You are on page 1of 4

1- Introduo.

Metais, normalmente apresentam-se na forma cristalina quando no estado slido. A estrutura dos cristais de um metal slido refere-se forma interna ou ao arranjo dos tomos num padro tri-dimensional ordenado e repetitivo. Objetos metlicos comuns so policristalinos, isto , so constitudos de um agregado de vrios cristais muito pequenos, denominados de gros. Determinados componentes metlicos, tais como os fundidos, podem apresentar gros muito grandes e grosseiros sendo at observados a olho nu. Essas estruturas so denominadas de macroestruturas. Tipicamente, os gros de um componente metlico so muito pequenos e na maioria das vezes no so vistos a olho nu. As caractersticas estruturais desses minsculos cristais so observadas usando-se microscpios pticos ou eletrnicos, em aumentos maiores que 100 vezes. Estruturas que requerem tais aumentos para suas respectivas observaes, so chamadas de microestruturas. Dentre os aspectos mais importantes dos materiais de uso na engenharia est a sua microestrutura, que uma conseqncia da composio qumica, da "histria trmica" e do processamento, que influenciam marcadamente nas suas propriedades e conseqentemente no seu desempenho. Dessa forma, estudando a microestrutura de um material obtm-se informaes importantes, que associadas composio e ao mtodo de conformao mecnica, permitem prever suas caractersticas e o seu comportamento durante a aplicao. A interpretao das microestruturas requer um entendimento do processo pelo qual elas so formadas. A Metalurgia Fsica fornece muitas explicaes a respeito das microestruturas, por meio do estudo das vrias etapas de fabricao. Informaes sobre tamanho de gro, incluses, impurezas, fases secundrias, porosidades, segregao e defeitos superficiais, do uma boa idia de como o material era originalmente e das transformaes sofridas por processamentos subseqentes. As anlises microestruturais permitem obter informaes de como o material foi produzido, bem como da sua qualidade resultante.

2- Materiais e mtodos.
Cada dupla ficou responsvel pela preparao de um ao. No caso da minha dupla (eu e o Douglas) o ao foi o SAE1080-Transversal. As outras duplas prepararam as amostras SAE1010-Transversal, SAE1045-Longitudinal, SAE 1045-Transversal e SAE1095-Transversal. Primeiro lixamos o ao em gua corrente, sempre alternando a posio da amostra em 90 ao passar de uma lixa para outra e sempre indo da lixa mais grossa para a mais fina.

Depois polimos a pea, de modo que esta ficou quase como um espelho.

A seguir mergulhamos a amostra no Reagente de Nital 3% V.V. por alguns segundos. A soluo de Nital (cido ntrico com lcool etlico) no ataca a ferrita nem a cementita, mas delineia os contornos e escurece a perlita. A perlita escurece porque o reativo ataca as interfaces entre a ferrita e a cementita, e como essas linhas esto muito prximas, a perlita se apresenta como hachurada [COLPAERT, 1974], este reagente mostra a topografia da microestrutura, uma vez que o reagente arranca tomos dos contornos. Mergulhamos a amostra em gua quente. Lavamos em lcool etlico. Secamos a amostra com o secador. E, por fim, analisamos a amostra no microscpio.

3- Clculos.
Aplicamos a Regra da alavanca nas amostras obtendo os

seguintes resultados: A amostra 1010 tem 87,5% de Ferrita e 12,5% de Perlita. (O que pode ser observado tambm no microscpio j que a rea de cor branca era bem maior que a rea de cor marrom.) A amostra 1045-Transversal tem 50% de Ferrita e 50% de Perlita. (Nela cada gro representa uma linha) A amostra 1045-Longitudinal tem 50% de Ferrita e 50% de Perlita. (Nela podemos ver as linhas, ou seja, podemos ver a estrutura fibrosa, podemos ver que o material foi laminado) A amostra 1080 100% Perlita e eutetide. A amostra 1095 100% Perlita e cercada por Cementita. Ela a mais dura e tambm a mais frgil das amostras.

4- Concluses.
- Os reagentes qumicos utilizados nos ensaios metalogrficos, so importantes para as anlises microestruturais, pois alguns deles so seletivos e revelam somente determinados micro constituintes, outros revelam a estrutura como um todo. - A regio selecionada para realizar-se a anlise microestrutural deve ser tal que seja representativa do material estudado. Amostragens realizadas prximas a reas especficas, tais como: canais e massalotes nos fundidos, paredes internas nos centrifugados, etc, devem ser evitadas, pois as respectivas microestruturas sofrem influncias das condies de processamento e no possuem representatividade do todo. - As microestruturas dos materiais so funes da histria trmica e de processamento dos mesmos. As condies de resfriamento implicam diretamente na natureza e na morfologia das fases presentes, pois estruturas mais refinadas so produtos de taxas mais altas de resfriamento e estruturas mais grosseiras so oriundas de velocidades menores de resfriamento. - Em termos de controle de qualidade, a anlise microestrutural usada para determinar se os parmetros estruturais esto dentro de certas especificaes padronizadas por normas. Ela

usada como um critrio de aceitao ou rejeio. As caractersticas microestruturais mais consideradas so: tamanho de gro, quantidade de impurezas, fases secundrias, porosidades e segregaes. Essas caractersticas podem ser quantificadas ou medidas e comparadas a um critrio de aceitao. - A anlise microestrutural tambm usada nas investigaes de falhas em componentes mecnicos, com o intuito de determinar as causas das mesmas. Tais falhas podem ocorrer devido seleo de um material imprprio para a aplicao a que se destina e tambm por um controle de qualidade deficiente. A anlise de um componente avariado pode identificar se houve erros durante o processo de fabricao, ou se as condies de trabalho provocaram alteraes na microestrutura. - No campo da pesquisa e desenvolvimento, as anlises microestruturais so utilizadas para confirmar se as microestruturas projetadas ocorreram realmente na prtica e se alteraes no processamento, ou no tratamento trmico, provocaram mudanas na estrutura interna.

BIBLIOGRAFIA
1. William D. Callister, Jr.; Cincia e Engenharia de Materiais Uma Introduo; Livros

Tcnicos Cientficos Editora; 5a edio; Rio de Janeiro; 2000. 2. Van Vlack, L.H.; Princpios de Cincia dos Materiais; Editora Edgard Blucher Ltda; So Paulo; 1970. 3. Colpaert, H.; Metalografia dos Produtos Siderrgicos; EDUSP-SP.

You might also like