You are on page 1of 9

Elaborao, aplicao e avaliao de podcasting de qumica no ensino mdio

Rodrigo Vencio Gonalves de Arajo Ncleo SEMENTE Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE - Brasil digodot@hotmail.com
ABSTRACT

Marcelo Brito Carneiro Leo Ncleo SEMENTE UFRPE Brasil mbcleao@terra.com.br

Bruno Silva Leite Joo Roberto Ratis Ncleo SEMENTE Tenrio da Silva Universidade Federal Ncleo SEMENTE Rural de Pernambuco UFRPE Brasil Brasil bsl02@hotmail.com jone_ratis@yahoo.com.br
Assim como em outras cincias, para o ensino de qumica necessrio compreenso e abstrao por parte do aluno em relao aos contedos abordados em sala de aula. Ao professor existe a possibilidade de propor estratgias para tornar a qumica uma disciplina mais acessvel aos alunos, buscando relacionar os temas a determinados contextos. Essas estratgias podem ser estabelecidas a partir de diversos recursos didticos que oferecem elementos que facilitam o esclarecimento de idias, simulaes de situaes cotidianas, por exemplo, fenmenos ocorridos na natureza, como comportamentos qumicos ou at casos onde no seja possvel a observao a olho nu. importante ressaltar que a busca e utilizao de novos recursos para o ensino no resolver todos os problemas educacionais, mas ajudar na criao de outros caminhos para o processo de ensino e aprendizagem. A atual utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) tem permitido uma boa contribuio para o ensino mediante a sua grande capacidade para processar dados e troca de informaes entre seus usurios, permanecendo presente no cotidiano da sociedade em que vivemos. Alm disso, a evoluo das TIC tornou a manipulao das informaes dinmica e acessvel, com isso, a quantidade de materiais existentes vem crescendo a cada momento. Contudo, importante ressaltar que essa informao no garante a construo do conhecimento por parte de seus usurios. O que vai definir o valor do recurso didtico como e quando essas ferramentas sero utilizadas. Dentre as vrias possibilidades de uso das TICs, destacamos o Podcasting (do acrnimo de Public On Demand, e Broadcast) que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualizao atravs da internet ou softwares que comportam essas tecnologias. O Podcasting uma ferramenta que tem a capacidade de agregar informaes em formato audiovisual em blogs e stios eletrnicos. Alm disso, ele respeita a individualidade cognitiva do usurio, pois o mesmo pode utilizar da maneira que julgar conveniente. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar os processos para elaborao de um Podcasting, visando a sua disponibilizao e aplicao como ferramenta didtica, em turmas do ensino mdio de qumica.

The creation of new teaching tools, must be accompanied by the development of new strategies to use. The use of technology in education, has contributed an Extraordinary dissemination of information, however this does not guarantee the construction of knowledge. The integration of multiple devices and the growth of existing access and its management enable the development of new teaching tools. Among them is the use of Podcasting in education. With the purpose of adding news sources of research for the process of knowledge. Because of the need for teachers about the lack of quality material, created one Podcasting of chemistry, called "Electron-GOL" which features the excited atoms of certain metals, observed in fireworks. The video features graphics and visual effects and can be viewed at portable devices. Then apply a class of junior high school to evaluate the use of Podcasting in the teaching and learning. In the process of drafting the application, some care was necessary technical and conceptual to the pursuit of goals, which in this case was the availability of a more interesting teaching tool.
RESUMO

Neste trabalho destacamos os processos para elaborao e aplicao de um Podcasting (recurso para o armazenamento e disponibilizao nos formatos de texto, udio e vdeo pela internet) de qumica, com demonstraes de experimentos, simulao de fenmenos fsico-qumicos ocorridos em nosso cotidiano. O Podcasting foi aplicado numa turma de ensino mdio onde foi analisado o aproveitamento dessas mdias no mbito educacional, numa pesquisa qualitativa sobre a utilizao das Tecnologias de informao e Comunicao (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Para a elaborao deste material foi necessrio uma ampla produo: envolvendo a criao de um roteiro por parte de professores, locao de filmagens e seleo de softwares para, com intuito de desenvolvimento de uma histria que contextualizasse o tema da liberao dos ftons atravs da excitao dos tomos de certos metais.
PALAVRAS-CHAVE

TIC, Podcasting, Ensino de Qumica.

INTRODUO Gonalves, R., Brito, M., Silva, B., Ratis, J. (2009). Elaborao, aplicao e avaliao de Podcasting de qumica no ensino mdio. En J. Snchez (Ed.): Nuevas Ideas en Informtica Educativa, Volumen 5, pp. 99 107, Santiago de Chile.

O Podcasting produzido foca uma breve discusso entre dois torcedores de futebol sobre as cores dos fogos de artifcio. Dentro desta discusso, os torcedores abordam o fenmeno da emisso do fton a partir da excitao dos tomos de algumas substncias, sempre de forma contextualizada e descontrada. Este Podcasting foi denominado de Eltron-Gol, tendo sido produzido por professores e alunos do Ncleo SEMENTE (Sistemas para Elaborao de Materiais Educacionais com o uso de Novas Tecnologias), do Departamento de Qumica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
FUNDAMENTAO TERICA

O uso de tecnologias da informao e comunicao est cada dia mais presente em nossas vidas. Em geral, deparamo-nos com uma invaso de dispositivos eletrnicos, em vrias de nossas atividades cotidianas. Cabe ressaltar, que as Tecnologias da Informao e Comunicao esto relacionadas com o emprego e associao dos recursos informticos e de comunicao e sugerem a chegada de uma nova sociedade, a Sociedade da Informao [1]. No muito diferente dessa realidade, essa situao se estende a sala de aula. comum um professor interromper sua aula pelo fato de um aluno usar um reprodutor porttil, aparelho celular ou qualquer outro meio que ele considere um agente capaz de desviar a ateno do prprio aluno. Essa mesma tecnologia que facilita em muitos aspectos a aprendizagem pode comprometer o processo caso no haja abertura por parte da escola, bem como uma proposta inclusiva destes meios na prtica escolar [2]. Para processo de construo do conhecimento, a grande diversidade de linguagem presentes nas TICs, enriquece o processo de ensino, e, por conseguinte, o da aprendizagem. As variadas formas de represent-las impulsionam para a compreenso do usurio. Nestes ambientes, a manipulao das informaes feita de forma rpida, sistemtica, e competente, no existindo em geral, barreiras tecnolgicas para a disseminao das informaes [3]. Contudo a proposta de usar essas ferramentas no ter eficcia se no vierem acompanhadas de novas estratgias de ensino. Na construo do conhecimento cada elemento possui um papel, a aprendizagem do aluno objetivo a ser alcanado, ao professor cabe criar maneiras para que esse processo seja o mais adequado possvel, utilizando-as quando for necessrio. O momento e a maneira de usar a tecnologia podem ser decisivos para que o aluno se aproprie das informaes que lhes so transmitidas. importante tambm salientar, que o uso exagerado do computador pode saturar este recurso, bem como excesso de informao pode prejudicar a aprendizagem. O uso desse tipo de material carece de um direcionamento, devido os ambientes que eles permitem alcanar, com isso importante que o professor possua a funo de mediar relao entre aluno e mquina [4].

A evoluo da internet proporcionou o nascimento de mdias digitais moldveis, permitindo que o prprio usurio elabore, divulgue e compartilhe as informaes encontradas num determinado ambiente, ou seja, permite que se trabalhe diretamente na construo de novos contedos. A produo audiovisual por meio de ferramentas distribudas pela internet tambm contribuiu para criao e disseminao de materiais didticos. Entretanto, preciso preparar os alunos para uma vida de aprendizagem e descobertas, com domnio e habilidade no manejo das ferramentas de pesquisa que, so parte de uma educao bsica. E para isso ns precisamos criar um ambiente de aprendizagem que integre ensino e pesquisa, onde os alunos exercitem constantemente a comunicao e a colaborao. importante ressaltar que a realidade de muitas escolas no acompanha a evoluo e desenvolvimento da tecnologia. Assim tambm, como muitas instituies possuem suporte ao uso de novas tecnologias, muitas vezes enfrentam falta de capacitao de professores ou at mesmo deparam na restrio de uso, pelos alunos, a esses equipamentos por variados motivos. Contudo, no podemos abrir mo dos benficos que as TICs podem trazer para a vida, bem como, para o processo de ensino e aprendizagem.
Podcasting

Dentre os principais recursos atualmente encontrados na TICs, podemos destacar a ferramenta de transmisso de arquivos por demanda, o chamado Podcasting. Sua mobilidade e integrao com variados dispositivos promovem a disseminao da informao em grande escala. Alm disso, atualmente as produes desses materiais por usurios comuns sem auxilio de um profissional especfico so cada vez abundantes conseguintes a facilidade de manuseio destes materiais. O Podcasting uma ferramenta criada para publicao de contedo udio-visual pela internet, podendo ser utilizados pelos usurios, atravs de um agregador. Os agregadores so softwares que organizam as informaes encontradas nos arquivos RSS, por meio de etiquetas uma espcie de ndice no qual o usurio opta por baixar o contedo que achar convenientes sem a necessidade de acessar a web site. Cochrane e Richardson [5,6] afirmam que ... a idia geral de um Podcasting: uma emisso pblica descarregada segundo uma demanda. A popularizao e organizao de contedo que o RSS impulsionou a criao de ferramentas que comportassem essa tecnologia. Os chamados agregadores, antes disponveis apenas para reprodutores especficos de udio e vdeo, atualmente para ferramentas de navegao como Internet Explorer [7,8]. No agregador, assim que h uma atualizao, o usurio recebe um pequeno resumo sobre o material disponibilizado e escolhe o momento que achar apropriado para o download do arquivo, sendo necessrio apenas se subscrever uma nica vez no RSS, os demais Podcasting da srie so baixados automaticamente at que o usurio desabilite a funo de subscrever [9]. Alm disso, uma das caractersticas dos

Podcastings sua compatibilidade em dispositivos portteis proporcionando uma comodidade em relao ao seu uso. As informaes estaro acompanhadas com o usurio, ou seja, ele poder ouvir noticias selecionada, enquanto se dirigi, descanse ou faa qualquer outra tarefa. comum associar a palavra Podcasting ao o reprodutor porttil Ipod, as siglas possuem significados semelhantes, tanto o Podcasting como o Ipod derivam da mesma palavra. Porm, so ferramentas distintas, e possuem caractersticas prprias. Tanto que o uso dos Podcastings se antecedeu ao surgimento dos Ipods. Atualmente o uso de cmeras digitais, nos quais a qualidade de imagens vem numa crescente conjuntamente manipulao de variados softwares para edio de vdeo digital possui uma interface simples e intuitiva, permitindo que o usurio desenvolva seus prprios contedos audiovisuais de forma amadora ou at mesmo profissional tornando-se assim a criao de um contedo pode ser sistemtica e rpida. Com isso a criao de um Podcasting e sua manipulao so cada vez mais comuns e diversas reas, tanto para diverso como para comunicao. A evoluo dos meios multimdicos proporcionou a criao de novas ferramentas interativas, caracterizados pela participao efetiva dos usurios. Essa evoluo permitiu o compartilhamento de materiais de forma ordenada e dinmica. comum que novos usurios elaborarem suas prprias mdias, em maior quantidade, quando compararmos a tempos anteriores. Outrora apenas profissionais ou usurios avanados tinham habilidade de criar um ambiente virtual, vdeos didticos entre outros recursos com uso das TIC. nessa realidade que se enquadra o uso dos Podcastings para o ensino, em nosso caso, o ensino de Qumica. uma ferramenta considervel, que pode proporcionar uma grande experincia na aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, com resultados que visa ajudar o educador e estudantes a alcanarem os objetivos educacionais, atravs de aprendizagem simples, direta e atrativa, facilitando a produo de atividades com o propsito de intensificar o aprendizado.
O Podcasting para o Ensino de Qumica

Ao se utilizar uma reao qumica em sala de aula, com a inteno de despertar a motivao do aluno para resolues de problemas aplicados nos determinados contextos, ou seja, o professor cria um meio para o maior proveito de sua aula. Essa reao qumica poderia ser explicada de vrias maneiras como num quadro, multimdia ou no prprio livro didtico. Cada recurso possui sua caracterstica, vantagens e limitaes. No entanto, o que vai diferir o valor entre um recurso e outro a forma com o que a ferramenta exposta pelo professor. No muito diferente se o professor usar uma multimdia repleta de detalhes e simulaes, onde ele no d suporte para a busca dos objetivos na finalidade de se passar o contedo. Cada professor pode encontrar a forma mais adequada de integrar e dominar determinado procedimentos metodolgicos incluindo diversas tecnologias existentes. importante que ele aprenda a dominar as formas de comunicao interpessoal/grupal e audiovisual/telemtica [10]. Moran [10] afirma que no se trata de dar receitas, porque as situaes so muito diversificadas. importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem. O Podcasting pode trazer mobilidade para uma aula, a partir do momento em que possvel utiliz-lo de forma presencial ou a distancia. Essa tecnologia permite a socializao do conhecimento suprimindo uma mesmice encarada pelos alunos e professores no ambiente de ensino. No campo da educao podem-se notar as vantagens na utilizao do de um Podcasting no processo de ensino e aprendizagem. Dentre algumas das possveis vantagens na utilizao de um Podcasting numa aula de Qumica, podemos destacar: A economia no tempo de busca e produo das informaes. Quem assina um Podcasting recebe automaticamente as atualizaes sobre novos materiais disponveis; A portabilidade no manuseio dos arquivos digitais com a difuso de media players, pois muitas ferramentas j possuem uma compatibilidade das muitas mdias existentes; A publicao do material pode amenizar a falta de um aluno durante uma aula dependendo do andamento do contedo numa aula de Qumica; Vantagem do mtodo assncrono de comunicao, no qual o usurio escolhe a hora e lugar para acessar o material disponibilizado, caracterstico da Web [11]; Visualizao de determinados experimentos que possam ser inviveis para serem reproduzidos num mbito escolar. No entanto, segundo Ractham e Zhang [12], nem sempre ser possvel o manuseio sobre essas ferramentas, como o computador e agregador, pelos envolvidos no processo de comunicao, neste contexto os alunos. Alm disso, a utilizao deste material requer um pouco de conhecimento e domnio sobre esses recursos por parte do professor.

Inicialmente os Podcastings eram usados para compartilhar contedos de vrios meios de comunicao. Com o objetivo geral de o usurio ter o direito de usufruir de contedos devidamente programados, no momento em que achar apropriados. Essa peculiaridade enquadra-se no uso de Podcasting para o ensino no s devido popularizao do Podcasting em si, mas tambm da invaso dos reprodutores portteis em meio sociedade conjunto a tendncia de troca de informao caracterizada nessas ferramentas. muito comum encontrarmos pessoas em porte de um reprodutor porttil incluindo-se at mesmo um aparelho celular compatvel com reproduo audiovisual. Ainda sim, possvel encontrar materiais especficos para serem reproduzidos nestes tipos de dispositivos, como audiosbooks (uma espcie de livro narrado).

METODOLOGIA

Foram analisados os processos relevantes para elaborao, produo e utilizao de um Podcasting de Qumica. Considerando as etapas e universo da pesquisa, a elaborao e aplicao do Podcasting Eltron-Gol, bem como os instrumentos de avaliao utilizados nesta investigao.
Etapas e natureza da pesquisa

aplicao do material teve a colaborao do professor de Qumica licenciado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bruno Silva Leite. Com trs anos de atividade, o colgio conta com turmas do pr-escolar ao segundo ano do ensino mdio contando com, precisamente, 385 alunos matriculados. Os alunos do ensino mdio estudam somente pelo perodo vespertino num prdio anexo ao colgio. Com carga horria de seis aulas por dia, cada aula de 45 minutos com um nico intervalo de quinze minutos, sendo duas aulas de Qumica semanalmente com um professor encarregado para explicao de todo contedo. Entre as aulas, a grade de horrios do colgio subdivide-se em atividades educativas, culturais e desportivas. O Colgio possui uma boa estrutura fsica, com salas climatizadas e acusticamente bem elaboradas, uma ampla quadra poli-esportiva, uma sala de udio-vdeo e informtica, com 10 computadores, todos com disponibilidade para acesso a internet. Entretanto a escola carece de um laboratrio de Qumica. A escola se encontra num bairro residencial, cuja grande maioria dos alunos fazem parte da prpria comunidade. O bairro da Barra de Jangada encontrasse no municpio Jaboato dos Guararapes, uma cidade de Pernambuco. Sendo uma comunidade de carente, os alunos so na maioria de baixa renda.

A pesquisa consistiu de quatro momentos: Levantamento de Podcasting existentes: Analisamos diversas mdias que poderiam ser utilizados como Podcastings voltadas para o ensino. Observamos as principais caractersticas dos Podcasting produzidos que possuam nfase no ensino. Alm disso, destacamos os formatos mais comuns nas publicaes via internet. Esses entre outros fatores permitiram fundamentar adequadamente a produo de um Podcasting de Qumica; Elaborao do Podcasting: Tendo em vista a dificuldade de se encontrar um material audiovisual de qualidade inclusive na internet - sobre temas que abordassem a excitao dos tomos e da liberao ftons, alm da importncia de analisar, posteriormente, como um Podcasting pode facilitar a aprendizagem, foi criado um Podcasting com linguagem simples com o objetivo suprir essas necessidades, alm de tornar em mais uma fonte de estudo para ser utilizado posteriormente; Aplicao do material produzido: A aplicao do material aconteceu durante uma aula de Qumica numa turma de primeiro ano do ensino mdio, com a participao do professor da disciplina, alm da presena do pesquisador. Para isso foi utilizado o laboratrio de informtica, e a sala de audiovisual da escola. Devido ao espao fsico disponvel, a turma foi dividida em dois grupos. Enquanto o primeiro grupo assistia ao Podcasting, o segundo encontrava-se na sala de aula, com professor numa aula terica. Assim, o mesmo processo ocorreu inversamente; Avaliao dos resultados: Foram aplicados dois questionrios para os dois grupos, com objetivo de analisar qualitativamente a receptividade e aproveitamento do Podcasting na aula de Qumica. O primeiro questionrio tinha como objetivo identificar perfil de cada aluno, em relao ao seu acesso s TIC, bem como sua utilizao no ensino. O segundo questionrio avaliava o aproveitamento da ferramenta em estudo. Cabe ressaltar, que esta pesquisa de natureza qualitativa, e visa identificar a participao efetiva de um Podcasting de Qumica durante o processo de ensino aprendizagem, durante uma aula de para o ensino mdio.
Universo da pesquisa

Elaborao do Podcasting

Todo o processo para a elaborao do Podcasting Eltron-Gol ou seja, da criao de um roteiro at a finalizao do vdeo ocupou cerca de dois meses, para isso foram necessrios seguir algumas etapa, entre elas esto: A seleo do formato do Podcasting: foi importante observar as necessidades que o professor tinha para introduzir este recurso para explicao dos conceitos abordados no tema. Alm disso, saber o tipo de vdeo seja ele motivacional, um documentrio ou investigativo a ser utilizado, onde ocasionasse interesse para quem o assistisse. Neste tempo foram selecionadas as pessoas que atuariam no vdeo e seus papeis que relacionassem o assunto no contexto da histria; A pr-produo: Nesta etapa foi criado o roteiro do Podcasting, elaborado por Bruno Silva Leite, o qual professor da turma que se aplicaria o Podcasting, juntamente com o tambm professor de Qumica, Joo Roberto Ratis. No roteiro foram descritas todas as falas dos atores, as cenas que iriam ser utilizadas, sequncia das experimentaes para serem exibidas durante o vdeo. No processo de pr-produo foram selecionadas as trilhas sonoras, os materiais para laboratrio, bem como, os softwares de edio audiovisual. A produo: Utilizou-se uma filmadora digital, SONY, para captao de grande parte das imagens presente no vdeo, com insero de algumas cenas e msicas

Para aplicao do Podcasting de Qumica Eltron-Gol selecionamos uma turma da primeira srie do ensino mdio de um Colgio da rede particular, localizado na regio metropolitana da grande Recife, na cidade Jaboato dos Guararapes, no Bairro Barra de Jangada, em Pernambuco. A

compartilhadas na internet. As filmagens seguiram para um laboratrio de Qumica, onde foram registradas as a queimas das substncias selecionadas; como tambm num campo de futebol, cujo se realizaria grande parte dos dilogos entre os atores. Aps essa etapa foram abordadas, aleatoriamente, dez pessoas (estudantes, comerciantes, arteses), pela cidade e que autorizaram a exibio de suas imagens no vdeo. O objetivo dessa abordagem era entrevista-los para saber as opinies de vrias pessoas sobre o assunto dos fogos de artifcios. Devidamente autorizados foram realizadas duas perguntas sobre fogos de artifcios. A primeira pergunta: O que voc acha sobre o uso dos fogos de artifcios? foi importante para que os entrevistados se sentissem a vontade, diante a cmera, para responder a segunda pergunta: Voc j parou para pensar da onde vm as cores dos fogos de artifcios? pergunta a nica a serem includas no Podcasting Ps-Produo: Com todas as imagens capturadas, a finalizao do Podcasting foi realizada por meio de uma ilha de edio, com computadores e recursos suficientes para edio udio-visual. Seguindo a sequncia do roteiro, foi utilizado o software SONY VEGAS 7.0. Durante esse processo foram inseridas as animaes criadas no programa ADOBE FLASH CS3. Por fim foi disponibilizado o material em forma de Podcasting, ou seja, o material foi convertido para um formato para comprimir o tamanho do arquivo, contudo que no se perdesse a qualidade, para s assim ser disponibilizado na internet. O Podcasting foi elaborado pelos alunos de mestrado do Programa de Ps-Graduao em Ensino de Cincias (PPGEC) Joo Roberto Ratis Tenrio e Bruno Silva Leite. Juntamente com o aluno de graduao do curso de licenciatura plena em Qumica, Rodrigo Vencio Gonalves de Arajo esse responsvel pela edio e direo do vdeo - ambos discentes da UFRPE. importante ressaltar que ocorreram mudanas no roteiro perante a uma serie de dificuldades tcnicas, como nas locaes e na capitao de alguns dilogos por parte dos atores. Essas mudanas tiveram objetivo de expressar melhor o contedo. Todo processo para produo do material teve superviso do Professor Dr. Marcelo Brito Carneiro Leo, do departamento de Qumica da UFRPE.

Instrumentos de investigao

A investigao foi realizada por meio da aplicao de dois questionrios com a presena do professor do Colgio, respondidos pelos alunos, aps a apresentao do Podcasting e da aula terica. Os dois questionrios serviram de base para avaliao da aplicao do Podcasting Eltron-Gol e da utilizao deste recurso numa aula de Qumica. O primeiro questionrio aplicado na turma tinha o objetivo de revelar o perfil de usurio desses alunos, ou seja, descobrir seu grau de familiaridade com algumas tecnologias de informao e comunicao, em especial, o seu conhecimento sobre Podcasting. Para isso, foram elaboradas cinco perguntas com nfase: na freqncia com que os alunos acessam o computador - em casa ou na escola - e internet, se possuam algum tipo de reprodutor porttil e por fim, se conheciam o Podcasting. As perguntas do primeiro questionrio no precisavam ser justificadas apenas tinham objetivo de se coletar as informaes e caractersticas desses alunos, esses fatores permitem oferecer como ser a receptividade dessa ferramenta. No segundo questionrio as perguntas eram abertas, com finalidade de colocar as opinies do aluno sobre a insero de um Podcasting numa aula de Qumica e da contribuio que o material apresentado teve para o assunto abordado pelo professor. Alm disso, o aluno tinha a oportunidade de destacar os pontos que mais lhe chamara m ateno, e suas sugestes para melhorar a qualidade do material produzido. Para aplicar o questionrio os alunos, presumidamente, todos os alunos j teriam que ter assistido aula terica e ao Podcasting. Dividimos a aplicao em trs etapas: A primeira etapa consistiu em dividir a turma em dois grupos, cabia ao primeiro grupo assistir aula terica, enquanto que o segundo grupo foi levado para a sala de informtica para aplicao exibio do vdeo, na sala udio-visual do colgio, em seguida os papeis de cada grupo foram trocados. A segunda etapa os alunos foram reunidos para preencher os dois questionrios com a presena do pesquisador e professor. Por fim os questionrios foram recolhidos para anlise das respostas dos alunos, para conferio das devidas respostas. Foram feitas fotografias do colgio e dos alunos a fim de ilustrar os processos da aplicao do Podcasting para em seguida serem includas no trabalho.
RESULTADOS Podcasting Eltron-gol

O Podcasting denominado Eltron-Gol (Figura 1), tem como tema principal uma abordagem contextualizada sobre as cores produzidas pela excitao dos tomos dos metais presentes na composio dos fogos de artifcios. Exibindo a queima de variados compostos inorgnicos presentes na composio dos fogos. O cenrio de uma partida de futebol remete a uma conversa entre torcedores sobre a beleza do espetculo pirotcnico na festa das cores nas partidas de futebol.
Figura 1. Imagem da abertura do Podcasting Eltron-Gol

No inicio do Podcasting, so exibidas imagens que foram capturadas por torcedores dentro de vrios estdios de futebol. Nelas so mostrados efeitos pirotcnicos, com exploses de variadas cores fazendo aluso a uma festa antecipando uma partida de futebol, em seguida surgem dois torcedores de equipes opostas assistindo a um confronto entre suas equipes. Os torcedores realizam uma breve discusso sobre a origem das cores presentes nos fogos de artifcios, lanando a pergunta: De onde vm essas cores? (figura 2).

O vdeo exibe a queima de algumas substncias como o sulfato de cobre, ferro, magnsio, o Borato e cloreto de sdio, carbonato de estrncio e cloreto de clcio. Conseguinte, so observadas as variaes das cores produzidas, caracterizadas pela mudana das substncias presentes nos compostos. H exemplo, quando se expe o sulfato de cobre ao fogo, originando uma chama esverdeada (figura 3). Durante o processo experimental, h uma narrativa descrevendo o que se observa no vdeo.

Figura 3. Queima do sulfato de cobre

Figura 2. Momento da discusso entre os dois torcedores

Essa pergunta levada para as ruas e oito pessoas relatam as suas respectivas idias sobre a origem do tal fenmeno. Durante as respostas h um destaque, atravs de um texto, nos pontos em que possam a ter relao com o assunto tratado no Podcasting. Algumas respostas esto transcritas a seguir: Entrevistado 1: ...sei que eles so fabricados a partir de compostos qumicos que cada um vai dar uma cor diferente. Entrevistado 2: ...so algumas misturas de plvora com alguma substncia Qumicas, alm da exploso que ocorre. Entrevistado 3: So provocadas pela excitao dos tomos de certos metais. Entrevistado 4: Eu li alguma coisa que tinha haver com os espectros, aonde o eltron vai para um nvel mais externo e liberando o fton...

Alm do efeito macroscpico do fenmeno, o Podcasting demonstra, por meio de uma animao, a simulao das emisses das partculas ocorridas pela excitao dos tomos de certos metais, destacando a emisso do fton, isso tem o objetivo facilitar a compreenso dos fenmenos de forma simples e dinmica (figura 4).

Figura 4. Reproduo da emisso de um fton

No prprio vdeo so notrias as ligaes e divergncias entre cada resposta dada. Contudo sempre considerando as opinies dos entrevistados, com objetivo de se construir idias a partir do conhecimento das variadas pessoas. Aps essa etapa os dois torcedores relembram os efeitos reproduzidos em experimentos realizados num laboratrio de Qumica, cuja variao das cores da chama se caracterizava pela mudana dos metais presentes nos compostos. Em seguida os mesmos torcedores propem reproduzir as cores num laboratrio de Qumica, co-relacionando, os elementos utilizados nos experimentos qumicos com as cores reproduzidas nos fogos de artifcios na tentativa de explicar o fenmeno.

O Eltron-Gol possui um pouco mais de cinco minutos de durao, nele desvendado o que de fato acontece, com grficos e animaes para facilitao da compreenso dos fenmenos.
Aplicao do Podcasting Eltron-Gol

A aplicao do Podcasting foi realizada no horrio da aula do professor de qumica, utilizando duas aulas com durao total de uma hora e meia. A turma escolhida foi a do primeiro ano do ensino mdio, com 24 alunos. Devido ao espao fsico da sala de informtica, foi necessria uma diviso da turma em

dois grupos, nomeados de Grupo A e Grupo B divididos em 12 alunos, sem critrio para a diviso. Coube ao Grupo A assistir primeiramente o Podcasting para em seguida assistir a aula terica do professor, sendo essa tarefa inversa ao grupo B. A diviso serviu tambm como estratgia para avaliar, se possvel, as diferenas de opinies dos alunos dos diferentes grupos sobre a utilizao desse recurso previamente e posteriormente na aula de Qumica. importante ressaltar que a diviso dos grupos teve um papel investigativo para analisar a diferena de aprendizagem entre ambas, alm da inviabilidade de aplicao ao mesmo tempo para ambos, com isso foi necessrio distinguir atravs do questionrio o grupo pertencente a cada aluno. Durante o tempo que o grupo A gastou para passar de uma sala para outra e em seguida assistir ao Podcasting, o professor de qumica utilizou este tempo na sala de aula para explicar o contedo relacionado com o Podcasting. O mesmo acontecendo com os remanescentes do grupo B. Antes da exibio do Podcasting na sala de informtica do colgio, foi realizada uma breve apresentao da ferramenta Podcasting, atravs do pesquisador que acompanhou o processo de aplicao do Podcasting, alm de uma breve discusso sobre o uso da internet para estudo. Aps a exibio do Podcasting e da aula, houve uma breve discusso dos efeitos visuais provocado pela queima dos fogos de artifcios e sua relao com o assunto abordado pelo professor. Muitos alunos mostraram-se familiarizados com o assunto e o Podcasting, as reaes dos alunos eram diversas. Aps a primeira etapa, aula expositiva e Podcasting (Grupo B) e Podcasting e aula expositiva (Grupo A), os alunos reunidos na sala de aula (figura 5) responderam a um questionrio dividido em duas partes. Na primeira parte do questionrio tinham perguntas relacionadas ao perfil dos alunos em relao s TICs, no sendo necessrias justificativas para as respostas. Perguntas como se ele j conhecia o recurso Podcasting; a frequncia que ele usava a Internet, em casa e na escola; se ele possua algum reprodutor porttil e se o usava para o estudo, constavam neste questionrio.

O objetivo da segunda parte questionrio era saber, individualmente, da contribuio do contedo apresentado, aos alunos em relao ao Podcasting e o assunto apresentado pelo professor em sala de aula. Alm disso, foram recolhidas sugestes dadas pelos prprios alunos em relao ao Podcasting Eltron-Gol. Essas sugestes foram analisadas cabendo serem includas no contedo do Podcasting.
Opinies dos alunos sobre o Eltron-Gol

Podemos enfatizar os pontos mais relatados pelos alunos dos dois grupos aps a aplicao do Podcasting Eltron-Gol, respondidos na segunda parte do questionrio: A contextualizao: A forma que a abordagem sobre o tema que fora apresentada e explanada numa conversa descontrada - incluindo o fato de levarem a discusso terica vista na sala de aula, para uma situao cotidiana dos alunos; As opinies de pessoas leigas: durante esse momento o vdeo leva com um tom de descontrao nas entrevistas sobre o tema abordado, os alunos relataram que as idias dos entrevistados se encaixavam enquanto que em outras ocasies fugiam da realidade; As simulaes do fenmeno: no vdeo os efeitos produzidos pela excitao dos tomos so demonstrados numa pequena simulao, da liberao do fton, muitos destacaram que a demonstrao do fenmeno fortalece o que foi dito pelo professor em sala de aula; As experimentaes: A importncia de se observar uma experimentao Qumica, fato que segundo muito deles no poderia ser feita sala de aula de forma explicada to detalhadamente. Embora no fosse o propsito do Podcasting, alguns alunos declararam que o material serviu como uma aula prtica; A portabilidade do Podcasting: a forma que pode se utilizar essas ferramentas como auxilio didtico. Um aluno definiu com a seguinte colocao: posso assistir depois da aula. Muitos se mostraram motivados por usar o Podcasting no prprio aparelho porttil. Fato esse, que abre portas para o uso deste novo recurso para os alunos que comumente acessam essas ferramentas.
Perfil do usurio

Como a utilizao deste recurso exige um pequeno conhecimento bsico de Internet como tambm domnio no manuseio de dispositivos portteis por parte do aluno assim como tambm do professor, foi necessrio conhecer a relao que esses alunos possuam com as ferramentas que foram trabalhadas. Para isso a primeira parte do questionrio busca informaes sobre o perfil de usurio de tecnologias de cada aluno. Este questionrio tinha o objetivo saber com que freqncia esse aluno usa a internet e computador tanto na escola como em casa, alm do conhecimento sobre deles sobre o Podcasting. Para isso realizada uma pesquisa com os 24 alunos e o resultado foi o seguinte (figura 6):

Figura 5. Aplicao dos questionrios para toda a turma

25 20 15 10 5 0 Maisdeuma veznasemana PoucasVezes nasemana Raramente Nouso

assistiram o Podcasting depois da aula, diversificaram mais na quantidade de opinies. No grupo B os alunos consideraram que o Podcasting serviu como um complemento a aula apresentada pelo professor, uma espcie de aula basicamente prtica, alguns alunos registraram que o Podcasting foi um responsvel pela compreenso de grande parte do tema e uma forma de interessante de ver os contedos vistos na sala de aula. No grupo A os alunos citaram que o uso desse material contribui para o entendimento do assunto, um dos alunos relatou que na aula so obrigados a imaginar os fenmenos que ocorrem destacando sua importncia - enquanto que no Podcasting fica mais fcil a compreenso j que nele mostrado detalhadamente. Os alunos destacaram foi a curta durao do Podcasting contudo importante enfatizar que a extenso um Podcasting de vdeo, no pode ser to longa como um vdeo comum, por se tratar de um compartilhamento na Internet ser mais rpido os alunos queriam maiores discusses, experimentaes, legendas no vdeo. Na tentativa de enriquecer o material, o questionrio continha um espao para que os alunos ficassem livres, para dar suas opinies e sugestes sobre o Podcasting Eltron-Gol. Futuramente essas sugestes podero ser includas no contedo do vdeo. importante levar em considerao o grande cuidado que se dever ter em relao qualidade da informao que se passada no uso de ferramentas didticas. Assim como a boa qualidade tcnica na produo desse material. Embora um Podcasting possa ser assistido com repetio pelo usurio, a boa captao de som e imagem so fatores primordiais para a boa recepo de um material audiovisual. Quanto menos desviar o foco de quem o assiste, melhor ser o aproveitamento absoro das informaes, contudo importante enfatizar que independentemente desses fatores tcnicos, o que vai garantir de fato o aproveitamento a estratgia para a utilizao deste material. Entendemos assim que a utilizao do Podcasting um recurso que os alunos mostraram-se abertos e receptivos para sua utilizao perante o estudo da Qumica. Essa ferramenta derrubou o receio de se tentar construir uma ideia de uma situao abstrata por parte do aluno. Eles levaram consigo mais uma fonte que servir para suprir suas dvidas e complementar o entendimento do contedo visto em sala de aula.

Figura 6. Estatsticas do perfil dos alunos.

Todos os alunos entrevistados relataram que costumam acessar a Internet frequentemente. Onde que dos 24 alunos, 20 acessam a internet mais de uma vez por semana. Entretanto quando o assunto o uso do computador na escola a realidade j no a mesma. A grande maioria dos alunos, exatos 21, no usou ou raramente usam os computadores na escola. Em relao ao uso dos dispositivos portteis, aproximadamente 96,15% dos alunos possui algum tipo de reprodutor, onde desses, 60% nunca utilizaram esse recurso como ferramenta didtica e os outros 40% utilizam muito pouco. Em se tratando de Podcasting a grande maioria no conhecia ou nunca ouviram falar do termo e os ambientes que disponibilizam esses materiais. Com isso foi possvel identificar que os alunos possuam um grau de familiaridade com uso do computador e Internet, porm a relao que essas ferramentas possuem com os alunos na escola no firme. Essa informao confirma uma realidade que muitas escolas vivenciam em decorrncia dos decorrentes paradigmas que so criados sobre o uso destas tecnologias no mbito educacional, criando assim uma barreira para o uso de diversos materiais produzidos para esse meio. O papel do segundo questionrio era identificar as assimilaes que o Podcasting Eltron-Gol proporcionou durante o processo de ensino e aprendizagem. Nele os alunos colocaram suas duvidas, sugestes e criticas ao material produzido. Muitas opinies em ambos os grupos tiveram vrios pontos em comum. O questionrio em si tinha como objetivo identificar os pontos em que o Podcasting chamou a ateno dos alunos, ou seja, as partes que eles se interessaram durante a exposio do vdeo; a contribuio que o Podcasting teve para o assunto abordado pelo professor; alm a utilizao deste recurso na aula de Qumica.

CONCLUSO

Contribuio do Podcasting Eltron-Gol

Em se tratando da contribuio que o uso do Podcasting trouxe para a aula de Qumica os alunos do grupo B, que

A elaborao dessa mdia proporcionou identificar a importncia de um professor-autor de seus materiais didticos, permitindo que ele supra as necessidades que achar cabvel. Isso pode significar que o professor precisa no s atualizar seus mtodos, mas abrir espao para que essas tecnologias tornem-se aliadas ao mbito escolar.Todo o processo que percorremos na anlise e utilizao de um Podcasting durante uma aula de Qumica contribuiu no s

para identificar o papel dessa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, mas tambm para apontar a realidade que muitas escolas enfrentam para o uso das Tecnologias da Informao e Comunicao num campo educacional. Entre outras vantagens do Podcasting sua capacidade de disseminao da informao atravs da internet, fortalece e facilita a criao de novos materiais pelos prprios professores, a exemplo que foi a elaborao do Podcasting Eltron-Gol, isso refora a idia de um professor-autor de materiais didticos. O Eltron-Gol mais um recurso criado para o auxilio didtico para ser usado mediante as necessidades de quem o utiliza inserindo materiais com interao, motivao, visualizao dos experimentos num espao de tempo menor se usssemos os mesmo experimentos num laboratrio, alm dos modelos e dos conceitos de cada tema, com o entendimento de maneira ampla e singular.
REFERENCIAS
[1]

ENEQ), 2008, Curitiba. Anais. http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos /R0935-1.pdf


[5] [6] [7]

Cochrabe, T. (2006) Podcasting: Do it yourself guide. Richardson, W. (2006) Blogs, wikis, podcasts, and other powerful web tools for classrooms. Leite, B. S.; Leo, M. B. C.; Andrade, S. A.; Silva, R. C. (2008). Elaborao de um Podcasting sobre pilhas eletrolticas para o ensino de qumica. In: IX Congresso Iberoamericano de informtica educativa, 2008, Caracas (Venezuela). Anais... Caracas (Venezuela): [s.n.], 2008. 1 CD-ROM. Leo, M. B. C. (2004). Multiambientes de aprendizaje en entornos semipresenciales. Revista Pixel-Bit. Revista de Medios Y Educacin, Volume 23, 2004, pp. 65-68. http://www.sav.us.es/pixelbit/pixelbit/articulos/n23/n23 art/art2306.htm Frydenberg, M. (2006). Principles and pedagogy: the two Ps of Podcasting in the Information Technology Classroom. In the proceedings of ISECON 2006, v 23. http://isedj.org/isecon/2006/3354/ Moran, J. M. (2001). Novos desafios na educao: a internet na educao presencial e virtual. In: PORTO, T. M. E. (Org.). Saberes e linguagens de educao e comunicao. Pelotas: UFPel, 2001. pp. 19-44. http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm Chagas, A. M. (2008). Podcast, novas tecnologias e mobilidade no ensino a distncia. Novas fronteiras da informao auditiva. Tiradentes, Jun. 2008. http://espacio.uned.es/fez/eserv.php?pid=bibliuned:20017&dsI D=PODCAST._NOVAS_TECNOLOGIAS_E_MOBIL IDADE.pdf Ractham, P.; Zhang, X. (2006). Podcasting in academia: a new knowledge management paradigm within academic settings. http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1125241

[8]

Moreira, E. (2003). Gerenciamento de servios de tecnologia da informao e comunicao. In: Silveira, T. A. da. A construo de uma WebQuest modificada para abordagem do tema alquimia. 2006. Monografia (Curso de Licenciatura Plena em Qumica)Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pernambuco, 2006. Kawamura, R. (1998). Linguagem e Novas Tecnologias. In: REZENDE, F. As Novas Tecnologias na Prtica Pedaggica sob a Perspectiva Construtivista. ENSAIO: Pesquisa em Educao em Cincias, Minas Gerais, V. 02 / n. 1 Mar. 2002. http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v2_n1/flavia.PDF Leo, M. B. C.; Bartolome, A. R. (2003). Multiambiente de Aprendizagem: a integrao da sala de aula com os laboratrios experimentais e de multimeios. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, Brasil, v. 159/60, pp. 75-80. Arajo, R. V. G.; Leo, M. B. C.; Leite, B. S.; Pinheiros, D. S.; Oliveira, L. E. R. A.; (2008). Elaborao do portal interativo do ncleo semente. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XIV

[9]

[10]

[2]

[11]

[3]

[12]

[4]

You might also like