You are on page 1of 116

Tudo sobre

Cncer

Organizador: Andr Reis

Copyright 1996-2007 INCA - Ministrio da Sade

ndice O que o Cncer? Como surge o Cncer? O que causa o Cncer? Dez Dicas para se proteger do cncer Tipos de Cncer Cncer Anal Cncer de Boca Cncer Colo-retal Cncer do Colo do tero Cncer de Esfago Cncer de Estmago Cncer de Fgado Hepatoblastoma Cncer Infantil (Particularidades) Cncer de Laringe Cncer de Pele Cncer de Mama Cncer de Pncreas Cncer de Pnis Cncer de Prstata Cncer de Pulmo Cncer de Ovrio Cncer de Testculo Leucemia Aguda Linfoma de Hodgkin Linfoma No-Hodgkin Famlia de Tumores de Ewing: Sarcoma de Ewing e Tumores Neuroectodrmicos Primitivos Perifricos (Askin) Como Tratar Radioterapia Quimioterapia Transplante de medula ssea Perguntas e Respostas Sobre o Cncer Sites teis 03 04 08 18 19 19 21 23 25 33 35 38 45 48 50 57 63 66 68 70 74 76 77 80 84 88 92 95 95 97 100 103 113

Fonte: Inca Instituto Nacional de Cncer Ministrio da Sade www.inca.gov.br

O que o Cncer?
Cncer o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenas que tm em comum o crescimento desordenado (maligno) de clulas que invadem os tecidos e rgos, podendo espalhar-se (metstase) para outras regies do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas clulas tendem a ser muito agressivas e incontrolveis, determinando a formao de tumores (acmulo de clulas cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de clulas que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Os diferentes tipos de cncer correspondem aos vrios tipos de clulas do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de cncer de pele porque a pele formada de mais de um tipo de clula. Se o cncer tem incio em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele denominado carcinoma. Se comea em tecidos conjuntivos como osso, msculo ou cartilagem chamado de sarcoma. Outras caractersticas que diferenciam os diversos tipos de cncer entre si so a velocidade de multiplicao das clulas e a capacidade de invadir tecidos e rgos vizinhos ou distantes (metstases).

Como surge o Cncer?


As clulas que constituem os animais so formadas por trs partes: a membrana celular, que a parte mais externa da clula; o citoplasma, que constitui o corpo da clula; e o ncleo, que contem os cromossomas que por sua vez so compostos de genes. Os genes so arquivos que guardam e fornecem instrues para a organizao das estruturas, formas e atividades das clulas no organismo. Toda a informao gentica encontra-se inscrita nos genes, numa 'memria qumica' - o cido desoxirribonuclico (DNA). atravs do DNA que os cromossomas passam as informaes para o funcionamento da clula. Uma clula normal pode sofrer alteraes no DNA dos genes. o que chamamos mutao gentica. As clulas cujo material gentico foi alterado passam a receber instrues erradas para as suas atividades. As alteraes podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princpio so inativos em clulas normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsveis pela malignizao (cancerizao) das clulas normais. Essas clulas diferentes so denominadas cancerosas.

Como se comportam as clulas cancerosas? As clulas alteradas passam ento a se comportar de forma anormal. Multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as clulas normais do tecido sua volta, invadindo-o. Geralmente, tm capacidade para formar novos vasos sanguneos que as nutriro e mantero as atividades de crescimento descontrolado. O acmulo dessas clulas forma os tumores malignos Adquirem a capacidade de se desprender do tumor e de migrar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sangneo ou linftico e, atravs desses, disseminar-se, chegando a rgos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando as metstases. Dependendo do tipo da clula do tumor, alguns do metstases mais rpido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou at no o fazem. As clulas cancerosas so, geralmente, menos especializadas nas suas funes do que as suas correspondentes normais. Conforme as clulas cancerosas vo substituindo as normais, os tecidos invadidos vo perdendo suas funes. Por exemplo, a invaso dos pulmes gera alteraes respiratrias, a invaso do crebro pode gerar dores de cabea, convulses, alteraes da conscincia etc.

Como o processo de carcinognese? O processo de carcinognese, ou seja, de formao de cncer, em geral se d lentamente, podendo levar vrios anos para que uma clula cancerosa prolifere e d origem a um tumor visvel. Esse processo passa por vrios estgios antes de chegar ao tumor. So eles: Estgio de iniciao o primeiro estgio da carcinognese. Nele as clulas sofrem o efeito dos agentes cancergenos ou carcingenos* que provocam modificaes em alguns de seus genes. Nesta fase as clulas se encontram, geneticamente alteradas, porm ainda no possvel se detectar um tumor clinicamente. Encontram-se "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ao de um segundo grupo de agentes que atuar no prximo estgio.

Estgio de promoo o segundo estgio da carcinognese. Nele, as clulas geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancergenos classificados como oncopromotores. A clula iniciada transformada em clula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformao, necessrio um longo e continuado contato com o agente cancergeno promotor. A suspenso do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe o processo nesse estgio. Alguns componentes da alimentao e a exposio excessiva e prolongada a hormnios so exemplos de fatores que promovem a transformao de clulas iniciadas em malignas.

Estgio de progresso o terceiro e ltimo estgio e se caracteriza pela multiplicao descontrolada e irreversvel das clulas alteradas. Nesse estgio o cncer j est instalado, evoluindo at o surgimento das primeiras manifestaes clnicas da doena. Os fatores que promovem a iniciao ou progresso da carcinognese so chamados agentes oncoaceleradores ou carcingenos. O fumo um agente carcingeno completo, pois possui componentes que atuam nos trs estgios da carcinognese.

* Agentes Cancergenos Os efeitos cumulativos de diferentes agentes so os responsveis pelo incio, promoo, progresso e inibio do tumor. A carcinognese determinada pela exposio a esses agentes, em uma dada freqncia e perodo de tempo, e pela interao entre eles. Devem ser consideradas, tambm, as caractersticas individuais, que facilitam ou dificultam a instalao do dano celular. O perodo de latncia varia com a intensidade do estmulo carcinognico, com a presena ou ausncia dos agentes oncoiniciadores, oncopromotores e oncoaceleradores, e com o tipo e localizao primria do cncer. Portanto, a presena dos agentes cancergenos, por si s, no pode ser responsabilizada pelo desenvolvimento dos tumores. H, porm, casos em que isto acontece. O carcinoma de bexiga, por exemplo, se desenvolve em 100% dos destiladores de benzidina que se expem a esta substncia de forma intensa e contnua, e o cncer de pulmo, que conseqncia do tabagismo crnico, ocorrendo entre fumantes, em mais de 90% dos casos. Agente oncoiniciador - capaz de provocar diretamente o dano gentico das clulas, iniciando o processo de carcinognese, chamado agente iniciador ou oncoiniciador. Como exemplo de iniciador temos o benzopireno, um dos componentes da fumaa do cigarro e alguns vrus oncognicos, entre outros. Agente oncopromotor - atua sobre as clulas iniciadas, transformando-as em malignas. Agente oncoacelerador - caracteriza-se pela multiplicao descontrolada e irreversvel das clulas alteradas. Atua no estgio final do processo. Como o organismo se defende? No organismo existem mecanismos de defesa naturais que o protegem das agresses impostas por diferentes agentes que entram em contato com suas diferentes estruturas. Ao longo da vida, so produzidas clulas alteradas, mas esses mecanismos de defesa possibilitam a interrupo desse processo, com sua eliminao subseqente. A integridade do sistema imunolgico, a capacidade de reparo do DNA danificado por agentes cancergenos e a ao de enzimas responsveis pela transformao e eliminao de substncias cancergenas introduzidas no corpo so exemplos de mecanismos de defesa. Esses mecanismos, prprios do organismo, so na maioria das vezes geneticamente pr-determinados, e variam de um indivduo para outro. Esse fato explica a existncia de vrios casos de cncer numa mesma famlia, bem como o porqu de nem todo fumante desenvolver cncer de pulmo.

Sem dvida, o sistema imunolgico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele constitudo por um sistema de clulas distribudas numa rede complexa de rgos, como o fgado, o bao, os gnglios linfticos, o timo e a medula ssea, e circulando na corrente sangnea. Esses rgos so denominados rgos linfides e esto relacionados com o crescimento, o desenvolvimento e a distribuio das clulas especializadas na defesa do corpo contra os ataques de "invasores estranhos". Dentre essas clulas, os linfcitos desempenham um papel muito importante nas atividades do sistema imune, relacionadas s defesas no processo de carcinognese. Cabe aos linfcitos a atividade de atacar as clulas do corpo infectadas por vrus oncognicos (capazes de causar cncer) ou as clulas em transformao maligna, bem como de secretar substncias chamadas de linfocinas. As linfocinas regulam o crescimento e o amadurecimento de outras clulas e do prprio sistema imune. Acredita-se que distrbios em sua produo ou em suas estruturas sejam causas de doenas, principalmente do cncer. Sem dvida, a compreenso dos exatos mecanismos de ao do sistema imunolgico muito contribuir para a elucidao de diversos pontos importantes para o entendimento da carcinognese e, portanto, para novas estratgias de tratamento e de preveno do cncer. As clulas que constituem os animais so formadas por trs partes: a membrana celular, que a parte mais externa da clula; o citoplasma, que constitui o corpo da clula; e o ncleo, que contem os cromossomas que por sua vez so compostos de genes. Os genes so arquivos que guardam e fornecem instrues para a organizao das estruturas, formas e atividades das clulas no organismo. Toda a informao gentica encontra-se inscrita nos genes, numa "memria qumica" - o cido desoxirribonucleico (DNA). atravs do DNA que os cromossomas passam as informaes para o funcionamento da clula. Uma clula normal pode sofrer alteraes no DNA dos genes. o que chamamos mutao gentica. As clulas cujo material gentico foi alterado passam a receber instrues erradas para as suas atividades. As alteraes podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princpio so inativos em clulas normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsveis pela malignizao (cancerizao) das clulas normais. Essas clulas diferentes so denominadas cancerosas.

O que causa o Cncer?

As causas de cncer so variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hbitos ou costumes prprios de um ambiente social e cultural. As causas internas so, na maioria das vezes, geneticamente pr-determinadas, esto ligadas capacidade do organismo de se defender das agresses externas. Esses fatores causais podem interagir de vrias formas, aumentando a probabilidade de transformaes malignas nas clulas normais. De todos os casos, 80% a 90% dos cnceres esto associados a fatores ambientais. Alguns deles so bem conhecidos: o cigarro pode causar cncer de pulmo, a exposio excessiva ao sol pode causar cncer de pele, e alguns vrus podem causar leucemia. Outros esto em estudo, tais como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos so ainda completamente desconhecidos. O envelhecimento traz mudanas nas clulas que aumentam a sua suscetibilidade transformao maligna. Isso, somado ao fato de as clulas das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para cncer, explica em parte o porqu de o cncer ser mais freqente nesses indivduos. Os fatores de risco ambientais de cncer so denominados cancergenos ou carcingenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura gentica (DNA) das clulas. O surgimento do cncer depende da intensidade e durao da exposio das clulas aos agentes causadores de cncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver cncer de pulmo diretamente proporcional ao nmero de cigarros fumados por dia e ao nmero de anos que ela vem fumando. Fatores de Risco de Natureza Ambiental Os fatores de risco de cncer podem ser encontrados no meio ambiente ou podem ser herdados. A maioria dos casos de cncer (80%) est relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande nmero de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (gua, terra e ar), o ambiente ocupacional (indstrias qumicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hbitos de vida). As mudanas provocadas no meio ambiente pelo prprio homem, os 'hbitos' e o 'estilo de vida' adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de cncer. Tabagismo Hbitos Alimentares A relao entre o consumo de certos alimentos e o risco de cncer possui evidncia cientfica apesar da complexidade dos fatores que esto associados ingesto dos alimentos, como conservao e preparo do alimento, tipo e quantidade de alimento consumido. Muitos componentes da alimentao tm sido associados com o processo de desenvolvimento

do cncer, principalmente cncer de mama, clon (intestino grosso) reto, prstata, esfago e estmago. Alimentao de Risco Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos perodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma clula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderao. Neste grupo esto includos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingias, mortadelas, dentre outros. Existem tambm os alimentos que contm nveis significativos de agentes cancergenos. Por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estmago. As nitrosaminas, que tm ao carcinognica potente, so responsveis pelos altos ndices de cncer de estmago observados em populaes que consomem alimentos com estas caractersticas de forma abundante e freqente. J os defumados e churrascos so impregnados pelo alcatro proveniente da fumaa do carvo, o mesmo encontrado na fumaa do cigarro e que tem ao carcinognica conhecida. Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, tambm esto relacionados ao desenvolvimento de cncer de estmago em regies onde comum o consumo desses alimentos. O tipo de preparo do alimento tambm influencia no risco de cncer. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de cncer de estmago e coloretal. Por isso, mtodos de cozimento que usam baixas temperaturas so escolhas mais saudveis, como vapor, fervura, poch, ensopado, guisado, cozido ou assado. Estudos demonstram que uma alimentao pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos nveis calricos (hambrguer, batata frita, bacon etc.), est relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de cncer de clon e de reto, possivelmente porque, sem a ingesto de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposio mais demorada da mucosa aos agentes cancergenos encontrados no contedo intestinal. Em relao a cnceres de mama e prstata, a ingesto de gordura pode alterar os nveis de hormnio no sangue, aumentando o risco da doena. H vrios estudos epidemiolgicos que sugerem a associao de dieta rica em gordura, principalmente a saturada, com um maior risco de se desenvolver esses tipos de cncer em regies desenvolvidas, principalmente em pases do Ocidente, onde o consumo de alimentos ricos em gordura alto. J os cnceres de estmago e de esfago ocorrem mais freqentemente em alguns pases do Oriente e em regies pobres onde no h meios

adequados de conservao dos alimentos (geladeira), o que torna comum o uso de picles, defumados e alimentos preservados em sal. Ateno especial deve ser dada aos gros e cereais. Se armazenados em locais inadequados e midos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substncia cancergena. Essa toxina est relacionada ao desenvolvimento de cncer de fgado. preciso salientar ainda que as associaes entre dieta alimentar inadequada e o cncer so resultantes de estudos de laboratrio ou de estudos de correlao entre populaes com diferentes padres de consumo. Os estudos epidemiolgicos do tipo caso-controle tm apresentado resultados muitas vezes controversos, o que se atribui a dificuldades metodolgicas, como a mensurao do consumo de alimentos. Apesar da controvrsia, recomendvel a orientao para a adoo de hbitos alimentares cujos benefcios para o controle de outras doenas, j foram comprovados, como os exemplos da dieta rica em fibras, para o combate priso-de-ventre, e da dieta com ingesto baixa de gordura e sal, para o controle de doenas cardiovasculares. Como Prevenir-se Algumas mudanas nos nossos hbitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos de desenvolvermos cncer. A adoo de uma alimentao saudvel contribui no s para a preveno do cncer, mas tambm de doenas cardacas, obesidade e outras enfermidades crnicas como diabetes. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destrurem os carcingenos antes que eles causem srios danos s clulas. Esses tipos de alimentos tambm podem bloquear ou reverter os estgios iniciais do processo de carcinognese e, portanto, devem ser consumidos com freqncia. Hoje j est estabelecido que uma alimentao rica nesses alimentos ajuda a diminuir o risco de cncer de pulmo, clon, reto, estmago, boca, faringe e esfago. Provavelmente, reduzem tambm o risco de cncer de mama, bexiga, laringe e pncreas, e possivelmente o de ovrio, endomtrio, crvix, tireide, fgado, prstata e rim. As fibras, apesar de no serem digeridas pelo organismo, ajudam a reduzir a formao de substncias cancergenas no intestino grosso e a diminuir a absoro de gorduras. Alimentos como verduras, frutas, legumes e cereais so ricos em vitaminas C, A, E e fibras. Especial nfase deve ser dada ingesto de cebola, de brcolis, repolho e couve-flor, de legumes vermelhos ou amarelos (cenoura, abbora, batata-baroa, batata-doce etc.) e das folhas em geral, principalmente os vegetais folhosos verde-escuro. Frutas ctricas como a laranja, o caju, a acerola, e muitas outras, como o mamo, devem ter seu consumo estimulado. Evidncias epidemiolgicas tm demonstrado que existe uma relao entre o consumo de frutas frescas e vegetais e a menor incidncia de cnceres originrios em epitlios de revestimento (de cavidade bucal, de esfago, de estmago e de pulmo). Tem se evidenciado

que a vitamina A protege contra o cncer da cavidade bucal, faringe, laringe e pulmo, e possvel que a vitamina E diminua o risco de se desenvolver o cncer. Embora a vitamina C bloqueie a formao endgena de nitrosaminas, no trato gastrointestinal, no h evidncias de que a ingesto maior dessa vitamina possa prevenir o cncer intestinal. A tendncia cada vez maior da ingesto de vitaminas em comprimidos no substitui uma boa alimentao e s deve ser feita com orientao mdica. Vale a pena frisar que a alimentao saudvel somente funcionar como fator protetor, quando adotada constantemente, no decorrer da vida. Neste aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hbitos alimentares do brasileiro, como o uso do arroz e do feijo. Como se alimenta o brasileiro No Brasil, observa-se que os tipos de cncer que se relacionam aos hbitos alimentares esto entre as seis primeiras causas de mortalidade por cncer. O perfil de consumo de alimentos que contm fatores de proteo est abaixo do recomendado em diversas regies do pas. A ingesto de fibras tambm baixa no Brasil, onde se observa coincidentemente, uma significativa freqncia de cncer de clon e reto. O consumo de gorduras elevado nas regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde ocorrem as maiores incidncias de cncer de mama no pas. O cncer de estmago ocupa o primeiro lugar em mortalidade entre homens no Brasil, sendo So Paulo, Fortaleza e Belm as cidades onde este tipo de cncer atinge os mais altos nveis de freqncia do mundo. Entre os jovens comum a preferncia por alimentos como hambrguer, cachorro-quente, batata frita que incluem a maioria dos fatores de risco alimentares acima relacionados e que praticamente no apresentam nenhum fator protetor. Essa tendncia se observa no s nos hbitos alimentares das classes sociais mais abastadas, mas tambm nas menos favorecidas. Igualmente nesse grupo, o consumo de alimentos ricos em fatores de proteo, tais como frutas, verduras, legumes e cereais, baixo. Alcoolismo Consumo e Relao com o Cncer O consumo de bebidas alcolicas to comum que muitas pessoas no imaginam que elas so drogas potentes. A relao entre lcool e cncer tem sido avaliada, no Brasil, por meio de estudos de casocontrole, que estabeleceram a associao epidemiolgica entre o consumo de lcool e cnceres da cavidade bucal e de esfago. O uso combinado de lcool e tabaco aumenta ainda mais o risco de cncer nestas e em outras localizaes, como a faringe e a laringe supragltica. Alm de agente causal de cirrose heptica, em interao com outros fatores de risco, como, por exemplo, o vrus da hepatite B, o alcoolismo est relacionado a 2 - 4% das mortes por cncer, implicado que est, tambm, na gnese dos cnceres de fgado, reto e, possivelmente, mama. Os estudos epidemiolgicos tm demonstrado que o tipo de bebida (cerveja, vinho, cachaa etc.) indiferente, pois parece

ser o etanol, propriamente, o agente agressor. Esta substncia psicoativa tem a capacidade de produzir alterao no sistema nervoso central, podendo modificar o comportamento dos indivduos que dela fazem uso. Por ter efeito prazeroso, induz repetio e, assim, dependncia. Os efeitos do lcool variam de acordo com a rapidez e a freqncia com que ele ingerido, com a quantidade de alimentos consumidos durante a ingesto de bebidas alcolicas, com o peso da pessoa, com o estado de esprito desta pessoa etc. O lcool atinge rapidamente a circulao sangnea e todas as partes do corpo, inclusive o sistema nervoso, provocando mesmo em doses pequenas a diminuio da coordenao motora e dos reflexos, o estado de euforia e a desinibio. Recorde-se que muitas doenas so causadas pelo uso contnuo do lcool: doenas neurais, mentais, musculares, hepticas, gstricas, pancreticas e entre elas o cncer. Isto sem falar nos problemas sociais que esto associados ingesto de bebidas alcolicas: acidentes de trnsito, homicdios, suicdios, faltas ao trabalho e atos de violncia. O conselho para as pessoas que optarem por beber lcool que limitem o consumo para menos de dois drinques por dia para homens e menos de um para mulheres. Mulheres grvidas, crianas e adolescentes no devem ingerir bebida alcolica. Hbitos Sexuais Certas caractersticas de comportamento sexual aumentam a chance de exposio a vrus carcinognicos sexualmente transmissveis. A promiscuidade sexual, a falta de higiene, a precocidade do incio da vida sexual (antes dos 18 anos de idade), bem como a variedade de parceiros, tanto da mulher como do seu companheiro, esto relacionados a um maior risco de cncer do colo uterino. Esses fatos sugerem que os hbitos sexuais contribuem para a propagao de agentes sexualmente transmissveis, capazes de induzir o cncer. Eis alguns tipos de vrus com potencial carcinognico que podem ser transmitidos sexualmente: o herpesvrus tipo II e o papilomavrus (HPV) esto relacionados ao cncer do colo uterino; o vrus HIV (Human Immunodeficiency Virus), associado a outros tipos de vrus, como o citomegalovrus e os herpesvrus I e II, pode desencadear o aparecimento de sarcoma de Kaposi, cncer de lngua e de reto, respectivamente, em pacientes portadores de AIDS; o vrus HTLV-I associa-se a leucemias e ao linfoma de linfcitos T; o vrus da hepatite B relaciona-se ao cncer de fgado. Medicamentos Apesar da valiosa contribuio para o controle de muitas doenas, a incorporao de medicamentos pratica mdica produz tambm efeitos indesejveis, entre os quais a carcinognese. Dentre alguns estudos, podem ser citados:

o efeito carcinognico indubitvel da clornafazina e do melfalan. a evidncia que o clorambucil, o tiotepa e a ciclofosfamida so indutores de leucemias e cncer de bexiga. supressores imunolgicos, como a azatio-prina e prednisona, j foram relacionados com linfomas malignos e com o cncer de pele. Quando administrados a transplantados, aumentam, agudamente, em meses, o risco de desenvolver o linfoma linfoctico e outros tumores malignos nesses pacientes. a fenacetina tem sido responsabilizada por tumores da pelve renal. a comprovao da relao entre o uso de dietilestilbestrol por mulheres grvidas e o desenvolvimento, em suas filhas expostas in utero ao hormnio, de adenocarcinoma de clulas claras de vagina. o uso de estrognios conjugados, para o tratamento dos sintomas da menopausa, correlaciona-se com uma maior ocorrncia do cncer de endomtrio, e alguns estudos relacionaram o cncer de mama com o uso prolongado de contraceptivos, antes da primeira gravidez. Fatores Ocupacionais Um grande nmero de substncias qumicas usadas na indstria constitui um fator de risco de cncer em trabalhadores de vrias ocupaes. Quando o trabalhador tambm fumante, o risco torna-se ainda maior, pois o fumo interage com a capacidade cancergena de muitas das substncias. A primeira observao da relao entre a ocupao das pessoas, a exposio a agentes ocupacionais e neoplasias de origem hematopotica foi relatada por Pott, em 1775, pela qual demonstrou a alta freqncia de cncer da bolsa escrotal de limpadores de chamins, em Londres, na Inglaterra. Segundo Stellman e Daum (1975), cerca de 3.000 substncias novas so introduzidas a cada ano nas indstrias, sem que os trabalhadores a elas expostos tenham conscincia dos seus efeitos txicos. Rumel (1988) estudou, no Estado de So Paulo, a mortalidade por algumas causas bsicas, entre trabalhadores masculinos de ocupaes correspondentes a diferentes nveis sociais, e demonstrou que, por exemplo, o SRR (standardized risk ratio) de bito por cncer de pulmo maior entre os trabalhadores braais do que entre os metalrgicos, comercirios, cientistas e artistas. A m qualidade do ar no ambiente de trabalho um fator importante para o cncer ocupacional. Durante pelo menos oito horas por dia os trabalhadores esto expostos ao ar poludo, pondo seriamente em risco a sade. Algumas substncias como o asbesto, encontrado em materiais como fibras de amianto ou cimento, as aminas aromticas, usadas na produo de tintas e os agrotxicos agem preferencialmente sobre a bexiga, enquanto os hidrocarbonetos aromticos, encontrados na fuligem, parecem agir sobre as clulas da pele e sobre as vias respiratrias e pulmes. O benzeno, que pode ser encontrado como contaminante na produo de carvo, em indstrias siderrgicas, e usado como solvente de tintas e colas, atinge principalmente a medula ssea, podendo provocar leucemia.

Outros cancergenos passam pela circulao do sangue, atingindo primeiramente o fgado, onde suas molculas so quebradas quimicamente, dando origem a novas substncias (metablitos) muitas vezes mais txicas que as substncias originais. O cncer provocado por exposies ocupacionais geralmente atinge regies do corpo que esto em contato direto com as substncias cancergenas, seja durante a fase de absoro (pele, aparelho respiratrio) ou de excreo (aparelho urinrio), o que explica a maior freqncia de cncer de pulmo, de pele e de bexiga nesse tipo de exposio. A falta de conhecimento sobre os riscos para a sade e de informaes poltico-econmicas que no priorizam o ser humano e sua preservao so fatores fundamentais para o aparecimento do cncer ocupacional. Dicas de Como Prevenir o Cncer Ocupacional A preveno do cncer de origem ocupacional deve abranger: 1 - a remoo da substncia cancergena do local de trabalho; 2 - controle da liberao de substncias cancergenas resultantes de processos industriais para a atmosfera; 3 - controle da exposio de cada trabalhador e o uso rigoroso dos equipamentos de proteo individual (mscaras e roupas especiais); 4 - a boa ventilao do local de trabalho, para se evitar o excesso de produtos qumicos no ambiente; 5 - o trabalho educativo, visando aumentar o conhecimento dos trabalhadores a respeito das substncias com as quais trabalham, alm dos riscos e cuidados que devem ser tomados ao se exporem a essas substncias; 6 - a eficincia dos servios de medicina do trabalho, com a realizao de exames peridicos em todos os trabalhadores; 7 - a proibio do fumo nos ambientes de trabalho, pois, como j foi dito, a poluio tabagstica ambiental potencializa as aes da maioria dessas substncias. Para isso se faz necessrio o envolvimento de rgos governamentais para a criao de leis que probam a exposio a qualquer concentrao de substncias que, comprovadamente, provoquem cncer no homem, obrigando os empregadores a informar seus empregados sobre os riscos a que esto expostos no ambiente de trabalho, manter um programa de exames mdicos peridicos e adotar programas de proteo individual, atravs da utilizao de equipamentos mais adequados.

Portanto, a exposio ocupacional deve ser valorizada em polticas de preveno de cncer, principalmente em pases em desenvolvimento. Substncias Txicas Nitrito de acrlico Alumnio e seus compostos Arsnico Asbesto Aminas aromticas Benzeno Benzidina Berlio e seus compostos Cdmio Cromo e seus compostos lcool isoproplico Borracha Compostos de nquel P de madeiras Radnio Tinturas de cabelo Material de pintura Locais Primrios dos Tumores Pulmo, clon e prstata Pulmo Pulmo, pele e fgado Pulmo, serosas, trato gastrointestinal e rim Bexiga Medula ssea (leucemia mielide) Bexiga Pulmo Prstata Pulmo Seios para-nasais Medula ssea e bexiga Pulmo e seios para-nasais Seios para-nasais Pulmo Bexiga Pulmo

Ocupao Marceneiro Sapateiro Limpador de chamin Relacionada s

Locais Primrios dos Tumores Carcinoma de nariz e seios para-nasais Carcinoma de nariz e seios para-nasais Carcinoma de pele, pulmo e bexiga Carcinoma de pulmo

Radiao solar Exposio Excessiva No Brasil, o cncer mais freqente o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regies geogrficas. A radiao ultra-violeta natural, proveniente do sol, o seu maior agente etiolgico. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) so classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Em decorrncia da

destruio da camada de oznio, os raios UV-B, que esto intrinsecamente relacionados ao surgimento do cncer de pele, tm aumentado progressivamente sua incidncia sobre a terra. Da mesma forma, tem ocorrido um aumento da incidncia dos raios UV-C, que so potencialmente mais carcinognicos do que os UVB. Por sua vez, os raios UV-A independem desta camada, e causam cncer de pele em quem se expe a eles em horrios de alta incidncia, continuamente e ao longo de muitos anos. As pessoas de pele clara que vivem em locais de alta incidncia de luz solar so as que apresentam maior risco. Como mais de 50% da populao brasileira tm pele clara e se expem ao sol muito e descuidadamente, seja por trabalho, seja por lazer, e o pas situa-se geograficamente numa zona de alta incidncia de raios ultra-violeta, nada mais previsvel e explicvel do que a alta ocorrncia do cncer de pele entre ns. Como se Proteger As pessoas que se expem ao sol de forma prolongada e freqente, por atividades profissionais e de lazer, constituem o grupo de maior risco de contrair cncer de pele, principalmente aquelas de pele clara. Sob circunstncias normais, as crianas se expem anualmente ao sol trs vezes mais que os adultos. Pesquisas indicam que a exposio cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de cncer de pele,mostrando ser a infncia uma fase particularmente vulnervel aos efeitos nocivos do sol. O clima tropical, a grande quantidade de praias, a idia de beleza associada ao bronzeamento, principalmente entre os jovens, e o trabalho rural favorecem a exposio excessiva radiao solar. Para a preveno no s do cncer de pele como tambm das outras leses provocadas pelos raios UV necessrio evitar a exposio ao sol sem proteo. preciso incentivar o uso de chapus, guarda-sis, culos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposio em horrios em que os raios ultravioleta so mais intensos, ou seja, das 10 s 16 horas. Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhido produzida na pele pela luz ultravioleta. A neve, a areia branca e as superfcies pintadas de branco so refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condies, os cuidados devem ser redobrados. Considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposio solar cumulativo, importante que cuidados especiais sejam tomados desde a infncia mais precoce. Filtros Solares Recomendaes Os filtros solares so preparaes para uso tpico que reduzem os efeitos deletrios da radiao ultravioleta. Porm, cuidado! Nem todos os filtros solares oferecem proteo completa para os raios UV-B e raios UV-A. Alm disso, suprimem os sinais de excesso de exposio ao sol, tais como as queimaduras, o que faz com que as pessoas se exponham excessivamente s radiaes que

eles no bloqueiam, como a infravermelha. Criam, portanto, uma falsa sensao de segurana e encorajam as pessoas a se exporem ao sol por mais tempo. Devemos, portanto, entender que o uso do filtro solar no tem como objetivo permitir o aumento do tempo de exposio ao sol, nem estimular o bronzeamento. importante lembrar, tambm, que o real fator de proteo varia com a espessura da camada de creme aplicada, a freqncia da aplicao, a perspirao e a exposio gua. recomendado que durante a exposio ao sol sejam usados filtros com FPS de 15 ou mais.Tambm devem ser tomadas precaues na hora de se escolher um filtro solar, no sentido de se procurarem os que protegem tambm contra os raios UV-A. Os filtros solares devem ser aplicados antes da exposio ao sol e reaplicados aps nadar, suar e se secar com toalhas. Outras radiaes Estima-se que menos de 3% dos cnceres resultem da exposio s radiaes ionizantes. Estudos feitos entre os sobreviventes da exploso das bombas atmicas e entre pacientes que se submeteram radioterapia, mostraram que o risco de cncer aumenta em proporo direta dose de radiao recebida, e que os tecidos mais sensveis s radiaes ionizantes so o hematopotico, o tiroidiano, o mamrio e o sseo. As leucemias ocorrem entre 2 e 5 anos aps a exposio, e os tumores slidos surgem entre 5 e 10 anos. O risco de desenvolvimento de um cncer significantemente maior quando a exposio dos indivduos radiao aconteceu na infncia. Hereditariedade So raros os casos de cnceres que se devem exclusivamente a fatores hereditrios, familiares e tnicos, apesar de o fator gentico exercer um importante papel na oncognese. Um exemplo so os indivduos portadores de retinoblastoma que, em 10% dos casos, apresentam histria familiar deste tumor. Alguns tipos de cncer de mama, estmago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora no se possa afastar a hiptese de exposio dos membros da famlia a uma causa comum. Determinados grupos tnicos parecem estar protegidos de certos tipos de cncer: a leucemia linfoctica rara em orientais, e o sarcoma de Ewing muito raro em negros.

Dez Dicas para se proteger do cncer


1. Pare de fumar! Esta a regra mais importante para prevenir o cncer. 2. Uma alimentao saudvel pode reduzir as chances de cncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco pores de frutas, verduras e legumes. D preferncia s gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, leo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que no devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc.) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada. 3. Evite ou limite a ingesto de bebidas alcolicas. Os homens no devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Alm disso, pratique atividades fsicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. 4. aconselhvel que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta mdica, orientem-se sobre a necessidade de investigao do cncer da prstata. 5. Os homens acima de 45 anos e com histrico familiar de pai ou irmo com cncer de prstata antes dos 60 anos devem realizar consulta mdica para investigao de cncer da prstata. 6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clnico das mamas anualmente. Alm disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de cncer de mama na famlia (me, irm, filha etc., diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem cncer de ovrio ou cncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clnico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente. 7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecolgico. Aps dois exames normais seguidos, dever realizar um exame a cada trs anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientaes mdicas. 8. recomendvel que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos. 9. No lazer, evite exposio prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteo adequada como chapu, barraca e protetor solar. Se voc se expe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapu de aba larga, camisa de manga longa e cala comprida. 10. Realize diariamente a higiene oral (escovao) e consulte o dentista regularmente.

Tipos de Cncer

Cncer Anal O nus o msculo que controla a sada das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso. Tumores anais so aqueles que ocorrem no canal e margens anais. O canal anal (parte interna do nus) a regio entre a fenda anal e o anel anoretal, marcado pela musculatura puboretal. Tumores no canal anal so mais freqentes no sexo feminino e tumores na margem anal (parte externa do nus) so mais freqentes no sexo masculino. Esses tumores exibem diferentes tipos histolgicos, sendo o tipo carcinoma epidermide aquele que ocorre em cerca de 98% dos casos. O cncer anal raro, correspondendo apenas a 4% de todos os tipos de cncer que acometem o intestino grosso. Fatores de Risco Alguns aspectos infecciosos, como o HPV e o HIV, esto relacionados com o desenvolvimento do cncer anal. Uma dieta pobre em fibras, a prtica de sexo anal, o alto consumo de produtos do tabaco, e a fstula anal crnica (doena caracterizada pela presena de um trajeto entre o canal anal e a margem do nus com secreo purulenta) so outros fatores de risco. Preveno Uma dieta balanceada, com boa ingesto de fibras e que seja pobre em gordura, considerada uma medida preventiva. importante estar atento para alteraes nos hbitos intestinais e para a presena de sangue nas fezes. Caso isso ocorra, deve ser procurado o mdico. Deteco Precoce Quando detectado em estgio inicial, o cncer anal possui grandes possibilidades de cura. importante consultar um mdico sempre que sintomas como dor, prurido e sangramento anal estejam presentes, principalmente nos indivduos com fatores de risco para o cncer anal. Os indivduos com mais de 50 anos, fumantes, com histria de fstula anal, infectados pelo HPV e com feridas no nus, so considerados sob risco de desenvolver cncer de nus. Procedimentos que examinem o nus e o reto (toque retal, anuscopia e proctoscopia) so usados para a deteco destes tumores. Sintomas O cncer anal apresenta como sintomas mais comuns: coceira, dor ou ardor no nus;

sangramento nas evacuaes; secrees incomuns no nus; feridas na regio anal e incontinncia fecal (impossibilidade para controlar a sada das fezes). Diagnstico Inicialmente realiza-se um exame de toque e, se necessrio, uma anuscopia e proctoscopia. O diagnstico ser realizado atravs de bipsia de uma amostra do tecido. Outros exames, como ultra-sonografia e ressonncia magntica, podem ser solicitados pelo mdico para detectar a extenso do tumor e o melhor tratamento. Tratamento A escolha do tratamento depende do estgio do cncer anal. O tratamento mais utilizado uma combinao de quimioterapia e radioterapia. Esta combinao oferece uma taxa igualitria em termos de cura ao tratamento de resseco abdmino-perineal utilizada anteriormente, com a vantagem da preservao esfincteriana. Em estgios iniciais, o tratamento cirrgico normalmente eficiente para remover a parte da regio afetada (leso)

Cncer de Boca Segundo a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil para 2006, este tumor

apresentar 10.060 casos estimados entre homens e 3.410 entre as mulheres. O cncer de boca uma denominao que inclui os cnceres de lbio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, lngua oral e assoalho da boca). O cncer de lbio mais freqente em pessoas brancas, e registra maior ocorrncia no lbio inferior em relao ao superior. O cncer em outras regies da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista tambm alcolatra. Fatores de Risco Os fatores que podem levar ao cncer de boca so idade superior a 40 anos, vcio de fumar cachimbos e cigarros, consumo de lcool, m higiene bucal e uso de prteses dentrias malajustadas. Sintomas O principal sintoma deste tipo de cncer o aparecimento de feridas na boca que no cicatrizam em uma semana. Outros sintomas so ulceraes superficiais, com menos de 2 cm de dimetro, indolores (podendo sangrar ou no) e manchas esbranquiadas ou avermelhadas nos lbios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, alm de emagrecimento acentuado, dor e presena de linfadenomegalia cervical (caroo no pescoo) so sinais de cncer de boca em estgio avanado. Preveno e Diagnstico Precoce Homens com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de prteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o lcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontolgica de controle a cada ano. Outra recomendao a manuteno de uma dieta saudvel, rica em vegetais e frutas. Para prevenir o cncer de lbio, deve-se evitar a exposio ao sol sem proteo (filtro solar e chapu de aba longa). O combate ao tabagismo igualmente importante na preveno deste tipo de cncer. Exame Clnico da Boca Deve-se considerar sua realizao anual por profissional mdico ou dentista, para indivduos com alto risco para cncer de boca. Tratamento A cirurgia e/ou a radioterapia so, isolada ou associadamente, os mtodos teraputicos aplicveis ao cncer de boca. Para leses iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem

bons resultados e sua indicao vai depender da localizao do tumor e das alteraes funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos). As leses iniciais so aquelas restritas ao seu local de origem e que no apresentam disseminao para gnglios linfticos do pescoo ou para rgos distncia. Mesmo leses iniciais da cavidade oral, principalmente aquelas localizadas na lngua e/ou assoalho de boca, podem apresentar disseminao subclnica para os gnglios linfticos cervicais em 10% a 20% dos casos. Portanto, nestes casos, pode ser indicado o tratamento cirrgico ou radioterpico eletivo do pescoo. Nas demais leses, se operveis, a cirurgia est indicada, independentemente da radioterapia. Quando existe linfonodomegalia metasttica (aumento dos 'gnglios'), indicado o esvaziamento cervical do lado comprometido. Nestes casos, o prognstico afetado negativamente. A cirurgia radical do cncer de boca evoluiu com a incorporao de tcnicas de reconstruo imediata, que permitiu largas resseces e uma melhor recuperao do paciente. As deformidades, porm, ainda so grandes e o prognstico dos casos, intermedirio. A quimioterapia associada radioterapia empregada nos casos mais avanados, quando a cirurgia no possvel. O prognstico, nestes casos, extremamente grave, tendo em vista a impossibilidade de se controlar totalmente as leses extensas, a despeito dos tratamentos aplicados.

Cncer Colo-retal O cncer colo-retal abrange tumores que atingem o clon (intestino grosso) e o reto. Tanto homens como mulheres so igualmente afetados, sendo uma doena tratvel e freqentemente curvel quando localizada no intestino (sem extenso para outros rgos). Epidemiologia As Estimativas de Incidncia de Cncer no Brasil para 2006, publicadas pelo INCA, apontam o cncer colo-retal como o 5 tumor maligno mais freqente entre homens (com 11.390 casos novos) e 4 entre as mulheres (13.970 casos novos). A maior incidncia de casos ocorre na faixa etria entre 50 e 70 anos, mas as possibilidades de desenvolvimento j aumentam a partir dos 40 anos. Fatores de Risco Os principais fatores de risco so: idade acima de 50 anos; histria familiar de cncer de clon e reto; histria pessoal pregressa de cncer de ovrio, endomtrio ou mama; dieta com alto contedo de gordura, carne e baixo teor de clcio; obesidade e sedentarismo. Tambm so fatores de risco doenas inflamatrias do clon como retocolite ulcerativa crnica e Doena de Cronh; algumas condies hereditrias (Polipose Adenomatosa Familiar (FAP)e Cncer Colorretal Hereditrio sem Polipose (HNPCC). Preveno Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, clcio, folato e pobre em gorduras animais considerada uma medida preventiva. A ingesto excessiva e prolongada de bebidas alcolicas deve ser evitada. Como preveno indicada uma dieta saudvel e a prtica de exerccios fsicos. Deteco Precoce O cncer colo-retal quando detectado em seu estgio inicial possui grandes chances de cura, diminuindo a taxa de mortalidade associada ao tumor. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Indivduos com exame positivo devem realizar colonoscopia. Para indivduos com histrico pessoal ou familiar de cncer de clon e reto , portadores de doena inflamatria do clon (retocolite ulcerativa e Doena de Chrohn) e de algumas condies hereditrias (FAP e HNPCC) devem procurar orientao mdica. Sintomas Indivduos acima de 50 anos com anemia de origem indeterminada e que apresentam a suspeita de perda crnica de sangue no hemograma, devem realizar endoscopia

gastrointestinal superior e inferior. Outros sintomas que podem ocorrer so dor abdominal, massa abdominal, melena, constipao, diarria, nuseas, vmitos, fraqueza e tenesmo. Diagnstico O diagnstico da doena feito atravs de bipsia endoscpica com estudo histopatolgico. Tratamento A cirurgia o seu tratamento primrio, retirando a parte do intestino afetada e os linfonodos prximos a esta regio. Muitos tumores do reto so tratados com cirurgias que preservam o esfncter anal, atravs da utilizao dos grampeadores, evitando assim as colostomias. Aps o tratamento cirrgico, a radioterapia associada ou no quimioterapia utilizada para diminuir a possibilidade da volta do tumor (recidiva). Quando a doena est disseminada, com metstases para o fgado, pulmo ou outros rgos, as chances de cura diminuem.

Cncer do Colo do tero Epidemiologia De acordo com a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil para o ano de 2006 o cncer de colo do tero a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo cncer de pele (no-melanoma) e pelo cncer de mama. a quarta causa de morte por cncer em mulheres. Para o ano de 2006, devero ocorrer 19.260 novos casos de cncer do colo do tero.

Fatores de Risco Vrios so os fatores de risco identificados para o cncer do colo do tero, sendo que alguns dos principais esto associados s baixas condies scio-econmicas, ao incio precoce da atividade sexual, multiplicidade quantidade de de parceiros cigarros sexuais, fumados), ao tabagismo higiene ntima (diretamente relacionados

inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vrus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das clulas cervicais e na sua transformao em clulas cancerosas. Este vrus est presente em mais de 90% dos casos de cncer do colo do tero. Estratgias de Preveno A preveno primria do cncer do colo do tero pode ser realizada atravs do uso de preservativos durante a relao sexual. A prtica do sexo seguro uma das formas de evitar o contgio pelo A principal HPV, vrus que tem utilizada um para papel importante no precoce desenvolvimento de da leso leses precursoras e do cncer. estratgia deteco precursora e diagnstico precoce do cncer (preveno secundria) no Brasil atravs da realizao do exame preventivo do cncer do colo do tero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou). O exame pode ser realizado nos postos ou unidades de sade que tenham profissionais da sade capacitados para realiz-los. fundamental que os servios de sade orientem sobre o que e qual a importncia do exame preventivo, pois a sua realizao peridica permite reduzir a mortalidade por cncer do colo do tero na populao de risco. O INCA tem realizado diversas campanhas educativas, voltadas para a populao e para os profissionais da sade, para incentivar o exame preventivo. O exame preventivo O exame preventivo do cncer do colo do tero (exame de Papanicolaou) consiste na coleta de material citolgico do colo do tero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocrvice) e outra da parte interna (endocrvice).

Para a coleta do material, introduzido um espculo vaginal e procede-se escamao ou esfoliao da superfcie externa e interna do colo atravs de uma esptula de madeira e de uma escovinha endocervical. Mulheres grvidas tambm podem realizar o exame. Neste caso, so coletadas amostras do fundo-de-saco vaginal posterior e da ectocrvice, mas no da endocrvice, para no estimular contraes uterinas. A fim de garantir a eficcia dos resultados, a mulher deve evitar relaes sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Alm disto, exame no deve ser feito no perodo menstrual, pois a presena de sangue pode alterar o resultado. Quem e quando fazer o exame preventivo Toda mulher que tem ou j teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo peridico, especialmente se estiver na faixa etria dos 25 aos 59 anos de idade. Inicialmente, um exame deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de 1 ano) apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada trs anos. Vacinao Recentemente foi liberada uma vacina para o HPV. No momento est em estudo no Ministrio da Sade o uso pelo SUS. importante enfatizar que esta vacina no protege contra todos os subtipos do HPV. Sendo assim, o exame preventivo deve continuar a ser feito mesmo em mulheres vacinadas. Sintomas Existe uma fase pr-clnica (sem sintomas) do cncer do colo do tero, em que a deteco de possveis leses precursoras atravs da realizao peridica do exame preventivo. Conforme a doena progride, os principais sintomas do cncer do colo do tero so sangramento vaginal, corrimento e dor. Tratamento O tratamento adequado para cada caso deve ser avaliado e orientado por um mdico.

HPV - Perguntas e respostas mais freqentes O que HPV? Os papilomavrus humanos (HPV) so vrus da famlia Papovaviridae (Fig. 1), capazes de induzir leses de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Existem mais de 200 subtipos diferentes de HPV, entretanto, somente os subtipos de alto risco esto relacionados a tumores malignos.

Quais os tipos de HPV com risco de cncer? Os HPV so classificados em tipos de baixo e de alto risco de cncer. Assim, os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas larngeos, parecem no oferecer nenhum risco de progresso para malignidade, apesar de serem encontrados em pequena proporo de tumores malignos. Os vrus de alto risco (HPV tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros) tm probabilidade maior de persistir e estar associados a leses pr-cancergenas. Todos os tipos de papilomavrus podem se transformar em um tumor maligno? No. Os tipos mais comumente associados s verrugas (6 e 11), na sua grande maioria, no so os mesmos encontrados nos tumores malignos. O que a vacina contra o HPV? Dentre as vacinas em desenvolvimento para prevenir a infeco por HPV, a nica liberada para comercializao nos Estados Unidos quadrivalente, ou seja, previne contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais, e contra os tipos 16 e 18, de alto risco de cncer do colo do tero e presentes em 70% dos casos. Como ela funciona? Estimulando a produo de anticorpos especficos para cada subtipo de HPV. A proteo contra a infeco vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivduo vacinado, a sua presena destes anticorpos no local da infeco e a sua persistncia durante um longo perodo de tempo. Como ela feita? Existe risco de infeco pela vacina? No, no existe. No desenvolvimento da vacina conseguiu-se identificar a parte principal do DNA do HPV que o codifica para a fabricao do capsdeo viral (parte que envolve o genoma do vrus). Depois, usando-se um fungo (Sacaromices cerevisiae), obteve-se apenas a capa do vrus, que em testes preliminares mostrou induzir fortemente a produo de anticorpos quando administrada em humanos. Essa capa viral, sem qualquer genoma em seu interior,

chamada de partcula semelhante a vrus ( em ingls, vrus like particle VLP). O passo seguinte foi estabelecer a melhor quantidade de VLP e test-la em humanos, na preveno de leses induzidas por HPV. Qual o impacto desta nova tecnologia para a poltica de ateno oncolgica e para o SUS? O Brasil poder incorporar a nova vacina ao calendrio anual de imunizao, mas o tratamento completo custa cerca de R$ 820,00 e dura 6 meses. Isso implicar em um processo de negociao com os laboratrios, no sentido de que a sua incorporao ao SUS possa se dar na melhor relao custo-benefcio. fundamental estudar a possibilidade de desenvolvimento de mtodos de produo e distribuio da vacina e ter claro que a adoo da vacina no substituir a realizao rotineira do exame Papanicolaou. Trata-se de mais uma estratgia possvel para o enfrentamento do problema. Pela diversidade de aspectos e conseqncias envolvidos, indispensvel que se realizem estudos multidisciplinares para avaliao dos impactos tcnicos, financeiros e comportamentais. Qual a garantia de proteo aps a vacinao? A durao da imunidade conferida pela vacina continua indeterminada. Para ser de fato eficaz, em termos de Sade Pblica, ela deveria conferir proteo s meninas e adolescentes por vrias dcadas mas, at o momento, s se tem alguma convico de uma proteo de 5 anos. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida no combate ao cncer do colo do tero, ainda preciso delimitar qual seu alcance sobre a incidncia e a mortalidade da doena. Como os papilomavrus so transmitidos? A transmisso do Papiloma Vrus Humano (HPV) por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais so transmitidos por meio das relaes sexuais, podendo causar leses na vagina, colo do tero, pnis e nus. Os HPV so facilmente contrados? Estudos no mundo comprovam que 50 a 80% das mulheres sexualmente ativas sero infectados por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porm, a maioria das infeces so transitrias. Na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater de maneira eficiente esta infeco, alcanando a cura, com eliminao completa do vrus, principalmente entre as pessoas mais jovens. Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos que podero ser detectados no organismo, mas nem sempre estes so suficientemente competentes para eliminarem os vrus.

Qual a garantia de proteo aps a vacinao? A durao da imunidade conferida pela vacina continua indeterminada. Para ser de fato eficaz, em termos de Sade Pblica, ela deveria conferir proteo s meninas e adolescentes por vrias dcadas mas, at o momento, s se tem alguma convico de uma proteo de 5 anos. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida no combate ao cncer do colo do tero, ainda preciso delimitar qual seu alcance sobre a incidncia e a mortalidade da doena. A forma como as informaes sobre o uso e a eficcia da vacina tm chegado populao brasileira adequada? No. preciso que fabricantes, imprensa, profissionais e autoridades de sade estejam conscientes de sua responsabilidade. imprescindvel esclarecer sob que condies a vacina pode se tornar um mecanismo eficaz de preveno para no gerar uma expectativa irreal de soluo do problema e desmobilizar a sociedade e seus agentes com relao s polticas de promoo e preveno que vm sendo realizadas. Deve-se informar que, segundo as pesquisas, as principais beneficiadas sero as meninas antes da fase sexualmente ativa, que as mulheres devero manter a rotina de realizao do exame Papanicolaou e que, mesmo comprovada a eficcia da vacina e sua aplicao ocorra em larga escala, uma reduo significativa dos indicadores da doena pode demorar algumas dcadas. Em que locais do corpo so encontrados os HPV? As infeces clnicas mais comuns ocorrem nas regies genitais como vulva, nus e pnis. Tambm existem estudos que demonstram a presena rara dos vrus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esfago. J as infeces sub-clnicas so encontradas no colo do tero. De fundamental importncia a constatao de que o desenvolvimento de qualquer tipo de leso clnica ou subclnica em outras regies do corpo, que no genital, bastante raro.

Como so essas infeces? As infeces clnicas mais comuns na regio genital so as verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como "crista de galo" (Fig. 2). J as leses subclnicas no apresentam qualquer sintomatologia, podendo progredir para o cncer do colo do tero caso no sejam tratadas precocemente.

Fig. 2

Qual o risco de desenvolver cncer do colo do tero? Estudos epidemiolgicos tm mostrado que, apesar da infeco pelo papilomavrus ser muito comum (de acordo com os ltimos inquritos de prevalncia realizados em alguns grupos da populao brasileira, estima-se que cerca de 25% das mulheres estejam infectadas pelo vrus), somente uma pequena frao das mulheres infectadas com um tipo de papilomavrus oncognico eventualmente desenvolver cncer do colo do tero (estima-se que esse nmero seja menor que 10% e em alguns casos inferior at a 3%). H algum fator que aumenta o risco de desenvolver cncer do colo do tero? H co-fatores que aumentam o potencial de desenvolvimento do cncer genital em mulheres infectadas pelo papilomavrus: nmero elevado de gestaes, uso de contraceptivos orais, tabagismo, infeco pelo HIV e outras doenas sexualmente transmitidas (como herpes e clamdia). Como os papilomavrus podem ser diagnosticados? As verrugas genitais encontradas no nus, no pnis, na vulva, ou em qualquer rea de pele podem ser diagnosticadas pelos exames urolgico (pnis), ginecolgico (vulva) e dermatolgico (pele), enquanto o diagnstico subclnico das leses precursoras do cncer do colo do tero, produzidas pelos papilomavrus, pode ser realizado pelo exame citopatolgico (exame preventivo de Papanicolaou). A confirmao do diagnstico pode ser feita por exames laboratoriais de diagnstico molecular como o teste de captura hbrida e o PCR. Onde possvel fazer os exames preventivos do cncer do colo do tero? Postos de Coleta de exames preventivos ginecolgicos do Sistema nico de Sade (SUS) esto disponveis em todos os estados da Federao e os exames so gratuitos. Procure a Secretaria de Sade de seu municpio para obter informaes sobre o Posto de Coleta mais prximo de sua residncia. Como as pessoas podem se prevenir dos HPV? O uso da camisinha diminui a possibilidade de transmisso na relao sexual (apesar de no evitar totalmente) e por isso recomendado o seu uso em qualquer tipo de relao sexual, mesmo naquela entre casais estveis. Todos os tipos de papilomavrus podem se transformar em um tumor maligno? No. Os tipos mais comumente associados s verrugas, na sua grande maioria, no so os mesmos encontrados nos tumores malignos. Da a classificao dos HPV em tipos de baixo e de alto risco oncognico. Assim, os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria dos condilomas genitais e papilomas larngeos, parecem no oferecer nenhum risco de progresso para malignidade, apesar de serem encontrados em pequena proporo de tumores malignos. Os

vrus de alto risco (HPV tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros) tm probabilidade maior de persistir e estar associados a leses malignas. Quais os riscos da infeco por HPV em mulheres grvidas? A ocorrncia de HPV durante a concepo no implica obrigatoriamente numa m formao do feto nem impede o parto vaginal (parto normal). A via de parto (normal ou cesariana) dever ser determinada pelo mdico aps a anlise individual de cada caso. necessrio que o parceiro sexual tambm faa os exames preventivos? O fato de ter mantido relao sexual com uma mulher com infeco por papilomavrus no significa que obrigatoriamente ocorrer transmisso da infeco. De qualquer forma, em caso de dvida recomenda-se procurar um urologista que ser capaz por meio de uma peniscopia (visualizao do pnis atravs de uma lente de aumento) ou do teste de biologia molecular (exame de material colhido do pnis para pesquisar a presena do DNA do HPV), definir a presena ou no de infeco por HPV. Que fatores podem acelerar a progresso tumoral dos papilomavrus? A progresso tumoral a partir da infeco de clulas normais por HPV (Fig. 3) parece estar condicionada a fatores relacionados ao vrus (subtipo do vrus) e fatores relacionados ao hospedeiro (tabagismo, uso de contraceptivos orais, multiparidade, imunossupresso).

Fig. 3 - Clulas infectadas pelo vrus HPV

Qual o tratamento para erradicar a infeco dos papilomavrus? A maioria das infeces assintomtica ou inaparente e de carter transitrio. As formas de apresentao so clnicas (leses exofticas ou verrugas) e subclnicas (sem leso aparente). Diversas modalidades de tratamento podem ser oferecidas, entretanto, cada caso deve ser avaliado pelo mdico responsvel que adotar a conduta mais adequada (Fig. 4).

Fig. 4 - Regio genital aps o tratamento com o laser

Como

fica

conscientizao

da

populao

sobre

as

doenas

sexualmente

transmissveis (DST) em geral? Quando se fala de DST, fala-se essencialmente de comportamento, de hbitos e fatores culturais. A notcia da vacina pode afetar as estratgias de conscientizao quanto aos cuidados necessrios para uma vida sexual segura, caso a idia fora seja a de que quem se vacinou est imune a tudo. Cabe perguntar se as mulheres podero se sentir desobrigadas do cuidado com a sua sade e com a de seu parceiro.

Cncer de Esfago O esfago um tubo msculomembranoso, longo e delgado, que comunica a garganta ao estmago. Ele permite a passagem do alimento ou lquido ingerido at o interior do sistema digestivo, atravs de contraes musculares. O cncer de esfago mais freqente o carcinoma epidermide escamoso, responsvel por 96% dos casos. Outro tipo de cncer de esfago, o adenocarcinoma, vem tendo um aumento significativo principalmente em indivduos com esfago de Barrett, quando h crescimento anormal de clulas do tipo colunar para dentro do esfago. Epidemiologia O cncer de esfago apresenta uma alta taxa de incidncia em pases como a China, Japo, Cingapura e Porto Rico. No Brasil, consta entre os dez mais incidentes, segundo dados obtidos dos Registros de Base Populacional existentes, e em 2000 foi o sexto tipo mais mortal, com 5.307 bitos. De acordo com a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil para 2006, devem ocorrer cerca de 10.580 casos novos deste cncer (7.970 entre os homens e 2.610 entre as mulheres) este ano. Fatores de Risco O cncer de esfago est associado ao alto consumo de bebidas alcolicas e de produtos derivados do tabaco (tabagismo). Outras condies que podem ser predisponentes para a maior incidncia deste tumor so a tilose (espessamento nas palmas das mos e na planta dos ps), a acalasia, o esfago de Barrett, leses custicas no esfago, Sndrome de PlummerVinson (deficincia de ferro), agentes infecciosos (papiloma vrus - HPV) e histria pessoal de cncer de cabea e pescoo ou pulmo. Preveno Para prevenir o cncer de esfago importante adotar uma dieta rica em frutas e legumes, e evitar o consumo freqente de bebidas quentes, alimentos defumados, bebidas alcolicas e produtos derivados do tabaco. Deteco Precoce A deteco precoce do cncer de esfago torna-se muito difcil, pois essa doena no apresenta sintomas especficos. Indivduos que sofrem de acalasia, tlose, refluxo gastroesofageano, sndrome de Plummer-Vinson e esfago de Barrett possuem mais chances de desenvolver o tumor, e por isso devem procurar o mdico regularmente para a realizao de exames.

Sintomas O cncer de esfago na sua fase inicial no apresenta sintomas. Porm, alguns sintomas so caractersticos como a dificuldade ou dor ao engolir, dor retroesternal, dor torcica, sensao de obstruo passagem do alimento, nuseas, vmitos e perda do apetite. Na maioria das vezes, a dificuldade de engolir (disfagia) j demonstra a doena em estado avanado. A disfagia progride geralmente de alimentos slidos at alimentos pastosos e lquidos. A perda de peso pode chegar at 10% do peso corporal. Diagnstico O diagnstico feito atravs da endoscopia digestiva, de estudos citolgicos e de mtodos com coloraes especiais (azul de toluidina e lugol) para que seja possvel se fazer o diagnstico precoce, fazendo com que as chances de cura atinjam 98%. Na presena de disfagia para alimentos slidos necessria a realizao de um estudo radiolgico contrastado, e tambm de uma endoscopia com bipsia ou citologia para confirmao. A extenso da doena muito importante em funo do prognstico, j que esta tem uma agressividade biolgica devido ao fato do esfago no possuir serosa e, com isto, haver infiltrao local das estruturas adjacentes, disseminao linftica, causando metstases hematognicas com grande freqncia. Tratamento O paciente pode receber como formas de tratamento a cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a combinao destes trs tipos. Para os tumores iniciais pode ser indicada a resseco endoscpica, no entanto este tipo de tratamento bastante raro. Na maioria dos casos, a cirurgia o tratamento utilizado. Dependendo da extenso da doena, o tratamento pode passar a ser unicamente paliativo, atravs de quimioterapia ou radioterapia. Nos casos de cuidados paliativos, tambm dispe-se de dilataes com endoscopia, colocao de prteses auto-expansivas, assim como uso da braquiterapia.

Cncer de Estmago O estmago o rgo que vem logo aps o esfago, no trajeto do alimento dentro do aparelho digestivo. Ele tem a funo de armazenar por pequeno perodo os alimentos, para que possam ser misturados ao suco gstrico e digeridos. O cncer de estmago (tambm denominado cncer gstrico) a doena em que clulas malignas so encontradas nos tecidos do estmago. Os tumores do cncer de estmago se apresentam, predominantemente, sob a forma de trs tipos histolgicos: o adenocarcinoma, responsvel por 95% dos tumores gstricos, o linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e o leiomiossarcoma. Epidemiologia Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com cncer de estmago tm mais de 50 anos. O pico de incidncia se d em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos de idade. Segundo a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil, publicada pelo INCA, esto previstos 23.200 novos casos de cncer de estmago no Brasil para o ano de 2006 (14.970 entre os homens e 8.230 entre as mulheres). No resto do mundo, dados estatsticos revelam um declnio da incidncia do cncer gstrico, especificamente nos Estados Unidos, Inglaterra e em outros pases mais desenvolvidos. A alta mortalidade registrada atualmente na Amrica Latina, principalmente nos pases como a Costa Rica, Chile e Colmbia. Porm, o maior nmero de casos de cncer de estmago ocorre no Japo, onde encontramos 780 casos por 100.000 habitantes. Fatores de Risco Vrios estudos tm demonstrado que a dieta um fator preponderante no aparecimento do cncer de estmago. Uma alimentao pobre em vitamina A e C, carnes e peixes, ou ainda com uma alto consumo de nitrato, alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados no sal so fatores de risco para o aparecimento deste tipo de cncer. Outros fatores ambientais como a m conservao dos alimentos e a ingesto de gua proveniente de poos que contm uma alta concentrao de nitrato tambm esto relacionados com a incidncia do cncer de estmago. H tambm fatores de risco de origem patolgica. A anemia perniciosa, as leses prcancerosas como a gastrite atrfica e metaplasia intestinal e as infeces gstricas pela bactria Helicobacter pylori podem ter fortes relaes com o aparecimento desta neoplasia. No entanto, uma leso pr-cancerosa leva aproximadamente 20 anos para evoluir para a forma grave. Sendo assim, a medida mais eficaz para diminuir os riscos iniciar uma dieta balanceada precocemente, ainda na infncia. Pessoas fumantes, que ingerem bebidas alcolicas ou que j tenham sido submetidas a operaes no estmago tambm tm maior probabilidade de desenvolver este tipo de cncer.

Preveno Para prevenir o cncer de estmago fundamental uma dieta balanceada composta de vegetais crus, frutas ctricas e alimentos ricos em fibras. Alm disso, importante o combate ao tabagismo e diminuio da ingesto de bebidas alcolicas. Deteco Precoce A deteco precoce pode ser feita por rastreamento populacional, atravs de exame radiolgico contrastado do estmago. Este procedimento indicado somente para pessoas que residem em reas com elevado ndice de incidncia e mortalidade, como o Japo. No entanto, ao sentir sintomas digestivos como dor de estmago, saciedade precoce ou vmitos, inclusive hemorrgicos, procure um mdico. Sintomas No h sintomas especficos do cncer de estmago. Porm, algumas caractersticas como perda de peso, anorexia, fadiga, sensao de plenitude gstrica, vmitos, nuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doena benigna ou mesmo o cncer de estmago. Massa palpvel na parte superior do abdome, aumento do tamanho do fgado e presena de linfonodo (ngua) na regio supraclavicular esquerda (regio inferior do pescoo) e ndulos periumbilicais indicam o estgio avanado da doena. Sangramentos gstricos so incomuns em leses malignas, entretanto, a hematemese (vmito com sangue) ocorre em cerca de 10 a 15% dos casos de cncer de estmago. Diagnstico Um nmero elevado de casos de cncer de estmago diagnosticado em estgio avanado devido aos sintomas vagos e no especficos. Embora a taxa de mortalidade permanea alta, um significativo desenvolvimento no diagnstico deste tipo de cncer permitiu a ampliao do nmero de deteces de leses precoces. Atualmente so utilizados dois exames na deteco deste tipo de cncer: a endoscopia digestiva alta, o mtodo mais eficiente, e o exame radiolgico contrastado do estmago. A endoscopia permite a avaliao visual da leso, a realizao de bipsias e a avaliao citolgica da mesma. Atravs da ultrassonografia endoscpica possvel avaliar o comprometimento do tumor na parede gstrica, a propagao a estruturas adjacentes e os linfonodos. Tratamento O tratamento cirrgico a principal alternativa teraputica para o cncer de estmago. A cirurgia de resseco (gastrectomias) de parte ou de todo o estmago associada retirada de linfonodos, alm de permitir ao paciente um alvio dos sintomas, a nica chance de cura. Para determinar a melhor abordagem cirrgica, deve-se considerar a localizao, tamanho, padro e extenso da disseminao e tipo histolgico do tumor. So tambm esses fatores que

determinam o prognstico do paciente. A radioterapia e a quimioterapia so considerados tratamentos secundrios que associados cirurgia podem determinar melhor resposta ao tratamento.

Cncer de Fgado O cncer de fgado dividido em duas categorias: o primrio do fgado e o secundrio, ou metasttico (originado em outro rgo e que atinge tambm o fgado). O termo "primrio do fgado" usado nos tumores originados no fgado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primrio mais freqente que ocorre em mais de 80% dos casos), o colangiocarcinoma (que acomete os ductos biliares dentro do fgado), angiossarcoma (tumor do vaso sangneo) e, na criana, o hepatoblastoma. Apesar de no estar entre as neoplasias mais prevalentes, o cncer hepatobiliar requer alta complexidade no seu diagnstico e proficincia no tratamento. Porm, de acordo com os dados consolidados sobre mortalidade por cncer no Brasil em 1999, o cncer de fgado e vias biliares ocupava a stima posio, sendo responsvel por 4.682 bitos. Epidemiologia Hepatocarcinoma O hepatocarcinoma no consta no Brasil entre os dez mais incidentes, segundo dados obtidos dos Registros de Base Populacional existentes. Sua taxa de incidncia padronizada por 100 mil habitantes variava de 1,07 em Belm, em 1988, a 9,34, em Porto Alegre, em 1991 em homens; em mulheres de 0,28, em Belm, em 1988, a 7,04 em Goinia em 1990. O sudeste da sia, Japo e frica do Sul apresentam uma incidncia particularmente alta de carcinoma hepatocelular, enquanto que nos Estados Unidos, Gr Bretanha e regio norte da Europa raro encontrar este tipo histolgico de tumor, observando-se taxas inferiores a 1 por cada 100 mil habitantes. O carcinoma hepatocelular (fig.1, fig.2, fig.3) ocorre em uma frequncia trs vezes maior em homens do que em mulheres. A faixa etria, com maior predomnio nos Estados Unidos e Europa, est localizada entre a 6 e 7 dcada, enquanto que, nas reas de grande incidncia, o tumor ocorre em pacientes mais jovens, entre a 3 e 5 dcada. A forma fibrolamelar do carcinoma hepatocelular acomete pacientes mais jovens (5-35 anos) e, quando ressecvel, o seu prognstico tido por alguns como melhor em comparao com os outros hepatocarcinomas.

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3

Colangiocarcinoma O colangiocarcinoma (fig.4, fig.5) responsvel por 5% dos casos de tumor primrio do fgado e ocorre geralmente entre a 6 e 7 dcada de vida.

Fig. 5 - Mtodo de diagnstico: ressonncia magntica

Fig.

Mtodo

de

diagnstico:

colangiografia atravs de endoscopia

Metstases Hepticas Estudos de necrpsia mostraram que pacientes que morrem de alguma forma de cncer podem apresentar metstase para o fgado em at 35% das vezes durante o curso da doena. Os tipos que mais do metstase para o fgado so: o carcinoma do pncreas, o carcinoma colo-retal, o carcinoma de estmago, o carcinoma da mama, o carcinoma do esfago, o carcinoma do pulmo e o tumor carcinide.

Metstase Heptica de Cncer de Mama

Metstase Heptica de Cncer Colo-Retal

Tumor carcinide

Antes da cirurgia

Depois da cirurgia

Estima-se que 23% dos casos novos de pacientes com cncer colo-retal apresentem-se j com metstase heptica isolada. Estes casos so tratveis com cirurgia e a cura pode ser obtida com sobrevida de at 5 anos em at 30% dos casos.

Fatores de risco Hepatocarcinoma Cerca de 50% dos pacientes com carcinoma hepatocelular apresentam cirrose heptica, que pode estar associada ao alcoolismo ou hepatite crnica, cujo fator etiolgico predominante a infeco pelo vrus da hepatite B e C, que esto relacionados ao desenvolvimento de cncer de fgado. Em reas endmicas, a esquistossomose considerada fator de risco. Ateno especial deve ser dada ingesto de gros e cereais. Quando armazenados em locais inadequados e midos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo aspergillus flavus, que produz a aflatoxina, substncia cancergena ligada ao Hepatocarcinoma, alm de doenas relacionadas com o depsito de ferro no fgado. O tempo de vida aps o diagnstico de um paciente com o hepatocarcinoma clinicamente detectvel extremamente curto. Assim considerando, o ndice de incidncia passa a ser equivalente ao de mortalidade.

O hepatocarcinoma possui a possibilidade de preveno, sendo essa classificada em primria e secundria. A preveno primria baseada principalmente no interrompimento da transmisso do vrus da hepatite B, atravs da utilizao de vacinas. A preveno secundria depende da deteco precoce do tumor, constando da remoo cirrgica quando o tumor ainda no produziu repercusso clnica, mas j foi detectado pela dosagem no sangue de um marcador tumoral chamado alfafeto-protena, que uma substncia produzida em 40% a 70% dos fgados acometidos pelo cncer, mas no pelo fgado normal. Colangiocarcinoma O colangiocarcinoma est relacionado com afeces inflamatrias das vias biliares, principalmente com a infestao por um trematdio (clonorchis sinensis), bastante freqente nos pases asiticos e africanos, entre outros fatores, alguns desconhecidos. Angiosarcoma O potencial carcinognico das substncias qumicas como o cloreto de vinil, os arsenicais inorgnicos e o Thorotraste (soluo de dioxido de trio) est associado ao angiossarcoma. Manifestaes Clnicas Hepatocarcinoma Os sinais e sintomas dos pacientes com o carcinoma hepatocelular so: dor abdominal (40 a 60%), massa abdominal, distenso (30 a 40%), anorexia, mal-estar, ictercia e ascite (20%). Alguns pacientes podero evoluir com ruptura espontnea do tumor, caracterizada por dor sbita no hipocndrio direito de forte intensidade, seguida de choque hipovolmico por sangramento intra-abdominal. Diagnstico Hepatocarcinoma Chama muita ateno no diagnstico do cncer do fgado o pequeno tempo de evoluo, ou seja, o paciente apresenta uma doena geralmente muito avanada ao diagnstico com um tempo de evoluo da sintomatologia muito curto. O tempo que o tumor leva para duplicar o volume de massa tumoral muito curto em comparao com outros tumores, sendo em mdia de 4 meses no hepatocarcinoma. A maioria dos pacientes apresenta alguma anormalidade dos nveis das bilirrubinas, fosfatase alcalina e transaminases. Em pacientes sabidamente cirrticos, o aumento brusco da fosfatase alcalina, seguida de pequena elevao das bilirrubinas e transaminases, sugestivo de malignidade. A alfafetoprotena srica se apresenta elevada em 75% a 90% dos pacientes com carcinoma hepatocelular. O tipo fibrolamelar no est associado a altos nveis deste marcador. Nos pacientes de alto risco, a identificao precoce do carcinoma hepatocelular poder ser realizada facilmente atravs da dosagem de alfafetoprotena srica e ultrassonografia heptica. A exatido da ultrassonografia na identificao de pequenos tumores aumentou de 25% para 90% nos ltimos 10 anos.

Metstases Hepticas Nos tumores metastticos colo-retais, pode-se notar em geral um aumento exacerbado da dosagem do antgeno carcinoembrionario (CEA). Diagnstico por Imagem A tomografia computadorizada, quando realizada com contraste endovenoso dinmico, isto , com cortes sem contraste, com contraste no tempo arterial, portal e supra-heptico, consegue identificar leses neoplsicas do fgado com exatido de 75% a 90%. Porm, leses menores do que 3 cm tm a sua deteco prejudicada devido isodensidade do parnquima heptico normal. O exame atravs da Ressonncia Nuclear Magntica (RNM) no apresenta grande diferena em relao ao estudo pela Tomografia Computadorizada, quanto capacidade de identificar os tumores hepticos primrios ou metastticos. Este exame pode definir um pouco melhor a extenso do tumor nos pacientes com cirrose heptica, assim como demonstrar os vasos principais sem a necessidade de administrao de contraste venoso e diferenciar leses csticas. A laparoscopia permite uma visualizao direta e a bipsia do tumor, alm de avaliar a presena ou ausncia de disseminao peritoneal. Sua eficcia aumenta quando associada ultrassonografia videolaparoscpica, aumentando o ndice de ressecabilidade dos pacientes selecionados para a laparotomia. A colangioressonncia, a colangiotomografia, a colangiografia endoscpica retrgrada ou percutnea transheptica podem ser teis no diagnstico e no planejamento do tratamento dos tumores, principalmente das vias biliares. Tratamento Cirrgico O tratamento cirrgico o mais indicado nos tumores hepticos primrios, na ausncia de metstases distncia e nos tumores hepticos metastticos em que a leso primria foi ressecada ou passvel de ser ressecada de maneira curativa. A eficcia e segurana na resseco heptica so fundamentadas no conhecimento da anatomia e compreenso da fisiologia do fgado. A indicao de uma cirurgia de resseco heptica depender do estado clnico do paciente e da quantidade prevista de parnquima heptico restante, que deve ser em torno de 10% do peso corporal. Nos pacientes cirrticos, somente os com a classificao de Child A (cirrose inicial) so candidatos a resseco heptica segura. Em estudos realizados por Hughes a nica contra-indicao absoluta para a resseco da doena metasttica heptica a impossibilidade de uma garantia de margem de resseco livre de doena, presena de comprometimento linfonodal e/ou impossibilidade da resseco da leso primria. A ultrassonografia intra-operatria tem auxiliado muito na correta indicao cirrgica, proporcionando a identificao de novos achados em 42% dos pacientes submetidos hepatectomia.

Ultrassonografia intra-operatria

Nos ltimos anos, o INCA vem incorporando novas prticas, tendo aumentado o nmero de casos de adultos tratados em 300%, com resultados significativos na reduo da morbidade (17,5%) e mortalidade (5,2%) por este tipo de cncer. A adoo da embolizao portal, que gera um aumento do fgado sadio, a segmentectomia (resseces anatmica, tm preservando contribudo para mais este figado, avano radioablao destruio dos tumores pelo calor e a re-resseco repetidas) tcnico-cientfico. O INCA foi inclusive o primeiro centro pblico da Amrica Latina a utilizar crioterapia (destruio tumoral pelo frio) na cirurgia heptica.
Radioablao

Crioterapia

Mtodos de controle da perda sangunea intra-operatria Pode-se diminuir a necessidade de hemotransfuso durante a resseco heptica utilizando tcnicas de excluso vascular, hipotermia, hipotenso controlada, aspirao ultrassnica, coagulao com argnio ou simplesmente atendo s tcnicas convencionais de resseco.

Tratamento Adjuntivo A radioterapia nos tumores hepticos limitada pela baixa tolerncia do parnquima heptico radiao. A dose tolerada fica abaixo da necessria para uma efetiva ao antitumoral e controle da leso, mas acarreta alvio temporrio de sintomatologia. necessrio avaliar os riscos de leso do parnquima heptico normal, limitando muito o emprego desta teraputica. A droga mais ativa at o momento (quimioterapia) a Doxorubicina, para o tratamento de tumores primrios e as taxas de resposta giram em torno de 10%. O 5-fluoracil, por via sistmica a droga mais comumente utilizada de forma isolada ou em associao com o cido flico e a Oxiplatina no tratamento de doena colo-retal metasttica com respostas em torno de 20% a 30%. A quimioterapia intra-arterial heptica possibilita maior concentrao da droga no fgado com menor efeito txico sistmico. Por esta via, o Floxuridine (FUDR) tem sido a droga mais empregada no tratamento do cncer colo-retal metasttico para o fgado. Na quimioembolizao emprega-se a combinao de drogas e partculas de gel insolvel (ex: cisplatinum e lipiodol e espongel), que so infundidas at que haja uma estagnao do fluxo arterial para o tumor, determinando um aumento da concentrao local da droga com simultnea isquemia e necrose.

Hepatoblastoma Tumor raro, que acomete em geral crianas menores de 03 anos de idade, com predomnio no sexo masculino. Apresenta como quadro clnico inicial em sua maioria, massa abdominal em hipocndrio direito e epigstrio. Outros sintomas como anorexia, perda de peso, anemia, dor abdominal, podem aparecer e so decorrentes da progresso da doena. Existe uma associao com outras patologias como sndrome de Wiedman-Beckwith, Tumor de Wilms, Rabdomiossarcoma, alteraes cromossomiais e plipos adenomatosos. Os locais de metstase mais comum so linfonodos regionais, os pulmes, os ossos e o crebro. Este tipo de tumor heptico tem como marcador a alfa-feto protena, existindo outros marcadores ainda em estudos. Dentre os mtodos de radiodiagnstico temos a contribuio da ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonncia nuclear magntica, que so fundamentais para a avaliao de ressecabilidade do tumor no pr-operatrio, tambm auxiliam no estadiamento. A cintigrafia heptica e a angiografia so recursos que podem auxiliar no diagnstico diferencial (abcesso heptico, neo-formaes vasculares (hemangiomas) e na localizao de estruturas adjacentes (supra-renal, rim e pncreas). Em relao ao tratamento, a cirurgia o fator preponderante. Devemos priorizar a resseco de todo o tumor macroscopicamente, com o estudo microscpico das margens cirrgicas no pr-operatrio. O acesso ao tumor heptico pode ser por laparotomia transversa ou subcostal. Os critrios de ressecabilidade so avaliados pelo: ndice do Tamanho do Tumor (TI), Grupo do Tumor e pela Extenso Tumoral Extra-Heptica. ndice do Tamanho do Tumor (TI) a relao entre o tamanho do tumor com o tamanho do corpo do paciente em um corte transversal na tomografia computadoriza ou ressonncia nuclear magntica do abdome, em que T1 e T2 sero os dimetros do tumor e B1 e B2 os dimetros do paciente. ndice do Tamanho do Tumor (Ti) = T1 x T2 B1 X B2 Se o ndice do Tamanho do Tumor (Ti) for menor que 0.05 o tumor considerado pequeno, e possivelmente ressecavel; caso o Ti seja maior que 0,05 o tumor considerado grande, devendo ser questionado a sua ressecabilidade.

Grupo do Tumor Refere-se ao grau de envolvimento do tumor no fgado, o qual dividido em 04 setores (2 no lobo direito e 2 no lobo esquerdo). Os grupos 1 e 2 so considerados ressecveis, j os grupos devendo adjuvante. 3 e ser 4 so considerados a irressecveis, neosubmetidos quimioterapia

Extenso Tumoral Tumores que envolvem estruturas extra-hepticas, sendo representados pelas iniciais P, V, E e M, dependendo da estrutura envolvida. P - Tumor envolvendo a veia porta V - Tumor comprometendo veia cava inferior e/ou veia heptica E - Tumor extenso comprometendo estruturas extra-hepticas (linfonodos) M - Tumor com metstase distncia. A classificao definitiva do tumor ser expressa da seguinte forma: ndice Tumoral - pequeno ou grande Grupo do Tumor- I, II, III ou IV Extenso Tumoral- P, V, E ou M. Esta classificao nos auxiliar na avaliao da ressecabilidade tumoral, no pr-operatrio. O tratamento do hepatoblastoma consiste na resseco completa do tumor. Estudos revelam bom prognstico quando os limites da resseco cirrgica se apresentam livres de neoplasia. Em relao a resseco parcial do tumor, no h estudos recomendando tal procedimento, pacientes com tumores residuais apresentam rpida progresso da doena e no respondem quimioterapia. O conhecimento da diviso heptica descrita por Couinaud no artigo de Anatomia do Fgado e Cirurgia de 1957, definindo a segmentao heptica a partir da diviso da veia porta, fundamental para os procedimentos cirrgicos hepticos. A resseco tumoral heptica deve ser a mais regrada possvel, com isolamento de estruturas do pedculo heptico, uso da manobra de Pringle, pontos hemostticos no parnquima heptico antes do acesso transparenquimatoso e se possvel com a utilizao do bisturi ultrassnico ou

bistur de argnio, estes instrumentos proporcionam uma maior segurana na identificao e ligadura dos vasos e ductos hepticos com diminuio do sangramento , da drenagem serobiliar e do tempo operatrio. Acreditamos que o uso da ultrassonografia intra-operatrio aumenta a segurana do limite de resseco heptica, mas a nossa experincia ainda pequena para uma definio a respeito. A quimioterapia com Adriamicina (ADM) e Cisplatina (CDDP) realizada como adjuvante nos tumores ressecveis. Nos tumores considerados irresecveis realizada apenas uma bipsia do tumor por laparotomia, quimioterapia neo-adjuvante e cirurgia de resseco aps evidenciada a citoreduo. Atualmente utilizamos o protocolo recomendado pela Sociedade Internacional de Oncologia Peditrica (SIOPEL-2). Nos casos que apresentaram boa resposta, com reduo da massa e dos nveis de dosagem de alfa-fetoprotena, mantm-se o protocolo de quimioterapia. importante a avaliao de quimioterapia de resgate para os pacientes que no respondem ADM e CDDP. Estudos referem o hepatoblastoma sensvel ao tratamento radioterpico com doses variando de 20 Cy a 30 Cy ou 40 Cy associado a quimioterapia, principalmente nos casos de resseco incompleta. Alguns relatos sugerem o transplante heptico, nos casos de irressecabilidade do tumor, psquimioterapia mas limitado a poucos casos e a resposta apresenta alto ndice de recidiva em um perodo de dois anos. No nosso levantamento nenhuma criana obteve resposta favorvel com o uso de carboplatino, Ifosfamida e vepeside (CDDP, IFO, VP-26) ou mesmo associados com radioterapia. importante um patologista experiente, e a utilizao de mtodos imunohistoqumicos como a Membrana Epitelial (EMA), Ceratina, Vimentina e Beta-HCG, para o diagnstico histopatolgico. Quanto avaliao histopatolgica os hepatoblastomas, macroscopicamente so bem circunscritos, solitrios, podendo ser mltiplos; microscopicamente so classificados em: fetal, embrionrio, macrotrabecular e de pequenas clulas indiferenciadas.

Cncer Infantil (Particularidades) O progresso no desenvolvimento do tratamento do cncer na infncia foi espetacular nas ltimas quatro dcadas. Atualmente, 70% das crianas acometidas de cncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianas ter vida praticamente normal. Nos EUA, o cncer constitui a segunda causa de mortalidade entre crianas e adolescentes abaixo de 15 anos de idade. A incidncia anual estimada de cncer infantil de 124 casos a cada 1 milho de habitantes brancos, e de 98 casos por milho de habitantes negros, sendo que so estimados 7 mil casos novos anualmente. Cncer infantil corresponde a um grupo de vrias doenas que tm em comum a proliferao descontrolada de clulas anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais freqentes na infncia so as leucemias (glbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linftico). Tambm acometem crianas o neuroblastoma (tumor de gnglios simpticos), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das clulas que vo dar origem s gnadas), osteossarcoma (tumor sseo), sarcomas (tumores de partes moles). Diferentemente do cncer de adulto, o cncer da criana geralmente afeta as clulas do sistema sangneo e os tecidos de sustentao, enquanto que o do adulto afeta as clulas do epitlio, que recobre os diferentes rgos (cncer de mama, cncer de pulmo). Doenas malignas da infncia, por serem predominantemente de natureza embrionria, so constitudas de clulas indiferenciadas, porm respondem, em geral, melhor aos mtodos teraputicos atuais. No adulto, em muitas situaes, o surgimento do cncer est associado claramente aos fatores ambientais como, por exemplo, fumo e cncer de pulmo. Nas malignidades da infncia no se observa claramente essa associao. Logo, preveno um desafio para o futuro. A nfase atual deve ser dada ao diagnstico precoce. Em nosso meio, muitos pacientes ainda so encaminhados ao centro de tratamento com doenas em estgio avanado, o que se deve a vrios fatores: desinformao dos pais, medo do diagnstico de cncer (podendo levar negao dos sintomas), desinformao dos mdicos. Mas algumas vezes tambm est relacionado com as caractersticas de determinado tipo de tumor. muito importante estar atento a algumas formas de apresentao dos tumores da infncia. Nas leucemias, pela invaso da medula ssea por clulas anormais, a criana se torna suscetvel a infeces, fica plida, tem sangramento e sente dor ssea. No retinoblastoma, um sinal importante de manifestao o chamado "reflexo do olho do gato", embranquecimento da pupila quando exposta luz. Pode se apresentar, tambm, atravs de fotofobia ou estrabismo. Geralmente acomete crianas antes dos trs anos de idade.

Algumas vezes, os pais notam uma massa no abdome, podendo tratar-se nesse caso, tambm, de um tumor de Wilms ou neuroblastoma. Tumores slidos podem se manifestar pela formao de massa, podendo ser visvel e causar dor nos membros, sintoma, por exemplo, freqente no osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais comum em adolescentes. Tumor de sistema nervoso central tem como sintomas dor de cabea, vmitos, alteraes motoras, alteraes cognitivas e paralisia de nervos. importante que os pais estejam alertas para o fato de que a criana no inventa sintomas e que ao sinal de alguma anormalidade, levem seus filhos ao pediatra para avaliao. igualmente relevante saber que, na maioria das vezes, esses sintomas esto relacionados a doenas comuns na infncia. Mas isto no deve ser motivo para que a visita ao mdico seja descartada. O tratamento do cncer comea com o diagnstico correto, em que h necessidade da participao de um laboratrio confivel e do estudo de imagens. Pela sua complexidade, o tratamento deve ser efetuado em centro especializado, e compreende trs modalidades principais (quimioterapia, cirurgia e radioterapia), sendo aplicado de forma racional e individualizada para cada tumor especfico e de acordo com a extenso da doena. O trabalho coordenado de vrios especialistas tambm fator determinante para o xito do tratamento (oncologistas pediatras, cirurgies pediatras, radioterapeutas, patologistas, radiologistas), assim como o de outros membros da equipe mdica (enfermeiros, assistentes sociais, psiclogos, nutricionistas, farmacuticos). To importante quanto o tratamento do cncer em si, a ateno dada aos aspectos sociais da doena, uma vez que a criana est inserida no contexto da famlia. A cura no deve se basear somente na recuperao biolgica, mas tambm no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Neste sentido, no deve faltar a ele, desde o inico do tratamento, o apoio psicossocial.

Cncer de Laringe O cncer de laringe um dos mais comuns a atingir a regio da cabea e pescoo, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta rea e 2% de todas as doenas malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supragltica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais). Sintomas Na histria do paciente, o primeiro sintoma o indicativo da localizao da leso. Assim, odinofagia (dor de garganta) sugere tumor supragltico e rouquido indica tumor gltico e subgltico. O cncer supragltico geralmente acompanhado de outros sinais e sintomas como a alterao na qualidade da voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensao de um "caroo" na garganta. Nas leses avanadas das cordas vocais, alm da rouquido, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispnia (dificuldade para respirar ou falta de ar). Fatores de Risco H uma ntida associao entre a ingesto excessiva de lcool e o vcio de fumar com o desenvolvimento de cncer nas vias aerodigestivas superiores. O tabagismo o maior fator de risco para o desenvolvimento do cncer de laringe. Quando a ingesto excessiva de lcool adicionada ao fumo, o risco aumenta para o cncer supragltico. Pacientes com cncer de laringe que continuam a fumar e beber tm probabilidade de cura diminuda e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primrio na rea de cabea e pescoo. Tratamento O tratamento dos cnceres da cabea e pescoo pode causar problemas nos dentes, fala e deglutio. Quanto mais precoce for o diagnstico, maior a possibilidade de o tratamento evitar deformidades fsicas e problemas psico-sociais. necessria avaliao de um grupo multidisciplinar composto de dentista, cirurgio-plstico, cirurgio plstico reconstrutivo, fonoaudilogo, radioterapeuta, cirurgio e clnico no planejamento do tratamento, fase de reabilitao e avaliao dos resultados das modalidades teraputicas utilizadas. Alm dos dados de sobrevida, consideraes sobre a qualidade de vida dos pacientes entre as modalidades teraputicas empregadas so muito importantes para determinar o melhor tratamento. O impacto de se preservar a voz na qualidade de vida no paciente da maior importncia, j que a laringectomia (retirada da laringe) faz com que 30% dos pacientes passe a ter fala esofgica incompreensvel e aproximadamente 50% deles ficam reclusos em sua residncia, perdendo assim seus empregos e se retirando do convvio social. De acordo com a localizao e estgio do cncer, ele pode ser tratado com radioterapia ou cirurgia, havendo uma srie de procedimentos cirrgicos disponveis de acordo com as caractersticas do caso e do paciente. Em alguns casos, com o intuito de preservar a voz, a radioterapia pode ser

selecionada primeiro, deixando a cirurgia como resgate quando o a radioterapia no for suficiente para controlar o tumor.

Orientaes aos pacientes laringectomizados Aps a Laringectomia Total h uma alterao dos mecanismos de conduo do ar at os pulmes. Na respirao do laringectomizado total o ar entra pelo traqueostoma, que um orifcio feito por cirurgia no pescoo. Na expirao, o ar sai dos pulmes e passa novamente pelo traqueostoma. Assim, na respirao do laringectomizado total no h passagem de ar pela boca, o que torna independente a via digestiva (por onde passa a comida) das vias respiratrias (por onde passa o ar). Observe as figuras ao lado para entender melhor este processo. A laringectomia total acarreta a perda da voz larngea. Contudo, isto no significa a perda da fala ou da linguagem. A reabilitao vocal possvel atravs da voz esofgica, que substitui a voz larngea usando a via digestiva para produzir o som, ou atravs da utilizao de prteses fonatrias.

A seguir listamos as dvidas mais freqentes das pessoas que foram laringectomizadas.

O que uma Laringectomia total? A Laringectomia total a retirada da laringe. Por que a Laringectomia total tem que ser feita? A Laringectomia total necessria por existir um tumor que afeta as cordas vocais (ou partes da laringe). Aps a laringectomia, h uma modificao dos caminhos da conduo do ar e da alimentao: a inspirao do ar passa a ser feita pelo traqueostoma (orifcio no pescoo). Os aparelhos respiratrio e digestivo tornam-se separados e independentes.

Por que tem que haver uma abertura no pescoo? Essa abertura, chamada traqueostoma, necessria para a entrada e sada de ar dos pulmes. Aps a laringectomia o ar no poder circular nem pela boca nem pelo nariz, como acontecia antes. Vou sempre respirar por esta abertura? Sim, esta a melhor forma encontrada para facilitar a respirao do laringectomizado total. A via digestiva j no se comunica mais com a via respiratria e, esta abertura definitiva no pescoo, necessria para manter voc vivo. O que cnula traqueal? um tubo curvado de metal ou de plstico, com uma pequena chapa protetora (para fixao). Por que devo usar a cnula traqueal? A cnula impede o fechamento do traqueostoma Durante quanto tempo precisarei usar a cnula? Alguns pacientes a usam permanentemente, outros, por um determinado perodo de tempo. Isto varia de indivduo para indivduo de acordo com a cicatrizao do traqueostoma. Seu mdico saber o momento certo de retir-la.

importante a limpeza com a cnula? Qual a melhor maneira de limp-la? importante manter a cnula limpa por questes higinicas e para evitar que a secreo nela acumulada traga dificuldades respiratrias. A freqncia da limpeza depende da quantidade de muco acumulado. Lembre-se que por este orifcio que voc respira. A cnula pode ser limpa com uma escova cilndrica, sabo neutro e gua corrente, pelo menos uma vez por dia, conforme a ilustrao. Devo proteger a traqueostomia contra a poeira? Sim, pois a passagem do ar diretamente pelo traqueostoma (sem passar pelas cavidades nasais, onde normalmente aquecido, umedecido e filtrado) exige o uso de uma proteo para impedir que partculas de poeira ou corpos estranhos cheguem aos pulmes. A traquia deve ser, portanto, protegida contra poeira com uma cobertura apropriada.

Quais so os sintomas que indicam que h excesso de poeira na traquia? O que posso fazer neste caso? Normalmente um acesso de tosse o avisa do excesso de poeira que provoca a irritao. Outro sinal comum aparece atravs da secreo que, aps algumas horas, adquire uma colorao diferente e sua consistncia fica mais pegajosa. Que tipo de protetor poderei usar no traqueostoma? Uma cobertura (tipo babador) feita de croch usada mais freqentemente. Este protetor deve cobrir o traqueostoma, protegendo-o, sem impedir a passagem do ar.

Qual a melhor maneira de tomar banho? preciso cuidado para no deixar entrar gua pelo traqueostoma. Voc certamente encontrar uma boa maneira para se proteger. Abaixando a cabea ou protegendo o traqueostoma com a mo.

Hbitos do cotidiano Posso continuar a fumar? No pode. Alm dos efeitos negativos do fumo, a sua respirao agora feita pelo traqueostoma. Posso tomar bebidas alcolicas? As bebidas alcolicas devem ser evitadas. Ser que poderei voltar a trabalhar? Quando? Voc poder voltar ao trabalho desde que seu estado geral de sade lhe permita (dependendo tambm, claro, do tipo de trabalho que voc fazia antes da cirurgia). necessrio, nestes casos, conversar com seu mdico sobre este problema. Conseguirei levantar objetos pesados? possvel que voc no consiga levantar pesos como fazia antes. Em alguns casos, dependendo de uma pessoa para outra, com o decorrer do tempo isto pode ser possvel. Converse com seu mdico. Poderei ter dificuldades ao engolir? Isto no muito comum, embora alguns pacientes possam sentir esta dificuldade. Caso isto acontea, procure seu mdico.

Ser necessrio ir ao mdico periodicamente para fazer exames? muito importante que voc comparea s revises nas datas marcadas. Isto fundamental para o controle de sua sade. Algum tipo de clima pode me fazer mal? O clima quente bom. Devem ser evitados os climas frios, secos ou os ambientes poludos. Acmulo de secrees Por que h maior eliminao de secrees pela manh? Todos os laringectomizados acumulam mais muco devido quantidade maior de partculas que inalam, por falta do filtro natural, que a mucosa da cavidade nasal. Lembre-se que no laringectomizado as narinas no filtram mais o ar inspirado. Depois de vrias horas de sono, quando o reflexo da tosse est diminudo, h um acmulo de muco maior que ser todo eliminado pela manh. Qual a melhor maneira de limpar o traqueostoma? Tossindo e limpando a secreo expelida com cuidado. Ao tossir provocamos uma ao muscular que expulsa o muco mais facilmente. Caso voc perceba vestgios de sangue no muco, marque uma consulta com seu mdico. possvel colocar remdio no traqueostoma quando h infeco? Sim, isto possvel desde que voc pea orientaes ao seu mdico. Voz esofgica Existe alguma maneira que me permita falar novamente? Sim, atravs da voz esofgica. Voc no perdeu a fala nem a linguagem e sim, a voz larngea. A voz esofgica uma alternativa de comunicao para o laringectomizado total.

Quem me ajudar a aprender a usar a voz esofgica? Um fonoaudilogo lhe dar as orientaes adequadas para a reabilitao da voz. O sucesso da reabilitao vocal depender tambm de voc. A reabilitao total um trabalho coletivo no qual todos devem colaborar, inclusive os familiares. O que a voz esofgica? Como produzida? uma alternativa para a ausncia de voz larngea. A voz esofgica produzida pela expulso do ar que vem do esfago que, ao fazer vibrar as suas paredes, emitem um som. Este som se transforma em slabas, palavras e frases at o domnio total da fala. importante lembrar que o ar que vem dos pulmes (sai pelo traqueostoma) segue um caminho diferente do ar que

vem do esfago (vai para a boca). Depois da laringectomia total estas estruturas ficam independentes. Quando poderei comear a aprender a falar assim? O ideal voc comear logo que recebe alta do hospital. Seu mdico lhe encaminhar no momento certo, considerando sua situao clnica. Quanto tempo levarei para aprender a falar com a voz esofgica? difcil estimar o tempo. Os resultados dependero tambm de voc, de sua facilidade de emitir o primeiro som e de uma prtica constante. Como fazer para usar bem a voz esofgica? Atravs da prtica diria, sempre seguindo as instrues do seu fonoaudilogo. Poderei voltar a falar no telefone? Sim, poder. A voz esofagiana bastante ntida quando falada pelo telefone. Lembre-se que o telefone funciona como um amplificador, que pode melhorar bastante a clareza de sua comunicao. O estado emocional interfere na voz esofgica? Sim. Normalmente, quando as pessoas ficam emocionadas, elas sentem dificuldade para falar. Como ficar minha vida sexual? Ficar exatamente como estava antes da cirurgia. A compreenso do seu parceiro ser muito importante para a recuperao de sua vida sexual. Lembre-se que a reabilitao total do laringectomizado fruto de um esforo coletivo entre pacientes, profissionais e familiares. Onde posso encontrar um fonoaudilogo para me ajudar? No Centro de Reabilitao ou na Seo de Cabea e Pescoo do Hospital do Cncer do Instituto Nacional de Cncer. Problemas respiratrios O que fazer para socorrer um laringectomizado com problemas respiratrios? Inicialmente, verifique se ele est usando a cnula. Caso sim, retire-a para observar se a respirao melhora (no caso da cnula estar entupida). J se o paciente no estiver usando a cnula (ou no houver melhora com a sua retirada), o problema pode estar sendo causado por um acmulo de secrees na traquia. Sendo assim, faa a pessoa tossir com muita fora para que as secrees saiam.

Se mesmo com tudo isto no houver melhora, procure imediatamente o hospital. Obs. a respirao artificial no laringectomizado feita diretamente no traqueostoma.

Por que devo freqentar as reunies de reabilitao vocal? O contato com o grupo vai lhe ajudar muito a superar as dificuldades e tirar dvidas. Alm disso, as reunies do uma sensao de maior autonomia. O paciente consegue perceber como estes encontros so importantes para uma melhor e mais rpida utilizao da voz esofageana. Lembre-se que a reabilitao total do laringectomizado um trabalho coletivo, com o qual todos devem colaborar, inclusive os familiares.

Cncer de Pele A pele o maior rgo do corpo humano. dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infeces. Ela tambm responsvel pela regulao da temperatura do corpo, bem como pela reserva de gua, vitamina D e gordura. Embora o cncer de pele seja o tipo de cncer mais freqente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de cncer apresenta altos percentuais de cura. As neoplasias cutneas esto relacionadas a alguns fatores de risco, como o qumico (arsnico), a radiao ionizante, processo irritativo crnico (lcera de Marjolin), genodermatoses (xeroderma pigmentosum etc.) e principalmente exposio aos raios ultravioletas do sol. Cncer de pele mais comum em indivduos com mais de 40 anos sendo relativamente raro em crianas e negros, com exceo daqueles que apresentam doenas cutneas prvias. Indivduos de pele clara, sensvel ao dos raios solares, ou com doenas cutneas prvias so as principais vitimas do cncer de pele. Os negros normalmente tm cncer de pele nas regies palmares e plantares. Como a pele um rgo heterogneo, esse tipo de cncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. Os mais freqentes so: carcinoma basocelular, responsvel por 70% dos diagnsticos de cncer de pele, o carcinoma epidermide com 25% dos casos e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes. Felizmente o carcinoma basocelular, mais freqente, tambm o menos agressivo. Este tipo e o carcinoma epidermide so tambm chamados de cncer de pele no melanoma, enquanto o melanoma e outros tipos, com origem nos melancitos, so denominados de cncer de pele melanoma. Cncer de Pele Melanoma O melanoma cutneo (fig.1) um tipo de cncer que tem origem nos melancitos (clulas produtoras de melanina, substncia que determina a cor da pele) e tem predominncia em adultos brancos. Embora s represente 4% dos tipos de cncer de pele, o melanoma o mais grave devido sua alta possibilidade de metstase.

Epidemiologia A letalidade do cncer de pele melanoma elevada, porm sua incidncia baixa. Para 2006, esto previstos 2.710 casos novos em homens e 3.050 casos novos em mulheres, segundo as Estimativas de Incidncia de Cncer no Brasil. As maiores taxas estimadas em homens e mulheres encontram-se na regio Sul. O melanoma de pele menos freqente do que os outros tumores de pele (basocelulares e de clulas escamosas), porm sua letalidade mais elevada. Tem-se observado um expressivo crescimento na incidncia deste tumor em populaes de cor de pele branca. Quando os melanomas so detectados em estdios iniciais os mesmos so curveis. O prognstico desse tipo de cncer pode ser considerado bom, se detectado nos estdios iniciais. Nos ltimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido deteco precoce do mesmo. Nos pases desenvolvidos, a sobrevida mdia estimada em cinco anos de 73%, enquanto que, para os pases em desenvolvimento, a sobrevida mdia de 56%. A mdia mundial estimada de 69%. Fatores de Risco Os fatores de risco, em ordem de importncia, so: a sensibilidade ao sol (queimadura pelo sol e no bronzeamento), a pele clara, a exposio excessiva ao sol, a histria prvia de cncer de pele, histria familiar de melanoma, nevo congnito (pinta escura), maturidade (aps 15 anos de idade a propenso para este tipo de cncer aumenta), xeroderma pigmentoso (doena congnita que se caracteriza pela intolerncia total da pele ao sol, com queimaduras externas, leses crnicas e tumores mltiplos) e nevo displsico (leses escuras da pele com alteraes celulares pr-cancerosas). Preveno Como os outros tipos de cncer de pele, o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposio ao sol no horrio das 10h s 16h, quando os raios so mais intensos. Mesmo durante o perodo adequado necessria a utilizao de proteo como chapu, guarda-sol, culos escuros e filtros solares com fator de proteo 15 ou mais. Sintomas O melanoma pode surgir a partir da pele normal ou de uma leso pigmentada. A manifestao da doena na pele normal se d a partir do aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamao. Em casos de uma leso pigmentada pr-existente, ocorre um aumento no tamanho, uma alterao na colorao e na forma da leso que passa a apresentar bordas irregulares. Diagnstico A colorao pode variar do castanho-claro passando por vrios matizes chegando at cor negra (melanoma tpico) ou apresentar rea com despigmentao (melanoma com rea de

regresso espontnea). O crescimento ou alterao da forma progressivo e se faz no sentido horizontal ou vertical. Na fase de crescimento horizontal (superficial), a neoplasia invade a epiderme, podendo atingir ou no a derme papilar superior. No sentido vertical, o seu crescimento acelerado atravs da espessura da pele, formando ndulos visveis e palpveis. Tratamento A cirurgia o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia tambm podem ser utilizadas dependendo do estgio do cncer. Quando h metstase, o melanoma incurvel na maioria dos casos. A estratgia de tratamento para a doena avanada deve ter ento como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Cncer de Pele - No melanoma O carcinoma basocelular (fig.1, fig.2, fig.3, fig.4, e fig.5) e o carcinoma epidermide, tambm chamados de cncer de pele no melanoma, so os tipos de cncer de pele mais freqentes (70% e 25%, respectivamente). Porm, apesar das altas taxas de incidncia, o cncer de pele no melanoma apresenta altos ndices de cura, principalmente devido facilidade do diagnstico precoce.

Os carcinomas basocelular so originrios da epiderme e dos apndices cutneos acima da camada basal, como os plos, por exemplo. J os carcinomas epidermides tm origem no queratincio da epiderme, podendo tambm surgir no epitlio escamoso das mucosas. Indivduos que trabalham com exposio direta ao sol so mais vulnerveis ao cncer de pele no melanoma. Esse tipo de cncer mais comum em adultos, com picos de incidncia por volta dos 40 anos. Porm, com a constante exposio de jovens aos raios solares, a mdia de idade dos pacientes vem diminuindo.

Fig.4 - Carcinoma basocelular: forma plano-superficial em detalhe

Fig.3 - Carcinoma basocelular: forma lanosuperficial

Pessoas de pele clara, que ficam vermelhas com a exposio ao sol, esto mais sujeitas s neoplasias. A maior incidncia deste tipo de cncer de pele se d na regio da cabea e do pescoo, que so justamente os locais de exposio direta aos raios solares.

Fig. 5 - Carcinoma basocelular: forma pigmentada (importante diferenciar do melanoma)

Epidemiologia O nmero de casos novos de cncer de pele no melanoma estimados para o Brasil em 2006 de 55.480 casos em homens e de 61.160 em mulheres, de acordo com as Estimativas de Incidncia de Cncer publicadas pelo INCA. Estes valores correspondem a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens e 60 para cada 100 mil mulheres. O cncer de pele no melanoma o mais incidente em homens em todas as regies do Brasil, com um risco estimado de 87/100.000 na regio Sul, 73/100.000 na regio Sudeste, 56/100.000 na regio Centro-Oeste, 43/100.000 na regio Nordeste e 30/100.000) na regio Norte. Nas mulheres o mais freqente nas regies Sul (85/100.000), Centro-Oeste (72/100.000), Nordeste (45/100.000) e Norte (30/100.000); enquanto que, na regio Sudeste (66/100.000) o mesmo o segundo mais freqente.

Fatores de Risco A exposio excessiva ao sol o principal fator de risco do cncer de pele. Pessoas que vivem em pases tropicais como Brasil e Austrlia, pas com o maior registro de cncer de pele no mundo, esto mais expostos a esse tipo de doena. Porm, doenas cutneas prvias, fatores irritadios crnicos (lcera angiodrmica e cicatriz de queimadura) e exposio a fatores qumicos como o arsnico, por exemplo, tambm podem levar ao diagnstico de cncer de pele. Nestes casos, a doena costuma se manifestar muitos anos depois da exposio contnua aos fatores de risco. Preveno Embora o cncer de pele apresente altos ndices de cura, ele tambm um dos tipos que mais cresceu em nmero de diagnsticos nos ltimos anos. A melhor maneira de evitar sua manifestao atravs da preveno. A exposio ao sol deve ser evitada no perodo das 10h s 16h. Mesmo durante o horrio adequado necessrio utilizar a proteo adequada como: chapu, guarda-sol, culos escuros e filtros solares com fator de proteo 15 ou mais. O filtro solar ameniza alguns efeitos nocivos do sol, como as queimaduras, dando portanto uma falsa sensao de segurana. importante lembrar que os filtros solares protegem dos raios solares, no entanto, eles no tm o objetivo de prolongar o tempo de exposio solar. Todos os filtros solares devem ser repassados a cada 30 minutos de exposio. Sintomas Pessoas que apresentam feridas na pele que demorem mais de quatro semanas para cicatrizar, variao na cor de sinais, manchas que coam, ardem, descamam ou sagram, devem recorrer o mais rpido possvel ao dermatologista. Diagnstico O cncer de pele no melanoma pode apresentar dois tipos de diagnstico. O carcinoma basocelular diagnosticado atravs de uma leso (ferida ou ndulo) com uma evoluo lenta. O carcinoma epidermide tambm surge por meio de uma ferida, porm, que evolui rapidamente e vem acompanhada de secreo e de coceira. A maior gravidade do carcinoma epidermide devido possibilidade que esse tipo de cncer tem de apresentar metstase. Tratamento Em ambos os casos, a cirurgia o tratamento mais indicado. Porm, dependendo da extenso, o carcinoma basocelular pode tambm ser tratado atravs de medicamento tpico ou radioterapia. No caso do carcinoma epidermide, o tratamento usual feito basicamente atravs de procedimento cirrgico e radioterapia.

Auto-exame da pele O que o auto-exame da pele? um mtodo simples para detectar precocemente o cncer de pele, incluindo o melanoma. Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda no invadiu profundamente a pele, o cncer de pele pode ser curado. Quando fazer? Ao fazer o auto-exame regularmente, voc se familiarizar com a superfcie normal da sua pele. til anotar as datas e a aparncia da pele em cada exame. O que procurar? Manchas pruriginosas (que coam), descamativas ou que sangram Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor Feridas que no cicatrizam em 4 semanas Deve-se ter em mente o ABCD da transformao de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo: Assimetria - uma metade diferente da outra Bordas irregulares - contorno mal definido Cor varivel - vrias cores numa mesma leso: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul Dimetro - maior que 6 mm Como fazer? 1) Em frente a um espelho, com os braos levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo; 2) Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mos, antebraos, braos e axilas; 3) Examine as partes da frente, detrs e dos lados das pernas alm da regio genital; 4) Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos ps, assim como os entre os dedos; 5) Com o auxlio de um espelho de mo e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoo e orelhas; 6) Finalmente, ainda com auxlio do espelho de mo, examine as costas e as ndegas. Ateno: Caso encontre qualquer diferena ou alterao, procure orientao mdica. Evite exposio ao sol das 10h s 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteo 15 ou mais, alm de chapus, guarda-sis e culos escuros.

Cncer de Mama O cncer de mama provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido sua alta freqncia e sobretudo pelos seus efeitos psicolgicos, que afetam a percepo da sexualidade e a prpria imagem pessoal. Ele relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etria sua incidncia cresce rpida e progressivamente. Este tipo de cncer representa nos pases ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatsticas indicam o aumento de sua freqncia tantos nos pases desenvolvidos quanto nos pases em desenvolvimento. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), nas dcadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidncia ajustadas por idade nos Registros de Cncer de Base Populacional de diversos continentes. No Brasil, o cncer de mama o que mais causa mortes entre as mulheres. De acordo com a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil para 2006, o cncer de mama ser o segundo mais incidente, com 48.930 casos. Sintomas Os sintomas do cncer de mama palpvel so o ndulo ou tumor no seio, acompanhado ou no de dor mamria. Podem surgir alteraes na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retraes ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem tambm surgir ndulos palpveis na axila. Fatores de Risco Histria familiar um importante fator de risco para o cncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (me ou irm) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o cncer de mama de carter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cnceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rpido da incidncia com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruao), a menopausa tardia (instalada aps os 50 anos de idade), a ocorrncia da primeira gravidez aps os 30 anos e a nuliparidade (no ter tido filhos), constituem tambm fatores de risco para o cncer de mama. Ainda controvertida a associao do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o cncer de mama, apontando para certos subgrupos de mulheres como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrognio, as que fizeram uso da medicao por longo perodo e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A ingesto regular de lcool, mesmo que em quantidade moderada, identificada como fator de risco para o cncer de mama, assim como a exposio a radiaes ionizantes em idade inferior a 35 anos.

Deteco Precoce As formas mais eficazes para deteco precoce do cncer de mama so o exame clnico da mama e a mamografia. O Exame Clnico das Mamas (ECM) Quando realizado por um mdico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de at 1 (um) centmetro, se superficial. O Exame Clnico das Mamas deve ser realizado conforme as recomendaes tcnicas do Consenso para Controle do Cncer de Mama. A sensibilidade do ECM varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos, e em torno de 71% nas que esto entre 40 e 49 anos. A especificidade varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59 e entre 71% a 84% nas que esto entre 40 e 49 anos. A Mamografia A mamografia a radiografia da mama que permite a deteco precoce do cncer, por ser capaz de mostrar leses em fase inicial, muito pequenas (de milmetros). realizada em um aparelho de raio-X apropriado, chamado mamgrafo. Nele, a mama comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnstico. O desconforto provocado discreto e suportvel. Estudos sobre a efetividade da mamografia sempre utilizam o exame clnico como exame adicional, o que torna difcil distinguir a sensibilidade do mtodo como estratgia isolada de rastreamento. A sensibilidade varia de 46% a 88% e depende de fatores tais como: tamanho e localizao da leso, densidade do tecido mamrio (mulheres mais jovens apresentam mamas mais densas), qualidade dos recursos tcnicos e habilidade de interpretao do radiologista. A especificidade varia entre 82%, e 99% e igualmente dependente da qualidade do exame. Os resultados de ensaios clnicos randomizados que comparam a mortalidade em mulheres convidadas para rastreamento mamogrfico com mulheres no submetidas a nenhuma interveno so favorveis ao uso da mamografia como mtodo de deteco precoce capaz de reduzir a mortalidade por cncer de mama. As concluses de estudos de meta-anlise demonstram que os benefcios do uso da mamografia se referem, principalmente, a cerca de 30% de diminuio da mortalidade em mulheres acima dos 50 anos, depois de sete a nove anos de implementao de aes organizadas de rastreamento. O Auto-Exame das Mamas O INCA no estimula o auto-exame das mamas como estratgia isolada de deteco precoce do cncer de mama. A recomendao que o exame das mamas pela prpria mulher faa parte das aes de educao para a sade que contemplem o conhecimento do prprio corpo. As evidncias cientficas sugerem que o auto-exame das mamas no eficiente para o rastreamento e no contribui para a reduo da mortalidade por cncer de mama. Alm disso, o auto-exame das mamas traz consigo conseqncias negativas, como aumento do

nmero de bipsias de leses benignas, falsa sensao de segurana nos exames falsamente negativos e impacto psicolgico negativo nos exames falsamente positivos. Portanto, o exame das mamas realizado pela prpria mulher no substitui o exame fsico realizado por profissional de sade (mdico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade. As Recomendaes do Instituto Nacional de Cncer Em Novembro de 2003, foi realizada a "Oficina de Trabalho para Elaborao de Recomendaes ao Programa Nacional de Controle do Cncer de Mama", organizada pelo Ministrio da Sade, atravs do Instituto Nacional de Cncer e da rea Tcnica da Sade da Mulher, com o apoios das Sociedades Cientficas afins e participao de gestores estaduais, ONG's e OG's. A partir dessa Oficina foi desenvolvido um Documento de Consenso para Controle do Cncer de Mama, publicado em 2004, que contm as principais recomendaes tcnicas referentes deteco precoce, ao tratamento e aos cuidados paliativos em cncer de mama, no Brasil.

Cncer de Pncreas O pncreas uma glndula do aparelho digestivo, localizada na parte superior do abdome e atrs do estmago. responsvel pela produo de enzimas, que atuam na digesto dos alimentos, e pela insulina - hormnio responsvel pela diminuio do nvel de glicose (acar) no sangue. dividido em trs partes: a cabea (lado direito); o corpo (seo central) e a cauda (lado esquerdo). A maior parte dos casos de cncer de pncreas localiza-se na regio da cabea do rgo. O risco de desenvolver o cncer de pncreas aumenta aps os 50 anos de idade, principalmente na faixa entre 65 e 80 anos, havendo uma maior incidncia no sexo masculino. A maior parte dos casos da doena diagnosticada em fase avanada, e portanto, tratada para fins paliativos. O tipo mais freqente o adenocarcinoma com 90% dos casos. Epidemiologia O cncer de pncreas raro antes dos 30 anos de idade, sendo mais comum a partir dos 60 anos. Segundo a Unio Internacional Contra o Cncer (UICC), os casos da doena aumentam com o avano da idade: de 10/100.000 casos entre 40 e 50 anos para 116/100.000 entre 80 e 85 anos. No Brasil, o cncer de pncreas representa 2% de todos os tipos de cncer, sendo responsvel por 4% do total de mortes por cncer. Por ano, nos Estados Unidos, cerca de 26 mil pessoas so diagnosticadas com a doena. A taxa de mortalidade por cncer de pncreas alta, pois uma doena de difcil diagnstico e extremamente agressiva. Fatores de Risco Entre os fatores de risco, destaca-se principalmente o uso de derivados do tabaco. Os fumantes possuem trs vezes mais chances de desenvolver a doena do que os no fumantes. Dependendo da quantidade e do tempo de consumo, o risco fica ainda maior. Outro fator de risco o consumo excessivo de gordura, de carnes e de bebidas alcolicas. Como tambm a exposio a compostos qumicos, como solventes e petrleo, durante longo tempo. H um grupo de pessoas que possui maior chance de desenvolver a doena, e estas devem estar atentas aos sintomas. Pertencem a este grupo indivduos que sofrem de pancreatite crnica ou de diabetes mellitus, que foram submetidos a cirurgias de lcera no estmago ou duodeno ou sofreram retirada da vescula biliar. Preveno Algumas medidas preventivas podem ser adotadas, como evitar o consumo de derivados do

tabaco e a ingesto excessiva de bebidas alcolicas e adotar uma dieta balanceada com frutas e vegetais. Para indivduos submetidos a cirurgias de lcera no estmago ou duodeno ou que sofreram retirada da vescula biliar, recomenda-se a realizao de exames clnicos regularmente, como tambm para aqueles com histrico familiar de cncer. Pessoas que sofrem de pancreatite crnica ou de diabete melitus devem tambm fazer exames peridicos. Deteco Precoce A localizao do pncreas na cavidade mais profunda do abdome, atrs de outros rgos, dificulta a deteco precoce do cncer de pncreas. O tumor normalmente desenvolve-se sem sintomas, sendo difcil diagnostic-lo na fase inicial. Quando detectado, j pode estar em estgio muito avanado. Sintomas O cncer de pncreas no apresenta sinais especficos, o que dificulta o diagnstico precoce. Os sintomas dependem da regio onde est localizado o tumor, e os mais perceptveis so: perda de apetite e de peso, fraqueza, diarria e tontura. O tumor que atinge a cabea do pncreas possui como sintoma comum a ictercia. Ela causada pela obstruo biliar, e deixa a pele e os olhos amarelados. Quando a doena est mais avanada, um sinal comum a dor, que no incio de pequena intensidade, podendo ficar mais forte, localizada na regio das costas. Outro sintoma do tumor o aumento do nvel da glicose no sangue, causado pela deficincia na produo de insulina. Diagnstico O diagnstico realizado atravs do relato dos sintomas e de exames de laboratrio, como de sangue, fezes e urina. Outros exames podem ser solicitados, como: tomografia computadorizada do abdome; ultra-sonografia abdominal; ressonncia nuclear de vias biliares e da regio do pncreas; e tambm a bipsia do tecido. Tratamento A cura do cncer de pncreas s possvel quando este for detectado em fase inicial. Nos casos passveis de cirurgia, o tratamento mais indicado a resseco, dependendo do estgio do tumor. Em pacientes cujos exames j mostraram metstases distncia ou esto em precrio estado clnico, o tratamento paliativo imediato mais indicado a colocao de endo-prtese. A radioterapia e a quimioterapia, associadas ou no, podem ser utilizadas para a reduo do tumor e alvio dos sintomas.

Cncer de Pnis O pnis o rgo sexual masculino. Em sua extremidade existe uma regio mais volumosa chamada glande ("cabea" do pnis), que coberta por uma pele fina e elstica, denominada prepcio. O cncer que atinge o pnis est muito ligado s condies de higiene ntima do indivduo, sendo o estreitamento do prepcio (fimose) um fator predisponente. Epidemiologia O cncer de pnis um tumor raro, com maior incidncia em indivduos a partir dos 50 anos de idade, muito embora tumores malignos do pnis possam ser encontrados em indivduos jovens. Est relacionado s baixas condies scio-econmicas e de instruo, m higiene ntima e a indivduos no circuncidados. No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de cncer no homem, sendo mais freqente nas regies Norte e Nordeste do que nas regies Sul e Sudeste. Nas regies de maior incidncia, o cncer de pnis supera os casos de cncer de prstata e de bexiga. Sintomas A manifestao clinica mais comum do cncer de pnis caracterizada por uma ferida ou lcera persistente, ou ainda por uma tumorao localizada na glande, prepcio ou corpo do pnis. A presena de uma destas manifestaes, associadas presena de uma secreo branca (esmegma) pode ser um sinal de cncer no pnis. neste caso, um especialista dever ser consultado. Alm da tumorao no pnis, possvel a presena de gnglios inguinais (ngua na virilha), o que pode ser um sinal agravante na progresso da doena (metstases). Fatores de Risco Homens que no foram operados de fimose possuem maior probabilidade de desenvolver este tipo de cncer. A fimose ocorre quando a pele de prepcio muito estreita ou pouco elstica, o que impede a exposio da glande ("cabea" do pnis), dificultando assim uma limpeza adequada. Outro fator de risco a prtica sexual com diferentes parceiros sem o uso de camisinha. A utilizao do preservativo imprescindvel em qualquer relao sexual, pois ela diminui a chance de contgio de doenas sexualmente transmissveis, como o vrus HPV (papilomavrus humano), por exemplo. Alguns estudos cientficos sugerem a associao entre infeco pelo HPV e cncer de pnis. Preveno Para prevenir o cncer de pnis necessrio uma limpeza diria com gua e sabo,

principalmente aps as relaes sexuais e a masturbao. fundamental ensinar s crianas desde cedo os hbitos de higiene ntima, que devem ser praticados todos os dias. A cirurgia de fimose uma operao simples e rpida, que no necessita de internao. Esta operao, chamada circunciso, normalmente realizada na infncia. Tanto o homem circuncidado como o no-circuncidado reduzem as chances de desenvolver este tipo de cncer com bons hbitos de higiene. Deteco Precoce Quando detectado inicialmente, o cncer de pnis possui tratamento e facilmente curado. importante, ao fazer a higiene ntima, realizar o auto-exame do pnis. Ao realizar o auto-exame, os homens devem estar atentos : perda de pigmentao ou manchas esbranquiadas; feridas e caroos no pnis que no desapareceram aps tratamento mdico, e que apresentem secrees e mau cheiro; tumorao no pnis e/ou na virilha (ngua); inflamaes de longo perodo com vermelhido e coceira, principalmente nos portadores de fimose. Ao observar qualquer um destes sinais, necessrio procurar um mdico imediatamente. Diagnstico Cerca de mais da metade dos pacientes com cncer de pnis demoram mais de um ano para procurar assistncia mdica, aps o aparecimento das leses iniciais. Quando diagnosticado em estgio inicial, o cncer de pnis apresenta elevada taxa de cura. Todas as leses ou tumoraes penianas, independente da presena da fimose, devero ser avaliadas por um mdico: principalmente aquelas de evoluo lenta e que no responderam aos tratamentos convencionais. Estas leses devero ser biopsiadas (retirada de um fragmento) para anlise , quando ser dado o diagnstico final. Tratamento O tratamento depende da extenso local do tumor e do comprometimento dos gnglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas. A cirurgia o tratamento mais freqentemente realizado para controle local da doena. O diagnstico precoce fundamental para evitar o crescimento local da doena e a posterior amputao do pnis, que trazem conseqncias fsicas, sexuais e psicolgicas ao homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores so as chances de cura.

Cncer de Prstata Epidemiologia O cncer de prstata a segunda causa de bitos por cncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmo. Para 2006, estima-se a ocorrncia de 47.280 casos novos para este tipo de cncer (Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil para 2006). O aumento observado nas taxas de incidncia pode ser parcialmente justificado pela evoluo dos mtodos diagnsticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informao do pas e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro. Na maioria dos casos, o tumor apresenta um crescimento lento, de longo tempo de duplicao, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm e acometendo homens acima de 50 anos de idade. Fatores de Risco Assim como em outros cnceres, a idade um fator de risco importante, ganhando um significado especial no cncer da prstata, uma vez que tanto a incidncia como a mortalidade aumentam exponencialmente aps a idade de 50 anos. Histria familiar de pai ou irmo com cncer da prstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de cncer em 3 a 10 vezes em relao populao em geral, podendo refletir tanto fatores hereditrios quanto hbitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famlias. A influncia que a dieta pode exercer sobre a gnese do cncer ainda incerta, no sendo conhecidos os exatos componentes ou atravs de quais mecanismos estes poderiam estar influenciando o desenvolvimento do cncer da prstata. Contudo, j est comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, gros e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, no s pode ajudar a diminuir o risco de cncer, como tambm de outras doenas crnicas no transmissveis. Sintomas O Cncer da prstata em sua fase inicial tem uma evoluo silenciosa. Muitos pacientes no apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, so semelhantes ao crescimento benigno da prstata (dificuldade miccional, freqncia urinria aumentada durante o dia ou a noite). Uma fase avanada da doena pode ser caracterizada por um quadro de dor ssea, sintomas urinrios ou, quando mais grave, como infeces generalizadas ou insuficincia renal. Diagnstico O diagnstico do cncer de prstata feito pelo exame clnico (toque retal) e pela dosagem do antgeno prosttico especfico (PSA, sigla em ingls), que podem sugerir a existncia da doena e indicarem a realizao de ultra-sonografia plvica (ou prosttica transretal, se

disponvel). Esta ultra-sonografia, por sua vez, poder mostrar a necessidade de se realizar a bipsia prosttica transretal. Tratamento O tratamento do cncer da prstata depende do estagiamento clnico. Para doena localizada, cirurgia, radioterapia e at mesmo uma observao vigilante (em algumas situaes especiais) podem ser oferecidos. Para doena localmente avanada, radioterapia ou cirurgia em combinao com tratamento hormonal tm sido utilizados. Para doena metasttica, o tratamento de eleio hormonioterapia. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida aps discutir os riscos e benefcios do tratamento com o seu mdico. Controvrsias sobre a deteco precoce do cncer da prstata Entende-se por deteco precoce do cncer da prstata o rastreamento de homens assintomticos por meio da realizao do toque retal e pela dosagem do PSA. Embora esses exames possam detectar o cncer da prstata em seus estdios iniciais, as evidncias cientficas no permitem concluir se tal deteco reduz a mortalidade por esse cncer ou melhora a qualidade de vida dos pacientes. Apesar da deteco e do tratamento precoces prevenirem a progresso do cncer e o aparecimento de metstases, tambm possvel que sejam detectados tumores que teriam um crescimento muito lento e que no causariam problemas sade do homem. Sendo assim, o Instituto Nacional de Cncer - INCA/MS - recomenda que o controle do cncer da prstata seja baseado em aes educativas voltadas em primeiro lugar populao masculina. Homens acima de 50 anos, devero procurar uma unidade ambulatorial para uma avaliao anual. Apenas aqueles que apresentarem alguma alterao suspeita devero prosseguir em uma investigao mais detalhada.

Preveno do Cncer de Prstata O que prstata? A prstata uma glndula que s o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdmen. Ela um rgo muito pequeno, tem a forma de ma e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto. A prstata envolve a poro inicial da uretra , um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga eliminada.

A prstata produz parte do smen, um lquido espesso que contm os espermatozides produzidos pelos testculos e que eliminado durante o ato sexual. Como surge o cncer de prstata? O cncer da prstata surge quando, por razes ainda no conhecidas pela cincia, as clulas da prstata passam a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando formao de um tumor. Alguns desses tumores podem crescer de forma rpida, espalhando-se para outros rgos do corpo e podendo levar morte. Uma grande maioria, porm, cresce de forma to lenta que no chega a dar sintomas durante a vida e nem a ameaar a sade do homem. Como Prevenir o cncer de prstata? At o presente momento, no so conhecidas formas especficas de preveno do cncer da prstata. No entanto, sabe-se que a adoo de hbitos saudveis de vida capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenas, entre elas o cncer. Deste modo, importante: Fazer no mnimo 30 minutos dirios de atividade fsica; ter uma alimentao rica em fibras, frutas e vegetais; reduzir a quantidade de gordura na alimentao, principalmente a de origem animal; manter o peso na medida certa; diminuir o consumo de lcool; no fumar; Quem apresenta mais risco de contrair cncer de prstata?

Os

dois

nicos

fatores

confirmadamente

associados

um

aumento

do

risco

de

desenvolvimento do cncer de prstata so a idade e histria familiar. A grande maioria dos casos ocorrem em homens com idade superior a 50 anos e naqueles com histria de pai ou irmo com cncer de prstata antes do 60 anos. Alguns outros fatores, como a dieta, esto sendo estudados, mas ainda no h confirmao cientfica. Quais so os sintomas do cncer de prstata? Os principais sintomas relacionados ao cncer de prstata so: Presena de sangue na urina; necessidade freqente de urinar, principalmente noite; jato urinrio fraco; dor ou queimao ao urinar. A presena de um ou mais destes sintomas no significa que voc esteja com cncer, pois vrias doenas podem dar sintomas semelhantes. Por isso, muito importante a visita ao seu mdico, para esclarecimento diagnstico, to logo os sintomas surjam. Esta a melhor forma para se chegar ao diagnstico precoce do cncer da prstata.

Cncer de Pulmo O cncer de pulmo o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidncia mundial. Em 90% dos casos diagnosticados est associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, o cncer de pulmo foi responsvel por 14.715 bitos em 2000, sendo o tipo de cncer que mais fez vtimas. Segundo a Estimativa de Incidncia de Cncer do INCA, o cncer de pulmo dever atingir 27.170 brasileiros (17.850 homens e 9.320 mulheres) em 2006.

O cncer de pulmo, do ponto de vista anatomo-patolgico, classificado em dois tipos principais: 1) Pequenas clulas 2) No-pequenas clulas (85%) O tumor de clulas no-pequenas corresponde a um grupo heterogneo composto de trs tipos histolgicos principais e distintos: carcinoma epidermide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes clulas, ocorrendo em cerca de 75% dos pacientes diagnosticados com cncer de pulmo. Dentre os tipos celulares restantes, destaca-se o carcinoma indiferenciado de clulas pequenas, com os trs subtipos celulares: linfocitide (oat cell), intermedirio e combinado (clulas pequenas mais carcinoma epidermide ou adenocarcinoma). A expresso oat cell ganhou importncia na linguagem mdica por ser um subtipo especial de cncer pulmonar. As principais caractersticas so rpido crescimento, grande capacidade de disseminao e invaso cerebral freqente. Apesar do alto grau de resposta ao tratamento, apresenta baixo percentual de cura. Diagnstico Clnico e Patolgico Os sintomas mais comuns do cncer de pulmo so a tosse e o sangramento pela via respiratria. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse alterado e aparecem crises em horrios incomuns para o paciente. Alm disso, uma pneumonia de repetio pode, tambm, ser a apresentao inicial da doena. A maneira mais fcil de diagnosticar o cncer de pulmo atravs de um raio-X do trax complementado por uma tomografia computadorizada. A broncoscopia (endoscopia respiratria) deve ser realizada para avaliar a rvore traquebrnquica e, eventualmente, permitir a bipsia. fundamental obter um diagnstico de certeza, seja pela citologia ou patologia. Uma vez obtida a confirmao da doena, realizado o estadiamento que avalia o estgio de evoluo, ou seja, verifica se a doena est restrita ao pulmo ou disseminada por outros rgos. O estadiamento feito atravs de vrios exames de sangue e radiolgicos, como dosagens enzimticas e ultra-sonografia, respectivamente.

Fatores de Risco Independentemente do tipo celular ou subcelular, o tabagismo o principal fator de risco do cncer pulmonar, sendo responsvel por 90% dos casos. Outros fatores relacionados so certos agentes qumicos (como o arsnico, asbesto, berlio, cromo, radnio, nquel, cdmio e cloreto de vinila, encontrados principalmente no ambiente ocupacional), fatores dietticos (baixo consumo de frutas e verduras), doena pulmonar obstrutiva crnica (enfisema pulmonar e bronquite crnica), fatores genticos (que predispem ao carcinognica de compostos inorgnicos de asbesto e hidrocarbonetos policclicos aromticos) e histria familiar de cncer de pulmo. Sintomas Os tumores de localizao central provocam sintomas como tosse, sibilos, estridor (ronco), dor no trax, escarros hempticos (escarro com raias de sangue), dispnia (falta de ar) e pneumonia. Os tumores de localizao perifrica so geralmente assintomticos. Quando eles invadem a pleura ou a parede torcica, causam dor, tosse e dispnia do tipo restritivo, ou seja, pouca expansibilidade pulmonar. O tumor localizado no pice pulmonar (Tumor de Pancoast) geralmente compromete o oitavo nervo cervical e os primeiros nervos torcicos, levando sndrome de Pancoast, que corresponde presena de tumor no sulco superior de um dos pulmes e dor no ombro correspondente, que se irradia para o brao. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse alterado, podendo existir crises em horrios incomuns para o paciente. Uma pneumonia de repetio pode ser tambm um sintoma inicial de cncer de pulmo. Preveno A mais importante e eficaz preveno do cncer de pulmo a primria, ou seja, o combate ao tabagismo. A ao permite a reduo do nmero de casos (incidncia) e de mortalidade. Tratamento Do ponto de vista teraputico existem trs alternativas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Estes mtodos podem ser associados para obter o melhor resultado. Tumores restritos ao pulmo devem ser operados e removidos estgios I e II, com chance de cura de at 75%. Nos outros estgios, uma associao de quimio e radioterapia, com eventual resgate cirrgico, a abordagem que mostra os melhores resultados, com uma chance de cura de 30%. No estgio IV a quimioterapia o tratamento de escolha, porm as chances de cura so extremamente reduzidas. At o momento no existe benefcio comprovado com imunoterapia. Os pacientes operados se beneficiam de quimioterapia complementar, dita adjuvante, que reduz as chances de reaparecimento da doena, com exceo naqueles cujo estadiamento muito inicial (IA e IB).

Cncer de Ovrio O cncer de ovrio o cncer ginecolgico mais difcil de ser diagnosticado. Cerca de 3/4 dos tumores malignos de ovrio apresentam-se em estgio avanado no momento do diagnstico inicial. o cncer ginecolgico de maior letalidade, embora seja menos freqente que o cncer de colo do tero. Fatores de Risco Fatores hormonais, ambientais e genticos esto relacionados com o aparecimento do cncer de ovrio. Cerca de 90% dos cnceres de ovrio so espordicos, isto , no apresentam fator de risco reconhecido. Cerca de 10% dos cnceres de ovrio apresentam um componente gentico ou familiar. Histria familiar o fator de risco isolado mais importante. A presena de cistos no ovrio, bastante comum entre as mulheres, no deve ser motivo para pnico. O perigo s existe quando eles so maiores que 10cm e possuem reas slidas e lquidas. Nesse caso, quando detectado o cisto, a cirurgia o tratamento indicado. Preveno As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente o seu mdico, principalmente as mulheres acima de 50 anos. O chamado exame preventivo ginecolgico (Papanicolaou) no detecta o cncer de ovrio, j que especfico para detectar o cncer do colo do tero. Marcadores Tumorais Marcadores tumorais so substncias detectadas no exame de sangue e que aumentariam na presena de tumores malignos. No caso do ovrio estas seriam o CA 125, a Alfa-feto-proteina e o beta-HCG. Estes marcadores tem baixa especificidade com grande nmero de falsos positivos. Os marcadores so muito teis no seguimento da paciente com cncer de ovrio, porm pouco confiveis para o diagnstico inicial. O CA 125, por exemplo, pode estar elevado em doenas benignas como o mioma uterino ou a endometriose. Tratamento Diversas modalidades teraputicas podem ser oferecidas (cirurgia, radioterapia e quimioterapia). A escolha vai depender principalmente do tipo histolgico do tumor, do estagiamento clnico e/ou cirrgico do tumor, da idade e das condies clnicas do paciente e se o tumor inicial ou recorrente. Se a doena for detectada no incio - especialmente nas mulheres mais jovens - possvel remover somente o ovrio afetado.

Cncer de Testculo Os testculos fazem parte do rgo reprodutivo masculino e so responsveis pela produo dos espermatozides. O cncer de testculo um tumor menos freqente, mas com o agravante de ter maior incidncia em pessoas jovens em idade produtiva. A criptorquidia (testculo que no desce para a bolsa escrotal) um fator importante que influi no aparecimento deste tipo de tumor. Epidemiologia Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testculos. O cncer de testculo atinge principalmente homens entre 15 e 50 anos de idade, sendo considerado raro. Sua incidncia de trs a cinco casos para cada grupo de 100 mil indivduos. Quando comparado com outros cnceres que atingem o homem, como o de prstata, o cncer de testculo apresenta baixo ndice de mortalidade. O fato de ter maior incidncia em pessoas jovens e sexualmente ativas possibilita a chance do cncer de testculo ser confundido ou at mesmo mascarado por orquiepididimites, que so inflamaes dos testculos e dos epiddimos, geralmente transmitidas sexualmente. Se aps a administrao de medicamentos no houver melhora do inchao ou sintoma, recomendvel procurar o mdico novamente. O cncer de testculo facilmente curado quando detectado precocemente. Sintomas O sintoma mais comum o aparecimento de um ndulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Mas, ao apalpar qualquer massa que no tenha sido verificada anteriormente, um mdico deve ser procurado imediatamente, de preferncia um urologista. A alterao encontrada pode se tratar somente de uma infeco, porm, no caso de um tumor, o diagnstico precoce aumenta as chances de cura. Deve-se ficar atento alteraes como aumento ou diminuio no tamanho dos testculos, dor imprecisa no abdmen inferior, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Fatores de Risco Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de cncer de testculo so: histrico familiar deste tumor, leses e traumas na bolsa escrotal e a criptorquidia. Na infncia, importante o exame do pediatra para verificar se ocorreu normalmente a descida dos testculos para a bolsa escrotal. Preveno O auto-exame dos testculos um hbito salutar e muito importante na preveno deste tipo de cncer e deve ser realizado mensalmente.

Deteco Precoce Atualmente, o cncer de testculo considerado um dos mais curveis, principalmente quando detectado em estgio inicial. A presena de nodulaes ou endurecimentos testiculares devero ser avaliada por um mdico especialista. O exame fsico o melhor meio de deteco precoce, visto que a presena de massa testicular a queixa mais freqente. Diagnstico Se por um lado uma doena agressiva com alto ndice de duplicao das clulas tumorais (que podem levar rpida evoluo da patologia), por outro lado de fcil diagnstico e um dos tumores com maior ndice de cura, visto ser altamente responsivo aos quimioterpicos disponveis no momento. O cncer do testculo possui marcadores tumorais sangneos (alfafeto protena e beta-HCG) que podem ajudar no diagnstico e no acompanhamento futuro da doena. Tratamento O tratamento inicial sempre cirrgico e ocorre atravs de um pequeno corte no abdome, quando se expe o testculo e a bipsia realizada. O resultado do material retirado feito no momento da cirurgia. Nos casos de positividade para cncer, procedida a retirada do testculo que no afeta a funo sexual ou reprodutiva do paciente, caso tenha o outro testculo normal. A complementao do tratamento depender da pesquisa, que ser realizada para identificar a presena ou a possibilidade de disseminao da doena para outros rgos. O tratamento posterior poder ser cirrgico, radioterpico, quimioterpico ou atravs de controle clnico. Auto-exame dos testculos O que o auto-exame dos testculos? O auto-exame a forma eficaz de detectar o cncer do testculo em estgio inicial, o que aumenta as chances de cura. Quando fazer? O auto-exame dos testculos deve ser realizado mensalmente, sempre aps um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observao de anormalidades. O que procurar? Qualquer alterao do tamanho dos testculos Sensao de peso no escroto Dor imprecisa em abdmen inferior ou na virilha Derrame escrotal, caracterizado por lquido no escroto Dor ou desconforto no testculo ou escroto

Como fazer? 1) De p, em frente ao espelho, verifique a existncia de alteraes em alto relevo na pele do escroto. 2) Examine cada testculo com as duas mos. Posicione o testculo entre os dedos indicador, mdio e o polegar. Revolva o testculo entre os dedos; voc no deve sentir dor ao realizar o exame. No se assuste se um dos testculos parecer ligeiramente maior que o outro, isto normal. 3) Ache o epiddimo - pequeno canal localizado atrs do testculo e que coleta e carrega o esperma. Se voc se familiarizar com esta estrutura, no confundir o epiddimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos so freqentemente localizados lateralmente aos testculos, mas tambm podem ser encontrados na poro ventral. Ateno: Caso voc palpe qualquer massa que no tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um mdico, de preferncia um urologista. A alterao encontrada pode se tratar somente de uma infeco, porm, no caso de um tumor o diagnstico precoce aumenta as chances de cura. Observe que massas escrotais no aderentes ao testculo no so suspeitas de cncer. Fique atento a alteraes como sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Na dvida, procure um mdico.

Leucemia Aguda

A leucemia uma doena maligna dos glbulos brancos (leuccitos) de origem, na maioria das vezes, no conhecida. Ela tem como principal caracterstica o acmulo de clulas jovens (blsticas) anormais (Fig. 1) na medula ssea, que substituem as clulas sangineas normais. A medula o local de formao das clulas sangneas, ocupa a cavidade dos ossos (Fig. 2) (principalmente esterno e bacia) (Fig. 3) e conhecida popularmente por tutano. Nela so encontradas as clulas mes ou precursoras, que originam os elementos figurados do sangue: glbulos brancos, glbulos vermelhos (hemcias ou eritrcitos) e plaquetas (Fig. 4). Os principais sintomas da leucemia decorrem do acmulo dessas clulas na medula ssea, prejudicando ou impedindo a produo dos glbulos vermelhos (causando anemia), dos glbulos brancos (causando infeces) e das plaquetas (causando hemorragias).Depois de instalada, a doena progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo aps o diagnstico e a classificao da leucemia. Segundo as Estimativas de Incidncia de Cncer no Brasil para 2006, publicadas pelo INCA, as leucemias atingiro 5.330 homens e 4.220 mulheres este ano.

O tipo de leucemia mais freqente na criana a leucemia linfide aguda (ou linfoblstica). A leucemia mielide aguda mais comum no adulto. Esta ltima tem vrios subtipos: mieloblstica (menos e mais diferenciada), promieloctica, mielomonoctica, monoctica, eritroctica e megacarioctica.

Fig. 4

Diagnstico As manifestaes clnicas da leucemia aguda so secundrias proliferao excessiva de clulas imaturas (blsticas) da medula ssea, que infiltram os tecidos do organismo, tais como: amgdalas, linfonodos (nguas), pele, bao, rins, sistema nervoso central (SNC) e outros. A fadiga, palpitao e anemia aparecem pela reduo da produo dos eritrcitos pela medula ssea. Infeces que podem levar ao bito so causadas pela reduo dos leuccitos normais (responsveis pela defesa do organismo). Verifica-se tendncia a sangramentos pela diminuio na produo de plaquetas (trombocitopenia). Outras manifestaes clnicas so dores nos ossos e nas articulaes. Elas so causadas pela infiltrao das clulas leucmicas nos ossos. Dores de cabea, nuseas, vmitos, viso dupla e desorientao so causados pelo comprometimento do SNC.
Fig. 5

A suspeita do diagnstico reforada pelo exame fsico. O paciente pode apresentar palidez, febre, aumento do bao (esplenomegalia) e sinais decorrentes da trombocitopenia, tais como epistaxe (sangramento nasal), hemorragias conjuntivais, sangramentos gengivais, petquias (pontos violceos na pele) (Fig. 5) e equimoses (manchas roxas na pele) (Fig. 6). Na anlise

laboratorial, o hemograma estar alterado, porm, o diagnstico confirmado no exame da medula ssea (mielograma).

Fig. 6

Tratamento Como geralmente no se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as clulas leucmicas, para que a medula ssea volte a produzir clulas normais. O grande progresso para obter cura total da leucemia foi conseguido com a associao de medicamentos (poliquimoterapia), controle das complicaes infecciosas e hemorrgicas e preveno ou combate da doena no sistema nervoso central (crebro e medula espinhal). Para alguns casos, indicado o transplante de medula ssea. O tratamento feito em vrias fases. A primeira tem a finalidade de atingir a remisso completa, ou seja, um estado de aparente normalidade que se obtm aps a poliquimioterapia. Esse resultado conseguido entre um e dois meses aps o incio do tratamento (fase de induo de remisso), quando os exames no mais evidenciam clulas leucmicas. Isso ocorre quando os exames de sangue e da medula ssea (remisso morfolgica) e o exame fsico (remisso clnica) no demonstram mais anormalidades. Entretanto, as pesquisas comprovam que ainda restam no organismo muitas clulas leucmicas (doena residual), o que obriga a continuao do tratamento para no haver recada da doena. Nas etapas seguintes, o tratamento varia de acordo com o tipo de leucemia (linfide ou mielide), podendo durar mais de dois anos nas linfides e menos de um ano nas mielides. So trs fases: consolidao (tratamento intensivo com substncias no empregadas anteriormente); reinduo (repetio dos medicamentos usados na fase de induo da remisso) e manuteno (o tratamento mais brando e contnuo por vrios meses). Por ser uma poliquimioterapia agressiva, pode ser necessria a internao do paciente nos casos de infeco decorrente da queda dos glbulos brancos normais pelo prprio tratamento. Principais Procedimentos Mdicos no Tratamento da Leucemia 1. Mielograma: um exame de grande importncia para o diagnstico (anlise das clulas) e para a avaliao da resposta ao tratamento, indicando se, morfologicamente, essas clulas leucmicas foram erradicadas da medula ssea (remisso completa medular). Esse exame feito sob anestesia local e consiste na aspirao da medula ssea seguida da confeco de

esfregaos em lminas de vidro, para exame ao microscpio. Os locais preferidos para a aspirao so a parte posterior do osso ilaco (bacia) e o esterno (parte superior do peito). Durante o tratamento so feitos vrios mielogramas. 2 - Puno lombar: A medula espinhal parte do sistema nervoso, que tem a forma de cordo, e por isso chamada de cordo espinhal. A medula forrada pelas meninges (trs membranas). Entre as meninges circula um lquido claro denominado lquor. A puno lombar consiste na aspirao do lquor para exame citolgico e tambm para injeo de quimioterapia com a finalidade de impedir o aparecimento (profilaxia) de clulas leucmicas no SNC ou para destru-las quando existir doena (meningite leucmica) nesse local. feita na maioria das vezes com anestesia local e poucas vezes com anestesia geral. Nesse ltimo caso, indicado em crianas que no cooperam com o exame. 3 - Cateter Venoso Central: Como o tratamento da leucemia aguda pode alcanar at trs anos de durao e requer repetidas transfuses e internaes, recomenda-se a implantao de um cateter de longa permanncia em uma veia profunda, para facilitar a aplicao de medicamentos e derivados sangneos alm das freqentes coletas de sangue para exames, evitando com isso punes venosas repetidas e dolorosas. 4 - Transfuses: Durante o tratamento, principalmente na fase inicial, os pacientes recebem, quase diariamente, transfuses de hemceas e de plaquetas, enquanto a medula ssea no recuperar a hemopoese (produo e maturao das clulas do sangue) normal.

Linfoma de Hodgkin A Doena, ou Linfoma de Hodgkin, uma forma de cncer que se origina nos linfonodos (gnglios) do sistema linftico, um conjunto composto por rgos, tecidos que produzem clulas responsveis pela imunidade e vasos que conduzem estas clulas atravs do corpo. Esta doena pode ocorrer em qualquer faixa etria; no entanto, mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior freqncia entre 25 a 30 anos. A incidncia de novos casos permaneceu estvel nas ltimas cinco dcadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o incio dos anos 70 devido aos avanos no tratamento. A maioria dos pacientes com Doena de Hodgkin pode ser curada com tratamento atual. Os rgos e tecidos que compem o sistema linftico incluem linfonodos, timo, bao, amgdalas, medula ssea e tecidos linfticos no intestino. A linfa, um lquido claro que banha estes tecidos, contm protenas e clulas linfides. J os linfonodos (gnglios) so encontrados em todos as partes do corpo, principalmente no pescoo, virilha, axilas, pelve, abdome e trax; produzem e armazenam leuccitos denominados linfcitos. Existem trs tipos de linfcitos: os linfcitos B (ou clulas B), os linfcitos T (ou clulas T), e as clulas "natural killer" (clulas NK). Cada um destes trs tipos de clulas realiza uma funo especfica no combate a infeces, e tambm tm importncia no combate ao cncer. As clulas B produzem anticorpos, que se ligam na superfcie de certos tipos de bactrias e atraem clulas especficas do sistema imune e protenas do sangue, digerindo as bactrias e clulas estranhas ao normal. As clulas T ajudam a proteger o organismo contra vrus, fungos e algumas bactrias. Tambm desempenham importante papel nas funes das clulas B. As clulas NK tm como alvo as clulas tumorais e protegem contra uma larga variedade de agentes infecciosos. Pode-se distinguir a Doena de Hodgkin de outros tipos de linfoma em parte atravs do exame de amostras sob microscopia. O tecido obtido por bipsia de pacientes com Doena de Hodgkin apresenta clulas denominadas clulas de Reed-Sternberg, uma homenagem aos mdicos que descreveram primeiramente estas alteraes. A Doena de Hodgkin surge quando um linfcito (mais freqentemente um linfcito B) se transforma de uma clula normal em uma clula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A clula maligna comea a produzir, nos linfonodos, cpias idnticas (tambm chamadas de clones). Com o passar do tempo, estas clulas malignas podem se disseminar para tecidos adjacentes, e, se no tratadas, podem atingir outras partes do corpo. Na Doena de Hodgkin, os tumores disseminam-se de um grupo de linfonodos para outros grupos de linfonodos atravs dos vasos linfticos. O local mais comum de envolvimento o trax, regio tambm denominada mediastino.

Fatores de risco Pessoas com sistema imune comprometido, como conseqncia de doenas genticas hereditrias, infeco pelo HIV, uso de drogas imunossupressoras, tm risco um pouco maior de desenvolver Doena de Hodgkin. Membros de famlias nas quais uma ou mais pessoas tiveram diagnstico da doena tambm tm risco aumentado de desenvolv-la, mas no se deve pensar que certo de acontecer. Sintomas A Doena de Hodgkin pode surgir em qualquer parte do corpo, e os sintomas da doena dependem da sua localizao. Caso desenvolva-se em linfonodos que esto prximos pele, no pescoo, axilas e virilhas, os sintomas provavelmente incluiro a apresentao de linfonodos aumentados e indolores nestes locais. Se a doena ocorre na regio do trax, os sintomas podem ser de tosse, "falta de ar" (dispnia) e dor torcica. E quando se apresenta na pelve e no abdome, os sintomas podem ser de plenitude e distenso abdominal. Outros sintomas da Doena de Hodgkin incluem febre, fadiga, sudorese noturna, perda de peso, e prurido ("coceira na pele"). Diagnstico Utilizam-se vrios tipos de exames para diagnosticar Doena de Hodgkin. Estes procedimentos permitem determinar seu tipo especfico, e esclarecer outras informaes teis para decidir sobre a forma mais adequada de tratamento. A bipsia considerada obrigatria para o diagnstico de Doena de Hodgkin. Durante o procedimento, remove-se uma pequena amostra de tecido para anlise, em geral um gnglio linftico aumentado. H vrios tipos de bipsia: Bipsia excisional ou incisional - o mdico, atravs de uma inciso na pele, remove um gnglio inteiro (excisional), ou uma pequena parte (incisional); Bipsia de medula ssea - retira-se um pequeno fragmento da medula ssea atravs de agulha. Esse procedimento no fornece diagnstico da Doena de Hodgkin, mas fundamental para determinar a extenso da disseminao da doena; Tambm so necessrios exames de imagem para determinar a localizao das tumoraes no corpo. Radiografias so empregadas para detectar tumores no trax; usando-se Tomografia Computadorizada, so obtidas imagens detalhadas do corpo sob diversos ngulos. J a Ressonncia Magntica utiliza ondas magnticas e de rdio para produzir imagens de partes moles e rgos; e na Cintigrafia com Glio, uma substncia radioativa, ao ser injetada no corpo do paciente atrada para locais acometidos pela doena. Alm disso, so utilizados outros tipos de exames que ajudam a determinar caractersticas especficas das clulas tumorais nos tecidos biopsiados. Estes testes incluem: Estudos de citogentica para determinar alteraes cromossmicas nas clulas; Imunohistoqumica, na qual anticorpos so usados para distinguir entre vrios tipos de clulas cancerosas;

Estudos de gentica molecular, que so testes de DNA e RNA altamente sensveis para determinar traos genticos especficos das clulas cancerosas. Classificao e Estadiamento Ao diagnosticar a Doena de Hodgkin, ela classificada (determina-se o tipo) e seu estgio avaliado ( realizada uma pesquisa para saber se a doena se disseminou a partir do seu local de origem e em que intensidade). Esta informao fundamental para estimar o prognstico do paciente e selecionar o melhor tratamento. Classificao Atualmente, para classificao da Doena de Hodgkin mais utilizado o sistema de desenvolvido pela Organizao Mundial de Sade em conjunto com um painel de especialistas norte americanos e europeus, denominado REAL (Revised European American Lymphoma Classification). Sob este sistema estas doenas so divididas de acordo com um nmero de caractersticas que, junto a outras informaes, permitem ao mdico estimar o prognstico do paciente. Estadiamento Aps reunir todas as informaes disponveis nos testes diagnsticos, procede-se o estadiamento da doena, ou seja, determinar o quanto se disseminou. Existem quatro estgios, correspondendo o estgio I doena mais limitada, e o estgio IV, mais avanada. Tambm agregada uma subdiviso destes estgios aos pacientes com certos sintomas relacionados doena, chamados sintomas B, tais como febre, sudorese noturna, perda de peso significativa. Exemplo: se um paciente tem doena avanada (estgios III ou IV), e tem sintomas B, determina-se o estadiamento como IIIB ou IVB) Tratamento O tratamento clssico da Doena de Hodgkin, em geral, consiste de poliquimioterapia, com ou sem radioterapia. Dependendo do estgio da doena no momento do diagnstico, pode-se estimar o prognstico do paciente com o tratamento. O esquema de quimioterapia utilizado de rotina no INCA denominado ABVD. Para os pacientes que sofrem recadas (retorno) da doena, so disponveis alternativas, dependendo da forma do tratamento inicial empregado. As formas empregadas usualmente, e com indicaes relativamente precisas, so o emprego de poliquimioterapia e do transplante de medula. Aps o tratamento A radioterapia e os esquemas de quimioterapia empregados regularmente trazem riscos para os pacientes aps o tratamento. Entre os mais importantes esto o desenvolvimento de outros tipos de cncer (mama, pulmo, tireide, linfomas e leucemias) e possvel infertilidade. No

entanto, estes riscos no so suficientemente grandes a ponto de se questionar o uso dessas formas de tratamento, visto que a Doena de Hodgkin curvel se tratada adequadamente. Os pacientes devem ser seguidos continuamente aps o tratamento, com consultas peridicas cujos intervalos podem ir aumentando progressivamente.

Linfoma No-Hodgkin Linfomas so neoplasias malignas que se originam nos linfonodos (gnglios), que so muito importantes no combate a infeces. Os Linfomas No-Hodgkin incluem mais de 20 tipos diferentes. O nmero de casos praticamente duplicou nos ltimos 25 anos, particularmente entre pessoas acima de 60 anos por razes ainda no esclarecidas. Fatores de Risco Os poucos conhecidos fatores de risco para o desenvolvimento de Linfomas No-Hodgkin so: Sistema imune comprometido - Pessoas com deficincia de imunidade, em conseqncia de doenas genticas hereditrias, uso de drogas imunossupressoras e infeco pelo HIV, tm maior risco de desenvolver linfomas. Pacientes portadores dos vrus Epstein-Barr, HTLV1, e da bactria Helicobacter pylori (que causa lceras gstricas), tm risco aumentado para alguns tipos de linfoma; Exposio Qumica - Os Linfomas No-Hodgkin esto tambm ligados exposio a certos agentes qumicos, incluindo pesticidas, solventes e fertilizantes. Herbicidas e inseticidas tm sido relacionados ao surgimento de linfomas em estudos com agricultores e outros grupos de pessoas que se expem a altos nveis desses agentes qumicos. A contaminao da gua por nitrato, substncia encontrada em fertilizantes, um exemplo de exposio que parece aumentar os riscos para doena; Exposio a altas doses de radiao. Preveno Assim como em outras formas de cncer, dietas ricas em verduras e frutas podem ter efeito protetor contra o desenvolvimento de Linfomas No-Hodgkin. Sintomas Aumento dos linfonodos do pescoo, axilas e/ou virilha; Sudorese noturna excessiva; Febre; Prurido (coceira na pele); Perda de peso inexplicada. Diagnstico So necessrios vrios tipos de exames para o diagnstico adequado dos Linfomas NoHodgkin. Esses exames permitem determinar o tipo exato de linfoma e esclarecer outras caractersticas, cujas informaes so teis para deciso da forma mais eficaz de tratamento a ser empregado.

Bipsia Durante a bipsia, retirada pequena poro de tecido (em geral linfonodos) para anlise em laboratrio de anatomia patolgica. H vrios tipos de bipsia, incluindo os seguintes: Bipsia excisional ou incisional - atravs de uma inciso na pele, retira-se o linfonodo por inteiro (excisional) ou uma pequena parte do tecido acometido (incisional). considerado o padro de qualidade para o diagnstico dos linfomas; Puno aspirativa por agulha fina - retira-se pequena poro de tecido por aspirao atravs de agulha; Bipsia e aspirao de medula ssea - retira-se pequena amostra da medula ssea (bipsia) ou do sangue da medula ssea (aspirao) atravs de uma agulha. Este exame necessrio para definir se a doena estende-se tambm medula ssea, informao importante que pode ter implicaes no tratamento a ser empregado; Puno lombar - retira-se pequena poro do lquido cerebroespinhal (lquor), que banha o crebro e a medula espinhal (no confundir com medula ssea). Esse procedimento determina se o sistema nervoso central foi atingido; Exames de Imagem Estes exames so usados para determinar a localizao dos stios acometidos pela doena Radiografias de trax - podem detectar tumores no trax e pulmes; Tomografia Computadorizada - visualiza internamente os segmentos do corpo por vrios ngulos, permitindo imagens detalhadas; Ressonncia Nuclear Magntica (RNM) - tambm produz imagens detalhadas dos segmentos corporais; Cintigrafia com Glio - uma substncia radioativa que, ao ser injetada no corpo, concentra-se principalmente em locais comprometidos pelo tumor. Uma cmera especial permite ver onde o material radioativo se acumulou, e determinar o quanto se disseminou a doena. Estudos Celulares Junto com bipsias e exames de imagem, so utilizados alguns testes que ajudam a determinar caractersticas especficas das clulas nos tecidos biopsiados, incluindo anormalidades citogenticas tais como rearranjos nos cromossomos, comuns nos linfomas. Esses testes permitem tambm realizar estudos de receptores para antgenos especficos nas clulas linfomatosas, que servem tanto para definir a origem celular, como tambm para estimar o prognstico do paciente. Estes testes incluem: Imunohistoqumica - anticorpos so utilizados para distinguir entre tipos de clulas cancerosas; Estudos de Citogentica - determinam alteraes no cromossomos das clulas;

Citometria de Fluxo - as clulas preparadas na amostra so passadas atravs de um feixe de laser para anlise; Estudos de Gentica Molecular (Biologia Molecular) - testes altamente sensveis com DNA e RNA para determinar alteraes genticas especficas nas clulas cancerosas. Novos testes e procedimentos diagnsticos esto surgindo a partir de trabalhos com a anlise do genoma e expresso gnica. Parecem trazer informaes importantes no futuro, mas na atualidade ainda so experimentais. Classificao Classificar o tipo de linfoma pode ser uma tarefa bastante complicada, mesmo para hematologistas e patologistas. Os Linfomas No-Hodgkin so, de fato, um grupo complexo de quase 40 formas distintas desta doena. Aps o diagnstico, a doena classificada de acordo com o tipo de linfoma e o estgio em que se encontra (sua extenso). Estas informaes so muito importantes para selecionar adequadamente a forma de tratamento do paciente, e estimar seu prognstico. Os Linfomas No-Hodgkin so agrupados de acordo com o tipo de clula linfide, se linfcitos B ou T. Tambm so considerados tamanho, forma e padro de apresentao na microscopia. Para tornar a classificao mais fcil, os linfomas podem ser divididos em dois grandes grupos: indolentes e agressivos. Os linfomas indolentes tm um crescimento relativamente lento. Os pacientes podem apresentar-se com poucos sintomas por vrios anos, mesmo aps o diagnstico. Entretanto, a cura nestes casos menos provvel do que nos pacientes com formas agressivas de linfoma. Esses ltimos podem levar rapidamente ao bito se no tratados, mas, em geral, so mais curveis. Os linfomas indolentes correspondem aproximadamente a 40% dos diagnsticos, e os agressivos, aos 60% restantes. Estadiamento Uma vez diagnosticada a doena, segue o procedimento denominado estadiamento. Consiste em determinar a extenso da doena no corpo do paciente. So estabelecidos 4 estgios, indo de I a IV. No estgio I observa-se envolvimento de apenas um grupo de linfonodos. J no estgio IV temos o envolvimento disseminado dos linfonodos. Alm disso, cada estgio subdividido em A e B (exemplo: estgios 1A ou 2B). O "A" significa assintomtico, e para pacientes que se queixam de febre, sudorese ou perda de peso inexplicada, aplica-se o termo "B". Tratamento A maioria dos linfomas tratada com quimioterapia, radioterapia, ou ambos. A imunoterapia est sendo cada vez mais incorporada ao tratamento, incluindo anticorpos monoclonais e citoquinas, isoladamente ou associados quimioterapia.

A quimioterapia consiste na combinao de duas ou mais drogas, sob vrias formas de administrao, de acordo com o tipo de Linfoma No-Hodgkin. A radioterapia usada, em geral, para reduzir a carga tumoral em locais especficos, para aliviar sintomas relacionados ao tumor, ou tambm para consolidar o tratamento quimioterpico, diminuindo as chances de recada em certos stios no organismo mais propensos recada. Para linfomas com maior risco de invaso do sistema nervoso (crebro e medula espinhal), faz-se terapia preventiva, consistindo de injeo de drogas quimioterpicas diretamente no lquido crebro-espinhal, e/ou radioterapia que envolva crebro e medula espinhal. Naqueles pacientes que j tm envolvimento do sistema nervoso no diagnstico, ou desenvolvem esta complicao durante o tratamento, so realizados esses mesmos tratamentos; entretanto, as injees de drogas no lquido crebro-espinhal so feitas com maior freqncia. Imunoterapias, particularmente interferon, anticorpos monoclonais, citoquinas e vacinas tumorais esto sendo submetidos a estudos clnicos para determinar sua eficcia nos Linfomas No-Hodgkin. Para algumas formas especficas de linfoma, um dos anticorpos monoclonais j desenvolvidos, denominado Rituximab, mostra resultados bastante satisfatrios, principalmente quando associada quimioterapia. No caso dos linfomas indolentes, as opes de tratamento podem ir desde apenas observao clnica sem incio do tratamento, at tratamentos bastante intensivos, dependendo da indicao mais adequada.

Famlia de Tumores de Ewing: Sarcoma de Ewing e Tumores Neuroectodrmicos Primitivos Perifricos (Askin) A famlia de Tumores de Ewing compreende um espectro de neoplasias de clulas neuroectodrmicas primitivas, que so clulas embrionrias que migram da crista neural. Esses tumores acometem primariamente osso e tecido mole. Dependendo do grau de diferenciao neural, so denominados Sarcoma de Ewing, quando um tumor indiferenciado, ou Tumor Neuroectodrmico Primitivo Perifrico (PPNET), quando apresenta caractersticas de diferenciao neural. PPNET na parede torcica referido como tumor de Askin. Originalmente, se pensava que estes tumores fossem diferentes, mas atualmente so conhecidas caractersticas biolgicas que indicam um mesmo tumor. Ambos compartilham a mesma anormalidade citogentica, sendo que a translocao dos cromossomas 11;22, ou menos comumente 21;22, ocorre em cerca de 90% dos casos. O novo arranjo genmico especfico decorrente da fuso de EWS/FLI-1 e pode ser detectado por hibridao in situ por imunofluorescncia (FISH) e reao em cadeia de polimerase por transcriptase reversa (RTPCR). Sua caracterstica antignica comum a expresso na superfcie da clula de uma molcula de adeso, a glicoprotena MIC2, que pode ser detectada por um nmero de anticorpos monoclonais. O diagnstico mais frequente na segunda dcada de vida (64%), seguido da primeira dcada de vida (27%), sendo que 9% podem ocorrer na terceira dcada de vida. A localizao mais comum nos ossos, sendo 80% Sarcoma de Ewing e 20% PPNET. Na famlia de Sarcoma de Ewing, os ossos longos e chatos so igualmente acometidos. Sarcoma de Ewing e PPNET podem ocorrer em quase todos os ossos do corpo, sendo que em ordem de frequncia observados em ossos plvicos, seguidos de fmur, tibia e mero. Tumores indiferenciados que ocorrem em tecido mole so denominados Sarcoma de Ewing extra-sseo e tumores de tecido mole com caractersticas neurais so denominados PPNET. O Tumor Neuroectodrmico Primitivo Perifrico da rea toracopulmonar frequentemente denominado tumor de Askin. Dados de 18 estudos dos EUA, Europa e Japo, que incluiram 1505 pacientes, mostraram a seguinte distribuio: Sarcoma de Ewing do osso (87%), Sarcoma de Ewing extra-sseo (8%), PPNET sseo e extra-sseo (5%). Causa: A causa desconhecida. No parece ser hereditria. So tumores extremamente raros em negros e asiticos. Patologia: Os tumores de Ewing correspondem a tumores de clulas pequenas, redondas e azuis. Devem ser diferenciados de outros tumores que apresentam as mesmas caractersticas morfolgicas, como neuroblastoma, rabdomiossarcoma e linfoma. Para tal so necessrios estudos de imunohistoqumica, citogentica e biologia molecular.

Apresentao Clnica Dor ou edema no stio primrio do tumor so os sinais de apresentao mais comuns. Em cerca de 25% dos pacientes ocorrem tambm sintomas sistmicos como febre e perda de peso. Estes sintomas podem, frequentemente, levar confuso diagnstica com osteomielite. Os sintomas podem durar meses antes que o paciente procure ateno mdica em at 50% dos casos. Cerca de 25% dos pacientes se apresentam com metstases ao diagnstico, que podem ocorrer em pulmo, osso e medula ssea. Aspecto Radiolgico Pela radiografia simples podem-se observar leses lticas ou mistas- ltica e esclertica, com o aspecto caracterstico de "casca de cebola". Sarcoma de Ewing-PPNET de tecido mole ocorre frequentemente prximo a ossos e pode ser difcil diferenciar de tumores sseos primrios. Em tumores da parede torcica, as costelas podem ser o stio primrio ou podem ser secundariamente envolvidas com grandes massas. Tratamento O tratamento de Sarcoma de Ewing e PPNET requer erradicao do tumor no local primrio, com cirurgia e radioterapia; em stios metastticos ou micrometastticos, com quimioterapia. Quase todos os doentes apresentam doena micrometasttica (que no pode ser detectada pelos mtodos habituais) ao diagnstico. Logo, o tratamento de Sarcoma de Ewing e PPNET requer quimioterapia seguida de cirurgia ou radioterapia. Ainda no est estabelecida qual a melhor forma de controle local: cirurgia ou radioterapia. Para obter-se um resultado timo necessria a combinao racional das modalidades de tratamento. Fatores prognsticos adversos incluem presena de metstases ao diagnstico, localizao em ossos plvicos, tumores grandes >100 ml ou >8 cm em dimetro e idade superior a 17 anos. Fatores prognsticos positivos incluem boa resposta clnica e patolgica (>90% necrose tumoral) quimioterapia. Um "Intergroup Study Group" para Sarcoma de Ewing mostrou que a combinao de quimioterapia com VADRC alternada com IE foi superior, com Sobrevida Livre de Doenas (SLD) de 69% em 3 anos. Entretanto, pacientes com tumores metastticos continuam a ter prognstico mais reservado, com 20% de SLD em 4 anos. O acompanhamento a longo prazo evidenciou que 10 a 30% dos pacientes desenvolvem um segundo tumor em rea irradiada. PPNET da Parede Torcica - Tumor de Askin Constitui-se em um tumor raro que surge em tecidos moles da parede torcica. predominantemente observado em crianas e adultos jovens. O sintoma inicial mais comum massa em parede torcica dolorosa ou indolor. Outros sintomas so dor no ombro, dispnia, tosse, perda de peso e febre. Em 10% dos casos a doena metasttica ao diagnstico.

Imagens O Tumor de Askin geralmente demonstrado como massas extra-pulmonares com ou sem destruio de costelas, frequentemente associadas com derrame pleural. Na tomografia computadorizada, observa-se uma massa em parede com extenso intratorcica, sendo que a leso geralmente heterognea, devido hemorragia e necrose. Tratamento O tratamento inclui quimioterapia, seguida de cirurgia para resseco do tumor, ou radioterapia individualizada para cada caso. A taxa de sobrevida varia entre os estudos, mas so tumores localmente agressivos com prognstico reservado, geralmente com resultado teraputico pobre.

Como Tratar
O tratamento do cncer pode ser feito atravs de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula ssea. Em muitos casos, necessrio combinar essas modalidades. Radioterapia um tratamento no qual se utilizam radiaes para destruir um tumor ou impedir que suas clulas aumentem. Estas radiaes no so vistas e durante a aplicao o paciente no sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinao com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RADIOTERAPIA O que radioterapia? um tratamento no qual se utilizam radiaes para destruir um tumor ou impedir que suas clulas aumentem. Estas radiaes no so vistas e durante a aplicao o paciente no sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinao com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores. Quais os benefcios da radioterapia? Metade dos pacientes com cncer so tratados com radiaes, e cada vez maior o nmero de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Para muitos pacientes, um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desaparea e a doena fique controlada, ou at mesmo curada. Quando no possvel obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicaes diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a presso, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alvio aos pacientes. Como feita a radioterapia? O nmero de aplicaes necessrias pode variar de acordo com a extenso e a localizao do tumor, dos resultados dos exames e do estado de sade do paciente. Para programar o tratamento, utilizado um aparelho chamado simulador. Atravs de radiografias, o mdico delimita a rea a ser tratada, marcando a pele com uma tinta vermelha. Para que a radiao atinja somente a regio marcada, em alguns casos pode ser feito um molde de gesso ou de plstico, para que o paciente se mantenha na mesmo posio durante a aplicao. O paciente ficar deitado sob o aparelho, que estar direcionado para o traado sobre a pele. possvel que sejam usados protetores de chumbo entre o aparelho e algumas partes do corpo, para proteger os tecidos e rgos sadios. De acordo com a localizao do tumor, a radioterapia feita de duas formas:

- Os aparelhos ficam afastados do paciente. chamada Teleterapia ou Radioterapia Externa. - Os aparelhos ficam em contato com o organismo do paciente. chamada Braquiterapia ou Radioterapia de Contato. Esse tipo trata tumores da cabea, do pescoo, das mamas, do tero, da tiride e da prstata. As aplicaes podem ser feitas em ambulatrio, mas no caso de tumores ginecolgicos, h necessidade de hospitalizao de pelo menos trs dias. Pode ser necessrio receber primeiro a Radioterapia Externa e depois a Braquiterapia. Quais os possveis efeitos da radioterapia e o que fazer quando surgirem? A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extenso da rea radiada, do tipo de radiao e do aparelho utilizado. Geralmente aparecem na 3 semana de aplicao e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejveis mais freqentes so: - Cansao: o paciente deve diminuir as atividades e descansar nas horas livres. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no perodo de tratamento. - Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos: recomendvel comer pouco e em mais vezes. O paciente deve ingerir coisas leves e variar a comida para melhorar o apetite. Fazer uma caminhada antes das refeies tambm ajuda. Em alguns casos, a saliva torna-se mais espessa e altera o sabor dos alimentos, mas aps o trmino do tratamento o paladar ir melhorar. - Reao da pele: A pele que recebe radiao poder coar, ficar vermelha, irritada, queimada ou bronzeada, tornando-se seca e escamosa. importante informar ao mdico, durante as consultas de reviso, qualquer das seguintes situaes: febre igual ou acima de 38C, dores, assaduras e bolhas, secreo na pele. Alguns cuidados podem reduzir essas sensaes: - lavar a rea com gua e sabo, e enxugar com uma toalha macia, sem esfregar; - no usar na rea em tratamento cremes, loes, talcos, desodorantes, perfumes, medicaes ou qualquer outra substncia no autorizada pelo mdico. Isso pode alterar a reao da radioterapia; - utilizar qualquer tipo de curativo na pele (como gaze ou band-aid) com a orientao mdica; - no utilizar sacos de gua quente ou gelo, saunas, banhos quentes, lmpadas solares ou qualquer outro material sobre a pele em tratamento; - proteger a pele da luz solar at um ano depois do fim do tratamento, usando protetor solar fator 15 ou uma blusa ou camiseta. - evitar usar roupas apertadas, soutiens, camisas com colarinhos, calas jeans etc.; - no usar tecidos sintticos do tipo nylon, lycra, cotton ou tecidos mistos com muita fibra sinttica. A roupa deve ser feita de algodo.

Quimioterapia um tipo de tratamento, em que se utilizam medicamentos para combater o cncer. Eles so aplicados, em sua maioria, na veia, podendo tambm ser dados por via oral, intramuscular, subcutnea, tpica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e so levados a todas as partes do corpo, destruindo as clulas doentes que esto formando o tumor e impedindo, tambm, que elas se espalhem pelo corpo. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE QUIMIOTERAPIA O que quimioterapia? Quimioterapia um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as clulas doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por este motivo so utilizados vrios tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento. Estes medicamentos se misturam com o sangue e so levados a todas as partes do corpo, destruindo as clulas doentes que esto formando o tumor e impedindo, tambm, que elas se espalhem pelo corpo. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento nico ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia. Como feito o tratamento? O tratamento administrado por enfermeiros especializados e auxiliares de enfermagem, podendo ser feito das seguintes maneiras: - Via oral (pela boca): o paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cpsulas e lquidos. Pode ser feito em casa. - Intravenosa (pela veia): a medicao aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injees ou dentro do soro. - Intramuscular (pelo msculo): a medicao aplicada por meio de injees no msculo. - Subcutnea (pela pele): a medicao aplicada por injees, por baixo da pele. - Intracraneal (pela espinha dorsal): menos freqente, podendo ser aplicada no liqor (lquido da espinha), pelo prprio mdico ou no centro cirrgico. - Tpico (sobre a pele ou mucosa): o medicamento (lquido ou pomada) aplicado na regio afetada. Quanto tempo demora todo o tratamento? A durao do tratamento planejada de acordo com o tipo de tumor e varia em cada caso. Ainda que o paciente no sinta qualquer mal-estar, as aplicaes de medicamento no devem ser suspensas. Somente o mdico indicar o fim do tratamento.

Como feita uma aplicao de quimioterapia? A quimioterapia no causa dor. O paciente deve sentir apenas a picada da agulha na pele. Algumas vezes, certos remdios podem causar uma sensao de desconforto, queimao na veia ou placas avermelhadas na pele, como urticria. O mdico deve ser imediatamente avisado de qualquer reao. O tempo de aplicao vai depender do tipo de tratamento determinado pelo mdico. Existem situaes em que o paciente precisa se internar para receber aplicaes mais prolongadas. necessrio mudar a rotina diria durante o tratamento? No. O paciente pode manter as atividades de trabalho normais, devendo comunicar ao mdico qualquer reao do tratamento. - Sono: importante dormir bem e repousar, principalmente aps receber a aplicao. Isso porque um corpo descansado responde melhor ao tratamento e ajuda a reduzir os efeitos desagradveis que ele pode causar. - Outros medicamentos: o paciente deve informar ao mdico se possui outro problema de sade e se toma outros remdios. - Bebidas alcolicas: so permitidas, desde que ingeridas em pequenas quantidades. proibido tomar bebidas alcolicas poucos dias antes ou poucos dias aps receber a aplicao da quimioterapia; e quando o paciente estiver tomando antibiticos, tranqilizantes ou remdios para dormir. - Queda dos cabelos: caso ocorra, importante saber que o cabelo voltar a crescer quando acabar o tratamento ou at mesmo antes. Para contornar esse desconforto, podem ser usados bons, perucas, lenos etc. - Menstruao: as mulheres que menstruam podem apresentar algumas alteraes no ciclo menstrual o fluxo de sangue do perodo pode aumentar, diminuir ou parar completamente. Se isto acontecer, o mdico responsvel deve ser comunicado. No entanto, aps o trmino do tratamento, o ciclo menstrual retornar ao normal. - Tratamento dentrio: s deve ser feito mediante autorizao do mdico. - Atividades sexuais: a quimioterapia no interfere nem prejudica as relaes sexuais, que podem ser mantidas normalmente. Vale ressaltar que a gravidez deve ser evitada durante o tratamento. Por isso, homens e mulheres devem usar preservativo (camisinha) em todas as relaes sexuais, e as mulheres tambm devem usar plulas anticoncepcionais se o mdico prescrever. Quais os efeitos colaterais da quimioterapia? Alguns efeitos indesejveis podem ocorrer. Saiba o que fazer em cada situao. - Fraqueza: o paciente deve evitar esforo excessivo e aumentar as horas de descanso. Para tanto, pode dividir com algum as atividades caseiras e combinar um melhor horrio de trabalho.

- Diarria: o mdico ir receitar medicamentos prprios para combater a diarria, o que pode ser ajudado com a ingesto de lquidos e de alimentos como arroz, queijo, ovos cozidos, purs e banana, que ajudam a segurar o intestino. O paciente deve se lavar aps cada episdio de diarria e consultar-se com o nutricionista. - Perda de peso: alimentos como gemadas, milk-shakes, queijo, massas e carnes, ajudam a aumentar seu peso, e devem ser ingeridos principalmente no intervalo entre uma aplicao e outra. - Aumento de peso: neste caso, o paciente deve reduzir a quantidade de alimentos, diminuir ou cortar o sal da alimentao e comer mais frutas. - Feridas na boca: para minimizar esse efeito, deve-se manter a boca sempre limpa, e evitar usar escova de dentes e prtese dentria. O enxage deve ser feito com gua filtrada e uma colher de ch de bicarbonato. indicado comer alimentos pastosos, sopas ou sucos. Alimentos gelados (sorvetes, refrigerantes, gelatina) ajudam a anestesiar a boca. - Queda de cabelos e outros plos do corpo: para contornar essa situao passageira, podem ser utilizados perucas, lenos e demais acessrios para melhorar o visual. - Enjo: o paciente deve comer em pequenas quantidades e com mais freqncia. Balas base de hortel, gua mineral gelada com limo, bebidas com gs e sorvetes ajudam a melhorar este tipo de desconforto. - Vmitos: evitar alimentos com muito tempero ou muito gordurosos ( bem aceita pipoca sem gordura) e bebidas alcolicas; tomar os remdios para enjo e vmito que forem receitados pelo mdico; comer algo leve antes da aplicao e dormir aps. - Tonteiras: o paciente deve vir acompanhado para a sesses da quimioterapia. Aps a aplicao, deve descansar, evitando passeios. Existem cuidados especiais para o paciente em tratamento? Ao fazer a barba, o paciente deve ter cuidado para no se cortar (se possvel, usar barbeador eltrico). Nas mos, evitar retirar cutculas e cuidado ao cortar as unhas. Caso sinta ressecamento da pele ou descamao, pode passar hidratante que no contenha lcool (como por exemplo leo de amndoa, leite de aveia, Proderm). No usar desodorantes que contenham lcool. Alguns medicamentos, quando administrados fora da veia, podem causar leses do tipo queimaduras, que, quando no tratadas, podem causar algumas complicaes. Podem surgir dores, queimao, inchao, vermelhido no brao e outros sintomas, que podem ser sentidos durante a injeo ou algum tempo (at dias) depois. Caso isso acontea, a equipe mdica deve ser avisada. Em casa, o paciente pode tomar algumas medidas: - lavar o brao com gua e sabo; - mergulhar o brao em gua gelada durante 20 minutos, vrias vezes ao dia, at que desaparea a vermelhido; - manter o brao elevado o maior tempo possvel.

Em que situaes o paciente em tratamento deve procurar o mdico? O paciente deve retornar ao hospital imediatamente em caso de: - febre por mais de duas horas, principalmente igual ou acima de 38C; - manchas ou placas avermelhadas no corpo; - sensao de dor ou ardncia ao urinar; - dor em qualquer parte do corpo inexistente antes do tratamento; - sangramentos que demoram a estancar; - falta de ar ou dificuldade de respirar; - diarria por mais de dois dias. A cada volta, o enfermeiro ou mdico devem ser informados sobre tudo o que o paciente sentiu depois que recebeu a Quimioterapia. Transplante de medula ssea um tipo de tratamento proposto para algumas doenas malignas que afetam as clulas do sangue. Ele consiste na substituio de uma medula ssea doente, ou deficitria, por clulas normais de medula ssea, com o objetivo de reconstituio de uma nova medula. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSPLANTE DE MEDULA SSEA O que medula ssea? um tecido lquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula ssea so produzidos os componentes do sangue: as hemcias (glbulos vermelhos), os leuccitos (glbulos brancos) e as plaquetas. Pelas hemcias, o oxignio transportado dos pulmes para as clulas de todo o nosso organismo e o gs carbnico levado destas para os pulmes, a fim de ser expirado. Os leuccitos so os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, inclusive nos defende das infeces. As plaquetas compem o sistema de coagulao do sangue. Qual a diferena entre medula ssea e medula espinhal? Enquanto a medula ssea, como descrito anteriormente, um tecido lquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal formada de tecido nervoso que ocupa o espao dentro da coluna vertebral e tem como funo transmitir os impulsos nervosos, a partir do crebro, para todo o corpo. O que transplante de medula ssea? um tipo de tratamento proposto para algumas doenas malignas que afetam as clulas do sangue. Ele consiste na substituio de uma medula ssea doente, ou deficitria, por clulas normais de medula ssea, com o objetivo de reconstituio de uma nova medula. O transplante pode ser autognico, quando a medula ou as clulas precursoras de medula ssea

provm do prprio indivduo transplantado (receptor). Ele dito alognico, quando a medula ou as clulas provm de um outro indivduo (doador). O transplante tambm pode ser feito a partir de clulas precursoras de medula ssea obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordo umbilical. Quando necessrio o transplante? Em doenas do sangue como a Anemia Aplstica Grave e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielide Aguda, Leucemia Mielide Crnica, Leucemia Linfide Aguda. No Mieloma Mltiplo e Linfomas, o transplante tambm pode estar indicado. Anemia Aplstica: uma doena que se caracteriza pela falta de produo de clulas do sangue na medula ssea. Apesar de no ser uma doena maligna, o transplante surge como uma sada para 'substituir' a medula improdutiva por uma sadia. Leucemia: um tipo de cncer que compromete os glbulos brancos (leuccitos), afetando sua funo e velocidade de crescimento. O transplante surge como uma forma de tratamento complementar aos tratamentos convencionais. Como o transplante para o doador? Antes da doao, o doador faz um exame clnico para confirmar o seu bom estado de sade. No h exigncia quanto mudana de hbitos de vida, trabalho ou alimentao. A doao feita por meio de uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos, em que so realizadas mltiplas punes, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no mximo, 10%. Esta retirada no causa qualquer comprometimento sade. Como o transplante para o paciente? Depois de se submeter a um tratamento que destri a prpria medula, o paciente recebe a medula sadia como se fosse uma transfuso de sangue. Essa nova medula rica em clulas chamadas progenitoras, que, uma vez na corrente sangnea, circulam e vo se alojar na medula ssea, onde se desenvolvem. Durante o perodo em que estas clulas ainda no so capazes de produzir glbulos brancos, vermelhos e plaquetas em quantidade suficiente para manter as taxas dentro da normalidade, o paciente fica mais exposto a episdios infecciosos e hemorragias. Por isso, deve ser mantido internado no hospital, em regime de isolamento. Cuidados com a dieta, limpeza e esforos fsicos so necessrios. Por um perodo de 2 a 3 semanas, necessitar ser mantido internado e, apesar de todos os cuidados, os episdios de febre so quase uma regra no paciente transplantado. Aps a recuperao da medula, o paciente continua a receber tratamento, s que em regime ambulatorial, sendo necessrio, por vezes, o comparecimento dirio ao hospital.

Quais os riscos para o paciente? A boa evoluo durante o transplante depende de vrios fatores: o estgio da doena (diagnstico precoce), o estado geral do paciente, boas condies nutricionais e clnicas, alm, claro, do doador ideal. Os principais riscos se relacionam s infeces e s drogas quimioterpicas utilizadas durante o tratamento. Com a recuperao da medula, as novas clulas crescem com uma nova 'memria' e, por serem clulas da defesa do organismo, podem reconhecer alguns rgos do indivduo como estranhos. Esta complicao, chamada de doena enxerto contra hospedeiro, relativamente comum, de intensidade varivel e pode ser controlada com medicamentos adequados. No transplante de medula, a rejeio rara. Quais os riscos para o doador? Os riscos so poucos e relacionados a um procedimento cirrgico que necessita de anestesia geral, sendo retirada do doador a quantidade de medula ssea necessria (menos de 10%). Esta pequena cirurgia tem durao de aproximadamente 90 minutos e consiste de 4 a 8 punes na regio plvica posterior para aspirao da medula. Dentro de poucas semanas, a medula ssea do doador estar inteiramente recuperada. Uma avaliao pr-operatria detalhada avalia as condies clnicas e cardiovasculares do doador visando a orientar a equipe anestsica envolvida no procedimento operatrio. O que compatibilidade? Para que se realize um transplante de medula necessrio que haja uma total compatibilidade tecidual entre doador e receptor. Caso contrrio, a medula ser rejeitada. Esta compatibilidade tecidual determinada por um conjunto de genes localizados no cromossoma 6. Por isso, devem ser iguais entre doador e receptor. Esta anlise realizada em testes laboratoriais especficos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade. O laboratrio do Centro de Transplante de Medula ssea funciona no Hospital dos Servidores do Estado. Com base nas leis de gentica, as chances de um indivduo encontrar um doador ideal entre irmos (mesmo pai e mesma me) de 35%. O que fazer quando no h um doador compatvel? Quando no h um doador aparentado (um irmo ou outro parente prximo, geralmente um dos pais), a soluo procurar um doador compatvel entre os grupos tnicos (brancos, negros amarelos...) semelhantes. Embora, no caso do Brasil, a mistura de raas dificulte a localizao de doadores, possvel encontr-los em outros pases. Desta forma surgiram os primeiros Bancos de Doadores de Medula, em que voluntrios de todo o mundo so cadastrados e consultados para pacientes de todo o planeta. Hoje, j existem mais de 5 milhes de doadores. O Registro Nacional de Doadores de Medula ssea (REDOME) coordena a pesquisa de doadores nos bancos brasileiros e estrangeiros.

Perguntas e Respostas Sobre o Cncer


O que cncer? Cncer definido como um grupo de doenas que se caracterizam pela perda do controle da diviso celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgnicas. O que causa o cncer? O cncer pode ser causado por fatores externos (substncias qumicas, irradiao e vrus) e internos (hormnios, condies imunolgicas e mutaes genticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em seqncia para iniciar ou promover o processo de carcinognese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposies ou mutaes e a deteco do cncer. O cncer hereditrio? Em geral o cncer no hereditrio. Existem apenas alguns raros casos que so herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de cncer de olho que ocorre em crianas. No entanto, existem alguns fatores genticos que tornam determinadas pessoas mais sensveis ao dos carcingenos ambientais, o que explica por que algumas delas desenvolvem cncer e outras no, quando expostas a um mesmo carcingeno. O cncer contagioso? No. Mesmo os cnceres causados por vrus no so contagiosos como um resfriado, ou seja, no passam de uma pessoa para a outra por contgio. No entanto, alguns vrus oncognicos, isto , capazes de produzir cncer, podem ser transmitidos atravs do contato sexual, de transfuses de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas. Como exemplos de vrus carcinognicos, tem-se o vrus da hepatite B (cncer de fgado) e vrus HTLV - I / Human T-lymphotropic virus type I (leucemia e linfoma de clula T do adulto).

Qual a diferena entre cncer in situ e invasivo? O carcinoma in situ (cncer no invasivo) o primeiro estgio em que o cncer no hemapotico pode ser classificado. Nesse estgio, as clulas cancerosas esto somente na camada da qual elas se desenvolveram e ainda no se espalharam para outras camadas do rgo de origem. A maioria dos cnceres in situ curvel, se for tratada antes que progrida para a fase de cncer invasivo. Nessa fase, o cncer invade outras camadas celulares do rgo e invade e ganha a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo. O cncer tem cura? Desde o incio do sculo at o momento, a postura da sociedade em geral de acreditar que o cncer sempre sinnimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva cura. Atualmente, muitos tipos de cncer so curados, desde que tratados em estgios iniciais,

demonstrando-se a importncia do diagnstico precoce. Mais da metade dos casos de cncer j tem cura. Todo tumor cncer? No. Nem todo tumor cncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se d por crescimento do nmero de clulas, ele chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrrio do cncer, que neoplasia maligna, as neoplasias benignas tm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e o tumor apresenta limites bem ntidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metstases. Por exemplo, o lipoma e o mioma so tumores benignos. O cncer pode ser prevenido? Os cnceres causados pelo tabagismo e pelo uso de bebida alcolica podem ser prevenidos em sua totalidade. A Sociedade Americana de Cancerologia estimou para 1998 cerca de 175.000 mortes por cncer causadas pelo uso do tabaco e um adicional de 19.000 mortes relacionadas ao uso excessivo de lcool, freqentemente em associao com o uso do tabaco. Muitos cnceres que esto relacionados dieta tambm podem ser prevenidos. Evidncias cientficas sugerem que aproximadamente um tero das mortes por cncer esto relacionadas a neoplasias malignas causadas por fatores dietticos. Alm disso, muitos cnceres de pele podem ser prevenidos pela proteo contra os raios solares. Exames especficos, conduzidos regularmente por profissionais da sade podem detectar o cncer de mama, clon, reto, colo de tero, prstata, testculo, lngua, boca e pele em estdios iniciais, quando o tratamento mais facilmente bem sucedido. Auto-exames de mama e pele podem tambm resultar no diagnstico precoce de tumores nessas localizaes. Quais so os progressos na preveno do cncer? Recentemente, tem-se observado importantes progressos na preveno, diagnstico e teraputica do cncer. Os efeitos da preveno primria, como a reduo da prevalncia do tabagismo, j podem ser observados na populao masculina norte-americana, enquanto no Brasil os esforos so contnuos para se aumentar a adeso aos programas de controle do tabagismo. As novas estratgias que ajudam os fumantes a abandonar o cigarro, como o uso dos adesivos de reposio de nicotina e as terapias de apoio psicolgico, j vm apontando para resultados favorveis em diferentes estudos cientficos. O redirecionamento dos padres dietticos vem tambm ganhando adeso crescente em nosso pas. No que diz respeito preveno o exame de Papanicolaou e a mamografia, respectivamente, na deteco do cncer do colo do tero e de mama, diferentes estudos cientficos tm mostrado sua utilidade no diagnstico precoce desses cnceres, embora o impacto da mamografia, sobre a mortalidade por cncer de mama ainda seja objeto de investigaes.

Como o tratamento do cncer? O tratamento do cncer requer uma estrutura mdico-hospitalar e recursos humanos qualificados, integrando equipes multiprofissionais. O tratamento propriamente dito do cncer pode ser feito pela cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, utilizadas de forma isolada ou combinada, dependendo do tipo celular do rgo de origem e do grau de invaso do tumor. Quem est sob risco de desenvolver cncer? Qualquer pessoa. Como a ocorrncia do cncer aumenta com a idade do indivduo, a maioria dos casos acontece entre adultos de meia idade ou os mais velhos. O risco relativo mede a relao existente entre os fatores de risco e o cncer. Ele compara o risco de um cncer se desenvolver em pessoas com determinada exposio ou caracterstica ao risco observado naquelas pessoas sem essa exposio ou caracterstica. Por exemplo, os fumantes tm um risco relativo 10 vezes maior de desenvolver cncer de pulmo quando comparados aos no fumantes. A maioria dos riscos relativos no apresentam essa dimenso. Por exemplo, as mulheres com uma histria familiar em primeiro grau de cncer de mama (ocorrncia da doena em me, irm ou filha) tm cerca de duas vezes mais risco de desenvolver cncer de mama, quando comparadas s mulheres que no apresentam essa histria familiar. Quais as fontes de dados de informao em cncer? Os dados dos Registros de Cncer - Populacionais e Hospitalares - e os dados de Mortalidade constituem-se na base das informaes para estudar a magnitude do cncer no Brasil. Os Registros de Cncer se caracterizam como centros sistematizados de coleta, armazenamento e anlise da ocorrncia e das caractersticas de todos os casos novos de cncer, ocorridos em uma populao (Registros de Cncer de Base Populacional - RCBP) ou em um hospital (Registros Hospitalares de Cncer - RHC). Os RCBP produzem informaes sobre a incidncia do cncer em uma populao geograficamente definida. Os RHC levantam informaes sobre as caractersticas dos tumores e a avaliao da sobrevida e assistncia prestada ao paciente com neoplasia maligna atendidos nos hospitais. O principal papel dos Registros de Cncer fornecer subsdio aos profissionais da rea da sade para a avaliao da qualidade da assistncia prestada, para a pesquisa sobre o cncer e para o planejamento das aes de sade. Existem hoje no Brasil cinco Registros de Cncer de Base Populacional (RCBP) com informaes consolidadas e cerca de 15 em diferentes fases de implantao e operacionalizao. A expectativa de que em futuro prximo haver cerca de 20 RCBP produzindo informaes de qualidade sobre a incidncia do cncer no Brasil um fato relevante para a garantia de que as prximas estimativas do nmero de casos novos de cncer aproximem-se cada vez mais da realidade nacional. Estes registros tm sido as fontes que nos permitem a avaliao de dados referentes a incidncia de cncer no pas. Com relao mortalidade, a fonte de dados o Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM), do Ministrio da Sade. A maioria dos estudos brasileiros sobre a sade da populao baseia-se na anlise de dados sobre a mortalidade por uma determinada causa, porque a morte d

origem a um documento legal, de preenchimento obrigatrio - o atestado de bito. Apesar de apresentar problemas de subnotificao, a qualidade dessa informao considerada boa para as neoplasias malignas, dada a necessidade de hospitalizao da maioria dos pacientes e o conhecimento dos bitos ocorridos nos hospitais. Os dados dos RCBP e do SIM constituem-se na base de clculo das estimativas de casos novos e de bitos por cncer no Brasil. Quem tem direito ao tratamento pelo SUS? A ateno sade no Brasil de acesso universal, isto , todo cidado tem direito a atendimento gratuito. Por isso, o Ministrio da Sade garante o atendimento integral a qualquer doente com cncer, por meio do Sistema nico de Sade, o SUS. Atendimento integral significa proporcionar ao doente todos os cuidados de que necessita para a cura ou o controle da doena inclusive, as medidas de suporte para os tratamentos, cuidados paliativos, que visam a dar melhores condies de vida aos doentes que no puderem ser curados e reabilitao para a reintegrao social daqueles que ficam com seqelas da doena ou do tratamento. integralidade fundamental na oncologia tambm porque a grande maioria dos tipos de cncer s pode ser tratada, de modo resolutivo, com variadas modalidades de tratamento, sucessivas e complementares, que compem protocolos. Assim, por exemplo, para que a cirurgia planejada para determinado tipo de cncer tenha xito em curar, pode ser necessrio que seja precedida de tratamento com medicamentos quimioterpicos e sucedida com radioterapia e outros medicamentos anti-tumorais, isto tudo em perodos rigorosamente programados.

Como o SUS est organizado para atender a populao? O SUS tem organizado o tratamento de cncer de modo a oferecer em um mesmo Estabelecimento de Sade, todas as modalidades de tratamento, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia e, inclusive, cuidados paliativos e reabilitao. Existem, no Brasil, mais de 300 Estabelecimentos de Sade prestando assistncia oncolgica de alta complexidade a doentes do SUS, espalhados por 26 Estados e em 128 diferentes municpios. A maioria deles Hospital Geral com reconhecida capacidade de prestar atendimento de alta complexidade e alguns so hospitais especializados em cncer. Ambos so denominados Centros de Alta Complexidade em Oncologia CACON. H tambm os denominados Servios Isolados de Quimioterapia e Servios Isolados de Radioterapia. Todos os hospitais que atendem pacientes pelo SUS so pblicos? Os Estabelecimentos de Sade cadastradas no SUS podem ser de natureza pblica, isto , pertencer a um governo estadual, municipal ou federal ou ento ser de natureza privada, isto , pertencer a entidades privadas. Todos eles, porm, prestam atendimento pblico gratuito , custeado por recursos pblicos, oriundos de impostos e contribuies.

Qual o papel das Secretarias de sade no atendimento? As Secretarias Estaduais e Municipais de Sade planejam, organizam, controlam e avaliam o Sistema nico de Sade em seu territrio, e por isso so chamados de gestores locais do SUS. Assim, quando um doente de cncer quer ser tratado no SUS recomenda-se que procure a Secretaria Municipal ou Estadual de Sade de onde reside para ser orientado sobre qual Estabelecimento de Sade poder oferecer o melhor atendimento possvel para seu caso.

Quais as normas para quem tem plano de sade? O tratamento oferecido pelos planos de sade obedece a legislao prpria, da chamada Sade Suplementar, que de carter geral, sem contedo especfico para os tratamentos de cncer. Os planos constitudos aps a vigncia da Lei n 9.656/98 tm os procedimentos para tratamento de cncer relacionados em um Rol de Procedimentos publicado pela Agncia Nacional de Sade Suplementar - ANS. Para os planos constitudos antes de 2 de janeiro de 1999 e ainda vigentes, a cobertura a ser garantida a que consta das clusulas contratuais acordadas entre as partes. Respostas s dvidas em relao cobertura de tratamento por planos de sade, podem ser obtidas consultando-se a Agncia Nacional de Sade Suplementar ANS 0800 701 9656. De que modo o governo garante medicamentos para o tratamento do cncer gratuitamente? At 1998, havia fornecimento em farmcias do SUS (em geral, de Secretarias Estaduais de Sade) de alguns medicamentos para tratamento de cncer, principalmente hormonioterpicos e imunobiolgicos antineoplsicos de uso contnuo, bastando que a pessoa apresentasse uma receita e um relatrio de algum mdico, de consultrio particular ou de hospital pblico ou privado. Visando ao cumprimento dos Princpios e Diretrizes do Sistema nico de Sade - SUS, estabelecidos no Artigo 7 da Lei Federal 8080, de 19 de setembro de 1990, as normas vigentes do Ministrio da Sade estabelecem que todos os medicamentos para o tratamento do cncer (inclusive aqueles de uso oral) devem ser fornecidos pelo Estabelecimento de Sade (clnica ou hospital) pblico ou privado, cadastrado no SUS para atendimento deste tipo de doena e somente para os pacientes que estiverem recebendo o seu tratamento no prprio Estabelecimento. Nesta questo, foram considerados os seguintes princpios: 1-Integralidade, entendida como conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema. Atendimento integral significa proporcionar ao doente todos os cuidados de que necessita para a cura ou o controle da doena inclusive, cuidados paliativos, que visam a dar melhores ou pelo Disque ANS:

condies de vida aos doentes que no puderem ser curados e reabilitao para a reintegrao social daqueles que ficam com seqelas da doena ou do tratamento. A integralidade fundamental na oncologia tambm porque a grande maioria dos tipos de cncer s pode ser tratada, de modo resolutivo, com variadas modalidades de tratamento, sucessivas e complementares, que compem protocolos. Assim, por exemplo, para que a cirurgia planejada para determinado tipo de cncer tenha xito em curar, pode ser necessrio que seja precedida de tratamento com medicamentos quimioterpicos e sucedida com radioterapia e outros medicamentos anti-tumorais, isto tudo em perodos rigorosamente programados. Portanto, em termos de uso racional do dinheiro pblico, no h sentido distribuir medicamentos de forma descontrolada, sem a garantia de que o doente ter acesso s outras modalidades de tratamento de que necessita, dentro de protocolos de eficcia reconhecida cientificamente. 2- Igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. Isto significa que o SUS deve fornecer condies de assistncia idnticas a todos os cidados. Assim, as regras de acesso aos tratamentos (como por exemplo estar em tratamento em um hospital ligado ao SUS para obter medicamentos) devem valer para todos os doentes, mesmo para aqueles que se servem de operadoras de planos de sade para custear parte de seu tratamento. Assim, os Estabelecimentos de Sade devero prestar toda a assistncia necessria ao doente, inclusive o fornecimento de medicamentos (mesmo aqueles de tomada oral, em casa). Posteriormente, o Ministrio da Sade far ao Estabelecimento, o ressarcimento financeiro pelos servios prestados. Este ressarcimento ir incluir, alm do valor dos medicamentos quimioterpicos e hormonioterpicos, conforme necessrio, tambm os valores: da consulta mdica; dos medicamentos utilizados em concomitncia quimioterapia, como aqueles para nuseas e vmitos, para dor, para proteo do trato digestivo e outros usados em eventuais complicaes, das solues em geral (soros); dos materiais hospitalares, dos materiais de escritrio, do uso de equipamentos especiais, da limpeza e da manuteno da unidade. A indicao de uso de um medicamento antineoplsico sempre de competncia do mdico assistente do doente, de acordo com protocolos de tratamento fundamentados em evidncias cientficas e adotados na instituio onde este mdico atua. O tratamento escolhido depender de fatores especficos de cada caso, tais como: a evoluo da doena, os tratamentos j realizados e as condies clnicas do doente. Em resumo, so esses os passos necessrios para um paciente obter medicamento para cncer no SUS: 1- O paciente atendido por mdico em hospital ou clnica isolada de quimioterapia cadastrado no SUS para atendimento de pacientes com cncer. 2- O mdico avalia e prescreve o tratamento indicado, conforme as condutas adotadas nesse hospital ou clnica.

3- O paciente submetido ao tratamento indicado, inclusive recebe do hospital ou clnica os quimioterpicos que ir tomar em casa, por via oral. 4- O mdico preenche o laudo de solicitao de autorizao para cobrana do procedimento no SUS e o encaminha ao gestor local, que pode ser uma secretaria municipal ou estadual de sade. 5- O gestor autoriza a cobrana conforme as normas vigentes do Ministrio da Sade e fornece ao hospital ou clnica um nmero de APAC. 6- O hospital ou clnica cobra do SUS no final do ms o valor mensal do respectivo tratamento. 7- O SUS paga ao hospital ou clnica o valor tabelado relativo ao procedimento. O que fazer quando o Plano de Sade no paga os medicamentos necessrios para o tratamento do cncer? Muitas operadoras de planos de sade recusam-se a dar cobertura ao fornecimento de medicamentos para uso oral no domiclio, s cobrindo aqueles medicamentos que so efetivamente administrados na clnica ou hospital. A indstria farmacutica vem disponibilizando cada vez mais quimioterpicos e hormonioterpicos de administrao oral, de uso contnuo e prolongado, sendo que muitos so drogas inovadoras, de preo extremamente alto. Assim, doentes que tm seus tratamentos de cncer custeados por operadoras de planos de sade, ao receberem uma prescrio de medicamento de tomada oral, de alto custo, vem-se impossibilitados de arcar com o tratamento e buscam obter estes medicamentos por financiamento pblico. Nestes casos, para obter os medicamentos, estes doentes devem ser admitidos para tratamento integral em Estabelecimento de Sade do SUS. Sendo o Sistema nico de Sade pblico e de acesso universal, o atendimento aos doentes independe destes serem beneficirios de planos de sade ou no. Porm, existem normas no SUS que devem ser observadas, como a Integralidade e a Igualdade da assistncia sade (j explicadas acima). Isto significa que estes estabelecimentos, de modo nenhum, podem funcionar unicamente como unidades de entrega de medicamentos do SUS. Eles devem acolher os doentes e prestar a estes todos os cuidados dos quais venham necessitar. Se desejar ser atendido em um Estabelecimento de Sade do SUS o doente deve procurar a Secretaria Municipal ou Estadual de Sade, do local onde reside para ser encaminhado. Se um medicamento prescrito para o tratamento do cncer ou suas conseqncias, por qualquer razo, no puder ser obtido, o mdico assistente sempre dever ser informado para que possa indicar outra modalidade teraputica, se possvel. Quais os direitos de acesso prestao de cuidados paliativos para um paciente do SUS fora de possibilidades teraputicas? Segundo a Organizao Mundial de Sade, Cuidados Paliativos so aqueles que consistem na 'assistncia ativa e integral a pacientes cuja doena no responde mais ao tratamento

curativo, sendo o principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida tanto para o paciente como para seus respectivos familiares. A medicina paliativa ir atuar no controle da dor e promover alvio nos demais sintomas que os pacientes possam desenvolver'. No SUS, os cuidados paliativos para doentes com cncer avanado podem ser prestados por hospitais gerais, servios de ateno domiciliar ou mesmo ncleos de Programa de Sade da Famlia, sempre apoiados por um hospital cadastrado no SUS para o tratamento de doentes de cncer. Estes hospitais devem possuir, obrigatoriamente, estrutura prpria ou servios de referncia para prestao de cuidados paliativos. A prescrio e o fornecimento de opiceos e os demais cuidados paliativos tambm so de responsabilidade do Estabelecimento de Sade onde os doentes de cncer estiverem em tratamento sendo este um Centro de Alta Complexidade em Oncologia CACON. Existem transporte e estadia gratuitos para doentes obrigados a se tratar fora do domiclio? O pagamento de deslocamento e estadia para tratamentos fora do domiclio (TFD), no mbito do SUS, est sob a responsabilidade dos gestores municipais e estaduais do Sistema nico de Sade, que so as respectivas secretarias de sade. O Ministrio da Sade prov recursos, de forma programada e limitada a um determinado oramento, para que os gestores executem estes pagamentos.Vale ressaltar que o pagamento das despesas relativas ao deslocamento em TFD s ser permitido quando esgotados todos os meios de tratamento no prprio municpio. Para solicitar este benefcio os doentes devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Sade de onde residem. possvel que os doentes de cncer sejam convidados para participar de estudos clnicos ou de outros tipos de pesquisas cientficas. Como a regulamentao das pesquisas clnicas com pacientes no Brasil? Existe uma resoluo do Conselho Nacional de Sade, Resoluo no196/96, que aprovou as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Toda pesquisa envolvendo seres humanos dever ser submetida apreciao de um Comit de tica em Pesquisa CEP. As Instituies nas quais se realizam pesquisas envolvendo seres humanos devero constituir um ou mais CEP, conforme suas necessidades. atribuio do CEP revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, inclusive os multicntricos, cabendo-lhe a responsabilidade primria pelas decises sobre a tica da pesquisa a ser desenvolvida na instituio, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntrios participantes nas referidas pesquisas. Estas pesquisas podem ou no ser aprovadas. Quando aprovadas, os projetos de pesquisas devem ser encaminhados, com o devido parecer, para apreciao da Comisso Nacional de tica em Pesquisa -CONEP/MS. Esta Comisso uma instncia colegiada, de natureza

consultiva, deliberativa, normativa, educativa, independente, vinculada ao Conselho Nacional de Sade. Compete CONEP o exame dos aspectos ticos da pesquisa envolvendo seres humanos, bem como a adequao e atualizao das normas atinentes. A CONEP consultar a sociedade sempre que julgar necessrio. Todo e qualquer projeto de pesquisa envolvendo seres humanos dever obedecer s recomendaes desta Resoluo e dos documentos endossados em seu prembulo. A responsabilidade do pesquisador indelegvel, indeclinvel e compreende os aspectos ticos e legais. Uma vez aprovado o projeto, o CEP passa a ser co-responsvel no que se refere aos aspectos ticos da pesquisa. Como essas pesquisas so financiadas? Vrias so as fontes de financiamento de projetos de pesquisa, governamentais ou no: Finep, Capes, Cnen, Fundao Banco do Brasil, CNPq, agncias estaduais ou municipais de fomento pesquisa, laboratrios da indstria farmacutica, etc. Cada agente financiador possui critrios prprios de deciso quanto aprovao de financiamento de projetos e o valor deste financiamento. Alm disso, muitos hospitais integrantes do SUS so beneficirios do FIDEPS , que tem por objetivo, entre outros, auxiliar no custeio de atividades de pesquisa. Obviamente o financiamento de uma pesquisa por esta fontes deve abranger todos os custos, especialmente o fornecimento do medicamento alvo da pesquisa. O que so estudos clnicos? So chamados os estudos que avaliam um novo tratamento. As pesquisas que envolvem a avaliao de um novo medicamento, necessitam passar por vrias fases de teste. Existem trs tipos de fases de testes nos estudos clnicos. Na primeira fase, chamada de estudo clnico de fase I, ser avaliada qual dever ser a melhor via de administrao do novo medicamento (oral, venosa, intramuscular, etc), qual a dose segura a ser utilizada e qual sero os seus efeitos colaterais. No estudo clnico de fase II avalia-se como funciona este novo medicamento, isto qual a sua resposta ao tratamento. Estudos de fase II focam normalmente em um tipo especfico de cncer. No estudo clnico de fase III comparado o resultado do uso do novo medicamento (combinado com outro medicamento ou isolado) com o resultado do tratamento considerado padro. nesta fase que se avalia cura e sobrevida. Os pacientes selecionados a participar deste tipo de estudo sero escolhidos aleatoriamente. Esta seleo de pacientes poder por exemplo, ocorrer por sorteio, isto , o paciente pode receber o tratamento padro ou o tratamento novo. Este tipo de estudo envolve um grande nmero de pacientes e deve ser conduzido por muitos doutores, hospitais e centros de cncer.. Todos estes passos esto includos no conceito do que chamamos de Metodologia Cientfica.

O que o doente deve perguntar ao mdico pesquisador? Qual o objetivo do estudo? Por que o pesquisador pensa que esta pesquisa pode ser eficaz? Quem o pesquisador responsvel? Quem fez a reviso e aprovou este estudo? Como os resultados e a segurana deste estudo sero verificados? Quanto tempo ir durar este estudo? Quais sero as minhas responsabilidades se eu participar deste estudo? Quais so os possveis riscos e benefcios? Quais so os meus possveis benefcios de curto prazo? Quais so os meus possveis benefcios de longo prazo? Quais so os meus riscos de curto prazo, como os efeitos colaterais? Quais so os meus possveis riscos de longo prazo? Quais so as outras opes que pessoas com o meu risco de cncer ou tipo de cncer tem? Como os possveis riscos e benefcios deste estudo podem ser comparados com as estas opes? Quais os tipos de tratamentos, procedimentos e ou exames eu terei que fazer durante este estudo? Podero estes tratamentos, procedimentos e ou exames causar algum risco, prejuzo, desconforto ou dano a minha pessoa? Como os exames deste estudo podero ser comparados aos exames que eu faria se no estivesse neste estudo? Eu estarei apto a tomar as medicaes que eu uso normalmente, enquanto eu estiver neste estudo? A minha vida do dia a dia poder ser afetada por este estudo? Eu poderei contar para outras pessoas que eu estou participando deste estudo? Em algum momento deste estudo eu terei que pagar alguma coisa, como por exemplo, exames ou o medicamento do referido estudo? Eu poderei optar por sair do estudo?

Sites teis
Servidores Nacionais Associao Matogrossense de Combate ao Cncer Casa Ronald McDonald Hospital do Cncer AC Camargo Hospital do Cncer - Universidade Federal de Uberlndia
International Myeloma Foundation Latin America

Liga Norte Riograndense Contra o Cncer Sociedade Benemrita de Combate ao Cncer do Nordeste Paulista - SOBECCan Santa Casa de Porto Alegre Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabea e Pescoo
Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Fluminense Sociedade Brasileira de Mastologia Sociedade Brasileira de Urologia
Associao Brasileira de Cuidados Paliativos Associao Brasileira de Linfoma e Leucemia

Servidores Internacionais
GLOBALink - International Union Against Cancer Albert Einstein Cancer Center American Cancer Society Cancer Conferences/Meetings Cancer News Galaxy Server for Cancer Global Resources for Cancer Information German Cancer Research Center (Deutsches Krebsforschungszentrum) Federation of European Cancer Societies - FECS H. Lee Moffitt Cancer Center & Research Institute M.D. Anderson Cancer Center Memorial Sloan-Kettering Cancer Center National Cancer Institute NCI CancerNet PDQ Oncolink(Penn) TeleSCAN: Telematics Services in Cancer University of Michigan Comprehensive Cancer Center

Links Internacionais de Cncer por Categoria


Servidores Governamentais Servidores de Instituies Educacionais

Institutos de Cncer e Centros de Pesquisa Referncias sobre Cncer Referncias Mdicas Jornais e Newsletters Transplante de Medula ssea Referncias de Tipos de Cncer Outros Servidores sobre Cncer

Depoimentos
Cncer de Mama: Eu sei o que isso.

Fonte: Inca Instituto Nacional de Cncer Ministrio da Sade www.inca.gov.br

Organizador: Andr Reis 30 set 2007

You might also like