambridge companion to the Scottish enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. ________. The Scottish enlightenment: the historical age of the historical nation. Edinburgh: Birlinn, 2001. BROWN, Vivienne. Mere inventions of the imagination: a survey of recent literature on Adam Smith. Economics and Philosophy, v. 13, n. 2, 1997. CAIRNS, John. Legal theory. In: BROADIE, Alexander (Ed.). The Cambridge companion to the Scottish Enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. CASSIRER, Ernst [1932]. A filosofia do iluminismo. Campinas: Ed. Unicamp, 1994. CERQUEIRA, Hugo. Adam Smith e o surgimento do discurso econmico. Revista de Economia Poltica, v. 24, n. 3, 2004. ________. Para ler Adam Smith: novas abordagens. Sntese Revista de filosofia, v. 32, n. 2, 2005a. ________. A mo invisvel de Jpiter e o mtodo newtoniano de Smith. Belo Horizonte: Cedeplar-UFMG, 2005b. (Texto para discusso, n. 271). Aceito para publicao em Estudos Econmicos. ________. Sobre a filosofia moral de Adam Smith. Belo Horizonte: Cedeplar-UFMG, 2006. (Texto para discusso). DALEMBERT, Jean [1751]. Discurso preliminar dos editores. In: DIDEROT, Denis; DALEMBERT, Jean. Enciclopdia ou dicionrio raciocinado das cincias, das artes e dos ofcios. So Paulo: Unesp, 1989. DEPRUN, Jean. Filosofas y problemtica de las luces. In: BELAVAL, Yvon (Ed.) [1973]. Racionalismo, empirismo, ilustracin. Mxico: Siglo XXI, 1984.

26

Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

Adam Smith e seu contexto: o iluminismo escocs

EMERSON, Roger. The contexts of the Scottish enlightenment. In: BROADIE, Alexander (Ed.). The Cambridge companion to the Scottish enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. FERGUSON, Adam [1767]. An essay on the history of civil society. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. GIBBON, Edward. Decline and fall of the Roman Empire. Grand Rapids, MI: Christian Classics Ethereal Library, 2004. Disponvel em: <http://www.ccel.org/g/gibbon/decline/>. GRISWOLD JR., C.L. Adam Smith and the virtues of enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. HAAKONSSEN, Knud. Introduction. In: HUME, David. Political essays. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. HAMOWY, Ronald. The Scottish enlightenment and the theory of spontaneous order. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1987. HUME, David [1739-1740]. Unesp/Imprensa Oficial, 2001. Tratado da natureza humana. So Paulo: Ed.

________. Ensaios morais, polticos e literrios. So Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores). ________. Escritos econmicos. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Economistas). HUTCHISON, Terence. Before Adam Smith: the emergence of political economy, 16621776. Oxford: Basil Blackwell, 1988. KANT, Immanuel [1784]. Resposta pergunta: que esclarecimento? In: ________. Textos seletos. Petrpolis: Vozes, 1984. KREIMENDAHL, Lothar. A filosofia do sculo XVIII como filosofia do iluminismo. In: ________ (Org.). Filsofos do sculo XVIII. So Leopoldo: Editora Unisinos, 2004. MORA, Jos Ferrater. Dicionrio de filosofia. So Paulo: Loyola, 2001. PORTER, Roy. The creation of modern world: the untold story of the British enlightenment. New York: Norton, 2000. RAE, John [1895]. The life of Adam Smith. New York: Augustus M. Kelley, 1965. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario [1986]. Histria da filosofia: do humanismo a Kant. So Paulo: Paulus, 1990. ROBERTSON, John. The Scottish enlightenment and the militia issue. Edinburgh: John Donald Publishers, 1985. ROSS, Ian. The life of Adam Smith. Oxford: Clarendon Press, 1995. SINCLAIR, John [1791-1799]. The statistical account of Scotland; drawn up from the communications of the ministers of different parishes. Edinburgh: William Creech, 2004. 21v. Reproduo em fac-smile disponvel em: <http://edina.ac.uk/stat-acc-scot/>. SKINNER, Andrew. Economic theory. In: BROADIE, Alexander (Ed.). The Cambridge companion to the Scottish enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

27

Hugo E. A. da Gama Cerqueira

SMITH, Adam. Lectures on rhetoric and belles lettres. Indianapolis: Liberty Fund, 1985. ________ [1759]. The theory of moral sentiments. Indianapolis: Liberty Fund, 1982. ________. Lectures on jurisprudence. Indianapolis: Liberty Fund, 1982. ________ [1776]. An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations. Indianapolis: Liberty Fund, 1981. STEUART, James [1767]. An inquiry into the principles of political economy. Ed. Andrew Skinner. Chicago: The University of Chicago Press, 1966. THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. Unicamp, 2001. TREVOR-ROPER, Hugh. The Scottish enlightenment. Studies on Voltaire and the eighteenth century, v. 58, 1967. TRIBE, Keith. Adam Smith: critical theorist? Journal of Economic Literature, v. 37, n. 2, 1999. VOLTAIRE, Franois M.A. [1734]. Cartas inglesas. So Paulo: Abril Cultural, 1978. WOOD, Paul. Science in the Scottish enlightenment. In: BROADIE, Alexander (Ed.). The Cambridge companion to the Scottish enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

28

Economia e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 1 (26), p. 1-28, jan./jun. 2006.

You might also like