You are on page 1of 4

1) Afinal, o que PPRA ? R: PPRA a sigla de Programa de Preveno de Riscos Ambientais.

s. Esse programa est estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras (NR-9) da CLT- Consolidao das Leis Trabalhistas, sendo a sua redao inicial dada pela Portaria n 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurana e Sade do Trabalho, do Ministrio do Trabalho. 2) Qual o objetivo do PPRA ? R: Estabelecer uma metodologia de ao que garanta a preservao da sade e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho. 3) Quais so os riscos ambientais ? R: Para efeitos do PPRA, os riscos ambientais so os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade dos trabalhadores. 4) Na prtica, que agentes de riscos so esses ? R: Agentes fsicos: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes e radiaes no ionizantes. Agentes qumicos: poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratria, atravs da pele ou por ingesto. Agentes biolgicos: bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros. 5) Quem est obrigado a fazer o PPRA ? R: A elaborao e implementao do PPRA obrigatria para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados. No importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomnio, uma loja ou uma planta industrial, todos esto obrigados a ter um PPRA, cada um com sua caracterstica e complexidade diferentes. 6) Quem deve elaborar o PPRA ? R: A princpio o prprio Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho - SEESMT da empresa ou instituio. Caso o empregador esteja desobrigado pela legislao de manter um servio prprio , ele dever contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA. A Norma Regulamentadora no especifica qual o profisional, porm as atribuies estabelecidas para a gerncia do PPRA nos mostram que ele dever estar sob a coordenao de um Engenheiro de Segurana do Trabalho ou de um Tcnico de Segurana do Trabalho, dependendo das caractersticas da empresa ou estabelecimento (As atribuies dos Engenheiros de Segurana do Trabalho esto na Resoluo n359 do CONFEA, de 31 de julho de 1991). 7) A CIPA pode elaborar o PPRA ? R: No. A CIPA pode e deve participar da elaborao do PPRA, discutindo-o em suas reunies, propondo idias e auxiliando na sua implementao. Entretanto, o PPRA uma obrigao legal do empregador e por isso deve ser de sua iniciativa e responsabilidade direta.

8) O PPRA se resume a um documento que dever ser apresentado fiscalizao do Ministrio do Trabalho ? R: No. O PPRA um programa de ao contnua, no apenas um documento. O documento-base, previsto na estrutura do PPRA, e que deve estar disposio da fiscalizao, um roteiro das aes a serem empreeendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente documento-base mas as medidas no estiverem sendo implementadas e avaliadas, o PPRA, na verdade, no existir. 9) O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO ? R: Sendo programas de carter permanente, eles devem coexistir nas empresas e instituies, com as fases de implementao articuladas. No primeiro ano, entretanto, o PPRA dever estar na frente para servir de subsdio ao PCMSO. Observe a "letra da lei": NR-7, tem 7.2.4 - O PCMSO dever ser planejado e implantado com base nos riscos sade dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliaes previstas nas demais NR." 10) O PPRA e o PCMSO abrangem todas as exigncias legais e garantem a segurana e sade dos trabalhadores ? R: No, de forma alguma. Veja, de novo, a "letra da lei": NR-9, tem 9.1.3 - O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7."

90) Qual o significado da sigla PPRA ? R = Programa de Preveno de Riscos Ambientais. 91) O que visa o PPRA ? R = Visa a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. 92) Quais so as etapas que obrigatoriamente devem constar no PPRA ? R = So elas : a) antecipao e reconhecimento dos riscos ; b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle ; c) avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; d) implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; e) monitoramento da exposio aos riscos; f) registro e divulgao dos dados. 93) Quem deve elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA ? R = Pode ser feita pelo SESMT da empresa ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR - 09. 94) A quem cabe estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa ou instituio ? R = Ao empregador. 95) A quem cabe colaborar e participar da implantao e execuo do PPRA ? R = Aos empregados.

1) O que a NR09 e PPRA ? A N.R. n. 09 faz parte de um conjunto de 33 Normas Regulamentadoras cuja implantao obrigatria para todas as Empresas. PPRA a sigla que significa Programa de Preveno de Riscos Ambientais.

2) Sou obrigado da faz-lo ? Todas as Empresas que tenham empregados em regime de C.L.T., (a partir de 01 empregado registrado) sero obrigadas a ter o Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA.

3) Qual a sua finalidade ? Visa exclusivamente a preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle dos riscos ambientais. Alm disso, uma proteo legal para a empresa no caso de eventuais processos trabalhistas.

4) Como ser realizado ? Ser deslocado at a Empresa 01 Tcnico de Segurana do Trabalho para avaliar os riscos Fsicos, Qumicos e Biolgicos da seguinte maneira:

- Riscos Fsicos: Avaliao quantitativa de rudo, iluminao (Enquadrada legalmente na NBR 5413 Iluminncia de Interiores) e temperatura; - Riscos Qumicos: Avaliao qualitativa; - Riscos Biolgicos: Avaliao qualitativa; - Riscos Ergonmicos: Recomendaes Gerais sobre postura correta, acessrios e mobilirio. (As recomendaes no isentam a empresa da obrigatoriedade de realizar o Levantamento Ergonmico, conforme a NR 17 Ergonomia) A partir da avaliao realizada elaborado o Programa com as recomendaes necessrias e um cronograma para o cumprimento das metas estabelecidas pelo PPRA. O referido Programa complementar as avaliaes do PCMSO.

5) O Programa vlido por quanto tempo ? Dever ser reavaliado anualmente ou sempre que ocorrerem mudanas nos processos produtivos, "lay-out" dos locais de trabalho ou necessidade de novas funes dentro da Empresa.

6) Por quanto tempo preciso manter o Programa arquivado na Empresa e quem pode solicit-lo ? O Programa dever ser mantido nos arquivos da Empresa por no mnimo 20 anos, estando disponvel aos trabalhadores interessados ou seus representantes e s autoridades competentes ( fiscalizaes trabalhistas e previdencirias, por exemplo ).

7) Tenho servios terceirizados na minha Empresa. Elas tambm devero ter este Programa ? Sim. As Empresas terceiras realizando servios nas reas fsicas da contratante devero ter seu prprio PPRA. Recomenda-se a contratante exigir a cpia do Programa da contratada e obrig-la a seguir as orientaes de segurana conforme os locais e riscos especficos das atividades executadas na Empresa contratada, uma vez que a contratante , legalmente, responsvel solidria por eventuais danos sade dos trabalhadores terceiros ocorridos em suas dependncias ou a seu servio.

You might also like