You are on page 1of 48

Chuva cida

O termo chuva cida foi primeiramente usado em 1872 por Robert Angus Smith, um qumico e climatologista ingls. Ele usou para descrever a precipitao cida em Manchester logo aps a revoluo Industrial. A gua neutra tem pH de 7, a chuva torna-se naturalmente cida pela dissoluo de dixido de carbono da atmosfera.

O dixido de carbono reage reversivelmente com a gua para formar um cido fraco : o cido carbnico No equilbrio o pH desta soluo 5,6, assim a gua naturalmente cida pelo dixido de carbono. Qualquer chuva com pH abaixo de 5,6 considerado excessivamente cido. Dixido de nitrognio NO 2 e dixido de enxofre SO 2 podem reagir com substncias da atmosfera produzindo cidos, estes gases podem se dissolver em gotas de chuva e em partculas de aerossis e em condies favorveis precipitarem-se em chuva ou neve. Dixido de nitrognio pode se transformar em cido ntrico e em cido nitroso e dixido de enxofre pode se transformar em cido sulfrico e cido sulfuroso.

Amostras de gelo da Groelndia datadas de 1900 mostram a presena de sulfatos e nitratos , o que indica que j em 1900 tnhamos a chuva cida. O pior de tudo que a chuva cida pode se formar em locais distantes da produo de xidos de enxofre e nitrognio A chuva cida um grande problema da atualidade porque anualmente grandes quantidades de xidos cidos so formados pela atividade humana e colocados na atmosfera. Quando uma precipitao (chuva) cida cai em um local que no pode tolerar a acidez anormal, srios problemas ambientais podem ocorrer. Em algumas reas dos estados unidos o pH da chuva j chegou a 1,5 (West Virginia), como j percebemos chuva e neve cidas no conhecem fronteiras, poluio de um pas pode causar chuva cida em outro , como o Canad que sofre com a poluio dos EUA.

A extenso dos problemas da chuva cida pode ser visto pelos lagos sem peixes, rvores mortas , construes e obras de arte feitas a partir de rochas destrudas irreversivelmente.

A chuva cida pode causar perturbaes nos estmatos das folhas das rvores causando um aumento de transpirao e deixando a rvore deficiente me gua , a chuva cida pode acidificar o solo, danificar razes areas e assim diminuir a quantidade de nutrientes transportada, a chuva cida pode carregar minerais importantes do solo, como fazer o solo guardar minerais de efeito txico, como ons de metais. Estes ons txicos no causavam problemas ,pois so naturalmente insolveis em gua no pH normal da chuva, com o aumento de pH pode-se aumentar a solubilidade de muitos minerais . Por exemplo, os prtons da chuva cida podem reagir com o insolvel hidrxido de alumnio encontrado no solo, gerando ons alumnio que podem ser capturados pelas razes das plantas.
INTRODUO A queima de carvo e de combustveis fsseis e os poluentes industriais lanam dixido de enxofre e de nitrognio na atmosfera. Esses gases combinam -se com o hidrognio presente na atmosfera sob a forma de vapor de gua. O resultado so as chuvas cidas. As guas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de cido sulfrico ou cido ntrico. Ao carem na superfcie, alteram a composio qumica do solo e das guas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metlicas, monumentos e edificaes.

O gs carbnico (CO2) expelido pela nossa respirao consumido, em parte, pelos vegetais, plncton e fitoplncton e o restante permanece na atmosfera. Hoje em dia, a concentrao de CO 2 no ar atmosfrico tem se tornado cada vez maior, devido ao grande aumento da queima de combustveis

cont ndo carbono na a constit i representada pela equao:

o. A

i a do carbono ode ser

Tanto o s carbnico como outros idos cidos, por exemplo, S e N x, so encontrados na atmosfera e as suas quantidades crescentes so um fator de preocupao para os seres umanos, pois causam, entre outras coisas, as chuvas cidas. termo chuva cida foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, qumico e climatologista ingl s. Ele usou a expresso para descrever a preciptao cida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no incio da Revoluo Industrial. om o desenvolvimento e avano industrial, os problemas inerentes s chuvas cidas t m se tornado cada vez mais srios. Um dos problemas das chuvas cidas o fato destas poderem ser transportadas atravs de grandes dist ncias, podendo vir a cai r em locais onde no h queima de combustveis.

Pgina elaborada por: Adriana Cristina Poli

CHUVA CIDA
A chuva cida uma das principais conseqncias da poluio do ar. As queimas de carvo ou de petrleo liberam resduos gasosos, como xidos de nitrognio e de enxofre. A reao dessas subst ncias com a gua forma cido ntrico e cido sulf rico, presentes nas precipitaes de chuva cida. s poluentes do ar so carregados pelos ventos e viajam milhares de quilmetros; assim, as chuvas cidas podem cair a grandes dist ncias das fontes poluidoras, prejudicando outros pases. solo se empobrece, a vegetao fica comprometida. A acidificao prejudica os organismos em rios e lagoas, comprometendo a pesca. Monumentos de mrmore so corrodos, aos poucos, pela chuva cida.

>

Prejuzos para o homem:


1. Sade: A chuva cida libera metais txicos que estavam no solo. Esses metais podem alcanar rios e serem utilizados pelo homem causando srios problemas de sade. 2. Prdios, casas, arquiteturas: A chuva cida tambm ajuda a corroer os materiais usados nas construes como casas, edifcios e arquitetura, destruindo represas, turbinas hidreltric as etc.

Prejuzos para o meio ambiente:


1. Lagos: Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva cida, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida. 2. Desmatamentos: A chuva cida faz clareiras, matando duas ou trs rvores. Imagine uma floresta com muitas rvores utilizando mutuamente, agora duas rvores so atingidas pela chuva cida e morrem e assim vo indo at formar uma clareira. Essas reaes podem destruir florestas. 3. Agricultura: A chuva cida afeta as plantaes quase do mesmo jeito que das florestas, s que destruda mais rpido j que as plantas so do mesmo tamanho, tendo assim mais reas atingidas.

Como evitar a Chuva cida:


-Conservar energia - ransporte coletivo - tilizao do metr - tilizar fontes de energia menos poluentes -Purificao dos escapamentos dos veculos - tilizar combustveis com baixo teor de enxofre.
EFEITOS DA CHUVA CIDA

A chuva cida causada pela queima de combustveis fsseis por automveis e indstrias, devido a liberao de compostos de enxofre e nitrognio, impurezas do carvo mineral e gasolina, os principais responsveis pela formao da chuva cida.

Estes combustveis so utilizados como uma fonte de fornecimento de energia. E isto gera benefcios, porm t ambm uma grande agresso ao nosso ambiente, o qual nos oferece tudo de que precisamos - o ar que respiramos, a gua que bebemos, o alimento que comemos, a casa em que vivemos e a escola onde aprendemos. Se continuarmos a causar tantos malefcios ao ambiente, ele no ser capaz de nos amparar to bem. Como ocorre a formao da chuva cida? A gua da chuva j naturalmente cida, pois o gs carbnico (CO 2) atmosfrico reage com a gua da chuva formando o cido carbnico (H 2CO3), que confere chuva um pH le vemente cido, em torno de 5,6 (sendo o pH neutro igual a 7). CO2(g) H2O(l) H2CO3(aq)

Porm valores muito abaixo deste indicam que a chuva encontra -se poluda com cidos fortes, como o cido sulfrico (H 2SO4) e o cido ntrico (H O 3) e, eventualmente, com outros cidos como o cido clordrico (HCl) e cidos orgnicos. Fenmenos naturais como erupes vulcnicas tambm podem provocar diminio do pH em regies caractersticas, devido a liberao de certos tipos de gases como de enxofre. As reaes de formao da chuva cida so:
y

tranformao de SO 2 em SO3: SO2 O2 SO3

formao dos cidos suluroso e sulfrico: SO2 SO3 H2O H2SO3 H2O H2SO4

formao de cidos nitrogenados: 2 O2 H2O H O2 H O3

Em algumas reas dos Estados nidos o pH da chuva j chegou a 1,5 (West Virginia). Efeitos da chuva cida ao meio ambiente:

oto:

Prdios, casas, arquitetura: a chuva cida tambm ajuda a corroer os materiais usados nas construes como casas, edifcios e arquitetura, destruindo represas, turbinas hidreltricas, etc. agos: podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva cida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida. esmatamentos: a chuva cida faz clareiras, matando duas ou trs rvores. Imagine uma floresta com muitas rvores, duas rvores so atingidas pela chuva cida e morrem, algum tempo aps muitas plantas que se utilizavam da sombra destas rvores morrem e assim vo indo at formar uma clareira. Essas reaes podem destruir florestas. Agricultura: a chuva cida tambm afeta as plantaes, porm forma mais significativas, pois se trata de plantas mais sen

Chuva cida
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

Poluio atmosfrica[Expandir] Chuva cida ndice de qualidade do ar Modelizao de disperso atmosfrica CFC Escurecimento global Destilao global

arlos Magno

Poluio

A Wikipdia possui o: Portal de Ambiente

Aquecimento global Qualidade do ar interior Buraco do ozono PM10 Smog


Poluio da gua[Expandir] Eutrofizao Hipxia (Ambiente) Poluio marinha Detritos marinhos Acidificao ocenica Mar negra Poluio por barcos Escorrncia superficial Poluio trmica guas residuais gua inquinada Qualidade da gua guas estagnadas Contaminao do solo[Expandir] Biorremediao Herbicida Pesticida Contaminao radioactiva[Expandir] Radioatividade ambiental Produtos da fisso Cinza nuclear Plutnio no ambiente Envenenamento radioativo Rdio no ambiente Urnio no ambiente

Mecanismos de gerao da Outros tipos de Poluio[Expandir] precipitao cida. Note-se que Espcie invasora Poluio luminosa Poluio apenas os SO2 e NOx tm um papel sonora Radiao electromagntica Poluio significativo na formao de visual precipitao cida. Os VOC, em ver editar especial o dimetil sulfureto e o cido frmico, apenas so relevantes na acidificao natural da precipitao em regies ocenicas e sobre florestas tropicais.

Efeitos da precipitao cida sobre uma floresta temperada (Jizera, Repblica Checa).

Gavin Power Plant em Cheshire, Ohio, uma central elctrica alimentada a carvo. A chuva cida, ou com mais propriedade deposio cida, a designao dada chuva, ou qualquer outra forma de precipitao atmosfrica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociao do dixido de carbono (CO2) atmosfrico dissolvido na gua precipitada.[1] A principal causa daquela acidificao a presena na atmosfera terrestre de gases e partculas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrlise no meio atmosfrico produz cidos fortes. Assumem particular importncia os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustveis fsseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidao das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carves e petrleos.[2] Os efeitos ambientais da precipitao cida levaram adopo, pela generalidade dospases, de medidas legais restritivas da queima de combustveis ricos em enxofre e obrigando adopo de tecnologias de reduo das emisses de azoto reactivo para a atmosfera.

ndice
[esconder]
y

y y y

1 Causas e consequncias da precipitao cida o 1.1 Origem da acidez acrescida o 1.2 Histria da chuva cida o 1.3 Amnia  1.3.1 Os xidos de enxofre  1.3.2 xidos de azoto o 1.4 Mecanismos de precipitao 2 Efeitos da precipitao cida o 2.1 Efeitos sobre os solos e as guas o 2.2 Efeitos sobre as florestas e as culturas o 2.3 Efeitos sobre a sade humana o 2.4 Aumento da corroso atmosfrica o 2.5 Regies mais afectadas 3 Solues 4 Notas 5 Referncias

6 Li

externas

[edi

e consequnci s da precipi ao cida

Na ausncia de qualquer contaminante atmosfrico, a gua precipitada pela chuva levemente cida, sendo de esperar um pH de aproximadamente 5, a 0 C, valor inferior ao que resultaria se a soluo ocorresse em gua destilada (pH = 5,6) devido presena de outros compostos na atmosfera terrestre no poluda.[3] Essa acidez natural, apesar de localmente poder ser influenciada pela presena de compostos orgnicos volteis e de xidos de azoto gerados por trovoadas, resulta essencialmente da dissociao do dixido de carbono atmosfrico dissolvido na gua, formando um cido fraco, conhecido como cido carbnico, segundo a reaco: CO2 (g) + H2 O (l) H2CO3 (aq)

O cido carbnico sofre ionizao em soluo aquosa, formando baixas concentrao acidificantes de i es hidrnio:

2H2 O (l) + H2CO3 (aq)

CO32 (aq) + 2H3 O+(aq)

A ionizao acima referida ocorre tanto nas gotculas de gua atmosfrica (nas nuvens, nevoeiros e neblinas), na gua existente na superfcie de gelos ou cristais de neve e ainda no orvalho e na gua adsorvida em partculas slidas em suspenso no ar. devido a essa multiplicidade de vias de formao que o termo chuva cida, apesar de muito difundido, deve ser preferencialmente substitudo por deposio cida, j que a acidificao da precipitao, com todas as consequncias ambientais resultantes, pode ocorrer na ausncia de chuva. Em resultado dessa acidez natural, o limite para se considerar a precipitao como cida em geral um pH inferior a 4,5 (a 20 C), o que corresponde a precipitao que contm concentraes mensurveis de um ou mais cidos fortes e que pela sua acidez causa comprovados efeitos negativos sobre as plantas, os organismos vivos aquticos e as estruturas construdas e equipamentos com os quais entre em contacto.

[edi ar] Ori em da acidez acrescida


A acidez acrescida que est na origem da precipitao cida resulta na sua maior parte da interaco dos componentes naturais da atmosfera terrestre com poluentes primrios, entre os quais avultam os xidos de azoto e os xidos de enxofre, os quais reagem com a gua atmosfrica para formar cidos fortes como sejam o cido sulfrico e o cido ntrico. A principal fonte desses poluente primrios a queima de combustveis fsseis para produo de energia trmica, energia elctrica e para a propulso de veculos. Embora existam processos naturais que contribuem para a acidificao da precipitao, com destaque para os gases lanados na atmosfera pelos vulces e os gerados pelos processos biolgicos que ocorrem nos solos,[4] pntanos e oceanos, as fontes antrpicas, isto resultantes da aco humana, so claramente dominantes. A prova dessa predominncia foi obtida pela determinao da diferena entre a acidez da precipitao

nas zonas industrializadas e em partes remotas do globo, pela comparao da acidez actual com o registo deixado pela captura da precipitao no gelo dos glaciares ao longo de milhes de anos e pelo registo deixado nos fundos de lagos e oceanos pela deposio de restos orgnicos indiciadores das condies de acidez prevalecentes. A anlise das camadas de gelo depositadas em glaciares e nas calotas polares mostram uma rpida diminuio do pH da precipitao a partir do incio da Revoluo Industrial, passando em mdia de 5,6 para 4,5 ou mesmo 4,0 nalgumas regies, mostrando um forte acidificao. Igual concluso retirada da anlise da prevalncia de espcies de diatomceas em camadas de sedimento recolhidos do fundo de lagos, confirmando a correlao entre a industrializao e a diminuio do pH da precipitao. As principais fontes humanas dos gases poluentes primrios so as indstrias, as centrais termoeltricas e os veculos de transporte motorizado. Os gases libertados podem ser transportados na circulao atmosfrica por muitos milhares de quilmetros antes de reagirem com gotculas de gua, originando ento os compostos que acidificam a precipitao. A sua natureza transfronteiria, j que a circulao atmosfrica dispersa os efeitos ao longo de grandes reas da Terra, leva a que tambm afecte as regies sitas a jusante do seu ponto de emisso no sistema de circulao atmosfrica, levando a que reas onde as emisses no so significativas possam ser severamente prejudicadas pela precipitao de poluentes gerados a montante.

[edi ar] Histria da chuva ci a


As emisses de dixido de enxofre e de xidos de azoto tm crescido quase continuamente desde o incio da Revoluo Industrial.[5][6] Robert Angus Smith, num estudo realizado em Manchester, Inglaterra, fez em 1852 a primeira demonstrao da relao entre a acidez da chuva e a poluio industrial,[7] cunhando em 1872 a designao chuva cida.[8] Apesar da relao entre precipitao cida e poluio do ar ter sido descoberta em 1852, o seu estudo cientfico sistemtico apenas se iniciou nos finais da dcada de 1960.[9] Harold Harvey, professor de Ecologia na Universidade de Toronto, publicou em 1972 um dos primeiros trabalhos sobre um lago "morto" em resultado da acidificao das suas guas pela deposio cida, trazendo a questo da chuva cida para a ribalta da poltica ambiental. O interesse pblico pelos efeitos da chuva cida iniciou-se na dcada de 1970, a partir dos Estados Unidos da Amrica, quando o New York Times publicou os resultados obtidos em estudos feitos na Hubbard Brook Experimental Forest (HBES), em New Hampshire, que demonstravam os mltiplos danos ambientais que a acidez da precipitao estava a causar.[10][11] Ao longo das ltimas dcadas tm sido reportadas leituras de pH na gua de gotas de chuva e em gotculas de nevoeiro, colhidas em regies industrializadas, com valores inferiores a 2,4 (a mesma acidez do vinagre).[5]

A precipitao cida com origem industrial um srio problema em pases onde se queimam carves ricos em enxofre para gerar calor e electricidade,[12] como a China[13][14] e a Rssia. Embora com outras origens, com destaque para o trfego automvel, o problema afecta vastas regies da Europa e da Amrica do Norte. O problema da precipitao cida tem crescido com o aumento da populao e com a industrializao, abrangendo reas crescentes do planeta, com destaque para a ndia e o sueste asitico. O uso de altas chamins industriais para dispersar os gases emitidos tem contribudo para aumentar as reas afectadas, j que os poluentes so injectados na circulao atmosfrica regional, atingindo vastas reas a sotavento do ponto de emisso.[15][16] Em resultado, comum a deposio ocorrer a considervel distncia do ponto de emisso, com as regies montanhosas a receberem a maior parte da acidez precipitada (simplesmente por serem reas de maior precipitao devido s chuvas de montanha). Um exemplo destes efeitos a grande acidez da precipitao na Escandinvia quando comparada com as emisses relativamente baixas ali produzidas.[17]

[editar] Amnia
Embora a amnia e os compostos orgnicos volteis, com destaque para o dimetilsulfureto (DMS) de origem ocenica[18] e o cido frmico nalgumas regies de floresta tropical, contribuam para a acidez da precipitao, os dois principais grupos de compostos que geram a acidez da precipitao so os xidos de azoto e os xidos de enxofre, com predominncia para estes ltimos, os quais so esmagadoramente de origem antrpica. [editar] Os xidos de enxofre A principal causa de acidificao da precipitao a presena na atmosfera de xidos de enxofre (SOx), com destaque para o dixido de enxofre (SO2), um gs proveniente da oxidao de compostos de enxofre (S) contidos nos combustveis fsseis e na matria orgnica que queimada. Outra importante fonte de gases contendo enxofre so as emisses dos vulces. Apesar das crescentes restries ao consumo de combustveis ricos em enxofre sem os adequados mecanismos de controlo das emisses, estudos recentes estimam as quantidades emitidas de SO2 (expresso em S elementar) em cerca de 70 000 000 toneladas/ano (70 Teragramas/ano) a partir da queima de combustveis fsseis, 2 800 000 toneladas/ano (2,8 Tg/ano) a partir da queima de biomassa, em especial por fogos florestais, e cerca de 8 000 000 toneladas/ano (8 Tg/ano) em resultado de emisses vulcnicas.[19] Na fase gasosa o dixido de enxofre oxidado por adio do radical hidroxilo via uma reaco intermolecular: SO2 + OH que seguida por: HOSO2 + O2 HO2 + SO3 HOSO2

na presena de gua lquida nas gotculas das nuvens, nevoeiros e outras formas de condensao atmosfrica, o trixido de enxofre (SO3) rapidamente convertido em cido sulfrico: SO3 (g) + H2O (l) H2SO4 (l)

Para alm das reaces atrs apontadas verificam-se outras, em meio aquoso, as quais levam a que o ritmo de perda de SO2 na presena de nuvens seja substancialmente maior do que o verificado em meio gasoso. Tal deve-se hidrlise nas gotculas de gua, na qual o dixido de enxofre dissolvido, num processo similar ao descrito para o dixido de carbono, hidrolisa numa srie de reaces de equilbrio qumico: SO2 (g)+ H2 O SO2H2 O SO2H2 O H++HSO3HSO3- H++SO32No meio atmosfrico ocorrem numerosas reaces aquosas que oxidam o enxofre (S) do estado de oxidao S(IV) (S+4 ) para o estado de oxidao S(VI) (S+6), levando formao de cido sulfrico (H2SO4 ), um dos mais fortes cidos conhecidos. As reaces mais importantes, muitas delas com uma forte componente fotoqumica, ocorrem com o ozono (O3 ), perxido de hidrognio (H2 O2) e oxignio (O2). As reaces com o oxignio so catalisadas por traos de ferro e mangans presentes nas gotculas das nuvens.[7] [editar] xidos de azoto Apesar do azoto (N2) ser o gs mais abundante na composio da atmosfera da Terra, aquele elemento na sua forma diatmica muito pouco reactivo. Para reagir com o oxignio gasoso precisa de grande quantidade de energia sob a forma de altas temperaturas e presses ou uma via cataltica adequada. Para alm da converso bioqumica que ocorrem em organismos especialmente adaptados fixao do azoto, na natureza a oxidao do azoto apenas ocorre nas descargas elctricas das trovoadas, fazendo dos xidos de azoto compostos em geral pouco comuns. Esta situao alterouse profundamente nas regies industrializadas com a introduo dos motores a exploso. Naqueles motores, as presses e temperaturas criadas no interior dos cilindros levam oxidao do azoto do ar ali injectado, formando uma complexa mistura de xidos de azoto, em geral designados por NxOx, que libertada para a atmosfera com os gases de escape. So estes gases que, reagindo com os componentes da atmosfera, em particular com a gua, formam cido nitroso (HNO2) e cido ntrico (HNO3 ), cidos fortes que contribuem poderosamente para a acidificao da precipitao. Pela queima de combustveis fsseis a altas presses e temperaturas na presena de azoto do ar, temos que na cmara de combusto dos motores, ocorre: N2 (g) + O2 (g) 2 NO (g)

O xido de azoto formado, instvel nas condies atmosfricas normais, na presena do oxignio do ar, produz: 2 NO (g) + O2 (g) 2 NO2 (g)

O dixido de azoto formado, na presena de gua lquida nas gotculas das nuvens, nevoeiros e outras formas de condensao atmosfrica, produz por adio do io hidroxilo (NO2 + OH HNO3):[7] 2 NO2 (g) +H2O (l) HNO3 (aq) + HNO2 (aq)

[editar Mecanismos de precipitao


A deposio da precipitao cida ocorre essencialmente pela via hmida, tendo a deposio seca um papel secundrio (excepto nas proximidades de instalaes industriais que emitam grandes volumes de partculas para o ar). A deposio pela via hmida ocorre quando alguma forma deprecipitao (chuva, neve, granizo ou outra) remova os compostos cidos da atmosfera depositando sobre a -os superfcie. Este tipo de precipitao pode resultar na precipitao das gotculas onde se formaram os cidos ou do arraste pela precipitao deaerosis existentes nas camadas atmosfricas atravessadas pela precipitao em queda. Apesar de menos significativa, a deposio a seco, isto aquela que ocorre na ausncia de precipitao, representa cerca de 20 a 40% da deposio cida total nas regies industrializadas.[20] Para alm da deposio de material slido em suspenso no ar, este tipo de deposio tambm inclui a aderncia e adsoro de partculas e gases na superfcie da vegetao, nos solos e materiais geolgicos e nas estruturas construdas.

[editar Efeitos da precipitao cida

Diagrama mostrando a tolerncia acidez de vrias espcies dulaqucola Por s. exemplo, a r comum mais tolerante acidez do que a truta.

Efeito da precipitao cida numa esttua em calcrio. Estudos ecotoxicolgicos demonstraram que a precipitao cida tem impactes adversos sobre as florestas, as massas de gua doce e os solos, matando plncton, insectos, peixes e anfbios. Tambm demonstraram efeitos negativos sobre a sade humana. Para alm disso, a precipitao cida aumenta a corrosividade da atmosfera, causando danos em edifcios e outras estruturas e equipamentos expostos ao a r.

[editar Efeitos sobre os solos e as guas


Estudos ecolgicos e toxicolgicos revelam uma forte relao entre baixos nveis depH e a perda de populaes de peixes em lagos. Com pH inferior a 4,5 praticamente nenhum peixe sobrevive, enquanto nveis iguais ou superiores a 6,0 promovem populaes saudveis. Por exemplo, a presena de elevada acidez na gua (pH < 5) inibe a produo das enzimas que permitem que as larvas da maior parte das espcies de peixes de gua doce, incluindo a maioria da espcies de truta, escapem das suas ovas. Essa mesma acidez inibe o crescimento de fitoplncton levando a restries na cadeia trfica que afecta os animais dela dependentes. Em consequncia, medida que as guas se vo acidificando, a biodiversidade reduzida, do que j resultou o desaparecimento de mltiplas espcies da reas mais sensveis.[21] Contudo, o contributo directo e indirecto (isto , via o escoamento superficial) da precipitao cida para a acidificao das guas de rios e lagos varivel, dependendo das caractersticas da bacia hidrogrfica. Estudos revistos pela Environmental Protection Agency dos Estados Unidos da Amrica demonstraram que a precipitao cida causara directamente a acidificao de 75% dos lagos e de cerca de 50 % dos rios e ribeiros estudados.[21] Outro efeito da reduo do pH a mobilizao nos sedimentos do fundo dos lagos e rios e nos solos de metais pesados como o alumnio, o ferro, o magnsio, o cdmio e o mangans. Em meio aqutico, a presena de sais de alumnio em soluo faz com que alguns peixes produzam muco em excesso ao redor de suas guelras, prejudicando a respirao.

Os lagos so particularmente afectados por receberem e concentrarem a acidez proveniente do escorrimento atravs de solos acidificados pela precipitao e por concentrarem parte importante da carga dos ies solubilizados. Nos solos, a alterao do pH altera a sua biologia e qumica, levando a alteraes na solubilidade de diversos compostos e a alteraes na microbiologia do solo, j que [22] alguns microorganismos so incapazes de tolerar as alteraes resultantes. Os enzimas desses microorganismos so desnaturados, perdendo a sua funcionalidade. O ies hidrnio tambm levam mobilizao toxinas e solubilizao e consequente perda de nutrientes e micronutrientes essenciais vida vegetal e ao equilbrio trfico dos solos.[23] Um dos caminhos para a solubilizao o seguintes: 2H+ (aq) + Mg2+ (argilas) 2H+ (argilas) + Mg2+(aq)

A qumica dos solos sofre profundas modificaes quando caties importantes para o suporte da vegetao, como o Ca++ e Mg++, so perdidos por lexiviao.[24][25]

[editar Efeitos sobre as florestas e as culturas

Efeitos da precipitao cida sobre uma floresta de picea (Erzgebirge, Alemanha). Ficheiro:Kalkausbringen wiki.jpg Helicptero utilizado para espalhar cal sobre as florestas para correco do pH. Os efeitos adversos sobre as florestas resultam dos impactes directo e indirecto da acidez, incluindo os efeitos sobre a mobilizao de ies nos solos e as altas concentraes dos gases percursores no ar. As florestas situadas a grande altitude so particularmente vulnerveis pois esto frequentemente imersas em nevoeiros e nuvens

cujas gotculas so mais cidas do que a chuva. Pelas mesmas razes, a precipitao oculta tende a ser mais cida do que a chuva, afectando particularmente as florestas de montanha. As rvores so danificadas pela precipitao cida de vrios modos: a superfcie cerosa das suas folhas rompida e nutrientes so perdidos, tornando as rvores mais susceptveis a gelo, fungos e insectos; o crescimento das razes torna-se mais lento e, em consequncia, menos nutrientes so transportados; ies txicos acumulam-se no solo, causando fitotoxicidade, em geral afectando as zonas de crescimento das razes, e minerais valiosos so dispersos e arrastados pelas guas ou (como no caso dos fosfatos) ligam-se s argilas de forma a ficarem inacessveis para mobilizao pelas razes. Apesar das plantas cultivadas tambm poderem sofrer com a acidez da precipitao, particularmente se esta alterar significativamente o pH dos solos, os efeitos so minimizados pela aplicao de cal e de fertilizantes que repem os nutrientes perdidos. Em terrenos de cultivo recorre-se quando necessrio adio de carbonato de clcio para aumentar a capacidade tampo do solo, evitando variaes grandes do seu pH. Essa tcnica difcil de utilizar em reas de vegetao natural, sendo mal compreendidos os seus efeitos colaterais, particularmente sobre a vida aqutica e sobre as turfeiras e outras reas hmidas. Sabe-se contudo, que a perda de clcio das folhas de diversas espcies arbreas, devido acidez da chuva, leva a uma perda da tolerncia ao frio, levando a danos ou mesmo morte da planta durante o Inverno.[26][27]

[editar] Efeitos sobre a sade humana


Estudos epidemiolgicos sugerem uma ligao directa entre a acidez atmosfrica e a sade das populaes,[28] sendo os ies txicos libertados devido precipitao cida a maior ameaa. O cobre mobilizado foi implicado nas epidemias de diarreia em crianas jovens e acredita-se que existem ligaes entre o abastecimento de gua contaminado com alumnio e o aumento da ocorrncia de casos da doena de Alzheimer. Estudos demonstraram que partculas finas em suspenso no ar, uma grande parte das quais so formadas por sais dos cidos formados na precipitao cida (sulfatos e nitratos), esto correlacionadas com o aumento da morbilidade das pessoas e a morte prematura em resultado de doenas como o cancro.[29]

[editar] Aumento da corroso atmosfrica


A precipitao cida pode causar danos nos edifcios e estruturas expostas ao ar, com destaque para os edifcios histricos e monumentos, especialmente os construdos ou revestidos com calcrios e mrmores. Esse aumento da corrosividade resulta da reaco do cido sulfrico contido na precipitao com os compostos de clcio contidos na pedra, formando gesso que solubilizado ou se desagrega da estrutura: CaCO3 (s) + H2SO4 (aq) CaSO4 (aq) + CO2 (g) + H2 O (l)

A desagregao que se segue rpida e comum, basta observar elementos escultricos e lpides localizadas nas grandes cidades, onde comum elementos epigrficos ficarem ilegveis em poucas dcadas. A precipitao cida tambm aumento o ritmo de oxidao das estruturas em ferro, causando um rpido crescimento da ferrugem e dos danos por ela causados.[30] Outro efeito a reduo da visibilidade devido presena de aerosis contendo sulfatos e nitratos, em geral associados formao de nevoeiros fotoqumicos extremamente cidos.[31]

[editar] Regies mais afectadas


As regies particularmente afectadas pela precipitao cida incluem a maior parte da Europa, particularmente a Escandinvia, onde muitos dos lagos esto to acidificados que j no tm peixes e com extensas reas florestais fortemente danificadas, grande parte do nordeste dos Estados Unidos da Amrica e do sueste do Canad. Outras regies afectadas so sueste da China e Taiwan. Regies potencialmente afectadas nas prximas dcadas incluem o sul da sia (Indonsia, Malsia e Tailndia), a frica do Sul, o subcontinente indiano e o Sri Lanka e partes da frica Ocidental (pases como o Gana, Togo e Nigria). A natureza transfronteiria da poluio atmosfrica leva a que poluio atmosfrica cuja origem fsica est total ou parcialmente compreendida numa zona submetida jurisdio nacional de um Estado produza os seus efeitos nocivos numa zona submetida jurisdio de um outro Estado, mas a uma distncia tal que no possvel distinguir as contribuies de fontes emissoras individuais ou de grupos de fontes. Esses efeitos transfronteirios levaram assinatura de diversos acordos e tratados internacionais tendo como objecto o controlo da poluio do ar e em particular as emisses que levam acidificao da precipitao. Entre esses instrumentos tem particular importncia a Conveno sobre a Poluio Atmosfrica Transfronteiria a Longa Distncia, da qual Portugal signatrio. Aquela Conveno tem Protocolos adicionais sobre o controlo das emisses atmosfricas de xidos de enxofre e de azoto e sobre a acidificao e a eutrofizao das massas de gua interiores.

[editar] Solues
Nos EUA, muitas usinas de energia que queimam carvo usam o sistema de dessulfurao de gs de fumeiro (FGD) para retirar os gases contendo enxofre de suas chamins. Um exemplo de FGD o depurador molhado que geralmente usado nos EUA e em muitos outros pases. Um depurador molhado basicamente uma torre de reaco equipada com um ventilador que extrai a fumaa de gases quentes da chamin de uma usina de energia. O calcrio ou a pedra calcria em forma de slurry tambm injectada na torre para se misturar com os gases da pilha e combinar-se com o dixido de enxofre presente. O carbonato de clcio da pedra calcria produz sulfato de clcio de pH neutro, que fisicamente retirado do depurador. Ou seja, o depurador transforma a poluio de enxofre em sulfatos industriais. Em algumas reas os sulfatos so vendidos a companhias qumicas como gesso quando a pureza de sulfato de clcio alta. Em outros, eles so colocados num aterro.

Algumas pessoas opem-se regulao da gerao de energia, acreditando que essa gerao de energia e poluio necessitam de caminhar juntas. Isto falso. Umreactor nuclear gera menos que um milionsimo do lixo txico (medido por efeito biolgico lquido) por watt gerado, quando os dejectos de ambas as instalaes de gerao de energia so adequadamente comparados (os E stados Unidos probem a reciclagem nuclear, de modo que esse pas produz mais lix que outros pases). Um esquema regulador mais benigno envolve a negociao de emisses. Por este esquema, a cada planta poluidora actual concedida uma licena de emissesque se torna parte do capital da empresa. Os operadores ento podem instalar equipamentos de controlo da poluio e vender partes das suas licenas de emisses. O principal efeito deste procedimento oferecer incentivos econmicos reais para os operadores instalarem controles de poluio. Desde que grupos de interesse pblico possam aposentar as licenas por compra, o resultado lquido um decrscimo contnuo e um menor conjunto de fontes poluidoras. Ao mesmo tempo, nenhum operador particular jamais ser forado a gastar dinheiro sem retorno do valor de venda comercial dos activos. Entre essas coisas citamos mais algumas que tambm ajudam:
y y y y y y

Conservar energia Transporte colectivo Utilizao do metr Utilizar fontes de energia menos poluentes Purificao dos escapamentos dos veculos Utilizar combustveis com baixo teor de enxofre.

Biodiversidade no Brasil
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

Desenho de vrias espcies de aves. O Brasil o pas que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta,[1] Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos nicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, extenso territorial e aos diversos climas do pas. O Brasil detm o maior nmero de espcies conhecidas de mamferos e de peixes de gua doce, o segundo de anfbios, o terceiro de aves e o quinto de rpteis.

Com mais de 50 mil espcies de rvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro pas tem registrado tantas variedades de orqudeas e palmeiras catalogadas.[1] Os nmeros impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministrio do Meio Ambiente o MMA, eles podem representar apenas 10% da vida no pas. Como vrias regies ainda so muito pouco estudadas pelos cientistas, os nmeros da biodiversidade brasileira tornam-se maiores na medida em que aumenta o conhecimento.[1] Durante uma expedio de apenas 20 dias pelo Pantanal, coordenada pela ONG Conservation International (CI) e divulgada em 2001, foram identificadas 36 novas espcies de peixe, duas de anfbio, duas de crustceo e cerca de 400 plantas cuja presena naquele bioma era desconhecida pela cincia. O levantamento nacional de peixes de gua doce coordenado pela Universidade de So Paulo (USP), publicado em 2004, indica a existncia de 2.122 espcies, 10% a 15% delas desconhecidas at ento.[1]

ndice
[esconder]
y y y y

1 Potencial econmico 2 Ver tambm 3 Referncias 4 Ligaes externas

[editar] Potencial econmico


A biodiversidade pode contribuir de forma significativa para a agricultura, a pecuria, a extrao florestal e a pesca. No entanto, quase todas as espcies exploradas economicamente, seja vegetal, como a soja e o caf, seja animal, como o frango, so originrias de outros pases, e sua explorao feita de forma freqentemente danosa ao meio-ambiente. J o aproveitamento econmico de espcies nativas ainda engatinha. Para o PIB brasileiro, o setor florestal representa pouco mais de 1% e a pesca, 0,4%. A pequena participao das espcies nativas na economia tem, entre suas causas, a falta de polticas e investimentos tanto para a pesquisa bsica como para o desenvolvimento de produtos. Na falta disso, no h como calcular quanto o Brasil poderia receber por patentes e tecnologias desenvolvidas com o estudo de sua biodiversidade algo que, segundo alguns especialistas, estaria na casa dos trilhes de dlares. Um nico medicamento para o controle da hipertenso, desenvolvido com o veneno da jararaca, espcie brasileira, renderia cerca de 1,5 bilho de dlares por ano ao laboratrio estrangeiro que o patenteou, um valor comparvel s exportaes nacionais de carne bovina e suna somadas.[carece de fontes?]

BIODIVERSIDADE
Anunciar no Ache Tudo e Regio retorno garantido.

O planeta est de olho em Nossa Biodiversidade A Floresta Amaznica ra o maior celeiro e biodiversidade da Terra, e boa parte das espcies ainda desconhecida. O mundo observa cada passo do Brasil, complacente, apenas observa sua agonia a distancia....
Fotos Araqum Alcntara

Luiz Guilherme Megale

Existem dezessete pases no mundo considerados "megadiversos" pela comunidade ambiental. So naes que renem em seu territrio imensas variedades de espcies animais e vegetais. Sozinhas, detm 70% de toda a biodiversidade global. Normalmente, a "megadiversidade" aparece em regies de florestas tropicais midas. o caso de pases como Colmbia, Peru, Indonsia e Malsia. Nenhum deles, porm, chega perto do Brasil. O pas abriga aproximadamente 20% de todas as espcies animais do planeta. A variedade da flora tambm impressionante. De cada cinco espcies vegetais do mundo, uma est por aqui. A explicao para tamanha abundncia simples. Os 8,5 milhes de quilmetros quadrados do territrio brasileiro englobam vrias zonas climticas, entre elas a equatorial do Norte, a semi-rida do Nordeste e a subtropical do Sul. A variao de climas a principal mola para as diferenas ecolgicas. O Brasil dono de sete biomas (zonas biogeogrficas distintas), entre eles a maior plancie inundvel (o Pantanal) e a maior floresta tropical mida do mundo (a Amaznia).
Fotos Araqum Alcntara cntara

O REINO DOS SAPOS Apenas uma regio da Amaznia, o Alto Juru, tem mais de 140 espcies de sapo

VARIEDADE DE ANIMAIS O maior ponto de diversidade do mundo foi descoberto em 2001 no Acre: l esto cinqenta espcies de rptil e 300 de aranha

A Floresta Amaznica a grande responsvel por boa parte da riqueza natural do pas. Com 5,5 milhes de quilmetros quadrados, possui nada menos que um tero de todas as espcies vivas do planeta. No Rio Amazonas e em seus mais de 1 000 afluentes, estima-se que haja quinze vezes mais peixes que em todo o continente europeu. Apenas 1 hectare da floresta pode trazer at 300 tipos de rvore. A floresta temperada dos Estados Unidos possui 13% do nmero de espcies de rvores da Amaznia. A Floresta Amaznica considerada a grande "caixa-preta" da biodiversidade mundial. H estimativas que indicam existir mais de 10 milhes de espcies vivas em toda a floresta, mas o nmero real incalculvel.
Fotos Araqum Alcntara cntara

A CAIXA-PRETA DA BIODIVERSIDADE Estimativas apontam que existam mais de 10 milhes de espcies vivas na Floresta Amaznica, das quais se conhece apenas uma nfima parte. Cada hectare pode ter 300 tipos de rvore. Entre os animais, so milhes de insetos, centenas de aves e dezenas de primatas. No topo da cadeia alimentar reina a ona-pintada, o maior felino da Amrica, hoje ameaada pela caa predatria

O MACACO-INGLS O uacari-branco s existe na reserva de Mamirau, no Amazonas. O apelido vem do corpo branco e da cara vermelha, como um europeu que torrou sob o sol da Amaznia

Para se ter uma idia do grau do desconhecimento sobre a Amaznia, sua regio mais rica em biodiversidade foi descoberta recentemente. O Alto Juru, no Acre, ostenta o saldo invejvel de 616 espcies de ave, cinqenta de rptil, 300 de aranha, 140 de sapo, dezesseis de macaco, alm de 1 620 tipos de borboleta. Tudo isso num ambiente j alterado pelo homem. O curioso que, segundo os cientistas, foi exatamente a ocupao humana (em baixa escala, claro) que deu ao Alto Juru a exuberncia que exibe hoje. O desmatamento moderado para a criao de roados e clareiras nos seringais semelhante ao de pequenas devastaes naturais, como as tempestades. Espcies j estabelecidas e dominantes so abaladas e cedem espao a outras mais frgeis, que sem esses minicataclismos no teriam condio de se impor e florescer.

Fotos Araqum Alcntara

lcntara

PLANTAS E FLORES PARA HSPEDES DAS RVORES TODOS OS GOSTOS Em toda rvore amaznica crescem outras Estima-se que existam na Amaznia mais de plantas, como orqudeas e bromlias 5 milhes de espcies vegetais. Desse total, apenas 30 000 foram identificadas. Mesmo assim, elas representam 10% das plantas que h em todo o planeta

Fotos Araqum Alcntara

tara

O MNIMO E O MXIMO Metade de todas as plantas do Brasil est na Amaznia. um ambiente capaz de juntar flores diminutas (fotos) com rvores de mais de 50 metros de altura

O termo "biodiversidade", ou "diversidade biolgica", usado para descrever a variedade da vida em uma regio. Quanto mais vida presente, mais biodiversa a regio se torna. O clculo da biodiversidade feito atravs da quantidade de ecossistemas, espcies vivas, patrimnio gentico e endemismo, ou seja, ocorrncias biolgicas exclusivas de uma regio. O Brasil o pas com maior quantidade de espcies endmicas: 68 mamferos, 191 aves, 172 rpteis e 294 anfbios. As atuais estatsticas sobre biodiversidade, tanto no Brasil como no mundo, so baseadas apenas nas espcies conhecidas at hoje. Clculos da Universidade Harvard feitos em 1987 estimavam a existncia de algo em torno de 5 milhes de espcies de organismos vivos no planeta. Estudos mais recentes mostram que a biodiversidade global deve se estender a at 100 milhes de espcies. Destas, apenas 1,7 milho j foram catalogadas. "A disparidade entre o que se conhece e o que se acredita existir mostra como sabemos pouco sobre a biodiversidade mundial", afirma Lidio Coradin, do Programa Nacional de Biodiversidade e Florestas e Recursos Genticos da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministrio do Meio Ambiente. Novas espcies so descobertas todos os dias e outras desaparecem sem que se tome conhecimento de sua existncia.
Araqum Alcntara O PARASO DAS ARARAS E DOS PAPAGAIOS

Na Amaznia vivem algumas das aves mais coloridas do mundo, como a ararajuba (foto) e a arara-azul. Por serem belas e imitarem a voz humana, so muito cobiadas pelos traficantes

Fotos Araqum Alcntara

tara

AVES EXCLUSIVAS

191 espcies de aves s existem


na Amaznia

GALO NA FLORESTA Tpico do norte da Amaznia, o galo-daserra habita escarpas rochosas e emite barulhos parecidos com miados

Araqum Alcntara

UM NOBRE ENTRE AS AVES O gavio-real, ou harpia, a ave mais imponente da floresta. Predador voraz, vive no topo das rvores, a mais de 50 metros de altura, de onde mergulha para os galhos mais baixos atrs de presas como roedores ou pequenos macacos. O desmatamento e a alterao de seu habitat o colocaram na lista dos animais em risco de extino por mais de uma dcada

No Brasil, milhares de animais, plantas e microrganismos ainda esto para ser descobertos, graas variedade climtica e de ecossistemas do pas. Na prpria Amaznia, h uma diversidade enorme de ambientes, que vo das reas de mata fechada aos cerrados. Calcula-se que hoje no Brasil a explorao da biodiversidade responda por cerca de 5% do PIB do pas, 4% dos quais vm da explorao florestal e 1% do setor pesqueiro. Uma pesquisa publicada recentemente na revista Nature mostra que o valor dos servios proporcionados pela biodiversidade mundial pode atingir 33 trilhes de dlares por ano. um patrimnio mal explorado. Pesquisas sobre o potencial farmacutico de espcies da Amaznia praticamente no existem no pas. Tambm grande o contrabando de espcies na chamada biopirataria. So problemas que s sero resolvidos quando o pas perceber que mais vantajoso tirar dinheiro da floresta viva do que devast-la, mas parece que isto no acontecer, sua devastao inevitvel.....

Biodiversidade brasileira
quinta-feira 2 de fevereiro de 2006.

"Diversidade biolgica" significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte; compreendendo aindaa diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecossistemas. (Artigo 2 da Conveno sobre Diversidade Biolgica)
Mais claramente falando, diversidade biolgica, ou biodiversidade, refere-se variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade gentica dentro das populaes e espcies, a variedade de espcies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funes ecolgicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hbitats e ecossistemas formados pelos organismos. Biodiversidade refere-se tanto ao nmero (riqueza) de diferentes categorias biolgicas quanto abundncia relativa (equitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade ao nvel local (alfa diversidade), complementaridade biolgica entre hbitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biolgicos, e dos recursos genticos, e seus componentes.

A Biodiversidade uma das propriedades fundamentais da natureza, responsvel pelo equilbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econmico. A biodiversidade a base das atividades agrcolas, pecurias, pesqueiras e florestais e, tambm, a base para a estratgica indstria da biotecnologia. As funes ecolgicas desempenhadas pela biodiversidade so ainda pouco compreendidas, muito embora considere-se que ela seja responsvel pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espcies que sustentam outras formas de vida e modificam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida. A diversidade biolgica possui, alm de seu valor intrnseco, valor ecolgico, gentico, social, econmico, cientfico, educacional, cultural, recreativo e esttico. Com tamanha importncia, preciso evitar a perda da biodiversidade. Fonte: www.mma.gov.br

GNERO E SEXUALIDADE NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS: IMPLICAES PARA A EDUCAO INFANTIL Jane Felipe de Souza O presente trabalho tem por objetivo problematizar as relaes existentes entre Pedagogia, gnero e sexualidade na educao infantil, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, tendo como marco terico a abordagem psestruturalista de anlise. Isto implica em considerar a Pedagogia no como um mero domnio de habilidades ou tcnicas, mas como um modo de produo cultural diretamente envolvido na forma como o poder e o significado so utilizados na construo e na organizao do conhecimento. Assim a pedagogia e o currculo devem ser compreendidos a partir de sua intrnseca relao com as questes histricas, polticas e culturais, todas elas envolvidas nas tramas do poder, no sentido que lhe confere Foucault (1992). Para Giroux e McLaren (1995:144) a pedagogia est presente em qualquer lugar em que o conhecimento seja produzido, em qualquer lugar em que existe a possibilidade de traduzir a experincia e construir verdades, mesmo que essas verdades paream irremediavelmente redundantes, superficiais e prximas ao lugar-comum. Da mesma forma, podemos dizer que o currculo, assim como as demais prticas e/ou objetos culturais trabalha no sentido de produzir os sujeitos. Segundo Tomaz Tadeu da Silva (1995:195) O currculo no , assim, uma operao meramente cognitiva, em que certos conhecimentos so transmitidos a sujeitos dados e formados de antemo. O currculo tampouco pode ser entendido como uma operao destinada a extrair, a fazer emergir, uma essncia humana que pr-exista linguagem, ao discurso e cultura. Em vez disso, o currculo pode ser visto como um discurso que, ao corporificar as narrativas particulares sobre o indivduo e a sociedade, nos constitui como sujeitos e sujeitos tambm muito particulares. Este autor prossegue em sua argumentao afirmando que as narrativas contidas no currculo, de maneira explcita ou no, corporificam noes muito particulares sobre o conhecimento, as formas de organizao da sociedade e diferentes grupos sociais, estabelecendo, por exemplo, qual o conhecimento que pode ser considerado legtimo, quais as formas de conhecer que so vlidas, etc. Tais narrativas contidas no currculo trazem

embutidas noes sobre quais os grupos sociais legitimados, a ponto de poderem representar a si e aos outros ou ainda quais os grupos sociais que so apenas representados ou at mesmo totalmente excludos de qualquer representao. Dentro deste processo encontram-se as relaes de gnero e a sexualidade, que embora nem sempre contempladas nos currculos das escolas e nos cursos de formao de professores/as como objeto de discusso e anlise, esto presentes na sociedade, sendo constantemente acionadas nas diversas relaes sociais e institucionais. O Femi ismo e a emergncia do conceito de gnero O Feminismo foi, sem dvida, um importante movimento social que comeou a ter visibilidade no final do sculo XIX com o sufragismo.1 Posteriormente (final da dcada de 60) o movimento, no processo que passou a ser considerado como segunda onda do feminismo, se expandiu para alm do seu sentido reivindicatrio, no s exigindo a igualdade de direitos, em termos polticos e sociais, mas constituindo-se tambm em crtica terica. Obviamente este no foi um movimento isolado, mas somou-se a outros movimentos igualmente importantes, como os movimentos estudantis, negros e outros, principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Frana. Stuart Hall (1997:49-50) mostra que o Feminismo introduziu aspectos inteiramente novos na sua luta de contestao poltica, na medida em que abordou temas como famlia, sexualidade, trabalho domstico, o cuidado com as crianas, etc. Alm disso
1 O sufragismo, movimento no qual as mulheres reivindicavam o direito ao voto, considerado por muitos autores e autoras como a primeira onda do feminismo. Sobre a histria dos debates em torno das questes feministas, ver o artigo de YANNOULAS, Silvia, Iguais mas no idnticos. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, n. 1, 1994. Sobre a pesquisa feminista em seus aspectos metodolgicos, ver: HARDING, Sandra. Feminism and Methodology. Indiana. Indiana University Press, 1987.

enfatizou, como uma questo poltica e social, o tema da forma como somos formados e produzidos como sujeitos generificados. Isto , ele politizou a subjetividade, a identidade e o processo de identificao (como homens/mulheres, mes/pais, filhos/filhas)....aquilo que comeou como um movimento dirigido contestao da posio social das mulheres, expandiu-se para incluir a formao das identidades sexuais e de gnero. O conceito de gnero surgiu entre as estudiosas feministas para se contrapor idia de essncia, recusando assim qualquer explicao pautada no determinismo biolgico, que pudesse explicar os comportamentos de homens e mulheres, empreendendo desta forma, uma viso naturalizada, universal e imutvel dos comportamentos. Tal determinismo serviu muitas vezes para justificar as desigualdades entre ambos, a partir de suas diferenas fsicas. O que importa, na perspectiva das relaes de gnero, discutir os processos de construo ou formao histrica, lingustica e social, institudas na formao de mulheres e homens, meninas e meninos. Os Estudos Feministas sempre estiveram preocupados com as relaes de poder entre mulheres e homens. A princpio, tais estudos procuravam chamar a ateno para as

condies de explorao e dominao a que as mulheres estavam submetidas. Como refere Guacira Louro (1995), alm de uma ferramenta terica potencialmente til para os estudos das cincias sociais, o gnero despontava como uma importante categoria analtica para a Histria, em especial para a Histria da Educao. O carter poltico destes estudos pode ser considerado uma de suas marcas mais significativas: Objetividade e neutralidade, distanciamento e iseno, que haviam se constitudo, convencionalmente, em condies indispensveis para o fazer acadmico, eram problematizados, subvertidos, transgredidos. Pesquisas passavam a lanar mo, cada vez com mais desembarao, de lembranas e de histrias de vida; de fontes iconogrficas, de registros pessoais, de dirios, cartas e romances. Pesquisadoras escreviam na primeira pessoa. Assumia-se, com ousadia, que as questes eram interessadas, que elas tinham origem numa trajetria histrica especfica que construiu o lugar social das mulheres e que o estudo de tais questes tinham (e tem) pretenses de mudana (Louro, 1997:19). preciso considerar, porm, que grande parte da produo brasileira vinculada aos Estudos Feministas nos ltimos anos se concentrou no estudo das mulheres. Questes ligadas feminizao do magistrio, bem como outras ocupaes vinculadas ao trabalho feminino, compuseram o maior nmero das pesquisas.2 Muitos destes trabalhos procuraram descrever a situao da mulher em termos de opresso e desigualdade social. No entanto, atualmente as pesquisas neste campo tm se voltado para o carter relacional dos gneros, entendendo que mulheres e homens, meninas e meninos so formados em relao - uns com os outros e tambm no entrecruzamento de outras categorias, como classe social, religio, etnia, nacionalidade, gerao (Louro, 1997; Meyer, 1998; Felipe, 1997). Os estudos de gnero no se limitam, portanto, aos estudos de/sobre mulheres mas incluem tambm a discusso em torno da construo das masculinidades, problematizando de que forma elas tm sido colocadas em discurso, como apontam os trabalhos de Connel (1995), Corrigan, Connel e Lee (1985), Heward (1988), Messner (1992 b), Morrel (1994), Kibby (1997), Louro (1995) e Peres (1995), entre outros. No entanto, o conceito de gnero tem sido utilizado de diversas maneiras, s vezes de forma equivocada ou mesmo banalizada, como argumenta Maria Jess Izquierdo (1994). Alguns trabalhos, por exemplo, apresentam enfoques neutralizantes e fixos, colocando o conceito de gnero como sinnimo de papis sexuais, esteretipos sexuais ou de identidades sexuais. o caso do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, em seu volume 2 (Brasil, 1999, p. 17-20) , ao afirmar que por volta dos cinco e seis anos a questo de gnero ocupa papel central na construo da identidade e que ocorre uma separao espontnea entre meninos e meninas. Pode-se perceber nesta afirmao um

enfoque essencialista, atravs da naturalizao dos comportamentos de meninos e meninas, desconsiderando assim as construes histricas, sociais e culturais que levam a este tipo de situao. Desta forma o documento parece no estar preocupado em contemplar as discusses mais recentes na rea dos estudos de gnero, uma vez que se refere ao conceito de papis, esteretipos, identidade sexual e gnero sem a devida problematizao:
2

Algumas pesquisas sobre magistrio feminino, das seguintes autoras: Cybele Almeida, Maria Thereza Bernardes, Eliane Lopes, Maria Eliana Novaes, bem como pesquisas relativas ao trabalho feminino, de autoria de Eva Blay, Cristina Bruschini, entre outras, esto referidas no trabalho de ROSEMBERG, Fulvia e outras. Mulher e educao formal no Brasil: estado da arte e bibliografia, 1994.

Mesmo quando o ambiente flexvel quanto s possibilidades de explorao dos papis sociais, os esteretipos podem surgir entre as prprias crianas, fruto do meio em que vivem, ou reflexo da fase em que a diviso entre meninos e meninas torna-se uma forma de se apropriar da identidade se ual (Brasil, 1999: 42). Muitas autoras e autores tm afirmado a limitao do conceito de papis, pois os mesmos no permitem uma discusso mais ampla a respeito de poder, violncia e desigualdade (Scott, 1995; Louro, 1997, Costa, 1994). Um dos problemas relacionados abordagem de papis, que estes se restringem a formas muito especficas (como por exemplo, o papel de esposa, de me), sendo usados para se referir a um ideal normativo de comportamento ou mesmo designar esteretipos de papis em relao ao homem e mulher. Lia Zanota Machado (1992:26) observa que o conceito de gnero supera o de papel sexual, por sua demarcao mais frontal contra o determinismo biolgico. O mesmo pode ser dito em relao ao conceito de esteretipo, pois como assinala Tomaz Tadeu da Silva (1997: 21) em seu artigo A potica e a poltica do currculo como representao a noo de esteretipo, ao contrrio da noo de representao enfatizada pela anlise cultural, est focalizada na representao mental. Nesse movimento individualizante, deixa-se de focalizar, precisamente, aquilo que na anlise cultural central: a cumplicidade entre representao e poder... Nessa perspectiva, o esteretipo combatido por uma teraputica da atitude. Sem negar que a mudana de atitude possa ter algum papel numa estratgia poltica global, o interesse da anlise cultural est centrado nas dimenses discursivas, textuais, institucionais da representao e no nas suas dimenses individuais, psicolgicas. importante assinalar que a categoria gnero tem passado por significativas transformaes, possibilitando-lhe assim um carter mais dinmico. A princpio, vinculada a uma varivel binria arbitrria, que reforava dicotomias rgidas, passou a ser compreendida como uma categoria relacional e contextual, na tentativa de contemplar as complexidades e conflitos existentes na formao dos sujeitos. No entanto, ao invs de ser encarada como uma desvantagem, estas resignificaes do conceito, extremamente

necessrias, trazem uma maior vitalidade para a compreenso das relaes de gnero. Para Sandra Harding (1993:11) possvel aprender a aceitar a instabilidade das categorias analticas, encontrar nelas a desejada reflexo terica sobre determinados aspectos da realidade poltica em que vivemos e pensamos, usar as prprias instabilidades como recurso de pensamento e prtica... As categorias analticas feministas devem ser instveis - teorias coerentes e consistentes em um mundo instvel e incoerente so obstculos tanto ao conhecimento quanto s prticas sociais. Tal instabilidade nos remete tambm ao conceito de identidade, pois este tem sido formulado a partir de diferentes abordagens tericas. Algumas interpretaes que buscam explicar como se produzem as identidades de gnero ou mesmo as identidades sexuais, se baseiam em estruturas de interao muito restritas (a esfera familiar, por exemplo), ignorando o fato de que as relaes de gnero esto conectadas a outros sistemas sociais, econmicos, polticos ou de poder, como salienta Joan Scott (1995). Gnero e educao infantil: uma articulao possvel e necessria Os estudos voltados para a educao da criana pequena tm aumentado consideravelmente nos ltimos anos, porm grande parte deles remete-se principalmente s questes de desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criana, bem como a questes mais ligadas formao de profissionais, propostas pedaggicas e curriculares e polticas pblicas para a faixa etria de zero a seis anos. Muitos desses trabalhos so relatos de experincias vivenciadas no cotidiano das escolas infantis, porm no chegam a tratar das relaes de gnero ali presentes. Nota-se, portanto, que a produo acadmica brasileira carece de estudos nesta rea. Como refere Fulvia Rosemberg (1990, 1994), pouco se escreveu sobre a educao de meninos e meninas, principalmente na educao infantil. Ela observa que alguns trabalhos tm se limitado a discutir a relao professor/a-aluno/a ou ento o sexismo nos livros didticos. No entanto, importantes estudos tm sido feitos em outros pases, abordando as relaes de gnero na infncia, em especial nas escolas, como os trabalhos de Marina Subirats (1988; 1995), Valerie Walkerdine (1989, 1995), Naima Browne e Pauline France (1988) e Lilian Fried (1989) . Destacam-se ainda vrios estudos etnogrficos realizados em escolas, com o objetivo de pesquisar as questes de gnero entre crianas escolarizadas, como os estudos de Julia Stanley (1995), Elizabeth Grugeon (1995) e Barrie Thorne (1993), entre outros. Marina Subirats (1988, 1995) observou que na Espanha h poucos estudos sobre relaes de gnero na escola. Ao pesquisar turmas de crianas entre 4 e 6 anos de idade, procurou mostrar que, desde a escola infantil, a criana aprende a desvalorizar todos as

atividades consideradas femininas. Atravs da anlise dos registros verbais das professoras, constatou que o gnero feminino era afetado por uma negao constante, desde a linguagem utilizada, referindo-se s crianas sempre no masculino, at mesmo negao sistemtica de toda e qualquer conduta que pudesse ser identificada com comportamentos considerados femininos. Ela concluiu que a suposta igualdade existente na escola no surgia pela integrao das caractersticas presentes em ambos os gneros, mas pela negao ou excluso de um deles. A autora afirma que preciso aguar o olhar para perceber novas formas de discriminao, que tm se tornado cada vez mais sutis. Os estudos de Naima Browne e Pauline France (1988), desenvolvidos na Inglaterra, enfatizam o quanto sexismo e racismo se manifestam nas aes, na representao visual dos sexos e na utilizao da linguagem. Browne, por exemplo, analisa a histria do atendimento s crianas desde o sculo XIX at a dcada de 70, procurando demonstrar como algumas teorias cientficas tm se preocupado em explicar as diferenas entre pessoas ou grupos tomando como base a herana biolgica ou o ambiente. Elas observam ainda que desde o berrio as crianas so tratadas de forma diferente em funo do sexo, listando uma srie de reas ou situaes em que isto se d. Em relao ao choro, por exemplo, as autoras observam que os bebs masculinos so atendidos mais rapidamente quando choram, uma vez que muitas atendentes acham que meninos no devem/podem chorar, tratando, desta forma, de suprir as suas necessidades. J o choro das meninas, ao contrrio, mais tolerado. Valerie Walkerdine (1989, 1995) tambm traz uma importante contribuio para o entendimento das questes de gnero e poder presentes nas escolas infantis. Em sua anlise, feita em algumas escolas inglesas, observou que os meninos costumavam assumir, atravs da linguagem, uma posio de autoridade frente s meninas, e tambm entre eles, atravs da competitividade. Estes estudos nos permitem observar o quanto os compartamentos so construdos a partir das concepes presentes numa dada sociedade, determinando assim efeitos de verdade que vo constituir os indivduos. Construindo identidades de gnero e identidades sexuais Alguns autores e autoras que se aproximam dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, tm concebido a identidade de forma mais ampla, como um processo flexvel, plural. Stuart Hall (1997:13) critica o conceito de identidade marcadamente fixa, unificada e estvel, ao dizer que o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que no so unificadas ao redor de um eu coerente. Dentro de ns h identidades contraditrias, empurrando em diferentes direes, de tal modo que nossas identificaes esto sendo

continuamente deslocadas. Este mesmo autor observa que tais concepes remetem ao fato de que no existe uma identidade prvia, inata, mas processos identificatrios que vo se construindo ao longo da existncia. Tais processos so influenciados pelos diversos atravessamentos que constituem os sujeitos - classe social, raa, etnia, religio, gnero, etc. Por estar sempre em formao, a identidade caracteriza-se pela incompletude. No entanto, mesmo estando todo o tempo em processo, a tendncia de imagin-la como resolvida, acabada, unitria . Esta fantasia em relao identidade (Hall, 1997:41) Surge no tanto da plenitude da identidade que j est dentro de ns como indivduos, mas de uma falta de inteireza que preenchida a partir de nosso exterior, pelas formas atravs das quais ns imaginamos ser vistos por outros. Psicanaliticamente, ns continuamos buscando a identidade, e construindo biografias que tecem as diferentes partes de nossos eus divididos numa unidade porque procuramos esse prazer fantasiado da plenitude. Com relao identidade de gnero e identidade sexual tambm possvel entender que estas so plurais e esto em constante transformao. Tais identidades, embora intimamente relacionadas, no so uma s coisa. Para Guacira Louro (1997), enquanto a identidade de gnero liga-se identificao histrica e social dos sujeitos, que se reconhecem como femininos ou masculinos, a identidade sexual est relacionada diretamente maneira com que os indivduos experenciam seus desejos corporais, das mais diversas formas: sozinhos/as, com parceiros do mesmo sexo ou no, etc. Dbora Britzman (1996:74) mostra que as identidades sexuais no so fixas, nem se instalam de forma automtica nos indivduos, mas vo se construindo ao longo da vida, pois, segundo esta autora, a identidade sexual est sendo constantemente rearranjada, desestabilizada e desfeita pelas complexidades da experincia vivida, pela cultura popular, pelo conhecimento escolar e pelas mltiplas e mutveis histrias de marcadores sociais como gnero, raa, gerao, nacionalidade, aparncia fsica e estilo popular. Tanto as identidades de gnero quanto as identidades sexuais podem ser caracterizadas pela instabilidade, sendo, portanto, passveis de transformaes. Desta forma, torna-se temerrio estabelecer um momento determinado para que as identidades de gnero e as identidades sexuais sejam instaladas ou assentadas nos indivduos (Louro, 1997). Desde que nascemos, estamos nos constituindo como sujeitos, com mltiplas identidades (de gnero, de etnia, religiosas, sexuais, etc), embora muitas vezes estes aspectos sejam ignorados, sendo vistos apenas sob a perspectiva essencialista. A sexualidade,3 por exemplo, tem sido colocada como central nossa existncia, como possvel depreender do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, ao afirmar que ela tem grande importncia no desenvolvimento e na vida psquica das

pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutora, relaciona-se com o prazer, necessidade fundamental dos seres humanos (Brasil, 1998:17). Esse discurso naturalizante e universal em torno da sexualidade tem produzido poderosos efeitos de verdade. No entanto, Jeffrey Weeks (no prelo) observa que a sexualidade, embora tendo como suporte um corpo biolgico, deve ser vista como uma
O termo sexualidade ser aqui usado no sentido de Weeks, como uma descrio geral para a srie de crenas, comportamentos, relaes e identidades socialmente construdas e historicamente modeladas que se relacionam com o que Michel Foucault (1979) denominou o corpo e seus prazeres (Weeks, no prelo).
3

construo social, uma inveno histrica, pois o sentido e o peso que lhe atribudo so modelados em situaes sociais concretas. A sexualidade tida como a verdade definitiva sobre ns mesmos e sobre nossos corpos: ao invs disso, ela nos diz algo mais sobre a verdade da nossa cultura (grifo meu). A sexualidade tem sido alvo de constante controle por parte da famlia, da escola e dos diversos aparatos culturais, incluindo-se aqui os livros didticos e para-didticos, como nos mostra o exemplo a seguir: Meninos de pr-escola que apresentam comportamento feminino, ou que s gostam de brincar com as meninas, devem ser incentivados de maneira gentil mas firme a participar das atividades tipicamente masculinas... Os meninos que apresentam trejeitos femininos muito acentuados, alm das atitudes tomadas pela escola, devem ser encaminhados para tratamento psicolgico (Suplicy, 1990:77) possvel observar que mesmo tendo sido colocada em discurso de forma to intensa nas ltimas dcadas, ela mais do que nunca tem sido vigiada e controlada (Felipe, 1998). Em relao escola, por exemplo, muitas/os educadoras/es tm tomado para si a responsabilidade de atuarem como vigilantes da sexualidade infantil, na tentativa de moldarem os comportamentos que consideram mais apropriados para meninos e meninas. O que nos cabe como educadoras/es? Dentro da perspectiva dos Estudos Culturais, cabe s professoras e professores ultrapassar seus papis de meros transmissores/as de informao, uma vez que elas/es so produtores/as culturais profundamente implicados/as nas questes pblicas, como tem afirmado Giroux (1995) . necessrio, pois, ampliar a definio de pedagogia e currculo, no se limitando simplesmente ao domnio de tcnicas e metodologias. Outro ponto importante reside no fato de que a linguagem deve ser estudada no como um mero dispositivo de expresso mas como uma prtica histrica contigente, ativamente envolvida na produo, organizao e circulao de textos e poderes institucionais (Giroux, 1995: 95). importante analisar como a linguagem funciona para incluir ou excluir significados, assegurar ou marginalizar formas particulares de comportamentos. Neste sentido, os textos no podem ser entendidos fora de seu contexto de produo histrica, social e cultural. preciso ainda considerar que estas questes tm sido muito pouco discutidas nas

escolas, nos cursos de Pedagogia e nos cursos de formao de professoras/es em geral. Segundo Giroux (1995:100) a pedagogia deve ser responsabilizada tica e politicamente pelas estrias que produz, pelas asseres que faz sobre as memrias sociais e pelas imagens do futuro que considera legtimas. Shirley Stainberg (1997) aponta para a necessidade de que pais, mes, professoras/es, psiclogas/os infantis e demais profissionais voltados para o cuidado/educao de crianas tenham uma viso de infncia/criana que d conta dos efeitos da cultura popular em suas auto-imagens e suas vises de mundo. Examinar os materiais didticos e pra-didticos voltados para as crianas pequenas, bem como os diversos objetos culturais - brinquedos, filmes, etc, so fundamentais para perceber de que forma eles trazem concepes de gnero, sexualidade, raa/etnia, gerao, nacionalidade, pautadas muitas vezes pela desigualdade. Em um mundo marcado pela diversidade, fundamental no compactuarmos com a idia de que as diferenas sejam transformadas em desigualdades. Referncias Bibliogrficas BRITZMAN, Deborah P. O que esta coisa chamada amor? Identidade homossexual, educao e currculo. Educao & Realidade, Porto Alegre, n. 21(1), p.71-96, jan./jun. 1996. BROWNE, Naima e FRANCE, Pauline. Hacia una educacin no se ista. Madrid: Morata, 1988. CAMPOS, Maria M; ROSEMBERG, F.; FERREIRA, I. Creches e pr-escolas no Brasil. So Paulo: Cortez,/FCC, 1993. CONNELL, R. Polticas da masculinidade. Educao e Realidade 20(5):p. 185-206, jul./dez. 1995 CORRIGAN, T. , CONNELL, R. & LEE, J. Toward a new sociology of masculinity. In: Theory and Society (5), 1985, p. 551-603 FELIPE, Jane. Sexualidade nos livros infantis: relaes de gnero e outras implicaes. In: MEYER, Dagmar (org.). Sade e se ualidade na escola. Porto Alegre: Mediao, 1998. FOUCAULT, M. Histria da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de janeiro: Graal, 1992. FOUCAULT, M. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992. FRIED, Lilian. Se trata en el jardn de infancia a las nias igual a los nios? Analisis de conversaciones entre educadoras y nios. In: Revista de Educacion, n. 290. set./dec. 1989. GIROUX, Henry. Praticando estudos culturais nas Faculdades de Educao. In: SILVA, T. T. (org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos Estudos Culturais em Educao. Petrpolis: Vozes, 1995. GIROUX, H. McLAREN, P. Por uma pedagogia crtica da representao. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A F. (org.). Territrios contestados: o currculo e os novos mapas polticos e culturais. Petrpolis: Vozes, 1995. GRUGEON, Elizabeth. Implicaes del genero en la cultura del patio de recreo,. In:

WOODS, Peter e HAMMERSLEY, Martyn. Gnero, cultura y etnia en la escuela informes etnogrficos. Barcelona: Paids, 1995 HALL, Stuart. Identidades culturais na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. HAMMERSLEY, Martyn. Gnero, cultura y etnia en la escuela - informes etnogrficos. . Barcelona: Paids, 1995 HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analticas na teoria feminista. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, n. 1, p. 7-32, 1993. HEWARD, Christine. Making a man of him: parents and their sons education at an English public Scholl 1929-50. Routledge: London, 1988. KIBBY, Marj. Representing Masculinity. Available:http://www.faass.newcastle.edu.au/socanth/REPRESEN. HTM. LOURO, Guacira. Gnero, se ualidade e educao. Petrpolis: Vozes, 1997. ___. Produzindo sujeitos masculinos e cristos. In: Veiga-Neto, A. (org.) Crtica psestruturalista e educao. Porto Alegre, Sulina, 1995. ___. Gnero, histria e educao: construo e desconstruo. Educao & Realidade, 20(2):101-132. 1995. MESSNER, R. Power at play: sports and the problem of masculinity. Boston: Beacon Press, 1992, b. MORRELL, R. Boys, gangs, and the making if masculinity in the white secondary schools of Natal, 1880-1930. Masculinities, Vol. 2(2). Vero, 1994:56-82. MEYER, Dagmar. Alguns so mais iguais que outros: etnia, raa e nao em ao no currculo escolar. In: SILVA, L. H. (org.) A escola cidad no contexto da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1998. PERES, Eliane T. Templo de Luz: os cursos noturnos masculinos de instruo primria da Biblioteca Pblica Pelotense (1875-1915). Porto Alegre, 1995. (Dissert. de mestrado) PPGEDU/UFRGS. PERRY, Scott. O homem na matrifocalidade: gnero, percepo e experincias do domnio domstico. So Paulo, Cadernos de Pesquisa (73): 38-47, 1990 GNERO E SEXUALIDADE AS MLTIPLAS VERDADES DA CONTEMPORANEIDADE Guacira Lopes Louro Programa de Ps graduao em Educao UFRGS Em uma mesa que pretende dialogar sobre classe, raa e gnero na contemporaneidade, meu primeiro movimento precisa ser duplo, parece-me necessrio, ao mesmo tempo, alargar e circunscrever o foco de minha fala. Devo tratar de gnero (como se espera), mas me parece impossvel desvincul-lo da sexualidade. Por certo, os trs eixos escolhidos para esta mesa merecem ser contemplados de modo articulado, pois, afinal, assim so vividos. Nossas experincias como sujeitos de gnero so, certamente, afetadas (por) e afetam nossas vivncias como sujeitos de raa e classe situados em uma sociedade e cultura especficas. Mas, ainda que eu reconhea a pertinncia dessa compreenso, no me atrevo a lidar com a complexidade terica que

estas articulaes envolvem. Limito-me a sinaliz-las como significativas e, eventualmente, a coloc-las em tenso. J quando trato de gnero e sexualidade minha pretenso ir um pouco alm. Estes tm se constitudo no alvo de meus estudos e reflexes e, mais do que articulaes, penso que se pode falar que, entre gnero e sexualidade, h embaralhamentos, misturas, confuses. No me refiro, aqui, apenas a indistines conceituais, como aquelas que alimentam os debates acadmicos e as disputas entre tericas e intelectuais; mas me refiro, talvez de modo mais candente, s indistines do senso comum como a noo de que um sujeito gay no passa, ao fim e ao cabo, de uma mulherzinha ou a noo de que impossvel ser feminina e lsbica noes que, freqentemente, nos habitam com tal naturalidade, ou melhor, acabam por se naturalizar de tal modo que se tornam quase imperceptveis. As conseqncias polticas dessas noes me parecem demasiadamente importantes para que possam ser ignoradas. Estudiosas feministas procuram demonstrar a especificidade e, conseqentemente, a distino entre gnero e sexualidade e, ao mesmo tempo, sua estreita articulao. Entre essas estudiosas, o conceito de gnero surgiu pela necessidade de acentuar o carter eminentemente social das diferenas percebidas entre os sexos. Apontava para a impossibilidade de se ancorar no sexo (tomado de modo estreito como caractersticas fsicas ou biolgicas dos corpos) as diferenas e desigualdades que as 2 mulheres experimentavam em relao aos homens. O conceito levava a afirmar que tornar-se feminina supe uma construo, uma fabricao ou um aprendizado que acontece no mbito da cultura, com especificidades de cada cultura. Portanto, as marcas da feminilidade so sempre situadas, diferentes de uma cultura para outra; essas marcas se transformam, so provisrias. Inscrev-las num corpo supe, tambm, lidar com outras marcas, ou melhor, lidar com as marcas distintivas do seu outro, a masculinidade. Percebe-se, ento, que ao falar de gnero estamos nos referindo a feminilidades e a masculinidades (sempre no plural). A potencialidade do conceito talvez resida exatamente nesta noo, a de que se trata de uma construo cultural contnua, sempre inconclusa e relacional. Apesar de algumas resistncias aqui ou ali, essas idias j vm sendo admitidas por muitos. Mas as coisas costumam se complicar um pouco mais quando se trata da sexualidade. Inmeros pesquisadores/as comentam o quanto parece ser difcil admitir que a sexualidade tambm um constructo cultural. Lynne Segal, uma dessas estudiosas, acentua que as pessoas parecem aceitar que os comportamentos sociais que rotulamos como masculinos ou femininos isto , questes de gnero sejam socialmente definidos. Mas, pergunta ela, o que socialmente construdo ou culturalmente definido acerca da se ualidade? (Segal, 1997, p. 184) (grifos no original). A dificuldade parece residir no fato de que, usualmente, se associa (s vezes at se reduz) a sexualidade natureza ou biologia. E, quando se assume este modo de pensar, freqentemente, se supe que a natureza e a biologia constituem uma espcie de domnio parte, alguma coisa que ficaria fora da cultura. Contrariando essa posio, interessante lembrar Jeffrey Weeks, um destacado estudioso dessas questes, que afirma: as possibilidades erticas do animal humano, sua capacidade de ternura, intimidade e prazer nunca podem ser expressadas espontaneamente, sem transformaes muito complexas (Weeks, 1993, p. 21). As transformaes que Weeks se refere podem ser entendidas como a linguagem, os jeitos, os cdigos, enfim todos os recursos que usamos para expressar nossos desejos. inegvel que a forma como vivemos nossos prazeres e desejos, os arranjos, jogos e parcerias que inventamos para


pr em prtica esses desejos envolvem corpos, linguagens, gestos, rituais que, efetivamente, so produzidos, marcados, feitos na cultura. A sexualidade, temos que se concordar com Foucault, no pode ser concebida como uma espcie de dado da 3 natureza, mas, como ele nos aconselha, deveria ser entendida como um dispositivo histrico... (Foucault, 1988, p.100). Aproximamos, portanto, gnero e sexualidade na medida em que assumimos que ambos so construdos culturalmente e, portanto, carregam a historicidade e o carter provisrio das culturas. Diferentes sociedades e pocas atribuem significados distintos s posies de gnero, masculinidade, feminilidade e tambm s vrias expresses da sexualidade. Estes significados atribudos aos gneros e s sexualidades so atravessados ou marcados por relaes de poder, usualmente implicam em hierarquias, subordinaes, distines. E fundamental dar-se conta de que essas marcaes no se fazem somente sobre os corpos dos sujeitos, no se expressam apenas nas suas vidas e prticas individuais, mas atingem, igualmente, as instituies, as normas e os arranjos das sociedades. Comecemos a pensar a partir da sexualidade. Nas sociedades modernas pelo menos nas sociedades ocidentais, dentre elas expressivamente a brasileira a sexualidade parece assumir centralidade. Por toda parte vendem-se produtos apelando para o sexo, uma poro de especialistas e celebridades pretende nos ensinar tcnicas e estratgias para manter os corpos atraentes e jovens; mdicos e psiquiatras, bem como conselheiros, orientadores religiosos etc. prescrevem prticas sexuais adequadas e condenam outras tantas. Enfim, por todo lado, comportamentos e identidades sexuais so controladas e vigiadas e no preciso ser um exmio observador para perceber que esses conselhos e normas assumem tons e diretivas diferentes conforme os gneros. Tudo isso j se tornou, de certo modo, natural e, na opinio de muitos, sempre foi assim. Essa super valorizao e centralidade da sexualidade tem, contudo, uma histria, constitui-se em um processo que, conforme nos ensinou Michel Foucalt, vem se estendendo h pelo menos uns duzentos anos. Evidentemente, antes disso, tambm se viviam os prazeres do amor e do sexo, falava-se nas paixes da carne ou do corpo, mas, at ento, no se havia nomeado esse espao da experincia humana como sexualidade. Foi no sculo XIX, mais para sua metade final, que homens vitorianos comearam a formular definies e estabelecer contornos dessa que se tornaria uma (ou a) questo central da sociedade ocidental contempornea. Mais ou menos em torno de 1860/1870, a sexualidade comeou a se transformar numa questo. Ela passava a ser objeto de ateno do Estado, da Medicina, das Leis, alm de continuar a ser tema da Religio. 4 Ao longo de todo o sculo XIX, as naes passavam a se preocupar, cada vez mais, com a organizao e controle de suas populaes, com medidas para garantir a vida e a produtividade de seus povos. Os Estados voltavam-se para a disciplinarizao e regulao da famlia, da reproduo e das prticas sexuais. Nas dcadas finais daquele sculo surgiu uma nova disciplina, a sexologia: mdicos e tambm filsofos, moralistas e pensadores passaram a fazer proclamaes e descobertas sobre o sexo, inventaram classificaes de sujeitos e de prticas sexuais, passando a determinar o que era ou no normal, adequado, sadio. Suas idias tiveram importantes efeitos de verdade, isto , passaram a ser tomadas como verdades. Diferenas entre sujeitos e prticas sexuais foram determinadas a partir do olhar de tais autoridades. E importante notar que algumas dessas idias tiveram efeitos muito persistentes... quem sabe at hoje. No pretendo me estender, por certo, numa anlise histrica. Mas h alguns

elementos que gostaria de pontuar: importante prestar ateno para quem, naquela poca, podia falar e eu dizia que eram homens vitorianos, mdicos, pensadores, moralistas. Quando pretendemos refletir sobre a cultura ou a sociedade (como aqui nos propomos) fundamental notar quem pode falar a respeito do que ou de quem. Lembrando quem se constitua como falante autorizado daquela poca, talvez fique mais fcil entender a linguagem e a tica empregadas para formular verdades ou para constituir saberes. Por exemplo, possvel se ouvir dizer, ainda hoje, que o sexo penetra a pessoa inteira, ou que ele como um vulco que explode e arrebata...; essas expresses sugerem que a experincia masculina deve ter sido a referncia para descrever essa fora avassaladora que toma conta dos seres humanos (cf. Weeks, 1999). No de se estranhar, pois, que as mulheres tenham sido concebidas como portadoras de uma sexualidade ambgua, escorregadia e potencialmente perigosa; nem deve causar espanto que os comportamentos das classes mdia e alta dos grupos brancos das sociedades urbanas ocidentais tenham se constitudo na referncia para estabelecer as prticas moralmente apropriadas ou higienicamente ss. nesse contexto que, ao final do sculo XIX, surgem a homossexualidade e o sujeito homossexual. De novo, vale uma ressalva: relaes afetivas e amorosas entre sujeitos de um mesmo sexo por certo existiam antes dessa poca, contudo, tais relaes no eram compreendidas ou nomeadas como homossexualidade. Elas eram significadas de outros modos, como sodomia, por exemplo, e consideradas como um pecado que, afinal, qualquer um poderia acabar cometendo. Mas agora a prtica amorosa e sexual entre parceiros do mesmo sexo passava ter um outro significado, ela passava a indicar 5 um tipo particular de pessoa, um tipo social, uma espcie de gente que se desviara da normalidade. Portanto, estabeleciam-se hierarquias que marcavam os diferentes tipos de sujeitos e tambm marcavam tipos de prticas sexuais. ... Como j lembrei antes, algumas dessas afirmaes autorizadas da cincia, da religio, do estado tiveram efeitos muito prolongados. A Educao e a Justia, por exemplo, no apenas colocaram em funcionamento esses discursos como tambm formularam seus prprios discursos que ampliavam a fora dessas verdades. Mas nada disso pode ser compreendido de modo esttico, universal ou fixo. Pelo contrrio, muitas e variadas transformaes nas prticas e nos arranjos sociais, nas formas de organizao da famlia e do trabalho; transformaes nas possibilidades de comunicao entre os indivduos, estados e grupos; enfim, todo um enorme conjunto condies foi se modificando ao longo do tempo o que nos leva a construir hoje um olhar muito mais complexo. No tenho pretenses de dar conta aqui dessas inmeras transformaes e dos modos como tudo isso se articula s questes das sexualidades ou dos gneros. Mas acho indispensvel mencionar o impacto de alguns movimentos sociais que abalaram profundamente a cultura, o saber autorizado, a cincia e a vida contemporneas. Refirome, fundamentalmente, aos movimentos organizados de mulheres e das chamadas minorias sexuais que aconteceram na segunda metade do sculo XX. Especialmente pelo final dos anos 1960, o movimento feminista ganhava uma visibilidade como nunca tivera (episdios de afirmao de mulheres j haviam ocorrido em outros momentos, mas no com tal fora e densidade). As mulheres foram s ruas e ocuparam espaos pblicos, criaram grupos de apoio, revistas, jornais, fizeram teatro e cinema, provocaes e passeatas, reivindicaram direitos e salrios iguais; foram tambm para as universidades e criaram ncleos de estudo e pesquisa, fizeram teses e livros demonstrando que suas questes, suas lutas e sua histria tinham sido esquecidas ou

ignoradas. As chamadas minorias sexuais (note-se que a expresso minoria, aqui, no tem nada a ver com quantidade ou nmero de indivduos, mas sim tem a ver com atribuio social de valor; refiro-me queles grupos que so tomados como minoria a partir da tica dominante), ou seja, os grupos organizados de gays e de lsbicas tambm mostravam sua cara, exigindo respeito e visibilidade; transformavam a vida cultural, construindo espaos de cultura, de lazer e de arte, proclamando sua esttica e sua tica. Tudo isso no se constitui num simples agito cultural. Todo esse movimento, ao qual ainda tem de se acrescentar o movimento negro, constitui o que veio a se 6 chamar de poltica de identidades um conjunto de movimentos sociais organizados que teve e tem como protagonistas grupos historicamente subordinados (mulheres, jovens, negros, gays, lsbicas). O que esses grupos reivindicavam era, antes de tudo, o direito de falar por si. Esses grupos no admitiam continuar sendo falados, descritos, disciplinados e controlados pelos grupos dominantes. A poltica de identidades uma poltica fundamentalmente afirmativa acabaria por provocar transformaes significativas na cultura contempornea. No se ouvir mais, a partir de ento, apenas as vozes tradicionalmente autorizadas da cincia e da religio, ou dos homens brancos heterossexuais de classe mdia. Agora tambm mulheres, gays e lsbicas passam a falar de suas experincias e prticas amorosas e sexuais; passam a falar de seus projetos, de seus sonhos e ambies, de suas experincias de trabalho e de vida. Esse movimento de afirmao e de orgulho da condio de gnero e sexual mostra-se vigoroso e parece ser um processo que continua e se amplia cada vez mais. Grupos organizados no campo e na cidade, nas vilas populares, de negros e negras, de ndios e ndias, assumem, cada vez mais, que so eles e elas que podem efetivamente falar de si, por si. Tudo isso faz com que as verdades sobre a sexualidade e sobre os gneros assim como outros temas se multipliquem, se diversifiquem. Tudo isso faz com que, contemporaneamente, as certezas deixem de ser nicas, estveis, seguras, infalveis. Complicado? Pode ser que alguns achem que sim. Mas essas mltiplas vozes sugerem tambm mltiplas formas de ver e de viver a vida. Nesta brevssima histria, indispensvel registrar, tambm, o que significou o advento da Aids (Louro, 2004). Apresentada, inicialmente, como o cncer gay, a doena teve um primeiro efeito, imediato, que foi renovar a homofobia existente nas sociedades, intensificando a discriminao j demonstrada por certos setores sociais. A intolerncia, o desprezo e a excluso aparentemente abrandados pela ao da militncia homossexual mostravam-se mais uma vez intensos e exacerbados. Mas, ao mesmo tempo, a doena tambm teve um impacto que alguns denominaram de positivo, na medida em que provocou o surgimento de redes de solidariedade. O resultado foi a criao de algumas alianas no necessariamente baseadas na identidade, mas sim num sentimento de afinidade que unia tanto os sujeitos atingidos pela doena (muitos, certamente, no-homossexuais) quanto seus familiares, amigos, trabalhadores e trabalhadoras da rea da sade, etc. As redes de solidariedade que se formaram escapavam dos contornos da comunidade homossexual tal como era definida at ento. 7 Na sociedade brasileira, especialmente, nota-se que, em razo da Aids, se ampliou muito a discusso a respeito da sexualidade. Diante da expanso da doena e de sua associao com a homossexualidade, como disse Silvrio Trevisan, a metfora tantas vezes empregada nas entrelinhas de que a homossexualidade pega quase deixou de ser metfora (Trevisan, 2000, p. 462). A homofobia mostrava-se com toda sua crueza. A partir desse momento, segundo Trevisan, alm de se tornar mais evidente o desejo

homossexual, ocorreu uma espcie de efeito colateral da epidemia sexualizada: a deflagrao de uma epidemia de informao De fato, a partir da segunda metade dos anos 1980, no Brasil, passou-se a discutir muito mais a sexualidade (e a homossexualidade) em vrias instncias sociais, inclusive nas escolas. A preocupao em engajar-se no combate doena fez com que organismos oficiais, tais como o Ministrio de Educao e Cultura, passassem a estimular projetos de educao sexual. Vale notar, contudo, que as condies que possibilitaram a ampliao da discusso sobre a sexualidade tambm tiveram o efeito de aproxim-la das idias de risco e de ameaa, colocando em segundo plano sua associao ao prazer e vida. E acredito que se possa dizer que isso ainda parece muito frequente nos programas de educao sexual que vigoram nas escolas brasileiras. Para Trevisan, ... o vrus da Aids realizou em alguns anos uma proeza que nem o mais bemintencionado movimento pelos direitos homossexuais teria conseguido, em muitas dcadas: deixar evidente sociedade que homossexual existe e no o outro, no sentido de um continente parte, mas est muito prximo de qualquer cidado comum, talvez ao meu lado e isto importante! dentro de cada um de ns, pelo menos enquanto virtualidade (Trevisan, 2000, p. 462). (grifo no original). Por essa poca, se haviam ampliado consideravelmente, os grupos de ativistas gays e lsbicas no Brasil e suas formas de atuao se modificavam, no s aqui, como internacionalmente. Assim, enquanto alguns grupos continuam colocando seu maior empenho na luta por reconhecimento e por legitimao, buscando sua incluso, em termos igualitrios, ao conjunto da sociedade; outros grupos no priorizam, propriamente, as reivindicaes de incluso social mas preferem desafiar as fronteiras tradicionais de gnero e sexuais em outras palavras, esses grupos decidem pr em xeque as dicotomias masculino/feminino, homem/mulher, heterossexual/homossexual e pretendem, de muitos modos, atravessar e perturbar essas fronteiras. H, ainda, aqueles que no se contentam em atravessar as divises, mas decidem viver a ambigidade da prpria fronteira. Sujeitos que, deliberadamente, inscrevem em seus corpos, suas roupas, seu comportamento e atitudes signos masculinos e femininos buscando 8 embaralhar esses signos, afirmando-se, propositalmente, como diferentes, estranhos, queer para usar um termo bem contemporneo. A expresso inglesa queer, que pode ser traduzida, inicialmente, por estranho ou esquisito, , tambm, a forma pejorativa de se referir a um sujeito no-heterossexual (seria o equivalente, em portugus, a viado, bicha, sapato). Repetido como xingamento ao longo dos anos, queer serviu para marcar uma posio marginalizada e execrada. No entanto, virando a mesa e revertendo o jogo, alguns ativistas assumiram o termo, orgulhosa e afirmativamente, buscando marcar uma posio que, paradoxalmente, no se pretende fixar.Talvez fosse melhor dizer buscando uma disposio, um jeito de estar e de ser. Mais do que uma nova posio de sujeito ou um lugar social estabelecido, queer indica um movimento, uma inclinao. Supe a no-acomodao, admite a ambigidade, o trnsito, o estar-entre. Portanto mais do que uma identidade, queer sinaliza uma disposio ou um modo de ser e de viver. O termo funcionou, pelo menos inicialmente, como uma espcie de expresso guarda-chuva que servia para acomodar todos desviantes da sexualidade normal: lsbicas, gays, travestis, bissexuais, transgneros, drag-queens e kings, etc. Uma expresso que reunia o conjunto dos excludos da posio sexual dominante, a heterossexualidade. preciso reconhecer, contudo, que, no interior mesmo dos grupos chamados minoritrios, se construam divises, experimentavam-se algumas

divergncias. A poltica de identidade empreendida por esses grupos tambm acabava por fixar, de algum modo, uma identidade gay ou uma identidade lsbica que parecia mais legtima do que outras. Faziam-se notar diferenas entre os j diferentes. Uma meta importante da poltica afirmativa era, como mencionei, a extenso, para todos, dos direitos e condies sociais que historicamente haviam sido privilgios de uns poucos homens brancos heterossexuais. Mas essa luta, por vezes, parecia deixar de lado a crtica mais contundente aos arranjos, s leis e s instituies reguladores da sociedade. Alguns se perguntavam, ento, se valeria a pena integrar-se a tais instituies. Esses espaos que vedavam o ingresso dos desviantes e diferentes no teriam de ser, antes de tudo, questionados ou desprezados? Fazia sentido entrar em tal ordem social? Tornar-se respeitvel, normal? Esses grupos que contestam mais radicalmente os arranjos e instituies sociais podem ser entendidos como queer. De certo modo, possvel dizer que eles e elas representam a diferena que no quer ser integrada; uma diferena constituda por sujeitos que se colocam contra a normatizao venha de onde vier, ou seja, que se colocam contra a evidente normatizao da chamada 9 sociedade mais ampla e tambm contra a normatizao que se faz no contexto das lutas afirmativas das identidades minoritrias. Na contemporaneidade, os atravessamentos das fronteiras de gnero e sexualidade parecem mais freqentes ou, quem sabe, talvez sejam, simplesmente, mais visveis. O fato que hoje as classificaes binrias de masculinidade e feminilidade ou de heterossexualidade e homossexualidade no mais do conta das possibilidades de prticas e de identidades experimentadas pelos sujeitos. Isso no significa que se transite livremente entre esses territrios por certo ainda persistem aqueles que atuam como guarda-fronteiras e esses continuam vigilantes, severos e inflexveis. As conseqncias para quem tem a ousadia de fazer tal atravessamento so, em geral, a punio, o isolamento ou, eventualmente, a reeducao com vistas ao retorno ao bom caminho. Invocando diversos discursos, da psicologia, da religio, da medicina, possvel que algum tente empreender um processo de reconduo deste desviante. Neste caso, quem se encarrega de trazer de volta o forasteiro costuma demonstrar indulgncia e tolerncia, evidenciando, com orgulho, sua posio altaneira e superior. Nossas sociedades costumam supor e reiterar um alinhamento normal e coerente entre sexo-gnero-sexualidade. As normas sociais pretendem que um corpo, ao ser identificado como macho ou como fmea, determine, necessariamente, um gnero (masculino ou feminino) e conduza a uma nica forma de desejo (que deve se dirigir ao sexo/gnero oposto). H, em ao, um processo de heteronormatividade, ou seja, de produo e reiterao compulsria da norma heterossexual e esse processo supe a manuteno da continuidade e da coerncia entre sexo-gnero-sexualidade. H uma lgica binria dando as diretrizes e os limites para se pensar os sujeitos e as prticas. Fora deste binarismo, situa-se o impensvel, o ininteligvel. O processo de heteronormatividade sustenta e justifica instituies e sistemas educacionais, jurdicos, de sade e tantos outros. imagem e semelhana dos sujeitos heterossexuais que se constroem e se mantm esses sistemas e instituies da que so esses os sujeitos efetivamente qualificados para usufruir de seus servios e para receber os benefcios do estado. A sociedade parece admitir que os outros, aqueles e aquelas que fogem norma, possam ser, eventualmente, reeducados ou reformados; ou talvez devam ser relegados a um segundo plano e tenham de se contentar com recursos alternativos, inferiores; quando no so simplesmente excludos, ignorados ou mesmo punidos. A heteronormatividade justifica tais arranjos sociais; justifica conhecimentos e prticas.

10 Mas podemos desconstruir sua lgica e um movimento importante para isso , justamente, demonstrar que nenhuma forma de sexualidade (e tambm de vivncia dos gneros) natural ou espontnea mas que, em vez disso, todas so produzidas, ensinadas e fabricadas ao longo da vida, atravs de muitas pedagogias familiares, escolares, culturais, atravs de muitas instncias e prticas. Assim como ningum nasce mulher mas se torna mulher, ningum nasce homem mas se faz homem ao longo da existncia. Aprende-se a viver como tal na cultura, pelos discursos repetidos da mdia, da igreja, da cincia e das leis e tambm, contemporaneamente, pelos discursos dos movimentos sociais de gnero e sexuais. As muitas formas de ser homem e mulher, de experimentar prazeres e desejos, de dar e de receber afeto, de amar e de ser amada so ensaiadas na cultura, so diferentes de uma cultura para outra, de uma poca ou de uma gerao para outra. E hoje, mais do que nunca, essas formas so mltiplas. As certezas se acabaram. As possibilidades se ampliaram. Isso tudo pode ser fascinante, rico, instigante ainda que, ao mesmo tempo, seja tambm mais arriscado, instvel, inseguro. A contemporaneidade , afinal, assim mesmo. Referncias bibliogrficas: FOUCAULT, Michel. Histria da Se ualidade. Volume 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. LOURO, Guacira. Um corpo estranho. Ensaios sobre se ualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autntica, 2004. SEGAL, Lynne. Sexualities. In: WOODWARD, K. (ed.) Identity and Difference. Londres: Sage, 1997. TREVISAN, Joo Silvrio. Devassos no paraso: a homosse ualidade no Brasil, da colnia atualidade. 3 ed. Rio de Janeiro e So Paulo: Editora Record, 2000. WEEKS, Jeffrey. El malestar de la se ualidad. Significados, mitos y se ualidades modernas. Madri: Talas, 1993. WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. (org.) O corpo educado. Pedagogias da se ualidade. Belo Horizonte: Autntica, 1999
Ne m t ud o s o f l or e s na B i odi ve r si d ad e
     

O s e cr et r i o d e B i odi ve r si d ad e e Fl or e st as ( SB F ) do M i ni st r i o d o M ei o A mbi ent e ( M M A ) , J o o P aul o C a pobi an c o c onst ant e me nt e a s s oci a do por a mbi e nt al i st as a c ompe t nci a e dedi c a o.

A pes ar d a r e s pei t a bi l i d ad e qu e usu f r ui e d o r e c onhe ci me nt o d e qu e a SB F e st f or t al e ci d a e m su a gest o, es pe ci al i st a s opi n a m qu e ai nd a f al t a mui t o par a qu e h aj a u ma e st r at gi a c on si st ent e n o go ve r n o par a a pr ot e o e ut i l i z a o d a bi odi ve r si d ad e br a si l ei r a. E m ent r e vi st a r ec e nt e a o IS A, C a pobi anc o c ome nt ou e c ont r a ps al gu ma s d as cr t i c a s s obr e as sunt os r el a ci on ad os su a pa st a, e out r os qu e e xt r a pol a m.

O e xc e ssi vo t e mpo ga st o pel o at u al t i me d o M M A pa r a s e r ee st r ut ur ar c onsi d e r a d o por

C l udi o P du a, di r et or ci ent fi c o d o In st i t ut o d e Pe squi s a s E c ol gi c as ( IP ) e pr of e s s or n o De pa r t a me nt o d e E n gen ha r i a Fl or e st al da Uni ve r si d ad e d e B r as l i a ( U nB ) , c om o r es pons ve l pel a i n e xi st n ci a d e u m pl an o est r at gi c o par a a pr ot e o e u s o su st ent ve l d a bi odi ve r si d ad e. Se e xi st e u ma est r at gi a, n o di vulgad a e n o vej o os r e sul t ad os , a f i r ma.

A pr opost a d e r e e st r ut u r a o d o M M A f oi en c a mi nhad a a pr e ci a o da C a s a C i vi l e d o M i ni st r i o d o Pl an ej a ment o a pen a s n o m s pa ss a do. D e ve r e sul t ar n a e xt i n o d a S e cr et ar i a de C oor d en a o d a A ma z ni a ( SC A) , c uj a a gen d a s er i n c or por ad a pel as d e ma i s s ec r et a r i a s B i odi ve r si da de e Fl or est a s ( SB F) , D e s en vol vi me nt o Sust e nt vel ( SD S) , Qu al i d ad e A mbi e nt al ( SQ A) e R e c ur s os H dr i c os ( SR H) -, e n a cr i a o d e u ma s e cr et ar i a d e mobi l i z a o s oci al . E nqua nt o o M M A a gu ar d a a a pr ov a o d o go ve r no, du a s s e cr et ar i a s pe r man e c e m c om di r i ge nt e s i nt er i n os e m d e c or r n ci a d os pedi d os de d e mi s s o d e M ar y Al l e gr et t i ( SC A) , e m no ve mbr o d o an o pa ss ad o, e M ar i j an e Li s boa ( S QA) , e m me a d os d e j unh o.

M odi fi c a e s n o s o si mpl es. H i nt er e ss e s e nvol vi d os de nt r o e f or a d o M i ni st r i o. F oi u m pr oc e s s o l e nt o, ma s mui t o ma i s s e gur o, ad equ ad o e i mun e a r et r oc e s s os, poi s i d ent i fi c a mos t od os os a r gu me nt os, t oda s as c or r e nt es c ont r r i as s mu d an a s, e t r a bal ha mos par a c on ve n c l as d e qu e a pr opost a posi t i va , r e bat e C a pobi an c o.

E a i mpl e me nt a o d a P ol t i c a N aci onal de B i od i ve rsi d ad e ?

C om o pa pel fun d a ment al d e i mpl e ment ar a P ol t i c a N a ci on al d e B i odi ve r si d ad e, f oi est a bel e ci d a e m ma i o d o an o pa ss ad o a C omi ss o N a ci onal d e B i odi ve r si da de ( C on a bi o) , e m su bst i t ui o C omi ss o C oor d en ad or a d o Pr ogr a ma N aci on al d a Di ve r si d ad e B i ol gi c a ( PR O NAB IO) , qu e pa ss a a i n cl ui r r e pr e s ent ant es dos povos i nd gen a s, da S oci ed ad e B r asi l ei r a par a o Pr ogr e ss o d a C i n ci a ( SB P C ) e da As s oci a o B r asi l ei r a d a s E nt i d ad es E st ad uai s d e M ei o A mbi e nt e ( AB E M A) .

Pa r a Nur i t B en su sa n, r e pr es ent ant e d a R ed e d e ON Gs d a M at a At l nt i c a na C on a bi o, a pe s ar d a pl u r al i da d e de at or e s e de u ma at u a o ma is c on si st ent e d o M M A, ai nd a n o f or a m d e fi ni d os i nst r u me nt os par a a i mpl e me nt a o d a P ol t i ca Na ci onal d e B i odi ve r si da de e a c ons e r va o e

ut i l i z a o su st ent ve l d a bi odi ve r si d ad e n o f oi i nc or por ad a a ge nd a d e out r os s et or e s d o go ve r n o.

At a gor a, es s a c omi s s o c ont i nu a f a z end o mui t o d o q ue f a zi a ant es, a pr o va d et er mi n ad os pr oj et os, el a bor a edi t ai s, e m ve z d e t er u m pa pel est r at gi c o. O ut r a c r t i c a qu e f a z e mos h u m bom t e mpo e qu e c ont i nu a at u al : pr e ci s a mos q ue out r os set or es t enh a m u ma pol t i ca d e bi odi ve r si da d e, par a qu e r edi me n si on e m a ma n ei r a est r at gi c a d e pen sa r o d es en vol vi me nt o. E i ss o, a bs ol ut a me nt e, n o a c ont e c e , di z N ur i t .

O ni c o a va n o si gni f i c at i vo da C on a bi o a pont a do por Nu r i t f oi a cr i a o d e u m me c a ni s mo par a a a pr es ent a o d e r el atos da d el e ga o br a s i l ei r a s obr e a par t i ci pa o e m r euni e s i nt er n a ci onai s, e s pe ci al ment e a s da C on ve n o s obr e Di ve r si d ad e B i ol gi c a ( C DB ) .

Se gund o o s e cr et r i o, a e sc ol h a d os edi t ai s j u m r e fl e xo d e qu e al go mud ou, poi s d ei xar a m u ma t e nd n ci a de fi n an ci a r pesq ui s a ci e nt fi ca e m ger al e s e vol t a m par a o d e s en vol vi me nt o de l e va nt a me nt os, i n ve nt r i os e moni t or a me nt o da bi odi ve r si d ad e, c omo os R $ 2, 37 mi l h es de st i n ad os a o ma pe a me nt o, i n di t o, da c obe r t ur a ve get al d os r e ma n e s ce nt e s d e t od os os bi oma s br asi l ei r os, ou o P r oj et o E s p ci es d a Fl o r a B r a si l ei r a de I mp or t n ci a E c on mi c a At ual ou P ot en ci al Pl ant as par a o Fut ur o, par a o qu a l ser o de st i n ad os R $ 1, 4 mi l h o par a a r e al i za o de u m l e va nt a me nt o s obr e e s p ci es d a fl or a ut i l i z ad as por popul a e s par a fi n s al i me nt ci os, me di ci nai s, e nt r e out r os, qu e d e ve r s er c on cl u d o at s et e mbr o d e 2005.

E a qu e par e c e m e st ar c on c ent r ad a s a s fi ch as de C a pobi a nc o e o qu e f ar a di f er en a d e s ua ge st o. In ve st i r e m a e s est r ut ur ai s pa r a f ome n t ar o c onh e ci me nt o e va l or i z a o d a di ver si d ad e bi ol gi c a br a si l ei r a, a ma i or d o pl an et a, e qu e ai nd a mal c onh ec e mos .

E m r el a o C DB , C a pobi an c o, de st a c ou o pr ot a goni s mo d o B r a si l n a 7 C on f er n ci a d as Pa r t e s, r e al i z ad a e m f e ve r ei r o d e st e an o, c om a c obr a n a d a mi ni st r a M ar i n a Si l va pel a i mpl e me nt a o d a c on ve n o, o l an a me nt o d o P r ot oc ol o d e Int en es pa r a a I mpl e me nt a o do Pr ogr a ma d e Tr a bal h o par a r ea s P r ot e gi d as e a de ci s o d o pa s d e s edi ar a pr xi ma C O P, o qu e, s e gund o el e, pr ovoc a r mud an a s i nt e r n as .

Tr a z er a C OP par a o B r a si l r e pr e s ent a da r vi si bi l i dad e n a ci on al par a a qu est o d o a c es s o a r e cur s os gen t i c os e c onh e ci me nt os t r a di ci on ai s as s oci ad os e a r e par t i o d e ben e f ci os der i va d os d e ss e u s o. A s oci e da de br asi l ei r a n o est mobi l i z ad a par a i s s o, e a C O P s e r u ma e xc el ent e opor t u ni d ad e , c ome nt a el e.

C ons t r u o d o P l an o N aci onal d e r e as P r ot e gi d as

O Pr ot oc ol o de Int en es par a a I mpl e me nt a o do Pr ogr a ma d e Tr a bal h o par a r ea s Pr ot e gi d a s n o B r asi l, f oi o pr i mei r o pa s s o n o est a bel e ci ment o de u ma a gend a c omu m e nt r e o go ve r n o e a s oci ed ad e ci vi l pa r a a c on st r u o d e u m Pl an o Na ci on al de r e as P r ot e gi d a s. A ber t o a n ova s ad e s es, c ont a va n aqu el e mo me n t o c om a ad e s o d e 25 i nst i t ui e s, e nt r e a s quai s o In st i t ut o S oc i oa mbi ent al ( IS A ) , a C on s er va t i on In t e r n a ci on al d o B r a si l ( C I) , o W W FB r a si l e a R ed e d e O N Gs da M at a At l nt i c a.

Pa r a vi a bi l i z ar a el a bor a o d o pl an o, f oi cr i ad o e m 7/ 6 o F r u m Na ci on al de r e as Pr ot e gi d a s, a ber t o a or ga ni za e s a mbi e nt al i st as , soci ai s, i nd gen as, d e t r a bal h ad or e s, e mpr e sa r i ai s, ci ent f i c a s, i nst i t ui e s p bl i c as e de mai s i nt er es s ad os. C om pr a z o d e fu n ci on a me nt o pr e vi st o e m 12 0 di a s, pr esi di d o por C a pobi an c o.

A pu bl i ca o e m mai o d e st e a n o d o d e cr et o d as 900 r e a s pr i or i t r i a s par a a cons er va o, ut i l i z a o su st ent ve l e r e pa r t i o d e ben e f ci os da bi odi ve r si d ad e br a si l ei r a, na s qu ai s s er o pr i or i z ad as a c r i a o d e Uni d ad es d e C ons er va o ( UC s ) , pe squi s a e i n ve nt r i o d a bi odi ve r si da d e, ut i l i z a o, r e c u per a o de r e a s de gr a da d as e d e e sp ci es a me a ad a s d e e xt i n o e r e par t i o d e ben e f ci os d e r i va d os d o a ce s s o a r e cu r s os gen t i c os e a o c onh e ci me nt o t r adi ci on al as s oci ad o, out r o a va n o a pont a d o pel o s e cr et r i o d e B i odi ve r si da de e Fl or est a s. E l as n o t i n ha m r e c on he ci me nt o ofi ci al , a f i r ma C a pobi an c o. t a mb m u m pont o el ogi ad o por Nur i t B en sus a n.

At anu nci ar a cr i a o d e qu as e 50 0 mi l h e ct ar e s de Uni d ad e s de C ons er va o n a S e man a d o M ei o A mbi e nt e, o pl a c ar d e st e go ve r n o e m r el a o a o ant er i or er a be m me n or e m t er mos quant i t at i vos e d e he ct ar e s pr ot e gi d os, c on si d er a nd o o pr i mei r o u m an o e me i o d e man dat o.

Hoj e, a gest o d e Fe r n and o He nr i qu e C ar d os o pe r man e c e u m pou c o fr ent e. S o oi t o UC s cr i ad a s ve r su s n ove , e 670 mi l h ect ar e s ve r sus 5 99 mi l h e ct a r es, d es c onsi d er a nd o a a mpl i a o do P ar qu e N a ci on al d a Ti j u c a ( R J ) e d o P ar qu e Na ci onal Gr and e S er t o V er ed as ( B A/ M G) , se gund o d a d os d o Pr ogr a ma d e M oni t or a me nt o d e r e a s Pr ot e gi d as d o IS A.

E st a mos c om u ma a gend a e xt r e ma me nt e posi t i va par a r e or gani z ar e ss a qu e st o, a fi r ma C a pobi a n c o. S e gun d o el e, o M M A est en c er r an do u m per od o e m qu e t r a bal h a va par a cr i ar UC s f ed er ai s. N o n os i nt e r e s sa cr i ar d e z en a s d e UC s f ed er ai s, i nt er e ss a cr i ar d e z en as d e UC s. C on s er va r a bi odi ve r si d ad e n u m per c ent u al que s ej a ad equ ad o c on s er va o. E i ss o en vol ve os gove r n os e st adu ai s, muni ci pai s e set or pr i va d o. E st a mos t r a bal ha nd o n o par a i mpl ant ar u ma e st r at gi a d o gove r n o f ed er al , ma s u ma est r at gi a n a ci on al , por t a nt o, ne goci ad a c om os E st a d os, os muni c pi os, c om o set or pr i va d o, c om o s et or n ogo ve r n a me nt al , ent r e out r os.

De q ual qu er man ei r a, e m s es s o n a C ma r a d os De put ad os e m mai o, a mi ni st r a d o M ei o A mbi ent e, M ar i na Si l va, ent r et ant o, f al ou s obr e me t a s. Anu n ci ou qu e o gove r n o pr et end e cr i ar ai nd a n e st e an o 1 3 mi l h e s d e h e ct a r e s, a ma i or par t e n a A ma z ni a.

O bi oma c ont a c om o Pr ogr a ma r e as Pr ot e gi d a s da A ma z ni a ( A r pa), i n i ci at i va f or mal i z ad a no fi m d o go ve r n o F HC , qu e pr e v a cr i a o de 50 mi l h e s d e he ct ar e s d e UC s n a A ma z ni a e m 10 a n os. At o mo me nt o s o n ove Uni d a de s d e C on s er va o, qu e s e est end e m por 6 mi l h e s de h e ct ar e s. O AR P A, u m e s f or o si gni fi c at i vo d e c on s er va o d a bi odi ve r si d ad e d a A ma z ni a, f oi en c a mpa d o por e ss e go ve r n o c om o se f os s e d el e , pont ua C l u di o P du a.

Pa r a a i mpl e me nt a o d o pr ogr a ma , ai nd a na S e ma n a n o M ei o A mbi ent e f or a m fi r mad os a c or d os d e c ooper a o t cni c a ent r e os gove r n os do A c r e, A ma z on as, M at o Gr os s o, P ar , R ond ni a e Toc ant i ns e l a n ad o o Fun d o d e r e as Pr ot e gi d a s ( F AP ) , qu e t e m c omo met a c a pi t al i z a r US $ 240 mi l h es at 2013 par a a ma nut en o d a s UC s. C ome ou c om US$ 1 mi l h o, U S$ 500 mi l d oad os pel o W WF - B r a si l e US$ 50 0 mi l , pel o B an c o M u ndi al .

F al t a d e r e c ur s os p ar a c omb at e r o d e s mat a me nt o?

O al t o ndi c e d o d e s mat a me nt o n a A ma z ni a Le g al , e st i ma d o e m 23. 7 50 km2 n o an o pa ss ad o, o se gund o ma i or j r e gi st r ad o, t a mb m i n comod a os a mbi ent al i st a s, a ssi m c omo a f al t a d e r e cur s os par a a i mpl e me nt a o d o Pl an o d e C om bat e a o D es ma t a me nt o n a A ma z ni a, pa r a o qual f or a m anu nci a d os e m mar o R $ 394 mi l h e s. E st ou c a ns ad o d e pl an os. Te m qu e t er a o e m s e gui d a , di z P du a.

O Gr e en pe a c e de nun ci ou, r e c ent e me nt e, qu e o pl an o c ont a a pen a s c om R $ 1 00 mi l h e s, j pr e vi st os n o Or a me nt o d e 200 4; os r e cur s os a di ci on ai s, ent r et ant o, ai nd a ai nd a n o f or a m l i ber ad os, c ompr ome t end o r e as e st r at gi ca s, c o mo a fi s c al i z a o, moni t or a me nt o e c ont r ol e. Pa r a e ss a s at i vi d ad es, o Iba ma c ont a at o mo me nt o c om a pen as R $ 4 mi l h e s d os R $ 67 mi l h e s or ad os, o qu e t e m i n vi a bi l i za d o a c omp r a d e ca r r os, c ompu t a d or e s, GP S e r di os par a es c r i t r i os l oc ai s e pa r a a c ont r at a o d e pes s oa s.

E m r el a o e xec u o d o pl an o, c onsi d er ad o u m d os mai s i mpor t ant es e xe mpl os da t r an s ve r s al i d ad e d a a gen d a a mbi ent al , o s e cr et r i o di ss e qu e o go ve r n o est ar i a r edi r e ci ona nd o r e cur s os par a a s r e as c om f al t a de a por t es si gni fi c at i vos , c omo moni t or a ment o e c ont r ol e, ai nd a n e st e m s. A f i r mou ai nd a qu e e m pou c as s e ma n as se r l an ad a u ma a val i a o d o and a me nt o d o pl an o.

Ce r r ad o, ai nd a ab and onad o

Al vo pr e f er en ci al d a e xpa n s o da f r ont ei r a a gr c ol a, e s pe ci al me nt e pa r a o pl ant i o d e s oj a, d o qual o mi ni st r o d a A gr i cul t ur a, R ober t o R od r i gu es, j a fi r mou qu e n o a br i r m o, o C er r ad o out r o bi oma qu e t e m si d o c onsi d er ad o ne gl i ge nci ad o. N o pai nel A l t er nat i v as pa ra o C e rra do , or gani z ad o pel o Pr ogr a ma d as N a e s Uni d as par a o D e s en vol vi ment o ( Pn ud) e pel o M i ni st r i o d o M ei o A mbi ent e, e m B r a s l i a, n o i n ci o d e j unh o, or ga ni za e s d a R ed e C e r r ad o c obr a r a m u ma posi o d o M i ni st r i o d o M ei o A mbi ent e e m r el a o a o Gr u po d e Tr a bal h o C er r a d o, l i ga d o S ec r eta r i a d e B i odi ve r si d ad e e Fl or est a s d o M M A, qu e ai nd a n o de u ne m u m pas s o, s e gund o o In st i t ut o d e E st u d os S oci oe c on mi c os ( In e s c) .

C r i ad o e m s et e mbr o d o a n o pas s ad o, o GT t i nh a c omo pr i n ci pal obj et i vo el a bor ar , e m u m a n o,

u m pr ogr a ma d e fi n a nci a me nt o par a o bi oma . O pr obl e ma qu e at h oj e s oc or r e u a r euni o par a i n st al a o d o G T, e m d ez e mbr o, e d e l par a c n ad a f oi fei t o de c on c r et o, cr i t i c a a n ot a do In e s c.

De a c or d o c om C s ar Vi ct or , s u per i nt end ent e e xe cut i vo d a F und a o Pr - N at u r e z a ( Fun at ur a ) , f al t a m pol t i ca s p bl i c a s pa r a a ut i l i z a o su st e nt ve l d o C er r a d o, c omo a a ber t ur a d e l i nh a s de fi n an ci a me nt o par a est i mul ar o c om r ci o s ust ent ve l , e o z on e a me nt o d e r e as a gr c ol a s. Vi ct or , a pe s ar d e el ogi ar e m di ve r s os mome nt os da ent r e vi st a a a mpl i a o d o P ar q ue N aci on al do Gr and e S er t o V er ed as ( M G/ B A) , di z qu e a i mpl e me nt a o d e Uni d ad es d e C ons er va o ai nd a c ont i nu a mui t o fr a c a; o C er r ad o c ont a a pe na s c om 0, 85 % e m UC s, s e gu nd o d ad os d o pr pr i o M M A.

A cr i a o d e n cl e os e GTs por bi oma par a cr u z ar a a ge nd a d as Di r et or i as d a SB F e par a a c on st r u o d e u ma vi s o i nt e gr a da d a s pol t i c as do mi ni st r i o, al i s, f oi d e f endi d a por C a pobi a n c o c om o f und a me nt al . Al m d e u ma e qui pe t cni c a m ni ma qu e oper a a a gend a d o mi ni st r i o, a gent e f or ma u m Gr u po d e Tr a bal h o ( GT) , u m es pa o de moc r t i c o par a a c on st r u o d e pr i or i d ad es. M a s el e me s mo adi a nt a: N e m t ud o s o f l or es. C r i a mos o Gr u po de Tr a bal h o d a M at a At l nt i c a e m a br i l d o an o p as s ad o, e m out u br o j t nh a mos os n ome s c on fi r ma d os, ma s n o t nh a mos r e cur s os par a op er a ci on al i z -l o.

E n vol ve nd o al m d o go ve r n o, d oi s r e pr e s ent ant e s da c omuni d ad e ci ent fi c a, t r s a mbi ent al i st a s i ndi ca d os pel a R ed e d e O N Gs da M at a At l nt i c a, u m de pe s c ad or e s a r t e s an ai s, u m d e or gani z a e s de c omuni da d es qui l omb ol a s e u m d e or gani z a o i nd gen a, o GT M at a At l nt i c a r euni u -s e pel a pr i me i r a ve z a pen a s n o Di a Na ci onal d a M at a At l nt i c a ( 27/ 5) . S o a gu ar da d os ai nd a os n cl e os e GTs d a C aat i n ga e Zon a C ost ei r a.

Tr a mi t a nd o h ce r ca d e 1 2 an os, c on si d er ad o pr i or i t r i o pel a mi ni st r a M ar i n a Si l va e u ma da s pr i nci pai s band ei r a s d e C a pobi an c o du r a nt e su a t r aj et r i a n o mo vi me nt o a mbi ent al i st a, o Pr oj et o d e Lei ( P L) d a M at a At l nt i ca t a mb m j er a e s per ad o pa r a fi gur ar ent r e os gol s d o M M A. D e poi s d a a pr o va o pel os d e put ad os, per ma n e ce d e sd e d ez e mbr o d o an o pa ss ad o

t r a va d o n o S en ad o, c or r e nd o o r i sc o d e s er al t e r ad o e t er d e r et or n ar C ma r a.

B i oss e g ur an a: ass unt o e m ab e rt o

O P L de B i os s e gur an a qu e r e gul a me nt ar as pe squi sa s e a c ome r ci al i z a o d os t r an s gni c os no pa s, e st a gor a e m a pr e cia o n o S en a d o ond e h u m l obb y pe sa d o e c on st ant e par a modi fi c -l o e m pont os fun d a ment ai s, pr i n ci pal m ent e d os ci ent i st as e pr odut or e s, par a f a ci l i t ar a l i ber a o c ome r ci al d os t r ans g ni c os s e m o l i c en ci a me nt o a mbi ent al d o I ba ma e a s a va l i a es d e r i s c o s ad e hu ma n a d a An vi s a. Te me r osa s d e qu e i s s o ve nh a a oc or r e r , or ga ni za e s qu e c ompe m o F r u m B r asi l ei r o d e O N Gs e M o vi me nt os S oci ai s par a o M ei o A mbi ent e e D e se n vol vi me nt o ( FB O M S ) , que o I SA i nt e gr a, en vi ar a m e m 6 d e j ul h o, c ar t a a os se n ad or e s pe di nd o qu e n o modi f i qu e m o t e xt o a pr o va d o e m f e ve r ei r o pel a C mar a. J n o i n ci o d e j unh o, e m c a r t a en vi ad a a o pr e si d ent e Lul a, di ve r s a s i nst i t ui e s, e nt r e a s qu ai s o IS A, f a zi a m u m al er t a c ont r a e s s as pr opos t a s e c obr a va m i nt er ve n o d o gove r n o.

C om o i n ci o d o per od o d e pl ant i o d o gr o e m s et e mbr o, c ome a m a sur gi r a post a s d e qu e a sa f r a 2004 - 2005 c ont a r c om u ma n ova M P par a aut or i z ar o pl ant i o de s oj a t r ans g ni c a.

, ne m t ud o s o fl or e s, c om o me s m o an un ci ou o C a pobi an c o, e ent r e os e s pi nh os est o a s pr i or i d ad e s d o gove r n o.

topo

You might also like