You are on page 1of 4

QUMICA AMBIENTAL Recursos Hdricos no Futuro: Problemas e Solues: a crise atual da gua tem muitos componentes de origem social,

econmica e ambiental: Usos excessivos da gua, aumento de demanda, gerenciamento setorial e muito focado em quantidade. Contaminao da gua, eutrofizao e alteraes no ciclo hidrolgico em razo das mudanas globais so outros componentes. Para resolver esse conjunto de problemas e avanar estratgias de planejamento e gesto em longo prazo, os seguintes programas e abordagens so alguns mecanismos relevantes: a) Uma abordagem da bacia hidrogrfica integrando gesto, planejamento e pesquisa cientfica; b) Um sistema avanado de governana dessas bacias hidrogrficas com a participao de usurios, setor pblico e setor privado; c) Estudos estratgicos sobre gua e economia, gua em reas metropolitanas, gua e energia; d) Uma estrutura para cooperao internacional em bacias internacionais compartilhadas; e) Uma avaliao econmica dos servios dos recursos hdricos (guas superficiais e subterrneas, rios, lagos e represas); f) Programas de capacitao de gerentes com uma abordagem integrada, preditiva, tcnica e tecnolgica. 1 - gua Subterrnea: guas disponveis no subsolo, limitando-se desde a unidade do solo at a argila ou rocha impermevel. Com profundidade que excedem a um quilmetro. A principal fonte so as chuvas que caem sobre a superfcie e infiltram-se pela porosidade dos solos. A purificao um problema de longo prazo, muito difcil e caro de ser resolvido. 2 - guas Superficiais: So os lagos e guas correntes, devido s chuvas e o lenol fretico (parte superior da regio saturada das guas subterrneas) repousar sobre o solo (superfcie). So importantes no apenas como fonte principal da gua potvel, mas tambm como habitat para a vida vegetal e animal que contm, possibilidade de recreao e transporte que proporcionam. So purificadas com facilidade e rapidez. 3 - Poluio das guas Subterrneas: A contaminao por produtos qumicos no foi reconhecida como um problema srio at os anos 80, mesmo que ela j viesse ocorrendo h cerca de meio sculo. Foi negligenciado por no ser imediatamente visvel, pois estava oculta. Apesar de constiturem uma das principais fontes de gua potvel. Foram ignoradas as conseqncias, a longo prazo, as prticas de descarte de lixos.

A preocupao de contaminao do solo por produtos qumicos orgnicos (fabricados e/ou descartados), se deve a dificuldade e custos elevados de purificao. 4 - Chorume: Lquido que contm material dissolvido e em suspenso proveniente de uma fonte terrestre. Tanto os aterros de lixos municipais, quanto os depsitos utilizados para descarte de lixo industriais, so habitualmente a origem de contaminantes do chorume. 5 - Purificao de gua Potvel (exceo da desinfeco): Aerao: Usada para a melhoria da qualidade da gua. Remove gases dissolvidos, como H2S e compostos orgnossulfurados de odor ftido, alm de compostos orgnicos volteis (COV), alguns dos quais podem ter um cheiro detectvel. A maior parte dos compostos orgnicos remanescentes podem ser removidos pela passagem da gua atravs de carvo ativado (slido, muito til para purificar a gua e remover contaminantes da gua, melhorando seu sabor, cor e odor). Os processos de remoo das partculas podem ser atravs de decantao ou precipitao e filtrao (atravs de areia ou outro material granulado). 6 - Desinfeco de gua Potvel (exceo da clorao): 1) Oznio: Vantagens: Tempo de reao com a gua, rpida; Produo de hidroxila e hidroperxi (radicais livres) Desvantagens: No pode ser armazenado ou transportado, devido seu tempo de vida ser muito curto. Assim, deve ser gerado in situ, processo caro, pois envolve descargas eltricas em ar seco. A purificao da gua no tem uma proteo residual que evite contaminaes futuras. 2) Dixido de Cloro: Vantagens: Oxida as matrias orgnicas dissolvida, formando quantidades muito menores de subprodutos orgnicos txicos, quando usado cloro molecular, extraindo eltrons. Desvantagens: No pode ser estocado, devido ser muito explosivo em concentraes elevadas. Assim, deve ser gerado in situ (processo muito caro). 3) Luz Ultravioleta: Vantagens: Elimina microorganismos txicos, atravs de lmpadas potentes a vapor de mercrio, cujos tomos excitados emitem luz UV-C, com emisso a 254mm, so imersas no fluxo de gua. Podem ser usadas unidades menores para atender a pequenas populaes, tanto em pases desenvolvidos como em desenvolvimento, onde no de faz necessrio o monitoramento contnuo dos sistemas qumicos.

Desvantagens: Presena de ferro dissolvido e de substncias hmicos, pois ambos absorvem a luz reduzido a quantidades disponvel para desinfeco. 7 - Desinfeco da gua Potvel - Clorao: Vantagens: Relativamente barata. O uso de um pequeno excesso do produto pode fornecer gua com um poder residual de desinfeco, durante seu armazenamento e fornecimento. Desvantagens: No estvel na forma concentrada, dificultando a armazenagem. Nas aplicaes de clorao em pequena escala, como em piscinas, a manipulao de cilindros de cloro inconveniente e perigoso. Um problema mais generalizado da clorao de gua reside na produo de Trialometanos (THMs), cuja frmula geral CHX 3, onde e X pode ser cloro, bromo ou uma combinao de ambos. O clorofrmio suspeito de ser carcingeno para o fgado humano, podendo tambm causar efeitos nocivos na reproduo e no desenvolvimento. Apesar das expectativas de que a gua potvel clorada possa apresentar um risco para a sade, os benefcios trazidos pela clorao na eliminao de doenas fatais transmitidas pela gua, so mais significativos. 8 - Dessalinizao das guas Residuais: 1) Osmose Reversa: a gua tem sua passagem forada sob presso atravs de uma membrana que os ons no podem atravessar. Esta membrana semipermevel composta de um material orgnico polimrico, onde a espessura relativamente pouca porosa. Assim, atravs dos poros, passam apenas gua. O lquido que atravessa gua pura. 2) Eletrodilise: so colocados verticalmente e de forma alternada no interior de uma clula eltrica, uma srie de membranas permeveis com passagem somente de pequenos ctions ou pequenos nions inorgnicos. Aplica-se uma corrente eltrica diretamente atravs da gua, de modo que os ctions migram para o ctodo e os nions migram para o nodo. O lquido tornase mais concentrado ou menos concentrado em ons. Finalmente, a gua concentrada em ons pode ser descartada como salmoura e a gua purificada, liberada para o meio ambiente. 3) Troca Inica: alguns slidos polimricos contm stios que podem reter ons de maneira relativamente fraca, o que torna possvel que um tipo de on quando em contato com esse slido, possa ser trocado por um outro de mesma carga. Quando a gua poluda por ons M+ e X- passa atravs das duas resinas, os ons H+ da primeira so substitudos por M+ e a seguir os ons OH- da segunda resina so substitudos por X-. Assim, a gua que deixa a coluna de resina contm ons H+ e OH-, em vez daqueles do sal.

9 - Remoo e destrudos dos COVS (Compostos Orgnicos Volteis) Dissolvidos em guas Residuais: 1) Borbulhamento de Ar: o ar passa em direo ascendente por uma corrente de gua descendente, de maneira que os materiais volteis so transferidos da fase lquida para a fase gasosa. 2) Oxidao Cataltica: pela passagem do ar aquecido, entre 300 C e 500 C, durante breve perodo de tempo sobre platina ou algum outro metal precioso, depositado em um suporte de alumina. Os custos so altos com energia, pois envolve o aquecimento de um grande volume de ar mido e de vapor d`gua. Quando os COVs originais contm cloro, devem ser removidos com lavagem (composto bsico), antes que o ar seja liberado para a atmosfera. A absoro de compostos sobre carvo ativado ou sob absorventes sintticos derivados de carbono, uma tecnologia de baixo custo e grande eficincia, usada para a remoo de baixas concentraes de COVs, em correntes tanto de ar quanto de vapor. Tambm til para compostos orgnicos no-volteis.

Processos Oxidativos Avanados (POAs): visam a mineralizar os poluentes, convert-los Inteiramente em CO2, H2O e cidos minerais como HCL. Processos Fotocatalticos: irradiao de UV (Luz) de fotocatalizadores semicondutores slidos, como TiO2 (Dixido de Titnio) na forma de pequenas partculas suspensas na soluo. Desclorao Redutiva de Compostos Organoclorados Presentes em Aqferos; Tcnica in situ: muro subterrneo permevel (em grande parte constituda de areia grossa) perpendicular direo do fluxo de gua. A gua purifica-se ao passar atravs do muro, no sendo necessrio seu bombeamento para fora do subsolo. Ingrediente: ferro metlico (pequenos grnulos), atua como agente oxidante em contato com certos compostos orgnicos, dissolvidos na gua.

You might also like