You are on page 1of 4

Os Domnios Morfoclimticos

Os domnios morfoclimticos brasileiros so definidos a partir das caractersticas climticas, botnicas, pedolgicas, hidrolgicas e fitogeogrficas; com esses aspectos possvel delimitar seis regies de domnio morfoclimtico. Devido extenso territorial do Brasil ser muito grande, vamos nos defrontar com domnios muito diferenciados uns dos outros. Esta classificao feita, segundo o gegrafo Aziz AbSber (1970), dividiu o Brasil em seis domnios: I Domnio Amaznico regio norte do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentao; clima e floresta equatorial; II Domnio dos Cerrados regio central do Brasil, como diz o nome, vegetao tipo cerrado e inmeros chapades; III Domnio dos Mares de Morros regio leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlntica que possui clima diversificado; IV Domnio das Caatingas regio nordestina do Brasil (polgono das secas), de formaes cristalinas, rea depressiva intermontanhas e de clima semi-rido; V Domnio das Araucrias regio sul brasileira, rea do habitat do pinheiro brasileiro (araucria), regio de planalto e de clima subtropical; VI Domnio das Pradarias regio do sudeste gacho, local de coxilhas subtropicais.
Domnio amaznico
Situado, em sua maior parte, na regio Norte do pas, o domnio amaznico compe planaltos, depresses e uma faixa latitudinal de plancie e apresenta vegetao pereniflia, latifoliada (de folhas largas), rica em madeira de lei e densa, o que impede a penetrao de cerca de 95% da luz solar no solo e, portanto, o desenvolvimento de herbceas. No vero, quando a Zona de convergncia intertropical se estabelece no sul do pas, os ventos formados no anticiclone dos Aores so levados pelo movimento dos alsios ao continente e, ao penetrlo, assimila a umidade proveniente da evapotranspirao da Floresta Amaznica. Essa massa de ar mida chamada de massa equatorial continental, sendo responsvel pelo alto ndice pluviomtrico da regio.

Alm de mida, a Floresta Amaznica tambm quente, apresentando, em funo de sua abrangncia latitudinal, clima equatorial. No inverno, quando a Zona de convergncia intertropical se estabelece no norte do pas, a massa polar atlntica, oriunda da Patagnia, aps percorrer o longo corredor entre a Cordilheira dos Andes e o Planalto Central, chega Amaznia seca, porm ainda fria, o que ocasiona friagem na regio e, com isso, diminuio das chuvas. A vegetao da Amaznia, alm de latifoliada e densa, possui solo do tipo latossolo pobre em minerais e uma grande variedade de espcies, geralmente autofgicas, em virtude da grande presena de hmus nas folhas. Observa-se a presena de trs subtipos: a mata de terra firme, onde nota-se a presena de rvores altas, como o guaran, o caucho (do qual se extrai o ltex) e a castanheira-do-par, que, em geral, atinge 60 metros de altura, a mata de igap, localizada em terras mais baixas, zonas alagadas pelos rios e onde vivem plantas como a vitria-rgia, e a mata de vrzea, onde se encontram palmeiras, seringueiras e jatobs.

Vegetao: Predomina a floresta equatorial Amaznica.


Domnio do cerrado
Localizado, em sua maior parte, na poro central do pas,o Cerrado constitui, em geral, uma vegetao caduciflia, ou seja, as plantas largam suas folhas sazonalmente para suportar um perodo de seca, exatamente porque o clima da regio o tropical tpico, com duas estaes bem definidas (tpicas): vero mido e inverno seco. A umidade do vero se deve principalmente atuao da massa tropical atlntica (mida), por se formar no arquiplago dos Aores, e quente, em funo da tropicalidade. Na regio encontram-se ainda os escudos cristalinos do Planalto Central.

Vegetao:
cascas grossas.

Campos que apresentam rvores retorcidas com

Domnio da caatinga
A Caatinga est localizada na regio Nordeste, apresentando depresses e clima semi-rido, caracterizado pelas altas temperaturas e pela m distribuio de chuvas durante o ano. A massa equatorial atlntica, formada no arquiplago dos Aores, ao chegar ao Nordeste, barrada no barlavento do Planalto Nordestino (notadamente Borborema, Apodi e Araripe), onde ganha altitude e precipita (chuvas orogrficas), chegando praticamente seca Caatinga. Apesar de sua aparncia, a vegetao da Caatinga muito rica, variando a maioria delas conforme a poca de chuvas e conforme a localizao. Muitas espcies ainda no foram catalogadas. As bromlias e os cactos so as duas principais famlias da regio, destacando-se os mandacarus, os caros, os xique-xiques, as macambiras e outras mais.

Vegetao: Arbustos espinhentos e cactos alm de rvores que perdem suas folhas nas secas.

Domnio dos mares de morros (mata atlntica)


Localizado em grande parte da poro leste, o domnio dos mares morro assim chamado por causa de sua forma, oriunda da eroso, gerada principalmente pela ao das chuvas. Encontram-se na regio a floresta tropical, Mata Atlntica ou mata de encosta, caracterizada pela presena de uma grande variedade de espcies, a plancie litornea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhao e a Serra da Mantiqueira. No litoral do Nordeste, encontra-se o solo de massap, excelente para a prtica agrcola, sendo historicamente ligado monocultura latifundiria da cana-de-acar. Apresenta clima tropical tpico e tropical litorneo, caracterizado pela atuao da massa tropical atlntica, formada no arquiplago de Santa Helena.

Vegetao:

Predomina a Mata Atlntica que est muito

devastada. Tambm apresenta campos e cerrados.


Domnio das araucrias
As araucrias se estendiam a grandes pores do Planalto Meridional, mas, por causa da intensa devastao gerada para o desenvolvimento da agropecuria e do extrativismo, hoje s so encontradas em reas reflorestadas e reas de preservao. Abrange planaltos e chapadas, constituindo uma vegetao aciculifoliada (folhas em forma de agulha), aberta e rica em madeira mole, utilizada na fabricao de papel e papelo. Destaca-se ainda na regio o solo de terra roxa, localizado em praticamente toda poro ocidental da regio sul, sudoeste de So Paulo e Sul do Mato Grosso do Sul. Altamente frtil e oriundo da decomposio de rochas baslticas, o solo de terra roxa, foi largamente utilizado no cultivo do caf. Apresenta clima subtropical, caracterizado por chuvas bem distribudas durante todo o ano, por veres quentes e pela atuao da massa polar atlntica, responsvel pelos invernos frios, marcados pelo congelamento do orvalho (geada).

Vegetao: Floresta
muito devastada.
Domnio das pradarias

dos Pinhais ou de Araucria a qual est

Localizado no extremo sul do Brasil, tambm apresenta clima subtropical, sendo portanto marcado pela atuao da massa polar atlntica.

Abrange os pampas, Campanha Gacha ou Campos Limpos, marcados pela presena do solo de brunizens, oriundo da decomposio de rochas sedimentares e gneas, o que possibilita o desenvolvimento da agricultura e principalmente da pecuria bovina semi-extensiva. notvel tambm a presena de coxilhas (colinas arredondadas e ricas em herbceas e gramneas) e das matas-galerias nas margens dos rios.

Vegetao:

Gramais que formam imensos campos muito

utilizados para a pecuria.

You might also like