You are on page 1of 19

PETIO INICIAL 1.

INTRODUO: - Petio inicial: a pea escrita que expe a pretenso concreta do autor ao juiz, requerendo a efetivao do processo at o provimento final, de modo a satisfazer a prestao jurisdicional, solucionando o conflito de interesses por meio da interveno do Estado. - tambm a instrumentalizao fsica da demanda, com dupla funo: provocar a instaurao do processo e identificar a ao. - Primeira relao jurdica: autor e Estado-Juiz. - Propositura regular pressuposto processual (partes (capacidade), causa de pedir e pedido). Caracterizado pela presena dos elementos da ao. - Efeitos da petio inicial: 1. determinar os termos e os limites do provimento jurisdicional; 2. determina a litispendncia ou a coisa julgada, alm da conexo ou continncia; 3. determina a competncia; 4. determina a carncia da ao, quando ausente a possibilidade jurdica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade de parte (extino: CPC, art. 267, VI), negando-se a apreciao do mrito; 5. determina o procedimento adequado (ordinrio, sumrio, especial ou cautelar). - A petio inicial deve estar perfeita para a estabilizao da ao, porque por meio dela que se apresentam os limites da demanda, no se admitindo alteraes ulteriores, exceto nos casos do art. 284do CPC.

2. REQUISITOS: - Os requisitos estruturais da petio inicial esto no art. 282 do CPC e os formais, que so os pertencentes aos atos processuais, alm dos extrnsecos,

que no dizem respeito propriamente a ela, mas que fazem parte dela, como os documentos, a procurao, o recolhimento das custas, etc. 3. REQUISITOS FORMAIS: - So aqueles de carter geral a que a lei submete todos os atos do processo. - Petio escrita: em razo do carter documental. Seguinte autuao. - Redigida em vernculo (CPC, art. 156). Pode conter expresses em latim ou lngua estrangeira, mas de modo parcimonioso, ou seja, sem atrapalhar o seu entendimento. - Admite a transmisso via fax, nos termos da Lei n 9.800/99 (art. 2, caput e par.), porm deve vir com os documentos, guias e tudo o mais necessrio. - Deve ser assinada (sem ela ato inexistente). Expresso da vontade. Falta: prazo de 10 dias para regularizao (CPC, arts. 13 e 294). 4. REQUISITOS ESTRUTURAIS (CPC, ART. 282). - a) art. 282, I: "juiz ou tribunal a que dirigida". - Indicao do rgo judicirio a ser endereada. Invocao do rgo, no do seu ocupante. - Normalmente para 1 grau, mas pode ser ao tribunal em caso de competncia originria (ex. ao rescisria). - Importante porque tem ligao com a competncia para o seu recebimento. O reconhecimento da incompetncia impede a apreciao do mrito. Se absoluta nulos sero os atos praticados, embora o CPC (art. 219)

minimize erros dessa ordem, dando como vlida a citao para efeitos de interromper a prescrio. - b) art. 282, II partes e sua qualificao. - Inicialmente o processo mantm uma relao bilateral, autor/Estado-Juiz, independente da citao do ru, que citado integrar a lide. - Identificao completa e correta, com dados de qualificao (solteiro, casado, domiciliado, R.G., CPF) do autor e do ru. - litisconsrcio: qualificao de todos os autores e rus. - Autor representado o seu nome que deve constar (representante no parte). - O substituto processual parte (pleiteia direito alheio em nome prprio), portanto deve ser qualificado. - Nomeadas e qualificadas as partes que tenham capacidade (administrao pblica mera repartio). - Pessoa jurdica de direito privado deve ser qualificada. Se houver sucesso, deve constar o da sucessora e no a antiga). - Quando no houver prejuzo em razo de grafia errada do nome, pode haver retificao. - Muitos autores, cabe listar em anexo, desde que a lista acompanhe a citao. - Excepcionalmente, nos casos de invaso de terras no se entende necessria a indicao e qualificao de todos os invasores, mas apenas de alguns, caso contrrio estaria inviabilizada a ao. - Qualificao so os dados pessoais responsveis pela identificao da pessoa no meio social (estado civil, profisso, residncia, RG, CPF, importantes no ato da distribuio). Vale o critrio do prejuzo.

- A qualificao importante em face do ato citatrio. Endereo errado pode trazer prejuzo ao processo. - c) art. 282, III fatos e fundamentos do pedido. - A causa de pedir se constitui: 1. narrativa dos fatos, ordenadamente, que geraram as conseqncias jurdicas pretendidas; 2. proposta de enquadramento na norma de direito material, entendida como fundamento jurdico (ex. responsabilidade contratual, alimentos, etc.). - No se exige a citao de dispositivo legal. - Fundamento jurdico no o mesmo que fundamento legal. O fundamento jurdico proposta de enquadramento do fato ou ato norma, no vinculando o juiz. - O que vincula o juiz na sentena so os fatos e no a norma mencionada pelo autor (teoria da substanciao). O enquadramento tem efeito para a determinao de competncia, que pode ser modificada (exceo de incompetncia relativa ou absoluta). - A narrativa dos fatos deve permitir ao juiz entender a demanda. A lgica estabelece-se pela premissa-maior (lei), pela premissa-menor (fatos) e pela concluso (pedido). - Premissa-maior: ampla e vaga (ex. todo aquele que causa dano tem a obrigao de reparar). - Premissa-menor: fatos narrados de forma precisa, completa e cronolgica. Verso verossmil que deve conter os nomes de pessoas, localizao no tempo (detalhamento). - d) art. 282, IV o pedido e sua especificao. - Pedido: a prestao jurisdicional pretendida pelo autor para atendimento de sua pretenso. - O pedido d ao juiz o limite da demanda.

- Pedido divide-se em imediato e mediato: o imediato consiste numa sentena declaratria (quando h incerteza da existncia do direito), constitutiva (quando h alterao de situao jurdica ex. modifique situao jurdica), ou condenatria (quando h inadimplemento) e o mediato a utilidade da sentena, a obteno do bem jurdico pretendido. - Deve haver coerncia entre os fatos e o pedido (ex. quem alega que o contrato foi celebrado sob coao pedir sua anulao e no mera declarao de nulidade), sendo vcio grave a incoerncia. - O pedido deve obedecer requisitos: ser certo, no sentido de ser expresso, com individualidade especfica; determinado, no sentido de definido ou delimitado quanto qualidade e/ou quantidade; concludente, resultante da causa de pedir; alternativo, excepcional, consiste em pedir uma coisa ou outra, assim como os genricos ou ilquidos que deixam de especificar os bens desejados pelo autor. - Embora deva constar expressamente, a pretenso de receber juros legais e correo monetria, independem de pedido, pois decorrem de lei ( pedido implcito). - Cumulao de pedidos: pode o autor reunir dois ou mais pedidos cumulativamente. Ser simples a cumulao quando for mera justaposio ou decorrncia um do outro (ex. reintegrao de posse e indenizao; separao e alimentos); alternativo, quando pretender uma coisa ou outra, considerando-se eventual quando manifestar preferncia por determinada soluo e subsidiariamente pedir outra coisa (ex. nulidade do contrato ou, subsidiariamente, a resciso por inadimplemento). - Para se admitir a cumulao de pedidos necessrio: 1. compatibilidade entre eles; 2. juzo competente para apreciar a todos (incompetncia relativa e absoluta); 3. adequao de procedimento (CPC, art. 292, 1, inc. I a III) (ordinrio, sumrio, especial, execuo).

- Por ser matria de ordem pblica pode o juiz indeferir certas cumulaes, por ter o dever de zelar pela regularidade processual. Pode ser feita em qualquer momento, melhor logo de incio, mas pode ser at a sentena. Pode haver desmembramento e no sua extino, consultando, o juiz, o autor, sobre o pedido que deve prosseguir. (No h unanimidade nos tribunais quanto extino ou excluso, pois o CPC (art. 295, I, cc e inc. IV, manda indeferir por inpcia. Aplica-se o princpio da economia processual, aproveitando-se, se possvel). - O juiz deve sempre se manifestar sobre os pedidos especificamente, rejeitando ou acolhendo, fundamentadamente. - e) art. 282, V valor da causa. - D-se o valor causa, em regra, tendo como base o benefcio econmico pretendido pelo autor no processo. - Finalidades: 1. carter tributrio, porque por ele que se calculam as custas e taxas judicirias; 2. indicao do procedimento, como o sumrio (CPC, art. 275, I). - No deve ser usado como base de clculo para honorrios advocatcios impostos ao vencido (Cndido Dinamarco), mas freqentemente o . - Outros feitos: execuo fiscal com valor abaixo do mnimo legal ou em seus embargos, no admite apelao, mas s embargos infringentes ao mesmo juzo; juizado especial cvel, valor at 40 salrios mnimos. - A toda causa deve ser atribudo um valor (CPC, art. 258), mas o prprio cdigo excepciona quando trata das causas de valor inestimvel, propiciando ao juiz o uso da equidade (CPC, art. 20, 4). - Aplica-se reconveno, oposio, denunciao da lide, interveno litisconsorcial voluntria, etc.. - O CPC, no art. 259, estabelece normas especficas para atribuio do valor da causa, atendendo ao critrio econmico. So critrios legais e de

natureza objetiva, mas que no atingem todas as hipteses possveis, obrigando a utilizao de critrios estimativos algumas vezes, trazendo um grau de subjetividade da parte (CPC, art. 258: no tenha contedo econmico imediato). - Portanto, temos critrios legais (CPC, art. 259) e estimativos (ex. pedido ilquido). - Casos importantes: pedidos cumulativos, alternativos, de trato sucessivo (CPC, art. 290), alimentos (vencidas mais 12 vincendas, etc. - Ver CPC, art. 259, I valor do ato jurdico como um todo. Aplica-se s pretenses meramente declaratrias, s sentenas constitutivas (modificao, extino ou constituio de direitos), s condenatrias destinadas ao cumprimento do prprio ato ou obrigao. - Se o ato tiver que ser cumprido parcialmente, o valor ser a dimenso da pretenso e no o ato todo. - Para casos omissos, como causas que tenham por objeto coisas determinadas pelo gnero ou quantidade e obrigaes de fazer e no-fazer, vale o critrio amplo do art. 258 do CPC. - Deve prevalecer sempre o princpio da razoabilidade para que no se torne impossvel o acesso justia pela imposio de custas e taxas elevadas e insuportveis. - Discute-se sobre a possibilidade do controle, pelo juiz, portanto, de ofcio, do valor da causa, em face do disposto no art. 261 do CPC, que d ao ru o direito de impugnao. - A melhor soluo trazida pelo equilbrio, ou seja, quando o critrio for legal (disposto na prpria lei), pode o juiz agir de ofcio, determinando sua adequao, mas quando o critrio for o estimativo, deve o juiz aguardar a impugnao do ru, no devendo alter-lo, porm se fugir ao equilbrio, pode o juiz efetivar uma verificao espontnea.

- A impugnao do ru tem o prazo da resposta, sob pena de precluso, mas para o juiz no h precluso em matria de ordem pblica, por independer de provocao, portanto realizvel a qualquer momento do processo. - f) art. 282, VI protesto por provas. - Mero protesto, no acarretando qualquer precluso. - O requerimento ser feito mais tarde, na fase ordinatria (CPC, art. 324), quando ento a no apresentao trar graves conseqncias. - g) art. 282, VII requerimento de citao do ru. - O requerimento de citao do ru deve ser expresso, porm se a parte no o fizer poder o juiz, por iniciativa prpria, determinar a prtica do ato. - H posio contrria, que considera incapaz de provocar o indeferimento da inicial. - A citao se dar tambm em relao ao litisdenunciado, ao chamado ao processo, aos opostos, etc. - h) art. 39, I endereo do patrono do autor. Indispensvel e capaz de provocar a extino do processo, porque meio de possvel comunicao ou intimao do advogado. - Considera-se suprido quando constar de procurao e at mesmo do cabealho do papel da petio. - Hoje as intimaes so feitas, normalmente, pelo DO, onde no constam dados pessoais, s o nome do patrono. i) Requisitos adicionais. Documentos e custas. - So requisitos da propositura e no da inicial, tanto os documentos, quanto as custas, so requisitos extrnsecos.

- A parte deve recolher as custas para o Estado de modo a ver prosseguir a demanda (CPC, art. 257), sob pena de indeferimento da inicial. - Caso no haja o recolhimento ou seja ele insuficiente, , deve haver a intimao pessoal da parte (CPC, art. 267, par. 3), no bastando a do advogado, como j decidido pelo STJ. No basta a intimao pelo DO. - No se aplica aos dispensados pelo preparo, como os beneficirios da assistncia judiciria, Fazenda Pblica e Ministrio Pblico. - Quanto aos documentos, temos a procurao e o estatuto social. - A procurao o instrumento de outorga de poderes de representao do advogado (CPC, art. 37), que tem capacidade postulatria. - Em casos de urgncia admite-se a distribuio sem a presena da procurao, sendo concedido prazo de 15 dias para regularizao posterior (CPC, art. 37, par.). - S acarretar extino se a regularizao determinada no for cumprida. O STJ decidiu que s cabe em caso de representao irregular, no inexistente. - Quando se tratar de pessoa jurdica, para demonstrar que o outorgante tem poderes e o seu representante, h necessidade da juntada da cpia do estatuto ou contrato social, acompanhado do ato pelo qual foi nomeado o signatrio para o cargo representativo. - Sendo a autora massa falida ou herana jacente, comprova-se por cpia do ato de nomeao do sndico ou inventariante (CPC, art. 12, inc. III a V). - j) art. 283 documentos indispensveis. - Documentos indispensveis so aqueles sem os quais o mrito da causa no pode ser julgado (ainda que improcedente), portanto depende do tipo de ao (ex. certido de casamento nas aes de separao judicial; escritura pblica e registro nas aes fundadas em direito de propriedade).

- Temos os documentos meramente teis, que podero ser decisivos para o julgamento da demanda. - Cndido Dinamarco entende que os documentos teis no precisam vir com a inicial, porque pode o ru no contestar ou impugnar. No concordo, porque deve prevalecer os princpios da boa-f e da lealdade processual, que no admitem s partes a ocultao de documentos para apresentao posterior (CPC, art. 396). - Diferentes tratamento deve ser dado aos documentos novos, que so aqueles que surgiram aps a propositura da ao ou que tenham sido tardiamente encontrados. Sero analisados sob o crivo do contraditrio. - Cabvel tambm o incidente de exibio de documento (CPC, art. 355), quer de documentos indispensveis, quer de teis, que estejam em poder da outra parte ou de terceiros. - l) Ajuizamento da petio inicial e seus efeitos. - A petio inicial documento escrito. - Ajuizamento: ato de apresentar em juzo, formando de imediato o processo. Implanta-se a litispendncia. - Efeitos em relao ao ru somente aps a citao vlida. - Efeito substancial: interrupo da prescrio, embora provisria. - Deve preencher os requisitos do art. 282 e 283 do CPC. - Em ordem, ser distribuda. - Distribuio o ato com que uma repartio judiciria atribui a causa a um dos juzes do foro. - Hoje feita eletronicamente e de forma aleatria e no alternadamente como prev o art. 252 do CPC, obedecendo o estabelecido pela organizao judiciria.

- Supervisiona a distribuio um juiz, chamado de corregedor do distribuidor, podendo, em caso de falha, haver correo pelo juiz da causa (CPC, art. 255), cabendo s partes a fiscalizao. - Nos tribunais, a distribuio a distribuio em razo da competncia originria obedece o princpio da publicidade, alternatividade e do sorteio (CPC, art. 548). - O distribuidor verificar a existncia de preveno (dependncia). CPC, art. 253 (embargos de terceiro). - A reconveno e as intervenes de terceiro no sero distribudas, mas apenas anotadas por ordem do juiz.

DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO DA PETIO INICIAL - Ao receber a petio inicial, o juiz far um juzo de admissibilidade, analisando a presena dos requisitos intrnsecos e dos documentos que devem acompanh-la, quando: a) definindo-a, mandar citar o ru; b) havendo imperfeies sanveis, determinar que seja suprida, sob pena de indeferimento; c) havendo causa de inadmissibilidade do julgamento de mrito, determinar manifestao do autor e depois deferir ou indeferir. - Juzo inicial - pressuposto de admissibilidade do julgamento do mrito: - Verificar a presena das condies da ao e dos pressupostos processuais. - Atividade saneadora antecipada. - Muitas vezes o juiz s poder ter uma aferio perfeita da inicial aps a citao e contestao do ru, o que far na fase ordinatria. - Deferimento da Petio Inicial: - Presentes os requisitos bsicos de admissibilidade, o processo inicia sua trajetria rumo ao julgamento da pretenso formulada, mas sempre sob as condies de anlise da futura defesa. - Embora a lei d a impresso de que no preenchidos os requisitos de admissibilidade a inicial deve ser indeferida de plano (admitida a emenda somente nos casos do art. 284 e 295, V, do CPC), o fato que devem vigorar os princpios da economia processual, do contraditrio e do devido processo legal, concedendo prazo para eventual regularizao antes de qualquer rejeio.

- Deve o juiz permitir a manifestao e participao das partes, at porque o entendimento mais moderno coloca um juiz mais participativo. - Apresenta-se para mim, porm, em alguns casos a desnecessidade de manifestao da parte, com o reconhecimento da decadncia e da prescrio (Cndido Dinamarco acha que sempre deve haver a manifestao das partes). - Indeferimento da inicial: - Ausentes os requisitos, quer pela omisso do autor, quer pela impossibilidade de faz-lo, o juiz proferir sentena extintiva do processo sem julgamento do mrito, o que significa que no esto presentes os pressupostos de admissibilidade do julgamento do mrito. - Sanada eventual irregularidade ou omisso, a demanda pode ser reproposta, exceto se a extino se deu pelo reconhecimento da coisa julgada, litispendncia ou perempo (CPC, art. 267,V). - Pode ocorrer o indeferimento parcial, quando atingir algum dos sujeitos , ou fundamentos ou parcela do pedido, prosseguindo quanto ao remanescente. Ser deciso interlocutria e no sentena. - Hipteses de indeferimento da petio inicial e a possibilidade de seu conhecimento: - arts. 284 e 295 CPC quase todas as hiptese esto includas no 267 do CPC. - Cabe o indeferimento: falta de condies da ao; falta de pressupostos processuais; ou presente algum pressuposto negativo de julgamento. a) Indeferimento por carncia da ao: - Legitimidade de parte, interesse de agir e possibilidade jurdica do pedido.

- Deciso sobre o processo e no de mrito, porque no consiste em negar os fundamentos da demanda. - Causas expressas de indeferimento da inicial, dando-a como inepta (CPC, art. 295). - Normalmente difcil ao juiz se pronunciar desde logo pela ausncia de condies da ao, devendo aguardar a manifestao do ru, exceto se os documentos juntados com a inicial trouxerem dados seguros. b) Indeferimento por falta de pressupostos processuais: - Requisitos necessrios ao desenvolvimento vlido e regular do processo (CPC, art. 267, VI). - Necessria a configurao da relao jurdica, que o vnculo entre pessoas. - Instrumento de mandato hbil validade dos atos praticados pelo advogado. - O juiz deve ser competente, a parte capaz e o objeto lcito. - Dividem-se em subjetivos e objetivos: sero subjetivos quando digam respeito aos sujeitos do processo, juiz e partes e objetivos quando envolvam o prprio processo e seus atos (ex: falta de pagamento de despesas processuais, falta de citao, etc.). c) Inpcia por incorreta propositura da ao: - No se trata de tipo de demanda ou procedimento. - Ser tida como incorreo na propositura da demanda a ausncia dos requisitos intrnsecos (CPC, art. 282), inviabilizado o processo e a deciso de mrito. - 295, nico, do CPC: falta de pedido ou causa de pedir; incoerncia entre os fatos e fundamentos; incompatibilidade de pedidos cumulados; imperfeita redao da petio inicial, tornando-a ininteligvel.

- Consideram-se tambm outros motivos, como a falta de procurao; falta de documentos indispensveis; falta de recolhimento de custas; nopagamento de custas e honorrios anteriores. d) 295, pargrafo nico, do CPC: - Falta de pedido: deixa o processo sem objeto, sendo que o objeto a pretenso do autor sobre a qual o juiz deve se pronunciar. Se houver pedido incompleto, deduzido pelas razes expostas, a parte ser prejudicada porque o juiz s decidir sobre o que estiver expresso. - Falta de causa de pedir: impede a defesa do ru, porque a narrativa dos fatos essencial. A falta de fundamento jurdico no motivo de inpcia. Porm quando faltar fundamento ftico em relao a eventuais pedidos, o juiz conhecer e decidir apenas aqueles que foram capazes de formar o seu convencimento. - Incoerncia lgica entre causa de pedir e pedido: vcio que conduz inpcia, porque os fatos narrados no conduzem concluso do autor. Silogismo imperfeito. e) Procedimento inadequado: - A premissa principal a indispensabilidade do procedimento, razo de ordem pblica que pe acima da vontade das partes a opo por algum deles. - So regidos pela matria (natureza da causa), ou valor da causa, devendo o autor seguir o procedimento especial ou sumrio quando a lei assim determinar. - Deve o juiz mandar emendar a inicial, sob pena de indeferimento. - Muitas vezes o prprio juiz manda adaptar, valendo-se do poder de direo do processo, mas s vezes tem que observar se no haver prejuzo, como no caso do sumrio, em que o rol de testemunhas deve vir na inicial.

f) Custas e honorrios de processo anterior (arts. 28 e 268 do CPC): - A inicial ser distribuda e despachada, caso contrrio estar-se-ia violando a Constituio Federal que prev o acesso ao judicirio, mas ser submetida ao juiz, que depois de verificada a situao indeferir. g) Vcios de representao ( art. 13, I, do CPC ): - A capacidade da parte de estar em juzo deve estar presente desde o incio da ao, sob pena de falta de pressuposto processual de desenvolvimento vlido e regular. Sua ausncia ensejar a suspenso do processo at regularizao ( participao de representante legal) e posterior extino se inocorrer. - A falta de capacidade postulatria, ou seja, sendo necessria a regularizao dos poderes outorgados ao defensor, o juiz suspender o processo e conceder prazo para a regularizao. Inocorrendo, extinguir o processo. h) Falta de capacidade de ser parte: - Tem capacidade as pessoas fsicas, as jurdicas e outras entidades s quais a lei processual outorgue essa capacidade. - A falta desse controle poder acarretar uma sentena endereada a ningum. i) Pressupostos negativos do julgamento do mrito: - So aqueles que levam extino sem apreciao do mrito. - Embora o art. 295 do CPC arrole apenas a decadncia e prescrio, os demais motivos de extino como litispendncia, coisa julgada, perempo, confuso, etc., tambm o so.

- A ocorrncia de qualquer deles enseja a extino, que pode se dar desde o momento inicial. j) Prescrio e decadncia: - So causas extintivas do processo com julgamento de mrito. - A prescrio s poder ser conhecida pelo juiz quando alegada (CC, art. 194 e 219, 5 do CPC), portanto quando do despacho da inicial o ru ainda no foi citado, seu reconhecimento posterior. - A decadncia , na verdade, a nica hiptese de indeferimento da inicial, apesar de falsa sentena de mrito. - Controle ulterior: - Muitas vezes o juiz recebe a petio inicial e determina o seu prosseguimento porque naquele momento no possua elementos para determinar uma emenda ou at indeferi-la, embora devesse, na maioria das vezes, ouvir antes a outra parte, de modo a procurar aproveitar ao mximo os atos processuais. - Nada impede o controle posterior, quando pela denncia do ru na contestao perceba-se a irregularidade, que ainda assim, pode ser suprida, sob pena de indeferimento. - Deciso, recursos e juzo de retratao. - A sentena de extino comporta apelao. - Porm, se a prolao da sentena se deu sem a interveno da outra parte, cabe o juzo de retratao (CPC, art. 296), que sendo admitido dar prosseguimento ao feito. No sendo, far o processo subir ao Tribunal, sem a exigncia de citao do ru para responder ao recurso. - Se o indeferimento da inicial for pleiteado em preliminar de contestao, portanto j constituda a relao processual, cabe o apelo mas sem a

possibilidade de retratao, porque o fundamento j ser de ausncia de pressuposto de constituio ou de desenvolvimento vlido e regular do processo (CPC, 267, IV). - No caso de indeferimento parcial, teremos uma deciso interlocutria e no sentena, sendo cabvel o recurso de agravo de instrumento. - Do recebimento da inicial, com a determinao de citao do ru, no cabe recurso. - Tutela antecipada: - Visa antecipar a pretenso do direito material. Concedido por meio de liminar fundada na anlise sumria das alegaes e documentos apresentados (CPC, art. 273). - Caracterstica: provisoriedade porque dura at a sentena ou at a extino do processo. Pode ser concedida na sentena. Havendo tutela antecipada o recurso ser recebido sempre no efeito devolutivo (CPC, art. 520, VII). - Cabe concesso parcial. Recurso: antes da sentena cabe agravo, depois somente apelao. - Requisitos: inequvoca verossimilhana (prova pr-constituda) e perigo de dano irreparvel ou de difcil reparao. - Cabe a aplicao dos arts. 461 e 461-A do CPC, com a fixao de multa pelo no-cumprimento. - Cabvel o pleito nas aes de natureza condenatria, onde h obrigaes de fazer, no-fazer, dar e entrega de coisa , alm do pagamento de quantia.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL TEMA: PETIO INICIAL QUESTES 1. possvel o indeferimento parcial da petio inicial? Sendo possvel, qual o recurso cabvel para atacar a deciso? 2. Em quais situaes se admite o indeferimento, de plano, da petio inicial? luz dos princpios que informam o Direito Processual Moderno, qual a postura que se deve esperar do Poder Judicirio quanto ao aproveitamento da petio inicial, facultando-se ao autor o saneamento de eventuais defeitos? 3. Nas aes indenizatrias em que se pede a reparao de dano moral, o autor, na petio inicial, dever formular pedido certo e determinado (com nfase na sua liquidez)? Na hiptese, qual o valor correto a ser atribudo causa? 4. possvel ao magistrado indeferir a petio inicial aps contestada a demanda, diante, inclusive, de pedido expresso formulado pelo ru? Considerando-se, ainda, que se trata de hiptese justificadora do indeferimento da petio inicial (situao prevista no artigo 295, VI, do CPC, por exemplo), poder o magistrado, antes de faz-lo, facultar ao autor emend-la, nos termos do artigo 284 do CPC, aproveitando-se, assim, o processo? Site: www.professoramorim.com.br

You might also like