You are on page 1of 3

Ambiente Brasil Contedo Florestal Silvicultura Elaborao do...

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/silvicultura/elaboraca...

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da Amrica Latina

Ambiente Florestal
Amb Contedo Florestal Silvicultura

Elaborao do Projeto
Definio do Material Gentico, Produo de Mudas, Preparo da rea, Controle de Formigas, Preparo do Solo, Tratos Culturais, Tratos Silviculturais.

A elaborao de um projeto florestal merece a participao de tcnicos de formaes multidisciplinares, para contemplar todos os aspectos cujas influncias definiro o sucesso do empreendimento. Um projeto bem elaborado deve contemplar o incio e o trmino do estabelecimento do plantio, as definies das operaes a serem executadas, material gentico e, por fim, um cronograma de atividades e oramento bem definido.

Definio do Material Gentico Este o fator de maior importncia em todo o projeto florestal, tendo como base a complexidade dos fatores ambientais, descritos anteriormente e que devem ser contemplados. Uma falha nesta fase pode comprometer todo o sucesso do empreendimento e o futuro abastecimento de matria-prima, que, por sua vez, poder comprometer a performance e talvez a sobrevivncia da prpria indstria. A eleio do gnero e da espcie no projeto devem estar completamente alinhados s necessidades, caractersticas e qualidade da matria-prima da indstria. Neste aspecto, fatores como a procedncia, grau de melhoramento gentico e mtodo de produo das mudas tero pesos significativos nos custos de formao florestal e no resultado da produtividade futura da floresta.

Produo de Mudas Nas ltimas dcadas, a produo de mudas tem passado por profundas e significativas evolues. H pouco tempo, a formao de mudas era essencialmente realizada atravs de sementes e em recipientes de sacos plsticos ou outros de qualidade ainda inferiores a este . Mais precisamente na dcada de oitenta, foram introduzidas alternativas consideradas at ento revolucionrias no sistema de produo de mudas, principalmente as de eucalipto. As principais inovaes foram ocasionadas atravs de uma srie de automaes nos viveiros florestais brasileiros, entre elas, a produo de mudas em srie atravs de viveiros modulados e compartimentalizados, em que cada fase do crescimento ficou bem definida. A automao dos viveiros possibilitou tambm a utilizao de outros recipientes, como os tubetes, resultando numa expressiva reduo de custos, rendimentos operacionais, alm da grande melhoria na qualidade das mudas, principalmente sob o aspecto de formao do sistema radicular e aspectos fitossanitrios, por possibilitar suas disposies a nveis mais elevados em relao ao solo.Tambm na dcada de oitenta, sementes com alto grau de melhoramento gentico, como as geraes F2 e hbridas, tiveram suas contribuies no aumento da qualidade dos povoamentos florestais. Ainda neste perodo, o processo da propagao vegetativa, micropropagao e cultura de tecidos foram os destaques entre os fatores que mais contriburam para o incremento da produtividade. A definio de um ou outro sistema de produo de mudas e a escolha do material gentico mais ou menos evoludo afetaro substancialmente os custos do projeto.

1 de 3

12/06/2011 23:19

Ambiente Brasil Contedo Florestal Silvicultura Elaborao do...

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/silvicultura/elaboraca...

Preparo da rea O incio das operaes de implantao de um projeto florestal apresenta inmeras variveis, dependendo da espcie a ser cultivada e principalmente das condies do relevo, solo e clima. A abertura de carreadores e estradas normalmente o incio do processo, vindo em seguida o desmatamento (ou limpeza da vegetao), o qual pode ser representado pela vegetao nativa ou restos da cultura vegetal da prpria espcie em cultivo. A execuo desta atividade requer mquinas pesadas, roadas mecnicas, manuais ou qumicas, infestao da vegetao ou do grau de mecanizao que se pretende adotar. dependendo do grau de

Controle de Formigas As formigas cortadeiras so as principais pragas no estabelecimento de um povoamento florestal, com potencialidade de danos significativos inclusive durante os anos de crescimento da floresta. Aps a limpeza de vegetao, enleiramento, roadas ou triturao de resduos florestais, recomenda-se a espera de aproximadamente 30 dias para que o combate s formigas seja iniciado, tempo suficiente para que os formigueiros se restabeleam e retornem s suas atividades normais. Normalmente nas reas propensas s infestaes de formigas, ocorrem diversas espcies e at gneros diferentes, o que exige diferentes mtodos, processos e produtos para seu eficiente controle. As formigas consideradas potencialmente mais crticas em termos de danos silvicultura brasileira, e que ocorrem em quase todos os estados, so as do gnero Atta, comumente conhecidas como savas, e as Acromyrmex. Vrios mtodos e produtos para o controle so normalmente utilizados, muito embora os controles manuais com inseticidas granulados, atualmente base de sulfluramidas, so os mais empregados e recomendados, devido ao menor dano ao meio ambiente e pela maior disponibilidade no mercado, o que os tornam mais competitivos em termos de custos e porque sua distribuio no campo torna-se bastante prtica e com alto rendimento operacional, fazendo com que seu custo seja viabilizado. Outros produtos como os termonebulizveis, so tambm empregados em larga escala e com bastante sucesso em algumas regies, principalmente onde a infestao com espcies de sava muito elevada. Os custos, rendimento e eficincia do controle, so largamente variveis em funo do grau de infestao, sistema operacional e produto utilizado; por isso fundamental um bom planejamento tcnico florestal.

Preparo do Solo Nesta operao incidem o preparo do solo propriamente dito e as operaes de sua conservao. O preparo tem por objetivo potencializar as condies ambientais para o mximo aproveitamento de todos os recursos disponveis ao crescimento das mudas. O preparo do solo com nfase conservao feito com intuito da preservao contra eroses, perda de nutrientes e reteno da gua e matria orgnica, fundamentais e indispensveis para a perpetuao da produtividade florestal. Nesse caso, tanto o preparo quanto o plantio devero ser efetuados preferencialmente em curvas de nvel. Uma ampla variedade de mquinas e equipamentos utilizada na efetivao desta operao, normalmente mquinas mais pesadas so as preferidas em solos mais argilosos e agregados, e mquinas mais leves ou de menor potncia para solos arenosos e com baixa estruturao. Os custos desta operao so dependentes diretos do tipo de mquina a ser usada e do grau de preparo necessrio. Preparos manuais tambm podem ser executados em situaes nas quais a viabilizao de mquinas fica comprometida. Adubao A primeira adubao, tambm chamada de adubao de plantio, normalmente realizada concomitantemente ao preparo do solo ou sulcamento. No passado, as adubaes em eucalipto com os elementos N, P e K e formulaes prximas de 10:20:10 eram quase que unanimidades nas empresas florestais, mesmo sabendo que muitas delas eram localizadas em condies completamente distintas. Contudo, com o passar dos anos e a introduo de materiais clonais com comportamento e necessidades nutriciais diferenciados, mais ou menos responsivos s adubaes, houve a necessidade de definio de novas formulaes, combinaes e dosagens, considerando as inter-relaes entre ambiente e material gentico. Para a contemplao destas inter-relaes, tem-se utilizado um conceito bastante moderno, manejo qumico (U.M.Q.). denominado de unidades de

Atualmente, na maioria das empresas florestais, as unidades de U.M.Q. contemplam no somente as adubaes base dos

2 de 3

12/06/2011 23:19

Ambiente Brasil Contedo Florestal Silvicultura Elaborao do...

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/silvicultura/elaboraca...

nutrientes N, P, K, Ca e Mg, como tambm leva em considerao as necessidades de diferentes micronutrientes, como B, Zn, Cu e Mn, principalmente. Outras adubaes tambm empregadas so as denominadas de adubaes orgnicas, atravs do uso de resduos industriais, como cinza de caldeiras de biomassa , resduos de clarificadores, e, em casos peculiares, resduos do tratamento de lixo urbano.

Tratos Culturais So todas as operaes florestais com ao de eliminao da concorrncia da cultura em questo com outras plantas, classificadas como ervas daninhas. O perodo de maior ateno com tratos culturais aquele que corresponde fase de estabelecimento e adaptao das mudas s novas condies do campo. Tipos de Tratos Culturais: Coroamento: deve-se fazer logo aps ao plantio: ao redor da muda, faz-se a limpeza. Capina: raspa-se a parte superficial do solo (plantas rasteiras so eliminadas). Roadas: corta-se a vegetao mais alta. Gradeao: faz-se entre as linhas de plantio; uma limpeza superficial. Herbicidas: o controle das ervas daninhas normalmente executado com utilizao de herbicidas, podendo ser de pr ou ps emergncia. Os de ps emergncia mais usados so base de gliphosate e os de pr so os conhecidos como oxifluorfen. Tambm outros meios so amplamente adotados nesta operao, como as roadas, gradagens e limpezas manuais.

Tratos Silvicuturais Visam uma melhoria das condies de crescimento de indivduos isolados ou alteraes das condies ambientais em povoamentos para melhorar a estabilidade biolgica. So funes dos Tratos Silviculturais: Proteo: evitar o ataque de insetos e danos fsicos e proteo a temperaturas extremas. Seleo: eliminar fentipos desfavorveis; selecionam-se as melhores rvores em crescimento e desenvolvimento. Educao:controla o ambiente com intervenes rigorosas e criteriosas: retirada de galhos, controle de densidade. Acessrias: melhoria visual do povoamento, melhoria do stio. Tipos de Tratos Silviculturais: Poda (desrama): a retirada de galhos de uma rvore e tem por objetivo a produo da madeira de melhor qualidade, a melhoria no acesso floresta e a reduo de risco de incndios. Desbaste: so cortes parciais feitos em povoamentos imaturos, com objetivo de estimular o crescimento das rvores remanescentes e aumentar a produo de madeira utilizvel.

a) Proteo Florestal Dois aspectos na proteo so vitais no desenvolvimento de um projeto florestal: o controle de pragas o controle de incndios florestais

Redao Ambiente Brasil

3 de 3

12/06/2011 23:19

You might also like