You are on page 1of 8

ASSOCIAO DE HASTE INTRAMEDULAR E CINESIOTERAPIA NA REABILITAO PRECOCE DE FRATURA DA DIFISE DE FMUR.

*Diego Alex de Matias * Jaqueline de Ftima Biazus * Acadmico da 8 fase do curso de fisioterapia da UNISUL campus Tubaro / SC * Professora responsvel pelo estgio supervisionado em ortopedia e traumatologia da UNISUL campus Tubaro / SC.

RESUMO Fraturas da difise do fmur so, em geral, resultado de traumas violentos. O fmur o maior osso e est envolto por grandes massas musculares, fraturas do fmur podem ameaar a vida, pela hemorragia extensa dentro da coxa ou por uma ferida aberta. A hasteintramedular uma tcnica cirrgica comumente usada nos casos de fraturas diafisrias do fmur. Essa tcnica promove timos resultados no que se refere formao do calo-sseo e por conseqncia a consolidao da fratura. A cinesioterapia , etimologicamente a arte de curar que utiliza todas as tcnicas do movimento. O objetivo geral da pesquisa analisar os efeitos da cinesioterapia na reabilitao precoce de fraturas da difise de fmur com haste intramedular em pacientes atendidos na Clnica Escola de Fisioterapia da UNISUL campus Tubaro SC. Fizeram parte da amostra 3 pacientes e foram aplicadas 10 sesses de fisioterapia no perodo vespertino e noturno totalizando 5 sesses semanais. Os parmetros avaliados foram edema, quadro lgico, fora muscular, amplitude de movimento e formao de calo sseo. Aps as reavaliaes obteve-se xito no tratamento, possibilitando aos pacientes o retorno precoce s suas atividades de vida diria.

Palavra-chave: cinesioterapia, fratura, fmur, haste-intramedular.

INTRODUO

Fraturas da difise do fmur so, em geral, resultado de traumas violentos. O fmur o maior osso e est envolto por grandes massas musculares, o que torna menos provvel a exposio ssea (HEBERT, 1998). As fraturas do fmur podem ameaar a vida, pela hemorragia extensa dentro da coxa ou por uma ferida aberta, embolia gordurosa, sndrome da angstia respiratria adulta ou resultante da insuficincia de mltiplos rgos (ROCKWOOD, 1993-1994). O quadril uma articulao esferoidal (do tipo bola e encaixe). A bola a cabea do fmur, que forma cerca de dois teros de uma esfera. O encaixe o acetbulo cncavo, que forma um ngulo oblquo em direo anterior, lateral e inferior. A cartilagem articular cobre ambas as superfcies articuladas (HALL, 2005). O movimento do quadril acontece em todos os 3 planos: sagital (flexo e extenso), frontal (abduo e aduo) e transversal (rotao interna e externa). O movimento maior no plano sagital, onde o alcance da flexo de 0 a aproximadamente 140 e o alcance da extenso de 0 a 15. O alcance da abduo de 0 a 30, considerando que o da aduo um pouco menor, de 0 a 25. A rotao externa varia de 0 a 90 e a rotao interna de 0 a 70 quando a junta do quadril flexionada (NORDIN, 2003). Diagnosticar uma fratura de difise femoral quase nunca difcil. Deformidade, edema e dor a palpao se apresentam ao exame fsico geralmente tornando o diagnstico bvio. O principal problema do diagnstico detectar leses adicionais, como fratura da epfise femoral ou tibial, ou leso ligamentar em torno do joelho. Tais leses geralmente so detectveis atravs de cuidadoso, minucioso e delicado exame fsico, juntamente com raios-x de rotina da articulao acima e abaixo da fratura (ROCKWOOD, 1993-1994).

A cinesioterapia , etimologicamente a arte de curar que utiliza todas as tcnicas do movimento. Ela faz parte de um conjunto de terapias que emprega diversos agentes fsicos ( gua, eletrecidade, ondas, calor) e que se completam mutuamente conforme a doena a tratar (XHARDEZ, 1996). O terapeuta tem a opo de prescrever diferentes tipos de contraes musculares como parte do programa de exerccios. Esta especificao importante para alcanar os objetivos e evitar leses. Pensando nas vrias categorias de contrao muscular, deve-se considerar o que acontece com o comprimento do msculo quando o trabalho est sendo realizado contra uma resistncia externa (SHANKAR, 2002). Com o desenvolvimento da haste femoral universal, o ponto antigo de entrada no era mais apropriado em virtude da rigidez e curvatura da haste, porque ele no permitia fresar ao longo do eixo do osso e causaria toro da haste durante a insero. Isto tornou necessrio localizar o ponto de insero no prolongamento do canal medular a fossa piriforme (MLLER, 1993). Esse tipo de fixao altamente eficiente e se baseia no princpio de um tubo inteiro dentro de outro quebrado. Ela d excelente estabilidade contra encurtamento, quando h contato cortical entre os fragmentos principais. A estabilidade contra rotao pode ser adequada, desde que haja contato sseo de pelo menos 50% entre dois fragmentos principais (SCHWARTSMANN; LECH; TELKEN, 2003).

MATERIAIS E MTODOS

A pesquisa abordada de nvel exploratria podendo ser classificada como quantitativa quanto a abordagem e como estudo multi-caso quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados. A pesquisa abrangeu indivduos submetidos cirurgia ortopdica para colocao de haste intramedular aps fratura de fmur, os mesmos foram encaminhados a Clnica Escola de Fisioterapia no 7 dia ps operatrio pelo cirurgio ortopedista. A populao constou de 3 indivduos submetidos a colocao de hasteintramedular, sendo todos do gnero masculino. A idade dos pacientes de 18 anos e 25 anos. Todos os pacientes que fizeram parte do estudo tiveram que se submeter a colocao de haste-intramedular devido a acidente motociclstico. Em ambos os casos a fratura ocorreu no fmur direito. Como critrios de incluso, foram estabelecidos os seguintes fatores: Estarem em ps operatrio de fratura de fmur Uso de haste intramedular Disponibilidade de dia e horrio para o tratamento No apresentarem nenhuma outra leso associada. Todos os pacientes foram tratados na Clnica Escola de Fisioterapia da UNISUL. No decorrer do trabalho 1 dos 3 pacientes no compareceu na reavaliao, impossibilitando o pesquisador de fazer a comparao entre os dados colhidos na avaliao.

Na avaliao da gonimetria os pacientes estavam em decbito dorsal (DD) sobre a maca onde ele realizou a flexo do quadril e em decbito ventral para o joelho e foi mensurada. Para analisar a perimetria, os pacientes em DD, utilizou-se a fita mtrica. Para a realizao da graduao de fora muscular foi utilizada a escala de 0 (sem fora) a 5 (fora normal) (anexo E). E para verificar a dor utilizou-se a escala anloga visual de 0 (sem dor) a 10 (muita dor). Para coletar os dados foi utilizada uma ficha de avaliao , raio x semanal, gonimetro da marca Carci de acrlico, fita mtrica de uso domiciliar, mquina digital Sony 5.0 mega pixels, escala anlogo visual de percepo de esforo, tabela de graduao de fora muscular . Durante o tratamento foram utilizados: dispositivos elsticos Thera Band, tbua de quadrceps, caneleiras 0,5 Kg, 1Kg, 2Kg, espaldar ISP, almofada de propriocepo, balancim, barras paralelas, bicicleta ergomtrica Monark, esteira eltrica marca Embreex.

RESULTADOS

Uma reduo significativa na mensurao da dor. Os dados foram coletados por relato do paciente ao qual a escala era apresentada e ento apontava a numerao que transmitia a intensidade da dor no momento. Na avaliao do quadro lgico do paciente 1, a pontuao demonstrada por ele foi de 3 pontos reduzido para 0,5 na reavaliao. O paciente 2 relatou dor 4 alterando esse valor para 0,5 aps o tratamento.

No estudo usou-se a tabela de graduao de fora muscular, obtendo-se os resultados de fora muscular dos pacientes nos principais movimentos de joelho (flexo e extenso) e quadril (flexo, extenso, abduo e aduo). Em ambos os pacientes a fora muscular teve aumento significativo. A medida da amplitude de movimento articular um componente importante na avaliao fsica, pois identifica as limitaes articulares, bem como permite aos profissionais acompanharem de modo quantitativo a eficcia das intervenes teraputicas durante a reabilitao (BATISTA, et al, 2006). Todos os pacientes tiveram aumento de ADM. A perimetria usada quando deseja-se avaliar a formao de edema na regio do ps-operatrio, com ela temos uma noo do quanto o tratamento foi efetivo fazendo-se a perimetria de pr e ps tratamento. Com ela temos dados sobre a eliminao de lquidos.

Paciente Av. 1 2 40 51

5cm Reav. 41 49

10cm Av. 44 53 Reav. 44 53

15cm Av. 50 59 Reav. 48 58

20cm Av. 56 67 Reav. 52 64

25cm Av. 59 70 Reav. 56 67

Perimetria de membro inferior diereito.

O raio-x dos pacientes, tirados no decorrer do tratamento, havendo formao de calo sseo em ambos os pacientes com diminuio da linha da fratura, no perodo de intervalo de 2,5 semanas de um raio-x para outro.

CONCLUSO

Aps o perodo de internao por uma fratura de fmur, o membro lesado sofre inmeros traumas ocasionados pela leso que ocasionou a fratura e tambm pela cirurgia. Devido a esses fatores o membro apresenta uma limitao de movimento, fraqueza muscular e dor localizada. A escolha do mdico ortopedista pela osteossntese adequada para cada caso tem um papel importante do ponto de vista fisioterpico, pois, essa escolha que determinar o tratamento utilizado bem como suas indicaes e contra-indicaes. O tratamento cinesioteraputico precoce busca possibilitar aos pacientes a reduo das complicaes do ps-operatrio estimulando a movimentao do membro lesado o que trar benefcios no que se refere fora muscular, reduo de edema, reduo do quadro lgico, visando sempre a estimulao da consolidao da fratura para que ele possa deambular o mais rpido possvel e com o mnimo de comprometimento. O estudo analisou os efeitos da cinesioterapia na reabilitao precoce de fraturas diafisrias do fmur com haste-intramedular e concluiu que quanto mais cedo a tcnica aplicada, melhores so os resultados obtidos pelos pacientes e mais cedo eles retornaro para suas AVDs.

REFERNCIAS

BATISTA, LH et al . Avaliao da amplitude articular do joelho: correlao entre as medidas realizadas com o gonimetro universal e no dinammetro isocintico. Rev. bras. fisioter., So Carlos, v. 10, n. 2, 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141335552006000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 Out 2006.

HALL, Susan J.. Biomecnica bsica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p 221 HEBERT, Siznio; XAVIER, Renato; PARDINI JUNIOR, Arlindo G.; BARROS FILHO, Tarcsio E. P. de. Ortopedia e traumatologia: princpios e prtica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p 41-41-659 MLLER, M. E.. Manual de osteossntese: tcnicas recomendadas pelos Grupos AOASIF. 3. ed. aum. e rev. So Paulo: Manole, 1993.

NORDIN, Margareta; FRANKEL, Victor H.. Biomecnica bsica do sistema msculoesqueltico. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, p 176-178 SHANKAR, Kamala (Ed.) Prescrio de exerccios. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. ROCKWOOD JNIOR, Charles A; GREEN, David P.; BUCHOLZ, Robert W.. Fraturas em adultos. 3. ed. So Paulo: Manole, 1993-1994, p 1621-1625 SCHWARTSMANN, Carlos; LECH, Osvandr; TELKEN, Marco. Fraturas: princpios e pratica. Porto Alegre: Artmed, 2003. XHARDEZ, Yves. Manual de cinesioterapia: tcnicas, patologia, indies, tratamento. So Paulo: Livraria Atheneu, 1996.

You might also like